AO VIVO: 2° dia de julgamento de Bolsonaro no STF

A Primeira Turma do STF retoma nesta quarta-feira (3) o julgamento de Bolsonaro e sete aliados pela trama golpista que tentou reverter o resultado das eleições de 2022.

As sustentações orais dos advogados de Bolsonaro; do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno; ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira e do general Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro e candidato à vice na chapa de 2022, serão ouvidas.

Acompanhe ao vivo:

CNN Brasil

Foram destinadas oito sessões para análise do caso, com a votação para condenação ou absolvição prevista para as próximas sessões.

O julgamento, que pode resultar em penas superiores a 30 anos de prisão, teve início com a leitura do relatório da ação penal e a defesa da condenação pelo procurador-geral da República.

Primeiro dia

Ontem (2), o julgamento teve duas sessões, uma manhã e outra pela tarde. No início dos trabalhos, o relator, ministro Alexandre de Moraes, leu o relatório da ação penal, documento que contém o resumo de todas as etapas percorridas no processo, desde as investigações até a apresentação das alegações finais, última fase antes do julgamento. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu a condenação de Bolsonaro e dos demais acusados.

Na parte da tarde, foram ouvidos quatro advogados dos oito réus: Mauro Cid, Alexandre Ramagem, Almir Garniere Anderson Torres. 


NE Notícias, com informações da Agência Brasil

Câmara de Aracaju barra criação da loteria municipal ‘Lotaju’

Os vereadores de Aracaju mantiveram, por unanimidade, o veto total da prefeita Emília Corrêa (PL) ao projeto de lei que propunha a criação da loteria municipal, apelidada de ‘Lotaju’.

Plenário da Câmara Municipal de Aracaju
Luanna Pinheiro|CMA

A decisão do Poder Executivo foi embasada em um parecer da Procuradoria-Geral do Município (PGM), que apontou vícios de inconstitucionalidade na proposta.

Segundo a procuradoria, o projeto invadia a competência da União para legislar sobre sistemas de consórcios e sorteios. Fora isso, a PGM destacou um vício de iniciativa, argumentando que a criação de um novo serviço público, com a definição da destinação de seus recursos, não poderia partir do Legislativo.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O autor do projeto, vereador Isac Silveira (PL), que também é o líder da prefeita na Câmara, acatou a decisão. Outros parlamentares que apoiaram a manutenção do veto expressaram preocupações com o potencial aumento da desigualdade social e do vício em jogos de azar.

Entenda o caso

O projeto que visava implantar a ‘Lotaju’ foi aprovado na Câmara Municipal em junho deste ano, com 14 votos favoráveis e sete contrários. No entanto, em julho, a prefeita Emília Corrêa vetou a proposta integralmente.

O parecer da PGM, que fundamentou o veto, argumentou que a criação da loteria municipal concederia a Aracaju uma vantagem arrecadatória indevida. A soma das receitas dos jogos aos repasses federais e estaduais, segundo o órgão, “compromete o equilíbrio federativo previsto na Constituição”.


NE Notícias, com informações da CMA

O novo técnico do Atlético-MG

Jorge Sampaoli está de volta ao Atlético! O treinador argentino é oficialmente o novo técnico do Galo com contrato assinado até dezembro de 2027. Após quase cinco anos, Sampaoli retorna ao Clube para, enfim, contar com a força da Massa nas arquibancadas da Arena MRV!

Técnico argentino Sampaoli
Jorge Sampaoli — Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG

Na atual temporada, o técnico terá as disputas das quartas de final da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana, além das rodadas do returno do Campeonato Brasileiro Série A

O novo comandante do Atlético já estará na Cidade do Galo na tarde desta quarta-feira, 3 de setembro, para a reapresentação do elenco profissional. Será um período de treinos durante a data Fifa, sendo que o próximo compromisso alvinegro é o clássico contra o Cruzeiro na Copa do Brasil, dia 11 de setembro (quinta), no Mineirão.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Com vasta experiência internacional e conhecimento do futebol brasileiro, Sampaoli foi o comandante do Galo na temporada 2020, época em que se iniciou uma nova fase do Clube com o órgão colegiado. Em BH, o argentino foi campeão mineiro (iniciando a série que alcançaria o hexa em 2025), além de terceiro colocado do Campeonato Brasileiro, a três pontos do título.

Foram 45 jogos, 26 vitórias, 8 empates e 10 derrotas, com 63% de aproveitamento. Em 2019, Sampaoli já havia se destacado ao ser vice-campeão brasileiro pelo Santos, com 74 pontos.

Jorge Sampaoli será o primeiro técnico estrangeiro a iniciar uma segunda passagem pelo Atlético desde os trabalhos do uruguaio Ricardo Díez na década de 1950. Antes de Sampaoli, em 2020, o Galo só havia sido comandado uma vez por um argentino em 1944 – Gregório Suárez.

UOL

Após Sampaoli, vieram Antonio Mohamed e Eduardo Coudet em 2022 e 2023. Já na temporada passada, Gabriel Milito foi o comandante das campanhas finalistas da Copa do Brasil e da Libertadores. Ao longo de 117 anos de existência, o Atlético teve 16 técnicos estrangeiros. As nacionalidades: seis uruguaios, cinco argentinos, dois húngaros, um paraguaio, um venezuelano e um peruano.

As Rapidinhas: Os problemas de Emília e a disputa para o Senado

A semana avança e o cenário político se mostra cada vez mais desafiador para a prefeita Emília Corrêa. Derrotas na Câmara, articulações de adversários e a iminente reforma no secretariado indicam que a gestora terá uma estrada turbulenta pela frente. Em paralelo, a corrida pelo Senado segue quente em nossa enquete.

Confira as notas desta quarta-feira (3):

Prefeita Emília ao lado do vereador Ricardo Vasconcelos, na Câmara de Aracaju
Ronald Almeida|Ascom

VETOS I

Os vereadores de Aracaju derrubaram dois vetos da prefeita Emília Corrêa (PL).

VETOS II

Os vetos derrubados garantem a transparência e a fiscalização das parcerias público-privadas.

CÂMARA

Emília deverá enfrentar problemas na Câmara de Aracaju.

SUPLENTE

O presidente da Casa, vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), será suplente de André Moura (UB) na disputa para o Senado, em 2026.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

DOR DE CABEÇA

O governador e um deputado federal, também darão muita dor de cabeça à prefeita.

SECRETÁRIA

Uma secretária municipal deve cair. Isso vai gerar confusão política para Emília.

ENQUETE I

Mas chega de problemas e vamos falar da enquete para o Senado.

ENQUETE II

Até o fechamento desta edição, os nomes que se destacam no top 5 são: Rodrigo Valadares (23%), Rogério Carvalho (17%), André Moura (13%), Alessandro Vieira (12%) e Iran Barbosa (9%).

ENQUETE III

A enquete ficará aberta para votação até a próxima quinta-feira (4). Vote aqui!

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

DE REPENTE

O vereador Iran Barbosa (PSOL), que se coloca como pré-candidato ao Senado Federal, pode vir a disputar a eleição para governador.

COBRANÇA I

O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) cobrou do Governo Mitidieri a convocação de aprovados no concurso da Agrese.

COBRANÇA II

O parlamentar também denunciou a falta de água recorrente em Sergipe, e criticou o aumento de 8% na conta, questionando a ‘qualidade’ do serviço pela Iguá: “Será que a Iguá melhorou seu serviço em pelo menos 8%?”


NE Notícias, da redação

Emília Corrêa afirma que área é de Aracaju e aciona a Justiça

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), utilizou as redes sociais para se pronunciar sobre a decisão judicial que determina a devolução de cerca de 20 km² da zona de expansão da capital para o município vizinho de São Cristóvão.

Prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), se pronuncia sobre a decisão judicial que determina a devolução de parte da Zona de Expansão para o município de São Cristóvão.
Reprodução

Em vídeo, a gestora afirmou que a Prefeitura de Aracaju não aceitará essa decisão de forma passiva e que está atuando em todas as instâncias judiciais para defender os interesses da cidade [veja mais abaixo].

O governo de Sergipe anunciou na última sexta-feira (29) que o mapa oficial do novo limite territorial entre Aracaju e São Cristóvão será atualizado até o fim do primeiro semestre de 2026, cumprindo assim a determinação da Justiça Federal.

A medida terá forte impacto financeiro para Aracaju, que poderá perder mais de R$ 5 milhões anuais em arrecadação do IPTU.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Além disso, a Justiça Federal determinou a suspensão de R$ 220 milhões de reais, referentes à outorga da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), que seriam destinados à capital. Este montante permanece em uma conta judicial até que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publique o novo mapa.

A gestora revelou que já entrou com uma ação rescisória na Justiça, apresentando provas documentais que, segundo ela, demonstram que a área sempre fez parte de Aracaju.

São Cristóvão nunca prestou serviços nessa região e não tem condições financeiras para assumir despesas que hoje chegam a R$ 10 milhões por mês. Essa área é de Aracaju por história, por serviços, por investimentos, mas acima de tudo, por pertencimento”, disse a prefeita.

A área em questão envolve bairros como Santa Maria, Mosqueiro, Robalo, Areia Branca e Matapuã, que, segundo a justiça, devem ser administrados por São Cristóvão.

Assista ao vídeo com o pronunciamento da prefeita de Aracaju:

Reprodução

NE Notícias, da redação

Motorista atropela pedestre na calçada em Aracaju

O trânsito da capital sergipana fez mais uma vítima na manhã desta terça-feira (2). Uma mulher, que não teve a identidade divulgada, ficou ferida ao ser atropelada enquanto estava na calçada da Avenida Mariano Salmeron, no Bairro Siqueira Campos, em Aracaju.

Carro desgovernado atropela mulher em calçada no Siqueira Campos, em Aracaju
BPTran

Segundo informações do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), após atingir a pedestre, o condutor do veículo perdeu o controle, colidiu com uma motocicleta que estava estacionada e, em seguida, atingiu outro carro.

A mulher foi socorrida e encaminhada para um hospital da capital. O estado de saúde dela não foi informado.

O motorista responsável pelo acidente foi preso em flagrante e levado a uma delegacia para a adoção das medidas cabíveis.


NE Notícias, da redação

Sergipe tem previsão de seca nos próximos meses

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), informa que o território do Estado permaneceu livre do quadro de seca grave durante o mês de julho.

Alerta de baixa umidade no ar em Sergipe
Semac

De acordo com o Boletim de Monitoramento de Seca da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), apenas pequena parte do território sergipano teve seca fraca e moderada pelo segundo mês consecutivo, repetindo o resultado de junho.

Em julho, três municípios do estado foram afetados por seca moderada: Canindé de São Francisco, Poço Redondo e Monte Alegre de Sergipe. Outros 17 municípios do Agreste, Sertão e Centro-Sul registraram seca fraca e a maior parte do estado (67 municípios) ficou livre de seca.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A meteorologista da Semac, Wanda Thatyana de Castro, destaca que o monitoramento segue intensificado.

Para os próximos meses, estão previstas chuvas dentro da normalidade em todo o estado, com temperatura acima do normal esperado para o período, levando em consideração que as condições climáticas previstas poderão sofrer alteração mediante a variabilidade climática. Diante disso, a tendência é levar ao agravamento do cenário de seca no estado nos próximos meses”, explica.

O Monitor de Secas é uma proposta da Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA) para transformar a gestão de secas em uma gestão de riscos. Os boletins estão disponíveis para toda a população no site da Semac. Clique aqui para acessar.

Corpo carbonizado com mãos amarradas é encontrado em Aracaju

O corpo de um homem foi encontrado carbonizado e com as mãos amarradas na manhã desta terça-feira (2), às margens da Avenida Marechal Rondon, no bairro Capucho, em Aracaju.

Corpo carbonizado com mãos amarradas é encontrado em Aracaju
Reprodução

A identidade da vítima ainda não foi confirmada, e a Polícia Civil segue investigando o caso. Segundo relatos iniciais, o corpo apresentava sinais de tortura e também havia uma corda amarrada no pescoço do homem.

Os detalhes sobre autoria e motivação do homicídio ainda são investigados. O IML coletou material para exames complementares.


NE Notícias, da redação

Assista AO VIVO o 1º dia de julgamento de Bolsonaro no STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (2), o julgamento que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados pela trama golpista para tentar reverter o resultado das eleições de 2022.

O grupo faz parte do núcleo crucial da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que será julgada pela Primeira Turma da Corte.

Acompanhe a transmissão ao vivo:

CNN Brasil

Como será o julgamento?

O rito que será adotado no julgamento está previsto no Regimento Interno do STF e na Lei 8.038 de 1990, norma que regulamenta as regras processuais do tribunal.

No dia 2 de setembro, às 9h, primeiro dia de julgamento, a sessão será aberta pelo presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin.

Em seguida, o ministro chamará o processo para julgamento e dará a palavra a Alexandre de Moraes, que fará a leitura do relatório com o resumo de todas as etapas percorridas no processo, desde as investigações até a apresentação das alegações finais, última fase antes do julgamento.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Após a leitura do relatório, Zanin passará a palavra para a acusação e as defesas dos réus. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, será responsável pela acusação. Ele terá a palavra pelo prazo de até duas horas para defender a condenação dos réus.

Após a sustentação da PGR, os advogados dos réus serão convidados a subir à tribuna para as sustentações orais em favor dos acusados. Eles terão prazo de até uma hora para suas considerações.

Saiba os horários das sessões do julgamento

2 de setembro – 9h e 14h;
3 de setembro – 9h;
9 de setembro – 9h e 14h;
10 de setembro –9h;
12 de setembro – 9h e 14h.


Com informações da Agência Brasil

PRF apreende cocaína em Sergipe

No fim da tarde desta segunda-feira, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 5,6 quilos de cocaína em São Cristóvão/SE. A droga estava oculta dentro do estepe do carro, interceptado no km 100 da BR-101 durante uma operação de combate ao crime realizada pelo Núcleo de Operações Especiais da PRF.

PRF apreende seis quilos de cocaína em Sergipe
PRF-SE|Divulgação

Na vistoria, os policiais encontraram seis sacos com papelotes já fracionados para consumo e dois tabletes do entorpecente. O motorista foi preso em flagrante. Aos agentes, ele informou que havia buscado a carga em São Paulo/SP e a levaria para Maceió/AL, onde receberia R$ 4 mil pelo transporte. O material apreendido foi encaminhado à polícia judiciária.

Recorde no acumulado

Com essa ocorrência, a PRF em Sergipe supera a marca de 700 quilos de entorpecentes apreendidos em 2025, número que já ultrapassa o total registrado em cada um dos últimos três anos. Além do impacto financeiro ao tráfico, a retirada da droga de circulação enfraquece crimes associados à atividade e contribui indiretamente para a preservação da saúde pública.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Entre os fatores que explicam o crescimento estão o perfil do efetivo — majoritariamente formado por policiais experientes —, o trabalho orientado por troca de informações e uso de tecnologias, além da integração com outras forças de segurança.

De acordo com o PRF Rodrigo Coelho, chefe da Seção de Operações da PRF em Sergipe, os resultados refletem planejamento e dedicação: “A estratégia de gestão, somada ao esforço dos policiais, tem sido decisiva para alcançarmos números tão expressivos. Seguiremos firmes na missão de retirar drogas e armas de circulação, na proteção de vidas e no fortalecimento da segurança da sociedade”.