Raul Gil é internado

O apresentador Raul Gil, de 87 anos, foi internado na noite desta quarta-feira (3) no Hospital Moriah, em Moema, zona Sul de São Paulo, após sentir um mal-estar.

Apresentador Raul Gil
Fábio Lima / Divulgação

Segundo informações confirmadas por seu filho, Raul Gil Jr., o comunicador passa por exames e permanece em observação médica.

“Meu pai passou por uma indisposição hoje à noite e foi até o hospital, que fica perto da casa dele, para fazer alguns exames. Ele está sendo atendido pelos médicos, mas está tudo bem, graças a Deus, sem nenhum problema. Sempre que tem alguma indisposição, ele faz exames de sangue. Ele se cuida muito e está sempre atento, fazendo o máximo possível”, disse Raul Jr.

Até o momento, não há mais detalhes sobre seu estado de saúde.

Copa do Nordeste: Bahia goleia o Confiança

O Bahia colocou uma mão no troféu da Copa do Nordeste após derrotar o Confiança pelo placar de 4 a 1, na noite desta quarta-feira (3) no Batistão, em Aracaju, no confronto de ida da decisão da competição.ebcebc

Lucho comemora seu gol contra o Confiança, na final da Copa do Nordeste 2025
Lucho comemora gol – Foto: Letícia Martins|EC Bahia

Com este resultado, o Tricolor, que busca o quinto título da Copa do Nordeste, pode até perder por dois gols de diferença no confronto de volta que fica com o troféu. Já o Dragão, que ainda sonha com a inédita conquista, precisa ao menos de um triunfo por três gols de diferença para forçar as penalidades máximas.

Bahia e Confiança voltam a medir forças no próximo sábado (7), a partir das 17h30 (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador.

 O jogo

A equipe comandada pelo técnico Rogério Ceni fez uma ótima apresentação no primeiro tempo da partida, abrindo o placar cedo e dominando as ações [melhores momentos mais abaixo]. Logo aos três minutos Rodrigo Nestor levantou a bola na área em cobrança de escanteio e o atacante uruguaio Lucho Rodríguez bateu de primeira para marcar um belo gol.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O Tricolor continuou melhor na partida e criou várias oportunidades antes do intervalo. Em uma delas, aos 26, Lucho Rodríguez colocou a bola na área, onde o zagueiro Valdo escorregou e acabou deixando o centroavante Willian José livre para escorar de primeira para ampliar a vantagem do Bahia.

No início do segundo tempo, aos quatro minutos, o Confiança chegou a animar a sua torcida, quando descontou com o atacante Ronald Camarão. Porém, o Bahia precisou de apenas quatro minutos para voltar a abrir uma vantagem de dois gols, quando Rodrigo Nestor cobrou falta da entrada da área, com muita categoria, para superar o goleiro Allan.

O time do técnico Rogério Ceni queria mais, e conseguiu aos 40 minutos, quando o zagueiro Rezende subiu mais que a defesa do Confiança para marcar de cabeça e dar números finais ao placar.

Veja os melhores momentos:

GE

Ficha Limpa: Veja quem votou para reduzir pena de inelegíveis

Os políticos condenados à inelegibilidade pela Lei da Ficha Limpa (Lei 134/2010) ficam proibidos de disputar eleições por, no máximo, 8 anos a contar da condenação. É o que define o Projeto de Lei Complementar 192/2023 aprovado nesta terça-feira (2) pelo plenário do Senado por 50 votos a 24 [veja nomes abaixo]. Agora, o texto segue para sanção presidencial.

Sessão deliberativa no plenário do Senado
Jefferson Rudy|Agência Senado

O projeto antecipa o início da contagem do tempo para o cumprimento da pena e unifica em 8 anos o período de inelegibilidade, com limite de 12 anos em caso de múltiplas condenações, mesmo em processos diferentes, e veda a possibilidade de mais de uma condenação por inelegibilidade no caso de ações ajuizadas por fatos relacionados.

O prazo de 8 anos de pena passará a ser contado a partir:

  • da decisão que decretar a perda do mandato;
  • da eleição na qual ocorreu prática abusiva;
  • da condenação por órgão colegiado; ou
  • da renúncia ao cargo eletivo.

Na prática, os prazos reduzem o tempo de perda dos direitos políticos. 

Atualmente, no caso de delitos eleitorais de menor gravidade ou de improbidade administrativa, a inelegibilidade dura por todo o mandato e por mais 8 anos após o término do mandato no qual o político foi condenado, o que pode se estender por mais de 15 anos.

Para crimes mais graves, segue valendo a regra atual, na qual o prazo de inelegibilidade de 8 anos começa a partir do final do cumprimento da pena. 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Entre esses crimes estão o contra a administração pública, o de lavagem de dinheiro ou ocultação de bens, de tráfico de entorpecentes e drogas afins, de racismo, tortura, terrorismo, crimes contra a vida, contra a dignidade sexual, praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando.

Para o relator do projeto, senador Weverton (PDT-MA), “não é razoável que nós possamos permitir que a inelegibilidade seja ad eternum”, mas a manutenção da regra para crimes graves ajuda a preservar “o espírito principal da Lei da Ficha Limpa”. 

AS RAPIDINHAS: Enquete para o Senado

De autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ), filha do ex-deputado Eduardo Cunha, cassado em 2016, o texto ainda define que as mudanças devem valer para casos de inelegibilidades já definidos, e não apenas para as próximas condenações.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, apoiou o projeto. 

“Eu faço questão dessa modernização, dessa atualização da legislação da Lei da Ficha Limpa para dar o espírito do legislador quando da votação da lei. A inelegibilidade não pode ser eterna! Está no texto da lei: 8 anos. Não pode ser nove nem vinte”, defendeu.

Os parlamentares contrários ao projeto entendem que seria um enfraquecimento da legislação. 

“O espírito da Lei da Ficha Limpa é que quem foi punido com inelegibilidade fique por duas eleições fora do pleito. Com esta lei que nós estamos aprovando agora, ninguém, por crime eleitoral, ficará mais por duas eleições fora do pleito, porque está sendo estendida, para a data da diplomação, a aferição dos 8 anos do cumprimento da pena, o que eu entendo que é uma anomalia”, disse o senador Marcelo Castro (MDB-PI).

Veja abaixo quem votou a favor do projeto

  • Giordano (MDB-SP)
  • Ivete da Silveira (MDB-SC)
  • Pedro Chaves (MDB-GO)
  • Renan Calheiros (MDB-AL)
  • Ana Paula Lobato (PDT-MA)
  • Weverton (PDT-MA)
  • Marcos Pontes (PL-SP)
  • Carlos Portinho (PL-SP)
  • Dra. Eudócia (PL-AL)
  • Flávio Bolsonaro (PL-RJ)
  • Izalci Lucas (PL-DF)
  • Jorge Seif (PL-SC)
  • Marcio Bittar (AC-PL)
  • Marcos Rogério (RO-PL)
  • Rogerio Marinho (PL-RN)
  • Romário (PL-RJ)
  • Wellington Fagundes (PL-MT)
  • Carlos Viana (Podemos-MG)
  • Soraya Thronicke (Podemos-MS)
  • Zequinha Marinho (Podemos-PA)
  • Ciro Nogueira (PP-PI)
  • Daniella Ribeiro (PP-PB)
  • Dr. Hiran (PP-RR)
  • Esperidião Amin (PP-SC)
  • Laércio Oliveira (PP-SE)
  • Luis Carlos Heinze (PP-RS)
  • Margareth Buzetti (PP-MT)
  • Tereza Cristina (PP-MS)
  • Chico Rodrigues (PSB-RR)
  • Jorge Kajuru (PSB-GO)
  • Angelo Coronel (PSD-BA)
  • Irajá (PSD-TO)
  • Jussara Lima (PSD-PI)
  • Lucas Barreto (PSD-AP)
  • Nelsinho Trad (PSD-MS)
  • Omar Aziz (PSD-AM)
  • Otto Alencar (PSD-BA)
  • Rodrigo Pacheco (PSD-MG)
  • Sérgio Petecão (PSD-AC)
  • Plínio Valério (PSDB-AM)
  • Beto Faro (PT-PA)
  • Jaques Wagner (PT-BA)
  • Rogério Carvalho (PT-SE)
  • Hamilton Mourão (Republicanos-RS)
  • Alan Rick (União-AC)
  • Davi Alcolumbre (União-AP)
  • Efraim Filho (União-PB)
  • Jayme Campos (União-MT)
  • Professora Dorinha Seabra (União-TO)
  • Sergio Moro (União-PR)
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Veja quem votou contra

  • Alessandro Vieira (MDB-SE)
  • Confúcio Moura (MDB-RO)
  • Eduardo Braga (MDB-AM)
  • Fernando Dueire (MDB-PE)
  • Fernando Farias (MDB-AL)
  • Jader Barbalho (MDB-PA)
  • Marcelo Castro (MDB-PI)
  • Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB)
  • Eduardo Girão (Novo-CE)
  • Leila Barros (PDT-DF)
  • Jaime Bagattoli (PL-RO)
  • Flávio Arns (PSB-PR)
  • Eliziane Gama (PSD -MA)
  • Mara Gabrilli (PSD-SP)
  • Oriovisto Guimarães (PSDB-PR)
  • Styvenson Valentim (PSDB-RN)
  • Augusta Brito (PT-CE)
  • Fabiano Contarato (PT-ES)
  • Humberto Costa (PT-PE)
  • Paulo Paim (PT-RS)
  • Teresa Leitão (PT-PE)
  • Cleitinho (Republicanos-MG)
  • Damares Alves (Republicanos-DF)
  • Mecias de Jesus (Republicanos-RR)
Agência Senado

Com informações da Agência Senado

Alerta de chuvas para o litoral e agreste de Sergipe

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) emitiu alerta meteorológico para Sergipe, válido até as 10h desta quinta-feira (4).

Céu nublado em Aracaju
Arthuro Paganini|ASN

O aviso prevê chuvas fracas a moderadas, mas com potencial para acumulados expressivos e ventos moderados, entre 40 a 50 km/h. As áreas de maior atenção são as regiões do litoral e do agreste sergipano.

Segundo a Semac, a instabilidade é causada pela atuação da Alta Subtropical do Atlântico Sul (Asas) em conjunto com um sistema de baixa pressão conhecido como ‘cavado’. Essa combinação intensifica o fluxo de umidade vindo do oceano e favorece a formação de nuvens de chuva.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Dados do Climatempo mostram que, do início de setembro até esta quarta-feira (3), já choveu 16 mm em Aracaju, o que representa 21% da média esperada para todo o mês.

As autoridades recomendam que a população evite se expor ao mau tempo. Em casos de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo número 199, e o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Veja a previsão atualizada do Climatempo:

Climatempo

NE Notícias, da redação

NOMES: EUA questionam grandes bancos do Brasil

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos enviou na última terça-feira (2) notificações a cinco grandes bancos brasileiros — Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander e BTG Pactual — questionando quais medidas estão sendo adotadas para cumprir a sanção prevista na Lei Magnitsky contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Prédio do Banco do Brasil em Brasília
Fernando Bizerra/Agência Senado

Este instrumento jurídico visa congelar ativos e impedir transações financeiras de pessoas sancionadas por violações de direitos humanos. Segundo a notificação do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC), órgão do Tesouro dos EUA responsável pela fiscalização, os bancos citados devem detalhar as ações tomadas ou em andamento para cumprir a sanção.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs a sanção contra Moraes no final de julho, acusando-o de autorizar prisões arbitrárias e restringir liberdades fundamentais, em especial no contexto do processo do ex-presidente Jair Bolsonaro, réu em investigação de tentativa de golpe de Estado.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A controvérsia gerou discussões sobre o impacto da medida em instituições financeiras brasileiras, especialmente aquelas com atuação internacional. O ministro Flávio Dino, do STF, reforçou que leis e decisões judiciais de outros países não produzem efeitos automáticos no Brasil, salvo se passarem por validação do Judiciário nacional.

“Não existe essa possibilidade de se aplicar lei estrangeira aqui, sem que se haja um processo de homologação dessa decisão ou dessa lei pela Justiça brasileira”, declarou.

Moraes também já afirmou publicamente que eventuais sanções ou restrições motivadas por legislações estrangeiras dependem de reconhecimento formal nas instâncias judiciais do Brasil.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que não recebeu comunicado oficial da maioria dessas notificações e ressaltou o caráter confidencial dos documentos.


NE Notícias, da redação

Governador afastado; buscas em gabinetes de deputados

Policiais federais realizaram buscas e apreenderam documentos nos gabinetes de ao menos dez dos 24 deputados estaduais do Tocantins nesta quarta-feira (3). Autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), a ação faz parte da segunda fase da Operação Fames-19, que a PF realizou esta manhã, na capital do estado, Palmas, e também nas cidades de Araguaína (TO), João Pessoa (PB) Imperatriz (MA) e no Distrito Federal.

Avião da Polícia Federal no aeroporto de Palmas - TO
Avião da PF no aeroporto de Palmas – Divulgação

Deflagrada pouco mais de um ano após a primeira fase da operação, que foi realizada no fim de agosto de 2024, a nova etapa da Fames-19 serve para a PF “aprofundar as investigações sobre o desvio de recursos públicos voltados ao enfrentamento da pandemia de covid-19” e reunir novos elementos sobre o possível “uso de emendas parlamentares e o recebimento de vantagens indevidas por agentes públicos e políticos”. A ação desta quarta resultou na determinação do afastamento do cargo, por seis meses, do governador Wanderley Barbosa.

Segundo a assessoria da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos gabinetes do presidente da Casa, deputado Amélio Cayres (Republicanos) e de outros três parlamentares que integram a Mesa Diretora: o 1º vice-presidente Léo Barbosa (Republicanos); o 2º vice-presidente Cleiton Cardoso (Republicanos) e o 1º secretário da Mesa, Vilmar de Oliveira (Solidariedade).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Também foram alvos da ação de busca e apreensão os deputados estaduais Claudia Lelis (PV), Ivory de Lira (PCdoB), Jorge Frederico (Republicanos), Nilton Franco (Republicanos), Olyntho Neto (Republicanos) e Valdemar Júnior (Republicanos).

Como as investigações tramitam em segredo de justiça, no STJ, a reportagem não obteve detalhes acerca das justificativas para a ação policial nos gabinetes parlamentares. Em nota, a assessoria da Assembleia Legislativa informou que os servidores da Casa prestaram “colaboração total e irrestrita ao STJ e à Polícia Federal no cumprimento integral das determinações contidas em dez mandados de busca e apreensão, com a devida disponibilização de todos os equipamentos, documentos e informações solicitadas”.

Ainda segundo a assessoria da assembleia legislativa, nem mesmo a Procuradoria-Geral da Casa teve acesso aos autos, motivo pelo qual não se manifestará acerca dos motivos legais que embasaram a ordem judicial e a consequente ação policial. “Além disso, a Assembleia não foi intimada sobre nenhuma decisão judicial relacionada ao caso, que ainda está em curso”.

Governador afastado

Conforme a Agência Brasil noticiou mais cedo, o STJ determinou, no âmbito da nova fase da Operação Fames-19, que o governador Wanderley Barbosa seja afastado do cargo pelos próximos seis meses.

Barbosa está à frente do Poder Executivo estadual desde outubro de 2021, quando sucedeu o ex-governador Mauro Carlesse ─ que, antes de renunciar ao cargo, também chegou a ser afastado por determinação do STJ, por suspeitas de participação em um esquema de propinas.

G1

Durante a primeira fase da Operação Fames-19, deflagrada em 21 de agosto de 2024, agentes federais realizaram buscas e apreensões em endereços ligados a Barbosa e a outros investigados. O inquérito apura suspeita de participação em um esquema que, segundo os investigadores, foi montado para fraudar a compra de cestas básicas, entre outros itens, durante a pandemia de covid-19, entre os anos de 2020 e 2021.

De acordo com a PF, os indícios já reunidos apontam que o governo do Tocantins pagou mais de R$ 97 milhões em contratos para fornecimento de cestas básicas e frangos congelados, com prejuízo estimado superior a R$ 73 milhões aos cofres públicos. Os valores supostamente desviados teriam sido ocultados por meio da construção de empreendimentos de luxo, compra de gado e pagamento de despesas pessoais dos envolvidos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Consultado pela Agência Brasil, o governo estadual ainda não se pronunciou sobre as suspeitas e sobre o afastamento de Barbosa. Já o político repetiu o argumento de que, na época dos fatos investigados, era vice-governador [de Carlesse] e não era responsável por despesas relacionadas ao programa de cestas básicas.

“É importante ressaltar que o pagamento das cestas básicas, objeto da investigação, ocorreu entre 2020 e 2021, ainda na gestão anterior, quando eu exercia o cargo de vice-governador e não era ordenador de despesas”, reafirmou Barbosa, em nota.

O governador afastado acrescentou que foi sua a determinação para que a Procuradoria-Geral do Estado e a Controladoria-Geral do Estado instaurassem auditoria sobre os contratos mencionados e encaminhassem integralmente as informações às autoridades competentes.

“Além dessas providências já em curso, acionarei os meios jurídicos necessários para reassumir o cargo de governador, comprovar a legalidade dos meus atos e enfrentar essa injustiça, assegurando a estabilidade do Estado e a continuidade dos serviços à população”, concluiu Barbosa.

Confiança e Bahia abrem decisão inédita no Batistão

Confiança e Bahia dão o pontapé inicial na decisão de 180 minutos da Copa do Nordeste nesta quarta-feira (3). A primeira parte da final será às 21h30 no Batistão, casa do Confiança, que pela primeira vez leva o Estado de Sergipe para uma decisão da competição.

Bahia e Confiança na Copa do Nordeste 2025
Letícia Martins|EC Bahia

Apesar do Bahia buscar seu 5º título e ter ao seu lado um teórico favoritismo, o Dragão venceu o Tricolor na primeira fase da competição – motivação que embala o time em busca do título.

Para fugir do clichê de se tratar de um duelo de Davi contra Golias, dadas as disparidades de orçamento e de divisão nacional de cada uma das equipes, o duelo pela final da Copa do Nordeste será do Super-Homem baiano contra o Dragão de Sergipe. Ganha o torcedor nordestino, que tem pela frente uma decisão histórica e inédita da competição regional.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Do lado do Confiança, o que faz jus ao nome do time é a defesa, que não sofreu gols nos últimos cinco jogos na competição, além do fato de ter vencido o confronto direto entre as equipes na fase de grupos, por 2 a 0. Porém, o técnico Luizinho Vieira ganhou um problema nesta semana: o goleiro Felipe Scheibig não renovou contrato e está fora da decisão.

Já os comandados de Rogério Ceni sacodem a poeira para não deixar que a goleada sofrida pelo Mirassol no Brasileirão interfira na disputa pelo Nordeste, cuja conquista pode valer ao Bahia o quinto título e a hegemonia da competição, superando o rival Vitória, que tem quatro.

O retrospecto também é largamente favorável ao Esquadrão de Aço: em 18 confrontos contra o Confiança, o Bahia tem 13 vitórias, contra três do adversário, além de dois empates.

Ancelotti confirma João Pedro no jogo de amanhã

Na coletiva de imprensa desta quarta-feira (3), o técnico Carlo Ancelotti confirmou que João Pedro será o centroavante da seleção brasileira no jogo contra o Chile, válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. A partida será realizada nesta quinta-feira, 21h30, no Maracanã [vídeo mais abaixo].

Atacante do João Pedro
Rafael Ribeiro|CBF

O treinador italiano destacou ainda que o time manterá a formação ofensiva de quatro atacantes já utilizada contra o Paraguai, que inclui Raphinha, Estêvão e Gabriel Martinelli.

Ancelotti ressaltou a importância de manter um time intenso e equilibrado defensiva e ofensivamente. Ele ainda pontuou que a formação pode variar em jogos futuros, dependendo da estratégia adotada.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O atacante do Chelsea expressou sua expectativa em enfrentar o Chile no Maracanã, em entrevista coletiva concedida na tarde de terça-feira (2):

‘É um estádio muito especial para mim, onde fiz minha estreia, meu primeiro gol, o primeiro hat-trick, então voltar a vestir a camisa da Seleção e poder jogar vai ser um momento muito especial para mim e minha família. Que possa sair meu primeiro gol, porque é um momento que espero muito e sei que está cada vez mais perto‘, disse.

Assista à coletiva de imprensa com o técnico Carlo Ancelotti:

CBF

Homem é preso em Sergipe por estupro e aliciamento de menores

Um homem de 46 anos, investigado por estupro de vulnerável, aliciamento de menores pela internet para a prática de crimes sexuais e armazenamento de material de exploração sexual de crianças e adolescentes, foi detido em cumprimento a mandado de prisão durante operação deflagrada pela Delegacia de Riachuelo.

Homem é preso em Sergipe por estupro e aliciamento de menores
Polícia Civil

Ele já havia sido condenado por outros crimes sexuais em Aracaju. A ação policial, realizada em Riachuelo, ocorreu na terça-feira (2) e a informação foi divulgada nesta quarta-feira (3).

De acordo com o delegado João Martins, as investigações tiveram início após o recebimento de informações de que o investigado estaria em Riachuelo cometendo estupro de vulnerável contra meninos entre 10 e 12 anos, que frequentavam sua casa [vídeo mais abaixo].

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Ele também dava presentes às vítimas para facilitar a prática dos crimes. “As crianças foram ouvidas, e nós representamos pelas decisões judiciais”, detalhou.

Na manhã de ontem, as equipes deflagraram a operação, cumpriram o mandado de prisão e as ordens judiciais de busca e apreensão, constatando a prática criminosa.

Infelizmente, as suspeitas se confirmaram, e houve a identificação de duas situações de estupro de vulnerável. No celular dele também foram verificadas conversas em que abordava crianças”, revelou o delegado.

Durante a análise do material apreendido, os policiais identificaram a presença de vídeos de exploração sexual contra uma das vítimas. “Agora ele está preso temporariamente, e a Polícia Civil apreendeu diversos objetos que eram utilizados para presentear os meninos. Os dispositivos eletrônicos serão encaminhados ao Instituto de Criminalística da Polícia Científica para a perícia”, completou João Martins.

Polícia Civil

As investigações também apontaram que, após um período preso pelos crimes cometidos na capital, ele passou a residir no município de Nossa Senhora das Dores e, posteriormente, em Riachuelo. Agora, encontra-se novamente à disposição da Justiça.

Alerta em torno de redes sociais

O delegado João Martins ressaltou que a exposição em redes sociais, assim como neste caso, pode atrair criminosos.

O que, aparentemente, é um álbum social de fotografias de infância e adolescência, na mente dos criminosos, torna-se um terreno fértil para a exploração e captação das vítimas. Por isso, é importante que as famílias discutam sobre a real necessidade de manter redes sociais e postar fotos, já que os criminosos manipulam as vítimas e conseguem praticar os crimes”, alertou.

Denúncias

A Polícia Civil solicita que informações sobre crimes e suspeitos sejam repassadas por meio do Disque-Denúncia (181). As denúncias podem contribuir com o andamento de investigações conduzidas pelas delegacias e departamentos da instituição em todo o estado de Sergipe.

PF prende homem em flagrante durante operação em Aracaju

A Polícia Federal em Sergipe deflagrou, na manhã desta quarta-feira (03), a Operação Panoptes IV, com o objetivo de combater o compartilhamento de arquivos de abuso sexual infantil na internet.

Policial Federal durante operação contra crimes de abuso sexual infantojuvenil em Aracaju
Polícia Federal

Durante a ação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em residências dos investigados localizadas em Aracaju. Um dos investigados foi preso em flagrante durante o cumprimento das diligências, em razão da posse de material ilícito relacionado aos crimes investigados.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A operação é um desdobramento da Proteção Integral II, realizada em maio deste ano. Naquela ocasião, as investigações identificaram a disseminação e comercialização de material de abuso sexual infantil por meio de redes sociais.

Um mandado de busca e apreensão foi cumprido em Nossa Senhora do Socorro/SE e, com o avanço das apurações, foi possível comprovar a ligação do investigado com outras duas pessoas envolvidas na mesma atividade criminosa, alvos da operação de hoje.

Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa, armazenamento, compartilhamento e comercialização de material de abuso sexual infantil.