As Rapidinhas: quem botou mais gente nas ruas?

Começando mais uma semana com a pergunta que não quer calar: afinal, quem botou mais gente nas ruas no domingo de 7 de Setembro? Enquanto isso, os bastidores políticos não param: rupturas partidárias, candidaturas em xeque e a UFS na mira do MPF. Confira nossa enquete e as notas desta segunda-feira (8):

Apoiadores de Bolsonaro e Lula
Fotos de Paulo Pinto | Agência Brasil

DEIXARÁ

Se o Cidadania apoiar o governador Fábio Mitidieri (PSD), o deputado estadual Georgeo Passos deixará o partido.

PROVADO

A declaração de apoio de Luiz Roberto (PDT) à reeleição da deputada federal Katarina Feitoza (PSD) é a certeza de que o ex-prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira (PDT) não será candidato, em 2026, à Câmara Federal.

NA MIRA

A UFS entrou na mira do MPF por suspeita de uso político em projeto de extensão da universidade.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

PÉ ATRÁS

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), apesar dos ataques ao ministro Alexandre de Moraes, continua sob suspeita dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de suas reais intenções.

APOIO

Com faixas contra Moraes, apoiadores de Bolsonaro realizaram ato em Aracaju neste domingo (7).

ENQUETE

Quem botou mais gente nas ruas no domingo de 7 de Setembro?

  • Bolsonaro (67%, 196 Votos)
  • Lula (33%, 96 Votos)

Total de Participantes:: 292

Carregando ... Carregando ...

A enquete ficará aberta para votação até às 23:59 desta segunda-feira (8).


CANDIDATURA

Se o governador Fábio Mitidieri (PSD) não for candidato à reeleição, por questões relacionadas à sua saúde, Érica, sua esposa, será candidata a governadora.

Sergipe: Morre aos 88 anos padre com 62 anos de ministério

Com profundo pesar, a Arquidiocese de Aracaju comunica o falecimento do Reverendíssimo Padre Raul Bonfim Borges, ocorrido na manhã de sábado, 6 de setembro, aos 88 anos de idade. Natural de São Cristóvão-SE, era filho do casal Francisco Borges Vieira e Otacília Bonfim Borges.

Padre Raul Bonfim Borges
Arquidiocese de Aracaju

No dia 7 de julho deste ano, Padre Raul celebrou, com gratidão e júbilo, 62 anos de fecundo ministério sacerdotal, sempre marcado pela fidelidade ao Evangelho e pelo amor à Igreja. Foi ordenado presbítero em 1963, pela imposição das mãos e oração consecratória de Dom José Vicente Távora, primeiro Arcebispo Metropolitano de Aracaju, sendo o único sacerdote ordenado naquele ano.

Ao longo de sua missão, exerceu seu serviço pastoral em diversas comunidades paroquiais, deixando marcas de zelo e dedicação: Campo do Brito, Laranjeiras, Carira, Macambira e no bairro Grageru, em Aracaju. Também desempenhou parte de seu ministério nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Unidos na esperança da Ressurreição, elevamos preces de sufrágio pela alma deste nosso irmão no sacerdócio, confiando-o à misericórdia de Deus e à materna intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria.

Em nome de toda a Arquidiocese de Aracaju, Dom Josafá Menezes da Silva, Arcebispo Metropolitano, expressa sua solidariedade e proximidade espiritual aos familiares, amigos e fiéis que, ao longo dessas décadas, foram edificados pelo testemunho e dedicação do Padre Raul Bomfim.

“Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé” (2Tm 4,7).

Aracaju, 6 de setembro de 2025

Dom Josafá Menezes da Silva
Arcebispo Metropolitano de Aracaju


Sepultamento ocorreu neste domingo (7), na cidade de Macambira.

Gilmar Mendes responde aos que criticaram o STF na Paulista

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), usou suas redes sociais para rebater as recorrentes críticas ao Poder Judiciário brasileiro. Em uma postagem publicada no início da noite na rede X, Mendes defendeu a atuação da Corte, afirmando que o STF atua como guardião da Constituição e do Estado de Direito, impedindo retrocessos e preservando garantias fundamentais.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, durante entrevista para a Agência Brasil. Foto feita em 12/12/2024
Marcelo Camargo|Agência Brasil

“No Dia da Independência, é oportuno reiterar que a verdadeira liberdade não nasce de ataques às instituições, mas do seu fortalecimento”, escreveu Mendes, poucas horas após atos organizados por políticos de direita e grupos religiosos terem reunido milhares de manifestantes a favor da anistia do ex-presidente da República Jair Bolsonaro e de réus condenados pelos atos do 8 de Janeiro e do impeachment do ministro Alexandre de Moraes.

“Não há, no Brasil, ‘ditadura da toga’, tampouco ministros agindo como tiranos”, afirmou Mendes

Segundo ele, os ministros da Corte vêm atuando de forma a preservar as chamadas garantias fundamentais – ou seja, os direitos e proteções asseguradas na Constituição Federal a todos os cidadãos brasileiros.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Sem mencionar nomes, Mendes teceu críticas alusivas à gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, lembrando das recorrentes críticas do ex-presidente e de seus apoiadores ao sistema eleitoral brasileiro e a gestão da pandemia da covid-19 pelo governo Bolsonaro, entre outros episódios.

“Se quisermos falar sobre os perigos do autoritarismo, basta recordar o passado recente de nosso país: milhares de mortos em uma pandemia; vacinas deliberadamente negligenciadas por autoridades; ameaças ao sistema eleitoral e à separação de Poderes; acampamentos diante de quartéis pedindo intervenção militar, tentativa de golpe de Estado com violência e destruição do patrimônio público, além de planos de assassinato contra autoridades da República”, comentou o ministro.

Reprodução

Mais cedo, em evento na Avenida Paulista, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, classificou a atuação do ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal sobre tentativa de golpe de Estado, como “tirania”. “Ninguém aguenta mais a tirania de um ministro como Moraes. Ninguém aguenta mais o que tá acontecendo nesse país”, disse Tarcísio, durante o ato na Paulista. 

CNN Brasil

O que o Brasil realmente não aguenta mais são as sucessivas tentativas de golpe que, ao longo de sua história, ameaçaram a democracia e a liberdade do povo. É fundamental que se reafirme: crimes contra o Estado Democrático de Direito são insuscetíveis de perdão! Cabe às instituições puni-los com rigor e garantir que jamais se repitam”, concluiu o ministro Gilmar Mendes.

Fábio Mitidieri viaja à Itália e vice assume governo

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), transmitiu interinamente o cargo ao vice-governador Zezinho Sobral (PSB).

Zezinho Sobral e Fábio Mitidieri
Secom

A mudança ocorre enquanto Mitidieri cumpre agenda oficial em Milão, na Itália, onde participa da Gastech, conferência global sobre gás natural, GNL, hidrogênio e tecnologias climáticas.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Este é o terceiro ano consecutivo que o Governo de Sergipe marca presença no evento, que reúne especialistas, investidores e líderes de mais de 150 países para discutir o futuro do setor energético.

Zezinho Sobral assume o comando do Executivo estadual até o próximo dia 16 de setembro.


NE Notícias, com informações do Governo Estadual

Termina a primeira decisão do Brasileiro Feminino

O primeiro capítulo da final da Série A1 do Brasileirão Feminino terminou com um empate de 2 a 2 entre Corinthians e Cruzeiro, na manhã deste domingo (7) na Arena Independência, em Belo Horizonte.

Cruzeiro e Corinthians no Brasileirão Feminino 2025
Cris Mattos|CBF

Com isso, as Brabas do Timão (que buscam o sétimo troféu da competição) e as Cabulosas (que sonham com o título inédito) chegam ao segundo jogo da decisão, que será disputado em Itaquera no próximo domingo (14) a partir das 10h30 (horário de Brasília), em igualdades de condições.

A partida

Quem acompanhou Cruzeiro e Corinthians testemunhou um bom jogo de futebol. Mais habituadas a partidas decisivas, as Brabas do Timão conseguiram dominar as ações nos primeiros minutos. E a equipe comandada pelo técnico Lucas Piccinato transformou esse domínio em vantagem no placar logo aos cinco minutos de bola rolando. Após cruzamento de Jaque, Gi Fernandes bateu cruzado e contou com falha da goleira Camila para abrir o marcador.

Reprodução

Vendo as Cabulosas em apuros, a torcida do time mineiro passou a participar mais e empurrou o Cruzeiro para o empate aos 27 minutos. Após receber bola na ponta esquerda, Byanca Brasil cruzou para a área, onde Marília ganhou no alto da goleira Nicole para colocar a bola no fundo do gol.

Com a igualdade no marcador, a partida continuou muito disputada após o intervalo, com oportunidades sendo criadas de lado a lado. E quem mostrou mais eficiência para mudar o marcador primeiro foi o Corinthians. Aos 28 minutos a lateral Tamires cruzou na medida para Gabi Zanotti, que, dentro da área, se esticou toda para escorar e marcar um lindo gol.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

No entanto, as Brabas não conseguiram administrar a vantagem até o apito final e permitiram que as Cabulosas voltassem a igualar aos 33 minutos, quando Isabela aproveitou bola lançada da defesa para o campo de ataque para acertar uma difícil cabeçada que superou a goleira Nicole.

A partir daí nenhuma das duas equipes conseguiu voltar a mexer novamente no placar e tudo ficou em aberto para o próximo domingo.

Veja os melhores momentos:

Itatiaia Esportes

MPF investiga uso político em evento da UFS

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil, neste sábado (6), para apurar o suposto uso político-partidário em um evento promovido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Segundo o órgão, a atividade, registrada como um projeto de extensão, “tinha objetivo partidário disfarçado” e chegou a oferecer certificado de 8 horas aos participantes.

Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal de Sergipe – Adilson Andrade|UFS

O MPF já havia emitido uma recomendação à UFS para coibir o uso de atividades acadêmicas para fins políticos. O órgão federal esclarece que o problema não é a realização do evento no campus, mas sim o seu reconhecimento oficial como uma ação de extensão da universidade.

“O que está sendo afirmado é que o evento não poderia ser encampado pela instituição como uma atividade de extensão, ainda mais de forma dissimulada”, pontuou o MPF em nota.

A Universidade Federal de Sergipe tem um prazo de 30 dias para apresentar um posicionamento oficial sobre o caso.

Em resposta, a UFS comunicou que possui normas internas claras para a regulação de projetos de extensão e que já iniciou a apuração interna da situação citada, comprometendo-se a seguir os prazos estipulados. A universidade também reforçou que suas normativas são de conhecimento de toda a comunidade acadêmica.


NE Notícias, da redação

Bahia goleia o Confiança e é penta da Copa do Nordeste

Com uma atuação de gala na Arena Fonte Nova, em Salvador, o Bahia goleou o Confiança por 5 a 0 para garantir o título da edição 2025 da Copa do Nordeste. Esta é a quinta oportunidade na qual o Tricolor de Aço ficou com o troféu da competição, após as vitoriosas campanhas de 2001, 2002, 2017 e 2021.

Bahia goleia o Confiança e é penta da Copa do Nordeste
Rafael Rodrigues|EC Bahia

O time comandado pelo técnico Rogério Ceni já chegou ao segundo jogo da decisão com uma mão na taça, após ter superado o Dragão por 4 a 1, na última quarta-feira (3) em plena Arena Batistão, em Aracaju, no confronto de ida.

O show do Bahia começou cedo. Logo aos quatro minutos do primeiro tempo, Tiago aproveitou cruzamento rasteiro de Rodrigo Nestor para escorar para o fundo das redes. Seis minutos depois o uruguaio Lucho Rodríguez mostrou faro de gol para ampliar a vantagem do Tricolor de Aço. Ainda na etapa inicial, mas aos 17, o zagueiro Rezende marcou o terceiro.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Aos 36 minutos Tiago marcou pela segunda vez na partida, ao completar de cabeça após cruzamento de Iago. O camisa 77 do Bahia viveu uma noite especial neste sábado, e precisou de apenas mais três minutos para receber de Rodrigo Nestor, partir em velocidade e bater na saída do goleiro Allan para marcar seu terceiro gol na decisão.

Com uma vantagem tão elástica construída antes do intervalo, coube ao Bahia apenas gerenciar as ações na etapa final para confirmar o título da Copa do Nordeste.

Veja os melhores momentos:

GE TV

Fortaleza contrata estrangeiro

O Fortaleza Esporte Clube comunica a contratação do técnico Martín Palermo. O acordo vai até o final de 2025 com opção de renovação até o fim da próxima temporada.

O argentino Martín Palermo é treinador do Fortaleza
Mateus Lotif|FEC

Martín Palermo é esperado no Centro de Excelência Alcides Santos já nos próximos dias para treinar a equipe com foco no Vitória, partida marcada para o dia 13 de setembro, pela 23ª rodada do Brasileirão, na Arena Castelão.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Com o novo comandante da equipe, chegam com ele os auxiliares Diego Cagna e Cristian Damian Leyes, os preparadores físicos Gaston Mendonza e Esteban Herrera, e o analista Renato Cornejo.

Buscamos um treinador que tivesse impacto no vestiário, um profissional respeitado, que vem crescendo na carreira. Palermo entendeu o momento do Fortaleza, o desafio que temos da necessidade de um time que duele a cada bola, que se defenda muito bem, que possa ganhar jogos e somar pontos, nos tirando da atual situação – destacou Marcelo Paz, CEO do Fortaleza EC SAF.

Ídolo indiscutível da história do Boca Juniors como jogador, onde é o maior artilheiro do clube, Palermo chega com experiência em diferentes ligas da América Latina como técnico, conquistando o título de Campeão Paraguaio pelo Olímpia, um dos clubes mais tradicionais da América do Sul.

Sob o comando de Martín Palermo, o Olimpia disputou 41 partidas, acumulando 21 vitórias, 13 empates e sete derrotas. Nesse período, além do Clausura, garantiu a terceira colocação no Apertura e ainda alcançou as quartas de final da Copa do Paraguai. Sua trajetória como treinador inclui passagens por Godoy Cruz-ARG, Arsenal de Sarandí-ARG, Unión Española-CHI, Pachuca-MEX e Platense-ARG.

FICHA TÉCNICA

Nome: Martín Palermo
Data de nascimento: 07/11/1973 – 51 anos
Naturalidade: La Plata, Argentina
Clubes: Godoy Cruz-ARG, Arsenal de Sarandí-ARG, Unión Española-CHI, Pachuca-MEX, Curicó Unido-CHI, Aldosivi-ARG, Platense-ARG, Olímpia-PAR e Fortaleza.

Homem é preso com carro roubado comprado na OLX

Polícia Civil de Poço Verde prendeu em flagrante, na última quinta-feira (4), um homem de 25 anos suspeito de receptação e adulteração de veículo. A ação resultou na recuperação de um Jeep Compass preto que havia sido roubado.

Homem é preso em Sergipe com carro roubado comprado na OLX
Veículo recuperado durante diligência | Polícia Civil

Durante diligências no bairro Vila Nova, a equipe policial avistou o veículo em situação suspeita. Na vistoria, os agentes encontraram indícios de adulteração no chassi e constataram que a numeração do motor pertencia a outro carro, também com registro de roubo.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em depoimento, o suspeito alegou ter comprado o veículo há oito dias por R$ 40 mil, por meio de um anúncio na OLX. O valor de mercado do carro é de aproximadamente R$ 90 mil. Ele disse que o anúncio informava se tratar de um veículo “com pendências”, destinado a rodar apenas no interior.

Para o delegado Gustavo Viterbo, responsável pelo caso, o preço muito abaixo do mercado e as circunstâncias da compra indicam que o investigado sabia da origem ilícita do carro, o que configurou a prisão em flagrante.

O suspeito será apresentado em audiência de custódia. As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos no crime.


NE Notícias, com informações da Polícia Civil

SERGIPE: Autorizado concurso para professor

O Governo de Sergipe autorizou a realização de concurso público para professor de educação básica da carreira do magistério público estadual. Destinado ao provimento de cargos e formação de cadastro reserva, o certame será conduzido pelas Secretarias de Estado da Administração (Sead) e da Educação (Seed). 

Professor em sala de aula
SEED / Arquivo

A autorização governamental, publicada na edição desta sexta do Diário Oficial do Estado, está fundamentada no planejamento da força de trabalho do quadro de pessoal da Educação.

Conforme explica o presidente da Comissão Organizadora do concurso, o gestor governamental Fábio Dantas, o próximo passo, após a autorização governamental, é o encaminhamento do processo de contratação da banca responsável pela organização do certame. “E na sequência, logo em breve, será publicado o edital com os detalhes do concurso”, conta.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A Comissão Organizadora é formada por representantes das Secretarias da Administração e Educação, da Procuradoria-Geral do Estado e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe.

Concursos

Atualmente, o Governo de Sergipe administra diversos concursos em áreas prioritárias do Estado, como Saúde, Assistência Social e Segurança Pública. Estão em andamento o primeiro concurso público da história da Secretaria da Assistência Social e o maior concurso público para a área médico-hospitalar realizado em Sergipe nos últimos anos.

Além desses certames, a gestão estadual está realizando concurso para a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e avança na preparação de outros importantes concursos, como o da recém-criada carreira de analista educacional e o do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE).


Com informações do governo estadual