Sergipe tem alerta de chuva e maré alta para esta terça-feira (9)
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) emitiu alerta de chuva para todo o território sergipano nesta terça-feira, 9. O aviso é válido para todas as regiões, desde o litoral até o alto sertão.
Defesa Civil
De acordo com o órgão, o cenário é resultado da atuação de um cavado, fenômeno meteorológico caracterizado por uma área alongada de baixa pressão atmosférica. Este sistema favorece a chegada de ar mais úmido e instável ao estado, criando condições ideais para a formação de nuvens carregadas.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A previsão indica a possibilidade de precipitações isoladas e ventos moderados, que podem variar entre 40 e 50 km/h em algumas localidades. As temperaturas, no entanto, devem se manter amenas, com mínimas de 20ºC e máximas de 27ºC.
Maré alta em Aracaju
A instabilidade no tempo coincide com um alerta de maré alta emitido pela Defesa Civil de Aracaju, válido para esta terça e quarta-feira (10).
A recomendação do órgão é que a população evite transitar por locais com pontos de alagamento. Em caso de qualquer emergência, os moradores devem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.
Veja previsão atualizada do Climatempo:
Climatempo NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Preso homem que matou pastor em São Domingos
A Delegacia de São Domingos, com auxílio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), cumpriu na manhã desta segunda-feira, 8, no município de São Domingos, dois mandados de prisão.
Polícia Civil de Sergipe
Uma das ordens judiciais teve como alvo o homem investigado pelo homicídio qualificado, ocorrido em 8 de agosto deste ano, contra o pastor Albertino dos Santos, no conjunto Hélio Mecenas, em São Domingos.
Em meio à ação integrada, um acusado de roubo foi detido. “A Delegacia de São Domingos, com o apoio da Core, deu cumprimento, na manhã de hoje, a dois mandados de prisão. Um de prisão definitiva, expedido em desfavor de um indivíduo que praticou roubo majorado aqui no município, no ano passado”, citou o delegado Edson Nixon.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Hoje também foi cumprido o mandado de prisão do investigado no homicídio de um religioso, que foi golpeado com facão em 8 de agosto de 2025, em São Domingos. “Outro de prisão preventiva [foi cumprido], contra um investigado que praticou o homicídio qualificado, no último dia 8 de agosto, e vitimou o pastor Albertino dos Santos.
Nos próximos dez dias, a gente deve concluir o inquérito policial, finalizando os detalhes sobre motivação e se houve a participação de outras pessoas nesse homicídio”, completou o delegado Edson Nixon.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Equipe médica pede autorização para fazer cirurgia em Bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro pediu autorização ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para realização de um procedimento médico no próximo domingo (14), no Hospital DF Star, em Brasília.
X|Reprodução
No pedido encaminhado ao Supremo na manhã de hoje, Bolsonaro, que está em prisão domiciliar, anexou relatório médico que prescreve um procedimento na pele, com alta no mesmo dia.
A prisão foi decretada após o ministro entender que Bolsonaro usou redes sociais dos filhos para burlar a proibição de usar as redes sociais, inclusive por intermédio de terceiros.
Em março deste ano, Eduardo pediu licença do mandato parlamentar e foi morar nos Estados Unidos, sob a alegação de perseguição política.
Nesse processo, o ex-presidente é investigado por mandar recursos, via pix, para bancar a estadia de seu filho no exterior.
Bolsonaro também é réu na ação penal da trama golpista no Supremo, cujo julgamento deve ser finalizado na sexta-feira (12).
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Morreu Angela Ro Ro, ícone da MPB, aos 75 anos
Morreu na manhã desta segunda-feira (8), no Rio de Janeiro, a cantora e compositora Angela Ro Ro. Hospitalizada desde junho, com quadro de infecção pulmonar, a artista não resistiu ao agravamento da doença.
Página pessoal no Facebook / Reprodução
Angela Ro Ro completaria 76 anos em dezembro. Ela deixa mais de uma centena de gravações em 14 discos próprios, além de participações em coletâneas especiais.
A carreira de artista iniciou na primeira metade da década de 1970, quando morou na Inglaterra, chegando a cantar em pubs e a participar de uma faixa do LP Transa, de Caetano Veloso, tocando gaita. De volta ao Brasil, participou em 1974 do Festival de Rock de Saquarema (RJ), onde também se apresentou Rita Lee.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O primeiro disco solo foi lançado em 1979 e fez sucesso com a canção Amor, meu grande amor, dela em parceria com Ana Terra. Teve o reconhecimento de público e de crítica nos discos dos anos seguintes com faixas que dão nome aos álbuns Só nos resta viver (1980), Escândalo (1981), Simples carinho (1982), com as quais se afirmou como autora e intérprete.
Angela Ro Ro tocava piano e era apreciada pela voz rouca, adequada para cantar blues e canções como Fogueira (composição dela) e Demais (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira).
Indie Records
Além do talento, Angela Ro Ro era conhecida pela ironia, humor e franqueza. Recusou intempestivamente gravar Malandragem, composta para ela por Roberto Frejat e Cazuza em 1988, por que não gostou da canção e não queria cantar “Quem sabe eu ainda sou uma garotinha”, como começa a letra da música que viria a fazer sucesso com Cássia Eller.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Eliana vai ganhar programa na Globo em 2026
A TV Globo confirmou oficialmente nesta segunda-feira (8) que a apresentadora Eliana comandará um novo programa semanal na emissora a partir de 2026.
Apresentadora Eliana|Reprodução
Em nota, a emissora formalizou a novidade: “Eliana ganhará um novo programa na TV Globo em 2026. O projeto está em desenvolvimento e tem previsão de exibição para os finais de semana no próximo ano”.
Embora o formato ainda seja mantido em sigilo, informações da imprensa especializada apontam que a nova atração pode ser exibida nas tardes de domingo, na primeira faixa do “Domingão”, reduzindo o tempo de Luciano Huck.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Outra possibilidade ventilada é de um talk show aos sábados, inspirado em formatos internacionais como o “The Kelly Clarkson Show”, com foco no público feminino e familiar, mesclando entretenimento, música e entrevistas.
Trajetória na Globo
Contratada em junho de 2024, Eliana rapidamente assumiu projetos de destaque na nova casa. A apresentadora integrou o time do Saia Justa, no GNT, e assumiu o comando do The Masked Singer Brasil na TV aberta, substituindo Ivete Sangalo. Além disso, esteve à frente de especiais como o “Movimento LED” e formatos sazonais, como o “Casa de Verão”.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Com mais de 30 anos de uma carreira consolidada, sua ida para a Globo foi celebrada pela própria comunicadora. “Vejo minha vinda para a Globo como a realização de um desejo de inovar”, afirmou Eliana em sua chegada à emissora.
O novo programa representa o primeiro projeto em TV aberta desenvolvido especialmente para ela desde sua contratação. Mais detalhes sobre a grade da emissora para 2026 devem ser anunciados oficialmente no evento “Upfront Globo”, previsto para ocorrer em outubro.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Prepare o bolso: ICMS dos combustíveis vai subir de novo
Os governos estaduais definiram um novo aumento no Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre os combustíveis, qual começa a valer a partir de janeiro de 2026. A decisão foi formalizada por meio de um ato do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).
Marcelo Camargo/Agência Senado
Conforme a nova tabela, a alíquota sobre a gasolina e o etanol subirá R$ 0,10, passando para R$ 1,57 por litro. Para o diesel, o acréscimo será de R$ 0,05, elevando o valor para R$ 1,17 por litro. O gás de cozinha (GLP) também será reajustado, passando de R$ 1,39 para R$ 1,47.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Segundo o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz), o reajuste leva em conta a variação dos preços médios dos combustíveis, divulgados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), no período de fevereiro a agosto de 2025, em comparação com os mesmos meses de 2024.
Ainda não é possível medir o impacto exato dos novos valores no bolso do consumidor, mas a tendência é que o aumento se espalhe por toda a cadeia econômica.
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Governo autoriza nomeação de aprovados no Ibama
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou a nomeação de 460 aprovados de nível superior no concurso público de 2025 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
AGU|Divulgação
Desse total, são 130 vagas para o cargo de analista administrativo. As demais, 330 vagas são do cargo de analista ambiental.
A Portaria MGI nº 7.522/2025, que autoriza as nomeações, foi publicada nesta segunda-feira (8, no Diário Oficial da União e é assinada pela ministra do MGI, Esther Dweck.
Próximo passo
A próxima etapa antes da nomeação – a verificação de documentos e requisitos dos aprovados – é de responsabilidade do Ibama. O objetivo é garantir a nomeação somente daqueles que cumprirem todas as exigências.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
As nomeações ainda dependem da existência de vagas na data da posse e da comprovação de adequação orçamentária e financeira, em conformidade com a Lei Orçamentária Anual (LOA), que define o orçamento atual; e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece as metas e prioridades fiscais.
A medida assegura que o reforço no quadro de pessoal seja compatível com a sustentabilidade, ou “saúde fiscal” do Estado – o que significa que o governo federal só pode nomear novos servidores se tiver orçamento para pagar os salários dos aprovados.
Aprovados
O resultado final do concurso foi divulgado em 7 de agosto pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), banca examinadora do certame, e pode ser conferido no Diário Oficial da União.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A jornada de trabalho dos aprovados será de 40 horas semanais, com remuneração mensal de R$ 9.994,60 para todos os cargos, acrescida de gratificações de qualificação: para curso de especialização (R$ 464), mestrado (R$ 922) ou doutorado (R$ 1.387).
O candidato aprovado poderá ser lotado em qualquer unidade do Ibama, dentro da unidade da federação onde concorreu à vaga, a critério do instituto.
De acordo com o edital que estabelece as regras do processo seletivo, o prazo de validade do concurso é de um ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, em agosto. E poderá ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Acadepol e Unit oferecem pós para policiais civis
A Academia de Polícia Civil de Sergipe (Acadepol), em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit), abriu inscrições para pós-graduação lato sensu inédita, exclusiva para delegados e investigadores.
SSP|Divulgação
O curso “Especialização em Gestão na Segurança Pública para Polícia Judiciária” tem como foco a liderança e a gestão estratégica, visando preparar 50 profissionais para os desafios da segurança pública.
Formato e cronograma
O curso será presencial, com aulas quinzenais às sextas-feiras à noite e aos sábados (manhã e tarde). As atividades acontecerão tanto na Acadepol quanto na Unit, com comunicação prévia aos alunos sobre os locais. As aulas começam em novembro e a especialização terá duração total de 12 meses.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O conteúdo programático inclui aperfeiçoamento da liderança, gestão de equipes, análise de cenários complexos e formulação de políticas públicas eficazes, fundamentadas em conhecimento técnico e visão estratégica.
Como participar
Os interessados podem se inscrever entre os dias 8 e 15 de setembro através da plataforma ASPLAN, com link disponibilizado via e-mail funcional e na plataforma Conecta. O processo de seleção será realizado por sorteio eletrônico no dia 19 de setembro.
NE Notícias, com informações de assessoria
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
PM/SE baleado em operação; 3 suspeitos morrem
Uma operação conjunta das Polícias Civil e Militar de Sergipe terminou com um policial baleado e três suspeitos mortos, na manhã desta segunda-feira (8), na BR-101, em Propriá. A ação integrada tinha como objetivo combater o tráfico de drogas e prender suspeitos que vinham sendo monitorados.
PMSE
Segundo informações da Polícia Militar, durante a abordagem ao veículo onde estavam os três homens, os suspeitos reagiram e efetuaram disparos contra as equipes policiais. Um dos tiros atingiu o colete balístico de um policial militar, que foi socorrido e levado para atendimento médico.
Felizmente, o agente passa bem e deve receber alta ainda nesta manhã.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Os três homens que reagiram à abordagem foram atingidos durante o confronto e não resistiram aos ferimentos. De acordo com as investigações, eles eram suspeitos de homicídio no município de Arapiraca, em Alagoas.
As equipes de segurança continuam as diligências e realizam buscas no estado vizinho para apurar possíveis conexões com outros crimes.
A Polícia Civil reforça que a população pode contribuir com as investigações através do Disque-Denúncia, pelo número 181, garantindo o sigilo das informações.
NE Notícias, com informações da PMSE
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
PL/SE ainda depende de decisão
O deputado federal Rodrigo Valadares (União) prometeu filiar-se ao Partido Liberal caso pudesse comandá-lo em Sergipe. Rodrigo é pré-candidato ao Senado em 2026 e articula a candidatura da esposa, a vereadora Moana Valadares (PL), à Câmara Federal.
Edvan Amorim e Rodrigo Valadares
A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), já declarou publicamente apoio à sua candidatura. Acontece que a gestora pretende deixar a legenda, junto com os demais figurões que não aceitam ver o deputado comandando o partido em Sergipe.
Entre os descontentes está o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, que já declarou ser contra a ideia de Rodrigo presidir o PL [vídeo mais abaixo]. Segundo o prefeito, a decisão teria partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, o que ele considera um equívoco. “Acho que Bolsonaro cometeu um erro. Vejo um desrespeito muito grande conosco. Não fui nem consultado”, afirmou Francisquinho.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Até o momento, nada foi comunicado pela direção nacional ao atual presidente do PL em Sergipe, o empresário Edvan Amorim, que considera Rodrigo um “traíra”.
Por ora, nada está definido. A legenda estadual depende de uma decisão vinda de cima, mas neste momento os olhos estão voltados para o julgamento de Bolsonaro, que pode ter um desfecho ainda nesta semana.
Paciência é uma virtude.
Gata Amarrada NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais: