Opinião sobre a morte da médica Daniele Barreto

Quando a imprensa condena antes da Justiça: quem matou Daniele Barreto?

O suicídio da médica Daniele Barreto expõe a face cruel da condenação antecipada e levanta uma pergunta incômoda: até onde vão os limites da mídia e a omissão das autoridades?

O trágico suicídio da médica Daniele Barreto não pode ser reduzido a uma nota de rodapé.

Médica Daniele Barreto levada para audiência de custódia
TV Sergipe|Reprodução

Ele é a consequência direta de um processo de linchamento público em que a imprensa, parte da sociedade e até autoridades se omitiram diante do óbvio: uma pessoa estava sendo destruída antes mesmo de qualquer sentença judicial.

Desde o início, Daniele foi julgada não em tribunais oficiais, mas no tribunal invisível e implacável da opinião pública. Manchetes foram tratadas como provas.

Comentários em redes sociais se tornaram acusações definitivas. Sua vida pessoal e profissional foi arrastada para um espetáculo que pouco tinha a ver com busca pela verdade, e muito com a fome por audiência.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O alerta que foi ignorado Advogados já haviam advertido: a pressão e a condenação antecipada poderiam levar a um desfecho trágico. Não era uma hipótese distante, era uma realidade anunciada. Ainda assim, nada foi feito. Faltou sensibilidade, faltou humanidade, faltou a responsabilidade de quem deveria proteger o devido processo legal.

Quem é o culpado?

  • A pergunta que ecoa agora é inevitável: quem matou Daniele?
  • A imprensa, que preferiu o sensacionalismo à ética?
  • As autoridades, que se calaram enquanto uma cidadã era massacrada publicamente?
  • Ou a sociedade, que consome, compartilha e legitima julgamentos precipitados?

A resposta talvez seja a soma de todos. Mas não podemos naturalizar a ideia de que vidas sejam destruídas em nome da pressa por cliques ou da omissão institucional.

Hora de dar um basta O caso de Daniele Barreto precisa ser um marco.

Não podemos mais tolerar que a mídia se transforme em tribunal, nem que autoridades permitam que cidadãos sejam condenados sem direito à defesa.

A democracia se sustenta no devido processo legal, e não no linchamento público.

Quando a imprensa condena antes da Justiça, não se produz justiça — se produz tragédia.

A morte de Daniele deve ser lembrada como um alerta de que a responsabilidade da palavra, da notícia e da ação (ou da omissão) pode custar o mais alto dos preços: uma vida.

Por Cláudio Lima Vasconcelos – DRT 977
Presidente da Associação de Portais Bacharel em Direito Pos Graduado em Mediação e Arbitragem


Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.

TJ diz que processo continua depois da morte da médica Daniele

O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE) informou, na manhã desta quarta-feira (10), que o processo sobre o assassinato do advogado Lael Rodrigues continuará tramitando normalmente, apesar da morte da médica Daniele Barreto, principal acusada de ser a mandante do crime.

Presídio Feminino, em Nossa Senhora do Socorro (Prefem)
TV Sergipe|Reprodução

Segundo o TJ, a morte da ré, ocorrida na tarde de ontem (9), resulta na extinção da punibilidade e do processo criminal apenas para ela. Contudo, a ação penal prossegue para os outros seis acusados de envolvimento no homicídio, que permanecem presos. São eles: Alvaci Feitosa, Adriágina de Souza Cavalcante, Pablo Ruan Silva, Ronaldo Moura Santos, Luiz Carlos da Silva e Wanderson Bispo dos Santos.

A morte de Daniele

A médica Daniele Barreto, de 46 anos, foi encontrada morta em sua cela no Presídio Feminino de Nossa Senhora do Socorro (Prefem) poucas horas após uma audiência de custódia determinar seu retorno à unidade. A volta ao regime fechado foi uma consequência de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que no final de agosto revogou a prisão domiciliar que ela cumpria desde maio.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

De acordo com nota da Secretaria da Justiça (Sejuc), as equipes do presídio a encontraram desacordada, com um lençol enrolado no pescoço. O advogado dela, Fábio Trindade, afirmou que sua cliente teria avisado à juíza durante a audiência que cometeria suicídio caso retornasse à prisão.

A Polícia Civil investiga o caso.

O caso

O advogado criminalista José Leal foi assassinado a tiros em outubro de 2024, enquanto voltava para casa no bairro Jardins, área nobre de Aracaju. As investigações da polícia apontaram que os executores do crime tinham informações privilegiadas sobre a rotina da vítima e aguardaram o momento exato para agir.

Segundo a polícia, a motivação do crime estaria ligada a uma possível desconfiança de Lael sobre um relacionamento da esposa com pessoas próximas, além de questões financeiras envolvendo um provável divórcio do casal.

Ao todo, sete pessoas foram presas por suspeita de participação na morte do advogado. O caso ganhou ampla repercussão nacional.


O conteúdo desta matéria foi atualizado para garantir maior fidelidade e precisão em relação aos fatos apresentados.


NE Notícias, da redação

AO VIVO: STF retoma julgamento de Bolsonaro com placar de 2 a 0

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retomou, na manhã desta quarta-feira (10), o julgamento que pode selar o destino do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de sete de seus principais aliados. A sessão definirá se o grupo será condenado pelas acusações de participação em uma trama golpista.

Advogados dos réus da trama golpista durante julgamento no STF
Advogados dos réus – Foto: Rosinei Coutinho|STF

O placar atual é de 2 votos a 0 pela condenação. Os ministros Alexandre de Moraes, relator do caso, e Flávio Dino já se posicionaram contra os réus na sessão de ontem (9). A maioria será formada com três dos cinco votos do colegiado.

Os próximos a votar são os ministros Luiz Fux, Cármen Lúcia e, por último, o presidente da Turma, Cristiano Zanin. Caso mais um ministro acompanhe o relator, a condenação de Bolsonaro e dos demais réus estará decidida.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Eles respondem por crimes graves, como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. Se condenados, as penas podem chegar a 30 anos de prisão em regime fechado.

Além de Bolsonaro, são réus no mesmo processo nomes como os generais Braga Netto e Augusto Heleno, e o ex-ministro Anderson Torres.

Acompanhe ao vivo:

CNN Brasil

As Rapidinhas: “Seu discurso não engana”

O clima político em Aracaju esquenta com a troca de farpas entre o ex-prefeito Edvaldo Nogueira e o presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo Vasconcelos (ex-aliados). Na edição desta quarta-feira (10) de ‘As Rapidinhas’, você confere a repercussão das declarações de Edvaldo, que chamou de “cortina de fumaça” auditoria e as CPIs que miram sua gestão.

Edvaldo Nogueira e Ricardo Vasconcelos
Fotos: Arquivo PMA|Luanna Pinheiro (CMA)

PEDIDO

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, já pediu à prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, para ela permanecer no partido.

CONDENAÇÃO I

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) caminha para ser condenado no STF.

CONDENAÇÃO II

Para aliados que o visitam, o ex-presidente está em pânico só de pensar em ser preso na Papuda.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

INSEGURANÇA I

O deputado Georgeo Passos alertou sobre a insegurança na disputa territorial entre Aracaju e São Cristóvão, que afeta cerca de 30 mil pessoas.

INSEGURANÇA II

O parlamentar lembrou que a Constituição Federal prevê a necessidade de uma lei complementar para regulamentar plebiscitos em casos de disputas territoriais, mas que até hoje o Congresso Nacional não avançou na matéria.

CONTRA EDVALDO I

A prefeita Emília Corrêa (PL) ‘quer acabar’ com o ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PDT).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

CONTRA EDVALDO II

A Câmara Municipal de Aracaju está revoltada com Edvaldo.

DECLARAÇÕES I

O ex-prefeito disse em entrevista que a auditoria da CGM, assim como as CPIs da Câmara de Vereadores, são “cortinas de fumaça”.

DECLARAÇÕES II

O presidente da Câmara, o vereador Ricardo Vasconcelos, ficou pistola com as declarações de Edvaldo: “seu discurso não engana mais ninguém”. Assista ao vídeo:

Reprodução

Operação da FICCO desarticula esquema de tráfico de drogas em Itabaiana

Na manhã desta quarta-feira (10/09) a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Sergipe (FICCO/SE) deflagrou a Operação MASKÁRIA, com o objetivo de desarticular um esquema de tráfico de drogas no município de Itabaiana/SE.

Operação da FICCO desarticula esquema de tráfico de drogas em Itabaiana
Divulgação

Durante a ação foram cumpridos 02 (dois) mandados de prisão temporária e 02 (dois) mandados de busca e apreensão expedidos pelo Núcleo de Garantias do Estado de Sergipe.

A investigação foi iniciada no mês de fevereiro deste ano, com a apreensão de 41kg de maconha que estavam sendo transportados no interior de um automóvel. A prisão foi realizada na Rodovia Estadual SE-170, próximo ao município de São Domingos/SE, por uma equipe da Polícia Militar.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segundo as investigações a droga seria entregue na cidade de Itabaiana/SE a uma pessoa que já foi condenada e cumpriu pena por tráfico de drogas, mas que estava em liberdade e praticando o mesmo crime.

O grupo criminoso identificado era responsável pela compra, transporte e distribuição da droga, principalmente maconha, nas cidades de São Domingos, Itabaiana e região. A Operação foi uma ação conjunta com o Departamento de Narcóticos da Polícia Civil (DENARC/PC/SE), o Grupo Tático Operacional da Polícia Penal (GTOP) e o Batalhão de Polícia da Caatinga (BPCaatinga).

Agentes da DENARC em Sergipe
Polícia Civil

A Operação foi batizada com o nome de MASKÁRIA, termo simbólico, que significa ‘a arte de disfarçar’, ocultar, enganar e encobrir a verdadeira identidade. Foi uma referência ao modus operandi do principal alvo da operação, que utilizava o nome de uma pessoa idosa, humilde, simples, residente na zona rural para cadastrar números de telefones e praticar delitos. Essa estratégia era utilizada para ocultar sua própria identidade.

A FICCO/SE é composta por integrantes da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e da Secretaria Nacional de Políticas Penais, e tem como objetivo promover a integração das forças de segurança pública no enfrentamento ao crime organizado.


Com informações da PF em Sergipe

Sergipe terá mais 100 voos da Azul

O diálogo constante do Governo de Sergipe com companhias aéreas, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), garantiu novos voos dedicados da empresa Azul, com origem em Congonhas (São Paulo) e Confins (Minas Gerais) para a alta temporada.

Aeronave da Azul decolando do aeroporto de Aracaju
Igor Matias|ASN

Assim, entre 13 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026, a companhia terá 100 voos extras de ida e volta para Aracaju, somando 13,6 mil assentos adicionais, cujas vendas já foram iniciadas. O incremento representa aumento de 14% no número de voos e 19% na oferta de assentos em relação à temporada regular.

Isso mostra que Sergipe está em alta na Azul, fruto dos resultados do primeiro semestre deste ano, apresentados na reunião do Nordestur Aracaju 2025, realizada nesta terça-feira, 9, na capital sergipana.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

De acordo com o balanço, o estado foi o destino que mais cresceu nas vendas, com aumento de 55% no número de passageiros nos primeiros seis meses do ano em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse percentual significa que a operadora transportou mais de 9,1 mil clientes para Aracaju.

A ocupação dos assentos ultrapassou 91%, chegando a 97% em alguns meses, reflexo da grande procura pelo destino Sergipe. O desempenho reforça a força das praias de Sergipe e a crescente demanda por pacotes de lazer na região.

Hoje, dos 89% de vendas da Azul Viagens para o Nordeste, 12% das vendas têm Aracaju como escolha. Com pacotes acessíveis que unem passagens aéreas e hotelaria, a Azul Viagens continua ampliando a conectividade e reforçando Sergipe como um destino cada vez mais desejado.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A secretária de Estado do Turismo em exercício, Daniela Mesquita, explica que os resultados do primeiro semestre deste ano apresentados pela Azul Viagens são bem representativos para o destino Sergipe. De acordo com ela, é preciso aumentar a malha aérea, um dos objetivos da gestão estadual, trabalhado sob diálogo constante com as companhias do setor.

União de todos

O presidente da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), Fabiano Oliveira, reforça o fato de o turismo ter caráter impessoal e permanente. Por isso, exalta a importância da união de esforços entre os governos estadual e municipal na divulgação e promoção do destino Sergipe, com profissionalismo e continuidade, e com parcerias importantes como a da Azul Viagens.

“Sempre prego pela união, pelo diálogo, pela conversa, pela construção. Só vamos avançar dessa forma. Sergipe é o ‘país do forró’ e vem se consolidando a cada ano, crescendo, a partir dos investimentos da gestão pública e com a presença do trade turístico no compartilhamento das ações e das decisões. É desse modo que vamos bater recordes no turismo”, projeta.

O secretário municipal de Turismo de Aracaju, Fábio Andrade, tem pensamento semelhante. “Está todo mundo unido — Governo do Estado e Prefeitura – para poder construir melhor nosso destino. Estamos fazendo esse trabalho conjunto, porque queremos abrir as portas de Aracaju, para consolidar ainda mais o destino Sergipe”, opina.

Representantes da Azul Viagens apresentaram balanço de resultados do primeiro semestre e anunciaram voos adicionais para Sergipe na alta temporada
Representantes da Azul Viagens apresentaram balanço de resultados do primeiro semestre – Max Carlos|Setur

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE), Antônio Carlos Franco, considera que a reunião foi muito positiva, pelo fato de a Azul ter apresentado dados expressivos para o destino, inclusive com o aumento da malha aérea no período da alta estação.

Acima da média

O gerente de Produtos Nacionais da Azul Viagens, Philipe Toledo, ressalta que a companhia teve um primeiro semestre com resultados muito positivos. Ele explica que o crescimento foi em torno de 20% em receita e 13% em reservas. Nesse contexto, ele ressalta que a capital sergipana foi promotora de vendas, crescendo 18% em reservas, acima da média geral.

“Aracaju foi um dos destinos com maior crescimento percentual de assentos em voos dedicados da Azul Viagens, aumentando aproximadamente 212% do número de assentos para a alta temporada”, detalha.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O diretor comercial da Luck Receptivo, Alejandro Velázquez, chama de expressivos os números apresentados pela Azul e se disse muito feliz por receber esse resultado.

A gerente sênior de Planejamento de Malha da Azul, Beatriz Barbi, enfatiza que Aracaju é um destino muito importante para a companhia aérea. Segundo ela, nos últimos anos, observou-se um crescimento constante da procura pelas praias sergipanas, que encantam os clientes pela beleza natural, além da hospitalidade e da gastronomia.

“O reforço da malha aérea nesta alta temporada, com destaque para as operações inéditas de lazer a partir de Congonhas, mostra a nossa confiança no potencial turístico do estado e o nosso compromisso em conectar ainda mais brasileiros a Sergipe”, justifica.


Setur

Morre Horácio, o Tanque da Serra

O futebol sergipano está de luto. Faleceu nesta terça-feira (9), em Itabaiana, o ex-jogador Horácio, eternizado como o “Tanque da Serra”, um dos maiores artilheiros da história do Tricolor da Serra.

Horácio, o “Tanque da Serra”, ídolo do Itabaiana
Reprodução

Horácio passou mal no início da tarde, nas proximidades da Prefeitura de Itabaiana, e foi socorrido às pressas para o Hospital Pedro Garcia Moreno Filho (HPG). Apesar dos esforços da equipe médica, ele não resistiu e teve a morte confirmada. Segundo informações iniciais, a causa teria sido um infarto do miocárdio.

Ídolo do Tremendão

Natural de Carira, Horácio chegou ao Itabaiana em 1968, aos 24 anos, vindo do futebol amador de sua cidade natal. Na Olímpica de Itabaiana, se profissionalizou e marcou época, empilhando gols e conquistando títulos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Pelo Tremendão, foi Campeão Sergipano em 1969 e 1973, além de ter conquistado a Taça Nordeste de 1971, entre outros torneios. Seu apelido, “Tanque”, surgiu pela força física e pela capacidade de superar barreiras adversárias.

Legado

Reconhecido como um dos centroavantes mais importantes de Sergipe, Horácio também foi exaltado fora do estado. O radialista alagoano Sabino Romariz chegou a afirmar, em conversa com o colega Alexandre Santos, que Horácio foi o centroavante mais veloz que já viu atuar em Alagoas.

A morte do “Tanque da Serra” deixa uma lacuna na memória do futebol sergipano, especialmente entre torcedores e ex-companheiros do Itabaiana Esporte Clube.


Itnet

Daniele Barreto avisou que se mataria no presídio, diz advogado

A médica Daniele Barreto, encontrada morta no Presídio Feminino de Nossa Senhora do Socorro (Prefem) na tarde desta terça-feira (9), teria avisado à juíza durante sua audiência de custódia que cometeria suicídio caso retornasse à prisão. A afirmação é de seu advogado, Fábio Trindade, em entrevista ao Fan F1.

Médica suspeita em morte do marido
Médica cirurgiã plástica Daniele Barreto – Foto: Instagram de @laelrodriguesjunior|Reprodução

Conforme o relato do advogado, o alerta foi feito logo após o término da gravação da audiência.

“Assim que encerrou a audiência, acabou a gravação, na frente dos familiares, ela questionou a juíza: ‘doutora, eu vou para o presídio ou vou voltar para o meu tratamento?’ Aí a juíza respondeu: ‘você vai fazer seu tratamento no presídio, não se preocupe, quando chegar lá vai ter o tratamento para você’. Aí ela disse: ‘pois doutora, quando chegar lá eu vou me matar’“, relatou Fábio Trindade ao Fan F1.

Daniele Barreto era acusada de mandar matar o marido, o advogado Lael Rodrigues. Ela estava internada na Clínica de Repouso São Marcello, em Aracaju, desde o final de agosto, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) revogou sua prisão domiciliar.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Na audiência de hoje, ficou definido que ela receberia acompanhamento médico na unidade, após a defesa alegar que a médica possuía Transtorno de Personalidade Borderline (TPB).

Em nota, a Secretaria da Justiça (Sejuc) informou que as equipes do presídio encontraram a interna desacordada, com um lençol enrolado no pescoço. O caso é investigado pela Polícia Civil.

Nota da Sejuc

A Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc) informa que, na tarde desta terça-feira, 9, a interna Danielle Barreto, de 47 anos, foi encontrada sem vida em uma cela do Presídio Feminino (Prefem), localizado no município de Nossa Senhora do Socorro. No momento do ocorrido, a custodiada estava sozinha na cela. A Sejuc lamenta profundamente o fato e manifesta solidariedade aos familiares da interna.

O episódio ocorreu por volta das 16h20, quando o advogado da custodiada se apresentou na unidade prisional para atendê-la. Ao se dirigir à cela, a equipe constatou que a interna estava desacordada, com um lençol enrolado na região do pescoço.

De imediato, a equipe de saúde da unidade realizou os primeiros atendimentos e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que compareceu ao local e confirmou o óbito.

O Instituto Médico Legal (IML) e o Instituto de Criminalística (IC) também foram acionados, para a remoção do corpo e realização de perícia no local.

A direção do Presídio Feminino instaurou procedimento administrativo para apurar o caso. Paralelamente, a Polícia Civil ficará responsável pela investigação.

Daniele Barreto é encontrada morta em presídio

A médica Daniele Barreto, de 46 anos, acusada de ser a mandante do assassinato do advogado e marido, Lael Rodrigues, foi encontrada morta na tarde desta terça-feira, 9.

Cirurgiã plástica Daniele Barreto
Redes sociais|Reprodução

O corpo foi localizado no Presídio Feminino de Nossa Senhora do Socorro poucas horas após ela retornar à unidade prisional. A informação foi confirmada pelo advogado de defesa, Fábio Trindade.

Durante a manhã, Daniele havia passado por uma audiência de custódia que determinou seu retorno ao presídio. Na ocasião, ficou definido que ela receberia acompanhamento médico na unidade, após a defesa alegar que a médica possuía Transtorno de Personalidade Borderline (TPB).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O retorno à prisão foi uma consequência da decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que, no final de agosto, revogou o benefício da prisão domiciliar que a médica cumpria desde maio deste ano.

Daniele Barreto era a principal suspeita de ter planejado a morte do marido, o advogado criminalista José Lael Rodrigues Júnior, assassinado a tiros em 18 de outubro de 2024, em Aracaju. Segundo as investigações, ela teria informado a localização da vítima aos executores do crime.

O que diz a Sejuc

Em nota, a Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejuc) informou que o fato ocorreu por volta das 16h20, quando o advogado de Daniele chegou ao presídio para um atendimento. Ao se dirigirem à cela, as equipes encontraram a interna desacordada, com um lençol enrolado no pescoço.

A equipe de saúde da unidade prisional prestou os primeiros atendimentos e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que constatou o óbito no local. O Instituto Médico Legal (IML) e a Criminalística foram acionados para a remoção do corpo e realização da perícia.

A Sejuc comunicou ainda que instaurou um procedimento administrativo para apurar o ocorrido, e o caso será investigado pela Polícia Civil.


O conteúdo desta matéria foi atualizado para acrescentar a nota da Sejuc.

PF prende jovem em Aracaju com cédulas adquiridas na internet

A Polícia Federal prendeu em flagrante, na manhã desta terça-feira (9/9), um jovem que havia adquirido cédulas falsas pela internet.

PF prende jovem em Aracaju com cédulas adquiridas na internet
PFSE|Divulgação

O indivíduo foi surpreendido pelos policiais federais no momento em que recebia a encomenda contendo R$ 1.000,00 em dinheiro falsificado. Ele poderá responder pelo crime de moeda falsa, que prevê pena de até 12 anos de reclusão.

A ação contou com o apoio da Empresa de Correios e Telégrafos – ECT.


Polícia Federal em Sergipe