Bombeiros reforçam alerta de risco nas pedras da Coroa do Meio

Após a repercussão de vídeos de banhistas na área das pedras no bairro Coroa do Meio, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) reforçou o alerta sobre os perigos do local. A corporação alerta para a profundidade do canal e a força da correnteza no encontro do Rio Sergipe com o mar, fatores que tornam a área extremamente arriscada para banho.

Alerta para riscos de banho na área das pedras na Coroa do Meio
Redes sociais|Reprodução

O monitoramento na chamada ‘nova prainha’ foi intensificado para prevenir afogamentos. Em entrevista, o tenente Diogo Matos Acrux classificou a área como altamente perigosa [vídeo mais abaixo].

“Essa praia chegou a ser considerada a quarta mais perigosa do Brasil. Aqui temos a foz do rio Sergipe, um canal profundo que chega a 20 metros, com correnteza muito forte. Em poucos passos, a profundidade já varia entre seis e dez metros. É um local extremamente perigoso”, alertou o oficial.

Ele explicou que, embora a recente revitalização da orla tenha tornado o espaço mais atrativo, os riscos permanecem os mesmos. “O Corpo de Bombeiros já vem alertando há anos que não é um local adequado para banho. Dependendo da vazante, a vítima pode ser levada para alto-mar ou arremessada contra as pedras”, detalhou.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Diante dos riscos, a presença de guarda-vidas foi reativada, mas com o objetivo principal de orientar a população a não entrar na água. “O intuito não é estimular a frequência da população e sim reforçar que não é um local seguro. Mesmo quem sabe nadar corre sérios riscos, porque a força do rio e do mar é muito maior”, destacou o tenente.

Veja as imagens:

NE Notícias


NE Notícias, com informações da SSPSE

Nova variante da Covid-19 em Sergipe

A circulação da variante XFG da Covid-19 foi confirmada em Sergipe. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (11) pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen/SE), após análise de amostras de pacientes.

Laboratório do Lacen em Sergipe
Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) — SES

Os resultados positivos foram registrados em três amostras de Aracaju e uma do município de Nossa Senhora do Socorro.

“Foram selecionadas cinco amostras que tinham uma carga viral mais alta e foram enviadas para a Fiocruz fazer o sequenciamento genético. Delas, quatro amostras tiveram resultado positivo para a variante XFG, que é uma variante da Ômicron”, explicou o superintendente do Lacen, Cliomar Alves.

A variante XFG já havia sido identificada em outros estados brasileiros, como Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará, Bahia, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal e Santa Catarina.

Recomendações e sintomas

Apesar de a variante possuir mutações que podem dificultar a ação dos anticorpos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que não há, até o momento, sinais de que ela cause casos mais graves da doença ou afete a eficácia das vacinas e medicamentos existentes.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Por isso, as autoridades de saúde reforçam a importância de manter a vacinação em dia, que continua sendo a principal forma de prevenção. Em caso de sintomas respiratórios — como febre, espirros, dores no corpo e tosse —, a orientação é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para realizar a testagem.

Se o resultado for positivo, é fundamental adotar medidas para evitar a transmissão do vírus, como o uso de máscaras e o isolamento social.

A imunização contra a Covid-19 está incluída no Calendário Nacional de Vacinação e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios sergipanos.

FGV: Resultado de concurso de Sergipe

Já estão disponíveis para consulta os resultados preliminares da heteroidentificação e da perícia médica referentes ao concurso público da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic).

Estudando para concurso
Igor Matias|ASN

As informações podem ser acessadas no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pela execução do certame, ou pelo link disponível no site oficial da Seasic

De acordo com o cronograma, os candidatos poderão interpor recursos contra o resultado preliminar nos dias 11 e 12 de setembro de 2025. A análise dos recursos referentes à perícia médica ocorrerá entre os dias 16 e 19 de setembro, e a publicação do resultado definitivo da heteroidentificação e da perícia médica está prevista para 29 de setembro de 2025.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O concurso da Seasic oferta 90 vagas para cargos de nível superior, distribuídas entre as funções de Assistente Social, Engenheiro Agrônomo, Nutricionista, Pedagogo, Psicólogo e Tradutor e Intérprete de Libras.

Este é o primeiro concurso público realizado pela secretaria desde a criação, e representa um marco histórico para a pasta, reforçando o compromisso do Governo de Sergipe com o fortalecimento das políticas públicas de assistência social no Estado.

Resultado final do Concurso da Saúde

O Governo de Sergipe publicou o resultado final do concurso público para o provimento de cargos da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Conduzido pela SES e pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), o certame foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) e ofertou 878 vagas em 14 cargos de níveis médio e superior da rede estadual de Saúde.

Profissional da Saúde de Sergipe
Arthuro Paganini|ASN

Segundo a secretária da Administração, Lucivanda Nunes, a próxima etapa é a homologação do resultado final, o que deve ocorrer já em meados deste mês de setembro.

“Na sequência, daremos início aos preparativos para a convocação dos aprovados, profissionais que reforçarão o quadro de pessoal da Saúde”, antecipa

A relação completa dos aprovados está disponível no Diário Oficial do Estado e na página do concurso no site do IBFC.

Quadro de pessoal reforçado

Além de suprir a demanda atual de profissionais da rede estadual de Saúde e aprimorar a qualidade do atendimento prestado pelo Governo do Estado em todos os 75 municípios, o cadastro reserva formado poderá ser utilizado pela SES durante a vigência do concurso, que é de dois anos, com a possibilidade de ser prorrogado por igual período.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Para os profissionais de nível médio, o concurso contemplou vagas para os cargos de técnico de enfermagem e técnico em radiologia. Para os profissionais de nível superior, houve oferta de vagas para os cargos de médico, assistente social, biólogo, cirurgião dentista, enfermeiro, psicólogo, fisioterapeuta e farmacêutico.

Das quase 900 vagas, 119 estão reservadas aos candidatos autodeclarados afrodescendentes, nos termos da Lei nº 8.331/2017; e outras 146 se destinam às pessoas com deficiência, conforme estabelece a Lei nº 3.549/1994.

Cada candidato pode concorrer a apenas um cargo. As vagas estão distribuídas nas sete Regiões de Saúde do Estado e abrangem todos os municípios de Sergipe.

As Rapidinhas: Milhões para Lagarto e os nomes do PT para a disputa de 2026

A corrida eleitoral para 2026 já dá sinais claros de que o jogo começou. Na edição desta quinta-feira (11) de ‘As Rapidinhas’, você confere os detalhes por trás das articulações da política sergipana.

Análise de candidatura
TSE / Reprodução

ELEIÇÕES 2026

O vereador de Aracaju, Lúcio Flávio (PL) será candidato a deputado estadual em 2026. Fará dobradinha com o delegado André David (Republicanos), que vai sair como candidato a deputado federal.

FEDERAIS I

Poderão ser candidatos a deputados federais em 2026 os petistas Márcio Macêdo, Eliane Aquino e João Daniel.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

FEDERAIS II

Pelo União Brasil, sairão candidatos à Câmara Federal o ex-deputado estadual Capitão Samuel e Rodrigo Valadares.

FEDERAIS III

Embora Samuel diga que Rodrigo vai continuar no União Brasil, o parlamentar pretende mudar de legenda e ser candidato ao Senado.

CHECK-UP

O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), está em São Paulo, onde faz check-up para avaliar seu quadro de saúde.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

BANCADA SERGIPANA I

Lagarto receberá R$ 20 milhões em investimentos para saúde, turismo, infraestrutura e agricultura, fruto da articulação do prefeito Sérgio Reis em Brasília.

BANCADA SERGIPANA II

O senador Rogério Carvalho destinou R$ 16,5 milhões, incluindo R$ 10 milhões para o rodoanel, enquanto o senador Alessandro Vieira destinou R$ 3 milhões para infraestrutura urbana.

BANCADA SERGIPANA III

A deputada Katarina Feitoza garantiu R$ 500 mil para pavimentação no município.

OAB/SE e a morte da médica Daniele Barreto

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe (OAB/SE), emitiu nota oficial na noite desta quarta-feira (10) a respeito da morte da médica Daniele Barreto, encontrada sem vida na terça-feira (9) dentro do Presídio Feminino de Sergipe.

OAB Sergipe
OAB-SE/Divulgação

No documento, a entidade destacou que o caso evidencia a necessidade urgente de políticas públicas de saúde mental e de garantia da dignidade da pessoa humana no sistema prisional.

A OAB/SE reforçou que não cabe à Ordem entrar no mérito da investigação criminal, mas que é essencial assegurar que todas as pessoas privadas de liberdade tenham preservadas suas garantias fundamentais, incluindo o acesso ao devido processo legal e a proteção da integridade física, moral e psíquica.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A nota ainda ressalta a importância do trabalho da advocacia na proteção dos direitos dos custodiados.

Situações em que há alerta sobre risco clínico, parecer ou relatório médico que evidenciem ameaças à integridade do(a) custodiado(a) exigem que tais manifestações sejam devidamente consideradas. Tanto a palavra do(a) advogado(a) quanto a presunção de veracidade dos documentos médicos devem ser respeitadas”, afirma a OAB/SE.

A entidade informou que acompanhará de perto as apurações relacionadas ao vazamento de informações sensíveis e às condições de acolhimento e assistência médica e psicológica no sistema prisional. Além disso, a OAB/SE avaliará medidas voltadas à garantia de tratamento adequado para pessoas privadas de liberdade com sofrimento mental, reforçando a necessidade de políticas de atenção integral à saúde psíquica.

A OAB/SE concluiu a nota reafirmando seu compromisso com a defesa da vida, da dignidade da pessoa humana e dos direitos fundamentais, lembrando que a prevenção ao suicídio é responsabilidade coletiva e deve ser enfrentada com políticas públicas efetivas, tanto dentro quanto fora do sistema prisional.

Fluminense e Corinthians avançam na Copa do Brasil

O Fluminense garantiu presença na semifinal da Copa do Brasil após derrotar o Bahia pelo placar de 2 a 0, nesta quarta-feira (10) no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, na partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil. Agora o Tricolor aguarda a partida entre Botafogo e Vasco para conhecer seu próximo adversário na competição.

Canobbio comemora gol pelo Fluminense na Copa do Brasil 2025
Lucas Merçon|FFC

Após perder de 1 a 0 no confronto de ida em Salvador, a equipe comandada pelo técnico Renato Gaúcho contou com o apoio dos mais de 48 mil torcedores que compareceram ao estádio do Maracanã para construir o placar necessário para garantir a classificação no tempo regulamentar.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Tendo a vantagem de avançar com o empate, a equipe do técnico Rogério Ceni se fechou na defesa e permitiu que o Tricolor das Laranjeiras comandasse as ações desde o primeiro minuto de partida. Porém, apesar das inúmeras oportunidades criadas, o Fluminense só conseguiu abrir o placar no início da etapa final, com o uruguaio Canobbio em cobrança de pênalti aos nove minutos.

Mas o 1 a 0 ainda não garantia a presença do time de Renato Gaúcho nas semifinais. E a classificação veio após novo gol que teve como origem uma jogada de bola parada. Aos 38 minutos, Canobbio levantou a bola na área em cobrança de falta e Thiago Silva testou com força para superar o goleiro Ronaldo e marcar o gol da classificação.

TNT Sports

Timão avança

Outra equipe a confirmar a presença nas semifinais da Copa do Brasil foi o Corinthians, que, jogando em Itaquera, bateu o Athletico-PR por 2 a 0 graças a gols de Gui Negão e Garro.

UOL Esportes

Homem é preso após esfaquear síndico no Bairro Jardins

Um homem foi preso em flagrante na manhã desta quarta-feira, 10, após tentar matar o síndico de um condomínio no Bairro Jardins, área nobre de Aracaju. A vítima foi agredida com uma arma branca e sofreu ferimentos.

Homem algemado
SSP Sergipe|Arquivo

A ocorrência foi registrada por volta das 11h, quando policiais militares do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) foram acionados pelo Ciosp. Ao chegarem ao condomínio, localizado na Avenida Jorge Amado, os agentes encontraram o agressor já contido por um morador.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segundo o relato do síndico à polícia, o suspeito prestava um serviço no imóvel quando, sem motivo aparente, o atacou. O agressor apresentava estado de desorientação e falas desconexas, sendo necessário o uso de algemas para garantir a segurança no local.

A equipe do BPTur isolou a cena do crime e prestou apoio à vítima. O suspeito foi encaminhado à 2ª Delegacia Metropolitana, juntamente com a arma apreendida, para a adoção das medidas legais.


NE Notícias, com informações da PMSE

Fux aponta cerceamento de defesa e vota por anular processo

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), acolheu nesta quarta-feira (10) a alegação de cerceamento de defesa usada pelos advogados dos réus da ação penal que trata de uma suposta trama golpista, que teria atuado para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder mesmo após derrota eleitoral em 2022. 

Ministro Luiz Fux, durante julgamento de Bolsonaro na 1ª Turma do STF - 10/09/2025
Gustavo Moreno|STF

Fux divergiu do relator, ministro Alexandre de Moraes, e de Flávio Dino, que votaram nesta terça (9) pela rejeição de todas as preliminares suscitadas pelos advogados, inclusive a de cerceamento de defesa. 

Para Fux, contudo, o imenso volume de dados anexado ao processo e o pouco tempo concedido para a análise dos mais de 70 terabytes em informação configurou um cerceamento de defesa, uma vez que os advogados dos réus não tiveram tempo hábil para verificar as provas

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O ministro votou para que isso resulte na anulação do processo até o momento do recebimento da denúncia, “em razão dessa disponibilidade tardia que apelidei de um tsunami de dados e que, no direito anglo-saxônico se denomina document dumping [acúmulo de documentos]. E sem indicação suficiente e antecedência minimamente razoável para a prática dos atos processuais”, disse. 

“Apenas em meados de maio, cerca de cinco dias antes do início da oitiva das testemunhas, a Polícia Federal enviou links de acesso para as defesas”, observou o ministro.

“Como se não bastasse, novos arquivos foram incluídos, no curso da instrução processual – inclusive em 15 de junho de 2025”. 

“Confesso que tive dificuldade para elaborar um voto imenso”, disse Fux.

Antes, o ministro já havia votado pela anulação de todo o processo, por entender que não é competência do Supremo julgar os réus envolvidos no caso, uma vez que nenhum deles possui foro privilegiado na Corte, se forem observadas as regras vigentes à época da prática dos crimes imputados.

Veja no vídeo abaixo:

Reprodução

Na terça (9), Moraes rejeitou essa questão preliminar afirmando que a grande quantidade de dados foi anexada ao processo a pedido das próprias defesas, ainda que boa parte desses arquivos não tenha sido útil para as investigações, a denúncia ou o juízo formado pelos ministros. 

Polícia Científica detalha morte da médica Daniele Barreto

A Polícia Científica (PCi) detalhou, nesta quarta-feira (10), os exames periciais feitos para analisar a causa da morte da médica Daniele Barreto, investigada como mandante do homicídio do advogado criminalista José Leal Rodrigues, em outubro do ano passado.

Agente da Perícia Criminal de Sergipe
Divulgação

Ela foi encontrada sem vida em uma cela individual do Presídio Feminino (Prefem), em Nossa Senhora do Socorro, na tarde desta terça-feira (9).

De acordo com o coordenador-geral de perícias, Vitor Barros, a PCi foi acionada para o atendimento de uma ocorrência de óbito na unidade prisional. “Chegando ao local do chamado, as equipes constataram o óbito. O corpo de Daniele Barreto foi encontrado em uma aparente cena de autoextermínio”, completou [vídeo mais abaixo].

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Diante da situação, as equipes iniciaram as perícias sobre a circunstância da morte. “Foram feitos os levantamentos iniciais das digitais encontradas na parede, na grade e na própria vítima. Também foram coletadas amostras de materiais genéticos abaixo das unhas e, em seguida, o corpo foi encaminhado ao IML”, especificou o coordenador-geral de perícias.

Após os exames no local, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). “Lá, foi feito o procedimento de necropsia, onde foi identificado o enforcamento, sem sinais de fratura que seriam compatíveis com alguma agressão de terceiros”, evidenciou.

NE Notícias

Também foi coletado material genético para saber se a vítima estava sob efeito de alguma substância no momento do óbito, e o material foi encaminhado ao Instituto de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF).

Todas as informações levantadas pela PCi serão encaminhadas em laudo pericial para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil.