O Flamengo retomou o caminho das vitórias para abrir quatro pontos de vantagem sobre o vice-líder do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (14) o triunfo foi sobre o Juventude, pelo placar de 2 a 0, em pleno estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
Gilvan de Souza|CRF
Com o triunfo fora de casa, que foi obtido com gols do meia uruguaio Arrascaeta (aos 30 minutos do primeiro tempo) e do lateral Emerson Royal (aos 41 da etapa final), o Rubro-Negro da Gávea chegou aos 50 pontos, fechando a 23ª rodada da competição com quatro pontos de vantagem sobre o vice-líder Palmeiras, que no último sábado goleou o Internacional pelo placar de 4 a 1.
Prime Sports
Vitória no Morumbis
O São Paulo se deu melhor que o Botafogo no estádio do Morumbis e venceu pelo placar de 1 a 0. O único gol da partida saiu dos pés do atacante Dinenno logo aos seis minutos da etapa inicial.
Com a vitória dentro de casa o Tricolor paulista ganhou força na busca por um lugar no G4. Agora ocupa a 7ª colocação com 35 pontos, três a menos do que o Mirassol, o atual quarto colocado na classificação e que derrotou o Grêmio no último sábado (13).
Já o Glorioso de General Severiano estacionou nos 35 pontos com o revés, na 6ª colocação.
UOL
Outros resultados:
Bragantino 1 x 1 Sport Atlético-MG 1 x 1 Santos
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Adutora rompe de novo e agrava crise de água em Sergipe
A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) informa que houve uma nova ruptura na mesma linha da Adutora do São Francisco, no município de Capela, pouco depois da liberação para o pleno retorno do fornecimento de água tratada para a Estação de Tratamento João Ednaldo, em Nossa Senhora do Socorro.
Rompimento da Adutora do São Francisco
As equipes da companhia continuarão no local, trabalhando incessantemente, sem interrupção, até que o problema seja solucionado em definitivo, no mais curto espaço de tempo.
Um Comitê de Crise foi acionado, com a participação do Gabinete do Governador, das Secretarias de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi) e da Comunicação (Secom), Deso, Iguá, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, e tem acompanhado passo a passo a resolução dessa questão.
A Deso agradece a compreensão da população sergipana e reforça seu compromisso com a continuidade e a eficiência dos serviços prestados.
Assessoria
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Falta água em Aracaju: Prefeitura cobra providências da Iguá
A Prefeitura de Aracaju informa que, diante do rompimento da adutora que deixou 42 bairros sem abastecimento de água desde a noite de sexta-feira (12), solicitou à Iguá Saneamento informações detalhadas sobre as providências já adotadas e as medidas preventivas para evitar novos incidentes.
Ana Lícia Menezes|PMA
Até o momento, não há previsão para a normalização do abastecimento. A administração municipal requisitou ainda à concessionária a apresentação de um plano emergencial com cronograma de execução e alternativas de atendimento, como carros-pipa e pontos de distribuição, priorizando unidades de saúde, abrigos e demais serviços essenciais. A Prefeitura reforça, também, a importância de manter a população informada em tempo real, com canais de comunicação claros e atualizações constantes sobre a recuperação do serviço.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A Prefeitura de Aracaju solicitou ao Governo do Estado, por meio da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), responsável pela fiscalização do contrato de concessão, que acompanhe o cumprimento das obrigações da concessionária e adote as medidas necessárias para que o abastecimento seja restabelecido com a máxima urgência.
A administração municipal destaca que a interrupção prolongada do fornecimento de água compromete a rotina dos moradores e impacta significativamente a economia local, em especial hotéis, bares, restaurantes e demais atividades que dependem do abastecimento para manter padrões de qualidade e segurança.
Prefeitura de Aracaju
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Morre Hermeto Pascoal, ícone da musica brasileira
Morreu neste sábado (13), aos 89 anos, o músico Hermeto Pascoal, um dos maiores nomes da música instrumental brasileira e reconhecido internacionalmente por sua genialidade e inovação sonora.
A notícia foi confirmada pelas redes sociais oficiais do artista, onde foi publicada uma mensagem emocionada:
Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música. No exato momento da passagem, seu Grupo estava no palco, como ele gostaria: fazendo som e música. Como ele sempre nos ensinou, não deixemos a tristeza tomar conta: escutemos o vento, o canto dos pássaros, o copo d’água, a cachoeira, a música universal segue viva… Quem desejar homenageá-lo, deixe soar uma nota no instrumento, na voz, na chaleira e ofereça ao universo. É assim que ele gostaria. Gratidão por todo carinho ao longo do caminho.
A causa da morte não foi divulgada. Hermeto estava internado em um hospital no Rio de Janeiro.
Velório
O velório do artista será realizado nesta segunda-feira (15), na Areninha Cultural Hermeto Pascoal, em Bangu, no Rio de Janeiro.
A cerimônia será aberta ao público das 14h às 21h.
Biografia
Nascido em 22 de junho de 1936, no povoado Olho d’água, que pertence ao município de Lagoa da Canoa, na região de Arapiraca (AL), Hermeto Pascoal era autodidata. Começou a tocar acordeon e flauta ainda na infância, e aos 15 anos já atuava como músico profissional, mudando-se com o irmão para o Recife em busca de oportunidades.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Considerado um gênio da música experimental, Hermeto ficou conhecido por transformar sons do cotidiano em arte — desde o barulho da água até o sopro do vento.
Sua carreira atravessou fronteiras, com colaborações internacionais e reconhecimento mundial. Ao longo da vida, recebeu diversos prêmios, entre eles o Grammy Latino, conquistado em três oportunidades.
Em 2024, aos 88 anos, lançou o disco de músicas inéditas Pra você, Ilza, uma homenagem à esposa Ilza da Silva, com quem foi casado por mais de 40 anos. Juntos, tiveram seis filhos. Hermeto também deixa 13 netos e 10 bisnetos.
Reprodução
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Palmeiras joga em ritmo de treino e goleia o Inter
No o ritmo do atacante Vitor Roque, o Palmeiras goleou o Internacional por 4 a 1, neste sábado (13) no Allianz Parque, e colou no atual líder do Campeonato Brasileiro, o Flamengo, que mede forças com o Juventude no próximo domingo (14) no estádio Alfredo Jaconi.
Cesar Greco|Palmeiras by Canon
Com o triunfo, o Verdão assumiu a vice-liderança da competição com 46 pontos, a apenas um do Rubro-Negro da Gávea. Além disso, a equipe comandada pelo técnico Abel Ferreira fica atenta ao Cruzeiro, que, com 44 pontos, ainda mede forças com o Bahia nesta 23ª rodada e pode reassumir a vice-liderança em caso de vitória.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Mas, independente dos resultados de Flamengo e Cruzeiro, o torcedor do Palmeiras ficou muito feliz nesta 23ª rodada. E o principal responsável pelo triunfo do Verdão foi o atacante Vitor Roque, que marcou três gols, aos 3, aos 23 e aos 42 minutos do primeiro tempo. Ainda na etapa inicial, a equipe paulista marcou mais um com Lucas Evangelista aos 28 minutos.
O Internacional só conseguiu marcar o seu gol de honra na segunda etapa, aos 26 minutos com Carbonero.
UOL Esportes
Vitória do Timão
O Corinthians derrotou o Fluminense por 1 a 0 no estádio do Maracanã. Com este triunfo o Timão assumiu a 9ª colocação com 29 pontos. Já o Tricolor das Laranjeiras permanece com 28 pontos, agora na 10ª colocação.
Outros resultados:
Grêmio 0 x 1 Mirassol Fortaleza 2 x 0 Vitória
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Jair Bolsonaro pode ser preso até dezembro
O ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados condenados na ação penal da trama golpista podem começar a cumprir as penas até dezembro deste ano. De acordo com fontes do Supremo Tribunal Federal (STF) ouvidas pela Agência Brasil, a execução das penas pode ocorrer no fim deste ano se os recursos das defesas forem rejeitados pela Corte.
Gustavo Moreno|STF
Na quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo condenou o ex-presidente e seus aliados a penas que variam entre 16 e 27 anos de prisão em regime fechado.
O cumprimento das penas não é imediato porque os réus ainda podem recorrer da decisão e tentar reverter as condenações.
Recursos
Com o fim do julgamento, o Supremo tem até 60 dias para publicar o acórdão do julgamento, documento que contém os votos proferidos pelos ministros. Com a publicação do acórdão, as defesas terão cinco dias para apresentar os chamados embargos de declaração, recurso que tem objetivo de esclarecer omissões e contradições no texto final do julgamento.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Em geral, esse tipo de recurso não tem poder para rever o resultado do julgamento e costuma ser rejeitado. A previsão é de que o recurso possa ser julgado pela própria turma, que condenou os réus, entre os meses de novembro e dezembro.
Se os recursos forem rejeitados, o Supremo vai determinar a execução imediata das penas. Como o placar da votação foi de 4 votos a 1 pelas condenações, os réus não terão direito a levar o caso para o plenário.
Para conseguir que o caso fosse julgado pelo pleno, eles precisariam de, pelo menos, dois votos pela absolvição, ou seja, placar mínimo de 3 votos a 2. Nesse caso, os embargos infringentes poderiam ser protocolados contra a decisão.
Local de prisão
Se as penas forem executadas, os réus não devem ficar em celas comuns. Oficiais do Exército têm direito à prisão especial, de acordo com o Código de Processo Penal (CPP).
Entre os condenados, quatro militares são do Exército, um da Marinha e dois delegados da Polícia Federal, que também podem ser beneficiados pela restrição.
Antonio Augusto|STF
As celas especiais estão localizadas no presídio da Papuda, localizado na região administrativa do Jardim Botânico (DF); na superintendência da Polícia Federal ou nas instalações do Comando Militar do Planalto (CMP), em Brasília.
A decisão sobre o local de cumprimento das penas será do ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal da trama golpista.
Prisão domiciliar
O ex-presidente Bolsonaro também poderá cumprir a pena em casa em função dos problemas de saúde, decorrentes da facada desferida contra ele na campanha eleitoral de 2018.
Contudo, a medida também não é automática e deverá ser avaliada pelo ministro Alexandre de Moraes, caso seja solicitada pela defesa.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Bolsonaro já está em prisão domiciliar, mas a medida foi determinada pelo ministro em outro processo, o da investigação sobre o tarifaço dos Estados Unidos contra o Brasil.
Réus e suas patentes
Alexandre Ramagem (delegado da PF e deputado federal), ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
Almir Garnier (almirante), ex-comandante da Marinha;
Anderson Torres (delegado da PF), ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal;
Augusto Heleno (general), ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
Jair Bolsonaro (capitão);
Paulo Sérgio Nogueira (general), ex-ministro da Defesa;
Walter Braga Netto (general), ex-ministro de Bolsonaro e candidato à vice na chapa de 2022.
O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, que é tenente-coronel do Exército, assinou acordo de delação premiada com a Polícia Federal e não vai cumprir pena.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Moana Valadares foi candidata a vereadora porque Amorim quis
A vereadora de Aracaju Moana Valadares, que acaba de assumir o PL em Sergipe, foi candidata ao cargo, em 2024, porque o presidente da época, Edvan Amorim, deixou.
Muita gente reclamou publicamente, inclusive no partido.
Reprodução
Ela é mulher do deputado federal Rodrigo Valadares, que assumirá o partido em abril, assim que deixar o União.
A composição para a direção da legenda no estado deixou de fora lideranças como o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, e a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa.
Valdélio Santos Silva assume a primeira vice-presidência, e Lúcio Flávio, a segunda.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Outro rompimento de adutora afeta Aracaju, Socorro e Barra
A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) comunica que, no início da noite desta sexta-feira, 12, foi detectada uma redução súbita e significativa na vazão de água recebida na Estação de Tratamento João Arnaldo, em Nossa Senhora do Socorro.
Jorge Henrique / Arquivo ASN
Foi identificado e localizado um rompimento na adutora do São Francisco, em um trecho no município de Capela, no leste sergipano.
Equipes de manutenção estão em campo para proceder o reparo ao dano. Por conta da ocorrência, a produção de água no sistema foi paralisada preventivamente, o que impactará no fornecimento de água tratada à concessionária Iguá para abastecimento nos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro.
A Deso manterá o monitoramento contínuo da adutora e informará a evolução dos trabalhos e o prazo estimado para a normalização do abastecimento assim que possível. A orientação é que a população faça uso consciente de água, para evitar o desabastecimento.
Deso
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Condenação no STF deixa Bolsonaro inelegível até 2060
O ex-presidente Jair Bolsonaro pode ficar inelegível até 2060 em função da condenação na ação penal da trama golpista. Por 4 votos a 1, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta quinta-feira (11) o ex-presidente a 27 anos e três meses de prisão pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.
Valter Campanato|Agência Brasil
Com a condenação, Bolsonaro fica inelegível com base na Lei da Ficha Limpa. De acordo com a atual redação da norma, quem é condenado por decisão judicial colegiada fica impedido de disputar as eleições pelo prazo de oito após o cumprimento da pena.
Dessa forma, o ex-presidente está inelegível até 2060. Nesse pleito, Bolsonaro teria 105 anos. Atualmente, ele tem 70.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Bolsonaro já está inelegível até 2030 por ter sido condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e econômico.
A condenação ocorreu pela reunião realizada com embaixadores, em julho de 2022, no Palácio da Alvorada, para atacar o sistema eletrônico de votação, episódio que foi incluído na ação penal da tentativa de golpe de Estado e citado pelo relator como um dos “atos executórios” da trama.
Nova lei
Na semana passada, o Senado aprovou uma mudança na Lei da Ficha Limpa para reduzir o tempo de inelegibilidade. A nova regra está no PLP 192/2023 e já foi enviada ao Palácio do Planalto para sanção ou veto presidencial.
Se a matéria for sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o prazo da inelegibilidade de Bolsonaro pode acabar em 2033, pois os oito anos de inelegibilidade começariam a contar a partir da data da condenação, ocorrida ontem.
Anistia
Com o atual cenário, Bolsonaro só deve voltar a disputar as eleições com a aprovação de uma lei pelo Congresso para anistiar a condenação na ação da trama golpista.
Dessa forma, apoiadores do ex-presidente na Câmara dos Deputados devem iniciar na próxima semana as articulações para convencer o presidente da Casa, Hugo Motta, a colocar a matéria em votação.
UOL
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Doze municípios de Sergipe sem água
A Iguá Sergipe informou nesta sexta-feira (12), que um rompimento na Adutora do Semiárido provocou a interrupção no abastecimento de água em 12 municípios e povoados do Sertão.
Brenda Monteiro|Deso
A empresa informou que as cidades afetadas são Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha, Nossa Senhora Aparecida, Frei Paulo, Carira, Pinhão, Pedra Mole, Feira Nova, Graccho Cardoso, Aquidabã, Poço Redondo e São Miguel do Aleixo.
A Iguá reforça que equipes operacionais estão atuando no reparo para reduzir os impactos na região e a previsão é que o fornecimento seja restabelecido de forma gradativa a partir das 23 horas de hoje.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Em caráter emergencial, a empresa disponibilizou caminhões-pipa para atender a população. A Iguá também recomenda o uso consciente da água armazenada, evitando desperdícios e priorizando atividades essenciais.
Mais informações podem ser obtidas pelos canais oficiais de atendimento: telefone e WhatsApp 0800-400-4482, agência digital www.digiigua.igua.com.br ou aplicativo Digi Iguá.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais: