Crise da água chega ao fim; abastecimento é retomado

A crise hídrica que afetou a Grande Aracaju desde a última sexta-feira, 12, chegou ao fim. Os serviços de reparo no segundo trecho rompido da Adutora do São Francisco, no município de Capela, foram finalizados no final da tarde desta segunda-feira, 15.

Trabalhador da Deso trabalhando em tubulação da Adutora do São Francisco, em Sergipe
Deso|Divulgação

A água, no entanto, chegará de forma gradual à população. Segundo as equipes técnicas, as bombas do sistema precisam ser religadas aos poucos para que a rede ganhe pressão com segurança.

Para corrigir o problema em definitivo, as equipes concluíram a soldagem da estrutura e instalaram vigas de sustentação em trechos estratégicos, garantindo mais travamento e reduzindo vibrações que poderiam causar novos incidentes.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Como reforço adicional, a tubulação foi coberta com um “colchão de terra” para aumentar a estabilidade, a segurança e a durabilidade da estrutura, assim diz o governo.

Rompimento

A crise começou na última sexta-feira, 12, quando a adutora principal, de 1.200 milímetros, se rompeu após o desabamento da estrutura de concreto que a sustentava. O problema se agravou no domingo, 14, com uma nova ruptura logo após o primeiro conserto. O impacto atingiu diretamente 881 mil pessoas em cerca de 280 mil residências em Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros.

Crise

Para mitigar os danos, o Governo de Sergipe acionou um comitê de gerenciamento de crise. Uma adutora alternativa foi utilizada para desviar parte da água e manter o fornecimento gradual em alguns bairros. Além disso, caminhões-pipa foram mobilizados para abastecer prioritariamente serviços essenciais como hospitais, escolas e postos de saúde.

E aí, leitor(a), chegou água em sua casa?


NE Notícias, da redação

Dono de posto é levado à delegacia por fraude em bomba de GNV

Uma bomba de GNV foi interditada e cerca de 100 produtos automobilísticos vencidos foram apreendidos em um posto de combustíveis na Avenida Tancredo Neves, em Aracaju, nesta segunda-feira (15). A ação fez parte da Operação Abastecimento Seguro.

Dono de posto de combustível em Aracaju é levado à delegacia por fraude em bomba de GNV
ITPS|Divulgação

Segundo o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), o equipamento de GNV estava com dois bicos irregulares. A fraude fazia com que o consumidor pagasse por uma quantidade de gás maior do que a que era efetivamente colocada no tanque do veículo.

Entre os produtos vencidos encontrados no local estavam óleos lubrificantes, fluidos, limpadores e graxas.

O responsável pelo estabelecimento foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos e poderá ser multado pelas infrações.


NE Notícias, da redação

Câmara autoriza concurso

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados autorizou a realização de concurso público para o provimento de cargos efetivos na Casa.

Escrevendo no papel
Pixabay

A decisão foi anunciada na quinta-feira (11) pelo presidente Hugo Motta, em cerimônia de apresentação da nova gestão e da agenda 2025-2027, e publicada horas depois em edição extra do Diário da Câmara dos Deputados.

As vagas serão para os seguintes cargos:

Analista Legislativo, nas atribuições:

⦁ Registro e Redação
⦁ Processo Legislativo e Gestão
⦁ Comunicação Social
⦁ Documentação e Informação Legislativa
⦁ Museólogo
⦁ Engenheiro
⦁ Médico

Técnico Legislativo, nas atribuições:

⦁ Policial Legislativo Federal
⦁ Assistente Legislativo e Administrativo

A quantidade de vagas para provimento imediato e de cadastro de reserva deverá ser definida em edital.

Ônibus atinge poste e causa apagão em bairro de Aracaju

Um ônibus do transporte coletivo colidiu com um poste no bairro Aruana, em Aracaju, na manhã desta segunda-feira, 15. O acidente impactou o fornecimento de energia na região, deixando mais de 60 unidades consumidoras sem luz, segundo informou a Energisa.

Ônibus colide com poste em Aracaju
Redes sociais|Reprodução

A concessionária de energia afirmou que equipes foram acionadas e, no início da tarde, o serviço já estava quase 100% normalizado para os clientes afetados.

A empresa VRS, responsável pelo veículo, comunicou que o motorista teve uma queda de pressão e acabou perdendo o controle da direção. Apesar do susto, não houve feridos. O motorista se recupera bem.


NE Notícias, da redação

STF: julgamento do indulto de Bolsonaro

Após ter suspendido as sessões plenárias na semana passada, em meio ao julgamento que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro por golpe de Estado, o Supremo Tribunal Federal (STF) tem como primeiro item na pauta de julgamentos da próxima quarta-feira (17) o indulto concedido pelo próprio Bolsonaro aos policiais militares condenados pelo Massacre do Carandiru.

Plenário do STF
Antonio Augusto|STF

Ocorrido em 1992, o massacre resultou da invasão do presídio do Carandiru (hoje desativado), em São Paulo, por mais de 300 policiais militares, que abriram fogo contra os detentos em rebelião. A operação resultou na morte de 111 presos.

Após serem denunciados pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP), com alguns sendo levados a júri popular, ao final 74 policiais militares foram condenados pelos assassinatos dos detentos no pavilhão 9 da casa de detenção de São Paulo. As penas variaram de 48 a 624 anos de prisão.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em dezembro de 2022, entretanto, meses após o massacre ter completado 30 anos, Bolsonaro editou um decreto de indulto natalino para perdoar, de forma ampla, agentes de segurança pública que tivessem sido condenados por fatos ocorridos há mais de 30 anos, caso o crime não fosse considerado hediondo na época em que foi praticado.

Logo após a publicação do decreto, o MPSP acionou a Procuradoria-Geral da República (PGR), que em seguida pediu ao Supremo para suspender os efeitos do indulto enquanto analisasse se o decreto estava de acordo com a Constituição. Então presidente do Supremo, a ministro Rosa Weber, hoje aposentada, suspendeu os efeitos do indulto em janeiro de 2023.

Desde então, o tema aguarda julgamento de mérito, ou seja, definitivo. A ação direta de inconstitucionalidade (ADI) aberta pela PGR chegou a ser colocada em pauta no ano passado, mas acabou não sendo chamada a julgamento.

Complexo Carandiru visto de cima
Complexo Carandiru — Foto: João Wainer/Espaço Memória Carandiru

A PGR alega desvio de finalidade no decreto presidencial, por ter sido editado para beneficiar especificamente os envolvidos no Massacre do Carandiru. O órgão também sustenta a inconstitucionalidade da ordem, por violar dispositivos da Convenção Americana sobre Direitos Humanos, mais conhecida como Pacto de San José da Costa Rica.

Esterilização voluntária

Consta também na pauta desta semana a retomada do julgamento sobre os critérios para esterilização voluntária estabelecidos na Lei de Planejamento Familiar (Lei 9.263/1996), segundo a qual o procedimento somente pode ser feito por quem tiver mais de 21 anos de idade ou ao menos dois filhos vivos.

O PSB questionou tais critérios em uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI), alegando violação ao direito de personalidade e de tomar decisões livres e autônomas sobre os próprios corpos e a fertilidade.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O julgamento do tema já começou em sessões anteriores, e o placar se encontra em 4 votos a 3 para que somente a idade mínima de 18 anos seja exigida pelos sistemas de saúde público e privado de mulheres e homens que querem realizar procedimentos de laqueadura ou vasectomia.

Até o momento, prevalece o voto do relator, ministro Nunes Marques, para quem a capacidade civil plena, atingida aos 18 anos de idade, deve ser o único critério para autorizar ou não a esterilização voluntária. Ele foi seguido pelos ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino e Edson Fachin.

Até o momento, divergiram os ministros Alexandre de Moraes, André Mendonça e Luiz Fux, que votaram pela manutenção dos critérios atuais e de forma cumulativa, isto é, a exigência de 21 anos de idade e de dois filhos vivos devem ser observadas ao mesmo tempo.

A análise mais recente da ADI ocorreu no plenário virtual, em sessão realizada em junho deste ano, quando Dino pediu destaque da ação, isto é, pediu que ela fosse remetida para debate no plenário físico.

Água: Reabastecimento na Grande Aracaju

Com as medidas emergenciais definidas pelo Comitê de Gerenciamento de Crises do Governo do Estado, foi acionada a adutora alternativa de 1.000 milímetros, que permite o desvio parcial da água e já possibilita o abastecimento gradual em alguns bairros da Grande Aracaju.

Abastecimento de água em Aracaju por meio de caminhão pipa
Marcos Rodrigues|ASN

No início da manhã desta segunda-feira, 15, alguns bairros estão sendo abastecidos. Em Aracaju, estão sendo atendidos total ou parcialmente: Porto Dantas, Cidade Nova, Coroa do Meio, Inácio Barbosa, Siqueira Campos, Soledade, Lamarão, Japãozinho, Santos Dumont, Bugio, Jardim Centenário, Olaria, Luzia, Grageru, Jardins, Santa Maria, Atalaia, Aeroporto, 13 de Julho, Salgado Filho, Farolândia, Zona de Expansão e São José.

Em Nossa Senhora do Socorro, todos os bairros estão abastecidos total ou parcialmente nesta segunda-feira. Já na Barra dos Coqueiros, todas as localidades foram atendidas na noite do último domingo. 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O abastecimento está sendo feito em esquema de rodízio, com atualizações periódicas dos bairros antendidos, a fim de garantir o maior número de residências com água. Além do reabastecimento proporcionado pela segunda linha da adutora, estão sendo priorizados os serviços essenciais, como hospitais, escolas e postos de saúde.

O Governo de Sergipe está atuando ininterruptamente com suas equipes técnicas e Comitê de Gerenciamento de Crises ativo para, o mais breve possível, restabelecer por completo o abastecimento nos municípios afetados. Também foram disponibilizados 82 caminhões-pipa para garantir o atendimento emergencial da população.


Assessoria de Comunicação

CALENDÁRIO ESTADUAL: Pagamento a servidores

O Governo de Sergipe informa que terá início no dia 29 de setembro o pagamento dos servidores do Poder Executivo estadual.

Governo do Estado anuncia calendário de pagamento dos servidores
Pagamento dos servidores do Estado – Erick O’Hara|ASN

Na segunda, dia 29, receberão os aposentados e pensionistas. No dia 30, terça-feira, é a vez dos servidores das demais secretarias, empresas, autarquias e fundações receberem os seus vencimentos.    

Os aniversariantes do mês de setembro receberão também o valor correspondente à primeira parcela do décimo terceiro. 

O pagamento representa uma injeção de mais de R$ 510 milhões na economia sergipana. É importante destacar que os valores serão creditados ao longo dos respectivos dias.

Dono de food park indiciado em Aracaju

O proprietário e o administrador de um food park na Orla de Atalaia, em Aracaju, foram indiciados pela Polícia Civil pelo crime de maus-tratos a animais. A ação, realizada na última terça-feira (9) pela Delegacia Especializada de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama) em conjunto com o Ibama, resgatou peixes ornamentais e o corpo de uma arraia em decomposição [vídeo mais abaixo].

Viatura da Delegacia Especializada de Proteção Animal e Meio Ambiente (DEPAMA)
DEPAMA

Durante a operação, os investigadores encontraram um aquário, que servia de atração no local, em estado de grave abandono. A água estava turva, fétida e com o nível muito abaixo do ideal. Dentro do tanque, o corpo de uma arraia negra (arraia xingu) já em putrefação servia de alimento para os peixes sobreviventes, das espécies lambari, mato grosso e bagre.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Diante da cena, o delegado Flávio Albuquerque, da Depama, acionou a perícia criminal. A necropsia do animal será realizada para confirmar as causas da morte e fortalecer as provas do crime. Os peixes resgatados foram encaminhados ao Oceanário de Aracaju para receberem os cuidados necessários.

Além do indiciamento criminal, o Ibama autuou o proprietário do estabelecimento com uma multa administrativa de R$ 3 mil. O caso, que chocou frequentadores e defensores da causa animal, será encaminhado ao Poder Judiciário.

A Polícia Civil reforça que denúncias sobre maus-tratos a animais podem ser feitas de forma sigilosa pelo Disque-Denúncia (181).


NE Notícias, com informações da Polícia Civil

O caos da água: Governador na Itália e conta mais cara

A crise hídrica em Sergipe entra em seu quarto dia, e a paciência do povo parece secar junto com as torneiras. Na edição desta segunda-feira (15) de ‘As Rapidinhas’, a repercussão do desabastecimento, com direito a viagem internacional e críticas à gestão da crise.

Operação Carro Pipa em Sergipe
Sedurbi|Arquivo

INCONSTITUCIONAIS

A imprensa caolha continua falando muito em anistia e indulto ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Perda de tempo! Ambos são inconstitucionais.

SEM ÁGUA I

Muita gente que tanto pediu a privatização da Deso, está sem água agora!

SEM ÁGUA II

Mais de 280 mil imóveis na Grande Aracaju estão sem água desde a última sexta-feira (12).

72 HORAS…

Após 72 horas, o governador em exercício, Zezinho Sobral, resolveu ir até o local do rompimento da Adutora do São Francisco.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

CONTA

A conta de água deste mês da empresa Iguá Sergipe chega nas casas dos sergipanos com um aumento de 7,837%.

SEM DINHEIRO

A Prefeitura de Aracaju continua sem dinheiro federal para bancar 30 ônibus elétricos.

BANHEIRO

Em junho deste ano, o governador Fábio Mitidieri ofereceu banheiro para quem estivesse sem água. Veja aqui.

PRÉ-CAJU

Quem hoje festeja a realização do Pré-Caju, já foi contra a mudança!

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

ANISTIA

O PSD, do governador de Sergipe, apoia projeto de anistia, menos para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

PASSEIO

Enquanto o povo continua sem água, o governador de Sergipe “passeia na Itália com a mulher e grande comitiva”, disse o jornalista Gilvan Manoel, no Jornal do Dia.

SEM GÁS

Parada programada para manutenção de gasoduto nos dias 16 e 17 de setembro causará interrupção temporária no fornecimento de gás natural em alguns postos de combustíveis de Aracaju.

ENQUETE

De quem é a culpa da falta d'água?

  • Deso (17%, 23 Votos)
  • Governo de Sergipe (68%, 94 Votos)
  • Iguá (7%, 9 Votos)
  • Nenhum deles (9%, 12 Votos)

Total de Participantes:: 138

Carregando ... Carregando ...

A enquete ficará aberta para votação até a próxima quarta-feira (17).

Reparo em adutora segue sem previsão; 82 carros-pipa atuam

Equipes da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) atuaram durante toda noite desse domingo, 14, nos trabalhos de reparo do novo rompimento registrado na linha da Adutora do São Francisco, no município de Capela.

Equipes da Deso trabalhando para recuperar rompimento na Adutora do São Francisco
Equipes trabalhando na recuperação da Adutora do São Francisco

O trabalho continua ininterrupto até que a adutora seja recuperada por completo, com pleno fornecimento de água tratada para abastecimento da população dos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro. 

Nesta segunda-feira, 15, o governador em exercício, Zezinho Sobral, e representantes da Deso e da Iguá estarão no local do rompimento, verificando a realização dos serviços de recuperação, onde, também, atenderão a imprensa, para dar mais informações sobre os trabalhos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Oitenta e dois carros-pipa farão o abastecimento emergencial de diversas localidades afetadas pelos rompimentos.

O Comitê de Gerenciamento de Crise do Governo do Estado – com a participação do Gabinete do Governador, das Secretarias de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi) e da Comunicação (Secom), Deso, Iguá, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros – segue acompanhando o andamento dos trabalhos, até a completa resolução do problema.


Assessoria de Comunicação