DEPUTADOS VOTARAM A FAVOR: PEC da Blindagem para os estaduais

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3, de 2021, que dificulta a abertura de processos criminais contra deputados federais e senadores se estende também aos parlamentares estaduais e distritais. Pela PEC aprovada na Câmara, a Justiça só pode processar penalmente os parlamentares com prévia autorização da Casa legislativa.

Plenário da Câmara Federal
Sessão Plenário – Foto: Bruno Spada ⏐ Câmara dos Deputados

Apesar de a proposta não citar expressamente os deputados estaduais, a extensão desse benefício aos parlamentares dos estados e do Distrito Federal ocorre porque o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em julgamento finalizado em janeiro de 2023, que as imunidades previstas na Constituição também valem para os deputados locais.

O tema foi tratado nas Ações Direitas de Inconstitucionalidade (ADIs) 5.824 e 5.825 apresentadas pela Associação de Magistrados Brasileiros (AMB). Nas ações, a entidade questionou as Constituições do Rio de Janeiro (RJ) e Mato Grosso (MT) que determinavam a extensão das imunidades previstas aos deputados federais e senadores.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Por seis votos contra cinco, o Supremo entendeu que o legislador constituinte estendeu, expressamente, as imunidades formais do artigo 53 aos parlamentares estaduais, conforme expresso no parágrafo 1º do artigo 27 da Constituição.

“Será de quatro anos o mandato dos deputados estaduais, aplicando-lhes as regras desta Constituição sobre sistema eleitoral, inviolabilidade, imunidades, remuneração, perda de mandato, licença, impedimentos e incorporação às Forças Armadas”, afirma o dispositivo constitucional citado.

“Assim, os estados e o Distrito Federal devem seguir obrigatoriamente as garantias previstas em nível federal a deputados e senadores”, informou o STF.

O professor de direito constitucional Henderson Fürst reforçou à Agência Brasil que o entendimento da Corte é que as regras de imunidades se estendem aos deputados estaduais.

Mas não se estendem aos vereadores. Numa eventual ADI, isso pode ter efeitos modulados cautelarmente”, ponderou. Ou seja, caso seja apresentada nova ação de inconstitucionalidade, o STF pode ser obrigado a revisar sua decisão e ajustar a decisão anterior.

A organização não governamental Transparência Internacional ponderou que, enquanto vigoraram regras semelhantes às da PEC da Blindagem, entre 1988 e 2001, foram inviabilizadas 253 investigações contra parlamentares, contra apenas uma autorizada.

“A proposta aprovada pela Câmara ainda agrava os crescentes riscos de infiltração do crime organizado na política local, já que dificulta as investigações contra deputados estaduais”, informou, em nota, a organização.

Os parlamentares favoráveis à PEC justificaram que a medida visa garantir o exercício do mandato parlamentar diante de suposta “perseguição política” movida pelo Poder Judiciário.

Assista aos discursos:

Reprodução

Investigado morre em confronto com a polícia de Sergipe

Na manhã desta quarta-feira (17), a Polícia Civil e a Polícia Militar de Sergipe deflagraram a Operação Jararaca no município de Poço Redondo, no sertão sergipano, em torno do enfrentamento ao tráfico de drogas e homicídios na região.

Investigado morre em confronto com a polícia durante operação Sergipe
Divulgação

Durante a ação, um adolescente foi apreendido por ato infracional de homicídio ocorrido em 2024. Além disso, foram apreendidas duas armas de fogo, munições, drogas e microtubos utilizados para acondicionamento de entorpecentes. Ainda durante a ação, um investigado entrou em confronto, foi socorrido, mas veio a óbito.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

De acordo com o delegado Antônio Gledson, a operação foi fundamentada em duas grandes investigações. A primeira delas apura um outro homicídio ocorrido em abril de 2025, na comunidade Salitrado, zona rural de Poço Redondo.

O crime, segundo as apurações, foi cometido por um sobrinho que matou o próprio tio com disparos de espingarda, após uma discussão envolvendo um pé de mandacaru. O local do fato situa-se nas imediações do povoado Santa Rosa do Ermírio, área marcada por uma população trabalhadora, mas que historicamente sofre com crimes de ímpeto”, detalhou.

Investigado morre em confronto com a polícia durante operação Sergipe; Operação Jararaca também resultou na apreensão de um adolescente, armas e drogas no sertão
Divulgação

A segunda linha investigativa envolve o tráfico de drogas na sede do município, especialmente no bairro São José, onde atua um grupo criminoso responsável por impor medo na comunidade. “Os integrantes são, em sua maioria, jovens com antecedentes criminais por tráfico, tentativa de homicídio, porte ilegal de arma de fogo e roubo”, acrescentou o delegado Antônio Gledson.

O nome da operação faz referência à jararaca, animal típico da região, conhecido por sua ação rápida, precisa e discreta — características que simbolizam a estratégia policial empregada na ofensiva.

Deputado sergipano que responde ação criminal votou na PEC da Blindagem

O deputado Gustinho Ribeiro, de Lagarto, foi condenado por improbidade administrativa devido ao desvio de verbas de subvenções da Assembleia Legislativa de Sergipe durante o mandato de 2011 a 2014.

Deputado Gustinho Ribeiro
Gustinho Ribeiro – Foto: Vinicius Loures|Câmara dos Deputados

Em 2023, o Tribunal de Justiça de Sergipe confirmou a decisão que determinou a perda do mandato de Gustinho Ribeiro.

Ele foi um dos deputados da bancada sergipana que, na noite desta terça-feira (16), votaram a favor da ‘PEC da Blindagem’ na Câmara Federal [veja os nomes aqui].

O caso de Gustinho ainda tramita nas instâncias superiores, com recursos apresentados pela defesa. Além disso, o deputado responde a uma ação criminal por corrupção passiva.

Este espaço permanece aberto para manifestações das partes interessadas sobre o assunto.

Três presos por homicídio contra ex-jogador de futebol

Na manhã desta quarta-feira (17), a Polícia Civil de Sergipe, por meio do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), com auxílio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol), deflagrou a Operação Iter Occultum e cumpriu três mandados de prisão preventiva contra Fábio Messias Oliveira, 38 anos; Jeová Messias, 63 anos; e Diego Oliveira de Carvalho, 32 anos.

Três presos por homicídio contra ex-jogador em Sergipe
Reprodução

Os investigados pelo homicídio do ex-jogador de futebol Marcelo Alves de Carvalho, 34 anos, foram localizados em uma casa de veraneio, na Praia Azul, município de Pitimbu, litoral sul da Paraíba. As prisões contaram com apoio operacional da Unidade de Inteligência da Polícia Civil da Paraíba (Unintelpol/PCPB), Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco/PCPB), Grupo de Operações Especiais (GOE/PCPB) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com as investigações, o ex-jogador foi assassinado a tiros na noite de 8 de junho de 2025, no município de Umbaúba, região centro-sul de Sergipe. O crime ocorreu após uma discussão entre a vítima e um ex-namorado de sua companheira. Marcelo foi atingido por diversos disparos de arma de fogo, principalmente na região da cabeça [vídeo mais abaixo].

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

No dia do homicídio, as forças de segurança realizaram diligências imediatas e apreenderam, em uma das residências ligadas aos investigados, uma pistola calibre .40, um fuzil calibre 5,56, duas espingardas, uma carabina, além de carregadores e munições de diversos calibres. Um homem chegou a ser preso em flagrante por transportar armas de fogo.

Após o crime, os suspeitos fugiram passando por diversos municípios dos estados de Sergipe, Bahia, Pernambuco e Paraíba. A investigação percorreu mais de 15 cidades até que os envolvidos fossem localizados e presos.

NE Notícias

As investigações continuam com o objetivo de identificar e responsabilizar outras pessoas que possam ter dado suporte aos investigados durante o período em que estiveram foragidos. O nome da operação, Iter Occultum (Caminho Oculto, em latim), faz referência à rede de fuga e apoio utilizada pelos criminosos.

A Polícia Civil reforça que denúncias anônimas podem ser feitas por meio do Disque-Denúncia 181. O sigilo do denunciante é garantido.

ÁGUA: Governador determina auditoria nas adutoras

O governador Fábio Mitidieri comandou nesta terça-feira, 16, a última reunião do Comitê de Gerenciamento de Crises do Governo do Estado, que acompanhou de perto a evolução do abastecimento de água em Aracaju e região metropolitana após o rompimento da Adutora do São Francisco, em Capela.

ÁGUA: Governador Fábio Mitidieri determina auditoria nas adutoras de Sergipe
Arthur Soares|ASN

Os serviços de reparo no segundo trecho de rompimento foram finalizados na última segunda-feira, 15, com o fornecimento sendo gradualmente retomado à população por meio da concessionária Iguá Sergipe.

Na reunião, foram apresentados os levantamentos técnicos sobre a situação e detalhadas as ações já executadas para restabelecer o fornecimento. Neste sentido, Fábio determinou um pacote de medidas estratégicas: revisão urgente de todas as adutoras do estado; inspeção completa de todas as linhas da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso); e auditoria no serviço de manutenção das adutoras, garantindo maior controle e prevenção de novos incidentes.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O governador destacou a celeridade com a qual foi realizado o serviço.

“Não é a primeira adutora que rompe, a gente sabe que esse tipo de coisa infelizmente pode acontecer, mas a atuação dirigente e ágil do governo fez toda a diferença. Obviamente, peço desculpas à população, mas a gente, em apenas três dias, conseguiu resolver um problema de dois rompimentos em áreas de difícil acesso das adutoras. Determinei também que seja feita uma inspeção em todas as linhas das adutoras e, da mesma forma, uma auditoria no serviço de manutenção prestado pela Deso nessas áreas, para evitar novos rompimentos, com uma prevenção um pouco mais tranquila à população”, afirmou.

Ele também salientou o trabalho conjunto de todas as partes envolvidas no Comitê. “Desde a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Sedurbi, Agrese, Deso e a própria Iguá, todos se prontificaram a ajudar. Nós convocamos o Comitê de Crise após o segundo rompimento, porque entendemos que haveria uma expansão maior. Convidei os prefeitos da Grande Aracaju para acompanhar, e que a gente tivesse uma comunicação única do que estava acontecendo. Era hora da gente mostrar serviço, e todo mundo agiu dessa maneira para apresentar a solução já definitiva”, acrescentou Fábio.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Outro ponto colocado na reunião é que os dias sem oferecimento do serviço não serão cobrados nas contas de água da população ao final do mês. O governador pontuou que esse procedimento já é previsto neste tipo de cenário, e foi reforçado via portaria publicada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese).

“Quando a água não é fornecida, você não paga. Inclusive a portaria da Agrese já trata desse assunto, dando uma garantia maior à população. Ela também trata de outros pontos, como não distribuir água não potável, pois você pode estar criando um segundo problema. Há uma série de situações, mas queremos tranquilizar a população e reforçar que não se tem cobrança daquilo que não foi fornecido”, ressaltou Mitidieri.

Ao destacar os investimentos que vêm sendo feitos pela Deso, o governador também reforçou a cobrança ao Governo Federal para a inclusão de recursos no PAC da terceira linha da Adutora do São Francisco, obra essencial para a segurança hídrica de Sergipe.

“Existe o Águas para Sergipe, que é um programa do governo com mais de R$ 300 milhões de investimentos da Deso, que foi destinado, no primeiro momento, à distribuição. A Estação de Tratamento do Poxim, que hoje distribui 1.800 metros cúbicos por dia, foi licitada e estamos dependendo da ordem de serviço no próximo mês, sendo ampliada para 5.400 metros cúbicos por dia, triplicando a produção. E temos uma nova adutora saindo de Propriá até Aracaju, parceria com o Governo Federal em fase final de garantia de recursos. O fato é que a Deso tem investido e redirecionado seus investimentos para a captação”, detalhou.

Adutora do São Francisco rompe de novo e agrava crise de água em Sergipe
Rompimento da Adutora do São Francisco

Rompimento

A Adutora do São Francisco, de 1.200 milímetros de diâmetro, sofreu um rompimento na última sexta-feira, 12, após o desabamento da estrutura de concreto que sustentava a tubulação aérea. No domingo, 14, ocorreu uma nova ruptura pouco depois da liberação parcial do fornecimento de água tratada para a Estação de Tratamento João Ednaldo, em Nossa Senhora do Socorro.

O impacto do rompimento atingiu cerca de 210 mil residências em Aracaju, 60 mil em Nossa Senhora do Socorro e 9 mil na Barra dos Coqueiros. As ações de recuperação foram direcionadas pelo Comitê de Gerenciamento de Crises, que atuou de forma integrada e ágil para solucionar o problema.


Com informações do Governo de Sergipe

Deputados de Sergipe que votaram contra e a favor da PEC da Blindagem

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que dificulta o andamento de processos criminais contra deputados e senadores, incluindo até mesmo a execução de mandados de prisão, foi aprovada na noite desta terça-feira (16) pelo plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, em dois turnos de votação.

Hugo Motta durante votação da PEC da Blindagem na Câmara dos Deputados
Kayo Magalhães|Câmara

O texto-base, que dependia de 308 votos para avançar, entre 513 deputados, foi aprovado por 353 parlamentares, em votação de primeiro turno. Outros 134 deputados votaram contra o projeto, e houve uma abstenção.

No segundo turno,  por volta das 23h30, cerca de duas horas depois da primeira votação, a PEC passou com o voto favorável de 344 deputados. Houve 133 votos contrários. Um requerimento para dispensar o intervalo de cinco sessões entre uma votação e outra foi aprovado por ampla margem para permitir o avanço da matéria.

COMO VOTARAM OS PARLAMENTARES SERGIPANOS:

❯ Três votaram a favor da PEC: Rodrigo Valadares (União-SE), Thiago de Joaldo (PP-SE) e Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE).

Três votaram contra: Fábio Reis (PSD-SE), João Daniel (PT-SE) e Delegada Katarina (PSD-SE). Já Yandra e Ícaro de Valmir registraram abstenção ou não participaram da votação.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A PEC determina que qualquer abertura de ação penal contra parlamentar depende de autorização prévia, em votação secreta, da maioria absoluta do Senado ou da Câmara. Além disso, a proposta concede foro no Supremo Tribunal Federal (STF) para presidentes de partidos com assentos no Parlamento.

Todos os destaques para mudar o texto, incluindo a exclusão do foro privilegiado para presidentes partidários, foram rejeitados em plenário. Após o fim da votação em segundo turno, deputados seguiram discutindo destaques para excluir pontos do texto. 

A chamada de PEC da Blindagem (PEC 3 de 2021), ou PEC das Prerrogativas, foi articulada pela maioria dos líderes da Câmara com o apoio da oposição liderada pelo Partido Liberal (PL).

A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) orientou voto contrário, mas 12 deputados da legenda votaram a favor em primeiro turno. Também houve apoio à PEC entre deputados outros partidos da base, como PSB, PSD e PDT.  Além disso, bancadas governistas, como lideranças de Governo e da Maioria, liberaram seus votos em plenário.

UOL

Tramitação difícil

Agora, a PEC será enviada ao Senado. Se avançar entre os senadores, processos judiciais, seja por desvio de emendas parlamentares ou outros crimes, só poderão ser julgados no STF com autorização dos parlamentares. Apesar disso, deve enfrentar resistência na Casa revisora. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), demonstrou indignação com a iniciativa.  

“A repulsa à PEC da Blindagem está estampada nos olhos surpresos do povo, mas a Câmara dos Deputados se esforça a não enxergar. Tenho posição contrária”, declarou em postagem nas redes sociais.

Caberá à CCJ, presidida por Alencar, analisar tanto admissibilidade da PEC quanto seu mérito. Se for levado ao plenário, o texto precisará do voto de 49 entre 81 senadores.  

O povo votou a favor ou contra?

Motorista do Samu é acusado de vazar fotos de médica morta em presídio

A Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) informou nesta terça-feira (16) que o motorista de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi quem vazou as fotos da médica Daniele Barreto, de 46 anos, encontrada morta dentro de uma cela no Presídio Feminino (Prefem), em Nossa Senhora do Socorro.

Médica suspeita em morte do marido
Médica cirurgiã plástica Daniele Barreto – Foto: Instagram de @laelrodriguesjunior|Reprodução

Daniele, acusada de ser a mandante do assassinato de seu marido, o advogado Lael Rodrigues, tirou a própria vida no último dia 9 de setembro, poucas horas após retornar à unidade prisional.

Segundo a SSP, o motorista, cujo nome não foi divulgado, confessou em depoimento que compartilhou as imagens com pessoas próximas, o que ocasionou a disseminação do conteúdo nas redes sociais. Ele deverá ser indiciado pelo crime de vilipêndio de cadáver, previsto no Código Penal.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que abriu um processo administrativo para apurar o caso e tomar as medidas cabíveis, mas não detalhou se o profissional foi afastado de suas funções. As investigações sobre as circunstâncias da morte da médica continuam.

Audiência

A defesa da médica alega que ela sofria de Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) e, durante a audiência de custódia, ficou definido que ela receberia acompanhamento especializado na unidade prisional.

Na ocasião, o advogado Fábio Trindade afirmou em entrevista que Daniele havia alertado que cometeria suicídio caso retornasse à prisão.

Processo continua

O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE) comunicou que a ação penal sobre o assassinato do advogado Lael Rodrigues seguirá tramitando normalmente, apesar da morte da médica. O processo prossegue para os outros seis acusados de envolvimento no crime, que permanecem presos.


NE Notícias, da redação

Bolsonaro é levado para hospital

O ex-presidente Jair Bolsonaro deixou a prisão domiciliar nesta terça-feira (16) para ir a um hospital após passar mal.

Ex-presidente Jair Bolsonaro
Tânia Rêgo ⏐ Agência Brasil

Ele foi levado ao Hospital DF Star, em Brasília, pelos policiais penais que fazem o monitoramento de sua residência. 

Pelas redes sociais, o senador Flavio Bolsonaro (PL-RJ) disse que o ex-presidente apresentou uma crise forte de soluço, vômito e pressão baixa.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Desde o dia 4 de agosto, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).  

Conforme a decisão do ministro, Bolsonaro pode ir ao hospital em caso de emergência, mas deve enviar ao STF um atestado médico no prazo de 24 horas após o atendimento.

No último domingo (16), Bolsonaro passou por um procedimento na pele e por exames que constataram quadro de anemia, segundo o boletim médico divulgado pelo hospital.

CNN Brasil

Prisão domiciliar

A prisão domiciliar foi determinada no inquérito no qual o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, e o próprio Bolsonaro são investigados por atuarem junto ao governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para promover medidas de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do Supremo, entre elas, o cancelamento de vistos e a aplicação da Lei Magnitsky. 

Condenação

Na semana passada, por 4 votos a 1, a Primeira Turma do STF condenou Bolsonaro e mais sete réus na ação penal da trama golpista pelos crimes de crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. 

Micro-ônibus da Coopertalse tomba na BR-101 e deixa cinco feridos

Um micro-ônibus da Coopertalse que fazia a linha entre Aracaju e o município de General Maynard tombou na BR-101, em Rosário do Catete, no início da tarde desta terça-feira (16).

Micro-ônibus da Coopertalse tomba na BR-101 e deixa cinco feridos
Redes sociais|Reprodução

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), cinco passageiros ficaram feridos no acidente. As vítimas foram encaminhadas com escoriações leves para o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse).

Ainda segundo a PRF, os demais ocupantes do veículo não precisaram de atendimento médico e deixaram o local do acidente por meios próprios.

Veja as imagens:


NE Notícias, da redação

Golpe do WhatsApp: operação prende dupla que vitimou sergipanos

Com investigações conduzidas pela Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), vinculada ao Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), a Polícia Civil de Mato Grosso (PCMT) deflagrou a Operação Prole Ficta, que resultou no cumprimento de dois mandados de prisão preventiva e duas decisões judiciais de busca e apreensão em Cuiabá (MT).

Golpe do WhatsApp: operação prende dupla que vitimou sergipanos
Polícia Civil|Divulgação

A investigação apurou golpes via WhatsApp. A ação policial, que contou com a atuação da Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) da PCMT, ocorreu nesta terça-feira (16), em território mato-grossense.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

De acordo com o delegado André Baronto, diretor do Depatri, o golpe tem início com mensagens enviadas às vítimas pelo aplicativo de mensagem.

O conteúdo da mensagem geralmente envolve contatos informando um suposto número novo de filhos, por exemplo, convencendo as vítimas que se trata justamente do parente, mas, na verdade, se trata de um golpe”, detalhou o delegado.

Ao estabelecer contato com as vítimas e obter a confiança delas, os golpistas passam a pedir dinheiro, sob o pretexto de uma necessidade urgente. “Nessa fase do golpe, os investigados passam a solicitar transferências bancárias ou ainda pagamentos de boletos, em situação de aparente urgência, o que faz com que as vítimas transfiram os valores”, completou o diretor do Depatri. 

Polícia Civil

André Baronto relembrou que é essencial ter cautela antes de concretizar qualquer tipo de transferência ou pagamento de valores solicitados pelo WhatsApp.

Mantenha contato com o número que você já possui em sua agenda, e jamais por esse suposto novo telefone. Orientamos ter esse cuidado para evitar cair nesse tipo de golpe”, acrescentou o delegado, diretor da unidade especializada da Polícia Civil de Sergipe.