União Brasil dá prazo para filiados deixarem o Governo Lula
União Brasil
União Brasil, por meio de sua Executiva Nacional e de suas Lideranças na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, manifesta irrestrita solidariedade ao Presidente Antonio Rueda, diante de notícias infundadas, prematuras e superficiais que tentam atingir a honra e a imagem do nosso principal dirigente.
Causa profunda estranheza que essas inverdades venham a público justamente poucos dias após a determinação oficial de afastamento de filiados do União Brasil de cargos ocupados no Governo Federal movimento legítimo, democrático e amplamente debatido nas instâncias partidárias.
Tal “coincidência” reforça a percepção de uso politico da estrutura estatal visando desgastar a imagem da nossa principal liderança e, por consequência, enfra quecer a independência de um partido que adotou posição contrária ao atual governo.
Esse posicionamento, aliás, foi hoje unanimemente reforçado pela aprovação da resolução que determina aos filiados do União Brasil o desligamento, em até 24 (vinte e quatro) horas, dos cargos publicos de livre nomeação na Administração Pública Federal Direta ou lndireta, sob pena de prática de ato de infidelidade partidária.
União Brasil seguirá atuando em sintonia com os anseios da sociedade brasileira e jamais se intimidará diante de tentativas de ataque a seus dirigentes.
União Brasil Nacional
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
SAIBA COMO VOTARAM os deputados de Sergipe na anistia do 8/1
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (17), um requerimento de urgência em favor do Projeto de Lei (PL) 2162/2023, que concede anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
TSE / Reprodução
Foram 311 votos favoráveis, 163 contrários e 7 abstenções.
O resultado foi bastante comemorado por deputados a favor do projeto. Antes do encerramento da votação, parlamentares contrários à proposta gritaram palavras como “sem anistia”.
Veja como votaram os parlamentares sergipanos:
Parlamentar
Partido
Voto
Rodrigo Valadares
União Brasil
A favor
Thiago de Joaldo
PP
A favor
Gustinho Ribeiro
Republicanos
A favor
Fábio Reis
PSD
A favor
Delegada Katarina
PSD
A favor
Ícaro de Valmir
PL
A favor
Yandra Moura
União Brasil
A favor
João Daniel
PT
Contra
A decisão de pautar a votação foi tomada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), após reunião com líderes partidários ocorrida mais cedo.
Há dois anos e meio, golpistas apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro depredaram as sedes dos Três Poderes por não aceitarem a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O requerimento de urgência acelera a tramitação da matéria, dispensando e reduzindo formalidades regimentais e prazos. Com isso, o texto poderá ser votado diretamente em plenário em qualquer momento sem precisar passar pelas comissões.
Após anunciar o resultado, Motta afirmou que o país precisa ser pacificado.
“O Brasil precisa de pacificação. Não se trata de apagar o passado, mas de permitir que o presente seja reconciliado e o futuro construído em bases de diálogo e respeito. Há temas urgentes a frente e o país precisa andar”, disse.
Motta informou que designará um relator para o projeto nesta quinta-feira (18), para que ele articule um texto substitutivo “que encontre o apoio da maioria ampla da Casa”.
Anistia
De autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), o projeto concede anistia “aos participantes das manifestações reivindicatórias de motivação política ocorridas entre o dia 30 de outubro de 2022 e a data de entrada em vigor da lei”.
Reprodução
Aliados de Bolsonaro defendem que a anistia alcance também o ex-presidente, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a mais de 27 anos de prisão, em julgamento concluído na semana passada.
Com informações de PEDRO RAFAEL VILELA, Agência Brasil
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Médicos denunciam trabalho sem contrato no Hospital da Criança
O Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed) recebeu, nos últimos dias, uma série de denúncias de profissionais que relatam estar trabalhando sem qualquer respaldo contratual sob a gestão de organizações sociais (OS). Os depoimentos, carregados de apreensão, chegam a usar a palavra “socorro”, demonstrando a gravidade da situação vivida pela categoria.
Flavia Paxheco / SES
Um dos médicos que procurou o sindicato narrou a experiência após assumir plantões no Hospital da Criança, em Aracaju, unidade construída pelo Governo do Estado. Segundo ele, o quadro se agravou desde que a gestão passou a ser de responsabilidade da Irmandade Boituva, em julho.
“Vim pedir socorro ao Sindicato. Até julho, a contratação era feita via credenciamento da SES (Secretaria de Estado da Saúde). Atuávamos como pessoa física, amparados por edital e contrato específicos para essa prestação de serviços. No entanto, a OS assumiu a gestão e, desde então, estamos trabalhando sem qualquer contrato formal”, relatou o profissional.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Ainda conforme os médicos, até o pagamento referente ao mês de julho foi realizado de maneira nebulosa: sem clareza sobre valores, formas de contratação ou direitos assegurados.
“As únicas informações recebidas foram via WhatsApp: disseram que a contratação seria como PJ, informaram um valor líquido e nada mais”, acrescentou.
O problema se intensificou quando alguns profissionais começaram a receber, para assinatura, um Termo de Adesão ao Contrato Social da Sociedade em Conta de Participação (SCP) – Centro Cardio Serviços Hospitalares. Uma médica que consultou um advogado sobre o documento foi alertada de que se tratava de algo ilegal.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O presidente do Sindimed, Dr. Helton Monteiro, criticou duramente a prática. Segundo ele, a situação reflete o caos que as organizações sociais vêm impondo ao serviço público em Sergipe, atingindo não apenas a qualidade da assistência ao paciente, mas também a dignidade do trabalho médico.
“Estamos diante de mais um capítulo sombrio da terceirização da saúde. É a repetição do que já vimos em outras unidades da Prefeitura de Aracaju, como na gestão do Hospital e Maternidade Lourdes Nogueira. O que os médicos estão relatando é grave: contratação sem contrato formal, pagamentos obscuros e imposição de documentos ilegais. O Sindimed não compactua com esse modelo. Defendemos, de forma intransigente, a realização de concurso público, com hospitais administrados pelo SUS, e não entregues a empresas que transformam a saúde em negócio”, declarou Helton.
Médicos denunciam trabalho sem contrato no Hospital da Criança ❯ Profissionais relatam pagamentos obscuros e insegurança jurídica após OS assumir gestão https://t.co/dsyEBupJPM↗ pic.twitter.com/CMFGfx0O6r
Para o sindicato, não é admissível que profissionais que carregam a responsabilidade de salvar vidas estejam submetidos a tamanha insegurança jurídica e trabalhista.
“Vamos agir para que esses médicos tenham respaldo, porque o que está acontecendo é um desrespeito inaceitável à categoria e à sociedade sergipana”, reforçou Helton.
SINDIMED-SE
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Mais um inquérito contra Bolsonaro e filhos
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de um inquérito pela Polícia Federal (PF) para investigar as conclusões do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a pandemia de covid-19. O ex-presidente Jair Bolsonaro e os filhos Flávio, Eduardo e Carlos são os principais alvos do documento.
Marcelo Camargo / Agência Brasil
Dino entendeu estarem cumpridos os requisitos legais para abrir o inquérito, “a fim de que os fatos tratados nos autos tenham apuração”, escreveu o ministro. Ele deu prazo inicial de 60 dias para as investigações.
“A investigação parlamentar apontou indícios de crimes contra a Administração Pública, notadamente em contratos, fraudes em licitações, superfaturamentos, desvio de recursos públicos, assinatura de contratos com empresas de ‘fachada’ para prestação de serviços genéricos ou fictícios, dentre outros ilícitos mencionados no relatório da CPI”, destacou Dino.
Ocorrida de abril a outubro de 2021, a CPI da Pandemia concluiu que Bolsonaro teve papel preponderante para que o Brasil alcançasse a trágica marca de 700 mil vítimas de covid-19.
O relatório pediu o indiciamento do ex-presidente por nove crimes, entre os quais charlatanismo, prevaricação, infração a medidas sanitárias e epidemia com resultado morte.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A CPI também acusou Bolsonaro de ter cometido crimes de responsabilidade, previstos na Lei de Impeachment, e contra a humanidade, como extermínio e perseguição, conforme descritos no Estatuto de Roma.
Outras 77 pessoas físicas e duas pessoas jurídicas foram indiciadas pela CPI, incluindo o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o deputado Eduardo Pazuello (PL-RJ), que foi ministro da Saúde durante a pandemia.
Entre escândalos investigados estiveram suspeitas de fraudes na compra de vacinas e na contratação de fornecedores pelo Ministério da Saúde, entre outros casos.
À época, o relatório de 1.288 páginas, incluindo anexos, foi entregue em mãos por integrantes da CPI ao então procurador-geral da República, Augusto Aras.
Algumas apurações preliminares chegaram a ser conduzidas pela PGR, mas o documento nunca resultou em nenhum inquérito no Supremo.
Em pareceres assinados pela vice-procuradora-geral da República à época, Lindôra Araújo, a PGR disse que o documento tinha deficiências, não sendo suficiente para mover inquéritos contra os indiciados pelo relatório.
UOL News
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
CASO LAEL: Justiça ouve familiares e ex-marido de médica
A segunda audiência de instrução do processo que investiga o assassinato do advogado Lael de Souza Júnior avançou pela noite desta quarta-feira, 17, finalizando às 23h. A sessão, realizada na 5ª Vara Criminal do Fórum Gumersindo Bessa, em Aracaju, foi marcada por depoimentos considerados centrais para esclarecer a dinâmica familiar do casal e a possível motivação do crime.
Advogado José Leal de Souza Rodrigues Jr
Ao longo do dia, foram ouvidos o ex-marido da médica Daniele Barreto — acusada de ser a mandante —, uma funcionária que trabalhava na casa, a mãe da vítima e outros familiares. Os réus do processo também acompanharam a audiência.
As oitivas continuam nesta quinta-feira, 18, e na sexta-feira, 19, com a expectativa de ouvir pelo menos 19 testemunhas. A primeira audiência do caso ocorreu em 22 de agosto.
Lael de Souza Júnior foi morto a tiros em outubro de 2024, em uma emboscada quando retornava para casa. A principal suspeita de ser a mandante do crime, sua esposa Daniele Barreto, foi encontrada morta no Presídio Feminino de Nossa Senhora do Socorro (Prefem) no dia 9 de setembro deste ano. As investigações apontam que ela teria tirado a própria vida.
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Palmeiras ganha e Atlético-MG empata
O Palmeiras abriu uma grande vantagem diante do River Plate (Argentina) na disputa por uma vaga na semifinal da Copa Libertadores da América ao vencer pelo placar de 2 a 1, na noite desta quarta-feira (17) no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires.
Cesar Greco|Palmeiras
Desta forma, o Verdão pode até mesmo empatar, no jogo de volta, na próxima quarta-feira (24) a partir das 21h30 (horário de Brasília) no Allianz Parque, que garante a classificação no tempo regulamentar.
A equipe comandada pelo técnico português Abel Ferreira mostrou muita coragem para fazer um ótimo primeiro tempo em um Monumental de Núñez lotado e abriu o placar logo aos 5 minutos do primeiro tempo, quando Andreas Pereira cobrou escanteio e o zagueiro Gustavo Gómez subiu com muita liberdade para cabecear com categoria para superar o goleiro Armani.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O Palmeiras continuou melhor na partida e ampliou antes do intervalo. Após uma boa trama coletiva, aos 40 minutos, Flaco López lançou em profundidade Vitor Roque, que bateu na saída de Armani.
No segundo tempo o River criou boas oportunidades de descontar e o Verdão segurou a pressão até os 43 minutos, quando o zagueiro Martínez Quarta bateu de fora da área para superar o goleiro Weverton.
UOL
Galo empata na altitude
Já na Copa Sul-Americana, o Atlético-MG ficou no 2 a 2 com o Bolívar (Bolívia) em partida disputada no estádio Hernando Siles, que fica nos 3.650 metros de altitude da cidade de La Paz.
Com a bola rolando, o Galo abriu uma vantagem de dois gols no primeiro tempo com gols de Vitor Hugo e Alexsander. Porém, Dorny Romero e Robson Matheus igualaram na etapa final.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Polícia prende quadrilha que roubava motoristas de aplicativo
Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar prendeu, nesta quarta-feira (17), três suspeitos de roubos contra motoristas de transporte por aplicativo em Nossa Senhora do Socorro, na Grande Aracaju. Um quarto investigado morreu após confronto com os policiais.
Reprodução
A ação foi coordenada pela Divisão de Combate a Roubos e Furtos de Veículos (DRFV) e contou com apoio do Batalhão de Ações Táticas do Interior (BPATI), do Batalhão de Radiopatrulha (BPRp) e da Coordenadoria de Polícia Civil da Capital (Copcal). Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça.
Atuação violenta
Segundo a delegada Michele Araújo, os suspeitos agiam de maneira organizada e com alto grau de violência contra as vítimas. “Alguns desses indivíduos chegaram a tentar matar um motorista para garantir a fuga”, afirmou. O inquérito também apontou tentativas de intimidação de pessoas que reconheceram os investigados [vídeo mais abaixo].
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Investigações
De acordo com o delegado Kássio Viana, diretor da DRFV, as prisões representam um avanço no enfrentamento aos crimes contra motoristas de aplicativo. Ele destacou que outros mandados ainda poderão ser cumpridos. “A investigação continua em andamento e não vamos permitir que esse tipo de crime fique impune”, declarou.
NE Notícias
O delegado reforçou o pedido de colaboração popular por meio do Disque-Denúncia (181), ressaltando a importância de novas informações para identificar outros possíveis envolvidos no esquema criminoso.
NE Notícias, com informações da SSPSE
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Deputado Ícaro de Valmir passa por novos exames
O deputado federal Ícaro de Valmir (PL), de 24 anos, permanece internado no Hospital Primavera, em Aracaju, e segue sem previsão de alta.
Reprodução
Um novo boletim médico, divulgado pela equipe do parlamentar na tarde desta quarta-feira (17), informa que ele passa por uma série de exames para identificar a causa do problema de saúde que o levou à hospitalização.
Ícaro deu entrada na unidade hospitalar na noite de segunda-feira (15), com um quadro de desidratação severa. Segundo o boletim, ele “evoluiu com sintomas vertiginosos importantes”.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A nota também esclarece que, devido à natureza dos exames, o deputado pode apresentar uma “piora momentânea dos sintomas”, mas que a situação está sendo monitorada e controlada pela equipe médica. Quadro clínico é considerado estável.
O pai de Ícaro, o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, visitou o filho no hospital e publicou um vídeo do encontro; assista a seguir:
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
As Rapidinhas: Decisão de Valmir, anistia e PEC da Blindagem
A política segue galopante em Brasília com votações espúrias e articulações de bastidores. Em Sergipe, o cenário para 2026 segue em compasso de espera, enquanto a saúde de parlamentar e a gestão estadual também entram em pauta. Leia esses e outros assuntos nas Rapidinhas de hoje:
Valmir de Francisquinho – arquivo
MAIORIDADE PENAL
Quando deputado federal, André Moura defendeu a redução da maioridade penal.
BANCADA LIBERADA
O PSD, do governador Fábio Mitidieri, vai liberar a bancada para votar projeto de anistia. Ou seja, cada um vota como quer.
VISITA I
O deputado federal Rodrigo Valadares (UB) foi autorizado a visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A pauta é sobre o famigerado projeto de anistia.
VISITA II
Valadares foi o relator do PL da anistia na CCJ, mas não há confirmação de que será relator no plenário da Câmara dos Deputados.
INTERNADO
O deputado federal Ícaro de Valmir (PL) segue internado em Aracaju, após apresentar quadro de desidratação severa.
TIO
A imprensa apoiaria João Alves e Marcelo Déda, por exemplo, se colocassem parentes na administração? Em Sergipe, o tio do atual governador é secretário de Saúde e foi presidente do IPES!
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
MUDANÇA DE PARTIDO
O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), vai mudar de partido, mas não agora.
DECISÃO
O prefeito de Itabaiana decidirá em dezembro se será candidato a governador em 2026.
Na última segunda-feira (15), durante a crise hídrica que afetou a Grande Aracaju por mais de 72h, nós lançamos uma enquete perguntando de quem seria a culpa. Eis o resultado: Deso (17%), Governo de Sergipe (68%), Iguá (7%) e nenhum deles (9%).
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Bolsonaro recebe alta e é diagnosticado com câncer de pele
Em nota à imprensa, o hospital informou que Bolsonaro apresentou melhora dos sintomas e da função renal após passar por hidratação e por tratamento medicamentoso por via endovenosa.
Ainda segundo o documento, o laudo das lesões cutâneas apresentadas por Bolsonaro e removidas por meio de cirurgia no último domingo (14) mostrou a presença de carcinoma de células escamosas in situ em duas delas, “com a necessidade de acompanhamento clínico e reavaliação periódica”.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O carcinoma de células escamosas in situ, também conhecido como doença de Bowen, é uma forma inicial de câncer de pele identificado em células superficiais (camada mais externa da pele) e com formato não invasivo, o que significa que não pode se espalhar para outras partes do corpo.
A equipe que assina o comunicado é composta pelo chefe da equipe cirúrgica, Cláudio Birolini, pelo cardiologista Leandro Echenique, além dos diretores da unidade de saúde privada, Guilherme Meyer e Allisson Barcelos Borges.
CNN Brasil
Prisão domiciliar
Desde o dia 4 de agosto, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A medida cautelar foi definida no inquérito no qual o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, e o próprio Bolsonaro são investigados por atuarem junto ao governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para promover medidas de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do Supremo, entre elas, o cancelamento de vistos e a aplicação da Lei Magnitsky.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais: