Novas vagas de emprego em Aracaju; veja lista

A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) divulgou, nesta segunda-feira (22), novas oportunidades de emprego em Aracaju. A lista inclui vagas para ampla concorrência e para pessoas com deficiência (PcD), com exigência de diferentes níveis de escolaridade e experiência profissional.

Vagas de trabalho divulgadas pelo NAT em Sergipe
Oportunidades de trabalho|Seteem

Os interessados devem cadastrar ou atualizar o currículo em um dos postos de atendimento da Fundat. É necessário apresentar carteira de trabalho, CIN (antigo RG), CPF e o currículo atualizado.

A sede da fundação fica no calçadão da rua João Pessoa, 127, Centro, e funciona das 7h às 17h. O atendimento também ocorre das 7h às 13h nas unidades de qualificação profissional (UQPs) e no CEAC do Shopping Riomar.

Vagas para ampla concorrência

Estoquista
Ensino médio completo
Com 06 meses de experiência comprovada em CTPS
Empresa localizada no bairro Centro.

Auxiliar de cozinha
Ensino médio completo
Com experiência comprovada em CTPS
Empresa localizada no bairro Luzia

Pedreiro
Não alfabetizado
Com experiência sem comprovação em CTPS
Empresa localizada no bairro Centro

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Auxiliar de departamento pessoal
Ensino médio completo
Com experiência comprovada em CTPS
Empresa localizada no bairro Centro

Supervisor de operações
(área de alimentos)
Ensino médio completo
Com 06 meses de experiência comprovada em CTPS
Empresa localizada no bairro Centro

Auxiliar de loja
(material de construção)
Ensino médio completo
Com 06 meses de experiência comprovada em CTPS
Empresa localizada no bairro Centro

Garçom
Ensino fundamental completo
Com 06 meses de experiência comprovada em CTPS
Empresa localizada no bairro Aruana

Auxiliar de serviços gerais
Ensino fundamental completo
Sem experiênciaEmpresa localizada no bairro Aruana

Auxiliar de cozinha
Ensino fundamental completo
Com 06 meses de experiência comprovada em CTPS
Vaga afirmativa para mulheres
Empresa localizada no bairro Aruana

Auxiliar de cozinha
Não alfabetizado
Com 3 meses de experiência comprovada em CTPS
Empresa localizada no bairro Castelo Branco

Estagiário em engenharia civil
Ensino superior cursando
Sem experiência
Vaga afirmativa para mulheres
Empresa localizada no bairro Marcos freire 1

Carpinteiro*
Não alfabetizado
Com 06 meses de experiência comprovada em CTPS
Empresa localizada no bairro Coroa do Meio

Representante comercial
(vaga para PJ) 
Alfabetizado sem experiência
Empresa localizada no bairro Luzia

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Estágio
Ensino médio cursando
Sem experiência
Disponibilidade para estudantes do turno noturno
Empresa localizada no bairro Centro

Confeiteiro
Alfabetizado
Com 06 meses de experiência comprovada em CTPS
Empresa localizada no bairro Ponto Novo

Padeiro
Alfabetizado
Com 06 meses de experiência comprovada em CTPS
Empresa localizada no bairro Ponto Novo

Auxiliar de padeiro
Alfabetizado
Com 06 meses de experiência comprovada em CTPS
Empresa localizada no bairro Ponto Novo

Auxiliar de açougue
Alfabetizado
Com 06 meses de experiência comprovada em CTPS
Empresa localizada no bairro Ponto Novo

Auxiliar de cozinha
Ensino fundamental incompleto ou trancado
Com 06 meses de experiência comprovada em CTPS
Empresa localizada no bairro Ponto Novo

Mecânico de manutenção de máquinas
Ensino médio completo
Com experiência comprovada em CTPS
Curso em eletromecânica
Possuir CNH B
Empresa localizada no bairro Industrial

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Vendedor externo
(vaga para PJ) 
Ensino médio completo
Com 01 ano de experiência comprovada em CTPS
Empresa localizada no bairro Centro

Representante Comercial
(vaga para PJ) 
Ensino médio completo
Com 01 ano de experiência comprovada em CTPS
Empresa localizada no bairro Centro

Auxiliar contábil
Ensino superior cursando
Com experiência comprovada em CTPS
Empresa localizada no bairro Salgado Filho

Vagas para pessoas com deficiência (PcD)

Servente de obras
Não alfabetizado
Sem experiência
Empresa localizada no bairro Jabotiana

Auxiliar administrativo
Ensino médio completo
Sem experiência
Empresa localizada no bairro Jabotiana

Pedreiro
Não alfabetizado
Sem experiência
Empresa localizada no bairro Jabotiana.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Atendente clínico
Ensino médio completo
Sem experiência
Empresa localizada no bairro Jardins

Servente de obras
Não alfabetizado
Sem experiência
Empresa localizada no bairro Aeroporto

Servente de obras
Não alfabetizado
Sem experiência
Empresa localizada no bairro Industrial

Assessor de vendas
Ensino fundamental completo
Sem experiência
Empresa localizada no bairro Centro


Confira os pontos de atendimento da Fundat:

Calçadão da Rua João Pessoa – das 7h às 17h [mapa abaixo]
CEAC do Shopping Riomar – das 7h às 13h
UQP do bairro Santos Dumont – das 7h às 17h
UQP do bairro Santa Maria – das 7h às 17h
UQP do bairro Coroa do Meio – das 7h às 17h
UQP do bairro Olaria– das 7h às 17h


NE Notícias, com informações da FUNDAT

VALORES: Diárias nas Câmaras de Sergipe

Um levantamento exclusivo realizado pelo Jornal da Fan revela que as Câmaras Municipais dos 75 municípios sergipanos já gastaram quase R$ 8 milhões com o pagamento de diárias para vereadores apenas entre janeiro e setembro deste ano.

Cédulas do real
Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Os dados, coletados diretamente nos portais da transparência de cada prefeitura, mostram uma grande disparidade nos custos. O caso mais emblemático é o de Barra dos Coqueiros, cuja Câmara Municipal desembolsou a astronômica cifra de R$ 496,1 mil com diárias no período.

Para efeito de comparação, a Câmara de Aracaju, que possui um número maior de parlamentares, registrou um gasto total de R$ 79.250, mais de seis vezes a menos que o valor do município vizinho.

Levantamento de diárias pagas nas Câmaras municipais de Sergipe em 2025

Amparo de São Francisco – R$ 60.250

Aquidabã – R$ 113.500

Aracaju – R$ 79.250

Arauá – R$ 79.600

Areia Branca – R$ 127.000

Barra dos Coqueiros – R$ 496.100

Boquim – R$ 72.100

Brejo Grande – R$ 31.050

Campo do Brito – R$ 94.500

Canhoba – R$ 4.250

Canindé de São Francisco – R$ 116.100

Capela – R$ 227.950

Carira – R$ 127.100

Carmópolis – R$ 154.200

Cedro de São João – R$ 39.000

Cristinápolis – R$ 112.000

Cumbe – R$ 87.800

Divina Pastora – R$ 41.650

Estância – R$ 156.800

Feira Nova – R$ 24.260

Frei Paulo – R$ 243.650

Gararu – R$ 136.400

General Maynard – R$ 450

Graccho Cardoso – R$ 30.200

Ilha das Flores – R$ 1.350

Indiaroba – R$ 87.300

Itabaiana – R$ 120.400

Itabaianinha – R$ 117.700

Itabi – R$ 0,00

Itaporanga d’Ajuda – R$ 114.000

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Japaratu ba – R$ 134.500

Japoatã – R$ 134.500

Lagarto – R$ 272.160

Laranjeiras – R$ 150.900

Macambira – R$ 51.773

Malhada dos Bois – R$ 800

Malhador – R$ 69.000

Maruim – Portal fora do ar

Moita Bonita – R$ 101.850

Monte Alegre de Sergipe – R$ 34.610

Muribeca – R$ 30.000

Neópolis – R$ 195.650

Nossa Senhora de Aparecida – R$ 114.600

Nossa Senhora da Glória – R$ 269.450

Nossa Senhora das Dores – R$ 57.800

Nossa Senhora de Lourdes – R$ 33.600

Nossa Senhora do Socorro – R$ 265.200

Pacatuba – R$ 88.900

Pedra Mole – R$ 60.740

Pedrinhas – R$ 16.850

Pinhão – R$ 93.600

Pirambu – R$ 89.600

Poço Redondo – R$ 201.150

Poço Verde – R$ 142.830

Porto da Folha – R$ 187.590

Propriá – R$ 99.200

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Riachão do Dantas – R$ 43.150

Riachuelo – R$ 61.050

Ribeirópolis – R$ 302.050

Rosário do Catete – R$ 56.700

Salgado – R$ 176.100

Santa Luzia do Itanhy – R$ 116.700

Santa Rosa de Lima – R$ 25.143

Santana do São Francisco – R$ 65.150

Santo Amaro das Brotas – R$ 109.200

São Cristóvão – R$ 210.200

São Domingos – R$ 65.955

São Francisco – R$ 89.250

São Miguel do Aleixo – R$ 115.400

Simão Dias – R$ 176.850

Siriri – R$ 32.950

Telha – R$ 24.000

Tomar do Geru – R$ 13.250

Tobias Barreto – R$ 136.400

Umbaúba – R$ 137.000

Total: R$ 7.949.261


O que são?

As diárias de câmaras municipais são pagamentos feitos a vereadores e servidores para cobrir despesas de alimentação, hospedagem e locomoção durante viagens realizadas em serviço para fora do município, como para participar de reuniões, cursos ou representar a Câmara. 

Primavera 2025 começa com calor acima da média em todo o país

A primavera começa oficialmente no Hemisfério Sul nesta segunda-feira (22), às 15h19, e deve trazer temperaturas acima da média para todo o Brasil. A estação, que vai até 21 de dezembro, funciona como um período de transição entre a seca e a estação chuvosa na maior parte do país, com previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicando variações de chuva entre as regiões.

Flores representando a primavera em Sergipe
Marcos Rodrigues / Sedurbs

Este período é marcado pela convergência de umidade vinda da Amazônia, que define a qualidade do período chuvoso nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.

Previsão do tempo para os próximos meses

  • Norte e Nordeste: A previsão aponta para chuvas abaixo da média histórica no interior do Nordeste (Maranhão, Piauí e Bahia) e em grande parte da Região Norte. No entanto, o litoral nordestino e áreas do Amazonas, Acre e Amapá podem registrar chuvas acima da média. As temperaturas ficarão mais quentes em ambas as regiões, elevando o risco de queimadas na Amazônia, principalmente em outubro.
Primavera 2025 começa com calor acima da média em todo o país
Mapa à esquerda representa a precipitação (chuva) e à direita, temperatura média do ar para o trimestre outubro, novembro e dezembro. Período de referência: 1981 – 2010|INMET
  • Centro-Oeste e Sudeste: O retorno das chuvas deve ocorrer a partir de outubro, com volumes próximos ou acima da média. A regularização das precipitações é essencial para a recuperação dos níveis de umidade do solo. As temperaturas também permanecerão acima do normal.
  • Sul: A expectativa é de chuvas próximas à média histórica. Já as temperaturas devem ficar acima da média climatológica em toda a região, com destaque para o centro-oeste do Rio Grande do Sul.

Impactos da chuva na safra 2025/2026

O início da primavera coincide com a possibilidade de formação do fenômeno La Niña, que tende a reduzir as chuvas no Sul e aumentá-las no Norte e Nordeste. O monitoramento é essencial para o planejamento agrícola.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A previsão de chuvas irregulares traz cenários distintos para o agronegócio. No interior do Nordeste, a falta de chuva pode comprometer o plantio da soja na região do MATOPIBA [Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia]. Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, o retorno gradual das chuvas a partir de outubro é fundamental para garantir o desenvolvimento das lavouras de soja e milho.

Para a Região Sul, as chuvas próximas da média podem beneficiar o início da safra de grãos. No entanto, a umidade elevada preocupa os produtores de trigo, pois coincide com a fase de florescimento, aumentando o risco de doenças fúngicas nas espigas.

Veja previsão do Climatempo:

Climatempo

NE Notícias, com informações do INMET

ARACAJU VAI ÀS RUAS contra PEC da Blindagem e anistia

Com gritos de “sem anistia para golpistas”, uma multidão se reuniu na praia da Cinelândia, na Orla da Atalaia, em Aracaju, neste domingo (21), em ato contra a PEC da Blindagem e o PL da Anistia. A manifestação na capital sergipana fez parte de uma mobilização nacional que levou milhares de pessoas às ruas em todas as capitais do país.

ARACAJU VAI ÀS RUAS contra PEC da Blindagem e anistia a golpistas
Janaína Santos|@senadorrogerio (Reprodução)

O protesto, que começou por volta das 16h, reuniu diversos movimentos sociais, sindicatos e artistas locais. As pautas principais foram a rejeição à PEC da Blindagem — que dificulta investigações contra parlamentares e que teve o voto favorável da maioria da bancada sergipana —, a crítica ao projeto que pode anistiar condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, e a defesa da democracia.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Sob o mote “Congresso Inimigo do Povo”, os nomes dos deputados sergipanos que votaram a favor da PEC foram citados em um carro de som e vaiados repetidamente pelo público presente.

A forte adesão popular em todo o Brasil surpreendeu o campo bolsonarista. Segundo a colunista Bela Megale, do jornal O Globo, aliados de Jair Bolsonaro admitem, reservadamente, que se assustaram com o tamanho dos atos.

A análise interna é que, ao aprovar a PEC da Blindagem em peso, os parlamentares do PL “empurraram para o colo” da esquerda a pauta anticorrupção, que o grupo acreditava monopolizar. Publicamente, no entanto, a ordem é minimizar o impacto das manifestações.


NE Notícias, da redação

CAIU! Internacional demite treinador

Roger Machado não é mais o técnico do Internacional. A decisão foi anunciada na noite deste domingo (21), logo após a derrota de virada para o Grêmio por 3 a 2, no Gre-Nal 448, em partida válida pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Roger Machado é o novo técnico do Inter
Roger Machado – Foto: Internacional|Divulgação

O anúncio foi feito em primeira mão pelo presidente do clube, Alessandro Barcellos, ainda durante a coletiva de imprensa pós-jogo, e confirmado posteriormente em nota oficial [veja mais abaixo].

A derrota no clássico acentuou os problemas que a equipe já vinha apresentando nos últimos jogos, com um ataque pouco eficiente, uma defesa instável e dificuldades na criação de jogadas no meio-campo.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em sua passagem pelo clube, Roger Machado acumulou 33 vitórias, 20 empates e 18 derrotas, resultando em um aproveitamento de 55,9%.

O próximo compromisso do Internacional será no próximo sábado (27), contra o Juventude, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

Reprodução

Leia nota do Internacional:

O Sport Club Internacional comunica o desligamento do técnico Roger Machado. Também deixam o Clube os auxiliares Roberto Ribas e Adaílton Bolzan, o preparador físico Paulo Paixão e o analista de desempenho Guilherme Marques.

O Internacional agradece pelos serviços prestados, em especial pela conquista invicta do Campeonato Gaúcho de 2025, e deseja sucesso a todos na continuidade de suas carreiras.

Partido obriga André Moura a entregar controle da Codevasf

Posse de Thomas Jefferson na Codevasf, em Sergipe
Fábio Mitidieri e André Moura na posse de Thomas Jefferson (ao centro) na Codevasf – André Moreira|ASN

O prazo da direção do União Brasil para que filiados ao partido entreguem seus cargos ao presidente Lula (PT) deve atingir o ex-deputado André Moura, presidente do partido em Sergipe.

A Codevasf é a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. Ela é presidida atualmente por Thomas Jefferson, indicado por André Moura.

O controle da Codevasf por André ocorre em Sergipe.

Moura já disse que quer ser candidato ao Senado.

Palmeiras goleia o Fortaleza e cola no Flamengo

O Palmeiras segue na cola do Flamengo no Brasileirão. Na noite deste sábado (20), recebeu o Fortaleza no Allianz Parque e venceu por 4 a 1, com gols de Raphael Veiga, de pênalti, Ramón Sosa, e Andreas Pereira, duas vezes, enquanto Lucas Crispim descontou. A partida foi válida pela 24ª do torneio.

Micael, do Palmeiras, disputa bola com o jogador do Fortaleza, no Brasileirão 2025
Cesar Greco|Palmeiras

Com a vitória, o Palmeiras chegou a 49 pontos na vice-liderança, atrás apenas do Flamengo, com 50. Os paulistas não perdem há 11 jogos na competição – a última derrota foi em 1º de junho. Já o Fortaleza segue em 19º e penúltimo lugar com 18 pontos.

O Palmeiras conseguiu abrir o placar logo aos nove minutos com gol de pênalti. Raphael Veiga apenas deslocou o goleiro para marcar. Entretanto, aos 22, o Fortaleza empatou. Lucero e Mancuso chutaram dentro da área, mas Weverton defendeu. Lucas Crispim, na terceira tentativa, finalmente venceu o goleiro [veja mais abaixo].

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Logo no início do segundo tempo, porém, aos 11, Ramón Sosa colocou o Palmeiras na frente com bela finalização de primeira após lançamento da direita para a esquerda.

Com o jogo controlado, o Palmeiras fez o terceiro com  Andreas Pereira batende de fora da área após troca de passes, aos 36. Aos 43, mais uma vez o meia acertou belo chute e decretou o placar final de 4 a 1.

O Palmeiras volta a campo na próxima quarta-feira (24), às 21h30, quando recebe o River Plate, da Argentina, pelo segundo jogo das quartas de fina da Libertadores. No primeiro, o Palmeiras venceu por 2 a 1 e joga por um empate.

Veja os melhores momentos:

TNT Sports

Grupo se reúne para definir candidato ao governo e nova filiação

A primeira reunião para traçar os rumos do grupo oposicionista visando as eleições de 2026 já aconteceu. Na última sexta-feira, 19, na Capital do Agreste, o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), se encontrou com a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), o deputado federal Thiago de Joaldo (PP), o empresário Edvan Amorim (PL) e seu afilhado político e ex-prefeito, Adailton Souza.

Valmir de Francisquinho e Emília Corrêa
Valmir e Emília|arquivo

Na mesa, dois assuntos principais: a definição de uma nova filiação partidária e o nome que disputará o Governo do Estado.

Ficou definido que o grupo terá, sim, uma candidatura ao governo. O plano A é Valmir de Francisquinho. Caso ele enfrente algum impedimento judicial, os nomes de Emília Corrêa e até mesmo de Thiago de Joaldo são cogitados como alternativas. Emília, por sua vez, deixou claro que a prioridade é cumprir seu mandato na capital, mas se colocou à disposição do grupo.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Sobre a nova casa partidária, as opções mais cotadas são o Republicanos e o PSDB. Permanecer no PL, agora sob o comando da vereadora Moana Valadares, esposa do deputado federal Rodrigo Valadares, ainda não está descartado. O martelo sobre o partido, no entanto, ainda não foi batido.

Para o Senado, os nomes continuam sendo os de Rodrigo Valadares e de Adailton Souza. A definição dependerá, crucialmente, da permanência ou não deles no Partido Liberal.


NE Notícias, da redação

Gasolina comum passa de R$ 7 em postos de Aracaju; veja pesquisa

Proporcionar uma referência de valores ao consumidor. É com esse intuito que o Procon Aracaju, órgão que faz parte da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realiza de forma periódica, a pesquisa comparativa de preço do combustível. O levantamento foi feito em 43 postos localizados nas zonas Norte e Sul, além do Centro e zona de Expansão da capital sergipana, entre os dias 17 e 18 deste mês.

Frentista segurando bomba de combustível
Marcelo Camargo/Agência Senado

Foram analisados preços do litro do diesel S10, etanol, gasolina comum, gasolina aditivada e GNV. Os fiscais também avaliaram os valores cobrados ao consumidor no pagamento feito no crédito e também à vista. Foi constatado que não houve variação significativa. Em alguns postos, determinados combustíveis não estavam disponíveis no momento da coleta.

O preço do diesel S10 variou de R$ 5,74 a R$ 6,59. Já o etanol, de R$ 4,90 a R$ 4,99. A gasolina comum foi encontrada no valor de R$ 6,62 o litro, sendo o maior preço R$ 7,04.  Com relação à gasolina aditivada, o consumidor paga entre R$ 6,62 e R$ 7,04. O GNV variou de R$ 4,69 a R$ 4,99. 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Ainda de acordo com os dados coletados, a maior variação da gasolina comum foi registrada no Centro de Aracaju, de R$ 6,62  a R$ 7,04. Na zona Norte, manteve-se em torno de  6,62. Na zona Sul, os valores são semelhantes, com destaque para postos da Atalaia e Coroa do Meio. Na zona de Expansão, a gasolina comum está dentro da média, mas com o GNV chegando a R$ 4,99.

Para a coordenadora-geral do Procon Aracaju, Roseneide Santiago de Araújo, o monitoramento contínuo dos preços proporciona transparência e fortalece os direitos do consumidor.

“Com a coleta e divulgação desses dados, o Procon oferece informações que ajudam o cidadão na escolha do local onde vai abastecer o veículo, além de coibir possíveis práticas abusivas. Reforço que a tabela completa está disponível no nosso site para que o cidadão faça a análise dele”, reforçou.

Veja a pesquisa de preços


Com informações do Procon Aracaju

Médica sofre tentativa de estupro em Sergipe

Uma médica foi vítima de uma tentativa de estupro dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Almeida, no Povoado Colônia 13, em Lagarto. O crime ocorreu no dia 9 de setembro, mas ganhou nova repercussão após uma denúncia do Conselho Regional de Medicina do Estado de Sergipe (CREMESE).

Clínica De Saúde Colônia Treze (Padre Almeida) em Lagarto
Prefeitura de Lagarto

Segundo o CREMESE, após registrar um boletim de ocorrência sobre a agressão, a médica foi demitida.

O crime aconteceu quando um homem invadiu o consultório da profissional sem passar pela triagem da unidade. De acordo com o Conselho, o suspeito não tinha qualquer relação com a vítima.

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher e Grupos Vulneráveis (DAGV) de Lagarto, instaurou uma investigação para apurar a denúncia da tentativa de estupro.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em nota, a Prefeitura de Lagarto repudiou o ocorrido e afirmou que um procedimento interno foi aberto para apurar as circunstâncias. A gestão garantiu que a médica será acolhida e terá suporte jurídico, psicológico e administrativo. No entanto, o comunicado não esclareceu o motivo da demissão da profissional.

A prefeitura declarou que, “caso seja constatada qualquer forma de omissão ou falha administrativa, as medidas legais e disciplinares cabíveis serão adotadas”.

Leia nota do CREMESE na íntegra:

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Sergipe (CREMESE) manifesta repúdio à tentativa de estupro sofrida por uma jovem médica no dia 9 de setembro, durante o exercício de sua função na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Almeida, localizada no Povoado Colônia 13, no município de Lagarto.

O fato, que configura grave violação à integridade física, sexual e psicológica da profissional, representa uma afronta à dignidade de todos os médicos e médicas que atuam na linha de frente, prestando atendimento à população, muitas vezes em condições precárias de segurança.

O CREMESE também lamenta, com indignação, o comportamento da gestão da referida unidade de saúde, que, ao invés de acolher a vítima, demonstrou completo descaso diante da gravidade da ocorrência, desestimulando-a registrar boletim de ocorrência e minimizando os fatos. Como agravante, a médica foi demitida após ter formalizado a denúncia às autoridades, o que reforça o cenário de negligência institucional e retaliação à vítima.

O Conselho considera inadmissível qualquer forma de omissão ou tentativa de silenciamento em casos de violência, sobretudo quando envolvem profissionais em ambiente de trabalho. É dever das instituições de saúde assegurar condições mínimas de segurança e acolhimento – o que claramente não ocorreu neste episódio.

Reafirmando o compromisso com a valorização, segurança e respeito à classe médica, o CREMESE acompanhará o desdobramento das investigações e irá adotar as medidas pertinentes.