Morre o forrozeiro sergipano Zé Américo

Morreu na noite desta quarta-feira, 24, aos 70 anos, o forrozeiro sergipano José Américo Fonseca Costa, o Zé Américo. Natural de Campo do Brito, o artista estava internado em Santa Catarina desde 18 de setembro, onde passou por cirurgia reconstrutiva no pescoço devido a complicações de um câncer.

Forrozeiro sergipano Zé Américo de Campo do Brito
Wellington Barreto|PMA

O corpo do artista deve chegar a Aracaju nesta sexta-feira (26) e seguirá para Itabaiana, onde ocorrerá o sepultamento. Os horários ainda não foram confirmados.

Em nota, o prefeito de Campo do Brito, Médici de Maim, lamentou a perda: “Campo do Brito acaba de perder uma de suas maiores vozes: Zé Américo, sanfoneiro que levou o nome da nossa terra para Sergipe, para o Brasil e para o mundo. (…) Sua sanfona se cala, mas seu legado seguirá vivo na história e no coração do povo sergipano”.

Zé Américo deixa três filhos e dois netos.

Legado

Apaixonado pela música e pela sanfona desde os 10 anos, Zé Américo construiu uma trajetória de reconhecimento nacional, tornando-se um símbolo da cultura sergipana. Nos anos 1970, mudou-se para São Paulo, mas retornou a Sergipe na década seguinte.

Além de sanfoneiro, era também um cozinheiro conhecido, dono de um famoso restaurante no Mercado Central de Aracaju há mais de 20 anos. Como artista, imortalizou sua obra em trabalhos como “Sonho de um Agresteiro”, “A Velha Casa de Farinha” e “Forrozando no Mercado”.

Veja um pouco mais da história deste grande sergipano:

Forró Bodó

6 bombas de combustíveis foram interditadas em Aracaju

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), interditou seis bombas de combustíveis em quatro postos durante a Operação Abastecimento Seguro, realizada entre os dias 15 e 19 de setembro em Sergipe. Os resultados da ação foram divulgados pelo órgão nesta quarta-feira, 24.

Fiscais do do ITPS interditam bombas de combustíveis em Sergipe
ITPS

A operação aconteceu em todo o país com o objetivo de combater irregularidades que prejudicam o consumidor e comprometem a concorrência justa. Ao todo, 150 bombas de combustíveis foram fiscalizadas pelas equipes do ITPS, assim como os produtos automotivos vendidos pelos estabelecimentos.

Além da fiscalização das bombas de combustíveis líquidos, dispensers de Gás Natural Veicular (GNV), extintores de incêndio, oficinas permissionárias de manutenção e o Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo (Arla 32) também passaram pela inspeção durante a operação.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Durante a operação, o gerente de um dos postos de combustíveis onde foram identificadas irregularidades foi conduzido à delegacia do consumidor pela Polícia Civil do estado para prestar esclarecimentos.

Segundo o diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, a operação alcançou o objetivo esperado ao identificar as irregularidades e agir rapidamente para evitar danos financeiros ao consumidor. “Foram realizados ensaios metrológicos no local, que comprovaram a instabilidade das bombas, tanto de gasolina quanto de GNV. Assim que foram reprovadas, interditamos as bombas”, explicou.

Fiscais do do ITPS interditam bombas de combustíveis em Sergipe
ITPS

De acordo com o que determina o Inmetro, as bombas medidoras de combustível veicular devem conter o selo de certificação. O regulamento se aplica à bomba de combustíveis líquidos como também em dispensers de gás natural veicular (GNV). Em casos de irregularidades, os estabelecimentos serão orientados a corrigir os procedimentos. A multa prevista em lei varia de R$ 100 até R$ 1,5 milhão, em casos de descumprimento.

Consumidores devem estar atentos ao selo do Inmetro na bomba de combustível. “A etiqueta do Inmetro deve ficar em um lugar visível para os consumidores. Também é necessário observar as condições da mangueira, do painel e os itens utilizados para abastecer. Se o consumidor encontrar alguma irregularidade, deve entrar em contato com a ouvidoria do ITPS”, alerta.

Selo de bomba de combustível interditada em Sergipe
ITPS

A ação no estado contou com o apoio da Polícia Civil, Polícia Militar, Coordenadoria Estadual de Defesa do Consumidor (Procon Sergipe) e Ministério Público de Sergipe (MPSE), garantindo maior segurança e transparência durante a fiscalização.

Como denunciar

Consumidores que desejarem fazer denúncias podem entrar em contato com a Ouvidoria do ITPS pelo telefone (79) 3198-8822, ou pelo e-mail [email protected]. O atendimento presencial também está disponível na sede do ITPS, localizada na Rua Campo do Brito, 371, bairro 13 de Julho, em Aracaju.


Com informações da ASN

Palmeiras vence o River Plate

O Palmeiras contou com o poder de decisão dos atacantes Vitor Roque e Flaco López e arrancou uma vitória de 3 a 1 de virada sobre o River Plate (Argentina), na noite desta quarta-feira (24) no Allianz Parque, em São Paulo, para garantir a classificação para as semifinais da Copa Libertadores da América.

Vitor Roque, do Palmeiras, em jogo contra o River Plate, durante partida válida pelas quartas de final, volta, da Copa Libertadores 2025, na arena Allianz Parque.
Cesar Greco|Palmeiras by Canon

O Verdão seguiu em frente na competição porque, na partida de ida das quartas de final, na última quarta-feira (17) no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, saiu com uma vitória de 2 a 1.

Agora a equipe comandada pelo técnico português Abel Ferreira aguarda o confronto entre São Paulo e LDU (Equador), na próxima quinta-feira (25) no Morumbis, para conhecer seu próximo adversário na Libertadores. No confronto de ida os equatorianos triunfaram pelo placar de 2 a 0 na altitude de Quito.

O jogo

Havia grande expectativa em torno da atuação do Palmeiras diante de sua torcida. Porém, os primeiros minutos do jogo foram marcados por certa frustração. Isto porque o River Plate aproveitou uma desatenção da defesa do Verdão para abrir o placar com sete minutos de bola rolando. O colombiano Quinteros levantou a bola na área em cobrança de falta e Salas subiu com liberdade para marcar de cabeça.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A partir daí o time argentino, que estava levando a decisão para os pênaltis com a vitória parcial, passou a picotar o jogo, por meio de faltas e muita catimba. Já o Palmeiras mostrava nervosismo diante das dificuldades para criar oportunidades de marcar.

Reprodução

O panorama só começou a mudar após o intervalo, quando o técnico Abel Ferreira mudou a forma de atuar de sua equipe, priorizando as jogadas pelas pontas em detrimento das trocas de passe pelo meio. E foi desta forma que o Palmeiras chegou ao empate aos 5 minutos da etapa final. Piquerez levantou na área e Vitor Roque cabeceou. O goleiro Armani defendeu parcialmente e o próprio camisa nove do Verdão bateu de primeira para marcar.

Com o placar favorável ao time brasileiro, o River foi obrigado a se arriscar mais. Encontrando mais espaços na defesa adversária, o Palmeiras conseguiu encaixar um contra-ataque perfeito aos 41 minutos com Facundo Torres. E a jogada só foi parada com falta, dentro da área, por Acuña. Pênalti e expulsão do defensor argentino. Flaco López cobrou a penalidade máxima para colocar o Verdão em vantagem [veja mais abaixo].

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Mas o time de Abel Ferreira queria mais, e chegou ao terceiro, já aos 48 minutos, graças ao brilho de Flaco López. O argentino recebeu bola na entrada da área, se livrou da marcação de um adversário com um drible de letra e acertou um chute forte, de esquerda, que acabou encobrindo o goleiro Armani para dar números finais ao marcador.

Veja melhores momentos:

CONMEBOL

Conselho pede convocação imediata de aprovados do concurso da Saúde de Sergipe

O Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE) enviou ofício à Secretaria de Estado da Saúde (SES), na última segunda-feira (22), solicitando a convocação imediata dos candidatos aprovados no concurso público da área.

Enfermeira trabalhando em hospital público de Sergipe
SES

O pedido abrange tanto os classificados dentro do número de vagas previsto no edital quanto os que compõem o cadastro de reserva.

Segundo o Coren-SE, a medida é fundamental para repor profissionais de enfermagem e de outras categorias em áreas estratégicas da rede pública de saúde.

Justificativa do pedido

No documento, assinado pelo presidente Marcel Vinícius Cunha Azevedo, o conselho argumenta que a contratação de novos servidores ajudaria a reduzir a sobrecarga de trabalho das equipes atuais. A manifestação também destaca a importância de valorizar os candidatos que foram aprovados no certame.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

De acordo com o Coren-SE, a entrada de mais profissionais no sistema resultaria em uma ampliação da cobertura dos atendimentos e em maior eficiência no cuidado aos pacientes, beneficiando diretamente a população. O conselho afirmou que aguarda uma resposta da secretaria sobre o pleito.

Confira ofício enviado


NE Notícias, com informações do Coren-SE

DENÚNCIA: Profissional do Huse usa saco de lixo como proteção

Profissionais de saúde do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) denunciam a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) há cerca de duas semanas. A situação é tão precária que um servidor foi fotografado usando um saco de lixo para improvisar a proteção e conseguir trabalhar.

Servidor da Saúde de Sergipe usando saco de lixo para improvisar a proteção e conseguir trabalhar no Huse
Reprodução

As denúncias foram levadas ao Sindicato dos Trabalhadores da Área da Saúde de Sergipe (Sintasa) e discutidas em uma reunião nesta quarta-feira (24). O Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SE) também esteve na unidade para apurar a situação.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O caso ganhou repercussão na Assembleia Legislativa (Alese) na terça-feira (23), quando a deputada estadual Linda Brasil (PSOL) usou a tribuna para expor o problema e exibiu a imagem do trabalhador.

“Temos uma foto que mostra um profissional vestido com saco de lixo, no lugar do EPI, para conseguir prestar atendimento à população. Essa situação precisa ser averiguada com urgência”, declarou a parlamentar.

Em resposta, a diretoria do Huse nega que haja falta de equipamentos ou dificuldade na distribuição de medicamentos aos pacientes.


NE Notícias, da redação

PEC da Blindagem acaba

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado rejeitou, por unanimidade, nesta quarta-feira (24), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem. Todos os 27 senadores da CCJ votaram para rejeitar completamente a PEC.ebcebc

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) rejeita PEC da Blindagem - 24/09/2025
Geraldo Magela|Agência Senado

A proposta previa autorização prévia da Câmara ou do Senado, por meio de voto secreto, para processar criminalmente deputados e senadores.

O presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), informou que o relatório aprovado, rejeitando a PEC, deve ir ao plenário da Casa ainda nesta quarta-feira para que o texto seja deliberado por todos os 81 senadores. 

“Vamos ao Plenário, com compromisso do presidente Davi Alcolumbre [União-AP], de encerrar hoje essa votação e, sem dúvida nenhuma, rejeitar essa Proposta”, revelou. 

CNN Brasil

Após dias sem água, contas da Iguá chegam mais caras em Aracaju

Semanas após dois rompimentos seguidos na Adutora do São Francisco deixarem 881 mil pessoas na Grande Aracaju sem água por quatro dias, a conta chegou. E, para a surpresa de ninguém, ainda mais cara!

Após crise hídrica, contas da Iguá chegam mais caras em Aracaju
Imagens do Internauta NE

O problema na adutora, que começou no dia 12 de setembro e só teve o serviço normalizado gradualmente a partir do dia 15, veio acompanhado de uma promessa do Governo de Sergipe: “os dias sem oferecimento do serviço não serão cobrados nas contas de água da população ao final do mês” [confira aqui].

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

NE Notícias tem recebido inúmeras denúncias de moradores de Aracaju relatando cobranças que consideram abusivas nos boletos da Iguá, empresa que assumiu os serviços da Deso. Um consumidor, por exemplo, viu sua conta saltar de R$ 142,30 em agosto para R$ 211,25 em setembro, mesmo após o período sem abastecimento.

Na Farolândia, a situação parece ainda mais grave. Moradores que costumavam pagar a tarifa ‘mínima’ de R$ 80 relatam ter recebido faturas de R$ 300. Um deles desabafa que, durante a crise hídrica, só o condomínio onde mora precisou contratar 15 caminhões-pipa para suprir a falta de água. Ou seja, pagaram duas vezes.

A situação tem deixado os moradores angustiados, e não é pra menos.

Com a palavra, a empresa Iguá e o governo do estado. Este espaço está aberto para manifestações das partes interessadas sobre o assunto.


NE Notícias, da redação

Marcos Aurélio: projeto pode destravar disputa na Zona de Expansão

O NE Notícias tem o prazer de anunciar mais uma novidade para seus leitores. A partir de hoje, o jornalista Marcos Aurélio passa a assinar uma nova coluna diária em nosso site, trazendo análises, opiniões e informações exclusivas sobre os bastidores da política e os principais acontecimentos de Sergipe e do Brasil.

Seja bem-vindo, Marcos e vamos aos destaques de hoje!

Mapas com limites territoriais entre Aracaju e São Cristóvão
Mapas com atuais e os futuros limites territoriais de Aracaju e São Cristóvão – Prefeitura de S. Cristóvão|Reprodução

EXCLUSIVA: Deputada apresenta projeto que visa resolver disputa entre Aracaju e São Cristóvão

O Projeto que Katarina Feitosa protocolou que vai resolver situação da disputa pela Zona de Expansão entre Aracaju e São Cristóvão… uma solução concreta, fora do TikTok. A diferença para os outros dois Projetos em tramitação é que este trata de áreas urbanas consolidadas, o que evita as grandes disputas rurais e com jazidas minerais que existem no Brasil. Veja entrevista:

Reprodução

***

A ingratidão da Prefeita Emília com os vereadores, seus ex-colegas da Câmara de Aracaju. Em matéria recentemente divulgada, a gestora não citou os Edis*, na luta pela titularidade da Zona de Expansão e isso criou um mal-estar nos corredores do parlamento.

(*) Edil: A palavra “edil” (ou o plural “edis”) designa o vereador. Originou-se na Roma Antiga com o cargo de edil, que cuidava da manutenção dos edifícios públicos, dos serviços urbanos e da ordem da cidade.

***

Reunião entre Edivan Amorim, Emília, Eduardo e Valmir discutiu os rumos do agrupamentoRodrigo Valadares não participou — “ele não é do agrupamento, por isso não foi chamado” —, declarou um dos participantes. O grupo deve, como já anunciamos, desembarcar no Republicano, que atualmente é dirigido no estado pelo deputado Gustinho Ribeiro.

***

Nikolas Ferreira, Pastor Marco Feliciano, Sóstenes Cavalcante e outros deputados da Direita votaram contra a redução da conta de energia para os mais carentes. Essas figuras são desalmadas, desumanos e estão sobrevivendo do ódio que espalham diariamente nas redes sociais e nas ações práticas no parlamento brasileiro.


Por Marcos Aurélio

Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.

Lula decide: Boulos ministro e Márcio Macêdo deputado

A imprensa nacional noticia desde a noite de ontem (23) o que já era uma mudança esperada no primeiro escalão: ao voltar dos Estados Unidos, o presidente Lula deve anunciar Guilherme Boulos (PSOL) como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, sacramentando a saída de Márcio Macêdo (PT) do cargo.

Presidente Lula e Márcio Macêdo
Ricardo Stuckert/Divulgação

A decisão teria sido comunicada pelo próprio presidente a aliados e dirigentes do PT durante um encontro no fim de semana.

Como compensação pela saída, o jornal Folha de S. Paulo destaca que Lula já fez um pedido direto ao PT de Sergipe: que o partido se empenhe para garantir a eleição de Márcio Macêdo para deputado federal em 2026. Segundo a publicação, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) já se comprometeu em ajudar na missão.

Novela

Como os leitores de NE Notícias estão cansados de saber, a saída de Márcio Macêdo do ministério é uma novela que se arrasta há muito tempo. Em junho deste ano, durante uma coletiva, o próprio Lula desconversou sobre o tema: “A questão da troca de ministro é uma coisa pessoal minha. Eu tiro quantos for necessário e coloco quantos for necessário” [veja aqui].

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Boulos é visto como um interlocutor estratégico para dialogar com os movimentos sociais. Já Macêdo, que tem uma relação próxima com o presidente, terá sua saída do governo compensada. Se antes se cogitava um cargo no partido, a recompensa agora parece ser o esforço direto do Planalto para garantir seu futuro político no Congresso.


NE Notícias, da redação

Anvisa e o Paracetamol

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma nota oficial nesta terça-feira (23) para reforçar que o paracetamol, um fármaco de propriedades analgésica e antipirética (redução da febre), é seguro, eficaz e não está relacionado a ocorrência de autismo. 

Área de medicamentos de uma farmácia
Agência Brasil|Arquivo

A manifestação ocorre um dia depois de o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, ter feito essa correlação, sem apresentar provas, em uma declaração à imprensa.ebcebc

A desinformação disseminada por Trump também foi negada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelas agências de saúde da União Europeia e do Reino Unido.

Leia nota na íntegra:

O paracetamol é um medicamento registrado no Brasil indicado para reduzir a febre e aliviar dores leves a moderadas, como dor de cabeça, dor no corpo, dor de dente, dor nas costas, cólicas menstruais e dores associadas a resfriados.

No país, não há registros de notificações de suspeitas de eventos adversos que relacionem o uso de paracetamol durante a gravidez a casos de autismo.

De acordo com a Instrução Normativa nº 265/2023, o paracetamol é classificado como medicamento de baixo risco e integra a lista de produtos que não exigem receita médica. Essa classificação é resultado de um histórico de uso seguro e amplamente estabelecido ao longo de muitos anos de acompanhamento.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

As normas brasileiras para registro de medicamentos seguem critérios técnicos e científicos rigorosos, que asseguram qualidade, segurança e eficácia. Essas regras também definem as competências das autoridades sanitárias e os requisitos para a atuação dos agentes econômicos envolvidos na produção e comercialização de produtos de interesse à saúde.

O monitoramento dos medicamentos disponíveis à população é contínuo. A Anvisa mantém cooperação com agências reguladoras internacionais, trocando informações para fortalecer a segurança dos medicamentos comercializados no Brasil.

Assim, a missão da Anvisa na promoção e proteção da saúde garante que os medicamentos registrados apresentem perfil adequado de qualidade, segurança e eficácia.

Reforçamos que todo medicamento deve ser utilizado com orientação de profissionais de saúde, como médicos ou farmacêuticos, para garantir sua eficácia e prevenir efeitos indesejados.


Band Jornalismo