A Polícia Federal prendeu em flagrante, na noite desta quinta-feira (25/09), duas pessoas pela prática dos crimes de contrabando e descaminho no Aeroporto de Aracaju.
Produtos estrangeiros sem pagamento de tributos e cigarros eletrônicos foram apreendidos – PF
Os indivíduos foram abordados após desembarcarem de um voo procedente de Guarulhos/SP, com origem em Foz do Iguaçu/PR. Na bagagem, foram encontrados produtos estrangeiros sem o devido pagamento de tributos de importação, além de cigarros eletrônicos (vapes), cuja entrada no país é proibida.
Entre os itens apreendidos, destacam-se aparelhos eletrônicos, perfumes, cosméticos importados, bebidas alcoólicas, calçados, roupas de grife e outros utensílios.
O material foi encaminhado à sede da Polícia Federal em Aracaju, onde também foi formalizado o auto de prisão em flagrante.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Marcos Aurélio: Vereadores desmontam gestão de Emília em Aracaju
Na coluna desta sexta-feira (26), Marcos Aurélio aborda a CNH Social lançada pelo governo do estado, os duros embates de vereadores com a gestão de Emília Corrêa em Aracaju e o avanço da pauta de isenção do Imposto de Renda no Congresso. Acompanhe!
Reprodução
CNH social para caminhoneiros(as): Itabaiana foi escolhida pelo governador Mitidieri para o lançamento da campanha Habilitação de graça para os profissionais do volante, veículos pesados. Serão disponibilizadas 1 mil carteiras por ano para aqueles que moram em Sergipe e que possuem baixa renda. As inscrições começam no dia 28/09 até 19/10.
***
Elber Batalha desmonta a fala de Emília, durante a premiação de Aracaju no setor de transportes. O vereador do PSB fez questionamentos sobre a fala da prefeita da Capital, que afirmou dentre outras coisas, que a cidade conta com uma frota de ônibus elétricos a disposição da população. Esses ônibus foram retirados de circulação poucos dias após serem anunciados.
***
Senado se antecipa à Câmara Federal e aprova na CCJ a isenção do IRPF para quem ganha até 5 mil reais. Somente depois dessa ação, é que o presidente Hugo Motta anunciou que pautará na próxima semana a votação entre os deputados.
***
Fábio Meireles está desnudando os gastos da SMTT. O vereador do PDT está dibuiando tudinho e já mostrou que a gestão de Emília está aplicando mais multas que a de Edvaldo (dados do primeiro semestre) e que os gastos com outras despesas também estaria ocorrendo na atual gestão.
CMA Por Marcos Aurélio
Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Aracaju garante na Justiça R$ 220 milhões da concessão da DESO
A Procuradoria-Geral do Município (PGM) de Aracaju conseguiu, na Justiça Federal, uma decisão liminar para suspender o bloqueio de mais de R$ 220 milhões referentes à outorga da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO). A medida garante que os recursos continuem sendo repassados à prefeitura até que o mérito da questão seja julgado.
Montagem: NE Notícias
A disputa judicial teve início após uma decisão da 3ª Vara Federal determinar ao Estado de Sergipe o depósito judicial dos valores. A questão de fundo é uma disputa territorial e populacional envolvendo a Zona de Expansão, aguardando uma revisão de dados do IBGE [saiba mais aqui].
Serviços públicos
Em seu recurso, a PGM argumentou que o bloqueio imediato dos recursos comprometeria a prestação de serviços essenciais à população, como saúde, educação e limpeza urbana. O órgão destacou que a prefeitura está investindo mais de R$ 300 milhões em obras de infraestrutura na região, que poderiam ser paralisadas.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Para o procurador Matheus Brito, a decisão foi assertiva. “Como Aracaju é responsável pela prestação dos serviços públicos na área e pela execução das obras de infraestrutura, a manutenção dos depósitos é fundamental”, afirmou.
Decisão do Tribunal
O Tribunal reconheceu a relevância dos argumentos da Procuradoria e concedeu o efeito suspensivo. Com isso, o Estado de Sergipe fica obrigado a continuar efetuando os repasses para os cofres de Aracaju até que haja uma decisão definitiva sobre a disputa.
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
INMET alerta para risco de vendaval em 41 cidades de Sergipe
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu aviso de vendaval com grau de “perigo potencial” para municípios das regiões leste, agreste e sertão de Sergipe. O alerta é válido até as 23h59 desta sexta-feira, 26.
Reprodução
De acordo com o INMET, estão previstas rajadas de vento que podem variar entre 40 km/h e 60 km/h. Apesar da intensidade, o instituto informa que há baixo risco de queda de galhos de árvores.
A recomendação é que a população não se abrigue debaixo de árvores, devido ao leve risco de queda e descargas elétricas. Também é aconselhável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Em caso de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Municípios afetados
A lista de municípios sergipanos que podem ser afetados inclui: Amparo de São Francisco, Aquidabã, Campo do Brito, Canhoba, Canindé de São Francisco, Capela, Carira, Cedro de São João, Cumbe, Feira Nova, Frei Paulo, Gararu, Gracho Cardoso, Itabaiana, Itabaianinha, Itabi, Lagarto, Macambira, Malhada dos Bois, Malhador, Moita Bonita, Monte Alegre, Muribeca, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora de Lourdes, Pedra Mole, Pinhão, Poço Redondo, Poço Verde, Porto da Folha, Riachão do Dantas, Ribeirópolis, Santa Rosa de Lima, São Domingos, São Miguel do Aleixo, Simão Dias, Telha, Tobias Barreto e Tomar do Geru.
Veja previsão atualizada do Climatempo:
Climatempo NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Fluminense anuncia Zubeldía
O Fluminense acertou nesta quinta-feira (25/09) a contratação de Luis Zubeldía. O treinador argentino de 44 anos, campeão da Conmebol Sul-Americana em 2023, assinou vínculo com o clube até o fim de 2026.
Marcelo Gonçalves|Divulgação
Chegam junto a ele os auxiliares Maxi Cuberas, Carlos Gruezo e Alejandro Escobar, além do preparador físico Lucas Vivas.
O profissional iniciará seu trabalho nesta sexta-feira (26/09), quando se apresenta e comanda o grupo em treinamento no CT Carlos Castilho.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Zubeldía iniciou a carreira como treinador em 2008, quando assumiu o Lanús. Desde então, dirigiu clubes como Barcelona de Guayaquil (EQU), Racing (ARG), LDU (EQU), Santos Laguna (MEX), Independiente Medellín (COL), Alavés (ESP) e Cerro Porteño (PAR). Em 2023, foi campeão da Copa Sul-Americana e do Campeonato Equatoriano pela LDU.
O último clube dirigido pelo treinador argentino foi o São Paulo. No ano passado, levou a equipe às quartas de final da Conmebol Libertadores e da Copa do Brasil e terminou o Campeonato Brasileiro na sexta colocação, garantindo vaga direta para a Libertadores desse ano.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Rossi brilha nos pênaltis
Mesmo com uma atuação pouco inspirada, que culminou com uma derrota de 1 a 0 para o Estudiantes (Argentina) no tempo regulamentar, o Flamengo contou com o brilho do goleiro Rossi para triunfar pelo placar de 4 a 2 na cobrança de pênaltis, na noite desta quinta-feira (25) no estádio Jorge Luis Hirschi, em Buenos Aires, e garantir a classificação para as semifinais da Copa Libertadores da América.
Gilvan de Souza|CRF
Agora o Rubro-Negro encontra o Racing (Argentina) nas semifinais da competição.
Com a bola rolando o Flamengo não conseguiu colocar em prática a proposta de jogo de controle das ações por meio do toque de bola. Desta forma, permitiu que o time argentino, que precisava da vitória no tempo regulamentar para continuar vivo na competição, apostasse nos lançamentos para o centroavante Carrillo, que ganhava a maior parte das disputas pelo alto contra a defesa rubro-negra.
Além disso, a equipe do técnico Filipe Luís executava uma marcação frouxa no meio de campo, o que dava espaços para a aproximação dos jogadores adversários.
E a pouca aplicação do Flamengo acabou sendo punida aos 46 minutos do primeiro tempo, quando Nuñez cruzou na área e a bola sobrou para Benedetti, que acertou uma bomba de primeira que morreu no fundo do gol defendido por Rossi.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Na etapa final o time da Gávea ofereceu ainda mais espaços para o Estudiantes, e quase foi desclassificado aos 27 minutos, quando o goleiro Muslera lançou Carrillo, que escorou de cabeça para Benedetti, que ficou livre para avançar e bater por cobertura para vencer o goleiro Rossi. Mas o lance foi invalidado pelo juiz, que, com auxílio do VAR (árbitro de vídeo), confirmou a posição irregular do lateral do time argentino.
Como o placar perdurou até o apito final, a vaga teve que ser definida nas penalidades máximas. E nas cobranças de pênaltis o goleiro Rossi foi decisivo, defendendo os chutes de Ascacíbar e de Benedetti para garantir a vitória por 4 a 2.
Veja os melhores momentos:
CONMEBOL Libertadores
Queda do São Paulo
Quem se despediu da competição continental foi o São Paulo. Mesmo contanto com o apoio de um Morumbis lotado, a equipe comandada pelo técnico argentino Hernán Crespo foi derrotada pelo placar de 1 a 0 pela LDU (Equador).
Precisando de gols após ser derrotado por 2 a 0 na partida de ida das quartas de final, o São Paulo se lançou ao ataque desde os primeiros movimentos da partida. Mas esbarrou nas boas defesas do goleiro adversário. E aos 40 minutos do primeiro tempo a situação se complicou de vez, quando a LDU encaixou rápido contra-ataque que culminou em finalização de Medina para o fundo do gol defendido por Rafael.
Na etapa final o Tricolor continuou tentando na base da vontade, mas se desorganizou e não conseguiu vencer o goleiro Gonzalo Valle. Desta forma a LDU será o adversário do Palmeiras nas semifinais.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Acusado de importunação sexual dentro de ônibus se entrega em Sergipe
O homem investigado por importunação sexual contra uma adolescente em um ônibus de transporte intermunicipal em Carira se apresentou à polícia nesta quarta-feira (24). Acompanhado de um advogado, ele se dirigiu até a Delegacia Regional, onde foi formalmente indiciado pelo crime.
SSP-SE|Divulgação
O caso ocorreu na manhã da última segunda-feira (22), quando a vítima relatou ter sido tocada sem consentimento durante uma viagem. A família da adolescente procurou a polícia e registrou um boletim de ocorrência, dando início à investigação.
Investigação e depoimento
Após a denúncia, a Polícia Civil solicitou imagens do circuito de segurança do veículo para reforçar as provas e divulgou a imagem do suspeito [foto acima]. Pouco tempo depois, o investigado se apresentou voluntariamente na delegacia.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Em seu depoimento, o homem alegou que havia ingerido bebidas alcoólicas antes do fato e, por isso, não se lembrava do ocorrido. Com a conclusão do inquérito e o indiciamento, o caso será agora encaminhado ao Poder Judiciário.
A Polícia Civil reforça que a população pode colaborar com investigações de forma anônima através do Disque-Denúncia, no número 181.
NE Notícias, com informações da Polícia Civil
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Historiador de Sergipe é encontrado morto em casa
O historiador e servidor aposentado do Tribunal de Justiça de Sergipe, Paulo Roberto Nascimento, foi encontrado morto em sua residência no município de Nossa Senhora do Socorro. A informação foi confirmada por familiares nesta quinta-feira, 25.
TV Sergipe|Reprodução
Segundo apurado, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência após vizinhos notarem a ausência do historiador. Ao adentrarem na residência, os bombeiros encontraram Paulo Roberto desacordado.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamada ao local e constatou o óbito.
Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o velório e o sepultamento.
Com informações do G1
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Aracaju: Rua no Salgado Filho passa a ter sentido único
A rua Péricles Muniz Barreto, localizada no bairro Salgado Filho, em Aracaju, passa a ter sentido único a partir da próxima terça-feira (30).
SMTT Aracaju
A alteração, anunciada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), tem como objetivo organizar a circulação de veículos e melhorar a segurança na via.
Detalhes da mudança
O novo fluxo de tráfego será no sentido da rua Francisco Portugal para a avenida Acrísio Cruz. De acordo com a SMTT, a decisão foi tomada após estudos técnicos que identificaram a necessidade de ajustar o trânsito devido ao alto volume de veículos e à quantidade de estacionamentos na área.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A sinalização vertical começará a ser instalada na segunda-feira (29) para orientar os condutores sobre a nova regra, que entrará em vigor oficialmente na terça. A expectativa é que a medida garanta maior fluidez e segurança para motoristas e pedestres que circulam pela região.
E aí, o que você acha da mudança? Participe na nossa seção de comentários, no final desta página.
NE Notícias, com informações da SMTT
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Marcos Aurélio: CPMI prende, União racha e ex-prefeito ameaça o Confiança
Nesta quinta-feira, o colunista Marcos Aurélio analisa os bastidores do poder, desde a prisão na CPMI do INSS até a polêmica judicial que ameaça o futuro do Confiança. Acompanhe a coluna e não deixe de ver a edição de ontem, aqui.
CPMI do INSS… a roubalheira aos aposentados e pensionistas… se você não está acompanhando os depoimentos, perde uma grande oportunidade de enxergar a verdade. Empresário já recebeu ordem de prisão durante depoimento [vídeo abaixo]; advogado renomado se negou a assumir compromisso de dizer a verdade e a narrativa dos bolsonaristas começa a estremecer.
Reprodução
***
Anotem: Rueda, presidente nacional do União Brasil, vai rodar. Hoje já se fala em ACM Neto para presidir o Partido. Tudo isso após a acusação feita por um piloto, a Polícia Federal não se posicionou ainda sobre essa fala, mas está investigando e isso tem levado um incômodo para os integrantes do Partido.
***
Hugo Motta promete colocar em pauta de votação a proposta do governo Lula de isenção do IRPF pra quem ganha até R$ 5 mil e redução da alíquota para quem até R$ 7 mil. Acredite se quiser, mas tem deputado da direita fazendo campanha contra e terá a coragem de votar não à proposta.
***
João Marcelo, ex-prefeito de Nossa Senhora das Dores, e ex-deputado estadual resolveu acionar a Associação Desportiva Confiança na Justiça, alegando que está sendo impedido de disputar a presidência do Clube.
A ação ocorre no exato momento em que um grupo de empresários decide investir na formação de uma SAF. O político pode prejudicar essas negociações e prejudicar terrivelmente o Dragão do Bairro Industrial.
Por Marcos Aurélio
Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais: