Preço da cesta básica varia mais de 400% em Aracaju

Uma pesquisa de preços da cesta básica realizada pelo Procon Aracaju, divulgada na sexta-feira (26), revelou variação de até 408,16% no valor de um mesmo produto em diferentes estabelecimentos da capital.

Agentes do Procon Aracaju realizando pesquisa de preço da cesta básica em Aracaju
Procon Aracaju|Divulgação

O levantamento, feito entre os dias 22 e 25 de setembro, reforça a importância da pesquisa de preço antes da compra.

O item com a maior disparidade foi a esponja de limpeza, que pode ser encontrada por R$ 0,49 em um local e por R$ 2,49 em outro. Em seguida, aparece o sabão em pó de 400g, com variação de 211,20%, custando entre R$ 1,25 e R$ 3,89.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Outros produtos com diferenças significativas foram a laranja pera, com o quilo variando de R$ 1,88 a R$ 4,99, e a banana prata, cujo quilo foi encontrado de R$ 2,99 a R$ 7,49.

Mais acessíveis e mais caros

De acordo com o levantamento do Procon, os itens com os menores preços registrados foram a esponja (R$ 0,49) e o detergente de 500 ml (R$ 0,95).

Na outra ponta da lista, entre os produtos com os maiores valores, estão o quilo do queijo mussarela fatiado, que chegou a R$ 52,90, o quilo do alho, com preço máximo de R$ 34,99, e o quilo da maçã nacional, encontrado por até R$ 17,39.

Baixe o levantamento referente ao mês de setembro de 2025


NE Notícias, da redação

Denúncias contra jogadores de Sergipe envolvendo apostas

A Federação Sergipana de Futebol (FSF) vem a público comunicar que nos últimos dias, a entidade recebeu algumas denúncias de um suposto aliciamento de atletas de clubes que estão disputando duas competições promovidas pela FSF.

Sede da Federação Sergipana de Futebol
Federação Sergipana de Futebol / Arquivo

De acordo com informações, existem suspeitas que jogadores estariam participando de esquemas de resultados. As denúncias partiram de dirigentes e profissionais contratados que monitoram o Campeonato Sergipano das Séries A2 e A3.

Após a FSF ter ciência deste suposto aliciamento, o Departamento Jurídico da entidade foi acionado. E todas as orientações foram repassadas aos respectivos dirigentes dos clubes filiados envolvidos. As denúncias, também foram encaminhadas para o Ministério Público e Polícia Federal.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A Federação Sergipana de Futebol, segue mantendo contato permanente com todos os envolvidos e as autoridades de segurança. De imediato, a entidade convocou uma reunião com todos os presidentes dos clubes que estão disputando o Campeonato Sergipano das Séries A2 e A3.

Essa reunião tem como principal objetivo, discutir o tema em questão, e vai contar com as presenças de membros da Polícia Federal e Polícia Civil, além do Ministério Público de Sergipe. O encontro acontece na próxima terça-feira (30/09), e de cada clube, apenas o presidente terá acesso ao local.


Federação Sergipana de Futebol

Dias e horários das Semifinais da Libertadores 2025

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) definiu as datas e horários dos confrontos das semifinais da Copa Libertadores 2025. Palmeiras, Flamengo, LDU (Equador) e Racing (Argentina) são os quatro times que seguem na disputa pela Glória Eterna.

confrontos das semifinais da Libertadores 2025
Divulgação

As partidas de ida e volta serão disputadas nas semanas dos dias 22 e 29 de outubro, com duelos de gigantes entre Brasil, Argentina e Equador.

Confira os confrontos:

Flamengo x Racing

  • Ida: 22 de outubro (terça-feira), às 21h30, no Maracanã (Rio de Janeiro).
  • Volta: 29 de outubro (terça-feira), às 21h30, no Estádio El Cilindro (Avellaneda).

LDU x Palmeiras

  • Ida: 23 de outubro (quarta-feira), às 21h30, no Estádio Rodrigo Paz Delgado (Quito).
  • Volta: 30 de outubro (quarta-feira), às 21h30, no Allianz Parque (São Paulo).

O clube campeão levará para casa o prêmio de US$ 24 milhões (aproximadamente R$ 131,2 milhões), enquanto o vice-campeão ficará com US$ 7 milhões (cerca de R$ 38,2 milhões).


NE Notícias, da redação

STJ manda soltar rapper

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) mandou soltar o rapper Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido como Oruam.

Rapper Oruam
Arquivo pessoal|Reprodução

A decisão foi assinada pelo ministro Joel Ilan Paciornik e atendeu ao pedido de soltura feito pela defesa do cantor.

Oruam é investigado pela polícia do Rio de Janeiro por associação ao tráfico de drogas, tráfico de drogas, resistência, desacato, dano, ameaça e lesão corporal. Ele estava preso desde de julho em uma penitenciária localizada na zona oeste da capital fluminense.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

De acordo com as investigações, o rapper e outros acusados tentaram impedir a Polícia do Rio de cumprir um mandado de busca e apreensão contra um adolescente acusado de atuar como um dos seguranças pessoais dos chefes da facção criminosa Comando Vermelho, em julho deste ano.

Oruam é filho do traficante Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, que está preso em uma penitenciária federal.

Energia elétrica menos cara em Outubro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou a bandeira vermelha patamar 1 para o mês de outubro. Isso significa que os consumidores receberão as contas de energia elétrica com adicional de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Pessoa segurando boleto com a conta de energia
Energisa / Arquivo

A indicação do volume de chuvas abaixo da média e o consequente reflexo no nível dos reservatórios não são favoráveis para a geração das usinas hidrelétricas. Diante desse cenário, há necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que são mais caras e justificam o acionamento da bandeira vermelha patamar 1 para outubro.

Nos meses anteriores foi acionada a bandeira vermelha patamar 2.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

É importante ressaltar que a fonte solar de geração é intermitente e não injeta energia para o sistema o dia inteiro. Por essa razão, é necessário o acionamento das termelétricas para garantir a geração de energia quando não há iluminação solar, inclusive no horário de ponta.

Sobre as bandeiras tarifárias

Criado em 2015 pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias indica, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil. As bandeiras mostram o custo variável da produção de energia, a partir da análise da disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis e o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

Com as bandeiras, o consumidor ganha um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. Ao saber, por exemplo, que a bandeira está vermelha, o consumidor pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta.

Pessoa acionando o interruptor de apagar a luz
Fernando Frazão|Agência Brasil

Pela regra anterior, que previa o repasse somente nos reajustes tarifários anuais, o consumidor não tinha a informação de que a energia estava cara naquele momento e, portanto, não tinha um sinal para reagir a um preço mais alto.

A ANEEL reitera a importância do uso responsável da energia elétrica. A economia de energia também contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo.

Confira abaixo o vídeo que explica como funciona o acionamento das bandeiras tarifárias:

ANEEL

“Posso pedir gol no Fantástico”, ironiza Márcio Macêdo

Em meio à intensa especulação sobre sua saída do governo, o ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo, quebrou o silêncio. Em uma coletiva de imprensa no Palácio do Planalto nesta sexta-feira (26), ele classificou as notícias sobre sua demissão como um “cerco político”.

Ministro Márcio Macêdo no Palácio do Planalto, Brasília, 26/09/2025
Reprodução

Com uma dose de ironia, o ministro baiano afirmou que já pode pedir música no Fantástico. “Esse é um cerco político desde o início, já vai na nona onda, posso pedir gol no ‘Fantástico’ três vezes. São nove vezes que dizem que vou sair”, desabafou.

Apesar da fala, a imprensa nacional segue noticiando que a troca por Guilherme Boulos é dada como certa e deve ser anunciada na próxima semana. A decisão teria sido comunicada por Lula a aliados do PT no último fim de semana, com um pedido direto para que a legenda estadual se empenhe na eleição de Macêdo para deputado federal em 2026.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Questionado, Macêdo disse que o presidente não tratou do assunto com ele e que seu foco é a reeleição de Lula. “Se eu vou disputar eleição, ele que vai definir”, declarou. Enquanto isso, nos bastidores, a chegada de Boulos é vista como estratégica para a interlocução com os movimentos sociais.

Jovem Pan News

NE Notícias, da redação

REVIRAVOLTA: Laudo aponta DNA de 2 homens em Daniele Barreto

Uma reviravolta pode mudar o rumo das investigações sobre a morte da médica Daniele Barreto, encontrada sem vida no Presídio Feminino de Nossa Senhora do Socorro, no dia 9 de setembro. Um laudo do Instituto Médico Legal (IML) teria apontado a presença de material genético masculino em seus órgãos genitais.

Médica Daniele Barreto chega para a 1ª audiência sobre a morte do advogado José Lael de Souza Rodrigues Junior
Redes sociais|Reprodução

A informação foi revelada na manhã desta sexta-feira (26) pelo advogado de defesa, Fábio Trindade, durante entrevista a uma emissora de rádio. Segundo o advogado, o laudo não aponta a presença de sêmen, mas de resquício genético [veja mais abaixo].

O ponto mais chocante é que o material encontrado corresponde a dois perfis diferentes de DNA, o que abre novas e complexas linhas de investigação.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em resposta, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SE) divulgou uma nota afirmando que “informações constantes em laudos periciais e exames relacionados ao caso (…) são documentos de uso exclusivo para fins de investigação criminal e possuem caráter sigiloso”.

O órgão reforçou que a divulgação não autorizada desses documentos pode gerar responsabilização administrativa e criminal, e concluiu que os laudos permanecerão sob sigilo até o fim do inquérito policial.

Daniele Barreto era a principal suspeita de ter planejado o assassinato de seu marido, o advogado criminalista José Lael Rodrigues Júnior, morto a tiros em outubro de 2024, em Aracaju.

Rádio Capital

Ministro deixa o cargo após debandada do União Brasil

O ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou, na tarde desta sexta-feira (26), a saída do comando da pasta. O anúncio foi feito no Palácio do Planalto, após uma conversa entre ele e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ex-ministro do Turismo Celso Sabino
Celso Sabino ⏐ Divulgação

No dia 18 de setembro, o União Brasil, partido de Sabino, anunciou o desembarque da base de apoio de Lula e deu um prazo de 24 horas para que seus filiados deixassem os cargos ou funções comissionadas no governo federal.

“Tive uma conversa hoje com o presidente da República, em virtude da decisão que o partido ao qual eu sou filiado tomou, de deixar o governo, e vim hoje aqui cumprir o meu papel”, disse à imprensa. “Entreguei ao presidente a minha carta e o meu pedido de saída do Ministério do Turismo, cumprindo a decisão do meu partido”, completou.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Ele afirmou que ainda cumprirá uma agenda como ministro, ao lado de Lula. Ambos estarão em Belém, na próxima sexta-feira (3) para inauguração de obras para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá na cidade em novembro.

“O presidente pediu que eu acompanhasse nas obras que deve na entrega das obras que vai acontecer na próxima quinta-feira na cidade de Belém. Vou como ministro ainda”. Sabino assumiu como ministro em julho de 2023 e deixará definitivamente o cargo após esse compromisso.

Questionado sobre a possibilidade de sair do partido para continuar no governo, Sabino disse que “acredita no diálogo” e que “os homens públicos que tem compromisso a nação brasileira vão trabalhar juntos pelo bem do país”.

UOL News

“A minha vontade é clara, é continuar o trabalho que a gente vem fazendo e a gente tem um trabalho de diálogo mantido e hoje o presidente acenou com essa possibilidade de ampliar esse diálogo junto com o partido União Brasil para que a gente possa ver como vai ser as cenas do próximo capítulo”, disse Sabino.

Além do União Brasil, outro partido que deixou o governo foi o PP. O filiado do PP no primeiro escalão do governo é André Fufuca, à frente do Ministério dos Esportes. Ainda não há, no entanto, confirmação sobre uma saída de Fufuca.

FICCO prende em Sergipe

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/SE), em ação conjunta com a Polícia Militar e com apoio de informações da unidade da PF no Piauí, prendeu na manhã desta sexta-feira (26/9) um homem que estava foragido da Justiça.

Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Sergipe (FICCO/SE)
Polícia Federal em Sergipe

A prisão ocorreu na cidade de Itaporanga D’ajuda/SE. O homem foi condenado pelo crime de estupro de vulnerável, ocorrido em 2009 na cidade de Areia Branca/SE.

Após o cumprimento do mandado, o foragido foi encaminhado ao sistema penitenciário para dar início ao cumprimento da pena.

A ação contou com a participação do Batalhão de Polícia de Ações Táticas do Interior (BPATI) da Polícia Militar de Sergipe e com o apoio do Núcleo de Inteligência Policial da PF no Piauí.

A FICCO/SE é composta por integrantes da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), atuando de forma integrada no enfrentamento ao crime organizado.

Sergipe tem previsão de chuvas para o final de semana

O Governo de Sergipe, por meio da Gerência de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), emite aviso meteorológico para a probabilidade de chuvas e ventos moderados a intensos, a partir das 15h desta sexta-feira, 26, até às 12h de sábado, 27.

Planta molhada com água da chuva
Igor Matias|Semac

Para o período, a previsão é de que o acumulado de chuvas possa ultrapassar 50 mm/dia e que os ventos intensos variem de 40 a 70 km/h, principalmente no litoral e agreste sergipano [veja mais abaixo].

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

As condições meteorológicas de instabilidade no estado são provenientes da atuação da alta pós-frontal e da aproximação de uma frente fria, que deve canalizar o fluxo de umidade nos baixos níveis da atmosfera, favorecidas também pelo intenso aquecimento e umidade do oceano Atlântico adjacente.

Riscos associados

A ocorrência de chuvas pode gerar acumulados expressivos em Sergipe, apresentando riscos em rodovias, com alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de pequenos córregos e riachos. Também há risco de transbordamento dos principais rios e lagoas da região.

A Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Semac segue monitorando as condições climáticas para novas atualizações.

Veja previsão atualizada do Climatempo:

Climatempo