Venâncio: “Oposição calou após Emília copiar Mitidieri?”
Na coluna desta quarta-feira, Marcos Aurélio destaca o questionamento do ex-deputado estadual à oposição ao governo Mitidieri, a votação decisiva sobre o Imposto de Renda e o polêmico aumento do fundo eleitoral pelo Congresso. Acompanhe.
Reprodução
Sergipe é o segundo lugar, no ranking nacional, do CLP (Centro de Liderança Pública) com menor número de feminicídios. A taxa é de 0,8 para cada grupo de 100 mil mulheres. Uma vitória da Segurança Pública e do governo Mitidieri.
***
Câmara Federal votará nesta quarta (01), a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. E preciso acompanhar como cada deputado(a) se comportará em defesa de um dos maiores benefícios para os milhões de trabalhadores(as) que serão beneficiados com esse projeto.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Venâncio Fonseca questionou se a Oposição ainda critica o governador Mitidieri pelas ações realizadas, “eles criticavam as festas, o ‘Sergipe é Aqui’ e os empréstimos. Agora Emília está copiando os três itens e eles não falam nada”, questionou Fonseca.
Veja entrevista:
103 FM
Partidos orientaram suas bancadas e o Congresso aumentou em 390% (isso mesmo que você leu) o fundo eleitoral, que passará de R$ 1 bilhão, proposto no orçamento pelo governo Lula, para R$ 4,9 bilhões. Foram retirados R$ 2,9 bilhões das emendas de bancadas estaduais. O restante será cortado das despesas não obrigatórias.
Por Marcos Aurélio
Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
STF mantém número de deputados para a eleição de 2026
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta terça-feira (30), para manter o atual número de 513 deputados federais para as eleições de 2026.
Sessão Plenário – Foto: Bruno Spada ⏐ Câmara dos Deputados
A decisão referenda uma liminar do ministro Luiz Fux, que atendeu a um pedido do presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, e determinou que qualquer alteração no número de vagas só seja aplicada a partir do pleito de 2030.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Até o momento, acompanharam o voto de Fux os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Nunes Marques, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Flávio Dino e Dias Toffoli. A votação em plenário virtual se encerra nesta quarta-feira (1º).
Impasse no Congresso motivou decisão
A questão de fundo envolve uma lei, aprovada em junho, que aumentava o número de deputados para 531. O texto, no entanto, foi integralmente vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em julho, e o Congresso Nacional ainda não analisou o veto.
Em sua decisão, o ministro Fux argumentou que, com o processo legislativo “inconcluso” e a proximidade das eleições de 2026, era preciso garantir a segurança jurídica e respeitar o princípio da anualidade eleitoral. Por essa razão, a mudança, se ocorrer, valerá apenas a partir de 2030, para que haja “segurança e clareza”.
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
MP Eleitoral é contra anistiar dívida de partido em Sergipe
O Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) emitiu um parecer contrário ao pedido do partido Republicanos em Sergipe para anular uma dívida de R$ 84.198,86 com o Tesouro Nacional.
Montagem: NE Notícias
O valor é resultado da desaprovação das contas da legenda nas Eleições de 2022, por não ter aplicado o percentual mínimo de recursos do fundo partidário em candidaturas de pessoas negras, como determina a lei.
O partido recorreu à Justiça Eleitoral, argumentando que a Emenda Constitucional (EC) nº 133, de agosto de 2024, anularia a cobrança. No entanto, o MP Eleitoral defendeu a manutenção da dívida.
Argumento da defesa
O Republicanos baseou seu recurso em dois pontos da nova emenda constitucional. O primeiro, no artigo 3º, que permite compensar os valores não aplicados nas quatro eleições seguintes, a partir de 2026. O segundo, no artigo 4º, que garante imunidade tributária aos partidos.
Parecer do Ministério Público
No parecer, o procurador regional eleitoral, Rômulo Almeida, rebateu os argumentos. Segundo ele, o artigo 3º da emenda não tem aplicação imediata, pois depende de regulamentação e da fiscalização futura pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para garantir que a compensação seja de fato cumprida.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Sobre a imunidade tributária, o MP Eleitoral destacou que a dívida não é uma sanção fiscal, mas sim um ressarcimento ao erário por uso irregular de dinheiro público. Além disso, o próprio texto da emenda autoriza o uso do fundo partidário para pagar multas e devolver recursos, o que contradiz a tese do partido.
Por fim, o procurador ressaltou que a anistia prevista na emenda só se aplica a débitos constituídos há mais de cinco anos, o que não é o caso, já que a decisão que condenou o Republicanos tornou-se definitiva em 2024.
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Alerta de dengue: 6 cidades de Sergipe estão em alto risco
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta terça-feira (30), que seis municípios sergipanos estão com alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti. O dado faz parte do quinto Levantamento Rápido (LIRAa) de 2025, que apontou ainda 48 cidades em médio risco e 21 em baixo risco.
SMS / Arquivo
O estudo classifica o risco como baixo (índice até 0,9), médio (de 1,0 a 3,9) e alto (acima de 4,0). A partir desses dados, as secretarias municipais desenvolvem ações de prevenção, como visitas domiciliares e atividades educativas.
Municípios com alto risco
Nossa Senhora da Glória: 5,1
Itabaiana: 4,4
Capela: 4,3
Nossa Senhora das Dores: 4,3
Areia Branca: 4,1
Simão Dias: 4,1
Cuidados e prevenção
O Aedes aegypti — que possui listras brancas nas pernas e no dorso — é o transmissor da dengue, zika e chikungunya. A participação da população é fundamental para eliminar criadouros. A SES recomenda verificar e eliminar água parada em vasos de plantas, pneus e outros reservatórios, pois o mosquito deposita seus ovos nesses locais.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Sintomas e o risco da automedicação
Os principais sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito incluem dor de cabeça intensa, cansaço extremo, dores musculares, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.
Ao apresentar qualquer um desses sinais, a orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e evitar a automedicação. Anti-inflamatórios e medicamentos com ácido acetilsalicílico (AAS) são contraindicados em casos de suspeita de dengue, pois podem aumentar o risco de sangramentos e outras complicações.
Divulgação
NE Notícias, com informações da SES
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Transparência: Sergipe fica entre os piores estados do país
Sergipe está entre os piores estados do Brasil em um levantamento sobre transparência e governança pública divulgado pela Transparência Internacional. Com 51 de 100 pontos possíveis, o estado recebeu a avaliação “regular”, figurando no grupo com os índices mais baixos do país.
Arthuro Paganini|ASN
O estudo aponta falhas graves na prestação de contas sobre a destinação de recursos de emendas parlamentares e no acompanhamento de obras públicas. Para efeito de comparação, apenas três unidades da federação — Acre, Minas Gerais e Distrito Federal — oferecem transparência integral sobre as emendas.
Enquanto estados como Espírito Santo (95), Goiás (93) e Minas Gerais (89) lideram o ranking com as melhores notas, Sergipe divide as últimas posições com Piauí (51), Acre (50), Roraima (48) e Amapá (47). A média nacional foi de 69,8 pontos, considerada “boa”.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A capital, Aracaju, também não teve bom desempenho, aparecendo na 18ª posição entre as capitais, com nota 46,3, também classificada como “regular”.
Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Renato Morgado, gerente de Programas da Transparência Internacional, alertou que “parte dos recursos destinados a emendas tem sido objeto de esquemas de corrupção”. Segundo ele, a carência desses dados fragiliza o combate a eventuais crimes.
Em resposta ao Estadão, o Governo de Sergipe admitiu os resultados ruins, mas destacou que houve um avanço em relação a 2022, quando a pontuação foi de apenas 36,2.
“Esse resultado refletia, à época, a ausência de regulamentações essenciais (…). Desde então, adotamos um conjunto de medidas estruturantes e (…) Sergipe alcançou a pontuação de 51,5. Trata-se de um avanço de mais de 40%”. O governo atribuiu a melhoria ao trabalho da Secretaria de Estado da Transparência e Controle (SETC).
Principais Fragilidades de Sergipe
O pior desempenho do governo de Sergipe no Índice de Transparência e Governança Pública 2025 foi nas dimensões Dados e Participação Social, com destaque para:
O estado não publica Planos de Dados Abertos vigentes, inventários e catálogos dos dados disponíveis ou fornece recursos para o melhor proveito das bases de dados pelos cidadãos.
Ausência de Conselho de Transparência e/ou de Combate à Corrupção ativo.
Ausência de Conselho de Usuários dos Serviços Públicos ativo.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Destaques Positivos
Apesar das fragilidades, o governo de Sergipe atende a mecanismos importantes nas dimensões Plataformas e Obras Públicas:
Possui canal para a realização de denúncias de corrupção anônimas.
Divulga as listas de informações classificadas e desclassificadas como sigilosas.
Divulga o Plano de Contratações Anual de todos os órgãos de forma centralizada.
Publica estudos e relatórios sobre os impactos esperados pelas obras contratadas.
Sobre o estudo
A avaliação levou em consideração 106 critérios, com notas de 0 a 100, classificando os governos em “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”.
Transparência Internacional Brasil|Divulgação NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Líder de facção carioca morre em confronto policial em Aracaju
Um homem identificado como Daniel Palma Santos, o “Cinzento”, de 31 anos, morreu em confronto com a Polícia Civil na noite desta segunda-feira (29), no bairro Atalaia, em Aracaju. Contra ele, havia um mandado de prisão preventiva em aberto pelo crime de homicídio qualificado.
Polícia Civil|Divulgação
A ação foi deflagrada pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), com suporte da Divisão de Inteligência (Dipol). Segundo relato policial, durante a abordagem, “Cinzento” reagiu sacando uma arma e atirando contra as equipes. No revide, ele foi alvejado, socorrido e encaminhado ao Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), onde não resistiu aos ferimentos.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Ligação com o crime organizado
De acordo com as investigações, Daniel Palma Santos tinha envolvimento com o tráfico de drogas. Ele era natural da Bahia e integrava uma facção criminosa com origem no Rio de Janeiro. A polícia informou que ele estava escondido em Aracaju para escapar das autoridades baianas, mas continuava a comandar sua célula criminosa à distância.
A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população e reitera que informações sobre atividades criminosas podem ser repassadas anonimamente pelo Disque-Denúncia, através do número 181, com sigilo garantido.
NE Notícias, com informações da Polícia Civil
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Marcos Aurélio: Promessa de hospital em Socorro vira alvo de investigação
Nesta terça-feira, Marcos Aurélio analisa o veto decisivo de Lula na Lei da Ficha Limpa, a mudança de comando no STF e as pressões populares e investigativas que movimentam os municípios de Itabaiana e Socorro. Acompanhe a seguir.
TSE / Reprodução
Lula veta alteração na Lei da Ficha Limpa que permitiria, por exemplo, que Eduardo Cunha e Garotinho pudessem disputar eleições agora em 2026. Agora o veto volta para o Congresso, que pode mantê-lo ou derrubar. Caso seja derrubado, passará a valer como foi aprovado no Congresso.
Ministro Édson Fachin assume a presidência do STF, no lugar de Luiz Barroso, tendo como vice, Alexandre de Moraes. Nos bastidores há especulações sobre uma eventual aposentaria antecipada de Barroso. Também já começaram a surgir os nomes que seriam indicados pelo presidente Lula, dentre eles, Jorge Messias (AGU); Rodrigo Pacheco (Senador).
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Em Itabaiana começam a surgir reclamações da população por serviços que não estão sendo prestados pela Prefeitura. Uma manifestação de moradores exige a volta de uma servidora que foi exonerada do cargo de coordenadora do CRAS. Eles prometem uma manifestação na porta da prefeitura se não forem atendidos.
***
Um hospital de média e alta complexidade que foi prometido, com anúncio de verbas garantidas, pelo deputado Rodrigo Valadares, no município de Nossa Senhora do Socorro está sendo alvo de uma reportagem investigativa do 103Notícias. E ainda esta semana traremos detalhes.
Por Marcos Aurélio
Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Ceará derrota o São Paulo na capital paulista
Na partida que encerrou a 25ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Ceará foi até o Morumbis, na noite desta segunda-feira (29), e derrotou o São Paulo pelo placar de 1 a 0, graças ao faro de gol do atacante Pedro Henrique.
Felipe Santos|Ceará SC
Graças a este triunfo, o Vozão chegou aos 31 pontos, assumindo a 11ª colocação da classificação, e se afastado da zona de rebaixamento da competição (as quatro últimas colocações). Já o Tricolor, após o revés, permanece com 35 pontos, na 7ª posição.
O único gol do confronto saiu aos 10 minutos da etapa final. Matheus Bahia tocou para o meio da área. Alisson conseguiu cortar parcialmente e a bola sobrou para Pedro Henrique, que avançou, driblou o goleiro Rafael e bateu para o fundo do gol vazio.
Veja melhores momentos:
TNT Sports
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Familiares de gerente morto em explosão fecham Tancredo Neves
Manifestantes interditaram a Avenida Tancredo Neves, em Aracaju, no final da tarde desta segunda-feira (29), em um ato por justiça após a morte de Israel Santana dos Santos, de 33 anos. Ele era o gerente do posto de combustíveis onde ocorreu uma explosão no último sábado (27).
Redes sociais|Reprodução
Com faixas pedindo justiça, familiares e amigos se concentraram em frente ao estabelecimento, no bairro Jabotiana. O ato pacífico bloqueou o trânsito na região, e o desvio foi realizado pelo Largo da Aparecida, segundo informações da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e da Polícia Militar.
Equipes da SMTT, da PM e do Corpo de Bombeiros estão no local acompanhando a movimentação.
O acidente que vitimou Israel ocorreu quando ele tentava resolver um problema na casa de gás do posto. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma válvula teria se desprendido, causando a explosão. O gerente morreu no local.
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Pix tem instabilidade e afeta clientes de grandes bancos
O Pix, principal sistema de pagamentos do Brasil, apresentou instabilidade na manhã desta segunda-feira (29), dificultando transações para usuários em todo o país. Segundo o Banco Central (BC), o problema foi causado por uma falha técnica no mecanismo de consulta de chaves, mas a situação já foi resolvida.
Bruno Peres|Agência Brasil
Em nota, o BC informou que “atuou prontamente e a intercorrência já foi sanada”. O site DownDetector, que monitora o funcionamento de serviços online, registrou mais de 8 mil notificações de usuários sobre o problema.
Relatos de instabilidade
As queixas de instabilidade no Pix foram relatadas principalmente por clientes de grandes instituições financeiras, como Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Nubank e Santander. A falha ocorre poucos dias após o Banco Central aprovar novas regras e um manual de penalidades para aumentar a segurança do sistema.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Principal meio de pagamento do país
Criado em 2020, o Pix se consolidou como o método de transferência de recursos mais utilizado no Brasil. Atualmente, a plataforma conta com 168 milhões de usuários e movimenta cerca de R$ 2,5 trilhões por mês.
Dados do próprio Banco Central mostram que o Pix já responde por quase metade de todas as transações de pagamento realizadas no país, superando cartões de crédito e débito. Cerca de 75% da população brasileira utiliza o sistema regularmente.
NE Notícias, com informações da Agência Brasil
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais: