Polícia prende em São Paulo sergipano condenado por estupro de criança

A Polícia Civil de Sergipe, com o apoio da polícia paulista, prendeu em São Paulo um homem de 42 anos condenado pelo crime de estupro de vulnerável. A vítima é uma criança de sete anos.

Polícia prende em SP sergipano condenado por estupro de criança
Polícia Civil

A prisão e os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta segunda-feira (6), em uma ação coordenada pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher e Grupos Vulneráveis (DEAGV) e pela Divisão de Inteligência (Dipol).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segundo a delegada Caroline Costa Almeida, a investigação começou no ano passado, após a criança relatar o crime em detalhes. “Em depoimento especial, a vítima relatou que um homem passou a manter contato com ela e, de forma insistente, começou a pedir fotos”, revelou a delegada, acrescentando que o homem também enviava fotos íntimas para a criança.

Com base nas provas, a Justiça de Sergipe expediu os mandados que foram cumpridos em São Paulo. O inquérito policial será concluído e remetido ao Poder Judiciário.

A Polícia Civil reforça a importância das denúncias de crimes contra crianças e adolescentes, que podem ser feitas de forma anônima pelo Disque-Denúncia, no telefone 181.


O título e conteúdo desta matéria foram atualizados para garantir maior fidelidade e precisão em relação aos fatos apresentados.


NE Notícias, com informações da SSP

Aracaju terá Concurso Municipal Unificado

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, oficializou, nesta segunda-feira (6), a criação de uma comissão de trabalho para organizar e fiscalizar o futuro Concurso Municipal Unificado (CMU). Este será o primeiro processo seletivo a reunir, em um único edital, as demandas por novos servidores de diferentes órgãos e entidades da Prefeitura de Aracaju.

Prefeita Emília Corrêa assina decreto que cria comissão para organização do Concurso Municipal Unificado em Aracaju (CMU)
Karla Tavares|PMA

“Concurso público é uma questão de direito e também de dever. Todas as gestões são passageiras e quem cuida de patrimônio público são os servidores”, afirmou a prefeita.

A comissão será composta por representantes de diversas áreas da gestão e atuará sem remuneração. Entre suas atribuições estão o planejamento do certame, a definição de prioridades de contratação e o acompanhamento de todas as etapas do processo, desde os estudos preliminares até o cumprimento do edital.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Situação do concurso da Educação

A prefeita também se reuniu com a comissão de aprovados no concurso da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizado em 2024. Emília garantiu que novas convocações serão feitas, além das 190 já efetivadas, mas destacou a necessidade de responsabilidade fiscal e alfinetou a gestão passada:

Mesmo sem ter nenhuma dotação orçamentária deixada pela gestão passada, nós fizemos um esforço imenso para fazer a maior convocação da história de Aracaju. Garanto que todas as sugestões colocadas aqui hoje serão analisadas e postas em prática conforme a possibilidade”, prometeu.

Mônica Fonseca, presidente da comissão de aprovados, expressou otimismo com o diálogo. “Nosso principal objetivo é garantir as convocações, incluindo também a possibilidade do cadastro de reserva. A expectativa agora é por uma nova convocação, além da prorrogação do prazo do concurso”, disse.


O conteúdo desta matéria foi atualizado para garantir maior fidelidade e precisão em relação ao conteúdo apresentado.


NE Notícias, com informações da PMA

Pastor condenado a 10 anos por abuso sexual é preso em Sergipe

A Polícia Civil de Sergipe cumpriu, nesta segunda-feira (6), um mandado de prisão definitiva contra um pastor condenado por crime sexual. A prisão ocorreu na Praça do Coreto, no centro de Nossa Senhora da Glória. O homem foi condenado a uma pena de dez anos e seis meses de reclusão em regime fechado.

Homem algemado
Sejuc / arquivo

De acordo com as investigações, os abusos aconteceram entre agosto de 2021 e fevereiro de 2022, no município de Simão Dias. A vítima era uma adolescente que frequentava a igreja liderada pelo pastor.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O inquérito policial apontou que o condenado se aproveitava de sua posição de liderança religiosa para aliciar a vítima e praticar atos libidinosos contra a vontade dela. Ainda segundo a apuração, ele a ameaçava de expulsão da igreja para forçar seu silêncio.

Durante o processo, o acusado admitiu ter se relacionado com a adolescente, mas alegou que o envolvimento teria sido consensual. Essa versão, no entanto, foi descartada pelas provas reunidas pela investigação.

Após a prisão, o pastor foi encaminhado a uma unidade prisional, onde começará a cumprir sua sentença.


NE Notícias, com informações da SSP

Canindé: Machadinho e Pank

Um ano da virada: Machadinho Barbosa e Pank Pancadão mudaram a história política de Canindé de São Francisco Em 6 de outubro de 2024, o povo foi às ruas e elegeu Machadinho Barbosa e Pank Pancadão, derrotando o velho sistema político e iniciando um novo tempo de desenvolvimento e esperança em Canindé de São Francisco.

Joselildo Almeida Pank e Machadinho
Divulgação

Há exato um ano, em 6 de outubro de 2024, Canindé de São Francisco viveu um dos momentos mais marcantes de sua história política. Em uma eleição vibrante, repleta de emoção e sentimento popular, Machadinho Barbosa e Pank Pancadão conquistaram uma vitória expressiva nas urnas, colocando fim a um ciclo de domínio político que por décadas se manteve no poder. De um lado, estavam ex-prefeitos como Heleno Silva e Rosa Feitosa, parte da família Galindo e a maioria dos vereadores.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Do outro, Machadinho, o vice Pank, o vereador Ninho da Saúde, Klebinho e, principalmente, o povo de Canindé, que disse “basta” ao retrocesso e escolheu um novo caminho para o futuro. Uma vitória histórica Com 10.125 votos, Machadinho Barbosa superou o adversário com mais de mil votos de diferença, um feito inédito na política local. A vitória foi total — venceu em todas as urnas —, confirmando o desejo coletivo de renovação e esperança. Naquele dia, começava uma nova era.

Machadinho e Pank não apenas venceram uma eleição: eles iniciaram um novo tempo de trabalho, justiça social e desenvolvimento em Canindé de São Francisco. Aprovação recorde e gestão eficiente Menos de um ano após assumir o comando da prefeitura, os números comprovam o sucesso da gestão.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Com quase 90% de aprovação popular, Machadinho Barbosa figura entre os dez prefeitos mais bem avaliados do Brasil. O resultado é fruto de um governo participativo, transparente e formado por uma equipe de secretários e colaboradores comprometidos com o progresso e a melhoria da qualidade de vida da população.

O desenvolvimento chegou em Canindé Os avanços são visíveis em todas as áreas: na saúde, com melhorias no atendimento e estrutura hospitalar; na educação, com investimentos e valorização de professores; na infraestrutura, com obras e ações que resgatam a autoestima do povo; e na geração de empregos, com parcerias e projetos que movimentam a economia local. “O desenvolvimento chegou em Canindé, e não há caminho de volta. O povo escolheu o futuro, e Machadinho está cumprindo sua missão com dedicação e amor por sua terra.” Parabéns, Canindé de São Francisco!

Parabéns, Machadinho Barbosa e Pank Pancadão! Há um ano, vocês começaram a escrever uma nova história — e hoje, o município colhe os frutos dessa mudança.


Por Cláudio Vasconcelos, assessoria de comunicação

Mulher morre presa às ferragens em acidente SE-453

Uma mulher morreu em um grave acidente na rodovia SE-453, próximo ao município sergipano de Pedra Mole, na manhã desta segunda-feira (6). A vítima conduzia um veículo de passeio que capotou às margens da pista.

Acidente na rodovia SE-453, próximo ao município sergipano de Pedra Mole
CBM-SE

O carro tracionava uma carrocinha carregada de frutas. Com o impacto, a motorista ficou presa às ferragens e não resistiu. O Corpo de Bombeiros Militar, do quartel de Itabaiana, foi acionado para atender a ocorrência.

“Fomos acionados por volta das 4h25. Ao chegar no local, a condutora estava presa às ferragens, sem sinais vitais. Fizemos os procedimentos de estabilização do veículo e desencarceramento da vitima. Contamos com o apoio da Polícia Militar na segurança da cena”, afirmou o aspirante Heidemax Passos, do Corpo de Bombeiros.

Segundo informações do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), outros dois passageiros que também estavam no veículo foram socorridos por populares. O estado de saúde deles não foi informado.

Testemunhas disseram que o carro seguia em direção ao Povoado Mucambo.


NE Notícias, da redação

Morre a jornalista Yara Belchior; corpo será doado para a UFS

Faleceu na madrugada desta segunda-feira (6), em Aracaju, a jornalista Yara Belchior, aos 64 anos. Natural de Salvador (BA), ela estava internada desde a última quinta-feira (2). A família não informou a causa da morte.

Jornalista Yara Belchior
Flávio Monteiro|Arquivo pessoal

Com os títulos de cidadã sergipana e aracajuana, Yara construiu uma carreira de grande prestígio no estado. Atuou nas redações dos jornais Cidade, Correio de Sergipe e Jornal da Manhã, além do portal Infonet. Na TV Sergipe, afiliada da Globo, foi uma respeitada colunista de política.

Em nota conjunta, o Sindicato dos Jornalistas de Sergipe (Sindijor) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) lamentaram a perda e exaltaram seu legado:

“Yara construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com a verdade, ética e defesa da comunicação sergipana. […] Sua atuação deixou uma contribuição significativa para o jornalismo sergipano, inspirando colegas de profissão e conquistando o respeito da sociedade.”

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Amigo da jornalista, o diretor-presidente da Emsetur, Fabiano Oliveira, também se manifestou nas redes sociais: “Com tristeza recebo a notícia da partida de Yara Belchior — uma grande amiga e uma jornalista brilhante, que marcou a comunicação sergipana com sua inteligência e sensibilidade. Que Deus a receba com a paz que ela sempre espalhou por onde passou”.

Atendendo a um pedido feito em vida, o corpo de Yara Belchior será doado para estudos na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Não haverá velório nem enterro. A jornalista era solteira e não deixa filhos.


NE Notícias, da redação

‘Enem dos Concursos’: gabaritos do CPNU 2 são divulgados

Já estão disponíveis para consulta os 36 gabaritos preliminares das provas do segundo Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2), realizadas no último domingo. Os candidatos que desejarem entrar com recurso contra as questões têm até a próxima quarta-feira (8) para fazê-lo, por meio do portal do candidato [veja mais abaixo].

Assinalando com um lápis o gabarito de concurso
Jornal de Brasília / reprodução

Ao todo, 436.582 pessoas participaram desta edição do certame. A abstenção nacional ficou em 42,8%.

Sobre os gabaritos e áreas

Para cada bloco de prova, foram divulgados quatro tipos de gabarito (Tipo 1, 2, 3 e 4), totalizando 36 documentos. Eles abrangem os cargos de nível intermediário e superior, cobrindo as seguintes áreas:

  • Saúde e Regulação
  • Seguridade Social
  • Infraestrutura, Engenharia e Arquitetura
  • Justiça e Defesa
  • Administração Pública e Governança
  • Desenvolvimento Socioeconômico
  • Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia

Para realizar corretamente a conferência do seu gabarito, é preciso identificar o tipo de prova correspondente. Essa informação está disponível em sua inscrição na Área do Candidato, no endereço eletrônico: https://inscricao-cpnu.conhecimento.fgv.br

Prova Objetiva

Bloco Temático 1: Seguridade Social – Saúde, Assistência Social e Previdência Social

Tipo 1

Tipo 2

Tipo 3

Tipo 4

Bloco Temático 2: Cultura e Educação

Tipo 1

Tipo 2

Tipo 3

Tipo 4

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Bloco Temático 3: Ciência e Tecnologia

Tipo 1

Tipo 2

Tipo 3

Tipo 4

Bloco Temático 4: Engenharia e Arquitetura

Tipo 1

Tipo 2

Tipo 3

Tipo 4

Bloco Temático 5: Administração

Tipo 1

Tipo 2

Tipo 3

Tipo 4

Bloco Temático 6: Desenvolvimento Socioeconômico

Tipo 1

Tipo 2

Tipo 3

Tipo 4

Bloco Temático 7: Justiça e Defesa

Tipo 1

Tipo 2

Tipo 3

Tipo 4

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Bloco Temático 8: Intermediário – Saúde

Tipo 1

Tipo 2

Tipo 3

Tipo 4

Bloco Temático 9: Intermediário – Regulação

Tipo 1

Tipo 2

Tipo 3

Tipo 4

Os interessados em conferir as respostas precisam acessar o site da banca do certame: conhecimento.fgv.br/cpnu2.

Próximas datas

Os candidatos devem ficar atentos ao cronograma:

  • 12 de novembro: Divulgação da imagem do cartão de respostas, das notas finais das provas objetivas e convocação para a prova discursiva.
  • 07 de dezembro: Realização da segunda fase (prova discursiva).

NE Notícias, da redação

Marcos Aurélio: A inoperância da Secom na gestão de Emília

Nesta segunda-feira (6), Marcos Aurélio faz uma análise técnica e política da Secom de Aracaju, mergulha nos bastidores da OAB e aborda as polêmicas do trânsito no Bugio e o perigo da adulteração de bebidas. Acompanhe.

Sede da Prefeitura de Aracaju
Ronald Almeida|PMA

Adulteração de bebidas e alimentos

Estamos todos expostos à ganância e ao crime, em todos os cantos do Brasil. Até quando conviveremos com essa situação que coloca em risco a saúde e a vida dos brasileiros e brasileiras?! Os órgãos de vigilância sanitária precisam fortalecer as ações em parceria com as polícias, e uma legislação nova precisa ser construída no Congresso Nacional, com punições severas para quem atenta contra a vida.

Secom de Aracaju

Uma análise técnica e política da pasta na gestão de Emília. Nos últimos nove meses, apesar de ter um Jornalista conceituado como titular da pasta, não conseguimos ver uma atuação em defesa, ou até mesmo informativa, de modo incisiva pelo próprio secretário Ricardo Marques; que politicamente poderia ter uma atuação presencial bem mais forte, já que ele é preparado e tem pretensões de galgar uma das cadeiras da Câmara Federal.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Eleição para o 5º da OAB

Os bastidores estão fervilhando, especialmente a partir da última semana, quando foi incluída a vaga para pessoas com deficiência, os PCDs. A informação que recebemos é que um advogado estaria aguardando o último dia das inscrições para lançar seu nome, justificando que essa sua decisão seria para enfrentar outro advogado que também se inscreveria nessa categoria.

Alteração do trânsito no Conjunto Bugio

Vários moradores e moradoras estão reclamando da nova orientação das vias, o que tem transformado num verdadeiro labirinto. Acessos a áreas que eram simples, hoje é necessário fazer um percurso longo num emaranhado que tem atrapalhado a todos. A SMTT explica que a medida foi para melhorar o trânsito na comunidade.


Por Marcos Aurélio

Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.

As Rapidinhas: Sergipe renegocia dívida de mais de R$ 1 bilhão

A semana começa com um balanço preocupante sobre a gestão pública em Sergipe, que amarga uma das piores colocações em transparência no país enquanto lida com uma dívida bilionária. Nos bastidores, uma figura importante do MDB já define seu futuro para as eleições de 2026. Confira os detalhes nas Rapidinhas desta segunda-feira (6).

Prédio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) de Sergipe
Sefaz

DÍVIDA

Sergipe deve mais de R$ 1 bilhão ao governo federal. Na última quinta-feira (2), os deputados estaduais aprovaram projeto que autoriza o Estado a aderir ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).

JÁ DECIDIU

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, já decidiu ser candidato à reeleição, ao menos é o que ele diz publicamente. A dúvida ainda persiste na chamada Grande Imprensa.

INCÊNDIO EM RÁDIO

Um princípio de incêndio ocorreu no último sábado na Xodó, no bairro Santo Antonio, em Aracaju. Ninguém saiu ferido.

NÃO SERÁ

A delegada e Secretária de Estado, Danielle Garcia (MDB), não será candidata a mandato eletivo em 2026.

TRANSPARÊNCIA I

Em todo o País, apenas 2 estados – Ceará e Goiás – possuem plataformas com dados completos sobre execução física e financeira de obras públicas.

TRANSPARÊNCIA II

Sergipe está entre os piores do país em um levantamento sobre transparência e governança pública divulgado pela Transparência Internacional. Publicamos aqui.

CBF afasta árbitros após polêmicas

A pressão funcionou. Após um fim de semana marcado por fortes polêmicas, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou no fim da noite deste domingo (5) o afastamento das equipes de arbitragem responsáveis por dois jogos da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Ilustração representando um campo de futebol, com cartões vermelho e amarelo.
Freepik

A medida afeta os árbitros centrais e de vídeo (VAR) das partidas entre Red Bull Bragantino e Grêmio, no sábado (4), e do clássico entre São Paulo e Palmeiras, no domingo.

No Choque-Rei, o São Paulo reclamou veementemente de um pênalti não marcado e de um cartão vermelho não aplicado a um jogador do Palmeiras. Já no outro confronto, um pênalti marcado nos acréscimos a favor do Bragantino e a expulsão de um jogador do Grêmio levaram o clube gaúcho a acionar a CBF, sentindo-se prejudicado [vídeo mais abaixo].

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em nota oficial, a entidade informou que os profissionais passarão por um período de reciclagem:

A Comissão de Arbitragem da CBF informa que os árbitros centrais e de vídeo (VAR) das partidas Red Bull Bragantino x Grêmio e São Paulo x Palmeiras, válidas pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2025, serão condicionados a treinamento, aprimoramento e avaliação interna, para posterior retorno às atividades.

GE TV