Marcos Aurélio: Resistência a Gleice na Secom de Aracaju fracassa

Na coluna de hoje, Marcos Aurélio revela a resistência fracassada à nomeação da nova secretária da Secom de Aracaju e analisa a desastrosa “brincadeira” de Tarcísio de Freitas, que gerou revolta e um pedido de desculpas. Acompanhe.

Jornalista Gleice Queiroz
Gleice Queiroz|Divulgação

Valmir de Itabaiana e a Secom de Aracaju

Um movimento nos bastidores que mostrava uma certa resistência ao nome da Jornalista Gleice Queiroz, segundo uma fonte, tinha uma origem e vinha do alto da Serra de Itabaiana. Se foi verdade, não logrou êxito. Gleice foi nomeada e desejamos sucesso à nova Secretária.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Tarcísio de Freitas e a estupidez de zombar das vítimas, algumas fatais, outras com graves sequelas, do envenenamento das bebidas alcoólicas no Brasil, com foco justamente em São Paulo: “No dia que começarem a falsificar a Coca-Cola, vou me preocupar”, sorrindo em seguida. Essa abstração foi imediatamente comparada à fala do seu líder, Bolsonaro, “e daí, não sou coveiro”. Hoje, o próprio Tarcísio pediu perdão pela “brincadeira”.

UOL News

***

Oncologia Paliativista

Quando chegamos ao final da vida, seja por qual motivo, precisamos de profissionais da área da saúde, humanizados, que consigam conscientizar, não somente o pacientes mas toda a família. A Dra Erijan Andrade é um desses seres humanos incríveis.

Sobre o câncer, há dois tipos que temos controle se o teremos, ou não: o do colo do útero, e o de intestino. O primeiro, com uma simples vacina na infância/adolescência as mulheres ficam imunes; já o segundo, com a COLONOSCOPIA, podemos identificar os pólipos e extraí-los antes de se transformem em cédulas cancerígenas.

Assista entrevista com a Drª Erijan Andrade:

103 FM

Por Marcos Aurélio

Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.

Parque da Sementeira fechado

A Prefeitura de Aracaju informa que, visando garantir a segurança dos frequentadores, o Parque da Sementeira estará fechado até sexta-feira, 10, para a finalização das obras de revitalização

Parque da Sementeira visto de cima
Parque da Sementeira – ASN/Arquivo

O local será reaberto na sexta-feira, 10 de outubro, a partir das 14h, com a inauguração das obras de revitalização marcada para às 16h. Além da inauguração, terá o início do evento “Parque das Crianças”, que seguirá com programação especial até o domingo, 12 de outubro.

Entre as novidades, o Parque da Sementeira contará com playgrounds, espaço pet, academias ao ar livre, quadras esportivas, jardins sensoriais, quiosques, trilhas e melhorias no paisagismo, oferecendo um ambiente mais bonito, seguro e acolhedor para toda a família.

A Prefeitura agradece a compreensão da população e ressalta que o Parque da Sementeira estará um ambiente ainda mais bonito, seguro e acolhedor, com instalações modernas e de qualidade.

Prefeitura de Aracaju 

As Rapidinhas: Adesão a Mitidieri deve tirar Georgeo do partido

É chegada mais uma edição de Rapidinhas abordando os bastidores do Poder. Em Aracaju, a gestão da prefeitura já enfrenta seus primeiros abalos internos. Ao mesmo tempo, partidos e lideranças se reposicionam de olho em 2026. Fique por dentro de tudo nas notas a seguir!

Deputado Georgeo Passos
Georgeo Passos – Foto: Jadilson Simões ⏐ Alese

Conversa

Não foi por vídeo, como informou a imprensa nacional, mas por telefone a conversa entre Trump e Lula.

Candidatura

Gilson dos Anjos, ex-prefeito de Barra dos Coqueiros, quer ser candidato a deputado estadual.

Não vai antecipar

Flávio Conceição, conselheiro do TCE de Sergipe, não vai antecipar sua aposentadoria. A antecipação é mera fofoca de políticos e adversários. Já tocamos nesse assunto, aqui.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Nova secretária

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), nomeou a jornalista Gleice Queiroz para a Secretaria de Comunicação.

Chateado

O ex-secretário Ricardo Marques, embora diga o contrário, está chateado com a Prefeita de Aracaju. Vai continuar como vice-prefeito, por enquanto.

Besteira

O União Brasil quer que ministros do partido deixem agora o governo Lula. Besteira! Expulsos, podem se bandear para outros partidos.

Rubio não manda

O presidente Donald Trump disse a Lula que o ministro Marco Rubio fala com o Brasil. Rubio não manda em nada! Quem manda no Governo dos EUA é Trump e tá dito!

De saída

Nada está confirmado, mas federação PSB-Cidadania vai tirar o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) do partido.

De oposição para situação

A Federação PSB-Cidadania vai para o bloco liderado pelo governador Fábio Mitidieri (PSD).

Saque-aniversário do FGTS terá novas regras; veja o que muda

O trabalhador que aderiu ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) enfrentará novas limitações para antecipar o benefício a partir de 1º de novembro.

FGTS para o trabalhador no aplicativo da Caixa
Marcelo Camargo / Agência Brasil

Aprovadas nesta terça-feira (7) pelo Conselho Curador do FGTS, as mudanças estabelecem tetos de valor, limites de parcelas e um período de carência.

Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, que preside o conselho, o objetivo é proteger o trabalhador de juros abusivos e garantir que o dinheiro do fundo não seja direcionado apenas ao sistema financeiro.

Como funciona hoje

Até agora, não havia restrições de prazo, carência ou valores para a antecipação. As condições de mercado atuais, segundo o Conselho Curador, são:

  • Valor médio: R$ 1.300 por operação de antecipação.
  • Prazo médio: Média de oito parcelas (anos) antecipadas por contrato.
  • Adesão e contratação: 26% dos trabalhadores contratam a antecipação no mesmo dia em que aderem à modalidade.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Novas regras

As principais alterações na antecipação do saque-aniversário são:

  • Limites de valores: Cada parcela terá valor entre R$ 100 e R$ 500, com um máximo de cinco parcelas antecipadas por ano (totalizando até R$ 2,5 mil). A partir de novembro de 2026, o limite será reduzido para três parcelas. Atualmente, não há teto.
  • Limite de frequência: Será permitida apenas uma operação de antecipação por ano. Antes, eram permitidas múltiplas operações simultâneas.
  • Carência: A contratação do empréstimo só poderá ser feita 90 dias após o trabalhador ter aderido à modalidade do saque-aniversário.

Críticas ao modelo atual

O ministro Luiz Marinho afirmou que, “se dependesse da vontade política dele, o saque-aniversário já teria sido extinto”. Para o governo, a modalidade enfraquece o poder de investimento do FGTS em áreas como habitação e saneamento, além de levar trabalhadores ao endividamento.

Marinho também demonstrou preocupação com o uso inadequado dos recursos, citando como exemplo o gasto com jogos de azar online. “Tem gente pegando R$ 100 do FGTS para jogar no tigrinho”, afirmou.

Redistribuição de recursos

O governo calcula que, até 2030, R$ 86 bilhões deixarão de ir para as instituições financeiras e permanecerão diretamente com os trabalhadores.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Criado em 2019, o saque-aniversário permite a retirada anual de parte do saldo do FGTS. A adesão é opcional, mas quem a escolhe perde o direito de sacar o valor total da conta em caso de demissão sem justa causa, tendo acesso apenas à multa rescisória de 40%.

Atualmente, 21,5 milhões de trabalhadores (51% das contas ativas) aderiram à modalidade. Esses empréstimos movimentaram entre R$ 102 bilhões e R$ 236 bilhões, desde 2020, segundo estimativas do Conselho Curador do FGTS.


NE Notícias, com informações da Agência Brasil

MPF pede urgência para barrar demissões na Saúde de Sergipe

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com um novo pedido de urgência na Justiça Federal para suspender a demissão de profissionais contratados temporariamente pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). A ação busca impedir que esses trabalhadores sejam substituídos por mão de obra de Organizações Sociais (OS), o que, segundo o MPF, contraria um acordo judicial.

Trabalhadores da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS)
Trabalhadores da FHS – Sintasa

A medida foi tomada após a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a FHS convocarem os temporários para uma “transição”, indicando o fim dos contratos. Para o MPF, essa substituição por OS é ilegal, pois o acordo homologado na Justiça prevê que a troca dos temporários seja feita, gradativamente, pela convocação de aprovados no último concurso público da Saúde.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Este é o segundo pedido de urgência do MPF neste ano pelo mesmo motivo. Em junho, uma liminar já havia determinado que o governo substituísse os contratos temporários vencidos pelos concursados, mas a decisão estaria sendo descumprida.

Entenda o caso

A disputa judicial envolvendo a FHS é antiga. A Fundação foi criada em 2008 para gerenciar hospitais estaduais, mas em 2014, o MPF ajuizou uma Ação Civil Pública (processo nº 0802992-42.2014.4.05.8500) apontando uma série de irregularidades na gestão, como gastos excessivos e acúmulo indevido de cargos.

Desde então, sucessivos acordos judiciais foram feitos. O mais recente, de fevereiro de 2024, firmado entre o Governo do Estado, MPF, Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério Público de Sergipe (MPSE), obrigou o Estado a realizar um concurso público justamente para regularizar a situação, substituindo os milhares de contratos temporários da FHS (que está em processo de extinção) por servidores efetivos.

Segundo o MPF, com um concurso já finalizado, o governo tem a obrigação legal de convocar os aprovados, e não terceirizar os serviços para Organizações Sociais.


NE Notícias, com informações do MPF

Bebida com metanol: Força-tarefa fiscaliza comércios em Aracaju

Uma força-tarefa envolvendo a Polícia Civil, Polícia Militar e o Procon deflagrou, nesta terça-feira (7), uma operação de fiscalização intensiva em estabelecimentos comerciais de Aracaju. O objetivo é combater a venda de bebidas adulteradas com metanol.

Bebida com metanol: Força-tarefa fiscaliza comércios em Aracaju
Divulgação

A ação, que terá continuidade durante a semana, foi dividida em duas frentes, atuando nas zonas norte e sul da capital. Neste primeiro momento, segundo a Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), não foram encontrados locais com sinais evidentes de venda de produtos adulterados.

O que é verificado

As equipes fiscalizaram distribuidores e supermercados selecionados de forma aleatória. “Inicialmente, pedimos a nota fiscal para saber de onde esse distribuidor comprou, saber da cadeia de consumo, de onde veio”, explicou Tereza Raquel, diretora do Procon Sergipe.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O perito criminal Kleber Willer, diretor do Instituto de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF), informou que amostras de bebidas foram coletadas. “Encontramos alguns destilados abertos, fizemos uma amostragem e essas amostras vão ser analisadas no laboratório para justamente detectar ou não a presença do metanol”, disse.

Como denunciar

As autoridades reforçam a importância da colaboração da população.

  • Em caso de flagrante: Acione a Polícia Militar pelo 190.
  • Para denúncias gerais: Ligue para o Disque-Denúncia da Polícia Civil no número 181 (o sigilo é garantido).

As denúncias também podem ser feitas presencialmente na sede da Decon, localizada na rua Divina Pastora, nº 1.134, no bairro Getúlio Vargas, das 7h às 18h.

Veja imagens do 1º dia da operação:


NE Notícias, da redação

Falso milionário dá golpe de R$ 400 mil em promotor de Sergipe

A Polícia Civil de Sergipe prendeu um homem suspeito de aplicar um golpe de aproximadamente R$ 400 mil em um promotor de justiça aposentado. O investigado foi localizado e detido em Maceió (AL), em cumprimento a um mandado de prisão preventiva.

Distintivo de delegado da Polícia Civil de Sergipe
Polícia Civil de Sergipe

Segundo o delegado Augusto César, da 1ª Delegacia Metropolitana (DM), o golpista se passou por um comprador interessado em um terreno da vítima. Para ganhar sua confiança, ele apresentou um falso extrato bancário com um saldo de R$ 32 milhões.

Falso milionário

O suspeito alegou que o dinheiro estava bloqueado e que precisava de uma quantia para liberá-lo e, assim, efetuar o pagamento do terreno. “A vítima acreditou e chegou a firmar um contrato de prestação de serviços advocatícios e um empréstimo inicial”, detalhou o delegado [vídeo mais abaixo].

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Com base nessa farsa, o investigado conseguiu que o promotor aposentado lhe transferisse, via Pix, cerca de R$ 400 mil. “Durante a apuração, constatamos que a conta bancária existia e estava, de fato, bloqueada — mas o saldo era zerado”, evidenciou Augusto César. Após o golpe, o suspeito fugiu de Sergipe.

Alerta da Polícia

A investigação apura o envolvimento de outras pessoas, possivelmente de São Paulo. O delegado ressalta que a tecnologia tem sido usada para manipular documentos. “Hoje, com ferramentas e até inteligência artificial, é possível adulterar imagens e saldos bancários, como ocorreu neste caso”, alertou.

A polícia orienta que, em caso de golpe, a vítima registre um boletim de ocorrência e comunique sua instituição financeira. Informações podem ser repassadas de forma anônima pelo Disque-Denúncia (181).

Veja relato do delegado Augusto César:

NE Notícias

NE Notícias, com informações da SSP

Cidades de Sergipe ficam sem água mais uma vez

Moradores de Monte Alegre, Poço Redondo e de povoados de Nossa Senhora da Glória enfrentam mais um período de torneiras secas nesta terça-feira (7).

Municípios sem água em Sergipe
Brenda Monteiro|Deso

O motivo, segundo a Iguá, é o mesmo de outras ocasiões: a necessidade de um reparo emergencial na Adutora do Alto Sertão. A recorrência de manutenções na estrutura tem se tornado uma dor de cabeça constante para a população da região.

A empresa informou que a previsão para a normalização do serviço é somente a partir das 22h de hoje, e o retorno da água ocorrerá de forma gradual.

Para mais informações sobre a situação, a Iguá disponibiliza os seguintes canais: o telefone e WhatsApp 0800-400-4482, a agência virtual no site da empresa ou o aplicativo Digi Iguá.


NE Notícias, da redação

SMTT: Sindicância apura desvio de verba de multas

Nesta terça-feira (7), Marcos Aurélio repercute a sindicância instalada na SMTT de Aracaju, analisa as respostas evasivas da prefeita Emília e reflete sobre o primeiro ano pós-eleição, incluindo as promessas de nomeações ainda não cumpridas. Acompanhe.

Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Aracaju
China Tom|CMA

Sindicância na SMTT

Causou mal-estar no plenário da Câmara de Vereadores de Aracaju a revelação por parte de Fábio Meireles, sobre uma decisão de Nelson Felipe, publicada no Diário Oficial, criando uma sindicância para apurar denúncias de uso indevido dos valores arrecadados com as multas. O vice-líder da prefeita não gostou e questionou o colega, assista:

Reprodução

As respostas da prefeita Emília, aos questionamentos de radialistas, sobre a relação com Ricardo Marques foram evasivas e literalmente fugindo do tema. Ela usou o jargão já surrado, do “tal sistemão”; falou de Deus, e ainda garantiu que ali, no meio da coletiva, também tinha Judas Iscariotes. Cristo redentor!

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Trump volta a elogiar Lula

Uma conversa telefônica entre os dois presidentes, EUA e Brasil, nesta segunda, voltou a agitar as redes sociais e deixou ainda mais cabisbaixa a claque bolsonarista. Trump chegou a dizer que pretende vir ao Brasil, o que se acontecer, será a pá de cal na relação dos admiradores do mito, com o norte-americano.

Reprodução

***

Nesta segunda (06), completou exatamente um ano da eleição municipal que elegeu prefeitos (as) e vereadores (as). Após nove meses de efetivos mandatos, o que foi apresentada de novo para a sociedade pelos gestores (as), e uma dúvida, será que ainda tem gente aguardando para ser nomeada em algum cargo, que fora prometido nas campanhas? Deixe seu palpite nos comentários desta página.


Por Marcos Aurélio

Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.

SMTT muda o trânsito no Luzia; veja as ruas que passam a ter mão única

Atenção, motoristas de Aracaju. A partir desta terça-feira, 7, o trânsito no bairro Luzia passa por mais modificações. A rua Humberto Porto Dória agora opera em mão única, no trecho entre a Estrada da Luzia e a avenida Adélia Franco.

Rua Humberto Porto Dória, localizada no bairro Luzia, em Aracaju, passa a ser mão única
SMTT

A alteração também afeta a travessa Egivaldo Menezes, que passa a ter sentido único da rua Manoel Nunes em direção à rua Estrada da Luzia.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segundo a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a mudança foi baseada em estudos técnicos que identificaram alto volume de veículos e a ocorrência frequente de infrações, como motoristas trafegando na contramão, o que gerava riscos à população.

A SMTT informa que nova sinalização vertical e horizontal já foi instalada para orientar os condutores. Nos primeiros dias, agentes de trânsito estarão no local para garantir a adaptação e o cumprimento da nova regra.

A recomendação é que os motoristas redobrem a atenção à sinalização e planejem seus deslocamentos por rotas alternativas.


NE Notícias, da redação