Médico endocrinologista é preso em Aracaju por abuso sexual

A Polícia Civil de Sergipe, por meio da 2ª Delegacia Metropolitana (2ª DM), prendeu na tarde desta quarta-feira (8) o médico endocrinologista Paulo Marcelo Santos Sobral, de 46 anos.

Viaturas da 2ª Delegacia Metropolitana (DM) em Aracaju
Polícia Civil

Ele é investigado por crimes contra a dignidade sexual, sob a suspeita de praticar atos libidinosos em pacientes do sexo masculino durante os atendimentos clínicos.

A ação policial foi denominada Operação Hipócrates, em referência ao “pai da medicina” e ao juramento ético da profissão.

O Crime e a Investigação

De acordo com o delegado Carlos Antônio, da 2ª DM, a investigação começou em abril, após a denúncia de um paciente.

“O médico teria cometido contra ele atos libidinosos sob a desculpa de que faria parte do procedimento. Na entrevista, o médico confessa que aquele era um procedimento atípico, e aí o paciente passou a desconfiar, até que ele seguiu, de forma ainda mais intensa, com os atos”, relatou o delegado [vídeo mais abaixo].

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Durante a apuração, a polícia reuniu depoimentos consistentes de vítimas, áudios e outros elementos de prova que embasaram o pedido de prisão preventiva, cumprido hoje. As vítimas foram ouvidas com total sigilo e acolhimento pela equipe policial.

“O caso exigiu uma apuração detalhada e sensível, uma vez que envolve vítimas que buscaram atendimento médico e foram surpreendidas por condutas totalmente incompatíveis com a ética e o respeito humano”, destacou o delegado Carlos Antônio.

Apelo a Novas Vítimas

O delegado Gregório Bezerra ressaltou o caráter preventivo da prisão. “Queremos encorajar outras possíveis vítimas a denunciarem abusos semelhantes, rompendo o ciclo de silêncio que ainda cerca esse tipo de violência”, afirmou.

Qualquer informação ou nova denúncia pode ser feita de forma segura e sigilosa por meio do Disque-Denúncia, no telefone 181.

Veja as falas dos delegados:

NE Notícias

NE Notícias, com informações da SSP

Confusão em família termina com mãe, filha e genro na delegacia

Uma ocorrência de violência doméstica mobilizou o Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) na manhã da última terça-feira (7), no bairro Mosqueiro, em Aracaju, e resultou na condução de três membros da mesma família à delegacia.

Viatura do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) de Sergipe
Força Tática do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur)

Inicialmente, a equipe foi acionada para atender a uma denúncia de ameaça, no âmbito da Lei Maria da Penha, feita por uma mulher contra seu genro.

No momento em que os policiais chegaram à residência, o suspeito também chegou ao local em uma motocicleta e, segundo a PM, tentou agredir a sogra com tapas. Ele foi imediatamente contido e imobilizado pela equipe, que descreveu o homem como “visivelmente alterado”.

Versões Conflitantes

Durante a abordagem, os policiais se depararam com versões conflitantes. O genro alegou que sua sogra teria transtornos psicológicos e que, momentos antes, agrediu fisicamente sua esposa e os três filhos menores do casal.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Já a sogra informou que teve um desentendimento com a própria filha que evoluiu para agressões físicas mútuas. A filha confirmou o relato da mãe.

A guarnição constatou que ambas, mãe e filha, apresentavam escoriações. Diante dos ferimentos, as duas mulheres foram encaminhadas ao Hospital Nestor Piva para atendimento médico.

Após o atendimento, todos os três envolvidos — a sogra, a filha e o genro — foram conduzidos ao Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), onde o caso foi registrado para a adoção das medidas legais.

Qual a sua opinião sobre este caso? Deixe seu comentário abaixo.


NE Notícias, com informações da PMSE

MP cobra atuação da Guarda Municipal de Aracaju dentro da lei

CPNU 2024: Governo autoriza nomeação de 459 analistas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou, nesta quarta-feira (8), a nomeação de 459 candidatos aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2024).

Presidente Lula e a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, durante visita a sala de situação que monitora aplicação do CNU em todo o país
Presidente Lula e a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, durante visita a sala de situação que monitora aplicação do CNU em todo o país 18.08.2024 – Foto: Ricardo Stuckert|PR

Os convocados irão ocupar o cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais, de nível superior, e serão lotados no quadro de pessoal do próprio MGI. A autorização foi oficializada pela Portaria MGI Nº 8.730, assinada pela ministra Esther Dweck e publicada no Diário Oficial da União.

Atribuições do Cargo

Os novos servidores atuarão em atividades consideradas essenciais para a consolidação de políticas sociais. Suas tarefas incluem a assistência técnica em projetos e programas de diversas áreas, como saúde, previdência, emprego e renda, segurança pública, desenvolvimento urbano, assistência social, educação, cultura e direitos humanos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Próximos Passos

Antes da posse, a próxima etapa será a verificação de documentos e requisitos dos candidatos, um processo de responsabilidade do MGI. A nomeação efetiva depende ainda de alguns fatores cruciais:

  • A existência de vagas na data da posse.
  • A comprovação de adequação orçamentária e financeira, conforme a Lei Orçamentária Anual (LOA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Essa medida, segundo o governo, garante que o reforço no quadro de pessoal seja compatível com a “saúde fiscal” do Estado, ou seja, que haja orçamento garantido para o pagamento dos salários.


NE Notícias, com informações da Agência Brasil

Partido suspende ministro e prepara sua expulsão

Em mais um capítulo da crise entre a federação União-Progressista e o governo Lula, o União Brasil anunciou nesta quarta-feira (8) a suspensão de todas as atividades partidárias do ministro do Turismo, Celso Sabino, por 60 dias. A medida abre caminho para sua expulsão.

Ministro do Turismo Celso Sabino
Celso Sabino – Foto: MyKe Sena ⏐ Câmara dos Deputados

O ministro também foi afastado de suas funções na executiva nacional do partido e do comando do diretório no Pará, seu estado de origem. O partido informou que o diretório paraense “passará a ser conduzido por uma comissão provisória interventiva”.

Em nota, a legenda detalhou os próximos passos:

“A Executiva também decidiu pela suspensão cautelar do ministro Censo Sabino de suas atividades partidárias. Conforme o estatuto do partido, o caso será encaminhado ao Conselho de Ética, que terá 60 dias para se manifestar quanto ao mérito das representações.

O documento finaliza reafirmando o compromisso com a coerência. “O União Brasil reafirma o compromisso com a transparência das suas decisões e o respeito à vontade dos seus filiados, atuando com responsabilidade para preservar a coerência com os seus princípio e valores”.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em resposta, Sabino classificou a decisão do partido como “apressada” e foi direto em sua posição: “Fico ao lado de Lula”. Veja a seguir:

UOL

Afastamento da base

A punição a Celso Sabino é um desdobramento direto da decisão da recém-formada federação União-Progressista, que no início de setembro anunciou sua saída da base do governo no Congresso.

Na ocasião, a federação determinou que todos os seus filiados com cargos na administração federal deveriam renunciar, incluindo os ministros de Estado — o que foi ignorado por Sabino e também por André Fufuca (PP).


NE Notícias, da redação

Partido pune ministro por permanência no governo Lula

O Partido Progressistas (PP) oficializou, nesta quarta-feira (8), punição ao ministro do Esporte, André Fufuca, por desobedecer à orientação da legenda de entregar os cargos no governo federal. A decisão expõe o racha entre o ministro e a cúpula do partido.

O ministro do Esporte, André Fufuca. Brasília (DF) 11/09/2024
Fabio Rodrigues-Pozzebom|Agência Brasil

Em nota assinada pelo presidente da sigla, Ciro Nogueira, o PP informou que Fufuca será afastado de todas as decisões partidárias, além de ser destituído da vice-presidência nacional.

A sanção se estende à sua base política. “A Direção Nacional do Progressistas realizará, ainda, intervenção no diretório do Maranhão, retirando o ministro do comando da legenda no estado”, afirma o comunicado.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A nota do PP também reitera a postura de oposição da legenda, afirmando que o partido “não fará parte do atual governo, com o qual não nutre qualquer identificação ideológica ou programática”.

A medida é uma resposta direta à postura de Fufuca, que na última segunda-feira (6), durante um evento no Maranhão, já havia sinalizado a intenção de permanecer no cargo.

Em suas redes sociais, o ministro foi enfático ao defender sua decisão, afirmando que sua fidelidade é, “primeiramente ao povo que confiou o seu voto” e que seguirá “lado a lado com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.

Nos bastidores, a permanência de Fufuca no governo é vista como um movimento estratégico, já que ele pretende disputar uma vaga ao Senado em 2026.

UOL News

NE Notícias, com informações da Agência Brasil

MP alerta sociedade sobre o Lar de Zizi

O Ministério Público de Sergipe (MPSE), por meio da 7ª Promotoria de Justiça de Defesa do Cidadão, Especializada na Defesa do Patrimônio Público e da Ordem Tributária, alerta a sociedade sergipana para que não realize doações, de qualquer natureza, ao Lar Infantil Nossa Senhora Santana – conhecido como Lar de Zizi, entidade filantrópica de Aracaju.

Lar Infantil Nossa Senhora Santana – conhecido como Lar de Zizi, entidade filantrópica de Aracaju
Reprodução

A instituição está com as atividades suspensas por decisão judicial desde 31 de janeiro de 2025, em processo que tramita na 16ª Vara Privativa do Juizado da Infância e da Juventude de Aracaju.

O Poder Judiciário determinou, em caráter liminar, a proibição da arrecadação de doações, o bloqueio das contas bancárias da entidade e a suspensão imediata de novas matrículas para o ano letivo de 2025. Também foi fixada multa diária em caso de descumprimento da ordem judicial.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A medida atende pedido formulado pelo MPSE em Ação Civil Pública ajuizada em dezembro de 2024, após constatar graves irregularidades pedagógicas, administrativas e financeiras na gestão da instituição.

À época da decisão, o Lar de Zizi atendia cerca de 57 crianças de 3 a 5 anos. A Secretaria Municipal da Educação assegurou a matrícula de todos os alunos na rede pública, preservando o direito fundamental à educação.

Em decisão mantida pelo Tribunal de Justiça de Sergipe, a Justiça reconheceu indícios de que a entidade vinha sendo conduzida “em benefício de terceiros e em prejuízo das crianças matriculadas”, o que motivou a intervenção.

A continuidade de arrecadações em nome do Lar de Zizi configura descumprimento de ordem judicial e o MP sergipano alerta a população para não efetuar qualquer tipo de doação em favor da instituição.


MPSE

TRE-SE determina suspensão por causa da falta de Prestação de Contas

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), por unanimidade, determinou a suspensão da anotação do Diretório Estadual do Partido da Mulher Brasileira (PMB), em razão da não prestação de contas do exercício de 2019.

Urna eletrônica com o símbolo da Justiça Eleitoral
TRE-SE

A representação foi ajuizada pela Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE), com fundamento no artigo 54-A, inciso II, da Resolução TSE nº 23.571/2018, que prevê a suspensão da anotação de órgão partidário estadual, regional ou municipal quando houver decisão transitada em julgado declarando as contas como não prestadas.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A relatora do caso, juíza Brígida Declerc Fink, destacou que não houve pedido de regularização da situação de inadimplência até a data do julgamento. Dessa forma, considerou procedente o pedido do Ministério Público Eleitoral e determinou a suspensão da anotação do órgão partidário no Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP), conforme previsto na referida resolução.

Com o trânsito em julgado da decisão, caberá à Secretaria Judiciária do TRE-SE proceder ao registro da suspensão no SGIP, em cumprimento ao artigo 54-R da Resolução TSE nº 23.571/2018.

Veja julgamento:

TRE-SE

Participaram do julgamento o presidente do TRE-SE, desembargador Diógenes Barreto, o vice-presidente e corregedor regional eleitoral em exercício, juiz Cristiano César Braga de Aragão Cabral, o juiz membro Tiago José Brasileiro Franco, as juízas membros Dauquíria de Melo Ferreira e Brígida Declerc Fink e a juíza substituta da classe jurista Tatiana Silvestre e Silva Calçado. Representou o Ministério Público Eleitoral o procurador José Rômulo Silva Almeida.


TRE-SE

Polícia divulga imagem de suspeito de importunação sexual em Aracaju

A Polícia Civil de Sergipe, por meio do Departamento de Atendimento à Mulher (DEAM), divulgou nesta quarta-feira (8) a imagem de um homem investigado por importunação sexual. O crime ocorreu na Rua Santo Amaro, na região central de Aracaju.

Imagem de suspeito de importunação sexual em Aracaju
Reprodução

De acordo com o relato da vítima à polícia, ela caminhava sozinha em direção à Catedral quando foi surpreendida pelo suspeito. O homem, descrito como de cor morena clara e usando bermuda, camiseta e boné, teria se aproximado por trás e tocado em suas partes íntimas [vídeo mais abaixo].

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Após o ato, o investigado foi perseguido por alguns lojistas que presenciaram a cena, mas conseguiu fugir do local. A polícia está analisando imagens de câmeras de segurança de estabelecimentos próximos, que podem ajudar na identificação do autor.

A Polícia Civil solicita que qualquer informação que possa levar à identificação e localização do suspeito seja repassada ao Disque-Denúncia, pelo telefone 181. O sigilo do denunciante é totalmente garantido.

Veja as imagens:


NE Notícias, da redação

PF faz operação nos estados; mandado é cumprido em Sergipe

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (8), a Operação Nacional Proteção Integral III, uma ação de grande porte para identificar e prender criminosos envolvidos em abuso sexual de crianças e adolescentes, especialmente na internet. Em Sergipe, foi cumprido um mandado de busca e apreensão no município de Estância.

PF faz operação contra abuso infantil; mandado é cumprido em Sergipe
Polícia Federal

A operação acontece de forma simultânea e coordenada pela PF, em conjunto com as Polícias Civis de 16 estados (AL, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MS, PA, PB, PE, PI, RJ, RS, SC, SP).

Números da Operação

O objetivo da ação é o cumprimento de 182 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventiva em todo o país. Até o momento, os resultados parciais (em atualização) são:

  • Prisões em flagrante: 40
  • Vítimas resgatadas: 2
  • Apreensões de menores: 2

Ao todo, participam da operação 617 policiais federais e 273 policiais civis.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Combate Contínuo

A Operação Proteção Integral III dá continuidade a edições anteriores, realizadas em março e maio de 2025, e reforça o trabalho permanente da PF contra crimes cibernéticos que violam a dignidade de crianças e adolescentes. Somente de janeiro a setembro de 2025, a Polícia Federal já cumpriu mais de 1.630 mandados de prisão contra foragidos condenados por crimes sexuais.

A PF alerta pais e responsáveis sobre a importância de orientar o uso da internet por crianças e adolescentes, mantendo um diálogo aberto sobre os riscos. A prevenção e a informação, de acordo com a corporação, são as ferramentas mais eficazes para garantir a segurança dos jovens.


NE Notícias, com informações da PF