MP aciona Justiça para reabrir via fechada no Lamarão

O Ministério Público de Sergipe (MPSE), por meio da 5ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão de Aracaju, ajuizou Ação Civil Pública (ACP) para assegurar a reabertura de uma passagem tradicionalmente utilizada pela população das Travessas 6-A e B, localizadas no bairro Lamarão, na zona norte da capital.

MP aciona Justiça para reabrir via fechada no Lamarão, em Aracaju
Reprodução

A iniciativa surgiu a partir de um abaixo-assinado dos moradores, que relataram ao MPSE o fechamento da via de acesso à Avenida Paulo Figueiredo Barreto, após a construção de um muro em terreno privado.

A passagem, utilizada há décadas como rota para pedestres, veículos, ambulâncias e serviços públicos, era reconhecida pela própria comunidade como logradouro público de fato.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

De acordo com vistoria técnica realizada pela Divisão de Perícia do MPSE, o bloqueio da via gerou impactos significativos na mobilidade e acessibilidade da população local, obrigando os moradores a percorrer trajetos mais longos e de difícil acesso.

O estudo também apontou deficiências de infraestrutura urbana na região, como ausência de pavimentação, drenagem e rede de esgoto.

A ACP foi proposta em face do Município de Aracaju e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), além do proprietário do imóvel.

No processo, o Ministério Público argumenta que a área em questão se consolidou ao longo de aproximadamente 80 anos como servidão de passagem aparente, configurando o cumprimento da função social da propriedade, conforme previsto na Constituição Federal.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O MPSE requer, entre outras medidas, que o Judiciário determine a reabertura imediata da passagem obstruída, com recuo da construção que bloqueia o acesso; o reconhecimento da servidão de uso coletivo em favor da comunidade; a regularização do espaço como via pública por meio de desapropriação, caso necessário; e a elaboração, pelo Município e pela Emurb, de um plano de obras de infraestrutura que contemple pavimentação, drenagem e saneamento básico nas Travessas 6-A e B.

Para o Ministério Público, o fechamento da via fere o direito fundamental de locomoção, compromete a função social da propriedade privada e prejudica o interesse público, especialmente em uma área periférica que depende do acesso livre para circulação de pessoas, veículos e serviços essenciais.

“A função social da propriedade impõe que o uso do solo urbano atenda ao bem-estar coletivo. No caso do Lamarão, a manutenção dessa passagem é essencial para garantir mobilidade, segurança e dignidade aos moradores”, destacou a Promotora de Justiça Ana Paula Machado, responsável pela ação. O caso agora aguarda apreciação do Poder Judiciário.


Ministério Público de Sergipe

Aracaju tem prazo para cumprir decisão judicial

O Ministério Público de Sergipe (MPSE) obteve uma decisão liminar em Ação Civil Pública ajuizada pela 2ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão em face do Município de Aracaju, determinando que seja disponibilizado transporte sanitário a uma paciente em tratamento de hemodiálise.

Ambulância
Imagem ilustrativa gerada por IA

A decisão, proferida pela 18ª Vara Cível de Aracaju, reconheceu a urgência do caso e determinou que o serviço seja oferecido em até 15 dias.

De acordo com a ação, a paciente apresenta quadro de insuficiência renal crônica e necessita realizar sessões de hemodiálise três vezes por semana em clínica conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Apesar da gravidade da condição e da limitação física que impede o deslocamento por meios convencionais, o pedido de transporte feito à Secretaria Municipal de Saúde não havia sido atendido.

Ao analisar o caso, o Poder Judiciário considerou comprovados os requisitos legais para concessão da tutela de urgência, destacando o direito constitucional à saúde e o risco de agravamento do estado clínico diante da ausência de transporte adequado.

A decisão reforça ainda que o fornecimento do serviço é de responsabilidade do Município, conforme parecer técnico emitido pelo Núcleo de Apoio Técnico do Poder Judiciário (NAT-JUD).

Foi fixado prazo de 15 dias para que o Município adote as providências necessárias, advertindo que, em caso de descumprimento, poderão ser tomadas medidas para assegurar o resultado prático da decisão, como o sequestro de valores públicos.


Ministério Público de Sergipe

Médico suspeito de abuso é transferido para presídio em Aracaju

O médico endocrinologista Paulo Marcelo Santos Sobral, de 46 anos, foi transferido para o Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (COMPAJAF), no bairro Santa Maria, em Aracaju, na manhã desta sexta-feira (10). Ele é suspeito de cometer abuso sexual contra pacientes do sexo masculino em seu consultório.

Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (COMPAJAF), localizado no Bairro Santa Maria, em Aracaju
Michele Costa / Arquivo OAB

A transferência ocorre dois dias após sua prisão, na última quarta-feira (8), durante a Operação Hipócrates, conduzida pela 2ª Delegacia Metropolitana. Na quinta-feira (9), o endocrinologista passou por audiência de custódia e a Justiça decidiu manter sua prisão preventiva.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segundo o delegado Carlos Antônio, responsável pelo caso, a investigação começou em abril, a partir da denúncia de uma das vítimas. “O médico teria cometido contra ele atos libidinosos sob a desculpa de que faria parte do procedimento”, detalhou o delegado.

A defesa do médico informou que discorda da manutenção da prisão e que já está adotando as medidas necessárias para tentar revogá-la.

Este espaço permanece aberto para manifestações das partes interessadas sobre o assunto.

Veja as falas dos delegados:

NE Notícias

NE Notícias, da redação

Morre médico de 44 anos em Itabaiana

Morreu nesta sexta-feira (10), no Hospital Regional do município de Itabaiana, o médico clínico geral Mateus de Castro Dourado Torres, de apenas 44 anos.

Morre aos 44 anos o médico Mateus Dourado, em Itabaiana
Arquivo pessoal

Ele sentiu-se mal na noite anterior e procurou atendimento na unidade hospitalar. Durante a realização de exames, o jovem médico sofreu um mal súbito. A equipe médica do hospital tentou reanimá-lo, mas ele não resistiu.

Dr. Mateus era uma figura muito respeitada e querida, especialmente por sua atuação na linha de frente do hospital durante o período mais crítico da pandemia da Covid-19, onde salvou inúmeras vidas e conquistou a admiração de todos os colegas.

O médico Dr. Samuel, amigo pessoal, lamentou profundamente a perda:

“Mateus foi um exemplo de profissional e de ser humano. Deixará uma marca de amor e comprometimento na medicina.”

Atualmente, Mateus atuava na UBS do Bairro Queimadas, pelo programa “Mais Médicos” do Governo Federal. A Secretaria Municipal de Saúde de Itabaiana (SMS) divulgou uma nota lamentando o falecimento e desejando força aos familiares e amigos.

O velório acontece no Velatório Peixoto (PASP), em Itabaiana.

Fique em paz.


NE Notícias, da redação

PF flagra segurança irregular em comércios de Aracaju

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na quinta-feira, 9, a Operação Segurança Legal IX, resultando na identificação de serviços de segurança privada clandestinos em estabelecimentos de Aracaju. A ação fiscalizatória ocorreu simultaneamente em todo o país para combater a atuação de empresas irregulares no setor.

PF deflagra a Operação Segurança Legal IX em todo o Brasil
Três irregularidades constatadas na capital sergipana | Divulgação

Operação mobilizou cerca de 590 policiais federais para fiscalizar 565 estabelecimentos em todas as 27 capitais e nas 96 unidades descentralizadas da PF. Em Sergipe, foram inspecionados 10 locais nos municípios de Aracaju, Umbaúba, Nossa Senhora do Socorro e Lagarto.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Como resultado da fiscalização no estado, a Polícia Federal lavrou três termos de encerramento de atividade clandestina de segurança privada. Os locais notificados foram:

  • Uma delicatessen no bairro Aruana.
  • Um supermercado no bairro Mosqueiro.
  • Um bar e restaurante na Passarela do Caranguejo.

Duas das irregularidades envolviam “segurança orgânica”, na qual funcionários do próprio estabelecimento atuavam como seguranças sem a devida autorização da PF. A terceira ocorrência se referia a uma empresa terceirizada que também operava sem registro.

Riscos

A contratação de segurança privada irregular representa um risco para a sociedade e para o patrimônio dos contratantes. Segundo a Polícia Federal, os indivíduos que atuam nessa modalidade não passam pelo controle da instituição, que verifica antecedentes criminais, formação, e aptidão física e psicológica.

A legislação brasileira determina que apenas empresas autorizadas pela PF podem prestar serviços de segurança e contratar vigilantes, garantindo que a atividade seja exercida dentro da legalidade.


NE Notícias, com informações da PF Sergipe

Royalties para Sergipe: Riachuelo lidera com R$ 7,3 milhões; veja ranking

Análise realizada pelo Observatório da Indústria do Sistema FIES, com base nos dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), revelou que o pagamento de royalties ao Estado de Sergipe, referentes à extração de petróleo e gás natural do mês de julho último, somou cerca de R$ 7,1 milhões. O valor, segundo a ANP, foi creditado em setembro.

Royalties: Riachuelo lidera com R$ 7,3 milhões; veja ranking referente à setembro de 2025
FIES|Divulgação

Os royalties são uma compensação financeira devida à União pelas empresas que produzem petróleo e gás natural no território brasileiro. O pagamento é efetuado à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a qual é responsável por repassar aos Estados e municípios os recursos provenientes dos pagamentos, segundo critérios estabelecidos nas leis nº 9.478/1997 e nº 7.990/1989.

Em termos relativos, o montante recebido pelo estado, no mês analisado, situou-se 16,8% abaixo do montante recebido em setembro de 2024. Em relação ao mês imediatamente anterior, agosto último, notou-se que o repasse foi 0,9% menor.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Os royalties creditados ao estado de Sergipe de janeiro a setembro de 2025 acumularam aproximadamente R$ 63,3 milhões. O montante acumulado foi 15,7% maior que o acumulado no mesmo período de 2024 [veja tabela abaixo].

Royalties para os Municípios em setembro/2025

Em setembro do ano corrente, os royalties creditados aos municípios sergipanos totalizaram cerca de R$ 23,1 milhões. Dentre eles, o município que auferiu a maior fatia foi Riachuelo, com R$ 7,3 milhões, ou 31,8% do total.

Em seguida, figuraram os municípios de Indiaroba (18,5%) e Divina Pastora (3,8%) auferindo R$ 4,3 milhões e R$ 871,1 mil, respectivamente.

Outros municípios que se destacaram foram: Rosário do Catete (3,6%), Barra dos Coqueiros (3,0%) e Pirambu (2,9%), com repasses de R$ 838,9 mil, R$ 685,3 mil e R$ 663,7 mil, nessa ordem.

Municípios sergipanos que mais receberam royalties*
– em setembro/2025

Município

Valor (em R$)

Riachuelo

7.347.916,44

Indiaroba

4.264.628,59

Divina Pastora

871.093,03

Rosário do Catete

838.866,97

Barra dos Coqueiros

685.348,01

Pirambu

663.718,95

Santana do São Francisco

623.689,45

Santa Luzia do Itanhy

616.598,38

Brejo Grande

609.207,45

General Maynard

593.147,91

(*) Devido à extração de petróleo e gás natural| Fonte: ANP| Elaboração: Observatório da Indústria do Sistema FIES.

Brasil goleia a Coreia do Sul

A seleção brasileira goleou a Coreia do Sul por 5 a 0 em partida amistosa, e mostrou que começa a evoluir sob o comando do técnico italiano Carlo Ancelotti quando falta pouco menos de um ano para o início da próxima Copa do Mundo.

Brasil goleia Coreia do Sul em partida amistosa para a Copa do Mundo de 2026
Rafael Ribeiro|CBF

A principal virtude do Brasil, na partida disputada nesta sexta-feira (10) no Estádio da Copa do Mundo de Seul, em Seul, foi o bom entendimento do quarteto ofensivo formado por Estêvão, Matheus Cunha, Vinicius Júnior e Rodrygo.

No aspecto individual as boas notícias são o bom futebol apresentado por Rodrygo, que no Real Madrid (Espanha) vive um momento de incerteza desde a chegada do técnico espanhol Xabi Alonso, e o maior protagonismo de Estêvão, que coroou sua boa atuação com dois gols.

Atitude da seleção

Mesmo sob chuva fina e baixas temperaturas, o Brasil mostrou desde os primeiros minutos de bola rolando a atitude que o técnico Carlo Ancelotti falou, em entrevista coletiva, que seria necessária para compensar a falta de treinos para alcançar as vitórias.

Reprodução

Assim, a seleção brasileira abriu o placar logo aos 12 minutos do primeiro tempo. Após boa trama coletiva, Bruno Guimarães deu passe de qualidade para Estêvão, que precisou de apenas um toque para superar o goleiro Jo Hyeon-Woo.

Com o bom futebol apresentado o Brasil conseguiu ampliar antes do intervalo. Aos 40 minutos, Vinicius Júnior deu passe para o meio da área, onde Rodrygo fez corta-luz e Casemiro dominou e tocou para o camisa 10, que se livrou da marcação com um drible antes de bater colocado para marcar.

Mesmo com a boa vantagem construída no primeiro tempo, a equipe canarinho manteve o controle das ações após o intervalo. E o Brasil precisou de apenas um minuto para chegar ao terceiro gol. E o lance nasceu do comprometimento de Estêvão, que roubou a bola na entrada da área e bateu cruzado para marcar pela segunda vez na partida [melhores momentos abaixo].

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A seleção brasileira precisou de apenas mais dois minutos para ampliar sua vantagem graças a uma nova falha da defesa adversária. Casemiro aproveitou o vacilo e encontrou Vinicius Júnior, que serviu Rodrygo, que não perdoou. Mas ainda faltava o gol de Vini. E o jogador do Real Madrid deu números finais ao marcador aos 32 minutos, quando, em jogada de contra-ataque, Matheus Cunha lançou em profundidade para camisa sete do Brasil, que, com grande liberdade, partiu em velocidade para bater na saída do goleiro adversário.

Após medir forças com os sul-coreanos, o Brasil encarará o Japão, na próxima terça-feira (14) a partir das 7h30 no Estádio Ajinomoto, em Tóquio.

Veja melhores momentos:

GE TV

Princípio de incêndio atinge academia em Aracaju

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) foi acionado na noite de quinta-feira, 9, para conter um princípio de incêndio em uma academia localizada no bairro São Conrado, em Aracaju.

Princípio de incêndio atinge academia no bairro São Conrado, em Aracaju
CBMSE

O foco das chamas, registrado por volta das 23h15, atingiu apenas alguns equipamentos no segundo andar do imóvel.

Equipes do Quartel da Orla da Atalaia e do Quartel Central atuaram na ocorrência. O incêndio atingiu um ventilador de parede, um armário de madeira e pequenos acessórios. Não foram registrados danos à estrutura da academia, e o local não precisou ser isolado.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segundo o aspirante Heidemax Passos, o fogo foi controlado inicialmente por populares com o uso de extintores antes da chegada dos bombeiros, que realizaram o rescaldo e aplicaram técnicas de ventilação natural para dispersar a fumaça.

As pessoas presentes foram avaliadas pelos socorristas e liberadas no local, sem necessidade de encaminhamento ao hospital.

O proprietário foi orientado a fazer uma revisão nas instalações elétricas do imóvel.


NE Notícias, com informações da CBMSE

André David enfrenta MPE e defende prisão de flanelinhas

Na coluna desta sexta-feira (10), Marcos Aurélio repercute o forte desabafo do secretário André David contra o MPE, analisa a situação de Carla Zambelli na Itália e o embate direto entre o governo Lula e o Centrão. Acompanhe a coluna!

Delegado André David, secretário de defesa social de Aracaju
Reprodução

André David, delegado e secretário de defesa social fez um desabafo no #103Notícias desta quinta-feira. Direcionando sua fala ao Promotor, responsável pelo controle externo das Polícias, do MPE, o Dr. Rogério, ele afirmou, “é um absurdo o que nós estamos vivendo. Então a minha ação está correta (a prisão dos flanelinhas), o que está errado é a publicização da ação”, questionou.

A verdade é que a maioria da população está aplaudindo a ação da Guarda Municipal de Aracaju no combate aos abusos dos flanelinhas.

Veja entrevista:

103 FM

***

Carla Zambelli: lembram dela? Presa na Itália, onde jurava que estaria livre das decisões do STF, agora anunciou uma greve de fome, para que a Justiça italiana não autorize a sua extradição para o Brasil, onde deverá cumprir a pena a que foi condenada. Há informações que na cadeia, ela chora, briga com as demais internas, e o que causa calafrio no núcleo bolsonarista, ela teria cogitado até mesmo uma delação premiada.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Lula e Haddad decidiram enfrentar o Centrão, que escancaradamente faz movimentos no sentido de enfraquecer a economia do País, objetivando diminuir a popularidade do atual presidente do Brasil e emplacar um dos nomes nas próximas eleições.

Sem Bolsonaro, e vendo o governador Tarcísio de Freitas, que não pensa em arriscar abandonar São Paulo e aventurar-se numa disputa contra Lula, partidos como União, Progressista, Republicano e PSD vivem o dilema de possuírem um corpo musculoso, mas sem cabeça para enfrentar Lula em 2026.

***

Luiz Roberto Barroso

Ministro do STF anunciou oficialmente o que muitos já estavam acompanhando, sua aposentadoria antecipada. Ele cumpriu o mandato de presidente da Corte e no dia seguinte à posse de Édson Fachin no cargo, fez o comunicado na sua última sessão plenária.

Agora, Lula fará a escolha do substituto, e nos corredores palacianos o favorito é o Jorge Messias, que ficou famoso no grampo que o Moro fez da então presidente Dilma Roussef, numa ligação para Lula, informando que o “Bessias” iria levar a sua nomeação como Ministro, para tirá-lo das garras do juiz paranaense. Além de Messias, nomes como de Rodrigo Pacheco, senador mineiro e de uma mulher, Daniela Teixeira, ministra do STJ também são cogitados.


Por Marcos Aurélio

Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.

Anvisa determina recolhimento de cosméticos para cabelo

Uma ação de fiscalização da Anvisa determinou, nesta quinta-feira (9/10), a apreensão de oito cosméticos capilares da empresa Anne Ind. e Com. de Produtos Químicos Ltda.

Sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa
Marcelo Camargo / Agência Brasil

A medida ainda proíbe a comercialização, a distribuição, a fabricação, a propaganda e o uso de todos os lotes dos produtos.  

Confira abaixo os cosméticos que foram proibidos: 

  • Soul Care B.T.X. Organic Hidrate Lise. 
  • Máscara de Tratamento Botox Plástica do Fios Organic. 
  • Selagem Térmica Plástica dos Fios Organic. 
  • Máscara de Tratamento Botox Plástica dos Fios Nano Cristalização. 
  • Máscara de Tratamento B.Tox Plástica dos Fios Redutor de Volume. 
  • Máscara de Tratamento Botox Plástica dos Fios Nano Plastia Marroquina. 
  • Selagem Térmica Plástica dos Fios Arginina e Açaí. 

Também foi determinado o recolhimento de todos os lotes do Rubitox Orgânico Tecnologia ATH Creme de Realinhamento da Fibra Rubelita Professional, cosmético fabricado pela Pack for You Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda. Com isso, o produto está proibido de ser comercializado, distribuído, fabricado, divulgado e usado. 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O motivo da proibição e da apreensão dos cosméticos citados é a falta de registro na Anvisa. 

Saneante

Outro item que sofreu ação fiscal foi o Tecsa Clor Pós, saneante indicado como bactericida, fungicida e virucida. O produto, fabricado pela Brenntag Química Brasil Ltda., sofreu interdição cautelar pelo não cumprimento da legislação sanitária quanto à sua identidade e por não seguir as boas práticas de fabricação. 


Anvisa