Osana Costa, de 55 anos, secretária de Assistência Social de Itabaiana e irmã do prefeito Valmir de Francisquinho (PL), sofreu um acidente de carro no início da noite deste domingo, 12. O episódio ocorreu enquanto ela retornava de uma procissão de Nossa Senhora Aparecida, no povoado Pé do Veado.
Reprodução
Informações preliminares indicam que Osana dirigia sozinha quando perdeu o controle da direção, fazendo com que o veículo capotasse.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e prestou os primeiros socorros ainda no local do acidente. Em seguida, a secretária foi encaminhada para o Hospital Regional de Itabaiana, onde recebeu atendimento médico.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Segundo familiares, apesar do grande susto, Osana está bem e consciente, queixando-se apenas de dores pelo corpo.
Em suas redes sociais, o prefeito Valmir de Francisquinho agradeceu o apoio e tranquilizou a população:
No início da noite deste domingo, 12 de outubro, minha irmã Osana Costa sofreu um acidente quando retornava da procissão do povoado Pé do Veado. Graças a Deus e à intercessão de Nossa Senhora Aparecida, ela está bem, consciente e já foi socorrida. Agradeço de coração pelas mensagens de carinho e orações de todos.
Veja as imagens do local:
Irmã do prefeito de Itabaiana sofre acidente ❯ Secretária Osana Costa capotou o carro ao voltar de procissão; ela passa bem. Detalhes no NE Notícias https://t.co/PwQ2bTsszj↗ pic.twitter.com/k3KyNvxOvg
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Anvisa proíbe venda de produtos de cannabis
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização de produtos à base de cannabis das empresas Hemp Vegan e Cannafy. Também foi alvo de fiscalização da Anvisa a empresa De Volta às Raízes, que vende produtos feitos com cogumelos.
Divulgação
A Resolução 3.987/2025, com a lista de itens vetados, foi publicada no Diário Oficial da União, da última quinta-feira (10).
De acordo com a Anvisa, os produtos da Hemp Vegan não têm registro ou autorização da agência e são “fabricados por empresa desconhecida”. A proibição determinada se aplica a todos os lotes de produtos derivados de cannabis da marca:
Produtos com Fitocanabinoides (CBG, CBG, CBDA)
Bálsamos Tópicos de CBD
Gotas de CBD Fullspectrum Vegano
CBD Gummies Fullspectrum
CBD Paste Fullspectrum Vegan
CBD + CBG Drops – Marca Hemp Vegan
CBD + CBDA Fullspectrum
Parches Musculares – 50 mg de CBD
A Agência Brasil entrou em contato com a Hemp Vegan, mas não recebeu retorno. O espaço segue aberto para manifestação da empresa.
Cannafy
Outra empresa alvo da fiscalização foi a Cannafy Serviços de Internet, que comercializa produtos que não possuem registro ou autorização na Anvisa, fabricados por empresa que também não possui autorização de funcionamento na agência.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Estão proibidos todos os lotes dos seguintes produtos:
Produtos de cannabis da marca CBDM Gummy
Produtos de cannabis da Marca Canna River
Produtos de cannabis da Marca Rare Cannabinoid
No site da Cannafy, a empresa informou que não fabrica nem comercializa produtos de cannabis no Brasil e que cumpre rigorosamente toda a legislação brasileira aplicável a esses produtos.
“Apenas facilitamos o contato entre pacientes brasileiros e fornecedores estrangeiros, e atuamos para garantir que todas as importações tenham sido previamente autorizadas pela Anvisa, conforme dispõe a Resolução Anvisa RDC n. 660/2022”, diz a nota.
De Volta as Raízes
Por fim, a agência sanitária proibiu a comercialização de todos lotes dos produtos feitos com cogumelos da De Volta às Raízes, “sem registro, notificação ou cadastro na Anvisa” e fabricados por empresa que não possui autorização para fabricação de medicamentos.
Em seu site, a empresa explica que os cogumelos são utilizados na Medicina Tradicional Chinesa, “mas não se enquadram como medicamentos, portanto, estão dispensados de registro no Ministério da Saúde conforme a Resolução nº 240/2018”.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
As Rapidinhas: Exoneração na Codevasf atinge indicado de André
A semana começa com reflexos diretos da política de Brasília em Sergipe. A saída do União Brasil da base do governo Lula resulta na exoneração do comando da Codevasf no estado, cargo ligado a André Moura. Enquanto isso, no cenário local, nova liderança partidária em Aracaju e declarações que expõem as alianças para o Senado em 2026.
Cássio Moreira / Codevasf
Exoneração I
O superintendente da Codevasf-Aracaju, Thomás Jefferson, indicado pelo ex-deputado André Moura (UB) foi exonerado do cargo. A determinação foi do presidente Lula (PT), após a saída do União Brasil e do Progressistas da base do governo.
Exoneração II
As demissões ocorreram em 4 Estados. Sergipe foi um deles. NE Notícias já havia antecipado aqui.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Aliança em Sergipe
Para a Direção Nacional do PT, a aliança com o PSD em Sergipe é dada como certa. Envolve o governador Fábio Mitidieri (PSD) e o senador Rogério Carvalho (PT). Ambos serão candidatos em 2026.
Declaração I
A deputada estadual Maisa Mitidieri (PSD) declarou seu voto para a reeleição do senador Alessandro Vieira (MDB).
“Agora com o apoio de Fábio Mitidieri a gente vai trabalhar para que ele se mantenha no Senado”, disse a irmã do governador que já tem como candidato ao Senado o ex-deputado André Moura (União).
Eleita
Cecília Marques, esposa do vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, foi eleita presidente do diretório do Cidadania em Aracaju. Guardem esse nome!
Ricardo Marques é cotado para assumir a presidência estadual do Cidadania.
Fique sabendo
Presidente Lula anunciou a retomada das operações da Fafen em Sergipe ainda este ano. Veja vídeo.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Professores do Estado decidem parar nesta segunda
A decisão de suspender as atividades por um dia, na próxima segunda-feira, 13, foi tomada, por professoras e professores da Rede Estadual de Ensino, em assembleia da categoria ocorrida na última quinta-feira, 9, no Cotinguiba Esporte Clube, em Aracaju.
MEC / Arquivo
Na segunda-feira a mobilização iniciará logo cedo, às 5h30 da manhã, nos terminais de integração da capital e da grande Aracaju, onde professoras e professores farão panfletagem para dialogar com a sociedade sobre os motivos da nossa paralisação. Estaremos nos seguintes terminais: Terminal DIA, Terminal do Mercado, Terminal da Rodoviária Nova, Terminal Maracaju, Terminal da UFS e Terminal do Marcos Freire.
Logo após, às 8h, vamos nos concentrar em frente à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), no bairro Jardins, em Aracaju.
Por que as professoras e professores da Rede Estadual vão parar?
Diante da ausência de proposta e de uma ação efetiva por parte do Governo do Estado para a restruturação do triênio, vinculado ao vencimento, as professoras e professores da Rede Estadual de Ensino de Sergipe decidiram paralisar suas atividades.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O triênio não é vantagem, não é aumento ou privilégio. É um direito, que valoriza o professor pelo tempo prestado à educação, a cada 3 anos os professores tinham um acréscimo remuneratório, o que fazia do triênio um adicional fundamental na garantia de valorização dos professores. O adicional de triênio foi congelado em 2022, pelo então governador Belivaldo Chagas.
Desde o início de 2025, em março, que o SINTESE tem participado de diversas audiências com o próprio Governador, com as secretarias de estado da Educação, da Fazenda e da Administração, a fim de buscar a construção de uma proposta, dentro de viabilidade financeira, que assegure a retoma do triênio para as professoras e professores da Rede Estadual, mas não de maneira rebaixada.
Dentro deste processo, o governador, Fábio Mitidieri, afirmou publicamente que dispunha de um limite de 70 milhões anual, por três anos, para a restauração do triênio. O SINTESE construiu uma proposta com base neste valor apontado pelo governador. O Sindicato buscou aprofundar estudos técnicos e financeiros sobre o impacto na folha de pagamento da Secretaria de Estado da Educação e do Sergipe Previdência e comprovou a viabilidade da restauração do adicional do triênio vinculado ao vencimento, sem comprometer o orçamento estadual.
Vale ressaltar que os dados levantados pelo SINTESE, dentro do seu estudo e da proposta apresentada, sempre foram muito próximos ou iguais aos estudos realizados pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), não sendo contestados em nenhum momento.
No entanto, até a presente data, nenhuma resposta concreta foi dada pelo Governo do Estado ao SINTESE. As professoras e professores da Rede Estadual esperaram pacientemente, até aqui, por sete meses, e agora não dá mais para esperar, chegou a hora do governador, Fábio Mitidieri, honrar com sua palavra.
“O que esperamos, neste momento, é o envio do Projeto Lei para a Assembleia Legislativa de Sergipe, retomando o direito do triênio, assegurando o nosso direito. Apresentamos uma contraproposta dentro limite financeiro de 70 milhões/ano, durante três anos, seguindo o que foi apontado pelo próprio governador. O que não dá mais é essa indefinição sem fim. Precisamos de resposta concreta”, afirma o presidente do SINTESE professor, Roberto Silva.
Disputa política interna no Governo do Estado prejudica avanço da pauta
O que tem sido notado, na verdade, é que, infelizmente, há interesses e disputas políticas internas, dentro do próprio Governo do Estado, que estão inviabilizando e impedindo a conclusão da negociação da pauta de reivindicações das professoras e professores da Rede Estadual.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Uma demonstração disso foi a tentativa de audiência na Secretaria de Estado da Administração, na última segunda-feira, dia 8. O Secretário Executivo da SEED (Secretaria de Estado da Educação), agiu abertamente, na frente dos dirigentes do SINTESE, para impedir que a Secretária de Estado da Administração, apresentasse na audiência a proposta do Governo Estadual, desconsiderando aquela rodada de negociação coletiva, agendada e articulada por determinação do Governador, fazendo com que o SINTESE não levasse proposta para a assembleia, o que culminou na paralisação da categoria.
O presidente do SINTESE lamenta o episódio e coloca que a paralisação é uma forma de demonstrar a insatisfação do magistério, mas também de apelar, publicamente, a Fábio Mitidieri, para que chame o feito a ordem dentro do Governo de Sergipe, reafirme o seu compromisso em recuperar a carreira das professoras e professores e determine a restauração da vinculação do adicional de triênio ao vencimento.
“Para nós é um absurdo este tipo de conflito e disputa política dentro do Governo do Estado, que tem prejudicado professoras e professores. Esperamos que o governador, Fábio Mitidieri, assuma esse processo de negociação e apresente efetivamente uma resposta a nossa proposta. A paralisação é um alerta para mostrar ao governo que o magistério não está satisfeito com o que está acontecendo, e que precisamos de reposta já”, enfatiza o professor, Roberto Silva.
SINTESE
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Morre uma das maiores atrizes
Vencedora do Oscar de Melhor Atriz de 1977 pelo filme Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, Diane Keaton morreu neste sábado (11), aos 79 anos, segundo um comunicado divulgado por sua família. Ainda não há detalhes das causas.
Ruven Afanador|Creative Commons
Diane começou sua carreira no teatro e em 1970 chegou ao cinema e à TV, fazendo participações em filmes menores e em seriados. Seu primeiro longa foi As Mil Faces do Amor. Depois disso fez aparições em algumas séries e em 1971 entrou para o elenco de O Poderoso Chefão, que seria lançado em 1972.
Ela já se tornou bem conhecida por sua atuação neste clássico de Francis Ford Coppola e sua carreira deslanchou rapidamente depois disso. No mesmo ano atuou em Sonhos de um Sedutor ao lado de Woody Allen. Em 1974, trabalhou em O Poderoso Chefão 2.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Já com bastante reconhecimento, Diane seguiu em grandes produções em Hollywood. Em 1977 ganhou o Oscar de Melhor Atriz por Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, mais uma colaboração sua com o diretor e roteirista Woody Allen.
A atriz teve uma longa carreira e seguiu trabalhando bastante até recentemente. Seu último trabalho nas telas foi Summer Camp, mas ela também atuou em outras produções famosas nos últimos anos como De Repente 70, Procurando Dory (dublagem), Tudo em Família, O Pai da Noiva etc.
Diane nasceu em Los Angeles, em 1946, e nunca se casou oficialmente. Ela deixa dois filhos: Dexter e Duke.
GloboNews
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Médico suspeito de abuso sexual cumpre prisão domiciliar
O médico endocrinologista de 46 anos, preso na última quarta-feira (8) sob a suspeita de cometer crimes sexuais contra pacientes, foi liberado da Cadeia Pública de Estância nesta sexta-feira (10) para cumprir prisão domiciliar.
CNJ / Arquivo
A informação foi confirmada pela Secretaria de Justiça de Sergipe (Sejuc). O advogado de defesa, Newton Carvalho, disse ao G1 que a prisão preventiva foi convertida em domiciliar e o médico já se encontra em casa. Uma decisão judicial determinou que ele seja monitorado por tornozeleira eletrônica.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O endocrinologista foi alvo da Operação Hipócrates, conduzida pela 2ª Delegacia Metropolitana. Na quinta-feira (9), um dia após a prisão, a Justiça havia decidido manter sua detenção em regime fechado durante a audiência de custódia.
De acordo com o delegado Carlos Antônio, que lidera a investigação, o caso veio à tona em abril, após a denúncia de um paciente. “O médico teria cometido contra ele atos libidinosos sob a desculpa de que faria parte do procedimento”, detalhou o delegado.
O processo corre em segredo de justiça.
Este espaço permanece aberto para manifestações das partes interessadas sobre o assunto.
Veja o que disseram os delegados que comandaram a operação:
NE Notícias
O título e conteúdo desta matéria foram atualizados para garantir maior fidelidade e precisão em relação aos fatos apresentados.
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Irmã do governador declara voto em Alessandro
A deputada estadual Maísa Mitidieri (PSD) declarou, nesta sexta-feira (10), o seu voto para o Senado: “Alessandro Vieira (MDB), que tenta a reeleição”. A deputada participou de solenidade em Boquim, para entrega da Base do Samu, ao lado do irmão, governador Fábio Mitidieri (PSD) [vídeo mais abaixo].
Reprodução
Maísa, voltando-se para Fábio Mitidieri, disse: “eu já tinha dito a ele, mesmo antes de você, Fábio, fazer sua escolha, que ele era o meu senador. E não é por nada, porque eu sei o quanto ele te ajuda, trazendo emendas e benefícios para o povo sergipano, além do quanto ele realmente tem um olhar voltado para melhoria do povo”.
Maísa acrescenta: “agora com o apoio de Fábio Mitidieri a gente vai trabalhar para que ele se mantenha no Senado trabalhando por Sergipe”. Ao portal Faxaju, a deputada reafirmou: “voto porque reconheço a parceria que ele tem com o nosso governo, sempre buscando melhorias, buscando trazer qualidade de vida e dignidade para todos os sergipanos”.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Fica feliz – O senador Alessandro Vieira (MDB), disse ao Faxaju que “fica muito feliz com a manifestação pública de apoio da deputada Maisa Mitidieri”. E acrescenta: “é um grande reconhecimento pelo trabalho que faço por Sergipe e pelo Brasil”.
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Dólar dispara com tensão entre EUA e China
Em um dia de turbulência no mercado doméstico e externo, o dólar teve uma disparada, superando a barreira de R$ 5,50 pela primeira vez desde o início de agosto. A bolsa de valores recuou pelo segundo dia seguido e acumula queda de quase 4% em outubro, em meio a novas tensões comerciais entre Estados Unidos e China e preocupações com as contas públicas brasileiras.
Imagem de Gerd Altmann|Pixabay
O dólar comercial encerrou vendido a R$ 5,503, com alta de R$ 0,128 (+2,38%) em apenas um dia. A cotação chegou a abrir o dia em queda, recuando para R$ 5,36, mas inverteu o movimento nos primeiros minutos de negociação. Na máxima do dia, pouco depois das 14h, chegou a R$ 5,51.
A moeda norte-americana está no maior nível desde 5 de agosto. Com o desempenho desta sexta-feira, a divisa subiu 3,13% na semana e acumula valorização de 3,39% em outubro. Em 2025, o dólar cai 10,95%.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O dia também foi turbulento no mercado de ações. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 140.680 pontos, com recuo de 0,73%. No menor nível desde 3 de setembro, o indicador perdeu 2,44% na semana. No mês, registra perda de 3,8%.
A combinação entre a escalada das tensões comerciais entre Estados Unidos e China e o aumento das preocupações com o quadro fiscal brasileiro pressionou o real, que teve o pior desempenho entre as moedas emergentes.
Guerra comercial
No cenário internacional, a nova ofensiva comercial de Washington contra Pequim pressionou os mercados globais.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na plataforma Truth Social que o governo “está calculando um grande aumento de tarifas sobre produtos da China”, em retaliação à decisão chinesa de ampliar os controles de exportação sobre terras raras, insumo estratégico para a indústria de tecnologia.
No início da noite desta sexta (10), Trump anunciou a imposição de uma nova tarifa de 100% sobre produtos chineses. A decisão deve pressionar ainda mais o mercado financeiro internacional na segunda-feira (13).
Os preços do petróleo recuaram mais de 4%, atingindo o menor nível em cinco meses. A cotação do barril do Tipo Brent, usado nas negociações internacionais, encerrou o dia em US$ 62,73, com queda de 3,82%.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
As bolsas dos Estados Unidos também fecharam em forte queda. O S&P 500, das 500 maiores empresas, caiu 2,71%; o Nasdaq, das empresas de tecnologia, recuou 3,56%; e o Dow Jones, das empresas industriais, perdeu 1,88%. Diante do aumento da incerteza, investidores buscaram proteção em ativos considerados seguros, como ouro e títulos do Tesouro dos Estados Unidos.
No Brasil, a turbulência externa se somou a novos receios sobre as contas públicas em 2026. A derrubada da medida provisória (MP) que pretendia aumentar a tributação de investimentos trouxe um rombo de R$ 17 bilhões para as contas do governo no próximo ano, que terá eleições. Na próxima semana, o governo discutirá alternativas para compensar a perda de validade da MP.
CNN Brasil Com informações da Reuters
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Professores do Estado não darão expediente
Os professores da rede estadual de Sergipe cruzarão os braços na próxima segunda-feira, dia 13. A categoria realizará uma paralisação de 24 horas com um grande ato público em Aracaju, cobrando uma resposta do Governo do Estado sobre a reestruturação do triênio.
Sintese / Arquivo
A concentração está marcada para as 8h, em frente à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), no bairro Jardins. De lá, os educadores seguirão em marcha até o Palácio dos Despachos, sede do governo.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese), a paralisação é uma resposta à falta de uma proposta efetiva do governo para a retomada do pagamento do adicional por tempo de serviço, que está congelado desde 2022, por decisão do então governador Belivaldo Chagas.
“O triênio não é vantagem, não é aumento ou privilégio. É um direito, que valoriza o professor pelo tempo prestado à educação, a cada 3 anos os professores tinham um acréscimo remuneratório, o que fazia do triênio um adicional fundamental na garantia de valorização dos professores”, afirma o sindicato em nota.
O presidente do Sintese, professor Roberto Silva, reforça que a categoria aguarda uma ação concreta. “O que esperamos, neste momento, é o envio do Projeto Lei para a Assembleia Legislativa de Sergipe, retomando o direito do triênio, assegurando o nosso direito. Apresentamos uma contraproposta dentro limite financeiro de 70 milhões/ano, durante três anos, seguindo o que foi apontado pelo próprio governador. O que não dá mais é essa indefinição sem fim. Precisamos de resposta concreta”, declarou.
O magistério espera que o governador Fábio Mitidieri “honre sua palavra” e apresente uma solução para a pauta.
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Último aulão para o Enem 2025 acontece neste sábado em Aracaju
A um mês do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, marcado para os dias 9 e 16 de novembro, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) intensifica as ações de preparação para estudantes da rede estadual por meio do programa Pré-Universitário (Pré-Uni).
SEED
Neste sábado, 11, das 8h às 12h, ocorrerá o último aulão de atualidades e redação na Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju. O tema abordado será “Racismo ambiental e os desafios para a justiça climática no Brasil”.
Até o momento, o programa já promoveu quatro aulões semelhantes, além de simulados e oficinas de redação.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O segundo simulado online do Pré-Uni já está disponível e ficará aberto até 25 de outubro. A participação é gratuita para todos os estudantes de Sergipe, incluindo os de outras redes de ensino. Acesse aqui
Reta Final de Preparação
A programação do mês inclui o “Tardezinha do Pré-Uni”, agendado para 17 de outubro. O evento funcionará como uma prévia da revisão final, com professores orientando sobre os conteúdos mais recorrentes no exame e estratégias para a resolução da prova.
Nos 47 polos do programa, as semanas que antecedem o Enem são focadas na resolução de questões por meio do projeto Revisa Enem.
Grande Revisão Final
A preparação será concluída com a Revisão Final, marcada para o dia 7 de novembro no Ginásio Constâncio Vieira, em Aracaju. Com o tema ‘Conexão que transforma’, o evento deve reunir cerca de seis mil alunos da rede estadual para revisar os principais conteúdos de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.
A iniciativa também oferecerá suporte psicossocial aos estudantes através do programa Acolher.
NE Notícias, com informações da SEED
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais: