Sema rebate críticas sobre licenciamento ambiental em Aracaju

Nota de Esclarecimento da Prefeitura de Aracaju
NE Notícias / Imagem ilustrativa

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) informa que não procedem as informações divulgadas em coluna jornalística nesta segunda-feira, 13, sobre o processo de licenciamento ambiental em Aracaju. A Pasta esclarece que todos os procedimentos seguem rigorosamente o que determina a Lei Municipal nº 4.594/2014, que regulamenta o licenciamento ambiental na capital sergipana.

Conforme a legislação, o prazo máximo para análise de processos pela Sema é de até 180 dias, conforme o Art. 24, inciso II. No entanto, a Secretaria tem garantido maior celeridade, com a maioria dos processos analisados em até 30 dias.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Desde 2020, o atendimento ao público é realizado de forma totalmente virtual, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, por meio de dois números de WhatsApp. Somente em 2025, o Departamento de Licenciamento Ambiental já contabilizou 17.893 atendimentos telefônicos e por WhatsApp, mais de 1.300 atendimentos via plataforma Agiliza e quase mil processos de licenciamento concluídos.

A Sema reforça ainda que, desde janeiro de 2025, o município de Aracaju deixou de emitir licenças automáticas para atividades de médio risco ambiental, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal no julgamento da ADI 6618/RS. A medida assegura o cumprimento da legislação e a proteção ambiental.

A Secretaria reafirma seu compromisso com a transparência, eficiência e responsabilidade, buscando sempre garantir a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável de Aracaju.


Prefeitura de Aracaju

Incêndio causa apagão nacional na madrugada desta terça

Um apagão atingiu 24 estados e o Distrito Federal na madrugada desta terça-feira, 14. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) às 0h32 provocou a interrupção de aproximadamente 10.000 megawatts (MW) de carga, afetando todas as regiões do país.

Pessoa mexendo em lustre para troca de lâmpada
Marcelo Camargo / Agência Brasil

Em nota, o ONS informou que o problema começou com um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná. O incidente desligou completamente a subestação de 500 kilovolts (kV), interrompendo a interligação de energia entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste. No momento da falha, a Região Sul exportava cerca de 5.000 MW para o Sudeste.

Impacto e Recomposição

A perda de carga foi distribuída da seguinte forma: Sudeste: 4.800 MW; Nordeste: 1.900 MW; Norte: 1.600 MW e Sul: 1.600 MW.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O ONS afirmou que a recomposição das cargas começou nos primeiros minutos após a ocorrência. Em até uma hora e meia, o fornecimento foi restabelecido nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste. A normalização total na Região Sul levou cerca de duas horas e meia.

Posicionamento do Ministério

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, declarou que o episódio foi “um problema técnico e não falta de energia”. Ele fez questão de diferenciar a situação de crises anteriores.

“Não é falta de energia. É um problema na infraestrutura que transmite a energia. Quando se fala em apagão, a gente sempre lembra aqueles tristes episódios de 2001 e de 2021 que, na verdade, aconteceram por falta de energia e falta de planejamento. Hoje, não. Hoje, nós temos muita energia”, afirmou o ministro.

Alguém aí notou o apagão durante a madrugada? Deixe seu relato nos comentários abaixo!

CNN Brasil

NE Notícias, com informações da Agência Brasil

De virada, Japão impõe 1ª derrota histórica ao Brasil

A Seleção Brasileira sofreu sua primeira derrota na história para o Japão ao perder por 3 a 2, de virada, em amistoso realizado nesta terça-feira (14). A partida aconteceu no Estádio de Tóquio para um público de 44.920 torcedores.

Vinicius Jr. durante partida entre Brasil e Japão
Rafael Ribeiro|CBF

Sob o comando de Carlo Ancelotti, o Brasil abriu uma vantagem de dois gols no primeiro tempo. Paulo Henrique, em sua segunda partida pela seleção, marcou o primeiro gol após assistência de Bruno Guimarães. Pouco depois, Gabriel Martinelli ampliou o placar, aproveitando um passe de Lucas Paquetá [vídeo mais abaixo].

No entanto, a equipe japonesa reagiu na segunda etapa. Aos seis minutos, Minamino diminuiu o placar após um erro na saída de bola da defesa brasileira. Aos 16, Nakamura empatou o jogo.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A virada veio com um gol de cabeça de Ueda, que recebeu um cruzamento de Ito, o mesmo autor da assistência para o segundo gol japonês. A Seleção Brasileira pressionou em busca do empate, mas não conseguiu superar a defesa adversária.

Fim da Invencibilidade

Esta foi a primeira vez que o Brasil perdeu para o Japão em 14 confrontos diretos. O retrospecto histórico agora conta com 11 vitórias brasileiras, dois empates e uma derrota.

Veja melhores momentos:

TNT Sports

JAPÃO 3 x 2 BRASIL

Amistoso

Local: Ajinomoto Stadium, em Tóquio (Japão)
Gols: Paulo Henrique (26’/1ºT), Gabriel Martinelli (31’/1ºT); Minamino (6’/1ºT), Nakamura (16’/2ºT) e Ueda (25’/2ºT)
Cartões amarelos: Doan (JAP); Estêvão (BRA).

ESCALAÇÕES

Japão (Técnico: Hajime Moriyasu)
Zion Suzuki; Taniguchi, Watanabe e Junnosuke Suzuki; Sano, Minamino (Tanaka), Kamada (Ogawa), Doan (Machino) e Kubo (Ito); Nakamura (Soma) e Ueda.

BRASIL (Técnico: Carlo Ancelotti)
Hugo Souza; Paulo Henrique, Fabrício Bruno, Lucas Beraldo e Carlos Augusto (Caio Henrique); Casemiro, Bruno Guimarães (Joelinton) e Lucas Paquetá (Richarlison); Luiz Henrique (Estêvão), Vini Jr (Matheus Cunha) e Gabriel Martinelli (Rodrygo).

ARBITRAGEM

Árbitro: Jong Hyeok Kim (KOR)
Assistentes: Kyunyong Park (KOR) e Jongpil Jang (KOR)


O título desta matéria foi alterado para garantir maior fidelidade e precisão em relação ao conteúdo apresentado.


NE Notícias, da redação

Emília gasta 50% a mais que Edvaldo com cargos em comissão

Na coluna de hoje, Marcos Aurélio repercute a denúncia do vereador Elber Batalha sobre o aumento de 50% nos gastos com cargos comissionados na gestão de Emília Corrêa. A análise também cobre a impaciência da prefeita com perguntas sobre seu vice e a convocação para esclarecer a tarifa de ônibus. Acompanhe a seguir!

Prefeita de Aracaju Emília Corrêa
Emília Corrêa|Divulgação

Confronto de Estudos

O Consórcio da Gande Aracaju aprovou a convocação das duas Instituições responsáveis pelos cálculos da tarifa de ônibus. A ANTT, contratada na gestão de Edvaldo Nogueira e a FIPE, da gestão de Emilia Correa. A expectativa é para sabermos se haverá divergência nos valores. Lembrando que o contrato com as duas empresas ainda está em vigência, apesar do anúncio pela prefeita de Aracaju, que cancelou a licitação, o que até agora não foi oficializado.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Emília impaciente

A prefeita de Aracaju está nitidamente incomodada quando tem que responder sobre a relação com o vice-prefeito, Ricardo Marques, que definitivamente se ausentou dos eventos promovidos pela gestão:

“Olha eu acho que essa história está rendendo demais. Essa pergunta tem que ser feita ao Ricardo, que está silencioso, ele precisa falar, tudo que tem acontecido, perguntam para a prefeita, e é necessário que ele diga, já que tudo está girando em torno dele”, sem disfarçar seu desconforto, com a pergunta do radialista Alex Azevedo. Veja:

Emília impaciente

A prefeita de Aracaju está nitidamente incomodada quando tem que responder sobre a relação com o vice-prefeito, Ricardo Marques, que definitivamente se ausentou dos eventos promovidos pela gestão. Veja a resposta que a gestora deu ao radialista Alex Azevedo. Essas e outras na coluna de Marcos Aurelio

Posted by NE Notícias on Tuesday, October 14, 2025

Elber Batalha revela desejo de ter a Vereadora Emília atuando na câmara atualmente. Ele apresentou um vídeo de 2024, e um discurso contundente de Emília contra a quantidade de CCs na gestão de Edvaldo, que somavam R$ 10 milhões. Hoje, a gestão da Prefeita gasta R$ 15 milhões, 50% a mais que seu antecessor. Elber revelou que encaminhará os dados ao MPE e pedirá uma análise criteriosa desses Cargos. “E olhe que eu não computei os valores que são pagos, a título de gratificação, aos Servidores Efetivos”, anunciou assustado o vereador do PSB de Aracaju.

***

Saúde do Homem I

Nós homens precisamos quebrar o tabu de não procurarmos o Urologista ou o Andrologista para fazermos os exames necessários para uma vida saudável e prevenir doenças diversas, dentre elas a mais comum, o câncer de próstata. De acordo com o Dr. Breno Amaral, quanto mais cedo estabelecemos essa rotina, mais protegidos estaremos.

Saúde do Homem II

Sobre a qualidade da tela ao sexual, Dr Breno afirmou que é preciso estar com a cabeça bem, “se você não estiver bem, com a sua mente e conectado com a sua parceira, você não vai ter uma boa relação e não tem nada que possamos ajudar com medicamentos. Também precisamos de hormônios em dia, um fluxo sanguíneo e estímulo adequados”.

Veja entrevista:

103 FM

Por Marcos Aurélio

Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.

NOMES: TJD suspende 3 atletas após denúncia da FSF

O Departamento de Competições da Federação Sergipana de Futebol (FSF), encaminhou ao Tribunal de Justiça Desportiva de Sergipe (TJD/SE) denúncias envolvendo três atletas que estão disputando o Campeonato Sergipano das Série A2 e A3.

Marca do Tribunal de Justiça Desportiva de Sergipe (TJD/SE)
Tribunal de Justiça Desportiva de Sergipe (TJD/SE)

As denúncias foram aceitas pela presidência do TJD/SE, na última sexta-feira (10/10). No documento de número 42/2025, protocolado na secretaria do órgão, relata pela FSF supostas falsidades de identificação de atletas em partidas das duas competições.

Os fatos supostamente teriam acontecido na partida entre Desportiva Aracaju e Boca Júnior, no dia 25 de setembro, pela 3ª rodada da Série A2. E no jogo entre Sport Socorro e Aracaju F.C no dia primeiro de setembro, pela 5ª rodada da Série A3.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Com as supostas irregularidades e considerando a gravidade dos fatos, o presidente do TJD/SE, Valteno Neto, determinou apuração e julgamento das denúncias com urgência por parte da Procuradoria-Geral do órgão. E em caráter cautelar conferido pelo art. 119 do CBJD, com liminar, o presidente do TJD/SE, deferiu a suspensão dos seguintes profissionais:

  • Atleta do Boca Júnior, José Fagner Santos Oliveira (inscrição nº 541042)
  • Atleta do Aracaju F.C, Gabriel Carvalho Santana (inscrição nº 905936);
  • Atleta do Aracaju. F.C, Othávio Pereira de Oliveira (inscrição nº 753315)

O TJD/SE reforça que a medida é em caráter de suspenção cautelar e os referidos jogadores estão impedidos de atuar em partidas oficiais das competições estaduais até deliberação do tribunal.


Federação Sergipana de Futebol

Mulher que esfaqueou irmão em Aracaju é presa em Alagoas

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu, na manhã desta segunda-feira, 13, uma mulher de 38 anos investigada por tentar matar o próprio irmão. O mandado de prisão preventiva foi cumprido no povoado Tapera, em Porto Real do Colégio (AL), onde a suspeita estava foragida.

Sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) em Aracaju
Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)

De acordo com as investigações, a tentativa de homicídio ocorreu em 2023, na residência que os irmãos dividiam no bairro Santos Dumont, em Aracaju. O desentendimento teria começado após a vítima aconselhar a irmã a abandonar o uso de drogas.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Inconformada, a mulher teria ido à cozinha, pegado uma faca e desferido vários golpes contra o irmão, atingindo-o no ombro esquerdo, na mão direita e na cabeça. Apesar dos ferimentos, ele sobreviveu.

Prisão

Desde a data do crime, a autora era considerada foragida. Após diligências, a equipe do DHPP localizou a suspeita no estado de Alagoas. Ela não ofereceu resistência à prisão e foi encaminhada para a capital sergipana.

A mulher está agora à disposição da 5ª Vara Criminal da Comarca de Aracaju.


NE Notícias, com informações da SSP

Moraes mantém prisão domiciliar de Jair Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta segunda-feira, 13, um pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para revogar a prisão domiciliar e outras medidas cautelares a que ele está submetido.

Bolsonaro exibe tornozeleira eletrônica
X|Reprodução

Para justificar a manutenção das medidas, Moraes citou o “fundado receio de fuga do réu e o “reiterado descumprimento das cautelares”. Segundo o ministro, a decisão visa garantir a ordem pública e assegurar a integral aplicação da lei penal.

Atualmente, Bolsonaro cumpre prisão preventiva domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica, no âmbito do inquérito que apura obstrução de Justiça e ameaça ao Estado Democrático de Direito.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O inquérito foi aberto para apurar a suposta atuação do ex-presidente em auxiliar seu filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), a convencer o governo dos Estados Unidos a aplicar sanções contra autoridades brasileiras.

Para a Procuradoria-Geral da República (PGR), declarações públicas de pai e filho configuram uma confissão da tentativa de intimidar o Judiciário brasileiro.

Argumento da Defesa

Os advogados Celso Vilardi e Paulo Cunha Bueno, que representam Bolsonaro, argumentaram que a PGR já apresentou denúncia no referido inquérito sem acusar o ex-presidente. Para a defesa, isso eliminaria o “fundamento mínimo necessário” para manter as medidas cautelares impostas nesse processo específico.


NE Notícias, com informações da Agência Brasil

SMTT notifica 34 bares por ocupação irregular em Aracaju

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju notificou 34 estabelecimentos comerciais, entre janeiro e o início de outubro deste ano, por ocupação irregular de vias públicas.

Mesas de bar ocupando calçada em Aracaju
Reprodução

A ação visa coibir o uso indevido de espaços destinados à circulação de veículos e pedestres por bares e restaurantes da capital.

Fiscalizações são motivadas tanto por denúncias da população, que podem ser feitas por meio da Ouvidoria do órgão, quanto por operações de rotina. Em caso de reincidência, a Prefeitura de Aracaju pode adotar medidas mais severas.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

“A Prefeitura pode tomar a decisão de recolher mesas e cadeiras e apreender esses equipamentos”, explica o diretor de Trânsito, Julio César Zambon, sobre as consequências para os estabelecimentos que descumprirem as notificações.

Desrespeito

Apesar das ações focadas em bares, leitores de NE Notícias frequentemente relatam que a ocupação irregular de calçadas por veículos, inclusive oficiais e de empresas, continua sendo um problema crônico na cidade.

Alternativa

Para os comerciantes que desejam expandir o atendimento em áreas externas de forma regularizada, a prefeitura oficializou a normatização dos parklets no final de setembro, através do Decreto Municipal nº 8.281/2025.

Essas estruturas permitem a instalação de espaços de lazer e convivência em áreas antes destinadas ao estacionamento de veículos, ao lado das calçadas, oferecendo uma opção segura e legal para bares e restaurantes.

E você, o que acha da fiscalização em Aracaju? A SMTT deve focar nos bares ou também nos carros que ocupam as calçadas? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.


NE Notícias, com informações da SMTT

Brasil escalado para o jogo contra o Japão

A Seleção Brasileira realizou, na manhã desta segunda-feira (13), o último treino no Ajinomoto Stadium, em Tóquio, mirando o duelo desta terça (14) contra o Japão, às 7h30 (de Brasília).

Treino da Seleção Brasileira, no Ajinomoto Stadium, Japão - 13.10.2025
Rafael Ribeiro|CBF

Carlo Ancelotti promoveu mudanças profundas em relação ao time que venceu a Coreia do Sul na última semana, mantendo apenas Casemiro, Bruno Guimarães e Vini Júnior.

No trabalho tático, os escalados foram: Hugo Souza; Paulo Henrique, Fabrício Bruno, Lucas Beraldo e Carlos Augusto; Casemiro, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Luiz Henrique, Vini Júnior e Gabriel Martinelli.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Após a atividade, o técnico explicou a estratégia para testar peças e sistemas [vídeo mais abaixo]:

“Os jogadores que estão aqui estão com motivação e têm que pensar que podem jogar. Um pouco de concorrência no time é bom para a motivação de cada jogador. Ter um time bem definido para a Copa do Mundo (é bom), isso é óbvio, mas eu acho que nesse momento avaliar como trabalham diferentes sistemas é uma boa solução”, explicou.

O confronto será o sexto do treinador italiano à frente da Amarelinha. A transmissão ao vivo será de TV Globo, SporTV, GE TV e Globoplay, direto do Estádio de Tóquio.

Veja coletiva desta segunda-feira:

CBF

Caos na SEMA Aracaju trava abertura de novas empresas

Na coluna desta segunda-feira (13), Marcos Aurélio expõe a burocracia na SEMA de Aracaju que está travando a abertura de empresas. A análise também aborda o caos no transporte em Laranjeiras, as queixas contra a gestão de Emília no Bugio e a polêmica escolha de terreno para a universidade em Estância. Acompanhe!

Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) de Aracaju
Arquivo

SEMA Aracaju I

Uma grande parte das novas microempresas está com o processo de abertura prejudicado por falta da licença ambiental, em razão do atendimento precário da SEMA. Atualmente, não há atendimento presencial; apenas um servidor realiza o atendimento via WhatsApp, por ordem de chegada, das 8h às 12h.

SEMA Aracaju II

Além disso, o sistema SLIM não apresenta informações de forma clara e acessível, com linguagem simples. Por esse motivo, a maioria dos microempreendedores não consegue realizar sozinho essa etapa do processo.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

SEMA Aracaju III

A própria SEMA, em alguns casos, solicita documentos que deveriam ser encaminhados internamente entre as secretarias, o que aumenta ainda mais a burocracia e as dificuldades para quem está tentando abrir uma empresa. O prazo informado para solução é de até 180 dias, o que tem gerado grande preocupação entre os novos empreendedores. #ÉdesseJeito?

Laranjeiras

Vídeos e áudios encaminhados à nossa produção, retratam o caos instalado no transporte das milhares de pessoas que se deslocaram para o município da Grande Aracaju, onde foram participar das festividades culturais. Com a palavra a Prefeitura Municipal e o DER, responsável pelo transporte intermunicipal. Houve planejamento da frota de microônibus para atender a demanda.

Procissão do Bugio

Para os moradores, que já vinham reclamando das alterações feitas pela SMTT nas ruas, somando-se ao fato de não modificarem a data da feira, no dia da maior festa religiosa da comunidade, resultou no aumento ainda maior das queixas contra a prefeita Emília.

Universidade em Estância I

Um texto publicado pelo ex-prefeito e ex-deputado Ivan Leite tem repercutido nos grupos de WhatsApp. Nele a informação sobre a escolha do terreno onde será construído no novo Campi, que tem a possibilidade de ser erguido numa área com 130.000 metros/quadrados e a escolha está sendo por outro, de apenas 30.000 m2.

Universidade em Estância II

Vamos ouvir todas as partes para entender a lógica dessa escolha, que compromete sem sombra de dúvidas, qualquer projeção de ampliação da área construída no futuro.

103 FM

Por Marcos Aurélio

Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.