O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), Luiz Roberto Dantas, foi hospitalizado na manhã desta quinta-feira, 16, após sentir-se mal enquanto despachava na sede da secretaria, no bairro 13 de Julho, em Aracaju.
Janaína Santos/AAN
Ele foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para um hospital particular da capital, onde passa por uma série de exames para avaliar seu quadro clínico.
Luiz Roberto foi indicado para o comando da Sedurbi pelo ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), que o apoiou como seu candidato à sucessão na prefeitura nas eleições de 2024.
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Município de Sergipe ganha sinal de TV Digital
O Ministério das Comunicações (MCom) deu mais um passo para expandir o acesso à TV digital gratuita em todo o país. Foram publicados no Diário Oficial da União desta quinta-feira (16) os extratos dos termos de adesão de seis instituições parceiras que integrarão o Programa Brasil Digital, iniciativa que amplia a oferta de emissoras públicas em municípios que ainda não contam com o serviço.
Valter Campanato / Agencia Brasil
Com os novos acordos, Amazonas, Maranhão, Amapá, Mato Grosso, Ceará e Sergipe serão os próximos estados a receber estações de televisão digital instaladas em cidades estratégicas.
“O Programa Brasil Digital é uma política de democratização da informação. Estamos levando conteúdo educativo, cultural e informativo de qualidade para milhões de brasileiros que ainda não tinham acesso à TV pública digital. É mais diversidade, mais pluralidade e mais Brasil na tela das famílias”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
No Amazonas, a Fundação Televisão e Rádio Cultura do Amazonas será responsável pela implantação das estações em Carauari e Amaturá. Já no Maranhão, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) atuará na cidade de Caxias.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
No Amapá, a Fundação Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) fará a instalação no município de Laranjal do Jari. Em Mato Grosso, a parceira será a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), enquanto no Ceará, o Instituto Federal do Ceará (IFCE) levará o sinal digital para Iguatu.
Por fim, no Estado de Sergipe, o município de Lagarto será contemplado por meio da parceria com a Fundação Universidade Federal de Sergipe (UFS).
BRASIL DIGITAL
O Programa Brasil Digital, instituído pelo Ministério das Comunicações, tem como objetivo expandir a TV aberta e gratuita em tecnologia digital, levando a programação da Rede Legislativa e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para municípios que ainda não contam com esses canais.
A iniciativa prevê a instalação e doação de equipamentos transmissores e estações de televisão digital em parceria com instituições públicas, como universidades, câmaras municipais e prefeituras. O programa também abre espaço para a veiculação de produções locais, fortalecendo a comunicação pública e regional.
Com o Brasil Digital, o governo federal busca ampliar a diversidade de conteúdos disponíveis gratuitamente à população, além de democratizar o acesso à informação em todo o território nacional.
ASCOM
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
CONFIRA: Programação do Pré-Caju 2025
A programação completa do Pré-Caju 2025 foi divulgada, trazendo os detalhes de uma das maiores prévias carnavalescas do Brasil. A festa acontece na Orla de Atalaia, em Aracaju, entre os dias 14 e 16 de novembro, com desfiles de trios e blocos programados para iniciar às 13h30.
Divulgação
O evento contará com grandes estrelas da música baiana. O bloco Com Amor será comandado por Ivete Sangalo e Saulo Fernandes. Bell Marques puxa o Vumbora, Léo Santana lidera o Vem com o Gigante, e Xandy Harmonia agita o Bloco da Torcida.
Para o folião da pipoca, os trios também terão atrações de peso, incluindo Durval Lelys, Timbalada, Psirico, Alexandre Peixe, Jau e Edson Gomes.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Programação também conta com o Camarote Aju, com presenças garantidas de Wesley Safadão, Luiz Ferraz, Banda Eva, Léo Santana, Franquinho Vaqueiro, Kart Love, Claudia Leitte, Henry Freitas, Pagod’art, Larissa Costa, Rafa e Pipo, Zé Neto & Cristiano, Eric Land e Parangolé.
Os vouchers para os blocos e os ingressos para o camarote estão disponíveis na loja Point do Ingresso, localizada no RioMar Shopping Aracaju, e também pelo site.
Blocos e pipocas
Sábado (15/11)
13h30 – Bloco da Prevenção: Maysa Reis (pipoca) 14h00 – Bloco Vumbora: Bell Marques 14h30 – Bloco Com Amor: Ivete Sangalo 15h00 – Bloco da Torcida: Xanddy Harmonia 15h30 – Trio Verão Sergipe: Durval Lelys (pipoca) 16h00 – Axé 40 Anos (Salvador): Alexandre Peixe (pipoca) 16h30 – Bloco das Cajuranas: Psirico (pipoca) 17h00 – Pipoca da FM Sergipe: Valneijós 17h30 – Trio Arraiá do Povo: Mikael Santos (pipoca) 18h00 – Pipoca Elétrica: É o Tchan e Bruninho Top7 18h30 – Bloco da Limpeza: Banda de Frevo (pipoca)
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Domingo (16/11)
13h00 – Bloco do Papelão: Inspiração do Gueto (pipoca) 13h30 – Pipoca Laroyê: Descidão dos Quilombolas 14h00 – Bloco Com Amor: Saulo Fernandes 14h30 – Bloco Vumbora: Bell Marques 15h00 – Bloco Vem com o Gigante: Léo Santana 15h30 – Axé 40 Anos (Salvador): Márcia Freire (pipoca) 16h00 – Pipoca Caranguejo Elétrico: Armandinho Dodô e Osmar 16h30 – Trio Verão Sergipe: Timbalada (pipoca) 17h00 – Pipoca da FM Sergipe: Jau e Edson Gomes 17h30 – Trio Arraiá do Povo: Natanzinho Lima (pipoca) 18h00 – Bloco da Limpeza: Banda de Frevo (pipoca)
Camarote Aju
Sexta-feira (14/11)
19h30 – Luiz Ferraz 22h – Banda Eva 00h – Wesley Safadão 02h – Léo Santana
18h – Franquinho Vaqueiro 20h – Kart Love 22h – Claudia Leitte 00h – Henry Freitas 02h – Pagodart
Domingo (16/11)
18h – Larissa Costa 20h – Rafa e Pipo Marques 22h – Éric Land 00h – Zé Neto e Cristiano 02h – Parangolé
Reprodução NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Esquema milionário em Sergipe
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Regional de Lagarto, cumpriu o mandado de prisão definitiva contra uma mulher condenada pelo crime de estelionato. A investigada foi apontada como líder de um esquema de pirâmide financeira disfarçado de investimento em falsas empresas do ramo alimentício.
Divulgação
O esquema movimentou cerca de R$ 2,5 milhões e deixou mais de 20 vítimas nos estados de Sergipe e Alagoas.
De acordo com o delegado Bruno Alcântara, as investigações, conduzidas pela Divisão de Crimes Patrimoniais de Lagarto, verificaram que o golpe funcionava com o pagamento de supostos lucros aos investidores mais antigos utilizando os aportes realizados por novos participantes, com promessas de rendimentos mensais que variavam entre 20% e 30%.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
“Em Sergipe, os golpes foram aplicados sob o pretexto de investimentos na venda de queijos finos, enquanto em Alagoas a fraude envolvia a comercialização de açaí”, especificou o delegado Bruno Alcântara, integrante da equipe da Delegacia Regional de Lagarto, acrescentando que a investigada já se encontra à disposição da Justiça.
A Polícia Civil de Sergipe reafirma seu compromisso no combate aos crimes financeiros e na proteção da população contra fraudes que geram expressivos prejuízos econômicos e sociais. Informações e denúncias sobre crimes e suspeitos de ações criminosas podem ser repassadas ao Disque-Denúncia (181). O sigilo é garantido.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
TRE-SE desaprova contas de partido
A corte do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) desaprovou, por unanimidade, as contas do Diretório Regional do Partido Solidariedade, referentes às Eleições de 2024. A relatora do caso foi a juíza Brígida Declerc Fink.
Montagem sobre ilustração de mohamed Hassan/Pixabay
De acordo com processo, a Assessoria de Contas Eleitorais e Partidárias apontou irregularidades graves que comprometem a confiabilidade das contas apresentadas. Entre as falhas identificadas estão a não destinação do percentual mínimo do Fundo Partidário para as candidaturas femininas e de pessoas negras, conforme determinam a legislação eleitoral.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Também foram constatadas inconsistências nas despesas realizadas com recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), que representaram 1,57% do total de gastos. Segundo a relatora do caso, juíza Brígida Declerc Fink, a utilização irregular de recursos públicos impede a aplicação dos princípios da proporcionalidade e da razoabilidade.
“A malversação de recursos públicos inviabiliza a incidência, na espécie, dos princípios da proporcionalidade e da razoabilidade, independentemente do percentual da irregularidade”, afirmou.
A magistrada decidiu pela devolução ao Tesouro Nacional do valor de R$ 2.973,94, referente à destinação irregular de recursos das cotas de gênero e raça, além do recolhimento de R$ 7.885,15 por irregularidades no uso de recursos do FEFC e pela suspensão do repasse de cotas do Fundo Partidário por seis meses e pela obrigação de aplicar R$ 13.375,00 em programas de promoção da participação política das mulheres nas eleições de 2026. A decisão foi unânime.
Assista ao julgamento:
TRE-SE
Participaram do julgamento o presidente do TRE-SE, desembargador Diógenes Barreto, o vice-presidente e corregedor regional eleitoral em exercício, juiz Cristiano César Braga de Aragão Cabral, o juiz membro Tiago José Brasileiro Franco, as juízas membros Dauquíria de Melo Ferreira e Brígida Declerc Fink e a juíza substituta da classe jurista Tatiana Silvestre e Silva Calçado. Representou o Ministério Público Eleitoral o procurador José Rômulo Silva Almeida.
TRE-SE
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Eduardo Amorim surge como ‘plano B’ da oposição para 2026, diz colunista
A narrativa de uma reeleição tranquila para o governador Fábio Mitidieri (PSD) em 2026 pode não corresponder à realidade. De acordo o jornalista Habacuque Villacorte, em sua coluna, pesquisas de consumo interno em diversos partidos indicam um cenário mais complexo e menos favorável para o governo.
Quem acompanha o NE Notícias sabe que a chapa majoritária governista já está praticamente desenhada, com Fábio Mitidieri (PSD) disputando a reeleição, o deputado estadual Jeferson Andrade (PSD) como pré-candidato a vice, e a dupla para o Senado composta pelo ex-deputado André Moura (UNIÃO) e pelo senador Alessandro Vieira (MDB), que buscará a reeleição.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Do outro lado do tabuleiro, Villacorte aponta para pelo menos dois grandes blocos de oposição em movimento.
Edvaldo e o PT
“Rifado” pelo governo, escreve o colunista, o ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) mantém o desejo de disputar o Senado. No entanto, seu nome é cotado como uma alternativa para o governo, em uma possível composição com o senador Rogério Carvalho (PT), que também buscará a reeleição e cujo partido não demonstra interesse em apoiar Mitidieri.
Valmir e Emília|arquivo
Valmir e Emília
No agrupamento do PL, o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, segue como o nome mais competitivo, mas sua inelegibilidade é um obstáculo. Se não reverter sua situação jurídica, terá que indicar um sucessor. A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), é bem avaliada, mas aliados consideram precipitado um confronto direto já em 2026, especialmente após a recente especulação de que ela poderia renunciar ao cargo.
Fator Amorim
É diante dessas incertezas que Habacuque Villacorte apresenta um nome que pode mudar o jogo: o do ex-senador Eduardo Amorim (PSDB). Atualmente pré-candidato ao Senado, Amorim poderia se tornar o “plano B” da oposição para o governo, com o apoio de Valmir e Emília.
Segundo o jornalista, como médico, Amorim poderia ser visto como a solução para a Saúde Pública, um dos pontos mais críticos do estado. “Se Valmir seguir impedido, se Emília optar por seguir na PMA, a oposição tem em Eduardo um nome ‘pronto’ para enfrentar (e vencer) Fábio Mitidieri”, analisa Villacorte, afirmando que a possibilidade “vai tirar o sono de muita gente”.
E você, concorda com a análise? Deixe sua opinião sobre o cenário para 2026 nos comentários abaixo.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
PRF apreende vinhos argentinos em Itabaiana; veja imagens
No início da tarde desta quarta-feira (15), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 91 garrafas de vinhos argentinos sendo transportadas sem a devida documentação legal. A ação ocorreu durante atividade de policiamento na BR-235, no município de Itabaiana/SE.
PRFSE
Uma equipe do Núcleo de Operações Especiais (NOE) da PRF em Sergipe seguia em ronda na rodovia quando decidiu abordar um veículo que trafegava com as películas muito escuras nos vidros. Além da checagem dos vidros, os policiais realizaram a verificação de outros itens obrigatórios de segurança, momento em que, no porta-malas do carro, encontraram diversas caixas com garrafas de vinho [vídeo mais abaixo].
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Aos agentes, o motorista informou que não possuía nota fiscal ou outro comprovante de compra. Ainda, afirmou que seguia do município sergipano de Lagarto com destino a Itabaiana.
O valor de mercado das 91 garrafas de vinho, com rótulo de marcas argentinas, pode chegar a 10 mil reais. Por estarem sem comprovantes de compra e de desembaraço aduaneiro, sem etiqueta do importador e sem o selo de aprovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) ou da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o material foi retido.
O condutor e o passageiro foram detidos e conduzidos para a delegacia de polícia judiciária – responsável pelo prosseguimento das investigações, onde foi entregue todo o material da apreensão.
Veja imagens da ação:
PRF apreende vinhos argentinos em Itabaiana ❯ A mercadoria era transportada sem qualquer documentação legal; motorista e passageiro foram detidos. Detalhes no NE https://t.co/fKwl08pfeZ ↗️ pic.twitter.com/77b5O32iIG
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Resultados de ontem do Campeonato Brasileiro
O Palmeiras deu mais uma prova de que é um forte candidato ao título do Campeonato Brasileiro após golear o Bragantino por 5 a 1, na noite desta quarta-feira (15) no Allianz Parque, em partida válida pela 28ª rodada da competição.
Bruno Fuchs empatou a partida ainda no primeiro tempo – Foto: Cesar Greco|Palmeiras by Canon
Com este triunfo o Verdão permanece com uma vantagem de três pontos sobre o vice-líder Flamengo, o seu próximo adversário no Brasileiro, em partida que será disputada no próximo domingo (19) no estádio do Maracanã a partir das 16h (horário de Brasília).
Apesar de ficar com a vitória final, a equipe comandada pelo técnico português Abel Ferreira começou o confronto vendo o Bragantino sair em vantagem graças a gol, em cobrança de pênalti aos 37 minutos do primeiro tempo, de Jhon Jhon. Porém, um pouco antes do intervalo o Palmeiras chegou ao empate com o zagueiro Bruno Fuchs de cabeça [vídeo mais baixo].
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Na etapa final o jogo teve apenas um protagonista, o Verdão, que virou o placar aos 12 minutos com o atacante Vitor Roque e, a partir daí, ampliou sua vantagem graças a gols de Felipe Anderson (aos 27 minutos), de Flaco López (aos 38) e de Vitor Roque (aos 43).
Veja melhores momentos:
TNT Sports
Vitória no clássico
O principal adversário do Palmeiras na luta pelo título do Brasileiro é o Flamengo, que, mesmo jogando no estádio Nilton Santos, derrotou o Botafogo pelo placar de 3 a 0.
A equipe comandada pelo técnico Filipe Luís contou com uma boa atuação de Pedro para construir uma vitória convincente. O centroavante abriu o placar aos 39 minutos do primeiro tempo e deu assistência para gol de Luiz Araújo aos 24 da etapa final. Aos 34, o equatoriano Plata marcou de cabeça para dar números finais ao marcador.
Veja melhores momentos:
Flamengo TV
Outros resultados:
Mirassol 3 x 1 Internacional Sport 1 x 1 Ceará Santos 3 x 1 Corinthians Atlético-MG 1 x 1 Cruzeiro Fortaleza 0 x 2 Vasco
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
As Rapidinhas: Justiça condena e torna ex-prefeito inelegível
As consequências das votações em Brasília chegam a Sergipe com mais exonerações em cargos federais, atingindo indicados de padrinhos locais. Enquanto isso, a Justiça condena o ex-prefeito de Estância, Gilson Andrade, por improbidade administrativa, e a Polícia Federal mira um deputado do União Brasil. No campo das alianças, o cenário para 2026 segue indefinido no grupo governista.
Freepik
MAIS DEMISSÕES
O governo federal vai demitir mais gente até a próxima semana. Reação ocorre após derrota na Câmara dos Deputados com a derrubada de Medida Provisória (MP) que substituiria o aumento do IOF.
EXONERAÇÕES
Em Sergipe, já foram exonerados aliados de Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE) e do ex-deputado André Moura (União).
MAIS UM
PF investiga deputado do União Brasil sobre as emendas parlamentares.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
ACORDO
O deputado estadual Luciano Bispo (PSD) e o ex-prefeito de Frei Paulo Anderson de Zé das Canas (PSD) têm acordo político. Luciano apoia Anderson para deputado federal.
INELEGIBILIDADE I
O ex-prefeito de Estância e ex-deputado Gilson Andrade (PSD) foi condenado por improbidade administrativa. Está inelegível!
INELEGIBILIDADE II
Gilson declarou não concordar com a decisão e que vai recorrer ao Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE).
O grupo governista liderado por Fábio Mitidieri tem três candidatos para o senado em 2026. Alguém vai ficar de fora. Deixe seu palpite nos comentários abaixo.
TENSÃO
O presidente dos EUA, Donald Trump, admitiu ter autorizado ações da CIA na Venezuela e estuda ataques terrestres contra cartéis.
AFINIDADES
Lula disse durante discurso que rolou uma ‘indústria petroquímica’ entre ele e o presidente Trump. Veja no vídeo abaixo:
Reprodução NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Funcionários de restaurante em Aracaju gastam R$ 16 mil com cartão de cliente
Dois funcionários de um restaurante em Aracaju foram indiciados pela Polícia Civil por furto qualificado após usarem um cartão de crédito esquecido por uma cliente para realizar compras que ultrapassaram R$ 16 mil. O crime foi descoberto depois que a vítima percebeu as transações suspeitas e procurou a polícia.
Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri) da Polícia Civil
O caso foi investigado pelo Departamento de Crimes contra o Patrimônio (Depatri). Segundo o delegado André Baronto, diretor do departamento, as apurações mostraram que um dos funcionários, com a ajuda de uma colega, utilizou o cartão para fazer diversas compras e pagamentos em benefício próprio.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Durante a operação de busca e apreensão, os policiais recuperaram vários produtos comprados, além do próprio cartão da vítima.
Confissão
Ao serem confrontados, ambos os suspeitos confessaram o crime e se comprometeram a ressarcir a vítima. A devolução integral do valor foi confirmada pela cliente.
Apesar do ressarcimento, os dois foram formalmente indiciados por furto qualificado. O inquérito policial foi concluído e encaminhado ao Poder Judiciário para as providências legais.
A Polícia Civil alerta os cidadãos a monitorarem suas movimentações financeiras e reportarem qualquer atividade suspeita imediatamente.
NE Notícias, com informações da SSP
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais: