Conforme NE Notícias informou, o ex-governador do Ceará e ex-presidenciável Ciro Gomes pediu sua desfiliação do PDT na manhã de sexta-feira, 17. Ele deve se filiar ao PSDB na próxima quarta-feira, visando candidatura ao governo do estado em 2026.
Divulgação
A saída do PDT foi motivada pela aproximação do partido com o PT em terras cearenses. O retorno ao ninho tucano não é uma novidade para Ciro, que se elegeu governador do Ceará pela primeira vez em 1990, justamente pelo PSDB.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A confirmação da filiação foi feita por Ozires Pontes, presidente do PSDB no Ceará e prefeito de Massapê, por meio de publicações em suas redes sociais. A boa relação de Ciro com figuras históricas da sigla, como o ex-senador Tasso Jereissati, facilitou o movimento.
Com a mudança, Ciro Gomes, 67 anos, se posiciona para enfrentar o atual governador do estado, Elmano de Freitas (PT), nas eleições do próximo ano.
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Pede desfiliação do PDT e pode disputar o governo
O cenário político nacional foi movimentado nesta sexta-feira, 17, com o pedido de desfiliação do ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, do PDT. Filiado ao partido desde 2015, Ciro formalizou sua saída por meio de uma carta entregue ao presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, conforme noticiado pelo jornal Folha de S. Paulo.
José Cruz/Agência Brasil
A decisão do ex-ministro e candidato à presidência nas duas últimas eleições ocorre em um momento de rearticulação política. Ciro avalia uma possível candidatura contra o PT em seu reduto eleitoral, nas eleições de 2026.
Buscando uma nova casa partidária, Ciro Gomes já iniciou conversas com outras legendas. Ele dialoga com o PSDB e o União Brasil sobre uma futura filiação.
Veja análise da CNN Brasil:
CNN Brasil NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
NOME: Senador de Sergipe votou contra a convocação de irmão de Lula
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS rejeitou nesta quinta-feira (16) a convocação de Frei Chico, irmão do presidente Lula, para prestar depoimento. Foram 19 votos pela rejeição e 11 para aprovar.
Divulgação / Arquivo
Um senador de Sergipe votou contra a convocação. Veja lista de votos contrários:
Senadora Soraya Thronicke (Pode-MS): Votou não pela convocação;
Senador Randolfe Rodrigues (PT-AP): Votou não pela convocação;
Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB): Votou não pela convocação;
Senador Humberto Costa (PT-PE): Votou não pela convocação;
Senador José Lacerda (PSD-MT): Votou não pela convocação;
Senadora Eliziane Gama (PSD-MA): Votou não pela convocação;
Senador Rogério Carvalho (PT-SE): Votou não pela convocação;
Senador Paulo Paim (PT-RS): Votou não pela convocação;
Senadora Leila Barros (PDT-DF): Votou não pela convocação;
Senador Beto Faro (PT-PA): Votou não pela convocação;
Deputado Átila Lira (PP-PI): Votou não pela convocação;
Deputado Cleber Verde (MDB-MA): Votou não pela convocação;
Deputado Orlando Silva (PCdoB-SP): Votou não pela convocação;
Deputado Ricardo Ayres (Rep-TO): Votou não pela convocação;
Deputado Alencar Santana (PT-SP): Votou não pela convocação;
Deputado Dagoberto Nogueira (PSDB-MS): Votou não pela convocação;
Deputado Paulo Pimenta (PT-RS): Votou não pela convocação;
Deputado Rogério Correia (PT-MG): Votou não pela convocação;
Deputado Dorinaldo Malafaia (PDT-AP): Votou não pela convocação.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
José Ferreira da Silva, o Frei Chico, é diretor vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, Sindinapi, uma das entidades investigadas por desvios indevidos de aposentadorias e pensões do INSS.
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, chegou a bloquear R$ 390 milhões. A senadora Eliziane Gama argumentou que Frei Chico não tem envolvimento no caso e nem tinha funções administrativas no sindicato.
Veja como foi votação:
Reprodução NE Notícias, com informações da Agência Brasil
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Morre aos 73 anos Ana Luiza Valadares, ex-primeira-dama de Sergipe
Faleceu nesta sexta-feira, 17, aos 73 anos, Ana Luiza Dortas Valadares (1952–2025), uma figura de grande relevância na história recente de Sergipe. Mãe de Antônio Carlos Valadares Filho e Luciana Dortas Valadares Sobral, ela deixou um legado de compromisso e dedicação à sociedade sergipana.
A causa da morte não foi informada.
Arquivo pessoal
Trajetória e Legado
Formada em História e Direito, Ana Luiza construiu uma carreira marcada por importantes serviços prestados ao estado. Foi superintendente da Legião Brasileira de Assistência (LBA), chefe do Departamento Escolar da Secretaria de Estado da Educação e presidente do Conselho Estadual de Cultura.
Ela também era professora concursada do Estado e, entre os anos de 1987 e 1991, exerceu com destaque a função de primeira-dama de Sergipe.
Despedida
Conforme a nota divulgada pela família, o velório é realizado no Cemitério Colina da Saudade, em Aracaju. O sepultamento está marcado para às 16h, no mesmo local.
A família agradece as manifestações de carinho e convida amigos a se unirem na despedida, celebrando a vida e o legado de Ana Luiza Dortas Valadares.
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Azul lança avião com temática de Sergipe
A Azul Linhas Aéreas oficializou o lançamento de uma aeronave personalizada em homenagem ao estado de Sergipe. O lançamento aconteceu em Brasília e faz parte da parceria da Azul com o programa Conheça o Brasil Voando, do Ministério do Turismo.
Divulgação
A aeronave recebeu ilustrações exclusivas que retratam ícones culturais e elementos que destacam a “sergipanidade”.
Em setembro, a Azul já havia anunciado 100 voos extras para Sergipe durante a alta temporada do verão 2025/2026. Os novos voos semanais partirão dos aeroportos de Confins (MG) e Congonhas (SP), representando mais de 13,6 mil assentos adicionais para o período.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Segundo dados do governo, Sergipe ocupa a posição de quarto principal destino turístico do Nordeste e está entre os dez estados brasileiros com maior crescimento no número de passageiros em 2025, registrando um aumento de 8,4%.
A arrecadação com o turismo no primeiro semestre deste ano foi recorde, superando R$ 358 milhões. O Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria movimentou 999.118 passageiros entre janeiro e setembro de 2025, uma alta de 8,1% em comparação com o ano anterior.
O que você achou da iniciativa? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.
NE Notícias, com informações da ASN
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
PROFESSORES: Saiba como solicitar a carteira nacional
Os professores em exercício das redes pública e privada de todo o país, inclusive os profissionais contratados temporariamente, já podem solicitar a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB) no site do programa Mais Professores para o Brasil.
MEC|Divulgação
A carteira é destinada a profissionais de todos os níveis e etapas da educação, desde a educação infantil até o ensino superior. O Ministério da Educação (MEC) estima que 2,7 milhões de carteiras podem ser emitidas voluntariamente no Brasil.
Com validade em todo o território nacional por dez anos após sua expedição, o documento oficial terá a data expressa na própria carteira.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A iniciativa do governo federal tem o objetivo de identificar os professores e facilitar o acesso a descontos de meia-entrada em eventos culturais e a novos benefícios em algumas lojas parceiras do programa.
Na quarta-feira (15), cerca de 1,5 mil professores da ativa foram os primeiros a receber a CNDB, em todo o país, em um evento de celebração do Dia dos Professores, no Rio de Janeiro.
Na ocasião, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que, após a primeira etapa, os docentes aposentados também terão direito à carteira.
Para obter o documento, o professor precisa ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em situação regular na Receita Federal e estar em exercício da atividade docente em uma instituição de ensino cadastrada no MEC.
O link para solicitação, disponibilizado ontem pelo Ministério da Educação no site do Programa Mais Professores para o Brasil, exige acesso por meio de login na conta da plataforma Gov.br.
Na página virtual do Mais Professores, o sistema trará, automaticamente, os dados pessoais e informações sobre vínculo com instituições de ensino, conforme registrado nas bases do governo federal e das redes de ensino.
O profissional interessado deverá verificar os dados do formulário, confirmar as informações, preencher o endereço completo e os contatos (e-mail e telefone) e enviar digitalmente uma foto 3×4, no padrão estabelecido pelo Ministério da Educação.
Nesse momento, o docente poderá visualizar a versão digital da futura CNDB com foto e dados completos.
Caso os dados estejam corretos, é necessário confirmar a emissão. O professor terá a opção de download do documento para uso imediato, que já lhe dará acesso aos benefícios do programa Mais Professores.
A versão impressa chegará somente a partir do próximo ano, avisa o Ministério da Educação.
Problemas
Caso o vínculo de professor não tenha sido reconhecido pelo sistema ou algum dado esteja incorreto, será preciso que o professor entre em contato com a instituição de ensino que o emprega. O objetivo é certificar que o vínculo do profissional está com o código correto na base de dados.
Se a foto do cadastro for rejeitada na solicitação da carteira, o professor deve verificar se a imagem encaminhada está de acordo com o padrão solicitado.
Outras situações
Pela Lei nº 15.202/2025, que criou a Carteira Nacional Docente, somente os professores em exercício têm direito a ela. Dessa forma, os professores autônomos não têm direito à CNDB, porque não estão vinculados a uma instituição educacional.
Toda pessoa licenciada, mas com vínculo empregatício em uma unidade de ensino terá direito à nova identificação. Da mesma forma, os professores que estão na gestão escolar, desde que o vínculo com a instituição educacional seja como docente.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Se a pessoa perder o emprego, a carteira nacional continua sendo válida como documento de identificação dentro do prazo de validade do documento. Seu uso para acessar benefícios profissionais enquanto docente, perderá a validade após três meses da data do último pagamento.
Para confirmar se a Carteira Nacional Docente de uma pessoa é válida, basta acessar o QR Code impresso no documento e, em seguida, verificar se ela continua com algum contrato de emprego como docente válido.
O Mais Professores já conta com benefícios fornecidos pelas empresas parceiras. O MEC assinou convênio com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH) para dar descontos de 15% em hotéis.
Os portares da CNDB terão um cartão de crédito emitido pela Caixa Econômica Federal com anuidade gratuita.
A lista atualizada, com os respectivos descontos dados aos detentores do documento, está disponível em página específica no site do programa.
O Ministério da Educação quer mobilizar outras empresas para reconhecer e valorizar o magistério brasileiro por meio do programa e selo #TôComProf .
O edital voltado a empresas interessadas em oferecer produtos e serviços com descontos aos professores foi lançado em setembro.
O chamamento público ficará aberto até 30 de novembro. As pessoas jurídicas interessadas podem preencher o formulário de inscrição.
Para participar do programa, os estabelecimentos devem ter abrangência nacional ou regional e regularidade perante a administração pública.
As companhias devem ofertar serviços financeiros ou comerciais de alimentação, cultura e lazer, higiene e limpeza, moradia, saúde e transporte entre outros.
O desconto mínimo oferecido deve ser de 10% sobre o valor de tabela ou preço praticado ao público em geral.
As propostas habilitadas terão validade de até 12 meses.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Vitória vence Bahia; veja os resultados do Brasileirão
O Vitória conseguiu uma importante vitória na luta para deixar a zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Jogando no estádio do Barradão, em Salvador, o Leão da Barra derrotou o Bahia por 2 a 1, na noite desta quinta-feira (16), pela 28ª rodada da competição.
Rafael Rodrigues|EC Bahia
Com o triunfo, o Rubro-Negro permanece na 17ª posição, mas agora com 28 pontos. Já o Bahia permanece com 43 pontos, na 6ª colocação.
O primeiro tempo do clássico baiano foi muito equilibrado, com oportunidades criadas de lado a lado. Aos 24 minutos a equipe da casa conseguiu abrir o marcador, em gol de pênalti do centroavante Renato Kayzer. Mas o Bahia precisou de apenas 15 minutos para igualar o marcador, com bonito gol do atacante Tiago.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Na etapa final, aos 18 minutos, bola cruzada por Ramon desviou em Rezende e sobrou para Raúl Cáceres, que não perdoou diante de Ronaldo para garantir o triunfo do Leão da Barra.
Veja melhores momentos:
GE
Outros resultados:
Grêmio 2 x 0 São Paulo Fluminense 1 x 0 Juventude
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Thiago de Joaldo para Mitidieri: “a hora da urna vai chegar”
O clima político em Sergipe esquenta com recado direto do deputado Thiago de Joaldo ao governador Fábio Mitidieri, que cumpre agenda em Brasília, onde anunciou um novo ciclo econômico no estado com a licitação de navios da Petrobras. Enquanto o governo estadual celebra, o PSD, partido do governador, enfrenta um distanciamento do presidente Lula, e a dança das cadeiras agita os bastidores da política local.
Reprodução
NÃO QUER PAPO
O presidente Lula (PT) não quer conversa com o PSD, que em Sergipe é comandado pelo governador Fábio Mitidieri.
CODEVASF
O petista Silvio Santos pode ser o novo comandante da Codevasf em Sergipe.
“ESTOU FORA”
O prefeito de Carmópolis, Edi Leite, deixou o PL afirmando representar apenas quem o representa. Negocia ida para o União Brasil.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
BRASÍLIA
O governador Fábio Mitidieri (PSD) chegou nesta quinta-feira em Brasília, capital federal.
LICITAÇÃO
Nas redes sociais, Mitidieri comunicou que foi publicada licitação bilionária de dois navios FPSO para o projeto Sergipe Águas Profundas, da Petrobras, prometendo novo ciclo econômico no estado.
VAGA
O delegado André David (Republicanos), que também é Secretário Municipal de Aracaju, pode assumir cadeira deixada pelo PL na Câmara Federal.
O deputado Thiago de Joaldo disse nas redes sociais que “a hora da urna vai chegar” para o governador Fábio Mitidieri. E concluiu: “estarei do outro lado, enfrentando sua arrogância”.
Veja o recado:
Tensão I
Em sua coluna desta quinta-feira, a jornalista Mônica Bergamo disse que os ministros Gilmar Mendes e Luiz Fux tiveram um diálogo tenso no STF, com Gilmar chamando Fux de “figura lamentável”.
Tensão II
O decano também criticou o voto de Fux no julgamento de Jair Bolsonaro, enquanto Fux defendeu sua posição. Outros ministros presenciaram a discussão, mas ainda não se manifestaram.
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Casal morre e filha é resgatada após carro cair em lago na BR-101
Um grave acidente na BR-101, no município de Japaratuba, resultou na morte de um casal e no resgate da filha na manhã desta quinta-feira, 16. O carro em que a família viajava, um Toyota Corolla, caiu em um lago às margens da rodovia.
SSP-SE
Segundo informações iniciais, o veículo, de placa QKR6B68, perdeu o controle, invadiu a pista contrária, capotou e submergiu. No carro estavam um casal, de 70 e 60 anos, e a filha, de 35. A família, natural de Minas Gerais, retornava de uma viagem à Praia de Porto de Galinhas (PE).
Populares que presenciaram o acidente iniciaram os primeiros socorros até a chegada das equipes de resgate.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A ocorrência mobilizou uma grande operação conjunta do Grupamento Tático Aéreo (GTA), Corpo de Bombeiros (CBMSE), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) [vídeo mais abaixo].
Apesar da rápida resposta, o condutor não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Sua esposa, de 60 anos, foi retirada da água com sinais de afogamento e sofreu uma parada cardíaca. Mesmo com as tentativas de reanimação, ela também veio a óbito.
A filha do casal foi resgatada em estado estável. Após ser estabilizada pela equipe médica, ela foi transportada pelo helicóptero do GTA para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em Aracaju.
As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.
Veja vídeo do local do acidente:
Casal morre e filha é resgatada após carro cair em lago na BR-101 ❯ Tragédia ocorreu em Sergipe; família de Minas Gerais retornava de viagem. Mais informações no NE https://t.co/kQoPwEYwWO↗ pic.twitter.com/I1TJUHGqPK
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Marcos Aurélio: Sergipe tem mais carteiras assinadas que Bolsa Família
Na coluna desta quinta-feira (16), Marcos Aurélio analisa a articulação da oposição que pode lançar Eduardo Amorim para governador, a arriscada aventura política de Emília Corrêa, uma vitória de Katarina Feitosa no Congresso e os novos dados de emprego em Sergipe. Acompanhe.
Oportunidades de trabalho|Seteem
Eduardo Amorim, candidato a governador?
Sim, essa movimentação está acontecendo nos bastidores da Oposição e com a inelegibilidade do prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, o médico e ex-senador pode ser o nome apresentado para disputa contra o atual governador Fábio Mitidieri.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O desafio aqui é convencer Valmir a apoiar o seu conterrâneo. Há quem diga que Francisquinho ainda sonha em ser ele mesmo, o candidato, mesmo com a sua complicada situação junto à Justiça Eleitoral. Algumas teorias já foram ventiladas, até mesmo uma que ele faria uma dobradinha com seu filho Talysson, que também teria que renunciar ao cargo de prefeito de Areia Branca. Ou seja, é muita engenharia.
***
Aventura de Emília I
Para quem aposta numa candidatura de Emília Corrêa, a realidade vivida de forma escancarada com seu vice, Ricardo Marques, sinaliza fortemente que não há nenhuma relação de confiança entre os dois, e uma renúncia da prefeita para aventurar-se numa disputa, seria uma operação de alto risco para ela. Se perder a eleição, como diz o ditado popular, “nem o mel, nem a cabaça”.
É que ela teria que RENUNCIAR ao cargo de prefeita, entregando a titularidade para o seu vice, que herdaria toda a estrutura funcional da maior prefeitura do Estado, o segundo Orçamento e em uma canetada só, Ricardo, com certeza, exoneraria todos os auxiliares da Prefas. Entenderam o risco?
***
Katarina Feitosa comemora maior punição para pedófilos
O presidente da Câmara Federal, Hugo Motta anunciou a aprovação do PL 2810/2025, cuja Relatoria foi da Delegada Katarina Feitosa. “A proposta ora analisada visa agravar as penas aplicáveis aos crimes contra a dignidade sexual de pessoa vulnerável, instituir medidas protetivas de urgência em favor das vítimas, prever a monitoração eletrônica de condenados por tais delitos, ampliar os mecanismos de proteção de crianças e adolescentes vítimas e assegurar assistência psicológica e social especializada às pessoas com deficiência e às suas famílias”, esse foi o texto da deputada federal sergipana. A autora do Projeto é a Senadora MARGARETH BUZETTI. Mais uma ação positiva de Katarina em seu mandato em Brasília.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Sergipe comemora Carteiras assinadas, superando o Bolsa Família
A conquista foi revelada pelo secretário de planejamento, Júlio Filgueira, destacando as ações do colega, Jorge Teles, secretário do Trabalho, sob o comando do governador Fábio Mitidieri. “A nossa expectativa é que já nos próximos números oficiais do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), esses dados sejam confirmados”, comemorou Júlio, durante entrevista ao #103Notícias.
Veja entrevista com Júlio Filgueira:
103 Fm
Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.
Por Marcos Aurélio
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais: