As Rapidinhas: Lula pressiona Mitidieri por apoio a Rogério

A articulação para 2026 segue a todo vapor, com o presidente Lula pressionando o governador Fábio Mitidieri por apoio à reeleição de Rogério Carvalho, mesmo com o governador já tendo outros compromissos para o Senado. Em Brasília, Boulos assume ministério e, no Judiciário, o destino do mandato do deputado Ícaro de Valmir pode ser selado nesta semana, abrindo espaço para mudanças na bancada sergipana.

Fábio Mitidieri e Lula durante visita às obras de duplicação da BR-101 em Sergipe - 15/02/2023
Arthur Soares|ASN

Candidatura

O vice-prefeito Ricardo Marques (Cidadania) pode ser, em 2026, candidato a deputado federal.

Lula quer I

O presidente Lula (PT) quer que o governador Fábio Mitidieri (PSD) apoie a reeleição do senador Rogério Carvalho (PT).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Lula quer II

Acontece que o governador já decidiu pelo apoio ao ex-deputado André Moura (UB).

Lula quer III

Sua irmã, a deputada estadual Maisa Mitidieri, que depende politicamente de Fábio, já anunciou apoio à reeleição do senador Alessandro Vieira (MDB).

Lula nomeia

Entre hoje e amanhã, o presidente Lula (PT) nomeia Boulos como ministro na Secretaria-Geral da Presidência, no lugar de Márcio Macêdo.

Cassação

Julgamento de Ícaro de Valmir no TSE, por fraude à cota de gênero, pode ocorrer nesta semana. Caso a cassação seja mantida, André David assumirá.


NE Notícias, da redação

Márcio Macêdo pode perder cargo nesta segunda-feira

A imprensa nacional já dá como certa a nomeação de Guilherme Boulos (PSOL) como o novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, em uma decisão que deve ser oficializada pelo presidente Lula entre esta segunda-feira (20) e amanhã.

Márcio Macêdo
Márcio Macêdo 29.ago.2023 – Foto: Rafa Neddermeyer|Agência Brasil

Conforme antecipado por NE Notícias, a escolha de Boulos é vista nos bastidores como um movimento estratégico com foco nas eleições de 2026, buscando reaproximar o governo dos movimentos sociais.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Por conta de sua proximidade com o presidente Lula, a expectativa é que Márcio Macêdo [foto acima] não seja simplesmente demitido, mas sim realocado em outra função dentro do governo ou em um cargo de destaque no Partido dos Trabalhadores.

Lula já fez um pedido à cúpula do PT em Sergipe para que o partido se empenhe em garantir a eleição de Márcio como deputado federal em 2026.

Um encontro entre Macêdo e o presidente está previsto para o final da tarde de hoje.

JP News

NE Notícias, da redação

Marcos Aurélio: Rogério Carvalho e Fábio Mitidieri juntos?

Na coluna desta segunda-feira (20), Marcos Aurélio analisa a conversa ao pé do ouvido entre Rogério Carvalho e Fábio Mitidieri, a condenação que mexeu com a política de Estância e os debates sobre a reeleição na Alese e a eutanásia no Brasil. Acompanhe!

Fábio Mitidieri e Rogério Carvalho durante procissão em Divina Pastora
Fan F1|Reprodução

Estância

Se já havia uma atmosfera ruim em torno do nome do ex-prefeito Gilson Andrade, em seu projeto de retornar à Alese — depois que foi divulgada uma condenação por improbidade administrativa e a perda dos direitos políticos por seis anos, numa decisão do juiz Marcelo Barreto Pimenta, da 1ª Vara Cível de Estância, resultado de uma Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa ajuizada pelo Ministério Público de Sergipe (MP/SE), em 2020 — o clima ficou ainda mais carregado. É fato que o atual prefeito, André Graça, terá muito trabalho para cumprir o acordo feito com seu antecessor.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Rogério Carvalho e Fábio Mitidieri juntos!

Ao menos foi o que aconteceu durante as festividades em homenagem à Divina Pastora. Senador e Governador ficaram lado a lado, por cerca de 40 minutos e entre os cumprimentos com as pessoas, sempre uma conversa mais reservada. Perguntado sobre o tema da conversa, governador respondeu, “sobre o céu, o mar e a terra”, está dito.

A partir de agora faremos uma avaliação sobre as possibilidades de reeleição de cada deputado e deputada que compõe a Alese, e os novos nomes que estão despontando na política sergipana. Claro que está tudo ainda incipiente, mas é possível fazermos algumas observações. E você, qual a sua opinião sobre esse tema? Mandem mensagem para o nosso WhatsApp (79) 99854-5366.

Eutanásia no Brasil

Preparem-se porque vamos observar a discussão desse tema nos próximos dias, e tudo em função do fato de um país ter se tornado o primeiro da América Latina a aprovar uma lei permitindo a eutanásia. O Uruguai se juntou na quarta-feira (15) à reduzida lista de países do mundo que permitem a eutanásia (o ato de induzir a morte de uma pessoa sem dor, geralmente por meio de uma ação médica, com o objetivo de aliviar sofrimento insuportável de uma doença incurável).


Por Marcos Aurélio

Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.

Flamengo vence e empata em pontos com o Palmeiras

O Flamengo aproveitou o fator casa para derrotar o Palmeiras por 3 a 2, na tarde deste domingo (19) no estádio do Maracanã, e chegou aos mesmos 61 pontos do Verdão, que permanece na liderança do Campeonato Brasileiro pelo maior número de vitórias na competição.

Flamengo e Palmeiras em disputa no Maracanã, durante Brasileirão 2025
Adriano Fontes|Flamengo

Com este triunfo, o Rubro-Negro da Gávea ganha confiança para encarar a reta final da competição, na qual precisa tropeçar menos do que o time comandado pelo técnico português Abel Ferreira para ficar com o título nacional. Já o Palmeiras precisa se recuperar rápido desse revés para continuar lutando pela conquista do Brasileiro.

O jogo

Flamengo e Palmeiras protagonizaram um grande espetáculo para os mais de 71 mil torcedores que compareceram ao estádio do Maracanã. Nos primeiros movimentos da etapa inicial o Verdão criou as melhores oportunidade de abrir o marcador. E poderia ter aberto vantagem logo aos 2 minutos, caso o árbitro da partida assinalasse pênalti a favor do time paulista quando o volante Jorginho empurrou o zagueiro Gustavo Gómez dentro da área.

Porém, o Rubro-Negro conseguiu segurar a pressão inicial do Palmeiras e foi mais eficiente para ficar em vantagem aos nove minutos. O goleiro Rossi acertou lançamento para Pedro, que, com grande categoria, se livrou da marcação do zagueiro Bruno Fuchs antes de lançar em profundidade para Arrascaeta, que partiu em velocidade para bater na saída do goleiro Carlos Miguel.

O time do técnico português Abel Ferreira continuou buscando o ataque, e finalmente chegou ao seu gol aos 24 minutos. O lateral Khellven levantou a bola na área e Vitor Roque subiu mais do que Emerson Royal para cabecear para superar o goleiro argentino Rossi.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O confronto continuou aberto até os últimos minutos da etapa inicial, quando o Flamengo aproveitou desatenção da defesa palmeirense para conseguiu marcar outras duas vezes. A primeira foi aos 37 minutos, quando Bruno Fuchs calçou Pedro dentro da área. Pênalti para o Rubro-Negro, que voltou a ficar em vantagem novamente graças a uma cobrança perfeita do volante Jorginho. Depois, aos 44, quem falhou foi Anibal Moreno, que, na entrada da área, perdeu o domínio da bola para Pedro, que não perdoou diante de Carlos Miguel.

Na etapa final o Palmeiras tentou muito, e conseguiu descontar já nos acréscimos, com o zagueiro Gustavo Gómez, após grande jogada de Facundo Torres pela ponta esquerda. Fora isso, o Flamengo foi muito seguro para segurar a vantagem até o apito final.

Veja melhores momentos:

UOL

As 10 mais lidas de NE Notícias: 13 a 18 de outubro

Semanalmente, NE Notícias reúne as matérias que mais repercutiram entre os nossos leitores. Caso você tenha perdido algum destaque ou queira reler os principais acontecimentos (e seus comentários), confira a lista com as 10 notícias mais lidas da semana:

Secretário de Estado continua internado

O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), Luiz Roberto Dantas, segue internado no Hospital São Lucas, em Aracaju.

Secretário da Sedurbi, Luiz Roberto Dantas, segurando uma caneta com a mão direita
Sedurbi

De acordo com nota divulgada pelo governo estadual, ele apresentou um quadro neurológico agudo secundário, com uma queda importante nos níveis de sódio, potássio e magnésio.

Um boletim médico divulgado na tarde de sábado, 18, pela equipe do hospital, detalhou que o secretário foi transferido para a Unidade Cardiovascular. O documento informa ainda que ele permanece consciente, orientado, sem déficit neurológico focal, respirando espontaneamente e hemodinamicamente estável.

Luiz Roberto está hospitalizado desde a manhã da última quinta-feira, 16, após sentir-se mal enquanto despachava na sede da secretaria, no bairro 13 de Julho.

Ele foi indicado para o comando da Sedurbi pelo ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), que o apoiou como seu candidato à sucessão na prefeitura nas eleições de 2024.

Corinthians é hexacampeão da Libertadores Feminina

Com o título da edição 2025 da Copa Libertadores de futebol feminino neste sábado (18), as Brabas do Timão se credenciaram para a Copa dos Campeões Feminina da Fifa, que será disputada em Londres (Inglaterra) entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026.

Time feminino do Corinthians garante vaga na Copa dos Campeões da Fifa
Conmebol|Reprodução

No primeiro torneio interclubes de futebol feminino organizado pela entidade máxima do futebol mundial, as brasileiras começam jogando na fase semifinal contra o Gotham FC (Estados Unidos).

O vencedor dessa partida enfrentará na grande decisão quem se classificar entre Arsenal (Inglaterra), Wuhan Jiangda (China) e o representante da Confederação Africana de Futebol, que ainda será definido.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Título da Libertadores

O Corinthians conquistou o título da edição 2025 da Copa Libertadores de futebol feminino após derrotar o Deportivo Cali (Colômbia) pelo placar de 5 a 3 nas penalidades máximas (após empate de 0 a 0 no tempo regulamentar), no estádio Florencio Sola, em Banfield (Argentina) [vídeo mais abaixo].

Desta formas as Brabas do Timão chegaram à sexta conquista na história da competição (2017, 2019, 2021, 2023, 2024 e 2025), sendo que três vieram de forma consecutiva (feito nunca antes alcançado por uma equipe brasileira, masculina ou feminina, na história do torneio).

Conmebol

CNH sem autoescola: como funcionará a nova regra?

Entre as mudanças propostas pelo Ministério dos Transportes para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), está a possibilidade de que as aulas práticas de direção sejam realizadas por instrutores autônomos de trânsito, sem vínculo obrigatório com uma autoescola.

Pessoa segurando carteira de habilitação (CNH)
Ministério das Cidades / Arquivo

A medida irá ampliar as oportunidades de emprego para esses profissionais, além de permitir que o candidato tenha uma opção a mais na hora de escolher como aprender.

O ponto de partida para quem gosta de dirigir e deseja ingressar nesse mercado, é verificar se cumpre os requisitos básicos antes de realizar o curso específico de formação, necessário para obter a Carteira de Identificação Profissional de instrutor autônomo, que será disponibilizado gratuitamente no site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Preparação qualificada

A capacitação dos novos instrutores autônomos deverá incluir aulas com foco no desenvolvimento de habilidades pedagógicas, no conhecimento técnico das leis de trânsito e na condução responsável. Ao final do curso, os participantes deverão passar por uma prova para avaliação de aproveitamento, e receberão um certificado de conclusão.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O instrutor autônomo é responsável por garantir que o aluno observe todas as normas de mobilidade urbana, condições de segurança, reforçar os conceitos abordados nas aulas teóricas durante a prática, monitorar seu comportamento e oferecer feedback construtivo sobre o desempenho.

Tipo de veículo

O carro ou a moto utilizados nas aulas, seja do aluno ou do instrutor, devem atender às condições de segurança previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), incluindo estar dentro do limite de anos de fabricação permitido para a frota e possuir uma identificação (como um adesivo, por exemplo) de veículo de ensino.

Contratação

Depois de realizar o curso de formação, o instrutor precisa ser autorizado pelo Detran para exercer a atividade. A partir daí, terá seu nome registrado junto ao Ministério dos Transportes. Pelo site dos órgãos, os cidadãos poderão verificar se um profissional que se anuncia, por exemplo, em redes sociais oferecendo aulas, está devidamente apto para ser contratado.

CNH acessível - requisitos para ser instrutor
Divulgação

Também pelos meios eletrônicos, será possível consultar a disponibilidade de horários e locais para realização das aulas, conforme os termos estabelecidos pelo Detran de cada estado. O próprio instrutor será responsável por registrar e validar as atividades realizadas, confirmando oficialmente a participação do aluno.

Autonomia do instrutor

Um grande ganho trabalhista para a categoria é o fato de que o projeto traz a possibilidade de que os profissionais atuem em diferentes modelos de contratação e de forma independente, desde que respeitem as regulamentações estipuladas pelos órgãos competentes. O Detran cadastra e autoriza os instrutores conforme a lei, enquanto cada profissional organiza e gerencia seu próprio negócio.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Quem já atua como instrutor, contratado por uma autoescola (assim, já registrado no sistema), por exemplo, poderá seguir normalmente com suas atividades e, paralelamente, trabalhar de maneira autônoma.

Fiscalização

O instrutor estará sujeito à possibilidade de fiscalização por parte dos órgãos de trânsito, que podem realizar inspeções a qualquer momento para garantir que as atividades estejam sendo realizadas de acordo com a legislação.

Durante a execução das aulas práticas de direção veicular, o profissional deve portar todos os documentos obrigatórios:

  • CNH;
  • Credencial de Instrutor ou crachá fornecido pelo órgão competente;
  • Licença de Aprendizagem Veicular;
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

Participação popular

O projeto que busca democratizar e baratear o processo para obtenção da CNH está em consulta pública até o dia 2 de novembro. Toda a população está convidada a participar, enviando sugestões pela plataforma Participa + Brasil. Até o momento a proposta já recebeu mais de 20 mil contribuições.

Reprodução

Divina Pastora celebra 67ª peregrinação; veja programação

O município de Divina Pastora celebra neste final de semana, dias 18 e 19 de outubro, a 67ª edição de sua tradicional Peregrinação. O evento, declarado Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe em 2014, mobiliza milhares de devotos de diversas partes do estado em uma grande manifestação de fé.

Peregrinação de Nossa Senhora Divina Pastora
Peregrinação de Divina Pastora / Arquidiocese de Aracaju

A programação da romaria inclui missas, adoração ao Santíssimo Sacramento, procissões e apresentações musicais. Entre as atrações, estão os shows de Aryell do Acordeon, Jonny Mendes e a gravação do DVD do Padre Jhonatan.

Confira a programação completa do evento:

Sábado (18/10)

18h – Show com Aryell do Acordeon
19h – Procissão com a imagem da Divina Pastora do Cruzeiro até o palco
20h – Missa de abertura da 67ª Peregrinação no palco
21h30 – Show com Jonny Mendes
00h – Missa no Santuário

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Domingo (19/10)

Manhã

5h – Missa em Riachuelo
6h – Saída da imagem da Divina Pastora de Riachuelo para Divina Pastora, trazida pelos peregrinos, com a presença de Dom Josafá
7h – Terço de Nossa Senhora e animação
9h – Missa no palco
10h45 – Animação
11h – Adoração
11h40 – Testemunhos de Esperança

Tarde

13h – Show com Padre Jhonatan (Gravação de DVD)
15h – Missa de encerramento no palco


NE Notícias, da redação

Moto roubada é recuperada na Tancredo Neves em Aracaju

Policiais militares do 8º Batalhão (8º BPM) recuperaram uma motocicleta com restrição de roubo e furto na Avenida Tancredo Neves, em Aracaju, na última quinta-feira, 16.

Moto roubada é recuperada na Tancredo Neves em Aracaju
Reprodução

A equipe foi acionada pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) para verificar uma denúncia de que um homem estaria no local tentando vender um veículo roubado.

No momento em que chegaram no endereço indicado, os policiais avistaram o suspeito, que imediatamente fugiu, deixando a motocicleta para trás.

Após consultarem a placa e confirmarem a restrição criminal, os militares encaminharam o veículo à delegacia para que as medidas legais fossem tomadas e a moto possa ser devolvida ao seu proprietário.


NE Notícias, com informações da PMSE