PF aponta operador bolsonarista envolvido na Fraude do INSS

Nesta terça-feira (21), Marcos Aurélio traz a condenação de Valmir por improbidade, a mudança na Secretaria-Geral da Presidência e os desdobramentos da fraude no INSS. Acompanhe.

PF e CGU investigam descontos irregulares em benefícios do INSS
Operação Sem Desconto|Polícia Federal

Valmir condenado por improbidade administrativa, numa ação que é desdobramento do matadouro e ainda foi sancionado com seis anos de inelegibilidade. Conversamos com o prefeito de Itabaiana, que a princípio ficou surpreso, e após consultar seu jurídico, informou que irá recorrer da decisão do TJSE, junto ao STJ. Também convidamos, tanto o prefeito, quanto o seu advogado, neste caso, e ambos optaram por não falarem agora.

103 FM

Sergipe perde uma importante cadeira no Ministério do presidente Lula. Guilherme Boulos foi anunciado oficialmente hoje, em substituição ao baiano Márcio Macêdo, na Secretaria Geral da Presidência. No cargo, Márcio ajudou muito nosso Estado, viabilizando recursos e abrindo portas para o governo Mitidieri e os diversos gestores municipais. Nas suas redes sociais, Márcio anunciou que vai de dedicar ao seu projeto político para 2026.

Fraude no INSS I

PF aponta bolsonarista Felipe Macedo como “principal operador financeiro”. Investigadores identificaram grupo de jovens ricaços que controlavam associações usadas para viabilizar descontos ilegais de aposentados e pensionistas. Felipe realizou doações para políticos alinhados com Jair Bolsonaro. Além de Felipe, fazem parte do grupo identificado os empresários Américo Monte Junior, Anderson Cordeiro e Igor Dias Delecrode.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Fraude no INSS II

Além da ABCB, também são investigadas as entidades Master Prev, Associação Nacional de Defesa dos Direitos dos Aposentados e Pensionistas (ANDAPP), a Associação de Amparo Social ao Aposentado e Pensionista (Asaap). As diligências apontam que Felipe Macedo é o “principal operador financeiro do grupo”. Ele era próximo do PL, partido de Jair Bolsonaro e fez diversas doações para políticos alinhados com o ex-presidente que deixou a farra do INSS correr solta, prejudicando milhões de beneficiários. O suspeito nega as acusações e diz que não participou de nenhuma irregularidade. (Fonte: Metropoles)

TV Senado

Por Marcos Aurélio

Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.

Polícia investiga furtos de cabos de fibra em Aracaju

A Delegacia de Roubos e Furtos (Derof) investiga uma série de furtos de fios — sobretudo de cabos de fibra óptica — registrados recentemente em Aracaju. As apurações indicam que criminosos cortam a fiação em busca de cobre, mas, ao perceberem que se trata de fibra óptica, material sem valor de revenda, abandonam os cabos nas proximidades do local do crime.

Flagrante de suspeito por furto de cabos de fibra óptica em Aracaju
Polícia Civil

Entre os casos investigados está o ocorrido no dia 30 de setembro, por volta das 20h30, na avenida Gentil Tavares, no Centro, flagrado por câmeras de segurança. Segundo a delegada Thereza Simony, as imagens mostram um homem de camisa branca, bermuda e boné vermelhos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Na ação, ele se abaixa em um ponto de passagem de fiação, comete o furto e sai carregando uma sacola e uma mochila, aparentemente com o material subtraído. De acordo com a polícia, ocorrências desse tipo costumam acontecer à noite ou de madrugada, quando há menor circulação de pessoas e veículos.

A Polícia Civil divulgou as imagens do suspeito [imagem acima] para auxiliar na identificação e localização. Informações podem ser repassadas de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181.


NE Notícias, com informações da Polícia Civil

Sergipe: Filho preso suspeito de matar o próprio pai

A ação integrada entre as Polícias Civil e Militar de Sergipe, resultou na prisão do suspeito de homicídio contra o próprio pai, José Carlos Pereira, de 63 anos. O crime ocorreu na madrugada desta segunda-feira, 20, no povoado Pedra Branca, município de Carira, região do Agreste Sergipano, e o investigado foi detido em flagrante.

Pessoa algemada
SSP Sergipe

De acordo com as informações levantadas, vizinhos ouviram pedidos de socorro vindos da residência da vítima, por volta das 4h da manhã, e acionaram a Polícia Militar. Ao chegarem na casa do idoso, familiares e policiais encontraram José Carlos já sem vida, com ferimentos provocados por arma branca.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Durante as diligências, a partir dos relatos colhidos na cena do crime, o filho da vítima foi identificado como o principal suspeito e as buscas tiveram início. O homem foi localizado escondido debaixo da cama, ainda com manchas de sangue nas roupas e no corpo, sendo imediatamente detido.

Segundo relatos de testemunhas, o suspeito é usuário de drogas e costumava pedir dinheiro ao pai, que o havia proibido de frequentar a casa. Ainda conforme levantamentos, não havia sinais de arrombamento na casa, o que reforça a suspeita de que o autor tinha acesso ao imóvel.

Conduzido à Delegacia Regional de Carira, o filho foi autuado em flagrante e interrogado. Ele negou o crime, alegando que as manchas de sangue seriam de suco de morango e que havia consumido bebida alcoólica na noite anterior.

As investigações são conduzidas pela Delegacia Regional de Carira, sob a coordenação do delegado Samuel Souza de Brito Oliveira, e o caso é apurado como homicídio qualificado, com agravante por ter sido praticado contra pessoa idosa.

Anvisa restringe venda de azeite, chá e sal. Confira

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão do azeite extra virgem Ouro Negro, proibindo a comercialização, distribuição, fabricação, importação, divulgação e o consumo do produto.

Entrada da sede da Anvisa
Marcelo Camargo/Agência Brasil

azeite foi denunciado por ter origem desconhecida e desclassificado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O rótulo indica importação pela Intralogística Distribuidora Concept Ltda., cujo Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) está suspenso na Receita Federal.

Em outra medida, a Anvisa suspendeu 13 lotes do sal do himalaia moído 500g, da marca Kinino, com validade até março de 2027. A determinação segue recolhimento voluntário da própria fabricante, H.L. do Brasil Indústria e Comércio, após análises do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, apontarem teor de iodo abaixo do permitido.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A iodação do sal é uma medida de saúde pública obrigatória no Brasil para prevenir distúrbios por deficiência de iodo, como tireoide e complicações no desenvolvimento fetal.

Outro item que sofreu ação de fiscalização da Anvisa e deve ser retirado de circulação é o chá do milagre (Pó do Milagre ou Pozinho do Milagre). A proibição ocorreu porque a composição e a classificação do produto são desconhecidas.

Outra irregularidade constatada pela Anvisa foi a divulgação do chá nas redes sociais Facebook e Instagram, indicando o produto com finalidade medicinal, associando o uso a benefícios terapêuticos, como emagrecimento, tratamento da ansiedade e da insônia, prevenção de câncer, estimulante sexual, entre outros. Esta prática não é permitida para alimentos e chás.

As empresas foram procuradas pela Agência Brasil, mas não se manifestaram até a publicação do texto. 

Rayan decide mais uma vez e Vasco derrota o Fluminense

O jovem atacante Rayan foi novamente decisivo para o Vasco no Campeonato Brasileiro. Com mais um gol da joia, de apenas 19 anos, Cruzmaltino derrotou o Fluminense por 2 a 0, no Clássico dos Gigantes segunda-feira (20), no Maracanã, pela 29ª rodada da competição.

Jogador Rayan, do Vasco, dá show no Maracanã
Matheus Lima|Vasco

Revelado nas categorias do próprio Vasco, Rayan já havia sido fundamental em partidas recentes, com gols no triunfo por 4 a 3 para cima do Vitória (duas vezes) e no 2 a 1 sobre o Fortaleza. Considerando o clássico desta segunda, o garoto balançou as redes seis vezes nos últimos seis jogos.

O Gigante da Colina foi a 39 pontos e ultrapassou o São Paulo, assumindo a oitava colocação. O time de Fernando Diniz tem a terceira melhor campanha do segundo turno, com os mesmos 20 pontos do Mirassol, atrás de Palmeiras (22) e Flamengo (21).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O Tricolor das Laranjeiras, com 41 pontos, segue em sétimo, um posto a frente do rival, mas perdeu a chance de se aproximar do Bahia, que está em sexto, ocupando a última vaga à próxima edição da Libertadores.

Apesar da pressão do Fluminense, foi o Vasco quem abriu o placar. Aos 38 minutos, após uma bola roubada no campo ofensivo, Rayan recebeu do lateral Paulo Henrique na entrada na área, girou e bateu. A bola desviou no volante Hércules e saiu do alcance do goleiro Fábio, que nada conseguiu fazer. Foi o 11º gol do atacante no Brasileirão e o 16º na temporada.

Na etapa final, aos cinco minutos, Rayan arrematou de fora da área, com força. Fábio deu rebote na pequena área. Andrés Gómez tentou aproveitar e parou no goleiro, mas, na sobra, o também atacante Nuno Moreira conferiu para o gol vazio e fechou o placar para o Vasco.

Veja melhores momentos:

TNT Sports

Em outro jogo da noite desta segunda, o Juventude venceu o Red Bull Bragantino por 1 a 0 no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS).

O volante Peixoto fez o gol do triunfo dos gaúchos, que foram a 26 pontos, na 18ª posição, ainda na zona de rebaixamento (que envolve os quatro últimos colocados). O clube paulista, com 36 pontos, permanece em décimo.

Alerta: Chuva forte atinge Sergipe a partir desta terça

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semac) emitiu um alerta de chuvas moderadas a intensas para parte de Sergipe, válido da 0h desta terça-feira, 21, até as 10h de quarta-feira, 22.

Alerta para chuvas intensas e risco de alagamentos em Sergipe
Arthuro Paganini|ASN

Segundo o boletim meteorológico, o fenômeno é causado por uma frente estacionária que está canalizando um fluxo de umidade para o estado. A previsão indica acumulados de chuva superiores a 50 milímetros (mm), com ventos que podem variar entre 40 e 70 km/h e possibilidade de descargas elétricas.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

As regiões mais afetadas devem ser o centro-sul, sul e agreste central. A Defesa Civil listou 21 municípios que exigem maior atenção:

Arauá, Boquim, Carira, Cristinápolis, Estância, Frei Paulo, Indiaroba, Itabaianinha, Lagarto, Macambira, Pedra Mole, Pedrinhas, Pinhão, Poço Verde, Riachão do Dantas, Salgado, Santa Luzia do Itanhy, Simão Dias, Tobias Barreto, Tomar do Geru e Umbaúba.

Recomendações e Riscos

A Semac alerta para o riscos em rodovias, alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de córregos e rios nas áreas afetadas. Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, no número 193.

A Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Semac segue monitorando a situação e novas atualizações podem ser emitidas a qualquer momento.

Veja previsão atualizada do Climatempo:

Climatempo

NE Notícias, da redação

Lula troca Márcio Macêdo por Boulos na Secretaria-Geral

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta segunda-feira (20), a nomeação do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) como novo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Boulos, Lula e Márcio Macêdo de mãos dadas
Ricardo Stuckert |PR

Boulos, de 43 anos, assume o lugar de Márcio Macêdo (PT-SE), que ocupava o cargo desde o início do governo, em janeiro de 2023.

O convite foi oficializado em reunião no Palácio do Planalto que contou com a presença de Macêdo e dos ministros Rui Costa (Casa Civil), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Sidônio Palmeira (Comunicação Social). A troca será formalizada na edição desta terça-feira, 21, do Diário Oficial da União (DOU).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A Secretaria-Geral é a pasta responsável pela interlocução do governo com a sociedade civil e os movimentos sociais. Segundo o próprio Boulos afirmou à jornalista Mônica Bergamo, Lula lhe deu “a missão de ajudar a colocar o governo na rua”.

Futuro Político

A saída de Márcio Macêdo já era especulada desde o ano passado, após queixas do presidente sobre a articulação da pasta. No entanto, a proximidade entre os dois teria adiado a decisão. Lula pediu à cúpula do PT em Sergipe que se empenhe para garantir a eleição de Macêdo como deputado federal em 2026.

A nomeação de Guilherme Boulos, uma das principais lideranças do PSOL e com forte trajetória em movimentos urbanos, é vista como um movimento estratégico para reforçar os laços do governo com sua base social, já de olho nas eleições presidenciais de 2026.


NE Notícias, da redação

TJSE condena Valmir de Francisquinho por improbidade mais uma vez

O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) condenou, por unanimidade, o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, por improbidade administrativa. A decisão foi proferida na tarde desta segunda-feira (20) e está relacionada a um suposto esquema de desvio de dinheiro no matadouro municipal entre os anos de 2015 e 2017.

Valmir de Francisquinho
Valmir de Francisquinho – Reprodução

Com a condenação, o prefeito, que já estava inelegível, teve a suspensão de seus direitos políticos decretada por seis anos. Além disso, a pena inclui o pagamento de uma multa civil equivalente a cinco vezes o valor de seu salário e a proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios fiscais pelo período de cinco anos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Também foram condenados no mesmo processo o vereador Herotilde de Jesus e Antônio José da Costa. Todos os envolvidos deverão ressarcir os danos causados à Fazenda Pública Municipal, em um valor que será apurado na fase de liquidação do processo.

Durante o voto, o relator, desembargador Ricardo Márcio, esclareceu que o montante exato do desvio ainda precisa ser definido. Segundo ele, o Ministério Público havia apontado um valor de R$ 8 milhões, mas não ficou comprovado que toda a quantia foi desviada, uma vez que parte dos recursos teria sido usada em serviços de limpeza.

“Foi desviado, foi. Mas eu não tenho como saber o montante exato, então determino que seja apurado por liquidação, porque há condições de se fazer isso”, afirmou o desembargador durante o julgamento.

Consultado pelo radialista Marcos Aurélio, o prefeito Valmir de Francisquinho optou por não se manifestar no momento. Sua Assessoria Jurídica informou que também não se pronunciará, mas adiantou que irá recorrer da decisão ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A decisão foi tomada no âmbito da apelação cível nº 202400770430.


NE Notícias, da redação

Bombeiros buscam jovem afogado na Praia do Jatobá

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) retomou na manhã desta segunda-feira, 20, as buscas por um jovem de 19 anos que desapareceu após se afogar na praia do Jatobá, na Barra dos Coqueiros. O incidente ocorreu no domingo, 19, durante um passeio de confraternização da Banda Filarmônica de Maruim.

Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) realiza buscas na praia do Jatobá, município da Barra dos Coqueiros
CBMSE

Segundo o tenente Guilherme Lima, do CBMSE, a informação inicial era de que três adolescentes entraram no mar e foram surpreendidos pela correnteza. “Dois conseguiram retornar à margem, porém um deles submergiu e não foi mais visto”, explicou o tenente.

As buscas começaram imediatamente após o acionamento, no final da manhã de domingo.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O oficial também relatou um momento de tensão no local. “Os colegas da vítima insistiam em entrar na água para ajudar nas buscas, com risco de gerar novas vítimas de afogamento”, afirmou, destacando o trabalho de orientação realizado pelas equipes.

Operação de Busca

A operação de resgate conta com um grande efetivo, incluindo guarnições dos quartéis Central e da Orla da Atalaia, mergulhadores, guarda-vidas civis da Barra dos Coqueiros, e apoio da Marinha e do SAMU.

“Por conta das más condições do mar, os trabalhos foram concentrados nas margens, contando também com o apoio do Grupamento Tático Aéreo (GTA) sobrevoando o local”, detalhou o tenente Guilherme Lima sobre o primeiro dia de buscas.


NE Notícias, com informações do CMBSE

EXTRA! Petrobras reduz preço da gasolina

A partir de amanhã, 21/10, a Petrobras reduzirá seus preços de venda de gasolina A para as distribuidoras em 4,9%Dessa forma, o preço médio de venda da Petrobras para as distribuidoras passará a ser, em média, de R$ 2,71 por litro, uma redução de R$ 0,14 por litro.

Bomba de combustível
Shutterstock

Com o reajuste anunciado, esta é a segunda redução dos preços de gasolina em 2025. No acumulado do ano, a Petrobras reduziu seus preços em R$ 0,31/ litro ou 10,3%. Desde dezembro de 2022, os preços de gasolina para as distribuidoras foram reduzidos em R$ 0,36 / litro. Considerando a inflação do período, esta redução é de 22,4%.

Para o diesel, neste momento, a Petrobras está mantendo seus preços de venda para as companhias distribuidoras. Desde março de 2025 a Petrobras realizou 3 reduções. Desde dezembro de 2022, a redução acumulada nos preços de diesel para as companhias distribuidoras, considerando a inflação, é de 35,9%.