Alerta de chuva forte em Sergipe até quinta

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semac) renovou o aviso meteorológico para chuvas moderadas a intensas e ventos fortes em Sergipe. O alerta é válido das 10h desta quarta-feira, 22, até as 10h da próxima quinta-feira, 23.

Pedestre caminha sob chuva em Aracaju
Arthuro Paganini|ASN

De acordo com o boletim, a atuação de uma frente estacionária continua a favorecer o transporte de nuvens de chuva para o estado. As regiões do centro-sul, sul, agreste central e, agora, a Grande Aracaju são as áreas com maior probabilidade de serem atingidas.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A previsão indica precipitações com acumulados que podem superar os 50 milímetros (mm), ventos de 40 a 70 km/h e possibilidade de descargas elétricas. A Semac alerta para riscos de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios e córregos.

Em caso de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Gerência de Meteorologia da Semac segue monitorando as condições e pode emitir novas atualizações a qualquer momento.

Veja previsão atualizada do Climatempo:

Climatempo

NE Notícias, com informações da Semac

Município de Sergipe condenado por morte de gari

A Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) acolheu recurso apresentado pelo Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) e condenou, de forma solidária, o Município de Santo Amaro das Brotas ao pagamento de indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 100 mil, em razão da morte de um gari, que trabalhava para uma empresa prestadora do serviço de limpeza urbana.

Martelo da Justiça
Freepik

O fato ocorreu em 2013, quando o trabalhador caiu do caminhão que recolhia o lixo e, após a queda, foi atropelado pelo veículo que fazia a coleta. O MPT-SE investigou o caso e confirmou que tanto a empresa M. DA S. GOMES EIRELI quanto o Município descumpriram obrigações trabalhistas, ao deixarem de fiscalizar o cumprimento das normas de higiene, saúde e segurança do trabalho, com transporte inseguro de garis em caçambas e áreas externas do caminhão de lixo.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O MPT-SE ajuizou uma Ação Civil Pública, mas o Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE) não reconheceu o pedido de indenização por dano moral coletivo, por entender que o dano atingiu o trabalhador, apenas na esfera individual.

O MPT-SE havia requerido, ainda, a responsabilidade da empresa e do Poder Público municipal no caso, de forma solidária e não subsidiária, considerando o Município, tomador dos serviços de coleta, como “coautor no cometimento de ilicitudes relacionadas à saúde e segurança dos trabalhadores”, pedido também negado pelo TRT-SE.

O MPT-SE apresentou recurso de revista ao TST e obteve decisão favorável. O acórdão destaca que “o entendimento pacífico desta Corte é o de que, em se tratando de parcelas decorrentes de acidente de trabalho, nos casos de terceirização, a responsabilidade civil do tomador de serviços é solidária, já que é resultante do seu dever de garantir um ambiente de trabalho seguro”.

O procurador do Trabalho Raymundo Lima Ribeiro afirma que “a decisão do TST sinaliza, para todos os entes públicos e empresas tomadoras de serviços, que é obrigatório fiscalizar as empresas de terceirização, inclusive, quanto ao cumprimento das normas de saúde e segurança do trabalho. A terceirização, quando precariza e desrespeita a proteção trabalhista, é ilegal, ineficiente e imoral”.


MPT-SE

Suspeito de homicídio e tráfico morre em confronto em Propriá

Uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Militar, por meio da Divisão de Narcóticos de Propriá e do Comando do Policiamento Militar do Interior (CPMI), resultou na localização de um homem investigado por homicídio e tráfico de drogas, considerado de alta periculosidade, na tarde de terça-feira (21), no município de Propriá, região do Baixo São Francisco.

Arma e entorpecentes apreendidos com grande fornecedor de drogas que reagiu à abordagem policial em Sergipe
SSP-SE

De acordo com as informações policiais, as equipes realizavam diligências para apurar denúncias anônimas que indicavam o suspeito como um dos principais fornecedores de entorpecentes do Conjunto Santo Antônio.

As informações apontavam ainda que ele estaria circulando em uma motocicleta com drogas e uma arma de fogo, além de armazenar drogas em uma residência pertencente a familiares.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Diante das denúncias, as equipes iniciaram a operação, localizaram o investigado e, durante a tentativa de abordagem, ele reagiu à ação policial e entrou em confronto com os agentes. O homem foi atingido, encaminhado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

No local, foram apreendidos um revólver calibre .38, munições deflagradas e porções de drogas. Na residência citada nas denúncias, também foi localizada maconha, o que confirmou a veracidade das informações repassadas pela população.

A Polícia Civil ressalta a importância da colaboração da sociedade para o êxito das ações policiais e reforça que denúncias podem ser feitas pelo Disque-Denúncia 181, com garantia de sigilo absoluto.

Luizão: “Dou meu mandato para Bolsonaro se eleger”

Na coluna desta quarta-feira (22), Marcos Aurélio disseca a pré-candidatura de Luizão “Dona Trampi” ao Senado, marcada por uma devoção canina a Bolsonaro. A análise também cobre o caso chocante da agressão a um professor no DF e os desdobramentos políticos em Estância e Lagarto. Acompanhe!

Montagem com fotos do deputado Luizão Dona Trampi com Bolsonaro
Reprodução

Luizão Dona Trampi I

Eleito na onda bolsonarista, fazendo humor nas redes sociais, e com devoção canina ao ex-presidente Bolsonaro, o deputado itabaianense pode registrar como o grande feito do seu mandato, a ida à posse de Donald Trump nos EUA. Agora, diante da absoluta falta do que apresentar ao eleitorado, ele lança-se numa aventura para ser o senador do mito.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Luizão Dona Trampi II

“A gente estamos (SIC) fazendo as analises táticas, pra ver como é que a gente vamos se comportar aí no ano que vem”, e deixa claro qual é o foco prioritário, número um, dois e três dele, “é o meu eterno presidente Bolsonaro”, e finaliza com essa pérola, “eu dou o meu mandato pra bolsonaro se eleger, se eu não der, Deus pode tirar as minhas duas vistas”.

***

Pai agride Professor que pediu a aluna para guarda do celular

Um caso assustador foi registrado pela polícia do DF. Após o professor ter pedido a uma jovem que desligasse o celular durante a aula, a mesma enviou uma mensagem ao seu pai, que foi até a escola e agrediu violentamente o professor, com socos, chutes, e só foi contido pela própria filha, e algumas pessoas, numa atitude de extrema violência. A polícia foi acionada e prendeu o homem, que em seguida foi liberado para responder em liberdade.

Veja imagens da agressão:

G1

Campus de Estância foi tema na Câmara Federal

Após alerta do ex-prefeito e ex-deputado Ivan Leite, questionando ao reitor André Maurício a troca do terreno, de 130 mil/m2 por um de apenas 30 mil, para a construção do campus, o tema foi destaque na Câmara Federal, num pronunciamento do deputado Thiago de Joaldo, que pediu respostas do reitor e também do MEC. Nós também estamos buscando essa resposta, para entendermos o motivo da mudança.

Sérgio Reis comemora aproximação de Rogério e Mitidieri

“São dois homens públicos que amadureceram de forma extraordinária, Rogério com seu conhecimento, seu prestígio nacional, braço direito do presidente Lula; do outro lado, o governador Mitidieri, não sei se haverá uma união política, mas com certeza uma união pelos interesses de Sergipe”, disse o prefeito de Lagarto.


Por Marcos Aurélio

Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.

CONFIRA A ÍNTEGRA: Publicada condenação de Bolsonaro

Jair Bolsonaro em prisão domiciliar
Reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou o acórdão da Ação Penal 2668, que torna definitiva a decisão da Primeira Turma que condenou, por maioria de votos, oito réus por tentativa de golpe de estado. Entre eles, o ex-presidente da República Jair Bolsonaro.

Os réus compõem o chamado Núcleo Crucial, que, de acordo com a denúncia da PGR, foi responsável pelo planejamento dos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Confira a íntegra.


STF

Criminoso mais perigoso de Lagarto morre em confronto

Um homem apontado pela polícia como o criminoso mais perigoso de Lagarto morreu após um confronto policial.

Embalagens de drogas e armas de fogo apreendidos durante operação da Polícia Militar de Sergipe
PMSE

A ação teve como objetivo o cumprimento de mandado de prisão expedido contra um homem de alta periculosidade, investigado por diversos homicídios registrados na cidade de Lagarto.

Entre os crimes atribuídos ao suspeito está um assassinato ocorrido em 25 de julho de 2025, além de uma tentativa de latrocínio registrada em novembro de 2017.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Com base nas informações coletadas, as equipes realizaram diligências na região e localizaram o suspeito. Ao perceber a aproximação das viaturas, o homem sacou um revólver calibre .38 e efetuou disparos contra os militares, que reagiram em legítima defesa.

Ele foi atingido, socorrido imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito na unidade hospitalar.

Durante as buscas na residência onde o suspeito estava escondido, foram apreendidas 35 embalagens de cocaína, 41 embalagens de maconha, R$ 53,00 em espécie e um aparelho celular.

Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia Local para a adoção das medidas legais cabíveis.

Mega-sena acumula novamente

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.930 da Mega-Sena, realizado nesta terça-feira (21). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 85 milhões para o próximo sorteio.

Apostador jogando nas cartelas da Mega-Sena
Marcello Casal jr|Agência Brasil

Os números sorteados foram: 01 – 11 – 13 – 14 – 36 – 45

  • 70 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 40.435,71 cada
  • 5.175 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 901,57 cada

Apostas

Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de quinta-feira (23), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6.

Veja sorteio das Loterias Caixa:

Caixa

Fux pede para sair da Primeira Turma do STF

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu nesta terça-feira (21) autorização para ser transferido da Primeira para a Segunda Turma da Corte. A Primeira Turma é o colegiado responsável pelo julgamento das ações penais ligadas à trama golpista.

Ministro do STF Luiz Fux
Presidente do STF, ministro Luiz Fux em sessão realizada por videoconferência em 25/03/2021 — Foto: Fellipe Sampaio/STF

Fux formalizou o interesse em um ofício enviado ao presidente do STF, ministro Edson Fachin.

A movimentação ocorre após o ministro ter se tornado um contraponto isolado nos julgamentos, sendo o único a votar contra a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro em setembro. Nesta terça, ele reiterou sua posição divergente, pedindo a absolvição de outros acusados no caso.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A vaga na Segunda Turma, composta por André Mendonça, Nunes Marques, Gilmar Mendes e Dias Toffoli, foi aberta com a aposentadoria de Luís Roberto Barroso.

Se o pedido de Fux for aceito por Fachin, a Primeira Turma ficará temporariamente com quatro integrantes até que o novo ministro a ser indicado pelo presidente Lula ocupe o assento no colegiado.


NE Notícias, com informações da Agência Brasil

As Rapidinhas: Mitidieri segue sem nome definido ao Senado

Indefinição do governador Fábio Mitidieri sobre o segundo nome para o Senado e nova filiação de Valmir de Francisquinho estão entre os destaques da edição testa terça-feira (21):

Análise de candidatura
TSE / Reprodução

Salários

Prefeitura de Aracaju antecipou para esta terça-feira (21) o pagamento de outubro para todos os servidores municipais.

Demissão I

Tentam justificar a demissão exoneração de Márcio Macêdo do governo Lula alegando que ele será candidato a deputado federal em 2026.

Demissão II

O prazo para a desincompatibilização varia de acordo com o cargo ocupado e a posição que o candidato pretende disputar. No caso de ministro são de seis meses.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Valmir e a reeleição

O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL) manterá seu mandato. Entretanto, não poderá ser candidato à reeleição.

Comando

Valmir de Francisquinho, atualmente no PL, assumirá o Podemos em Sergipe. Atualmente, a sigla é comandada por Zeca da Silva, secretário da Agricultura.

Preso

Nicolas Sarkozy, primeiro presidente francês preso, está em uma cela de 12 metros quadrados, com chuveiro privativo, televisão – mediante o pagamento de uma taxa mensal de 14 euros –, além de um telefone fixo.

INDEFINIÇÃO

O governador Fábio Mitidieri (PSD), que já definiu André Moura (UB) como seu pré-candidato ao Senado, ainda não decidiu qual 2º nome irá apoiar.

CONDENADOS

A maioria dos ministros da Primeira Turma do STF votou nesta terça-feira (21) para condenar os sete réus do Núcleo 4 da trama golpista ocorrida durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Secretário Luiz Roberto Dantas recebe alta hospitalar

Internado desde a última quinta-feira, 16, após passar mal enquanto despachava em seu gabinete, o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), Luiz Roberto Dantas, recebeu alta hospitalar no início da tarde desta terça-feira, 21.

Secretário da Sedurbi Luiz Roberto
NE TV / Reprodução

De acordo com a equipe médica, o secretário apresentou boa evolução clínica. Ele continuará o acompanhamento de rotina em sua residência e deve retornar ao trabalho de forma gradual.

Conforme boletim divulgado no último domingo, 19, Luiz Roberto havia sido transferido para a Unidade Cardiovascular do Hospital São Lucas, em Aracaju. Na ocasião, o governo do estado informou que o secretário apresentou um “quadro neurológico agudo secundário, com uma queda importante nos níveis de sódio, potássio e magnésio”.

Luiz foi indicado para o comando da Sedurbi pelo ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), que o apoiou como seu candidato à sucessão na prefeitura nas eleições de 2024.


NE Notícias, da redação