Decisão judicial contra o Estado de Sergipe

A Justiça Federal manteve, a pedido do Ministério Público Federal (MPF), a decisão que obriga o Estado de Sergipe e a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) a cumprir o acordo judicial homologado para substituir trabalhadores temporários por servidores concursados.

Profissionais da Saúde de Sergipe
Arthuro Paganini|ASN

O compromisso, assumido voluntariamente pelo próprio Estado em juízo, em fevereiro de 2024, foca no quadro de profissionais da FHS, entidade em extinção, que há diversos anos atua em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) sob vínculos precários.

O MPF acionou a Justiça após constatar o descumprimento do acordo, evidenciado pelo Ofício Circular nº 764/2025, de 30 de setembro, expedido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e pela Diretora-Geral da FHS. O documento convocava profissionais de saúde, contratados temporariamente por Processo Seletivo Simplificado (PSS), a comparecerem ao Setor de Recursos Humanos da Fundação para “encaminhamentos relacionados à transição”.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

De acordo com o MPF, o ofício indicava o iminente desligamento desses trabalhadores antes da efetiva nomeação de servidores aprovados em concurso público. Foi apontado o risco de substituição das contratações diretas temporárias por terceirizações via Organizações Sociais (OSs), o que contraria os termos do acordo judicial.

Decisão

A 3ª Vara Federal de Sergipe acolheu o pedido do MPF e determinou que o Estado e a FHS se abstenham de realizar a rescisão contratual de profissionais temporários, decorrentes de PSS da FHS, assim como a sua substituição por meio de novas contratações, tais como a comunicada no ofício circular, até a sua substituição por meio de concurso público. Foi fixada multa diária de R$ 1 mil em caso de novo descumprimento.

Na decisão, o juiz federal destacou que o Judiciário não está interferindo em matéria de mérito administrativo, mas apenas assegurando o cumprimento de uma obrigação assumida voluntariamente pelo próprio Estado em acordo homologado.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O MPF também reforçou que o pedido feito à Justiça Federal buscou evitar que essa forma de contratação seja usada para esvaziar o acordo que exige a substituição dos vínculos precários da FHS por servidores concursados.

Recurso ao TRF5

Antes da nova decisão, o Estado recorreu ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), que manteve integralmente a decisão anterior de primeira instância.

O relator, desembargador federal Rubens Canuto, indeferiu o pedido de efeito suspensivo no agravo de instrumento encaminhado ao Tribunal e afastou o argumento de falta de recursos, destacando que o gasto com pessoal do Estado (39,84%) está abaixo do limite de alerta de 44,10% fixado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Com a decisão, o MPF reafirma a necessidade de cumprimento integral do acordo judicial e de substituição definitiva dos vínculos precários por servidores concursados, assegurando legalidade, transparência e estabilidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe.

➥ Ação Civil Pública nº 0802992-42.2014.4.05.8500

➥ Agravo de Instrumento nº 0001835-70.2025.4.05.0000


Ministério Público Federal em Sergipe

Lula confirma: ‘Vou disputar um quarto mandato’; veja vídeo

Durante visita oficial à Indonésia, na madrugada desta quinta-feira, 23, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que disputará as eleições presidenciais de 2026. O petista afirmou que se candidatará a um quarto mandato e, caso eleito, trabalhará para fortalecer as relações entre os dois países.

Lula rebate defesa que Trump fez de Bolsonaro: “Não aceitamos tutela”
Joédson Alves|Agência Brasil

Vou disputar um quarto mandato no Brasil. Digo isso porque ainda vamos nos encontrar muitas vezes. Esse meu mandato só termina em 2026, no final do ano. Mas eu estou preparado para disputar outras eleições e tentar fazer com que a relação entre Indonésia e Brasil seja por demais valorosa”, declarou o presidente.

A afirmação vai contra uma promessa feita em 2022, quando Lula disse que não buscaria a reeleição. “Não vou ser o presidente da República que está pensando na sua reeleição. Vou ser o presidente que vai estar pensando em governar este país por quatro anos e deixá-lo tinindo, tinindo”, disse na época.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A declaração de agora ocorre em meio à recuperação da popularidade do governo ao longo deste ano, com pesquisas de intenção de voto indicando que Lula lidera os cenários para a eleição do próximo ano.

No próximo domingo, 26, Lula deve se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para discutir as tarifas comerciais e as medidas impostas pelos EUA a autoridades brasileiras, como o ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Veja fala do presidente:

Reprodução

NE Notícias, da redação

PL Sergipe: Um partido sem chapa competitiva para 2026?

Na coluna desta quinta-feira (23), Marcos Aurélio questiona a capacidade do PL em Sergipe de formar chapas competitivas para 2026, analisa o acirrado cenário para a Câmara Federal e os bastidores da disputa na OAB. Acompanhe a análise!

***

PL vai conseguir montar chapas proporcionais em 2026?

Depois de posar em fotos, ao lado de Emanoel Cacho, que jura ser candidato a governador em 2026, o casal bolsonarista, Rodrigo e Moana Valadares agora publicou fotos com os deputados Pato Maravilha e Netinho Guimarães, que foram eleitos pela sigla em 2022 e não possuem nenhum vínculo político com os novos dirigentes, além de Marcos Oliveira de Itabaiana, que não está na foto, dos quais ainda não há garantias que permanecerão no partido de Valdemar da Costa Neto.

Rodrigo e Moana Valadares ao lado de parlamentares do PL em Sergipe
Da esquerda para a direita: Pato Maravilha, Rodrigo, Moana, Netinho Guimarães e Mauricio Maravilha

Na política, todos sabem do perfil individualista de Rodrigo, o que dificulta na construção da confiabilidade para acordos que garantam a criação de um bloco coeso para a disputa de projetos que envolvem mandatos já conquistados.

Disputa na OAB: campanha já começou

O que existia apenas nos bastidores, agora começa a ganhar as ruas e as redes sociais. Fabiano Feitosa e Márcio Conrado apareceram como protagonistas nas primeiras ações de mobilização, com equipes bem organizadas. No entanto, é preciso entender as regras do jogo e neste ponto, entram as cotas (mulher, PCD e Racial) que obrigatoriamente estarão na lista sêxtupla que será encaminhada ao TJSE. As inscrições serão encerradas no dia 03/11 e ainda paira uma expectativa para inscrições que possam surpreender na última hora. É aguardar para conferir.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Luizão Dona Trampi: “eu dou o meu mandato para Bolsonaro se eleger, se eu não der, quero que Deus me tire as duas visões, meus dois olhos. Bolsonaro é a minha prioridade número 1, 2 e 3”. Se esse rapaz tivesse metade dessa devoção ao povo sergipano, seu mandato seria um espetáculo, mas infelizmente a gente procura ações que justifiquem os votos recebidos ao longo dos três anos, e não encontra. A assessoria pode nos enviar um relatório que comprove os benefícios aos sergipanos.

Veja você mesmo:

Posted by Fabricio Amaral Oliveira Amaral on Wednesday, October 22, 2025

As atuais oito cadeiras da Câmara Federal estão assim distribuídas por partido: PSD (02, Fábio Reis e Katarina Feitosa); União (02, Yandra Moura e Rodrigo Valadares); PT (01, João Daniel); Republicanos (01, Gustinho Ribeiro); PL (01, Ícaro de Valmir) e Progressista (01, Thiago de Joaldo).

Acrescentando o PSB, que tem Cláudio Mitidieri e Anderson de Frei Paulo, André David (Republicano) e Ricardo Marques (Cidadania), Capitão Samuel e mais dois ou três nomes competitivos que possam surgir, a disputa em 2026 promete ser uma das mais acirradas da história!


Por Marcos Aurélio

Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.

Inmet prevê chuvas em Sergipe até sábado

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de ‘Perigo Potencial’ para todo o estado de Sergipe, válido até as 10h de sábado, 25. A previsão indica a manutenção de chuvas em grande parte da Região Nordeste.

Alerta de ‘Perigo Potencial’ para Sergipe emitido pelo INMET
INMET|Reprodução

Para Sergipe, a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhada de ventos intensos que podem variar de 40 a 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O INMET orienta que a população tome algumas precauções:

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrige debaixo de árvores, pelo risco de queda e descargas elétricas.
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Evite o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as chuvas.

Em situações de emergência, a recomendação é acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

Veja previsão atualizada do Climatempo:

Climatempo

NE Notícias, da redação

Definida novela que vai substituir A Viagem

A TV Globo bateu o martelo e definiu a novela que substituirá “A Viagem” nas tardes da emissora: o clássico “Rainha da Sucata”, exibido originalmente em 1990, voltará ao ar no “Vale a Pena Ver de Novo” a partir do dia 3 de novembro.

Os atores Glória Menezes, Tony Ramos e Regina Duarte na novela 'Rainha da sucata' da TV Globo (1990)
Laurinha (Glória Menezes), Eduardo (Tony Ramos) e Maria do Carmo (Regina Duarte) em ‘Rainha da sucata’|TV Globo

Escrita por Silvio de Abreu com direção do saudoso Jorge Fernando (1955-2019), a trama é um marco da teledramaturgia e conta com um elenco de peso. A história gira em torno da sucateira Maria do Carmo, interpretada por Regina Duarte, uma emergente que compra o bairro onde cresceu e enfrenta o preconceito da elite paulistana.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O público poderá rever a icônica vilã Laurinha Figueroa, vivida por Gloria Menezes, e se divertir com a divertidíssima Dona Armênia, personagem inesquecível da saudosa Aracy Balabanian (1940-2023).

Nomes como Nicette Bruno (1933-2020), Tony Ramos, Antonio Fagundes, Lima Duarte, Renata Sorrah, Raul Cortez (1932-2006), Claudia Raia, Marisa Orth, Andrea Beltrão, Patrícia Pillar e Daniel Filho também compõem o elenco estelar da produção.

Veja o anúncio:


NE Notícias, da redação

COPA DO BRASIL: Mandos de campo das semifinais e final

O sorteio dos mandos de campo das semifinais e da final da Copa Betano do Brasil 2025 foi realizado na tarde desta quarta-feira (22), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro (RJ).

Sorteio das semifinais e final da Copa do Brasil 2025
Nelson Terme|CBF

Durante o evento, foi definido que Cruzeiro e Vasco serão os mandantes dos jogos de ida da 6ª fase, contra Corinthians e Fluminense respectivamente. Com isso, o Timão e o Cruzmaltino disputarão a partida de volta em casa.

O sorteio também definiu que o vencedor do duelo entre Cruzeiro e Corinthians terá o mando de campo no jogo ida da decisão, enquanto o ganhador de Vasco e Fluminense será o mandante do confronto de volta da final.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O evento contou com a presença dos técnicos e capitães dos quatro semifinalistas. Fernando Diniz e Pablo Vegetti representaram o Vasco; Luis Zubeldía e Thiago Silva marcaram presença pelo Fluminense; Dorival Jr. e Maycon foram os representantes do Corinthians; Leonardo Jardim e Lucas Silva estiveram presentes pelo Cruzeiro.

Reprodução

As datas-base dos jogos da semifinal, de ida e volta, são 10 e 14 de dezembro. Já as da decisão são 17 e 21 do mês 12. O chaveamento para a 6ª e 7ª fase da Copa do Brasil foi definido no sorteio das quartas de final, por isso restava apenas a definição dos mandos de campo destas últimas fases.

Veja o sorteio na íntegra:

CBF

DESPACHO: Fachin autoriza Fux a ir para a Segunda Turma

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, concedeu a transferência do ministro Luiz Fux para a Segunda Turma a partir da próxima semana. O ministro Fux havia solicitado a transferência na terça (21).

Edson Fachin, ministro do STF
Ministro Edson Fachin durante a sessão plenária – Foto: Rosinei Coutinho/STF 11/03/2020

A previsão está no artigo 19 do Regimento Interno do STF, segundo o qual “o ministro de uma Turma tem o direito de transferir-se para outra onde haja vaga; havendo mais de um pedido, terá preferência o do mais antigo”.

Diante da ausência de manifestação de interesse de integrante mais antigo, concedo a solicitada transferência para a Segunda Turma, nos termos dos artigos 13, X e 19 do Regimento Interno desta Corte.”, informou o ministro Fachin no despacho.

A possibilidade de transferência surgiu após a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso, ocorrida no último sábado (18).

Confira a íntegra do pedido e do despacho.


STF

Carrascal decide e deixa Flamengo em vantagem

Em um jogo no qual não encontrou facilidades diante de um Racing (Argentina) muito aplicado, o Flamengo mostrou muita raça e contou com o poder de decisão do colombiano Carrascal para vencer por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (22) no estádio do Maracanã, na partida de ida das semifinais da Copa Libertadores da América.

Jogador Carrascal comemora gol pelo Flamengo na Libertadores 2025
Gilvan de Souza|CRF

Agora, para garantir uma vaga na decisão da competição continental, o Rubro-Negro da Gávea pode até mesmo empatar no confronto de volta, que será disputado a partir das 21h30 (horário de Brasília) da próxima quarta-feira (29) no estádio El Cilindro, em Avellaneda.

Racing lutador

Diante de um time que prometia ser bem mais complicado do que o adversário das quartas de final, o Estudiantes (Argentina), o técnico Filipe Luís apostou em uma mudança no ataque da equipe titular, a entrada de Carrascal na vaga de um pouco produtivo Samuel Lino. E a troca se mostrou acertada no primeiro tempo, com o colombiano criando boas jogadas pela ponta esquerda.

Porém, o Flamengo não conseguiu superar a forte defesa do Racing, que se mostrou um adversário muito aguerrido desde os primeiros movimentos. Com isso, o Rubro-Negro criou pouco até o intervalo. As melhores oportunidades foram um chute na trave de Arrascaeta aos 20 minutos e uma finalização acrobática do centroavante Pedro já aos 46.

Mesmo atuando em um Maracanã com mais de 71 mil presentes, a equipe comandada pelo técnico Gustavo Costas também se arriscou no ataque. E a melhor oportunidade da equipe argentina na etapa inicial saiu aos 33 minutos, quando Almendra cobrou escanteio na primeira trave e Solari aproveitou para bater de primeira para obrigar Rossi a fazer defesa difícil.

Reprodução

Carrascal decisivo

Após o intervalo o técnico Filipe Luís começou a usar o seu banco de reservas, dando uma oxigenada em sua equipe, que assumiu o controle das ações diante de um Racing que claramente cansou após um primeiro tempo de muito esforço físico.

Desta forma o Rubro-Negro passou a encontrar mais espaços para finalizar. E a primeira oportunidade de marcar veio em chute de Arrascaeta da entrada da área aos 13 minutos que parou em defesa do goleiro Cambeses. Dez minutos depois quem chegou com perigo foi o lateral Ayrton Lucas, que avançou pela esquerda antes de bater para fora.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Aos 31 Cambeses voltou a brilhar, desta vez para defender um chute muito forte de Samuel Lino. Quatro minutos depois o camisa 16 do Flamengo voltou a finalizar, desta vez encobrindo o goleiro argentino para colocar a bola no fundo do gol. Mas o lance acabou anulado por causa de posição de impedimento do atacante brasileiro.

Mas a insistência do time da Gávea foi premiada aos 42 minutos, quando Bruno Henrique finalizou, o goleiro Cambeses defendeu parcialmente e a bola sobrou para Carrascal, que bateu de primeira. A bola ainda desviou em Rojo, mas morreu no fundo da rede para garantir uma importante vitória para o Flamengo.

Veja melhores momentos:

Conmebol

MP da Itália e a extradição de Zambelli

O Ministério Público da Itália emitiu nesta terça-feira (22) parecer favorável à extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).

Carla Zambelli durente coletiva no salão verde da Câmara dos Deputados – Brasília (DF) 02/08/2023
Lula Marques|Agência Brasil

A informação foi confirmada pela Advocacia-Geral da União (AGU). O órgão atua no pedido de extradição feito pelo governo brasileiro às autoridades italianas.

Não há prazo para a Justiça italiana decidir a questão.

Em julho deste ano, Zambelli foi presa em Roma, capital da Itália, onde tentava escapar do cumprimento de um mandado de prisão emitido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Por ter dupla cidadania, Zambelli deixou o Brasil em busca de asilo político em terras italianas após ser condenada pelo STF a 10 anos de prisão pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorrido em 2023.

De acordo com as investigações, Zambelli foi a autora intelectual da invasão para emissão de um mandato falso de prisão contra Alexandre de Moraes. Segundo a apuração, o hackeamento foi executado por Walter Delgatti, que também foi condenado e confirmou ter realizado o trabalho a mando da parlamentar.

Após a fuga para a Itália, o governo brasileiro solicitou a extradição da deputada para o Brasil. O pedido de extradição de Carla Zambelli foi oficializado no dia 11 de junho pelo STF. Em seguida, o pedido foi enviado pelo Itamaraty ao governo italiano.

Na Câmara, Zambelli é alvo de um processo de cassação do mandato.

Feriado em Sergipe dia 27

Calendário NE Notícias
Calendário NE / Freepik

O Governo do Estado irá transferir o ponto facultativo alusivo ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, para a segunda-feira, 27. O Decreto nº 1.257 com a modificação foi publicado na edição desta quarta-feira, 22, do Diário Oficial do Estado.

Na segunda, somente serviços essenciais, como saúde e segurança pública, funcionarão. Os serviços administrativos do Estado retomam as atividades normalmente na terça-feira, 28.