Três criminosos mortos neste sábado

Uma operação policial das Delegacias Regionais de Itabaiana e Tobias Barreto, com apoio da Companhia Independente de Operações Policiais da Caatinga, realizada na manhã deste sábado (25), terminou com três integrantes da facção criminosa “Bonde do Maluco”, radicada Salvador (BA), mortos em confronto com as forças policiais.

Ação da Polícia Civil de Sergipe contra integrantes da facção Bonde do Maluco, deixa três mortos
Polícia Civil

As informações passadas pela Polícia Civil são de que a ação ocorreu por volta das 4 horas, quando os suspeitos se preparavam para realizar uma entrega de drogas no município de Tobias Barreto.

Durante a abordagem, os criminosos reagiram, trocaram tiros com as equipes, e acabaram baleados. Eles foram socorridos, mas não resistiram e foram a óbito.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Após a ação, os policiais apreenderam uma pistola e dois revólveres, além de materiais que serão periciados.

Armas e drogas apreendidas de integrantes da facção Bonde do Maluco, em Sergipe
Polícia Civil

As investigações apontaram ainda que os elementos, ligados ao grupo Bonde do Maluco, tentavam instalar uma célula da facção criminosa no estado de Sergipe.

A Polícia Civil informou ainda que as investigações continuam com o objetivo de identificar outros envolvidos e coibir a atuação e expansão de facções criminosas no estado.


Com informações da Polícia Civil

Homem se passava por Policial Civil em Sergipe

A Delegacia de Monte Alegre de Sergipe prendeu em flagrante um suspeito de falsificação de documento público, falsa identidade e porte ilegal de arma de fogo. O homem se apresentava como policial civil do Estado de Pernambuco e foi detido após solicitar a colaboração dos oficiais investigadores para diligências na zona rural do município.

Documentos falsos de homem que se passava por Policial Civil em Sergipe
Polícia Civil

Durante a abordagem, os policiais constataram que o suspeito portava uma carteira funcional e um distintivo falsos, além de uma arma de fogo e diversos documentos adulterados.

Após a prisão, as investigações revelaram que ele possuía mandado de prisão em aberto pela Justiça Federal por uso de documento falso. Segundo os registros, o homem já havia se apresentado anteriormente à Polícia Rodoviária Federal (PRF) utilizando identidade e carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) falsificadas.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

De acordo com o delegado Artur Herbas, responsável pelo caso, foram apreendidos documentos que indicam que o suspeito utilizava a falsa identidade policial para obter benefícios indevidos, como gratuidade em transportes públicos.

“Ele estava foragido da Justiça Federal há mais de dois anos, e existe ainda a suspeita de que o investigado atuava falsamente como advogado na região, o que será apurado adiante”, finalizou.

O preso foi encaminhado para audiência de custódia e permanecerá à disposição da Justiça Federal e da Justiça Estadual de Sergipe, onde responderá pelos crimes cometidos.


Com informações da SSP
NE Notícias, da redação

Mitidieri sinaliza chapa ao Senado para 2026

Em um movimento que desenha claramente o cenário para 2026, o governador Fábio Mitidieri (PSD) aproveitou um evento no município de Canhoba, nesta sexta-feira, 24, para selar sua chapa para o Senado.

André Moura, Alessandro Vieira e Fábio Mitidieri, durante evento no município de Canhoba, em Sergipe – 24/10/2025
Arthur Soares|ASN

Presentes no mesmo palanque, Mitidieri não poupou elogios ao ex-deputado André Moura (União), pré-candidato ao Senado, e o senador Alessandro Vieira (MDB), que disputará a reeleição.

“Tenho respeito e reconhecimento pelo trabalho de André Moura. (…) Quando o foco é o desenvolvimento do nosso Estado, as convergências devem se sobrepor às diferenças”, disse Mitidieri, sacramentando o apoio ao ex-aliado.

Sobre Alessandro, o governador foi igualmente enfático, afirmando que ele é “um orgulho para Sergipe e para o Brasil” e que esteve presente “não apenas mandando recursos, mas também nas horas que mais importam para o nosso Estado”.

O gesto é visto como uma demonstração do fortalecimento da base governista enquanto a oposição ainda patina para definir seus nomes.


NE Notícias, da redação

Clóvis Barbosa renuncia à presidência do Sergipe

A crise no Club Sportivo Sergipe se aprofundou nesta sexta-feira, 24, com a renúncia do presidente Clóvis Barbosa, que estava no cargo desde junho deste ano. Em mensagem enviada ao Conselho Deliberativo, ele informou que também está deixando sua cadeira no órgão.

Clóvis Barbosa de Melo
Divulgação / TCE

O estopim para a decisão foi a rejeição, nesta semana, da proposta de transformar o clube em Sociedade Anônima do Futebol (SAF) pela Comissão de Reforma do Estatuto. Em nota, Clóvis afirmou que a recusa “causou sério prejuízo, impossibilitando o pagamento integral da folha de agosto e parte da de setembro”.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A situação financeira do clube, que motivou a busca pela SAF, é delicada. Segundo o agora ex-presidente, as dívidas chegam a R$ 1,5 milhão, sem contar salários atrasados e processos trabalhistas em aberto.

Clóvis Barbosa, que é advogado e ex-conselheiro do TCE-SE, declarou que se coloca à disposição do próximo presidente para ajudar na transição e fornecer informações sobre o clube, o estádio João Hora e o projeto da SAF. Ainda não há definição sobre quem assumirá o comando do Sergipe.


NE Notícias, da redação

Pesquisa AtlasIntel: Lula lidera todos os cenários para 2026

Uma nova pesquisa do instituto AtlasIntel, realizada em parceria com a Bloomberg e divulgada nesta sexta-feira, 24, aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários estimulados para a eleição presidencial de 2026.

Lula durante debate das Eleições 2022
Ricardo Stuckert ⏐ Divulgação

O levantamento ouviu 14.063 pessoas em todo o país entre os dias 15 e 19 de outubro. A margem de erro é de um ponto percentual, para mais ou para menos.

Principais Cenários

A pesquisa testou diferentes combinações de candidatos. Confira os principais resultados:

Em um confronto direto com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula tem 51,3% contra 30,4% do adversário. Ronaldo Caiado (União) registra 6%.

Pesquisa AtlasIntel: Lula lidera todos os cenários para 2026
Atlas Bloomberg Out 2025|Reprodução

Quando a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) é a principal oponente, Lula alcança 51% das intenções de voto, contra 26,2% dela. Neste cenário, Caiado sobe para 9,1%.

Com um leque mais amplo de adversários, Lula mantém 51%, seguido por Ronaldo Caiado (15,3%), pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 10,6%, e pelo governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), com 10,4%.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A pesquisa também simulou um cenário sem a presença de Lula. Nele, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), lidera com 43,1%, contra 30,1% de Tarcísio e 7% de Caiado.

Cenário com Bolsonaro

Replicando a disputa de 2022, a pesquisa mostra que Lula teria 48,8% das intenções de voto, enquanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — que está inelegível e condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pelo STF — teria 41,3%. Ciro Gomes (PSDB) aparece com 3,1% e Simone Tebet (MDB), com 2,3%.

Pesquisa AtlasIntel: Lula lidera todos os cenários para 2026
Atlas Bloomberg Out 2025|Reprodução

Em simulações de segundo turno, Lula vence em todos os cenários testados pela AtlasIntel.

Veja a íntegra da pesquisa (PDF)


NE Notícias, da redação

Bosco Costa deve ser condenado

A ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF) contra parlamentares do PL, incluindo o suplente sergipano Bosco Costa, entrou em sua fase final. Eles são acusados de desviar emendas parlamentares destinadas a um município do Maranhão.

Suplente Bosco Costa (PL-SE)
Najara Araujo / Câmara dos Deputados

De acordo com a denúncia, os parlamentares teriam exigido R$ 1,6 milhão do então prefeito de São José do Ribamar (MA) para liberar uma emenda de quase R$ 7 milhões. A investigação da Polícia Federal (PF) apontou que as práticas se repetiram por cerca de cinco anos, com prefeitos sendo ameaçados de morte caso se recusassem a repassar as propinas.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em depoimento prestado em agosto deste ano, Bosco Costa negou envolvimento no esquema. Ele afirmou que todas as emendas de seu mandato foram destinadas a Sergipe e disse não conhecer o agiota conhecido como Pacovan, apontado como o intermediário da operação.

Julgamento

O processo tem como relator o ministro Cristiano Zanin. Com o caso agora na fase de alegações finais — a última oportunidade de manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e dos réus —, a ação fica pronta para ir a julgamento.

Caberá ao ministro Flávio Dino, presidente da Primeira Turma do STF, agendar a data do julgamento, que pode ocorrer ainda este ano ou em fevereiro de 2026, após o recesso do Judiciário.

Veja análise da CNN Brasil:

CNN Brasil

NE Notícias, da redação

STF tem maioria para manter regra que permite parente em cargo político

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de 6 a 1, nesta quinta-feira, 23, para manter o entendimento que permite a nomeação de parentes para cargos de natureza política, como secretarias estaduais e municipais.

Ilustração representando acordo entre figuras públicas em troca de cargo
Montagem sobre ilustração de Mohamed Hassan

A decisão reafirma uma interpretação de 2008, quando a Corte editou uma súmula vinculante para proibir o nepotismo, mas reconheceu, meses depois, que a restrição não se aplicaria a cargos políticos.

O tema voltou à pauta através de um recurso que buscava derrubar uma lei de Tupã (SP), de 2013, que proibiu a contratação de parentes na gestão municipal.

Votos

Relator do caso, o ministro Luiz Fux votou pela manutenção da regra, argumentando que o chefe do Executivo tem a prerrogativa de escolher sua equipe, desde que haja qualificação técnica e não ocorra nepotismo cruzado.

“A mensagem do Supremo é que a regra é a possibilidade, a exceção é a impossibilidade. Não é uma carta de alforria para nomear quem quer que seja”, afirmou Fux.

Seu voto foi seguido pelos ministros Cristiano Zanin, André Mendonça, Nunes Marques, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A primeira divergência veio do ministro Flávio Dino, que defendeu que a proibição do nepotismo deveria ser total. Para ele, o espaço público não deve se confundir com relações familiares.

“Legalidades e afetos não se combinam. Uma reunião de governo não pode ser um almoço de domingo. Uma reunião de governo não pode ser uma ceia de Natal. Ei, papai, titio, irmão, passe aí o macarrão. Isso é imprescindível, lindo na família, no jardim, não na praça. Na praça, no espaço público, nós temos que compreender que é preciso ter coerência nas regras”, declarou Dino.

A ministra Cármen Lúcia, que ainda não votou, também se manifestou de forma crítica, citando como exemplo a situação em que “a esposa vai para o Tribunal de Contas para aprovar ou não as contas do próprio marido”.

Reprodução

O julgamento foi suspenso e será retomado na próxima quarta-feira, 29, com os votos dos ministros Edson Fachin, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia.

O assunto é objeto do Recurso Extraordinário (RE) 1133118, com repercussão geral (Tema 1.000).

Deixe sua opinião nos comentários abaixo sobre o que você acha da decisão.


NE Notícias, com informações da Agência Brasil e STF

Sergipe: se passou por advogado em delegacia

Na tarde desta quinta-feira (23), um homem foi preso após tentar se passar por advogado na Delegacia de Canindé de São Francisco. O suspeito apresentava sinais de embriaguez: olhos avermelhados e forte odor etílico.

Algemas na mão de policial
SSP

Ele foi autuado em flagrante por exercício ilegal da profissão, resistência e embriaguez ao volante.

Segundo informações, o homem chegou à unidade policial acompanhado de uma mulher. Ele alegou ser advogado e exigiu a senha do wi-fi da delegacia. Diante da negativa, passou a falar em voz alta e a agir de forma irônica e debochada.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Devido ao comportamento inadequado, um policial questionou-o sobre a veracidade da informação de que seria advogado. O homem confirmou duas vezes, mas se recusou a apresentar a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Quando foi avisado de que iria prestar esclarecimentos por falsa identificação, o suspeito tentou deixar o local e, ao reagir à abordagem, lesionou uma das mãos do agente. 

Após o ocorrido, o homem mudou a versão e disse que era “preposto”, e não advogado, o que foi contestado pelas testemunhas. Com o suspeito foi encontrada um porta-documentos com brasão e a inscrição “Agente de Segurança”. 

Através das imagens de câmeras de segurança, foi constatado que o homem chegou à delegacia em um veículo Gol, que foi deixado estacionado em frente ao local. Além disso, nos levantamentos realizados, os policiais constataram que o falso advogado já respondeu por posse ilegal de arma de fogo, violência doméstica e tentativa de homicídio.

Diante dos fatos, o homem foi preso e autuado em flagrante e será submetido a audiência de custódia. Ele permanece à disposição da Justiça.


SSP-SE

Ataque ao Judiciário: deputado copia Valmir

Na coluna desta sexta-feira (24), Marcos Aurélio aborda a estratégia de Valmir de Itabaiana e Marcos Oliveira para desacreditar o Judiciário. A pauta também inclui o pagamento do FUNDEF, uma importante decisão do STF sobre a elegibilidade de vices e a recuperação do ex-governador Belivaldo Chagas. Acompanhe.

Valmir de Francisquinho e Marcos Oliveira
Valmir e Marcos Oliveira ⎥ Divulgação

Belivaldo Chagas

Após passar por uma cirurgia na próstata, o ex-governador de Sergipe enviou uma mensagem ao grupo de WhatsApp, café com política, informando seu estado de saúde: “Passando para agradecer a todos. Estou em São Paulo com previsão de retorno para o dia 31. Fiquem com Deus”.

Chagas foi diagnosticado com o câncer de próstata, no estágio inicial, graças a sua rotina de exames, e reforça a necessidade de fazermos os exames constantemente. Infelizmente a grande parte da sociedade ainda não consegue fazer isso, alguns por terem essa cultura, e a maioria por não ter facilidade na rede pública para realizar o procedimento.

Vice-prefeito substituir prefeito e não ficar inelegível

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na quarta-feira (22) que a substituição temporária do chefe do Poder Executivo pelo vice, nos seis meses antes da eleição, por decisão judicial, não configura um novo mandato.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Com isso, o vice que assume o cargo nessas condições pode disputar a reeleição, sem que isso seja considerado um terceiro mandato consecutivo. Os ministros ainda decidirão uma tese a ser utilizada em casos semelhantes, que incluirá um tempo máximo de substituição nestas condições. Fonte: O Globo.

Governo Mitidieri e o pagamento do precatório do FUNDEF

Previsão para pagamento é dia 18 de dezembro e beneficiará 18.395 pessoas. São 136 milhões de reais, e o anúncio foi feito ontem, pelo vice-governador e secretário da educação, durante reunião com a comissão responsável pela organização, que tem a participação direta do professor Roberto Silva, presidente do Síntese.

ESTRATÉGIA

Deputado Marcos Oliveira segue a mesma linha de Valmir de Itabaiana e lança dúvidas sobre o comportamento dos desembargadores e desembargadoras, no julgamento do prefeito no processo que envolve o matadouro.

Essa é uma estratégia bem pensada com o objetivo de desacreditar o Poder Judiciário, junto à sociedade. Eles sabem o que fizerem, e o Dr Evânio Moura já está, no devido processo legal, fazendo as contra argumentações.

Veja declaração:


Por Marcos Aurélio

Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.

Polícia Civil desarticula quadrilha que agia em 10 Estados

A Polícia Civil de Sergipe, por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), vinculada ao Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), deflagrou nesta sexta-feira, 24, a Operação “Central Fantasma”, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa especializada em aplicar o golpe da central bancária.

Operação Central Fantasma desarticula associação criminosa responsável por golpes da central bancária em 10 estados
Polícia Civil|Divulgação

O grupo fez vítimas em 10 estados brasileiros e no Distrito Federal: Paraná, Acre, Bahia, Sergipe, Minas Gerais, Roraima, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Distrito Federal e Goiás. As investigações apontam que os criminosos causaram um prejuízo estimado em R$ 1,3 milhão às vítimas.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

De acordo com o delegado Érico Xavier, responsável pelas investigações, o grupo utilizava técnicas de engenharia social para enganar as vítimas.

“Os criminosos se passavam por atendentes de centrais bancárias e convenciam as pessoas de que estavam diante de uma tentativa de fraude. A partir disso, induziam as vítimas a fornecer dados pessoais e bancários, permitindo o acesso indevido às contas”, explicou o delegado.

As apurações revelaram que a associação criminosa possuía estrutura organizada e divisão de funções, semelhante a um call center, com integrantes responsáveis por abordar as vítimas, obter informações sigilosas e realizar as transações fraudulentas.

O diretor do Depatri, delegado André Baronto, reforçou o alerta sobre esse tipo de golpe. “Nenhum banco solicita que o cliente forneça senhas ou realize transferências para evitar uma suposta fraude. A orientação é nunca repassar dados pessoais por telefone e, em caso de dúvida, procurar imediatamente o banco pelos canais oficiais de atendimento”, destacou.

Veja imagens da operação:

NE Notícias

Polícia Civil de Sergipe