Hora de arrumar as gavetas no governo Mitidieri

Nesta segunda-feira (27), Marcos Aurélio analisa a decisão do governador Fábio Mitidieri de reformar o secretariado para as eleições de 2026, a reação da oposição ao diálogo entre Lula e Trump e uma nova pesquisa de imagem dos políticos brasileiros. Acompanhe.

Lula e a conversa com Trump

Na madrugada deste domingo o mundo assistiu a uma aula de diplomacia e principalmente, soberania. Frente a frente, os dois presidentes dialogaram sobre temas econômicos e políticos de interesse das duas nações.

Trump e Lula definiram que as suas equipes irão alinhar os pontos que interessam ao Brasil e aos EUA. Aqui no Sergipe, o senador Rogério Carvalho comemorou o encontro. O sergipano integrou a comitiva que esteve nos EUA para abrir portas para essa negociação.

Trump e Lula durante encontra na Malásia – 26/10/2026
Ricardo Stuckert|PR

Bolsonaristas tentam desvirtuar reunião entre Lula e Trump, e Tarcísio de Freitas, com a pequenez daquele que governa o maior estado, economicamente falando do País. As reações mostraram com clareza o que pensam enquanto opositores do governo Lula.

Eles, na verdade, fazem Oposição ao Brasil. Uma coisa é criticar os erros cometidos, a exemplo da fala infeliz do presidente, sobre traficantes serem vítimas. Outra é torcer contra o País nas relações com os EUA. Desesperados com a conversa dos dois presidentes, correram para as redes sociais a fim de criarem uma narrativa fora da realidade. É cada dia mais evidente que vivem em bolhas cada vez mais enfraquecidas.

Ilustração descreve uma pessoa saindo por uma porta onde está escrito 'governo' e entrando por outra onde está escrito 'eleições'
Arte: NE Notícias com ilustração de RosZie | Pixabay

Arrumando as gavetas

Novembro chegando, último mês efetivo de trabalho para secretários(as) do governo Mitidieri que disputarão as Eleições 2026, e a pergunta chave, já começaram a se despedir dos seus postos? Sim, o governador já avisou que quer começar 2026 com uma equipe que não estará dividida, entre as ações do governo e as duas próprias pré-campanhas eleitorais. Uma decisão acertada.

Pastas como a Casa Civil, (Jorginho Araújo); a Educação (Zezinho Sobral); Saúde (Cláudio Mitidieri); Secretaria da Mulher, (Daniele Garcia); Turismo, (Marcos Franco); Emsetur (Fabiano Oliveira); Articulação (Venâncio Fonseca) e Escritório de Brasília, (Nitinho Vitale), são nomes certos nas eleições. Resta saber se quem chegar à esses postos, trabalhará para todos, ou para seus antecessores. Uma questão importante.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Como está a imagem dessas pessoas públicas? Uma pesquisa Latam Pulse, feita pelo instituto Atlas Intel, divulgada na última sexta-feira (24), analisou, entre outras questões nacionais, o nível de rejeição dos principais nomes da política brasileira, (Positiva ou Negativa).

A surpresa da lista é o deputado federal Nikolas Ferreira, que apesar de sua irrelevância política tem uma imagem negativa na opinião dos eleitores. O parlamentar, que pouco trabalha em Brasília, tem sua atuação pautada pelas polêmicas em redes sociais. Os cinco mais aprovados, Lula, Fernando Haddad; Geraldo Alckmin, Marina Silva e Simone Tebet; No Top 5 dos mais rejeitados estão, Hugo Motta; Davi Alcolumbre; Ciro Gomes, Jair Bolsonaro e Nikolas Ferreira.

Pesquisa AtlasIntel Outubro de 2025: Você tem uma imagem positiva ou negativa desses líderes políticos?
Atlas Bloomberg Out 2025|Reprodução

Por Marcos Aurélio

Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.

Morre em Aracaju a advogada Aída Mascarenhas Campos

Faleceu na madrugada desta segunda-feira, 27, em um hospital particular de Aracaju, a advogada Aída Mascarenhas Campos, aos 64 anos.

Morre em Aracaju a advogada Aída Mascarenhas Campos
OAB-SE

Ela enfrentava sérios problemas de saúde, quadro que se agravou após ter sido infectada pela Covid-19 durante a fase aguda da pandemia

Filha do saudoso advogado Laurindo Alves Campos e de Isaura Maria Mascarenhas Campos, Aída formou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e atuou na área por mais de 30 anos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Sua carreira foi marcada por uma forte dedicação aos direitos humanos, tendo presidido a comissão sobre o tema na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE), onde também foi conselheira por diversos mandatos.

Como procuradora autárquica do Estado de Sergipe, acompanhou a aplicação de medidas socioeducativas a adolescentes internados em unidades de ressocialização.

Aída era casada e deixa uma filha. O corpo é velado no Cemitério Colina da Saudade, em Aracaju, onde ocorrerá o sepultamento às 16h.

Partido de Milei ganha eleições legislativas na Argentina

O presidente da Argentina, Javier Milei, obteve uma importante vitória política neste domingo, 26, com o triunfo de seu partido, La Libertad Avanza, nas eleições legislativas. Com 40,8% dos votos, a sigla governista superou o bloco de oposição peronista Fuerza Patria, que alcançou 24,5%.

Javier Milei
Javier Milei – @JMilei|Reprodução

O resultado é determinante para o governo, que até agora dependia de decretos e acordos pontuais para legislar, devido à baixa representação no Congresso.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A vitória nas urnas dá a Milei a margem de manobra necessária para avançar com sua ambiciosa agenda de reformas, que inclui mudanças fiscais, flexibilização do mercado de trabalho e alterações no sistema de proteção social até 2027.

Cenário Econômico

De acordo com a agência de notícias France-Presse (AFP), o presidente chega a esta eleição com o mérito de ter controlado a inflação, reduzindo de mais de 200% para 31,8% em termos anuais. Além disso, alcançou um equilíbrio orçamentário inédito nos últimos 14 anos.

Contudo, o “maior ajuste orçamentário da história”, como Milei costuma classificar suas políticas, teve um alto custo social. O país perdeu mais de 200 mil postos de trabalho, e a atividade econômica registrou uma contração de 1,8% em 2024, com sinais de que a recuperação para 2025 está perdendo força.

TV Globo

Trapezista morre em Sergipe aos 28 anos

A artista de circo Vademirian Alves de Carvalho Marques, conhecida como Mirinha Carvalho, de 28 anos, morreu na noite de sábado, 25, após cair de uma altura de aproximadamente 10 metros durante uma apresentação.

Trapezista Mirinha Carvalho morre em Sergipe aos 28 anos
Arquivo pessoal

O acidente ocorreu no Circo São Geraldo, no município de Cumbe, no agreste sergipano.

Mirinha chegou a ser socorrida e levada ao Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória, mas não resistiu. Seus familiares estiveram no Instituto Médico Legal (IML) neste domingo, 27, para a liberação do corpo. Natural de Acajutiba, na Bahia, a trapezista deixa seis filhos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A prefeitura de Cumbe emitiu uma nota de pesar, lamentando o ocorrido:

“O acidente, que transformou um momento de alegria em profunda tristeza, comoveu todo o município. Mirinha encantava o público com seu talento, carisma e dedicação à arte circense — uma paixão que marcou sua trajetória e deixou um legado de coragem e sensibilidade”.

O Circo de Touros São Geraldo também se manifestou em luto pela perda da artista:

“Manifestamos nossa mais profunda solidariedade à família, aos amigos e aos colegas de picadeiro. Que a luz e a coragem dessa artista, que encantava o mundo entre voos e sorrisos, sigam inspirando todos que a amaram”.

João Fonseca ganha título no exterior

O carioca João Fonseca conquistou o maior título de sua ainda curta carreira no tênis profissional. Neste domingo (26), o brasileiro, de somente 19 anos, venceu o ATP 500 da Basileia, na Suíça, ao derrotar o espanhol Alejandro Fokina por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/4.

Tenista brasileiro João Fonseca é o campeão da ATP 200 2025
@atptour|X (Reprodução)

Esta foi a quarta conquista de João nesta temporada. Nenhum dos títulos anteriores, porém, tem o peso de um ATP 500, terceiro principal nível de torneios do circuito mundial e que dá 500 pontos ao campeão. Esse tipo de competição é inferior apenas aos de nível ATP 1000 e aos Grand Slams (que distribuem 2 mil pontos ao vencedor).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Com os 500 pontos na Basileia, João terá um salto significativo na próxima atualização do ranking de simples da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), saindo do 46º para o 28º lugar. Ele iniciou a temporada na 145ª posição.

Na final diante de Fokina, número 18 do mundo, João não se intimidou. Fez sete aces (quando o adversário não consegue rebater o saque) e levou todos os games em que teve o serviço.

Ele precisou de somente uma hora e 25 minutos para conquistar o maior título de um brasileiro em simples desde 2001, quando o catarinense Gustavo Kuerten foi campeão do ATP 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos. O carioca, de 2005, sequer era nascido. 

João também ganhou, em 2025, o ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, e os Challengers (torneios de nível inferior aos ATP) de Canberra, na Austrália, e Phoenix, nos Estados Unidos.

A partir desta segunda-feira (27), o brasileiro já busca um novo título. Ele estreia no ATP 1000 de Paris, na França, contra o canadense Denis Shapovalov, um dos adversários que superou na Suíça, nas quartas de final. O duelo ainda será marcado.

GTA resgata mulher desacordada na Serra de Itabaiana

Uma mulher foi resgatada pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Secretaria da Segurança Pública (SSP/SE) na manhã de sábado, 25, após ser encontrada desacordada no Parque Nacional Serra de Itabaiana.

Helicóptero do GTA durante resgate em cachoeira no Parque Nacional Serra de Itabaiana
SSP

A vítima foi localizada por um visitante nas margens do riacho dos Negros, na localidade conhecida como Cachoeira Véu de Noiva. Agentes ambientais do parque foram os primeiros a chegar e verificaram que havia uma garrafa com uma substância parecida com água sanitária e um pequeno frasco ao lado da mulher.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O Corpo de Bombeiros e o Samu foram acionados. A equipe do Samu prestou os primeiros atendimentos no local, mas, devido à complexidade do acesso, o helicóptero do GTA foi chamado para dar suporte.

“Nossa equipe pousou próximo ao local, prestou apoio ao atendimento médico e fez o transporte aeromédico da vítima para garantir agilidade e segurança no socorro”, informou o major Mendonça, do GTA.

A mulher foi transportada para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em Aracaju. Até o momento, não há informações sobre seu estado de saúde.

Veja imagens do resgate:


NE Notícias, com informações da SSP

As 10 mais lidas no NE Notícias: de 20 a 25 de outubro

Ilustração de capa com uma pessoa lendo jornal com as 'notícias da semana' do NE Notícias
Arte: NE Notícias

Semanalmente, o NE Notícias compila as 10 reportagens mais lidas por nossos leitores. É a sua chance de se atualizar sobre os principais acontecimentos que movimentaram Sergipe nos últimos dias. Confira a lista completa abaixo:

Lula a Trump: ‘Não há razão para desavença’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu neste domingo (26) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Kuala Lumpur, na Malásia. O encontro durou cerca de 50 minutos e ocorreu durante a realização da 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

Trump e Lula durante encontra na Malásia – 26/10/2026
Ricardo Stuckert|PR

Durante a reunião, Lula disse que não há razão para desavenças com os Estados Unidos e pediu a Trump a suspensão imediata do tarifaço contra as exportações brasileiras, enquanto os dois países estiverem em negociação.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em julho deste ano, Trump anunciou uma tarifaço de 50% sobre todos os produtos brasileiros que são exportados para os Estados Unidos. Em seguida, ministros do governo brasileiro e do Supremo Tribunal Federal (STF) também foram alvo da revogação de vistos de viagem e outras sanções pela administração norte-americana.

“O Brasil tem interesse de ter uma relação extraordinária com os Estados Unidos. Não há nenhuma razão para que haja qualquer desavença entre Brasil e Estados Unidos, porque nós temos certeza que, na hora em que dois presidentes sentam em uma mesa, cada um coloca seu ponto de vista, cada um coloca seus problemas, a tendencia natural é encaminhar para um acordo”, afirmou o presidente.

Além dos presidentes, também participaram do encontro o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio.

Reprodução

Suspensão das tarifas

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, falou com a imprensa após o encontro e disse Trump autorizou sua equipe a iniciar as negociações para revisão do tarifaço ainda na noite deste domingo, no horário local da Malásia, 11 horas a frente do Brasil [vídeo abaixo].

“A reunião foi muito positiva, o saldo final é ótimo. O presidente Trump declarou que dará instruções a sua equipe para que comece um processo, um período de negociação bilateral, que deve se iniciar hoje ainda, porque é para tudo ser resolvido em pouco tempo”, afirmou o chanceler.

Admiração

Segundo Vieira, os presidentes tiveram uma conversa descontraída e Trump disse que admira a trajetória política de Lula.

“Trump declarou admirar o perfil da carreira política do presidente Lula, já tendo sido duas vezes presidente da República, tendo sido perseguido no Brasil, se recuperado, provado sua inocência, voltado a se apresentar e, vitoriosamente, conquistando o terceiro mandato”, afirmou.

Visitas

O chanceler brasileiro também confirmou a intenção de Trump vir ao Brasil. A data ainda não está confirmada.

“O presidente Lula aceitou também e disse que irá, com prazer, aos Estados Unidos. Trump disse que admira o Brasil e que gosta imensamente do povo brasileiro”, comentou.

Ponte Preta conquista o Primeiro Título Nacional de sua história

Um jejum de 125 anos chegou ao fim neste sábado (25). Pela primeira vez na história, a Associação Atlética Ponte Preta conquistou um título nacional.

Ponte Preta conquista 1º título nacional de sua história
Marcos Ribolli|PontePress

Segundo clube mais antigo do país, a Macaca venceu o Londrina por 2 a 0 no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP), e garantiu a taça da Série C do Campeonato Brasileiro, com direito a invasão de campo de torcedores após o apito final, para celebrar o feito inédito.

As equipes foram a campo em igualdade no placar agregado, já que haviam empatado por 0 a 0 no último fim de semana no Estádio Vitorino Gonçalves Dias, em Londrina (PR). Os dois finalistas estão garantidos na Série B do ano que vem. Além deles, o Náutico e o São Bernardo asseguraram vagas na segunda divisão nacional.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Apesar de quatro títulos da Série A2 do Campeonato Paulista, o último deles em 2023, faltava à Ponte uma conquista que, mesmo em uma divisão de acesso, fosse além das fronteiras do Estado. Especialmente porque o rival Guarani – que, diferentemente da Macaca, seguirá na Série C em 2026 – tem no currículo a taça do Brasileirão de 1978. Coube à Alvinegra, curiosamente, evitar o acesso do Bugre ao derrotá-lo na última rodada da segunda fase, por 2 a 0, em casa.

O título inédito vem em um difícil momento financeiro pelo qual passa o clube de Campinas. Em entrevista após a vitória sobre o Brusque, por 1 a 0, no Moisés Lucarelli, em setembro, que selou o acesso da Ponte à Série B, o volante Lucas Cândido revelou que o departamento de futebol estava com mais de três meses de salários atrasados.

A conquista também marca a volta por cima de Marcelo Fernandes. O técnico assumiu a Ponte na reta final da primeira fase, poucos dias após ser demitido do Guarani. Em dez jogos no comando alvinegro, foram cinco vitórias, três empates e duas derrotas. Foi o segundo título da carreira do treinador, campeão paulista pelo Santos em 2015.

Depois de um primeiro tempo truncado, as redes do Moisés Lucarelli balançaram no segundo tempo. Aos três minutos, Jonas Toró, na entrada da área, recebeu da esquerda e chutou. A batida foi fraca, mas o goleiro Luiz Daniel não conseguiu defender. Foi o oitavo gol do camisa 17, que se igualou ao também atacante Iago Teles, do próprio Londrina, na artilharia da Série C.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Aos 24 minutos, Toró invadiu a área pela esquerda e foi derrubado pelo zagueiro Wallace. O árbitro Felipe Fernandes de Lima não marcou nada a princípio, mas voltou atrás ao rever a jogada no vídeo e deu pênalti a favor da Ponte. O meia Élvis, capitão e ídolo da Alvinegra, bateu alto, sem chances para defesa de Luiz Daniel.

O gol desencadeou uma confusão entre jogadores e comissão técnica de ambas as equipes, que interrompeu o duelo por dez minutos. O técnico Roger Silva e o zagueiro reserva Vanderley, ambos do Londrina, foram expulsos. Os paranaenses ainda tentaram diminuir o prejuízo, sem sucesso.

Festa para os mais de 14 mil torcedores presentes no Moisés Lucarelli, que presenciaram uma noite da qual nunca vão esquecer.

Veja melhores momentos:

SportyNet

João Fonseca e Luísa Stefani classificados para as finais

A manhã e o começo da tarde deste sábado (25) foram históricos para o tênis brasileiro, com dois atletas chegando em finais importantes do circuito mundial. O carioca João Fonseca se garantiu na disputa do título do ATP 500 da Basileia, na Suíça, enquanto a paulista Luísa Stefani se classificou para a decisão do WTA 500 de Tóquio, no Japão.

Tenista brasileiro João Fonseca
Swiss Indoors Basel

Os torneios de nível 500, que dão 500 pontos aos campeões, são os de terceiro maior nível do circuito, tanto masculino como feminino, atrás apenas das competições nível 1000 e dos Grand Slams (que distribuem dois mil pontos ao vencedor).

É a primeira vez que João vai a final de um ATP 500. Luísa, por sua vez, terá pela frente a terceira decisão de um WTA 500 somente este ano, após títulos em Linz, na Áustria, e Estrasburgo, na França, sempre com a húngara Timea Babos, com quem também venceu o SP Open (WTA 250 de São Paulo).

Reprodução

Número 46 do ranking de simples da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), João encarou o espanhol Jaume Munar (42º) na semifinal do torneio na Basileia e venceu por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (7-4) e 7/5. Na final deste domingo (26), a partir de 11h (horário de Brasília), ele enfrenta outro tenista da Espanha, Alejandro Fokina (18º).

O carioca, de apenas 19 anos, passa a figurar entre os 30 melhores do mundo na próxima atualização da lista se ganhar.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Já Luísa, que ocupa o 17º lugar do ranking de duplas da Associação de Tênis Feminino (WTA, sigla em inglês), e Babos (16ª) se garantiram na decisão de Tóquio ao derrotarem a norte-americana Taylor Townsend, número dois do mundo, e a australiana Ellen Perez (23ª) por 2 sets a 1, parciais de 6/7 (4-7), 6/3 e 10-5 no match tie-break (desempate em que vence a parceria que atingir dez pontos primeiro). As rivais eram as principais favoritas ao título.

Reprodução

A paulista e a húngara retornam à quadra da capital japonesa na madrugada deste domingo, por volta de 1h30 (horário de Brasília), para decidirem o título contra a sérvia Aleksandra Krunic (20ª) e a cazaque Anna Danilina (13ª). A competição é a última antes de Luísa e Babos disputarem, em novembro, o WTA Finals, torneio que reunirá as oito melhores duplas da temporada em Riad, na Arábia Saudita.