A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (18/11), a Operação Terreno Legal, com o objetivo de combater a ocupação irregular de uma área pertencente ao Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) no município de Itabaianinha/SE, no sul de Sergipe.
Polícia Federal|Arquivo
Durante a ação foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, em endereços residenciais e comerciais.
As investigações tiveram início após comunicação do próprio INMET, informando a invasão e a suposta venda irregular da área pública. Conforme apurado, um indivíduo teria “negociado” o espaço com outro interessado, mesmo ambos tendo ciência de que se tratava de bem pertencente à União.
Os investigados poderão responder por invasão de terreno público.
Com informações da PF
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Ficco apreende e prende em Sergipe
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Sergipe (FICCO/SE), com apoio do Batalhão de Polícia de Caatinga (BPCaatinga), apreendeu, na madrugada desta terça-feira (18/11), aproximadamente 36 kg de maconha do tipo flor, variedade de maior valor no mercado ilegal.
Divulgação
A ação ocorreu durante bloqueio na BR-101, em São Cristóvão/SE, montado para interceptar um comboio suspeito de realizar transporte interestadual de drogas.
O grupo utilizava três veículos. Na abordagem, foram encontrados 73 pacotes plásticos contendo o entorpecente.
Duas pessoas foram presas em flagrante, outras três foram ouvidas e liberadas.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Em 22 de julho deste ano, a FICCO/SE, em ação conjunta com o BPCaatinga e o BPRP, já havia apreendido cerca de 110 kg da mesma variedade de maconha, também transportada em comboio de três veículos na BR-235, nas proximidades de Frei Paulo.
Até a primeira quinzena de novembro de 2025, a FICCO/SE realizou cerca de 50 prisões relacionadas a tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e outros crimes, além de apreender armas, munições, drogas e veículos.
A FICCO/SE é composta por integrantes da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Secretaria Nacional de Políticas Penais, atuando de forma integrada no enfrentamento ao crime organizado no estado.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
STF publica nesta terça Acórdão do Julgamento de Bolsonaro
O Supremo Tribunal Federal (STF) deve publicar nesta terça-feira (18) o acórdão do julgamento no qual a Primeira Turma da Corte manteve a condenação ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão na ação penal do Núcleo 1 da trama golpista.
O documento conterá o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, e dos ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino. O julgamento virtual do caso foi encerrado na sexta-feira (14).
Os ministros formaram o placar de 4 votos a 0 para rejeitar os chamados embargos de declaração do ex-presidente e de mais seis réus para reverter as condenações e evitar a execução das penas em regime fechado.
Com a publicação do acórdão, as defesas de Bolsonaro e de seus aliados devem apresentar novos recursos para tentar evitar as prisões para início de cumprimento da pena.
Novo recurso
Em princípio, Bolsonaro e outros réus não têm direito a novo recurso para levar o caso ao plenário, composto por 11 ministros, incluindo André Mendonça e Nunes Marques, que foram indicados pelo ex-presidente, e Luiz Fux, que votou pela absolvição de Bolsonaro.
Para conseguir que o caso fosse julgado novamente pelo pleno, os acusados precisavam obter pelo menos dois votos pela absolvição, ou seja, placar mínimo de 3 votos a 2 no julgamento realizado no dia 11 de setembro e que os condenou.
Nesse caso, os embargos infringentes poderiam ser protocolados contra a decisão. No entanto, o placar pela condenação foi de 4 votos a 1.
Contudo, as defesas devem insistir na tese de que novos recursos podem ser apresentados contra as condenações, e a questão terá que ser decidida por Alexandre de Moraes.
Dessa forma, a partir desta quarta-feira (19), os infringentes poderão ser apresentados em até 15 dias.
Os advogados também poderão optar por novos embargos de declaração, mas o mesmo tipo de recurso foi rejeitado na sessão da semana passada.
Prisão
Atualmente, Bolsonaro está em prisão cautelar em função das investigações do inquérito sobre o tarifaço dos Estados Unidos contra o Brasil.
Se a prisão for decretada por Moraes, o ex-presidente iniciará o cumprimento da pena definitiva pela ação penal do golpe no presídio da Papuda, em Brasília, ou em uma sala especial na Polícia Federal.
Os demais condenados são militares e delegados da Polícia Federal e poderão cumprir as penas em quartéis das Forças Armadas ou em alas especiais da própria Papuda.
Diante do estado de saúde de Bolsonaro, a defesa também poderá solicitar que o ex-presidente seja mantido em prisão domiciliar, como ocorreu com o ex-presidente Fernando Collor.
Condenado pelo Supremo em um dos processos da Operação Lava Jato, Collor foi mandado para um presídio em Maceió, mas ganhou o direito de cumprir a pena em casa, sob monitoramento de tornozeleira eletrônica, por motivos de saúde.
Condenados
Além de Bolsonaro, também já tiveram os recursos negados o ex-ministro e candidato a vice-presidente na chapa de 2022, Walter Braga Netto; Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal; Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa e Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, assinou delação premiada durante as investigações e não recorreu da condenação. Ele já cumpre a pena em regime aberto e tirou a tornozeleira eletrônica.
O Governo de Sergipe decretou ponto facultativo nesta sexta-feira, 21, pós-feriado da Consciência Negra. Vale para todas as repartições estaduais.
Com a determinação, os órgãos e repartições públicas estaduais observarão o ponto facultativo, mantendo os serviços essenciais em pleno funcionamento, como saúde, segurança pública e atendimento de urgência.
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Assisinho detona Valmir: “Não teve coragem de ligar”
Na coluna de hoje, Marcos Aurélio detalha a entrevista em que o prefeito de Malhador, Assisinho, “solta o verbo” e revela o rompimento com Valmir de Itabaiana por uma promessa não cumprida. A pauta também aborda um golpe cruel em Itabaiana e a luta das famílias do Alto da Bela Vista. Acompanhe!
Reprodução
Assisinho soltou o verbo sobre Valmir de Itabaiana
“Rompi com ele porque ele não cumpriu com o compromisso com Malhador. Prometeu R$ 3 milhões de emendas para uma obra estruturante no povoado Alecrim, e não teve nem coragem de me ligar pra dizer que não ia cumprir. Uma outra pessoa foi que me avisou, ‘não tome como susto, você não vai receber nada’. E até hoje Valmir não me deu uma satisfação. Ícaro foi o único que me chamou pra mostrar na planilha que só ia mandar 128 mil. Em Malhador, já recebi emendas de quase todos os parlamentares federais, Rodrigo Valadares mandou 1 milhão; Gustinho acabou de liberar 3 milhões para obras no Marcelo Déda; Laércio e Alessandro, até Maria do Carmo também mandou, e o deputado que eu votei, com a maior votação da história da minha cidade, não mandou um real”.
Veja entrevista:
Jornal da Capital
Golpistas já estão na mira de João Eloy, secretário de segurança pública
Em conversa conosco, o delegado informou que já encaminhou um pedido para sua equipe especialista nesse tipo de golpe, e pediu atenção em conjunto com a equipe que já está investigando. O que aconteceu?
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Um jovem casal, com um filho internado no hospital regional de Itabaiana, recebeu uma ligação dentro da unidade de saúde, de um homem identificando-se como médico, e dizendo que o filho, que estava internado, precisava de um procedimento, o qual o SUS não cobria, e custava R$ 4,9 mil. O pai conseguiu R$ 3 mil emprestado e depositou na conta de uma mulher, somente depois percebeu que havia caído num golpe. Um crime com o mais alto nível de crueldade, aproveitando-se da doença de uma criança.
***
Alto da Bela Vista
Moradores que esperavam uma conversa com a prefeita de Aracaju, para solucionarem uma demanda de posse de uma área, ocupada há mais de 20 anos, ocuparam as ruas da frente do gabinete de Emília, em protesto. Até agora, a ex-vereadora, e defensora pública, que sempre esteve ao lado do povo nas duas reivindicações, não sinalizou para qualquer solução, e ao contrário, tem se negado a receber para dialogar com as 86 famílias que sofrem pela angústia de verem suas casas demolidas pelas máquinas destruidoras de sonhos.
As famílias prometem lutar em todas as frentes. Os moradores tiveram uma conversa com a secretária da ação social, Simone Valadares, mas não saíram nada satisfeitos, especialmente com o que ouviram como resposta da gestão.
Por Marcos Aurélio
Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Brasil terá Wesley na lateral-direita contra a Tunísia
A seleção brasileira masculina de futebol terá ao menos duas alterações no time que entra em campo contra a Tunísia, às 16h30 (horário de Brasília) deste terça-feira (18), no último amistoso do ano, na a Decathlon Arena, em Lille (França).
Decathlon Arena, em Lille, tem capacidade para 50 mil pessoas – Rafael Ribeiro|CBF
O jogador Wesley(Roma/Itália) será o titular na lateral-direita, substituindo Gabriel Magalhães, cortado por conta de lesão. Já Éder Militão retorná à zaga, onde atuará junto com Marquinhos. No último sábado (15), na vitória contra Senegal (2 a 0), Militão atuou na lateral-direita.
Os amistosos são preparatórios para a Copa do Mundo de 2026 no Canadá, México e Estados Unidos.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A escalação de Wesley foi anunciada pelo técnico italiano Carlo Ancelotti durante coletiva de imprensa concedida antes do último treino da Amarelinha [vídeo mais abaixo]. O treinador revelou que ainda avalia outras mudanças.
“Estamos pensando em fazer alguma mudança para o jogo de amanhã. Quero avaliar o treino de hoje para ver como os jogadores se recuperaram do esforço no jogo com Senegal. Eles estão bem, infelizmente tivemos a lesão de Gabriel Magalhães, vamos substituí-lo com Wesley no lado direito. Queremos fazer um bom jogo e seguir na mesma dinâmica contra Senegal, que foi bonito na atitude, intensidade e qualidade”, projetou o técnico, antes do treino fechado à imprensa.
Ancelotti disse ainda que a seleção seguirá jogando no esquema 4-2-4, mas variações poderão ocorrer mediante o desempenho do time em campo.
CBF
“Temos que ter uma ideia muito clara do que fazer. Deu certo o sistema com muitos na frente, mas também temos que pensar uma formação mais defensiva como plano B. Gostei do sistema [ofensivo] porque a atitude dos jogadores da frente foi boa, o trabalho que fazem no aspecto defensivo é importante para a equipe. Se não fizerem bem, temos duas opções: mudar o jogador ou o sistema”, concluiu.
Após o confronto contra a Tunísia, a seleção volta a se reunir na próxima Data Fifa (março de 2026), para amistosos contra França e Croácia nos Estados Unidos.
A provável escalação do Brasil contra a Tunísia nesta terça (17) deve ser com Ederson, Wesley, Éder Militão, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro e Bruno Guimarães; Estêvão, Matheus Cunha, Vinicius Júnior e Rodrygo.
Veja coletiva com Ancelotti:
CBF
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Assessor pede demissão e acusa André Moura de ser criminoso
Um ofício com acusações contundentes de um assessor do governo de Cláudio Castro (PL), no Rio de Janeiro, coloca o secretário André Moura (União Brasil) no centro de uma crise. As informações são da coluna Painel, da Folha de S. Paulo, publicadas nesta segunda-feira, 17.
André Moura e Cláudio Castro
Victor Travancas pediu exoneração da Casa Civil alegando “profunda inconformidade” com a permanência de Moura, a quem chamou de “criminoso”, na Secretaria de Governo.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
No documento, Travancas afirma que, embora o STF tenha extinto a punibilidade de André Moura em um processo por crimes contra a administração pública, isso não apaga “os fatos ocorridos e a corrupção por ele praticada”.
Este espaço permanece aberto para manifestações das partes interessadas sobre o assunto.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Pré-Caju 2025: furtos caem 62% e 4 são presos
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgou balanço da operação integrada durante os três dias do Pré-Caju 2025, na Orla da Atalaia, em Aracaju.
SSP-SE
A atuação de mais de 2,4 mil servidores das polícias Civil, Militar, Científica e do Corpo de Bombeiros resultou na queda expressiva das principais ocorrências e na prisão de quatro foragidos da Justiça, além de três detenções em flagrante por furto de celulares.
Polícia Civil: Queda de 62% nos Furtos de Celulares
A Polícia Civil, que atuou com 249 servidores e manteve a Delegacia de Turismo (Detur) em regime de plantão, registrou uma redução significativa nos crimes em comparação com a edição de 2024.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O número de boletins de ocorrência caiu de mais de 500 para pouco mais de 200 este ano. O furto de celulares, a ocorrência mais comum, teve uma queda de 62%, passando de mais de 400 aparelhos subtraídos em 2024 para 151 em 2025.
O furto de veículos também caiu de cinco para apenas um.
Polícia Militar: Apreensão de Armas Brancas
Com um efetivo de 1,8 mil militares, a Polícia Militar utilizou viaturas, motocicletas, drones e o apoio aéreo do GTA para garantir a segurança no circuito e no entorno.
SSP-SE
O tenente-coronel Josebel Nascimento classificou a atuação como exitosa e destacou a apreensão de diversos itens perigosos. “Foram localizadas diversas armas brancas — facas, canivetes, estiletes e até seringas”, informou.
A Polícia Científica realizou análises em bebidas alcoólicas vendidas no evento para verificar adulterações, não encontrando nenhuma irregularidade.
Já o Corpo de Bombeiros registrou 102 ocorrências, a maioria atendimentos pré-hospitalares de baixa complexidade, como escoriações, quedas e casos relacionados ao consumo excessivo de álcool, boa parte delas resolvidas no local.
NE Notícias, com informações da SSP
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Filha mais velha de Renato Aragão processa o pai
Uma disputa familiar ganhou os tribunais. Juliana Rangel Aragão, de 48 anos, filha mais velha do humorista Renato Aragão, entrou com uma ação na 43ª Vara Cível do Rio de Janeiro para cobrar o pagamento de um empréstimo de quase R$ 1 milhão feito ao próprio pai.
Arquivo pessoal|Reprodução
As informações foram divulgadas pelo portal Notícias da TV, do UOL.
Segundo a ação, o dinheiro seria fruto da venda de um imóvel que Juliana herdou da mãe, Martha Maria Rangel Aragão, falecida em 2014.
No processo, Juliana alega que apenas uma pequena parte da dívida foi paga e cobra o valor restante com juros, correção monetária e honorários advocatícios.
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
STF se aproxima da prisão de Bolsonaro; entenda os próximos passos
O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou nesta segunda-feira (17) a ata do julgamento em que a Primeira Turma rejeitou os primeiros recursos do ex-presidente Jair Bolsonaro contra sua condenação a 27 anos de três meses de prisão em regime inicial fechado por crimes contra a democracia.
Gustavo Moreno|STF
A formalidade oficializa o resultado do julgamento, encerrado na sexta (14), em que a Primeira Turma rejeitou por unanimidade os primeiros embargos de declaração, tipo de recurso que visa esclarecer alguma contradição ou omissão na decisão condenatória.
A rejeição aproxima Bolsonaro de uma ordem para que seja preso em regime fechado. O próximo passo é a publicação do acórdão, decisão colegiada que detalha por escrito a rejeição do recurso, com base nos votos dos quatro ministros que participaram do julgamento – o relator, Alexandre de Moraes, além de Cristiano Zanin, Flávio Dino e Cármen Lúcia.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Como os votos são sucintos, com pouca revisão de texto a ser feita, a expectativa é que a publicação do acórdão que rejeitou o primeiro recurso de Bolsonaro ocorra logo, até terça (18). Com isso, o prazo para novos recursos começaria a contar na quarta (19).
Como há réu preso, os prazos são contados em dias corridos, mesmo em feriado e fim de semana. Contudo, se o último dia cair num sábado ou domingo, o fim do prazo fica adiado para o primeiro dia útil subsequente.
Caminhos
A partir da publicação, a defesa de Bolsonaro teria dois caminhos para adiar a prisão: apresentar novos embargos de declaração contra a rejeição dos primeiros; tentar os embargos infringentes, tipo de apelo que se baseia na divergência de algum ministro para tentar reverter a condenação.
No caso de um segundo embargo de declaração, que pode ser apresentado no prazo de cinco dias a partir da publicação do acórdão, é possível que Moraes, como relator, considere o novo recurso “meramente protelatório”. Isto é, sem viabilidade jurídica, sendo apresentado pelos advogados somente para adiar a prisão.
Antonio Augusto|STF
Nessa hipótese, pela contagem de prazos, uma ordem de prisão poderia ser proferida ainda na última semana de novembro.
No caso de embargos infringentes, é possível que o ministro também negue andamento, com base na jurisprudência do Supremo. Desde o julgamento do ex-governador de São Paulo Paulo Maluf, em 2017, que a Corte exige ao menos dois votos divergentes para admitir esse tipo de recurso. No caso de Bolsonaro, há somente uma divergência, do ministro Luiz Fux.
Se os infringentes foram negados, contudo, a defesa pode tentar ainda um agravo, questionando a rejeição do embargo pelo relator. Isso, em tese, poderia adiar eventual prisão, uma vez que o agravo precisaria ser analisado pela Primeira Turma, com consulta à Procuradoria-Geral da República (PGR).
Viabilidade
Há pouca expectativa, contudo, que qualquer desses caminhos possa evitar a prisão de Bolsonaro. Por exemplo, o ministro Luiz Fux, único a votar pela absolvição do ex-presidente, não participa do julgamento de nenhum recurso.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Isso porque em outubro, após ter ficado isolado no voto pela absolvição, o ministro pediu transferência da Primeira para a Segunda Turma do Supremo, em vaga aberta com a aposentadoria de Luís Roberto Barroso. Com isso, Fux deixou de participar de qualquer deliberação na Primeira Turma.
Local da prisão
O local em que o ex-presidente deve cumprir pena ainda não foi definido. Uma das possibilidades verificadas pelo Supremo é uma ala especial no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, que é voltada a policiais militares presos e fica segregada dos demais detentos.
Pela jurisprudência do Supremo, por ser ex-presidente Bolsonaro tem direito a ficar em uma sala especial, mesmo que instalada em um presídio de segurança máxima comum. A instalação poderia ser montada também em algum edifício da Polícia Federal ou em uma unidade militar, por exemplo.
A defesa do ex-presidente se prepara, contudo, para pedir para que cumpra pena em casa, por motivos de saúde. Bolsonaro sofre de diferentes males, em especial distúrbios na pele e complicações da facada que levou na barriga durante a campanha presidencial de 2018.
A prisão domiciliar por motivos humanitários está prevista na lei e foi concedida recentemente no caso do ex-presidente Fernando Collor, por exemplo, que ficou preso por uma semana em uma penitenciária de Maceió antes de receber autorização para cumprir pena em casa. Ele é portador de transtornos como o Mal de Parkinson e distúrbios de humor.
Bolsonaro já se encontra, há mais de cem dias, em prisão domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica. A medida está relacionada a outra investigação, sobre uma suposta participação do ex-presidente numa tentativa de obstruir o andamento da ação penal do golpe.
Metrópoles
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais: