Lista sêxtupla da OAB/SE

Encerrada a votação da consulta direta à advocacia, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) divulga a lista com os nomes mais votados, formando a lista sêxtupla da advocacia, em conformidade com as políticas afirmativas.

A votação foi encerrada às 17h e contabilizou 29.506 votos destinados aos 26 candidatos que concorreram ao Quinto Constitucional. Dos 9.697 advogados habilitados a votar, 70,55% participaram da consulta direta.

O presidente da OAB/SE, Danniel Costa, destacou a expressiva participação da advocacia na consulta direta e ressaltou a tranquilidade e o respeito durante todo o processo de votação.

“Hoje, a advocacia escolheu os advogados e advogadas que formaram a lista sêxtupla. É dessa lista que sairá o representante da advocacia e da sociedade no Tribunal de Justiça de Sergipe. Tivemos uma adesão enorme, com profissionais que compreenderam a importância deste momento, analisaram as propostas de cada candidato e exerceram seu voto de forma livre e consciente. Estamos vivendo um momento histórico, democrático e crucial para a advocacia e para a sociedade”, afirmou.

A apuração, realizada na sede da OAB/SE, foi acompanhada pelos candidatos e seus representantes, além da Comissão Eleitoral, de representantes da empresa Webvoto — responsável pelo processo de votação eletrônica — e da empresa de auditoria contratada pela OAB/SE.

O presidente da Comissão Eleitoral, Marcel Fortes, explicou como ocorreu a apuração, a contagem dos votos e a formação da lista sêxtupla, respeitando as políticas afirmativas. De acordo com a Resolução nº 10/2025, a lista deve ser composta por uma pessoa com deficiência, dois representantes da diversidade racial (um homem e uma mulher) e no mínimo três mulheres.

“Com a finalização da votação às 17h, iniciamos a apuração em sessão pública, com a presença dos candidatos e de seus representantes, além do auditor e do representante da Webvoto. Após apurarmos a quantidade total de votos de todos os candidatos, a Comissão computou os mais votados, respeitando as cotas de PCD, diversidade racial e equidade de gênero, formando assim a lista sêxtupla. Tivemos uma votação tranquila, segura, inclusiva, célere e respeitosa”, afirmou.

Homologação da lista sêxtupla

A lista sêxtupla será homologada na próxima quinta-feira, 27, durante sessão ordinária do Conselho Seccional.

Após a homologação, o presidente da OAB/SE terá o prazo de cinco dias úteis para encaminhá-la ao Tribunal de Justiça de Sergipe, acompanhada do número de votos recebidos por cada candidato(a) e de seus respectivos currículos. Na mesma ocasião, o chefe do Poder Executivo será oficiado, possibilitando o acompanhamento do processo e o cumprimento do prazo de nomeação previsto no artigo 94, parágrafo único, da Constituição Federal.

Confira a lista sêxtupla

Fabiano Feitosa – 2. 491 votos (vaga PCD)
Carla Caroline de Oliveira – 1.792 (vaga diversidade racial)
Kleidson Nascimento – 1.777 votos (vaga diversidade racial)
América Nejaim – 1.929 votos (vaga equidade de gênero)
Marília Menezes – 1.837 votos (vaga equidade de gênero)
Márcio Conrado – 2.597 votos (ampla concorrência)

Confira a quantidade de votos de cada candidato que concorreu ao Quinto Constitucional

CandidatosVotos
Candidato 5: MARCIO MACEDO CONRADO2.597
Candidato 15: FABIANO FREIRE FEITOSA2.491
Candidato 26: MAURÍCIO GENTIL MONTEIRO2.005
Candidato 4: AMERICA CARDOSO BARRETO LIMA NEJAIM1.929
Candidato 6: MARÍLIA DE ALMEIDA MENEZES1.837
Candidato 19: CARLA CAROLINE DE OLIVEIRA SILVA1.792
Candidato 1: KLEIDSON NASCIMENTO DOS SANTOS1.777
Candidato 11: CLARISSE DE AGUIAR RIBEIRO SIMAS1.482
Candidato 16: ACACIA GARDENIA SANTOS LELIS1.480
Candidato 23: GILVANETE BARBOSA LOSILLA1.316
Candidato 18: MATHEUS DE ABREU CHAGAS1.177
Candidato 9: CICERO DANTAS DE OLIVEIRA1.171
Candidato 2: VICTOR RIBEIRO BARRETO1.088
Candidato 14: SAMIRA DOS SANTOS DAUD1.018
Candidato 3: ALESSANDER SANTOS BARBOSA959
Candidato 20: ANA LUCIA SOUZA ALVES761
Candidato 12: TATIANA SILVESTRE E SILVA CALÇADO745
Candidato 17: CARLOS HENRIQUE MAGALHÃES744
Candidato 27: ARICIO DA SILVA ANDRADE FILHO585
Candidato 21: GETÚLIO SAVIO SOBRAL NETO536
Candidato 8: JUVENAL FRANCISCO DA ROCHA NETO504
Candidato 25: ROBSON MILET425
Candidato 7: JOÃO PEDRO LEITE BARROS423
Candidato 13: FILIPE CORTES DE MENEZES328
Candidato 22: DURVAL SILVA TAVARES220
Candidato 10: GIVALDO CAMPOS DE JESUS116

Fluminense derrota o Flamengo no Maracanã

Em um clássico muito movimentado, o Fluminense derrotou o Flamengo por 2 a 1, na noite desta quarta-feira (19) no estádio do Maracanã, em partida válida 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo com o revés, o Rubro-Negro conseguiu manter a liderança da classificação, sendo beneficiado pelo empate do Palmeiras com o Vitória.ebcebc

Desta forma, o time da Gávea, que permanece com 71 pontos, viu diminuir sua vantagem diante do Verdão para apenas dois pontos.

Enfrentando um Flamengo repleto de desfalques, o Fluminense se impôs no primeiro tempo do clássico disputado no Maracanã. E a primeira oportunidade foi criada justamente pela equipe das Laranjeiras. Aos três minutos Canobbio recebeu a bola na esquerda e, dentro da área com muita liberdade, bateu muito perto do gol defendido pelo goleiro Rossi.

Aos nove o Fla respondeu com ótima jogada individual do colombiano Carrascal que parou em defesa de Fábio. Mas o Flu era superior, em especial no aspecto físico, e abriu o placar com um golaço do de Acosta. O argentino aproveitou bola que sobrou na entrada da área aos 25 minutos e bateu de primeira para colocar a bola no ângulo do gol defendido por Rossi.

A equipe do time argentino Luis Zubeldía continuou mandando no confronto e ampliou aos 32 minutos. O jovem zagueiro João Victor recuou mal, o goleiro Rossi errou o domínio e acabou perdendo a bola para Serna, que chegou em velocidade e bateu para o gol vazio.

Após o intervalo o técnico Filipe Luís começou a mudar algumas peças para tentar equilibrar o jogo. E as mudanças surtiram efeito, com o Flamengo passando a rondar o gol de Fábio com mais perigo. E, muito mais na base da vontade do que na qualidade, o Rubro-Negro da Gávea conseguiu descontar, aos 39 minutos, com um gol de pênalti do volante Jorginho.

Palmeiras empata

Quem perdeu a oportunidade de assumir a liderança do Brasileiro foi o Palmeiras, que não passou de um empate sem gols com o Vitória em partida, antecipada da 37ª rodada, disputada no Allianz Parque.

A equipe comandada pelo técnico português Abel Ferreira empilhou oportunidades de abrir o marcador, mas viu o goleiro Thiago Couto brilhar com defesas difíceis para permitir que o Leão chegasse aos 36 pontos, na 17ª posição da classificação. Já o Verdão chegou aos 69 pontos, permanecendo na segunda colocação.

Outros resultados:

Santos 1 x 1 Mirassol
Grêmio 2 x 0 Vasco

Previsão de chuvas durante o feriado em Sergipe

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), informa a probabilidade de chuvas e ventos moderados a intensos a partir das 18h desta quarta-feira, 19, até as 8h de sábado, 22.

Condições meteorológicas em Sergipe
Arthuro Paganini|ASN

Durante o período, as precipitações podem ser moderadas a intensas, com acumulados superiores a 50 milímetros (mm) e ventos variando entre 40 e 70 km/h, com possibilidade de trovoadas e descargas elétricas.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segundo o boletim meteorológico, as instabilidades atmosféricas são provenientes da atuação de uma frente estacionária, que deve canalizar fluxo de umidade persistente durante o final da semana, favorecendo o transporte de nuvens convectivas em todo o estado.

Para esta quarta-feira, a tendência é de que as regiões agreste e sertão sejam as primeiras a sentir os efeitos das instabilidades, com maior probabilidade de chuvas e rajadas de vento nessas áreas.

Entretanto, a partir desta quinta-feira, 20, feriado do Dia da Consciência Negra, o sistema deve avançar e alcançar todas as regiões do estado, ampliando o risco de acumulados significativos de chuva e condições de tempo severo.

A Semac alerta que as chuvas podem gerar acumulados expressivos, apresentando riscos em rodovias, alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamento de pequenos córregos e riachos, além do transbordamento dos principais rios e lagoas das regiões afetadas.

A Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Semac segue monitorando as condições climáticas para novas atualizações.

Veja previsão do Climatempo:

Climatempo

Amorim assume comando do Podemos em Sergipe

O tabuleiro político de Sergipe ganhou uma peça de peso nesta semana. Após perder o comando do Partido Liberal (PL), o empresário Edvan Amorim reassume protagonismo e agora está oficialmente à frente do Podemos no estado, um movimento que mexe com alianças, estratégias e humores no cenário local.

Empresário Edvan Amorim
Divulgação

A mudança foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na terça-feira (18), validada no dia seguinte, e terá vigência até 31 de dezembro de 2026. Tempo suficiente para Edvan reorganizar a casa e colocar o partido em rota de colisão com o governo.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O comando estava anteriormente com o ex-deputado estadual Zeca da Silva, aliado do ex-deputado federal André Moura, hoje presidente do União Brasil em Sergipe.

Sob essa gestão, o Podemos integrava a base governista. Mas isso fica oficialmente no passado: com Amorim, o partido muda de lado e passa a compor a oposição no estado.

Edvan volta ao jogo com a caneta partidária na mão, reposiciona o Podemos no mapa e, de quebra, esquenta as articulações para 2026. 

Veja documento de filiação:

Documento de filiação do empresário sergipano Edvan Amorim ao Podemos
Reprodução

Com informações do Itnet

Enem 2025: Gabarito e caderno de provas do Segundo dia

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou nesta quarta-feira (19), os gabaritos e os cadernos de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 do segundo dia de aplicação das provas, no domingo (16). 

Cadernos de provas do Enem 2025
Angelo Miguel|MEC

O material já está disponível no portal do Inep, na parte de provas e gabaritos.

A publicação está organizada por dia de aplicação regular, pela cor (azul, amarelo, branco, verde, laranja, cinza e roxo) e pelos tipos dos cadernos.

Divulgação antecipada

A divulgação foi antecipada em um dia do previsto inicialmente pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em entrevista à imprensa, no domingo.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Os gabaritos seriam conhecidos apenas nesta quinta-feira (20), porém, o Inep identificou relatos de vazamento de questões similares às que caíram no Enem 2025. Por este motivo, a autarquia federal, vinculada ao Ministério da Educação, decidiu tecnicamente anular três questões da prova de domingo.

Live na internet

Em entrevista à TV Educativa do Ceará, nessa terça-feira (18), o ministro da Educação, Camilo Santana [vídeo abaixo], relatou que, segundo as informações obtidas por ele, uma pessoa que participou de um pré-teste do Enem e as divulgou [as questões deste processo] em uma fala em uma transmissão ao vivo, na internet, dias antes da prova.

“Como alguns milhares de pessoas tiveram acesso à live dessa pessoa, dentro de uma dimensão de mais de 4 milhões de pessoas que fizeram a prova. Mas, para dar garantia de isonomia, nós resolvemos anular as três questões, por uma questão muito mais de prevenção e para dar lisura ao processo do Enem.”

O possível vazamento das perguntas vai ser investigado pela Polícia Federal. “Nós determinamos à Polícia Federal que tomasse todas as medidas legais, também em relação a esse fato e apurasse a confidencialidade desse fato.”

Enem continua válido

O ministro Camilo Santana garantiu que as demais 87 questões do segundo dia de provas do Enem 2025 continuam válidas. “Para garantir que todos não fossem prejudicados por conta dessas três questões, o Inep as anulou, mas continuam valendo todas os outros 87 itens, também a redação e o que foi elaborado e aplicado durante esses dois dias.”

Gabaritos e cadernos de provas

No dia 16 de novembro, os participantes resolveram 90 questões de múltipla escolha. Sendo 45 itens de ciências da natureza e suas tecnologias (biologia, química e física) e outros 45 de matemática e suas tecnologias.

Os cadernos das provas do segundo dia de aplicação do Enem, também, estão disponíveis com adaptação para o leitor de tela para pessoas com deficiência visual (cegos e com baixa visual).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O Inep explica que, por meio do software NonVisual Desktop Access (NVDA), que captura toda informação de texto, o conteúdo do material é transformado em fala, permitindo a acessibilidade a deficientes visuais.

Os gabaritos e os cadernos de questões também podem ser baixados e lidos com o suporte do Dosvox, um programa que se comunica com o usuário por meio de síntese de voz.

Acertos

O número de respostas certas não corresponde à nota final do candidato. Vale lembrar que para o cálculo das proficiências dos participantes no Enem, o Inep adota a Teoria de Resposta ao Item (TRI) que considera a coerência das respostas corretas do participante.

Este modelo matemático identifica a consistência da resposta, segundo o grau de dificuldade de cada questão.

Saiba como é calculada a nota do Enem aqui.

Aplicação das provas

As provas do Enem 2025 foram aplicadas no dia 16 em cerca de 165 mil salas, distribuídas em 1.805 municípios de todas as 27 unidades da federação.

De acordo com o ministro da Educação, cerca de 70% dos inscritos confirmados (4,81 milhões) participaram dos dois dias do Enem 2025, em todo o país.

Reaplicação do Enem

As pessoas que faltaram doenças infectocontagiosas ou por problemas logísticos, como, podem pedir para fazer as provas nos dias 16 e 17 de dezembro. Os candidatos de Rio Bonito do Iguaçu (PR), que tiveram a aplicação adiada devido à passagem de um tornado que atingiu o município, têm direito de solicitar a reaplicação das provas do Enem.

Para os casos previstos no edital desta edição do Enem, a solicitação de reaplicação deve ser feita exclusivamente na Página do Participante no site do Inep. O prazo iniciado na segunda-feira (17), se encerra às 12h (horário de Brasília) desta sexta-feira (21).

Preso por agiotagem durante operação em Aracaju

Na manhã desta quarta-feira (19), a Secretaria da Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) e a Polícia Civil deram início à Operação Centro Sem Ágio.

Viaturas da 2ª Delegacia Metropolitana (DM) em Aracaju
Polícia Civil

Esta ação, organizada pela 2ª Delegacia Metropolitana de Aracaju (2ª DM), concentrou-se no combate a crimes relacionados à agiotagem, extorsão e ameaças na capital do Estado.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Sob a liderança do delegado Gregório Bezerra, as equipes efetuaram operações que resultaram no cumprimento de um mandado de prisão. Um homem, suspeito de estar à frente da atividade criminosa e de intimidar vítimas com ameaças sérias, foi preso e levado à delegacia.

A operação destaca ainda a relevância da colaboração entre as forças de segurança para desmantelar atividades financeiras ilícitas que afetam a economia local e colocam os cidadãos em perigo.

A SSP reafirma o comprometimento com a proteção e o bem-estar da população de Sergipe, e a Polícia Civil ressalta que informações sobre agiotagem ou outros delitos podem ser denunciadas de maneira anônima pelo Disque-Denúncia 181.

Para casos de emergência, o cidadão pode entrar em contato pelo 190 da Polícia Militar.

Fasc 2025: Guia dos shows com Pabllo Vittar, Seu Jorge, João Gomes e mais

A 40ª edição do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) está prestes a começar, transformando a Cidade Mãe de Sergipe em um grande palco a céu aberto a partir desta quinta-feira, 20.

Palco João Bebe Água, no Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), em 2024
Heitor Xavier|Divulgação

Durante quatro dias, mais de cem atrações culturais tomarão conta dos espaços históricos, com destaque para uma programação musical robusta e diversificada.

Ao todo, 32 shows estão programados para acontecer durante as noites, distribuídos em três locais principais: o Palco João Bebe Água, na icônica Praça São Francisco; o Palco Frei Santa Cecília, na Praça do Carmo; e o Palco Samba na Bica, na Bica dos Pintos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

No Palco João Bebe Água, o principal do evento, os holofotes estão voltados para nomes de peso no cenário nacional como Pabllo Vittar, João Gomes, Olodum, Seu Jorge e Gaby Amarantos.

Enquanto isso, o Palco Frei Santa Cecília se firma como o reduto da música alternativa e urbana, trazendo shows aguardados de Karol Conká, Maglore, a banda de hardcore Dead Fish e a cantora Urias, entre outras atrações.

Confira abaixo os dias e horários de todas as atrações musicais:

Quinta – 20/11

Palco João Bebe Água (Praça São Francisco)

20h – Joyce Alane
22h – Olodum
00h – Gaby Amarantos
02h – Edcity Fantasmão

Palco Frei Santa Cecília (Praça do Carmo)

19h – Santa Cena
21h – Pardal
23h – Bruxas do Gangaço
01h – Karol Conká

Palco Samba na Bica (Bica dos Pintos)

11h – Afoxé de Odé
12h50 – Samba de Meia Hora
14h10 – Descidão dos Quilombolas
15h – Afoxé Di Preto
16h20 – Descidão dos Quilombolas
17h – Bruninho

Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc)
Jhonny Oliveira|Prefeitura de São Cristóvão

Sexta – 21/11

Palco João Bebe Água (Praça São Francisco)

20h – Orquestra Sanfônica convida Jeanny Lins, Erivaldo de Carira, Lari Lima e Chiko Queiroga
22h – Pabllo Vittar
00h – Marcelo D2
02h – Reação

Palco Frei Santa Cecília (Praça do Carmo)

19h – Maglore
21h – Lau e Eu
23h – Chico Chico
01h – Urias

Palco Samba na Bica (Bica dos Pintos)

13h – Patota do Zé
15h – Samba do Arnesto

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Sábado – 22/11

Palco João Bebe Água (Praça São Francisco)

20h – Héloa e Lia de Itamaracá
22h – João Gomes
00h – Seu Jorge
02h – Nona

Palco Frei Santa Cecília (Praça do Carmo)

19h – Dead Fish
21h – Mundo Livre S/A
23h – Getúlio Abelha
01h – Cidade Dormitório

Palco Samba na Bica (Bica dos Pintos)

11h – Seu Samba
13h – Marcela Rubbya
15h – Quioco Cabriolar

Domingo – 23/11

Palco João Bebe Água (Praça São Francisco)

17h – Saulo
19h – Maysa Reis
21h – Os Garotin
23h – Patusco

Palco Frei Santa Cecília (Praça do Carmo)

18h – Edu Borges
20h – Mestre Ambrósio
22h – Luno Torres
00h – Ana Frango Elétrico

Palco Samba na Bica (Bica dos Pintos)

13h – Esse Lance
15h – Os Faranis


NE Notícias, da redação

Ex-prefeito de município sergipano se filia ao Podemos

O cenário para a disputa ao Senado em 2026 ganhou um novo contorno. O ex-prefeito de Itabaiana, Adaílton Sousa, ligado ao grupo político de Valmir de Francisquinho, anunciou sua filiação ao Podemos.

Ex-prefeito de Itabaiana Adaílton Souza
Adailton Souza – Assessoria

A mudança foi oficializada em Brasília, após uma reunião com a presidente nacional do partido, a deputada federal Renata Abreu.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Adaílton, que estava no PL, agradeceu à antiga sigla: “É com muita alegria que comunico a todos a minha filiação ao PODEMOS, ao tempo em que agradeço imensamente ao PL, na pessoa do Presidente Valdemar da Costa Neto, pelo período em que estive no partido pelo qual fui prefeito de Itabaiana”.

A troca partidária está diretamente ligada à sua pré-candidatura ao Senado. Segundo ele, a nova casa oferece o espaço que ele buscava para o pleito.

“O PL tinha orientação de permitir que apenas um filiado, em Sergipe, disputasse as duas vagas. No Podemos, por meio da presidente Renata Abreu, encontrei a garantia necessária para iniciar minha luta pelos sergipanos”, justificou.


NE Notícias, da redação

Pedro sobre outras dores

O atacante sentiu dores musculares durante o treinamento da última terça-feira (18) e precisou deixar a atividade. Nesta quarta-feira (19), realizou exame de imagem que constatou lesão muscular na coxa esquerda. O jogador já iniciou tratamento com o Departamento Médico do Clube de Regatas do Flamengo.

Também nesta manhã, Pedro realizou radiografia de controle no antebraço direito, que apontou sinais de consolidação da fratura na ulna.

Energia cara: previsão para novembro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a manutenção da bandeira vermelha patamar 1 irá vigorar no mês de novembro. Isso significa que as contas de energia elétrica terão adicional de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Bandeiras tarifárias de energia
ANEEL/Reprodução

Em agosto e setembro, a Aneel havia acionado a bandeira vermelha patamar 2, com adicional de R$ 7,87 por 100 kWh. Em outubro, a bandeira foi reduzida para o patamar 1.

De acordo com a Aneel, a medida foi adotada por causa do baixo volume de chuvas, afetando o nível dos reservatórios para a geração de energia nas usinas hidrelétricas.

“O cenário segue desfavorável para a geração hidrelétrica, devido ao volume de chuvas abaixo da média e à redução nos níveis dos reservatórios. Dessa forma, para garantir o fornecimento de energia é necessário acionar usinas termelétricas, que têm custo mais elevado, justificando a manutenção da bandeira vermelha patamar 1”, informou a agência.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A agência reguladora de energia elétrica acrescentou “que a fonte solar de geração é intermitente e não injeta energia para o sistema o dia inteiro”. “Por essa razão, é necessário o acionamento das termelétricas para garantir a geração de energia quando não há iluminação solar, inclusive no horário de ponta”, acrescentou.

Custos extras

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em cores, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.