Emília Corrêa classifica prisão de Bolsonaro como “desumana”

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), manifestou-se na manhã deste sábado (22) sobre a detenção do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em conversa com a jornalista Magna Santana, a gestora classificou a prisão como “desumana”.

Emília Corrêa classifica prisão de Bolsonaro como "desumana"
FanF1|Reprodução

Utilizando o respaldo de quem já atuou como defensora pública na área criminal, Emília argumentou que o rigor da medida poderia ter sido evitado. Para ela, no atual contexto, outras medidas cautelares poderiam ter sido adotadas pelas autoridades competentes [vídeo mais abaixo].

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

É importante contextualizar que, na decisão que fundamentou a prisão preventiva, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), citou fatos específicos, como a violação do sistema de monitoramento eletrônico (tornozeleira) e indícios de uma “eventual tentativa de fuga do réu”.

Até o momento da declaração, no entanto, não ficou claro se a prefeita de Aracaju já tinha acesso a esses detalhes presentes nos autos.

E você, leitor, qual sua opinião sobre o posicionamento da prefeita diante da prisão de Bolsonaro? Participe na seção de comentários abaixo.

Veja vídeo publicado pelo FanF1:


NE Notícias, da redação

Marcada audiência entre Emília e Candisse

A disputa política em Aracaju ganhou um novo capítulo no Judiciário com a marcação de uma audiência de conciliação entre a prefeita Emília Corrêa (PL) e a jornalista Candisse Carvalho, esposa do senador Rogério Carvalho (PT).

Emília Corrêa e Candisse Carvalho
Emília e Candisse

Emília ingressou com queixa-crime contra Candisse, apontando os crimes de calúnia e difamação em três vídeos publicados nas redes sociais da comunicadora.

Nos conteúdos contestados, Candisse, que foi candidata nas eleições municipais de 2024, associa a prefeita a supostos casos de nepotismo, corrupção, fraude em licitações e incapacidade administrativa na condução da gestão.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A Procuradoria-Geral do Município (PGM) informou ter reunido esse material audiovisual e anexado tudo à ação, ressaltando que as acusações são graves e, segundo a prefeitura, “totalmente falsas”.

Após a judicialização do caso, Candisse reagiu publicamente em suas redes sociais, afirmando: “A prefeita que prometeu defender mulheres decidiu me processar para tentar me silenciar.” Ao final, a jornalista reforçou que “minha voz não cala e a verdade também não”, sinalizando que pretende manter o tom crítico em relação à administração municipal.

A audiência de conciliação entre as partes foi marcada para o dia 8 de junho de 2026 e tramita na 2ª Vara Criminal.

De acordo com o enquadramento apontado na queixa-crime, os delitos imputados podem resultar em penas que variam de 3 meses a 2 anos de detenção, além de multa, a depender da tipificação e da eventual condenação.


NE Notícias, da redação

Bolsonaro usou solda para abrir tornozeleira; veja o vídeo

O ex-presidente Jair Bolsonaro usou um ferro de solda para tentar abrir a tornozeleira eletrônica [vídeo mais abaixo]. As informações estão em relatório da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seap) encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) junto a um vídeo em que o próprio Bolsonaro admite a avaria.

Bolsonaro usou um ferro de solda para tentar abrir a tornozeleira eletrônica
SEAP|Divulgação

“[Foi] curiosidade”, disse ele, informando que a tentativa de abrir o equipamento ocorreu no final da tarde de sexta-feira (21).

Às 00h07 deste sábado (22), o sistema do Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (CIME) gerou o alerta de violação da tornozeleira. Pela manhã, Bolsonaro foi preso pela Polícia Federal.

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, retirou o sigilo sobre o relatório e o vídeo da Seap e deu prazo de 24 horas para que a defesa de Bolsonaro se manifeste sobre a tentativa de violar a tornozeleira.

“O equipamento possuía sinais claros e importantes de avaria. Haviam marcas de queimadura em toda sua circunferência, no local de encaixe/fechamento do case. No momento da análise o monitorado foi questionado acerca do instrumento utilizado. Em resposta, informou que fez uso de ferro de solda para tentar abrir o equipamento”, diz o relatório.

A tornozeleira foi, então, substituída por outro equipamento.

Veja as imagens:

Reprodução

Neste domingo (23), termina o prazo para a apresentação dos últimos recursos pelas defesas. Se os recursos forem rejeitados, as prisões serão executadas.

Também nesta sexta-feira, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocou, pelas redes sociais, uma vigília de orações próxima à casa onde o pai, Jair Bolsonaro cumpria prisão domiciliar desde o dia 4 de agosto.

Na decisão que determinou a prisão preventiva, o ministro Alexandre de Moraes cita a violação da tornozeleira e diz que a reunião poderia causar tumulto e até mesmo facilitar “eventual tentativa de fuga do réu”.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Condenado a 27 anos e três meses de prisão na ação penal da trama golpista, Bolsonaro e os demais réus podem ter as penas executadas nas próximas semanas.

Na semana passada, a Primeira Turma da Corte rejeitou os chamados embargos de declaração do ex-presidente e de mais seis acusados para reverter as condenações e evitar a execução das penas em regime fechado.

A defesa do ex-presidente chegou a pedir, nesta sexta-feira, a concessão de prisão domiciliar humanitária a Jair Bolsonaro, o que foi rejeitado por Moraes neste sábado. Segundo os advogados, Bolsonaro tem doenças permanentes, que demandam “acompanhamento médico intenso” e, por esse motivo, o ex-presidente deve continuar em prisão domiciliar.

Sobre a prisão preventiva, a defesa afirma que recorrerá da decisão.

Bolsonaro estava em prisão domiciliar em razão de descumprimento de medidas cautelares já fixadas pelo STF.

Elas foram determinadas no inquérito no qual o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, é investigado pela sua atuação junto ao governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para promover medidas de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do Supremo.

Atlético-MG é o vice da Sul-Americana

O Atlético-MG deixou escapar o título inédito da Copa Sul-Americana e a vaga na Libertadores de 2026 ao perder a final para o Lanús (Argentina) nos pênaltis, por 5 a 4, após empate em 0 a 0 nos 120 minutos de partida (90 do tempo regulamentar + 30 da prorrogação), no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção (Paraguai). 

O campeão foi definido na sétima rodada de cobranças, com o goleiro argentino Losada defendendo o pênalti batido por Vitor Hugo.ebcebc

Após jejum de 12 anos, o Lanús conquista o segundo título do história do clube – o primeiro foi em 2013. Além de presença garantida na Libertadores do ano que vem, os argentinos levam premiação da Conmebol no valor de R$ 54,3 milhões, e o Alvinegro mineiro receberá R$ 30,5 milhões pelo vice-campeonato. 

O time mineiro teve a chance de arrancar a vitória no primeiro tempo da prorrogação em duas bolas perigosas, a primeira aos 8 minutos com Caio Paulista que chutou para fora. Dois minutos depois, Rony tentou de cabeça e, na sequência, Biel chutou forte no meio do gol. Ambas as tentativas pararam nas mãos do goleiro Losada. Nos 15 minutos finais, Huck rolou para Biel, que avançou na área e chutou em cima de Lousada. O goleiro argentino fez outra grande defesa.

Na cobrança de pênaltis,  o Lanús começou atrás: Everson defendeu a bola batida por Walter Bou mas, na sequência, Hulk chutou no meio do gol e facilitou a defesa de Losada.Tudo igual. Depois Izquierdo e Marcich converteram para os argentinos, e do lado brasileiro Gustavo Scarpa e Igor Gomes também balançaram a rede. Na quarta cobrança, Aquino marcou para o Lanús, e Biel teve o pênalti defendido por Losada,

O Lanus liderava o placar na última das cinco cobranças quando o experiente Lautaro Acosta isolou a bola e manteve viva as chances do Galo. O goleiro Everson cobrou com categoria e igualou novamente o placar: 3 a 3. Nas cobranças alternadas. Augustín Cardoso marcou para os argentinos e Alexsander para os brasileiros. Depois Watson também acertou o fundo da rede colocando o Lanús na frente noamente, e por último Losada defendeu a cobrança de Vitor Hugo, selando a vitória dos argentinos por 5 a 4. 

A primeira etapa do tempo regulamentar começou com jogo truncado, com marcação fechada de ambos os lados. Aos 13 minutos, o Lanús teve a chance de abrir o placar: Carrera finalizou da entrada da área, mas o chute saiu fraco e Everson defendeu. Na sequência, o Galo respondeu com Arana, que desferiu um torpedo de dento da área, mas o goleiro Losada fez ótima defesa.

Aos 18 minutos, o Galo teve a melhor oportunidade da partida em cobrança de falta: Bernardo chutou direto e a bola caprichosamente bateu na trave e saiu. Nos minutos finais, Dudu rolou para Igor Gomes finalizar de fora da área, mas o chute saiu baixo, facilitando a defesa de Losada. Aos 46 minutos, Carrera desferiu uma bomba da entrada da área, mas a bola foi para fora, sem risco para o gol do Galo.

Na volta do intervalo, o Atlético-MG foi ainda mais ofensivo. Aos 13 minutos, em jogada iniciada no meio de campo, Igor Gomes lançou para Dudu. Ele tabelou com Arana, antes de chutar colocado, mas o goleiro Losada espalmou par escanteio. Aos 21, após assistência de Hulk, Junior Alonso arriscou de fora da área e a bola passou rente ao gol do Lanús.

Com marcação forte do Galo, a equipe argentina enfrentou dificuldade para avançar do meio campo em diante. Uma das poucas oportunidades foi já nos 44 minutos, com Castillo que driblou a marcação dentro da área ante de chutar rasteiro, mas a bola saiu ao lado do gol.

Veja melhores momentos:

CONMEBOL Sudamericana

Moraes aponta risco de fuga de Bolsonaro; veja decisão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, decretou neste sábado (22) a prisão preventiva do ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro.

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes com documentos em mãos. Brasília (DF), 10/06/2025
Valter Campanato|Agência Brasil

A medida, tomada no âmbito da Petição (Pet) 14129, substitui a prisão domiciliar anteriormente imposta e foi motivada por novos elementos que indicam risco concreto de fuga e ameaça à ordem pública, especialmente diante da iminência do trânsito em julgado da condenação na Ação Penal (AP) 2668.

Ele deve ser recolhido na Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal, onde passará por audiência de custódia neste domingo (23).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A decisão será submetida a referendo da Primeira Turma do STF em sessão virtual extraordinária convocada para segunda-feira (24/11), das 8h às 20h, pelo ministro Flávio Dino, presidente do colegiado.

Fundamentos da decisão

Segundo o ministro relator, a decisão baseou-se em fatos novos apresentados pela Polícia Federal, corroborados pela manifestação da Procuradoria-Geral da República, que apontam: risco iminente de fuga a partir de ocorrência de violação do equipamento de monitoramento eletrônico (tornozeleira) à 0h08min do dia 22/11, indicando tentativa de rompimento do dispositivo.

Na decisão, o relator ainda apontou a possibilidade de deslocamento para embaixadas próximas à residência, considerando que as investigações revelaram um antecedente de planejamento de pedido de asilo em representação diplomática.

Citou, ainda, recente fuga de outros réus e aliados políticos, indicando a adoção de estratégia semelhante por outros integrantes do mesmo núcleo investigado.

O ministro ressaltou tentativa de obstrução e fiscalização da prisão domiciliar a partir de convocação pública para uma vigília nas proximidades da residência de Bolsonaro, feita por parlamentar e familiar do réu, com potencial de gerar aglomeração de apoiadores e dificultar o cumprimento das medidas cautelares.

Essa mobilização seria um possível meio para dificultar ações de fiscalização e permitir eventual fuga, reproduzindo estratégias anteriormente identificadas na investigação de atos antidemocráticos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O ministro destacou ainda que Bolsonaro já havia violado medidas anteriormente impostas, incluindo o uso indevido de redes sociais e condutas que contrariavam regras da prisão domiciliar.

Garantia da ordem pública e da aplicação da lei penal

Diante da proximidade do trânsito em julgado da condenação a 27 anos e 3 meses de reclusão, o STF considerou que a manutenção da prisão domiciliar não era capaz de neutralizar o risco de manter o réu em prisão domiciliar, mesmo com o uso de monitoramento eletrônico e acompanhamento policial permanente.

Determinações complementares

A decisão determinou o cumprimento do mandado de prisão pela Polícia Federal no período da manhã do dia 22/11, sem algemas e sem exposição midiática. A audiência de custódia será por videoconferência neste domingo (23/11).

Confira as medidas determinadas:

  • Atendimento médico permanente ao custodiado.
  • Necessidade de autorização prévia do STF para quaisquer visitas, exceto advogados e equipe médica.
  • Cancelamento das autorizações de visitas concedidas no âmbito da AP 2668.

➥ Leia a íntegra da decisão

URGENTE! Bolsonaro é preso pela PF em Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22) pela Polícia Federal em Brasília. Ele, que se encontrava em regime domiciliar, foi levado pelos agentes sob a justificativa de “garantia da ordem pública”.

Ex-presidente Jair Bolsonaro cabisbaixo em audiência no STF
Gustavo Moreno|STF

Neste momento, o ex-mandatário passa por exames de corpo de delito, procedimento padrão após detenções.

Em nota sucinta, a corporação oficializou a operação:

“A Polícia Federal cumpriu neste sábado (22/11), em Brasília/DF, um mandado de prisão preventiva em cumprimento a decisão do Supremo Tribunal Federal.”

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Embora Bolsonaro tenha sido condenado a 27 anos e três meses de prisão na ação penal referente ao Núcleo 1 da trama golpista, a prisão realizada hoje não corresponde ainda ao cumprimento dessa pena específica. Trata-se de uma medida cautelar (preventiva).

O episódio ocorre menos de 24 horas após os advogados do ex-presidente peticionarem ao Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando a manutenção da prisão domiciliar. O objetivo é evitar que ele seja levado para o Complexo Penitenciário da Papuda.

Acompanhe cobertura da CNN Brasil:

CNN Brasil

Brasil garante vaga na Semi do Mundial Sub-17

Graças a um gol marcado no último minuto do segundo tempo, a seleção brasileira derrotou o Marrocos pelo placar de 2 a 1, na tarde desta sexta-feira (21) no estádio Aspire Zone em Doha (Catar), e garantiu a classificação para as semifinais da Copa do Mundo Sub-17 de futebol masculino.

Jogadores da Seleção comemoram o primeiro gol do Brasil no Mundial Sub-17
Nelson Terme|CBF

Na próxima etapa da competição, o Brasil medirá forças com Portugal, que superou a Suíça por 2 a 0 nesta sexta. O confronto entre brasileiros e lusitanos será disputado na próxima segunda-feira (24). No mesmo dia Áustria e Itália jogam em busca da outra vaga para a decisão.

O confronto entre Brasil e Marrocos foi muito disputado, com oportunidades claras de lado a lado. Porém, a partida teve um protagonista, o atacante Dell, que, logo aos 14 minutos do primeiro tempo, aproveitou cruzamento de Ruan Pablo para finalizar de primeira e superar o goleiro Bellaarouch [vídeo mais abaixo].

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Tudo caminhava para a seleção brasileira fechar a etapa inicial em vantagem. Mas, aos 46 minutos, o juiz marcou pênalti após Angelo cometer falta em El Aoud dentro da área. Baha foi para a cobrança e não falhou para igualar o marcador.

Após o intervalo o Brasil assumiu o comando das ações e, já nos minutos finais, conseguiu arrancar a vitória e a classificação. Aos 49, Tiaguinho escorou a bola de cabeça na direção da área, onde Dell tocou de peito para se livrar do goleiro Bellaarouch antes de bater para o gol vazio e garantir a vaga na semifinal.

Veja melhores momentos:

GE TV

Marcos Aurélio: Mitidieri desafia oposição

Na coluna desta sexta-feira (21), Marcos Aurélio repercute o desafio do governador Fábio Mitidieri à oposição, defendendo os números de sua gestão [vídeo mais abaixo]. A pauta também destaca a definição da lista sêxtupla da OAB para o Quinto Constitucional e o escândalo bilionário do Banco Master. Acompanhe!

Análise de candidatura
TSE / Reprodução

OAB Sergipe

Lista sêxtupla definida e uma constatação da força das mulheres advogadas sergipanas. Dra América Dejaim (1.929 votos); Dra Marília Menezes (1.837) e Dra. Carla Carol (1.792). Elas entraram com toda disposição e conquistaram os votos da categoria, tanto que, apesar da cota de gênero, nenhuma das três integrantes da lista precisou usar o critério. Entraram por estarem entre os seis nomes mais votados.

A cota foi importante para definir o terceiro nome, do Dr. Kleidson Nascimento, (1.777 votos) que foi o sétimo colocado, deixando de fora o Dr. Maurício Gentil, (2.005 votos). Nas duas primeiras colocações, com uma diferença de 106 votos, Dr. Marcio Conrado (2.597) e o Dr. Fabiano Feitosa (2.491), inscrito na cota de PCD.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A lista será entregue na próxima sexta-feira (28), pelo Presidente da Ordem, Dr. Danniel Costa à presidência do TJSE, que definirá os três nomes que serão encaminhados ao governador Mitidieri, que dentre esses, escolherá um, que assumirá a vaga ocupada interinamente pelo Dr. Manoel Costa Neto.

Governador Mitidieri fez um desafio à Oposição

“Não tenho nenhuma preocupação em debater as ações do nosso governo com a Oposição” e na sequência enumerou uma série de conquistas positivas nos últimos três anos da sua gestão. Lembrou que pela primeira vez o número de trabalhadores com carteira assinada é maior que o de beneficiados com o bolsa família; os números que garantem a segurança dos sergipanos, através dos excelentes índices no setor.

Além disso, Fábio Mitidieri comemorou o volume de recursos que foram e continuam sendo aplicados em obras de infraestrutura em todos os municípios sergipanos. É preciso lembrar que o governador ainda tem em caixa, rendendo aproximadamente 20 milhões por mês, o valor que o Estado recebeu da Iguá, pela concessão da distribuição de água, coleta e tratamento do esgoto.

Ouça fala do governador:

O bolo não é grande, é abissal

O escândalo do Banco Master, que teve além do proprietário, Daniel Vorcaro, toda a diretoria presa pela Polícia Federal, naquele que já é considerado o maior escândalo do Mercado Financeiro. Só em bens apreendidos durante a Operação, o montante de 230 milhões de reais.

E nos corredores de Brasília, a expectativa é de mais revelações que podem abalar a estrutura política da direita pelas relações do banqueiro e as tentativas de salvar a Instituição Financeira, a exemplo da compra, pelo BRB (banco do governo do DF) e os aportes em fundos não recomendados pelos Órgãos de fiscalização, a exemplo do TCE do Rio de Janeiro, quando Cláudio Castro resolveu investir o dinheiro da previdência dos servidores estaduais. As próximas Operações da Polícia Federal terão manchetes nacionais garantidas.


Por Marcos Aurélio

Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.

Bolsonaro pede para ficar em Prisão Domiciliar

A defesa de Jair Bolsonaro pediu nesta sexta-feira (21) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a concessão de prisão domiciliar humanitária ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

O ex presidente Jair Bolsonaro chegando para depoimento na 1 turma do STF, como réu do núcleo 1 na ação da trama golpista. Brasília (DF), 10/06/2025
Valter Campanato|Agência Brasil

Segundo os advogados, Bolsonaro tem doenças permanentes, que demandam “acompanhamento médico intenso” e, por esse motivo, o ex-presidente deve continuar em prisão domiciliar.

O pedido da defesa pretende evitar que Bolsonaro seja levado para o presídio da Papuda, em Brasília.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Condenado a 27 anos e três meses de prisão na ação penal do Núcleo 1 da trama golpista, Bolsonaro e os demais réus podem ter as penas executadas nas próximas semanas.

Na semana passada, a Primeira Turma da Corte rejeitou os chamados embargos de declaração do ex-presidente e de mais seis acusados para reverter as condenações e evitar a execução das penas em regime fechado.

No próximo domingo (23), termina o prazo para a apresentação dos últimos recursos pelas defesas. Se os recursos forem rejeitados, as prisões serão executadas.

Riscos

De acordo com a defesa, a ida de Bolsonaro para o presídio terá “graves consequências” e representa risco à vida do ex-presidente.

Os advogados apresentaram exames e disseram que Bolsonaro apresenta saúde debilitada e quadro diário de soluço gastroesofágico, falta de ar e faz uso de medicamentos com ação no sistema nervoso central.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Os problemas de saúde são decorrentes da facada desferida contra Bolsonaro na campanha eleitoral de 2018, segundo a defesa.

“São circunstâncias que, como se sabe, mostram-se absolutamente incompatíveis com o ambiente prisional comum”, completaram os advogados.

Não há prazo para Alexandre de Moraes decidir sobre o pedido de prisão domiciliar.

CNN Brasil

Moraes determina prisão de deputado do PL

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou nesta sexta-feira (21) a prisão do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). A íntegra da decisão do ministro ainda não foi divulgada.

Deputado Alexandre Ramagem
Valter Campanato / Agência Brasil

A medida foi determinada pelo ministro após o site PlatôBR informar, na última quarta-feira (19), que Ramagem está em Miami, nos Estados Unidos. Ele foi filmado pela equipe do site enquanto entrava em um condomínio na cidade norte-americana.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo Jair Bolsonaro, Ramagem foi condenado na ação penal da trama golpista a 16 anos de prisão e recorre em liberdade.

Durante a investigação, Ramagem foi proibido pelo ministro Alexandre de Moraes de sair do país e teve que entregar todos os passaportes nacionais e estrangeiros.

Os detalhes da suposta fuga do deputado ainda não foram divulgados oficialmente.

A Câmara dos Deputados informou ontem (20) que não foi comunicada sobre o afastamento do parlamentar do território nacional nem autorizou nenhuma missão oficial dele no exterior.

A Casa também informou que o deputado apresentou atestados médicos que abrangem os períodos entre 9 de setembro e 8 de outubro e 13 de outubro e 12 de dezembro.

Após a divulgação da notícia de que Ramagem está no exterior, deputados da bancada do PSOL pediram a prisão do ex-diretor da Abin ao Supremo.

A defesa do deputado informou que não vai se manifestar.

CNN Brasil