Filho é preso após ameaçar mãe e violar medida protetiva em Aracaju
Na manhã desta segunda-feira, 24, na capital, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Aracaju, cumpriu um mandado de prisão preventiva contra um homem de 18 anos, investigado pelos crimes de ameaça e descumprimento de medida protetiva de urgência, conforme previsto na Lei Maria da Penha. A vítima é a própria mãe do suspeito.
Polícia Civil de Sergipe
De acordo com as investigações, o homem teria ido até a residência da vítima, proferindo ameaças de morte, tentando arrombar a porta e dirigindo-lhe ofensas de baixo calão, desrespeitando assim as determinações judiciais que o proibiam de se aproximar e manter qualquer tipo de contato com a mãe.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Segundo informações, o investigado já havia sido preso em flagrante no último dia 12 de outubro por violência doméstica e ameaça, sendo posteriormente colocado em liberdade provisória mediante imposição de medidas cautelares, entre elas: monitoramento eletrônico por tornozeleira e proibição de contato com a vítima.
Diante da reiteração delitiva, do descumprimento de medidas protetivas e da gravidade das ameaças, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva, que foi deferida pelo Poder Judiciário e cumprida na data de hoje, 24.
A Polícia Civil reforça que violações às medidas protetivas são tratadas com rigor, sendo imprescindível que vítimas em situação de violência doméstica procurem as delegacias especializadas para formalizar suas denúncias.
Polícia Civil de Sergipe
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Morre apresentadora de TV
Ione Borges morreu nesta segunda-feira (24) aos 73 anos, segundo a Fundação Cásper Líbero, mantenedora da TV Gazeta, onde foi apresentadora durante anos do programa Mulheres. A causa da morte foi insuficiência respiratória.
“É com imenso pesar que a Fundação Cásper Líbero comunica o falecimento da apresentadora Ione Borges”, escreveu a instituição em nota oficial.
O texto segue: “Mais do que uma apresentadora, Ione foi uma companheira leal das tardes de milhares de brasileiros. Neste momento, a TV Gazeta manifesta sua profunda solidariedade e carinho aos familiares, amigos e fãs. Que sua luz e sua história permaneçam vivas na memória da TV brasileira”.
Ione comandou durante quase duas décadas o programa Mulheres – que se chamava inicialmente Mulheres em Desfile – ao lado de Claudete Troiano.
Carreira
Nascida em São Paulo, no dia 15 de dezembro de 1951, ela começou sua carreira aos 12 anos, participando de programas infantis como o Pullman Júnior, na TV Record. Também atuou como modelo na década de 1960. Teve ainda a oportunidade de fazer vários comerciais para a TV e atuou como atriz em novela da Globo, nos anos 1970.
Ione começou a trabalhar na TV Gazeta em 1972, quando passou a apresentar um quadro de moda num programa da emissora. Em 1980, depois de atuar durante anos no setor de moda, se tornou apresentadora do Mulheres, ao lado de Claudete Troiano. A dupla deu certo e ficou famosa em São Paulo. As duas eram chamadas de “as parceirinhas”.
Ione seguiu no comando da atração até 1999, permanecendo à frente do programa durante 19 anos. Trabalhou no canal até 2010 quando decidiu se aposentar.
Polícia recupera 23 celulares furtados no Fasc e prende grupo
A 12ª Delegacia Metropolitana, localizada no Centro Histórico de São Cristóvão, recuperou 23 celulares que foram furtados durante o Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc). Os aparelhos foram encontrados com suspeitos detidos em flagrante enquanto praticavam os crimes no evento.
Divulgação
Segundo o delegado Francisco Gerlândio, a recuperação é fruto de uma ação integrada entre a Polícia Civil e a Guarda Municipal. “Logo no primeiro dia, nossos policiais passaram a manter contato com a Delegacia de Turismo e com a Divisão de Inteligência para levantar informações que nos ajudaram a identificar alguns suspeitos”, explicou.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A estratégia incluiu o monitoramento de um homem apontado como provável autor dos furtos. A 12ª DM compartilhou a imagem do suspeito com as demais forças de segurança e, na noite de domingo, a Guarda Municipal localizou o indivíduo quando ele se preparava para agir novamente.
A partir dessa detenção, as diligências levaram à identificação e autuação em flagrante de outros quatro envolvidos. O delegado destacou que a atuação do grupo não se restringiu a São Cristóvão:
“O grupo também é investigado por furtos ocorridos na Micarana e no Pré-Caju“.
Como recuperar
As vítimas que tiveram celulares furtados durante o Fasc devem procurar a 12ª DM para a devolução dos aparelhos. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Informações adicionais podem ser repassadas anonimamente pelo Disque-Denúncia (181).
Veja fala do delegado:
Polícia Civil NE Notícias, com informações da SSP
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Sergipe abre inscrições do concurso para professor
Foram abertas, nesta segunda-feira, 24, as inscrições do concurso para o cargo de professor de educação básica da carreira do magistério público estadual de Sergipe.
Marcelo Camargo|Agência Brasil
O certame é organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e objetiva o provimento de 300 vagas e formação de cadastro reserva.
As inscrições devem ser realizadas até o dia 8 de dezembro, exclusivamente por meio eletrônico [aqui].
As vagas abrangem todas as Diretorias Regionais de Educação e disciplinas dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, Conservatório de Música de Sergipe e Educação Especial, além de Ensino Religioso, disciplina contemplada pela primeira vez em concurso da rede estadual de Sergipe.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Além da reserva de vagas para pessoas com deficiência (PcD) e afrodescendentes, há, também, reserva específica para candidatos indígenas e quilombolas, cujos selecionados atuarão no fortalecimento da educação indígena e quilombola em Sergipe.
O certame oferta, ainda, vagas específicas para professores de Língua Brasileira de Sinais (Libras), profissionais que terão atuação voltada a alunos surdos, em especial nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Com cargos para professores de música, este já é o maior concurso da história do Conservatório de Música de Sergipe, com 26 vagas de provimento imediato, contemplando os principais instrumentos, regência musical, cantos lírico e popular, além de habilitações teóricas, a exemplo de literatura, apreciação e história da música.
O concurso também oferta vagas para professores efetivos de Informática/Computação, com foco em tecnologias educacionais, salas makers, laboratórios e inteligência artificial.
O dimensionamento da oferta considera as necessidades da rede estadual e a dinâmica de afastamentos de profissionais efetivos, que demandam substituição por temporários.
Há vagas para jornadas de 100 horas e 200 horas. O vencimento básico inicial será de R$ 5.142,15 para jornada mensal de 200 horas, e de R$ 2.571,08 para jornada mensal de 100 horas.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Ao vencimento inicial poderá ser acrescida a Gratificação por Interiorização da Atividade Docente, quando a lotação ocorrer em município distinto daquele de residência do servidor, e a Gratificação por atividade em Tempo Integral, no valor inicial de R$ 2.886,15, caso o profissional seja selecionado em processo seletivo interno para atuação em jornada de tempo integral.
Cada profissional pode solicitar concorrer a apenas um cargo/área de atuação/disciplina/localidade. E aquele que optar por concorrer às vagas reservadas para lotação em escola indígena ou quilombola deve indicar essa opção no ato da solicitação de inscrição e preencher a autodeclaração de que é pessoa indígena ou quilombola, conforme estabelecido no edital de abertura do certame.
Durante o período de inscrições, o candidato pode alterar a solicitação no que diz respeito a: cargos, áreas de atuação, disciplinas, localidades, sistema de concorrência e atendimento especializado, sendo vedada a alteração de cargos com jornada de trabalho de 100 horas mensais para cargos cuja jornada de trabalho seja de 200 horas mensais e vice-versa.
Quando houver modificação na solicitação de inscrição, será considerada válida somente a última alteração realizada.
Etapas
O concurso engloba as seguintes etapas: prova objetiva, discursiva, prova prática de didática e avaliação de títulos.
Pela primeira vez, será realizada prova prática de didática para ingresso no magistério estadual.
O concurso contemplará, também, conteúdos voltados à prática pedagógica, a exemplo de Saberes Digitais Docentes, de Leitura e Interpretação de Indicadores Educacionais, dentre outros temas que articulam competências técnicas e educacionais contemporâneas.
Com informações da ASN
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Por unanimidade, STF mantém a prisão de Bolsonaro
Os ministros da Primeira Turma do STF mantiveram, por unanimidade, a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Bolsonaro está preso na Superintendência da PF, em Brasília.
STF
Ainda não é o julgamento da trama golpista, que ele foi condenado, em regime fechado, a mais de 27 anos de prisão.
Nesta segunda-feira, sua defesa voltou a pedir Prisão Humanitária Domiciliar.
Bolsonaro foi preso na manhã de sábado (22) a mando de Moraes, após ter tentado violar sua tornozeleira eletrônica com um ferro de solda. Em audiência de custódia, o ex-presidente confessou o ato e alegou “paranoia” causada por medicamentos.
NE Notícias, com informações da Agência Brasil
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Começa 2ª etapa para definir limites entre Aracaju e São Cristóvão
Começou nesta segunda-feira (24), a 2ª etapa do levantamento para definir os limites territoriais entre Aracaju e São Cristóvão, com conclusão prevista para abril de 2026.
Seis povoados da então chamada Zona de Expansão|Prefeitura de Aracaju
Equipes da Seplan e IBGE, com apoio dos dois municípios, iniciarão trabalho de campo para identificar pontos físicos que demarcam as duas cidades.
A dificuldade na delimitação municipal se deve à imprecisão da lei de 1954, que usa pontos fixos para uma linha imaginária. A localização desses pontos é crucial e ainda não há consenso técnico sobre sua posição.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Entrevistas com a população devem ocorrer já em janeiro de 2026 para colaborar com o estudo técnico e a conclusão do relatório.
O caso
A justiça determinou a devolução de cerca de 20 km² da zona de expansão da capital para o município vizinho.
O governo de Sergipe prevê que o mapa oficial do novo limite territorial será atualizado até o fim do primeiro semestre de 2026, cumprindo assim a determinação da Justiça Federal.
A medida terá forte impacto financeiro para Aracaju, que poderá perder mais de R$ 5 milhões anuais em arrecadação do IPTU.
Fora disso, a justiça também determinou a suspensão de R$ 220 milhões de reais, referentes à outorga da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), que seriam destinados à capital sergipana.
A área em questão envolve bairros como Santa Maria, Mosqueiro, Robalo, Areia Branca e Matapuã, que, segundo a justiça, devem ser administrados por São Cristóvão.
A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), disse em setembro deste ano que iria entrar com uma ação rescisória na Justiça, apresentando provas documentais que, segundo ela, demonstram que a área sempre fez parte de Aracaju.
Vocês, leitores de NE Notícias, o que acham desse imbróglio? Deixem seus manifestos nos comentários abaixo.
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Jimmy Cliff, lenda do reggae, morre aos 81 anos
Jimmy Cliff, uma das maiores lendas do reggae em todos os tempos, morreu nesta segunda-feira (24), aos 81 anos. Latifa, sua mulher, anunciou a morte do cantor em suas redes sociais.
“É com profunda tristeza que compartilho que meu marido, Jimmy Cliff, morreu devido a uma pneumonia. Agradeço à família, amigos, colegas artistas e colaboradores que compartilharam esta jornada com ele.”
Latifa também se dirigiu aos fãs de Ciff: “Para seus fãs ao redor do mundo, por favor saibam que seu apoio era a força dele ao longo de toda a carreira. Ele realmente adorava o amor de cada um de seus fãs”.
Ela agradeceu ainda a equipe médica que cuidou de seu marido e finalizou seu texto assim: “Jimmy, meu querido, descanse em paz. Seguirei seus desejos. Espero que vocês respeitem nossa privacidade neste momento difícil. Daremos mais notícias mais adiante”.
Pioneiro
Jimmy Cliff é um dos pioneiros do reggae e é considerado uma verdadeira lenda do gênero musical que surgiu na Jamaica. A longa carreira do cantor começou oficialmente em 1967, com o disco Hard Road to Travel.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Através das décadas, Cliff lançou dezenas de álbuns e singles e ganhou o Grammy pelos discos Cliff Hanger (1985) e Rebirth (2012). Realizou grandes turnês pelo mundo todo e tem uma relação especial com o Brasil. Em 1968, participou do Festival Internacional da Canção, no Rio de Janeiro e se tornou muito querido por aqui, o que o fez voltar várias vezes. Se apresentou no país em 1984, em 1990, 1993 e 1998. Ele até chegou a morar no Rio de Janeiro e em Salvador durante alguns anos.
Entre seus maiores sucessos estão canções como “Reggae Night” [vídeo abaixo], “Rebel in Me”, “We All Are One”, “Many Rivers to Cross”, “I Can See Clearly Now”, entre outros.
Seu último disco, Refugees, foi lançado em 2022.
Reprodução
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Mitidieri cobra Iguá por falta de água e rebate oposição
Na coluna desta segunda-feira, Marcos Aurélio detalha a determinação do governador Fábio Mitidieri para que a Agrese notifique a Iguá sobre a falta de água, além de sua resposta às críticas da oposição sobre a concessão. A pauta também traz todos os detalhes do edital do concurso da Seduc. Acompanhe!
O governador Fábio Mitidieri no leilão da Deso – Foto: Arthur Soares|ASN
O Governador Fábio Mitidieri está monitorando as ações da Iguá Sergipe, quanto a falta de água em algumas localidades. Nessas áreas, existem locais que não tinham registro histórico de desabastecimento.
Fábio reconhece os investimentos que a Iguá já está fazendo e o que tem planejado para os próximos anos, que melhorarão substancialmente a distribuição nos 75 municípios sergipanos, mas determinou que a Agrese acompanhe de perto, monitorando as reclamações e notificando a Iguá para que a empresa dê maior atenção no abastecimento das famílias.
Na política, Fábio reage às críticas da Oposição, “todos os prefeitos assinaram e apoiaram a concessão da água e receberam dinheiro em seus cofres”. Governo já repassou mais de 1,6 bilhão de reais.
Assista e tire suas conclusões:
Concurso da Educação
O edital para o concurso da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (Seduc SE) está publicado e oferece 300 vagas para professores. As inscrições ocorrem de hoje (24) a 8 de dezembro de 2025, no site da banca Cebraspe.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
As provas objetivas estão agendadas para 11 de janeiro de 2026, e a seleção inclui também provas discursiva, prática e de títulos.
Resumo do concurso
Instituição: Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (Seduc SE).
Vagas: 300 vagas para professor da educação básica (nível superior).
Inscrições: 24 de novembro a 8 de dezembro de 2025.
Banca organizadora: Cebraspe.
Provas: 11 de janeiro de 2026.
Salário: R$ 2.571,08 a R$ 5.142,15, dependendo da jornada de trabalho.
Taxas de inscrição: R$ 129,00 (para jornada de 100h) ou R$ 149,00 (para jornada de 200h).
Etapas de avaliação: Prova objetiva, prova discursiva, prova prática e prova de títulos.
Disciplinas: Há vagas para diversas áreas, como Matemática, Língua Portuguesa, História, Química, Física, Biologia, Geografia, Filosofia, Sociologia, Ensino Religioso, Informática/Computação, Inglês, Espanhol, Libras, além de disciplinas musicais.
A Ordem do STF foi dada após a violação da tornozeleira eletrônica, quando o ex-presidente que estava preso em prisão domiciliar e usou um ferro de soldar para tentar abrir o equipamento. O que Bolsonaro não sabia, ou não foi alertado, é que qualquer tipo de avaria na tornozeleira, a central de monitoramento é acionada e um procedimento é imediatamente aberto.
Os Bolsonaristas já apresentaram várias versões para justificar o ato. Durante a abordagem, em vídeo publicado, o próprio Bolsonaro afirma que tentou abrir, por CURIOSIDADE. Após a determinação da prisão preventiva, surgiram várias versões, e a última é que o ex-presidente teve um surto, causado pela medicação.
Por Marcos Aurélio
Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Suposta fraude do Enem
A Polícia Federal deflagrou, neste domingo (23/11), a Operação Profeta, com o cumprimento de mandado de busca e apreensão no Ceará, expedido pela Justiça Federal, para apurar possível prática do crime de fraude em certame de interesse público. A ação teve como foco a suposta divulgação antecipada de conteúdo do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2025.
A investigação teve início após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, vinculado ao Ministério da Educação, detectar a publicação de vídeo em plataforma digital contendo questões com similaridade substancial àquelas aplicadas na prova oficial. O conteúdo foi divulgado antes da data prevista para o exame.
A atuação da Polícia Federal visa esclarecer os fatos, apurar possíveis ilícitos, identificar os responsáveis pela obtenção dos dados e divulgação indevida, bem como possíveis conexões com outros delitos.
A Polícia Federal reafirma seu compromisso com a integridade dos concursos públicos e com o combate a fraudes que comprometam a confiança da sociedade nos processos seletivos nacionais.
Bolsonaro segue preso após audiência de custódia
Após audiência de custódia realizada no início da tarde deste domingo (23), a juíza auxiliar Luciana Yuki Fugishita Sorrentino homologou o cumprimento do mandado de prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, constatando que não houve “qualquer abuso ou irregularidade por parte dos policiais”, conforme consta da decisão.
O ex-presidente disse que “teve uma certa paranoia de sexta para sábado em razão de medicamentos que tem tomado receitados por médicos diferentes e que interagiram de forma inadequada”. Os medicamentos apontados são o anticonvulsivante Pregabalina e o antidepressivo Sertralina.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O réu afirmou ainda que “não tinha qualquer intenção de fuga e que não houve rompimento da cinta”.
Caiu na razão
Durante a audiência de custódia, o ex-presidente disse que tão logo recuperou a clareza mental, ele parou de mexer com a solda na tornozeleira eletrônica.
“Afirmou o depoente que, por volta de meia-noite, mexeu na tornozeleira, depois ‘caindo na razão’ e cessando o uso da solda, ocasião em que comunicou os agentes de sua custódia”, relata o documento com o depoimento de Jair Bolsonaro.
O ex-presidente confirmou que estava acompanhado de sua filha, de seu irmão mais velho e de um assessor que dormiam em sua residência e que nenhum deles testemunhou o uso do ferro de solda.
Vigília
Sobre a vigília convocada por seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o ex-presidente disse que “o local da vigília fica a setecentos metros da sua casa, não havendo possibilidade de criar qualquer tumulto que pudesse facilitar hipotética fuga”.
Segundo o Supremo Tribunal Federal (STF), o prazo para a defesa do ex-presidente se manifestar a respeito da violação da tornozeleira eletrônica terminou neste domingo às 16h30.
Nesta segunda-feira (24), o STF irá analisar a decisão da prisão preventiva de Bolsonaro. O ministro do STF Flávio Dino convocou uma sessão virtual extraordinária da Primeira Turma para referendar a decisão.
A audiência de custódia serve para que um juiz verifique se a prisão foi realizada dentro da legalidade e se houve respeito aos direitos fundamentais do detido. O procedimento é obrigatório.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais: