URGENTE! Bolsonaro vai cumprir pena na Polícia Federal
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (25) que o ex-presidente Jair Bolsonaro vai iniciar o cumprimento da pena de 27 anos e três meses pela trama golpista na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília.
Manifestação em frente a sede da PF em Brasília – Foto: Valter Campanato|Agência Brasil
Bolsonaro está em uma cela de cerca de 12 metros quadrados (m²) que foi reformada recentemente. O espaço tem paredes brancas, uma cama de solteiro, armários, mesa de apoio, televisão, frigobar, ar condicionado e uma janela, além de banheiro privativo [vídeo abaixo].
Na decisão em que determinou a prisão preventiva, Moraes também citou a convocação de uma vigília nas proximidades da residência onde ele cumpria prisão domiciliar. Segundo o ministro, a reunião poderia causar tumulto e até mesmo facilitar “eventual tentativa de fuga do réu”.
CNN Brasil
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
EXTRA! PF prende Augusto Heleno
Valter Campanato | Agência Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a execução das penas dos ex-ministros do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Augusto Heleno e do Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Generais do Exército, eles foram levados pela Polícia Federal (PF) para as instalações do Comando Militar do Planalto (CMP), em Brasília.
Heleno foi condenado pela trama golpista a 21 anos de prisão. Nogueira vai cumprir 19 anos de prisão.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
PENA: Moraes declara que não cabe mais recurso para Bolsonaro
O ministro do STF Alexandre de Moraes declarou trânsito em julgado para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ). Ou seja, não cabe mais recurso.
A pena de 27 anos e 3 meses sobre a trama golpista deve ser cumprida imediatamente.
A dúvida é saber onde.
Atualmente, Bolsonaro cumpre prisão preventiva na Superintendência da PF, em Brasília.
CNN Brasil
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Explosão e incêndio esvaziam bloco de ministérios em Brasília
O bloco C da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, foi evacuado na manhã desta terça-feira (25), após a explosão de uma subestação de energia no subsolo do prédio.
Reprodução
No local, funcionam os ministérios da Igualdade Racial; das Mulheres; dos Povos Indígenas; e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. Seis pessoas precisaram ser encaminhadas para atendimento hospitalar, uma delas com queimaduras graves.
Por volta de 9h40, uma equipe terceirizada fazia a manutenção da subestação, quando houve a explosão com princípio de incêndio. No momento, não há mais fumaça no interior do bloco, mas ele segue interditado pelas equipes de segurança.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A fumaça do incêndio ocupou alguns andares do prédio, que foi evacuado. O Corpo de Bombeiros atendeu 27 vítimas no local, a maioria com sintomas leves de intoxicação por fumaça. Das seis pessoas encaminhadas para os hospitais, três trabalham nos ministérios e outras três eram funcionários da empresa terceirizada, entre eles, a vítima de queimaduras.
O trabalhador teve queimaduras no tórax, braços, pernas e vias áreas, o que, segundo os bombeiros, é considerado uma queimadura mais grave. Todas as vítimas estavam conscientes e orientadas quando foram encaminhadas para atendimento hospitalar. As causas da explosão estão sendo apuradas.
Em nota, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou que a ocorrência teve início com um curto circuito elétrico em razão da intervenção realizada e que as equipes de brigada atuaram de imediato seguindo o protocolo de evacuação.
A Secretaria de Serviços Compartilhados do MGI, responsável pela gestão administrativa do bloco C, orientou aos trabalhadores que atuam no local que cumpram a jornada de hoje em teletrabalho.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
MPF-SE aciona União para garantir remédio de osteoporose para pacientes do SUS
O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública, com pedido de tutela de urgência (liminar), contra a União para obrigar o Ministério da Saúde a adotar as medidas necessárias para o fornecimento do medicamento Romosozumabe a pacientes com osteoporose grave e de alto risco.
Ministério da Saúde / Arquivo
O documento pede o fim da restrição etária de 70 anos para o recebimento do remédio.
A ação foi instaurada após constatação de que, apesar da publicação de uma portaria que ampliou o acesso ao remédio, o sistema de gestão de medicamentos do Ministério da Saúde (Horus SUS) permanece desatualizado. A situação impede o cadastramento e o fornecimento a pacientes com menos de 70 anos, mesmo quando clinicamente elegíveis.
Para o procurador da República Ígor Miranda da Silva, “a omissão da União, ao não atualizar o sistema Horus, no prazo razoável estabelecido de 180 dias, cria uma barreira burocrática intransponível que nega, na prática, um direito já estabelecido em lei para pacientes com osteoporose grave”.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Segundo ele, “o prazo legal de implementação de novas tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS) está esgotado há muito tempo, e essa mora administrativa coloca em risco a vida de centenas de pacientes que necessitam urgentemente do Romosozumabe para prevenir fraturas e sequelas incapacitantes, o que configura uma grave violação à dignidade humana, com incidência maior em pessoas idosas”.
Inércia
Durante a investigação, o MPF identificou a inércia administrativa da União, que se manifesta na falha em implementar integralmente a política pública de saúde já definida e em vigor.
Ação aponta que, mesmo diante da clareza da nova portaria, a Administração Pública permanece omissa na adoção das medidas necessárias para efetivar o fornecimento, especialmente na adequação dos sistemas e fluxos administrativos.
A Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe (SES/SE) confirmou que a plataforma Horus, gerida pelo Ministério da Saúde, continua parametrizada pelos critérios antigos, que impõem a idade mínima de 70 anos, inviabilizando tecnicamente o cadastro de pacientes com menor idade.
O prazo legal de 180 dias para a implementação de novas tecnologias incorporadas ao SUS, previsto na Lei nº 12.401/2011, foi superado há mais de um ano sem o cumprimento efetivo.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Essa deficiência estrutural impede que pacientes com a prescrição válida recebam o tratamento, o que, diante do elevado potencial de fraturas incapacitantes da osteoporose grave, configura risco iminente e concreto à saúde.
“A osteoporose grave afeta centenas de pessoas idosas e o não fornecimento do Romosozumabe – um tratamento inovador que estimula a formação óssea e reduz significativamente o risco de fraturas – agrava a fragilidade desses pacientes, violando o direito fundamental à saúde e a dignidade da pessoa humana”.
Ígor Miranda, procurador da República
Pedidos
Na ação, o MPF pede que a União (Ministério da Saúde) adote providências, no prazo máximo de 60 dias, para concluir o processo administrativo de atualização do sistema Horus SUS e de outras plataformas correlatas, para adequá-las integralmente nova norma.
O MPF também requer que o Ministério da Saúde permita a inclusão e análise de solicitações de fornecimento do Romosozumabe para pacientes com idade inferior a 70 anos, conforme os novos critérios clínicos e terapêuticos.
Por fim, pede que o Ministério da Saúde comunique formalmente aos gestores estaduais e municipais do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) a efetiva disponibilização do medicamento sem limitação etária, apresentando cronograma e orientações operacionais.
Ministério Público Federal em Sergipe
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Duas mortes: 9 mandados de prisão em Sergipe
A Polícia Civil de Sergipe deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, 25, a Operação Lavagem 235, que desarticulou uma organização criminosa responsável pelo tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e lavagem de capitais na região da BR-235, com foco no município de Itabaiana.
SSP-SE
Ao todo, foram cumpridos nove mandados de prisão temporária, 18 mandados de busca e apreensão e diversas medidas patrimoniais, incluindo bloqueio judicial de valores e sequestro de bens. A ação também resultou em duas mortes decorrentes de confronto armado [vídeo mais abaixo].
O ponto de partida da investigação foram prisões em flagrante relacionadas ao tráfico de drogas, que, ao serem aprofundadas, evidenciaram a existência de um grupo estruturado, com divisão hierárquica de tarefas, ramificações familiares e rotas consolidadas de abastecimento.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Conforme apurado, a organização mantinha mecanismos de recomposição rápida, garantindo a continuidade da atividade criminosa mesmo após prisões de integrantes.
A análise de dados bancários revelou movimentações incompatíveis superiores a R$ 18 milhões, realizadas por meio de depósitos fracionados, transferências encadeadas, uso de contas de terceiros e circulação de valores em espécie — práticas típicas das etapas de ocultação e integração do processo de lavagem de capitais.
Os indícios coletados demonstram que o grupo não se limitava ao tráfico, mas operava um expressivo esquema financeiro voltado a mascarar a origem dos valores ilícitos, facilitando a expansão do negócio criminoso.
Durante o cumprimento das ordens judiciais em Itabaiana e Ribeirópolis, foram apreendidos aparelhos eletrônicos, documentos e bens relacionados à movimentação financeira investigada, reforçando as frentes do inquérito e permitindo novas linhas de aprofundamento.
Com a prisão dos principais alvos, o bloqueio de ativos e a apreensão de documentos e dispositivos eletrônicos, a Polícia Civil enfraquece o núcleo econômico que sustentava o tráfico na região, dificultando a reestruturação do grupo criminoso.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
As análises investigativas e periciais seguem em andamento, com possibilidade de identificação de novos envolvidos e adoção de futuras medidas de confisco.
Denúncias e informações podem ser repassadas de forma anônima pelo Disque-Denúncia, no número 181.
Veja fala do delegado Matheus Cardillo:
NE Notícias
Origem do nome da operação
A denominação “Lavagem 235” faz referência direta ao eixo territorial da BR-235 — área predominante de atuação do grupo — e ao núcleo central da investigação: a lavagem de dinheiro. O termo também simboliza a “limpeza” promovida pelo Estado ao desarticular estruturas criminosas historicamente enraizadas na região.
A operação é resultado de meses de trabalho investigativo conduzido pela Delegacia Regional de Itabaiana — por meio do Núcleo de Investigação Financeira, Divisão de Narcóticos e Divisão de Repressão a Crimes Patrimoniais — sob coordenação dos delegados Fábio Alan Pimentel e Matheus Cardillo. As ações contaram com apoio técnico da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol) e do Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD).
A operação contou com atuação integrada das Delegacias Regionais de Itabaiana e Lagarto, Cope, Delegacias de Capela, Boquim, Ribeirópolis e Campo do Brito, além do apoio tático do Getam de Itabaiana, guarnições do 3º BPM e da Guarda Municipal. Participaram ainda o Grupamento Tático Aéreo (GTA), o Canil da PM e a Divisão de Inteligência da Polícia Civil (Dipol).
Com informações da SSP
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Elevador despenca do 6º andar e deixa dois feridos em Aracaju
Dois operários ficaram feridos na manhã desta segunda-feira (24) após a queda de um elevador de obra no bairro Atalaia, em Aracaju. As vítimas, de 38 e 45 anos, realizavam a manutenção do equipamento, que estava inoperante, quando o acidente ocorreu, informou o Corpo de Bombeiros.
Fiscais do Crea-SE no local da obra|Divulgação
Ambos os trabalhadores foram socorridos e encaminhados ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).
Segundo boletim médico divulgado pela unidade, o homem de 45 anos encontra-se estável na Ala Vermelha, onde recebe acompanhamento de equipe multidisciplinar e passa por exames para uma avaliação completa. Já o trabalhador de 38 anos está em observação na Área Verde, aguardando a realização de exames complementares.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A Defesa Civil foi acionada logo após a queda do equipamento, que despencou do sexto andar, e realizou uma vistoria preliminar no local. Documentos foram recolhidos para embasar a análise técnica das causas do acidente.
Fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) também estiveram no canteiro de obras. Raphael Santos, coordenador de fiscalização do órgão, conversou com os responsáveis, que prestaram informações iniciais.
Ele adiantou que solicitará dados adicionais e analisará toda a documentação para, em seguida, instaurar um processo administrativo visando responsabilizar os envolvidos.
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Mirassol derrota o Ceará
O Mirassol ficou muito perto de confirmar a vaga na fase de grupos na próxima edição da Copa Libertadores da América após derrotar o Ceará pelo placar de 3 a 0, na noite desta segunda-feira (24) no Maião, em Mirassol, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com este resultado, o Leão chegou aos 63 pontos na 4ª colocação da classificação, se aproximando da vaga direta para a próxima edição da principal competição de clubes da América do Sul. Já o Vozão continua com risco de cair para a segunda divisão, pois é o 14º com 42 pontos.
Jogando em casa, o Mirassol não demorou a abrir o marcador. Logo aos dois minutos, Negueba precisou chutar duas vezes para superar o goleiro Bruno Ferreira. Ainda na etapa inicial, aos 22, o Leão ampliou com o lateral Reinaldo, em cobrança de falta.
Após o intervalo, o Leão contou com um belo gol do atacante Alesson, aos 30 minutos, para dar números finais ao marcador.
Também nesta segunda, o Santos arrancou um empate com o Internacional, em Porto Alegre, em um confronto que envolveu duas equipes que lutam para fugir do rebaixamento. O meio-campista Alan Patrick abriu o placar para o Colorado e Barreal deixou tudo igual para o Peixe.
Veja melhores momentos:
UOL
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
As Rapidinhas: Pesquisa para Senado e o líder em rejeição
Uma nova pesquisa do Instituto França revela os números para o Senado em 2026, apontando a liderança e o nome com maior rejeição no estado. Nos bastidores, a incoerência política marca o PT em Sergipe, que ensaia apoio a Mitidieri contrariando o próprio estatuto.
No Judiciário, a OAB/SE avança com a lista do Quinto Constitucional, e a política sergipana acompanha com preocupação a internação do ex-deputado José Teles.
Confira As Rapidinhas desta terça-feira!
Lukas / Pexels
Indefinição
A oposição ainda não definiu quem disputará o governo do Estado.
Incoerência
PT em Sergipe pode apoiar o governador Fábio Mitidieri em 2026, contrariando resolução do próprio Diretório Estadual que defende oposição e combate a projetos neoliberais e de extrema-direita.
Janela I
A partir de março de 2026, com a janela partidária em vigor, haverá muitas mudanças no cenário político sergipano.
Janela II
As mudanças vão ocorrer principalmente no campo legislativo.
Senado
Até então pré-candidato a governador, Emanuel Cacho foi convidado para concorrer a uma vaga no Senado. Todo mundo quer o senado!
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Pesquisa I
Falando nisso, entre os dias 7 e 11 deste mês, o Instituto França entrevistou 1.136 eleitores para saber em quem votariam para o Senado nas eleições de 2026.
Pesquisa II
Eis os números: Alessandro Vieira (15,46%), Edvaldo Nogueira (13,58%), Rogério Carvalho (11,85%), Eduardo Amorim (10,86%), Rodrigo Valadares (10,86%) e André Moura (9,38%).
Rejeição
André Moura (União), pré-candidato apoiado pelo governador Fábio Mitidieri (PSD) é o mais rejeitado entre os nomes citados, segundo o levantamento.
Por unanimidade, foi homologada nesta segunda-feira (24), a lista sêxtupla do Quinto Constitucional do TJSE.
Quinto II
O presidente da OAB/SE, Danniel Costa, fará a entrega da lista com os seis candidatos eleitos nesta terça-feira, 25, à desembargadora Iolanda Guimarães.
Internado
O ex-deputado José Teles de Mendonça, de 74 anos, está internado em Aracaju com diabetes descontrolado e água no pulmão. Ele é filho de Chico de Miguel.
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Governador passa por procedimento em hospital
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), 76 anos, passou por procedimento hoje em São Paulo.
Ele foi internado no Hospital Vila Star.
Ele cuida de uma arritmia.
Estamos atualizando esta informação. Volte em instantes para mais detalhes.