Mega-Sena: aposta fatura quase R$ 15 milhões

Uma aposta de Cachoeira do Sul (RS) acertou as seis dezenas do concurso 2.943 da Mega-Sena, realizado nesta terça-feira (23). O felizardo levará a bagatela de R$ 14.986.158,02.

Apostador marcando bilhete da Mega-Sena
Rafa Neddermeyer ⏐ Agência Brasil

Os números sorteados foram: 08, 29, 30, 36, 39 e 60.

  • 21 apostas acertaram cinco dezenas e cada uma receberá R$ 75.130,37.
  • 1.720 apostas acertaram quatro dezenas e cada uma receberá R$ 1.512,01.

Apostas

O próximo concurso terá um prêmio de R$ 3,5 milhões para quem acertar as seis dezenas.

As apostas podem ser feitas até às 20h (horário de Brasília) de quinta-feira (27) em qualquer lotérica do país ou pela internet. Para bolões, o sistema fica disponível até às 20h30 no portal Loterias Caixa e no aplicativo Loterias Caixa.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6.

Veja sorteio das Loterias Caixa:

Reprodução

NE Notícias, com informações da Agência Brasil

TRE mantém condenação por transporte ilegal de eleitores em Sergipe

Durante a sessão plenária da tarde desta terça-feira, 25, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) manteve, por unanimidade, a sentença da 34ª Zona Eleitoral que condenou José Carlos Martins da SilvaVanessa Santos IsmaelIrandi dos Santos Zenita dos Santos pela prática de transporte irregular de eleitores no dia da eleição, 2 de outubro de 2022, em Nossa Senhora do Socorro.

Imagem da urna eletrônica com uma faixa amarela a frente com os dizeres 'crime eleitoral'
Reprodução

Os quatro apresentaram recursos contra a decisão de primeiro grau, que havia aplicado penas de reclusão, posteriormente substituídas por restritivas de direitos, além de 200 dias-multa.

Entretanto, após análise do conjunto probatório, o TRE-SE concluiu que os elementos dos autos confirmam a prática do crime previsto no artigo 11, III, da Lei nº 6.091/1974 – que dispõe sobre o fornecimento gratuito de transporte, em dias de eleição, a eleitores residentes nas zonas rurais.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segundo o voto da relatora, desembargadora Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade, a materialidade do delito ficou comprovada por perícia no celular apreendido e pelos depoimentos de policiais militares que realizaram a abordagem [vídeo mais abaixo].

Os agentes relataram que, após denúncia da Justiça Eleitoral, interceptaram um veículo tipo Doblô nas proximidades do Fórum Eleitoral de Socorro, onde encontraram passageiros e material de campanha.

Durante os depoimentos, os policiais confirmaram que os ocupantes informaram estar a caminho do local de votação. O contexto, de acordo com o TRE-SE, afastou a tese de carona solidária defendida pelas defesas.

Depoimentos e mensagens reforçam organização prévia

A ré Zenita dos Santos confessou ter organizado o transporte de uma amiga idosa para votar. O motorista, Irandi dos Santos, confirmou ter atendido ao pedido. Mensagens obtidas pela Polícia Federal apontaram ainda a participação de Vanessa Santos Ismael na articulação das caronas, além da coordenação geral atribuída a José Carlos Martins da Silva, identificado como “Pr. José”.

As conversas extraídas do grupo de WhatsApp da igreja revelaram pedidos de veículos e combustível, além de orientações para evitar flagrantes, como a retirada de adesivos do carro. Para o Tribunal, tais elementos demonstram planejamento e finalidade eleitoral.

Tese de carona solidária é rejeitada

Os réus alegaram que o transporte teria sido motivado por solidariedade entre membros de uma comunidade religiosa, sem intenção eleitoral. Contudo, a relatora destacou que o conjunto de provas — especialmente a presença de material de campanha e a organização prévia — evidencia o dolo específico exigido para a configuração do crime eleitoral.

O TRE-SE também afastou a tese de erro de proibição, ressaltando que os recorrentes tinham plena consciência da ilegalidade, fato comprovado inclusive pelas mensagens alertando para a proibição de transportar eleitores no dia da votação.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Diante das evidências, o Tribunal concluiu que não havia dúvida quanto à autoria e à materialidade do transporte ilegal. Assim, os membros da Corte Eleitoral decidiram negar provimento aos recursos, mantendo integralmente a sentença condenatória.

Veja julgamento:

TRE-SE

Participaram do julgamento o presidente do TRE-SE, desembargador Diógenes Barreto, a vice-presidente e corregedora regional eleitoral, Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade, os juízes membro Tiago José Brasileiro Franco eCristiano César Braga de Aragão Cabral, a juíza e o juiz membros Dauquíria de Melo Ferreirae Leonardo Souza Santana Almeida e a juíza substituta da classe jurista Tatiana Silvestre e Silva Calçado. Representou o Ministério Público Eleitoral o procurador José Rômulo Silva Almeida.

Suspeito de facção baiana morre em confronto em Sergipe

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Regional de Tobias Barreto, desarticulou uma célula de uma organização criminosa baiana que tentava se estabelecer no município. Na ação, ocorrida na noite dessa terça-feira, 25, foram apreendidas duas pistolas, munições e entorpecentes.

Delegacia Regional de Tobias Barreto
Polícia Civil de Sergipe

De acordo como delegado Daniel Mattos, as investigações apontaram que três indivíduos oriundos da Bahia estavam articulando a implantação de uma organização criminosa no bairro Padre Pedro, em Tobias Barreto.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A partir do monitoramento realizado pelo núcleo de inteligência, a equipe policial iniciou ações para impedir o avanço do grupo.

Durante a operação, os policiais localizaram um dos suspeitos em uma área do bairro. No instante da abordagem, o suspeito ofereceu resistência armada, circunstância que levou ao confronto, resultando no socorro e condução à unidade hospitalar mais próxima. Entretanto, o indivíduo não resistiu ao ferimento e foi a óbito.

Na ação, foram apreendidas duas pistolas calibre 9mm, diversas munições e porções de maconha e cocaína, reforçando as evidências da atuação da organização criminosa na região.

As investigações continuam para localizar os outros dois suspeitos e impedir que o grupo avance na tentativa de se estabelecer no município.

Justiça proíbe Aracaju de cobrar taxa de escritórios de advocacia

O juízo da 18ª Vara Cível de Aracaju julgou o mandado de segurança coletivo impetrado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) e reconheceu, nesta terça-feira, 25, a ilegalidade da cobrança da Taxa de Licença para Localização e Funcionamento (TLF) praticada pelo Município de Aracaju contra escritórios e sociedades de advocacia que atuam na capital.

Martelo da Justiça
Freepik

A Lei de Liberdade Econômica (Lei nº 13.874/2019) estabeleceu regras nacionais para simplificar a atividade empresarial e definiu que atividades classificadas como baixo risco estão dispensadas de alvarás, licenças e taxas de funcionamento. Entre essas atividades consta a advocacia, que, por sua natureza, não envolve risco sanitário, ambiental ou de segurança.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Com base na Lei nº 13.874/2019, a OAB/SE impetrou o mandado de segurança coletivo pedindo a suspensão da cobrança, por entender que a exigência feita pelo Município de Aracaju era ilegal.

“Com esse enquadramento na Lei de Liberdade Econômica, os municípios não podem exigir licença de funcionamento, alvará ou qualquer taxa vinculada a esses atos administrativos. Portanto, é ilegal a cobrança da Taxa de Licença para Localização e Funcionamento (TLF) — ou qualquer taxa equivalente — por parte dos municípios em relação aos escritórios de advocacia. Ao tomar conhecimento da cobrança indevida, a OAB/SE, subsidiada pelo trabalho desenvolvido pela Comissão de Direito Tributário, impetrou o mandado de segurança para garantir a dignidade profissional e o livre exercício da advocacia”, explica o procurador-geral da OAB/SE, Leonardo Oliveira.

Além de determinar que o município não cobre mais a TLF, a decisão estabelece que os escritórios ou sociedades de advocacia que efetuarem o pagamento da taxa emitida pelo Município de Aracaju a partir da publicação da sentença, em 25 de novembro de 2025, deverão ser restituídos pelos valores pagos.


Com informações da OAB/SE

Operação Tabuleiro: Polícia cumpre 24 mandados na Grande Aracaju

Na madrugada desta quarta-feira, 26, a Polícia Civil deflagrou a Operação Tabuleiro visando desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas e comércio ilegal de arma de fogo em Aracaju e na região metropolitana.

Operação Tabuleiro desarticula organização criminosa na Grande Aracaju
Polícia Civil

As equipes estão cumprindo 24 mandados de prisão em Aracaju, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão, com base nas investigações conduzidas pelo Departamento de Narcóticos (Denarc).

O trabalho investigativo revelou a estrutura e a dinâmica do grupo, responsável pela logística de recebimento e distribuição de grandes quantidades de drogas.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A ação faz parte da Operação Narke 5, coordenada pela Diopi da Senasp, do MJSP. Segundo o delegado Rafael Kaufer, esta é a 2ª fase de uma ação iniciada após investigações do Departamento de Narcóticos, que resultaram em prisões em Alagoas e Santa Catarina em agosto.

Com base nas prisões e evidências, foram representadas à Justiça 22 prisões preventivas e 18 buscas e apreensões, cumpridas hoje, com a maioria das prisões já efetuadas.

A operação conta com o apoio de diversas unidades operacionais da Polícia Civil, além do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar (Bope/PM) e de equipes da Polícia Penal, que fornecem suporte tático e operacional.

Já foram apreendidas armas de fogo e drogas. A operação segue em andamento, e mais detalhes serão divulgados ao final dos trabalhos.

Veja imagens da operação:

NE Notícias

Origem do nome

O nome da operação, “Tabuleiro”, faz referência à expressão usada pelas lideranças da organização criminosa para indicar a chegada dos carregamentos, momento em que diziam estar “organizando o tabuleiro”.


NE Notícias, com informações da SSP

Morre o Professor José Afonso da Silva

José Afonso da Silva, jurista e professor, faleceu nesta terça-feira (25) aos 100 anos. Ele foi uma das maiores referências do Direito Constitucional brasileiro e contribuiu para a Constituição de 1988.

Jurista José Afonso da Silva
Divulgação

O velório acontece nesta quarta-feira (26), das 10h às 15h, seguido de enterro às 16h, ambos restritos a familiares e amigos.

José Afonso teve três filhos e seis netos.

Leia nota publicada pelo STF:

A Presidência do Supremo Tribunal Federal manifesta, com profundo pesar, sua irrestrita solidariedade aos familiares, amigos, discípulos e à comunidade jurídica nacional pelo falecimento do Professor José Afonso da Silva.

Que o luto por seu passamento seja dignamente iluminado pela memória de um Mestre cuja obra e atuação se pautaram pela ética democrática, pela reafirmação do Estado de Direito e pela defesa inabalável dos princípios constitucionais da justiça, da liberdade e da solidariedade.

Que sua vida, seu magistério e seu legado intelectual permaneçam como referência perene na construção de uma jurisdição cada vez mais fiel à Constituição e comprometida com a dignidade da pessoa humana, fundamento maior da República.

Brasília, 25 de novembro de 2025.
Luiz Edson Fachin
Presidente do Supremo Tribunal Federal

Tabela inicial do Sergipão 2026

Foi divulgada a tabela completa com os confrontos da 1ª fase do Campeonato Sergipano da Série A1 de 2026.

Campeonato Sergipano 2024
Divulgação

No início do mês, a FSF havia divulgado os duelos da rodada de abertura do estadual. Agora, a entidade publicou tabela com os jogos até a 9ª e última rodada do Sergipão. Os destaques são para os clássicos da competição [veja mais abaixo].

Na 3ª rodada, Itabaiana e Sergipe se enfrentam no estádio Etelvino Mendonça, em Itabaiana. Já na 5ª rodada acontece o maior derby do futebol sergipano. As equipes do Sergipe e Confiança entram em campo, na arena Batistão.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Também teremos o clássico do interior entre Lagarto e Itabaiana, no estádio Paulo Barreto, em Lagarto. E o clássico entre Confiança e Itabaiana está previsto para a 7ª rodada, em Aracaju.

A FSF aguarda as divulgações das tabelas com datas, horários e locais das competições nacionais para definir as datas exatas da primeira fase do Sergipão.

Acompanhe os confrontos da rodada de abertura do estadual 2026:

1ª rodada

Sábado (10/01)

16h – Desportiva Aracaju x Confiança, arena Batistão, em Aracaju

18h – Lagarto x Falcon, estádio Paulo Barreto, em Lagarto

Domingo (11/01)

15h15 – América de Propriá x Sergipe, estádio Durval Feitosa, em Propriá

15h15 – Guarany x Dorense, estádio Caio Feitosa, em Porto da Folha

16h – Itabaiana x Atlético Gloriense, estádio Etelvino Mendonça, em Itabaiana


Com informações da Federação Sergipana de Futebol

Relatório da CGU cita Prefeitura de Itabaiana

A Prefeitura de Itabaiana, no Agreste sergipano, aparece em relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) após a aquisição de um software de videomonitoramento no valor de R$ 220 mil.

Fachada da Prefeitura de Itabaiana
Arquivo

Segundo o documento, o programa adquirido é disponibilizado gratuitamente pelo próprio fabricante, o que levantou suspeita de sobrepreço.

De acordo com a publicação da revista CartaCapital, a contratação ocorreu em 2022, durante a gestão do prefeito Adailton Sousa (Podemos).

Atualmente, o município é administrado pelo prefeito Valmir de Francisquinho (PL), padrinho político de Adailton.

Como ocorreu a contratação

O pagamento foi feito dentro de um convênio de cooperação técnica firmado com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que tinha como objetivo a implantação de um sistema de cercamento eletrônico no município.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A empresa responsável pela implementação do sistema foi a Elisys Soluções Inteligentes e Ecológicas, com sede em Teresina (PI), que apresentou o menor valor no processo conduzido pela agência.

Entre os itens listados na proposta da empresa estava o software Uniview/Ezstation 3.0, utilizado na operação das câmeras de videomonitoramento.

Segundo a CGU, o próprio fabricante informa em seu site que o software é gratuito, o que motivou o questionamento sobre o valor pago.

Justificativa da empresa

Em resposta aos auditores, a empresa alegou que o valor não se referia apenas ao software, mas sim à implantação completa de uma solução integrada, que envolveria:

    •    Instalação do sistema
    •    Treinamento de operadores
    •    Suporte técnico
    •    Integração com os equipamentos

A empresa defendeu que esses serviços são fundamentais para garantir o funcionamento pleno do sistema.

Entendimento da CGU

Apesar da justificativa, a CGU afirmou que os custos de instalação e treinamento já estavam previstos em outro item da licitação, e que a empresa não apresentou documentação detalhada que comprovasse a formação do preço pago pela licença.

Ainda segundo o relatório, técnicos da CGU constataram o funcionamento do sistema durante uma vistoria na sala de operações da Guarda Civil Municipal.

Recursos e investigação

A apuração foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, no âmbito da análise de convênios firmados com entidades do terceiro setor financiados por emendas parlamentares.

No caso de Itabaiana:

R$ 1 milhão foram destinados por meio de emenda do senador Alessandro Vieira (MDB), em 2021;

R$ 378 mil saíram dos cofres do município.

A CGU pode encaminhar o relatório para outros órgãos, que poderão avaliar a abertura de novos procedimentos.


Com informações de Itnet

Fla arranca empate está muito perto do título

Graças ao faro de gol do atacante Bruno Henrique, o Flamengo arrancou um empate de 1 a 1 com o Atlético-MG, em partida disputada na noite desta terça-feira (25) em Belo Horizonte, e colocou uma mão no troféu do Campeonato Brasileiro.ebcebc

Com o resultado alcançado fora de casa e com o tropeço do Palmeiras diante do Grêmio em Porto Alegre (com uma derrota de 3 a 2), o Rubro Negro da Gávea (que agora tem 75 pontos) abriu uma vantagem de cinco pontos sobre o vice-líder quando faltam apenas duas rodadas para o final da competição.

Desta forma a equipe comandada pelo técnico Filipe Luís precisa de apenas uma vitória em seu próximo compromisso, diante do Ceará no estádio do Maracanã no dia 3 de dezembro, para garantir a conquista do Brasileiro. Porém, antes de buscar o título da competição nacional, o Flamengo disputa a final da Copa Libertadores contra o Palmeiras, a partir das 18h (horário de Brasília) do próximo sábado (29) no Estádio Monumental, em Lima (Peru).

Empate importante

Mesmo diante de um Atlético-MG claramente abalado pela perda do título da Copa Sul-Americana, no último sábado (22) diante do Lanús (Argentina), o time da Gávea não teve facilidades. Isto porque o técnico argentino Jorge Sampaoli armou uma retranca que negou espaços ao ataque do Flamengo, que jogou com uma formação alternativa.

Além da defesa fechada do Galo, o ataque do Rubro-Negro parou diante das boas defesas do goleiro Everson. Já a equipe mineira apostava nos contra-ataques rápidos para agredir a equipe de Filipe Luís. E foi desta forma, aos 33 minutos do primeiro tempo, que o Galo abriu o placar. Dudu driblou Emerson Royal e cruzou rasteiro para Bernard, que apenas escorou para superar Rossi.

Após o intervalo, com a intenção de buscar a vitória, o técnico Filipe Luís começou a colocar em campo alguns titulares. A partir daí, o Flamengo tomou de vez as rédeas da partida e contou com o poder de decisão de dois jogadores que saíram do banco para arrancar a vitória. Aos 46 minutos o zagueiro Danilo levantou a bola na área e Bruno Henrique subiu muito para marcar de cabeça.

Derrota do Verdão

Já em Porto Alegre, o Palmeiras chegou a sair na frente no placar, mas acabou sendo derrotado por 3 a 2 pelo Grêmio. Com uma equipe totalmente reserva, o Verdão chegou a abrir o placar aos 23 minutos do primeiro tempo com Facundo Torres de cabeça.

Porém, no último lance antes do intervalo o Tricolor chegou ao empate com um belo chute do atacante Francis Amuzu. Na etapa final o Grêmio ampliou sua vantagem com dois gols em cobrança de pênalti: o primeiro com Carlos Vinícius (aos 15 minutos) e o segundo de Willian (aos 39 minutos).

Já aos 49 minutos o zagueiro Benedetti chegou a descontar para o Palmeiras, mas a vitória final já era do Grêmio.

Suspeita de roubar motorista de aplicativo é presa em Aracaju

Na manhã desta segunda-feira, 24, a Polícia Civil prendeu uma mulher de 20 anos suspeita de integrar o grupo responsável pelo roubo do veículo e do celular de um motorista de aplicativo no bairro Coqueiral, em Aracaju, ocorrido em maio deste ano.

Divisão de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV) de Sergipe
SSP / Divulgação

De acordo com a delegada Michele Araújo, diretora da DRFV, a investigação revelou que o crime foi praticado por quatro pessoas, organizadas em dois casais. O veículo roubado já havia sido recuperado e devolvido ao proprietário pela unidade especializada.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

As apurações avançaram e identificaram três envolvidos: uma adolescente, seu namorado (maior de idade) e a mulher presa nesta segunda-feira. Tanto a adolescente quanto a suspeita confessaram participação. As diligências continuam para localizar o quarto integrante do grupo.

A delegada também destacou que as ações investigativas sistemáticas têm contribuído para a redução de crimes dessa natureza na capital. Em 2022, a média era de cerca de 30 ocorrências mensais; atualmente, há períodos sem registros. O último caso semelhante foi registrado em agosto e já teve a autoria esclarecida.

A mulher presa será submetida à audiência de custódia e permanecerá à disposição da Justiça. As investigações prosseguem para a captura do suspeito ainda não localizado.


NE Notícias, com informações da SSP