CCJ adia votação de impeachment de ministros do STF

A votação do projeto de lei (PL) da nova lei do impeachment foi adiada para o próximo ano após acordo entre os senadores da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O relator do PL 1.388 de 2023, senador Weverton Rocha, pediu mais tempo para ouvir interessados e apresentar o parecer.

Senador Weverton Rocha (PDT-MA), em pronunciamento na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado
Senador Weverton Rocha – Foto: Geraldo Magela|Agência Senado

“Primeiro, a gente sai dessa discussão menor de estar fazendo lei para discutir liminar dada recentemente. Não é o objetivo da lei e muito menos o espírito dela. E nós vamos estar todos mais maduros e convencidos”, sustentou o parlamentar.

O projeto foi pautado para esta quarta-feira (10) no contexto dos atritos entre Senado e Supremo Tribunal Federal (STF) após o ministro do STF Gilmar Mendes decidir que a apenas o procurador-geral da República poderia denunciar ministros da Corte por crimes de responsabilidade. 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A decisão causou forte reação do Senado, com críticas do presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre (União-AP). 

Weverton Rocha, relator do projeto, disse que a sugestão de adiar a votação para depois do recesso parlamentar foi do autor da lei, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

“Porque não vai ser simplesmente no acelerador, no rolo compressor que vai resolver, porque essa lei não é para mim, não é para ele nem é para vocês: é uma lei de Estado, para o futuro. Então, nós precisamos ter responsabilidade na condução dessa lei”, completou.

Segundo Gilmar Mendes, a Lei do Impeachment de 1950 está desatualizada em face do texto constitucional de 1988. Ele recomendou que o Congresso vote uma atualização das regras do impeachment no Brasil. 

O senador da oposição Eduardo Girão (Novo-CE) concordou com a sugestão de adiar a votação para, segundo ele, não parecer que é uma resposta à decisão de Gilmar Mendes.

“[Votar esse projeto agora] seria entrar no jogo deles, se a gente fizesse essa leitura, essa votação, vamos dizer assim, no afogadilho”, disse, acrescentando que “não é dando troco em ninguém que a gente vai fazer esse tipo de coisa. Não é em vingança, não é em revanche; é analisar com calma”.

Contexto de polarização

A decisão do ministro Gilmar Mendes ocorreu no contexto da pressão de senadores da oposição aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro para votar o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, que condenou o ex-presidente a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de estado, entre outros crimes.

Ministro do STF Gilmar Mendes
Rosinei Coutinho / STF

Os políticos aliados do ex-presidente sustentam, abertamente, que pretendem eleger maioria no Senado em 2026 para trocar os ministros do STF. Ao comentar a decisão que anulou a antiga Lei do Impeachment, Gilmar Mendes destacou o “contexto de polarização”.

“Basta ver que o processo de impeachment do presidente da República passa por juízos de dois terços na Câmara e no Senado. No modelo atual, você poderia afastar um ministro do Supremo com simples maioria absoluta. Isso parece ficar extravagante, sobretudo nesse contexto de polarização. Mas é possível, e acho que é recomendável que se vote uma nova lei do impeachment”, disse Mendes durante fórum do site Jota, na semana passada.

PL Impeachment

projeto em discussão na CCJ, de autoria do senador Rodrigo Pacheco, define os crimes de responsabilidade, passíveis de abertura de processo de impeachment, para presidente da República, ministros de Estado, ministros do STF, comandantes das Forças Armadas, membros do Ministério Público, governadores, entre outras autoridades

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O texto permite que cidadãos comuns e partidos políticos apresentem denúncias de crimes de responsabilidade. A decisão da abertura, ou não, do processo caberia, como é hoje, ao presidente da Casa Legislativa responsável por julgar a autoridade denunciada. No caso dos ministros do STF, seria o Senado.

O texto do senador Pacheco, por sua vez, permite que seja apresentado recursos à decisão dos presidentes à Mesa Diretora, do Senado ou da Câmara, por assinatura de 1/3 dos parlamentares da respectiva Casa, ou por líderes de bancadas que representem esse 1/3.

O relator Weverton Rocha ainda não apresentou o parecer sobre o tema, que deve alterar a proposta original do senador Pacheco. Por outro lado, o senador informou que já encaminhou uma “versão preliminar” para os colegas fazerem sugestões.

Reprodução

MPE pede cassação de 7 vereadores em Sergipe

O Ministério Público Eleitoral (MPE) em Sergipe apresentou um robusto parecer de 85 páginas defendendo a manutenção integral da cassação dos mandatos de sete vereadores de Brejo Grande. Os parlamentares são ligados ao grupo político do prefeito Carlinhos (PSD) e estão sob investigação por práticas ilícitas durante as eleições de 2024.

MPE pede cassação de sete vereadores de Brejo Grande por fraudes
Câmara Municipal de Brejo Grande

Os edis que podem perder seus mandatos e ficarem inelegíveis são: Zé Paulo (PSD), Marquinhos do Camarão (PSD), Bárbara de Francisco (PSD), Davi dos Cocos (PP), Cristiano Cardoso (PP), André de Zé Casadinho (PSB) e Iasmin de Gerson (PSB).

De acordo com o MPE, os vereadores cometeram abuso de poder econômico, com práticas de caixa dois, omissão de despesas de campanha e desvio de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O parecer revela que entre 70% e 100% dos recursos destinados aos candidatos proporcionais foram desviados por meio de contratos simulados de advocacia e contabilidade, com valores superfaturados.

Esquema de financiamento indireto

Para o Ministério Público Federal, esse esquema tinha um objetivo claro: financiar indiretamente a campanha majoritária do prefeito Luiz Carlos. O documento menciona que “os serviços foram contratados e pagos pelo candidato majoritário” e que notas fiscais foram canceladas e reemitidas para disfarçar essa centralização de recursos.

A investigação também identificou o uso de candidaturas femininas fictícias. Para viabilizar o repasse das verbas e cumprir formalmente a lei de cotas de gênero, os partidos teriam lançado candidatas que não fizeram campanha efetiva, obtiveram votação irrisória (entre 4 e 14 votos) e destinaram todo o dinheiro do fundo para os contratos suspeitos.

O parecer é assinado pelo procurador regional eleitoral José Rômulo Silva Almeida, que agora aguarda a decisão final do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) sobre o destino político dos investigados.

Este espaço permanece aberto para manifestações das partes interessadas sobre o assunto.

Prefeita de Aracaju nomeia secretário interino

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, designou o presidente do AjuPrev, Luciano Paz Xavier, para responder interinamente pela Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Semdef).

Luciano Paz, presidente do Instituto Aracaju Previdência (AjuPrev)
Karla Tavares|PMA

Recém-criada, a pasta segue com a missão de consolidar políticas públicas de inclusão, garantindo a continuidade dos serviços e o avanço das ações em implantação, com foco no atendimento às pessoas com deficiência e no fortalecimento das iniciativas de acessibilidade e cidadania.

SERGIPE: Vereadores trocam agressões em plena sessão

O clima esquentou na Câmara Municipal de Tomar do Geru. Em plena sessão, dois vereadores do mesmo partido protagonizaram uma cena lamentável de agressão, precisando ser contidos pelos demais parlamentares.

Briga entre vereadores de Tomar do Geru
Reprodução

A confusão, que foi registrada em vídeo [veja mais abaixo], envolveu o vereador Reinaldo Celso da Silva (PSD) e o presidente da Casa, Dark (Jackson Nascimento), também do PSD.

As imagens mostram o início do tumulto. Reinaldo discursava na tribuna quando se desentendeu com o presidente da Mesa Diretora. Após uma troca de farpas, Reinaldo partiu para cima de Dark, iniciando o confronto físico.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Após o episódio, Dark afirmou ter sido alvo de ofensas de baixo calão e garantiu que vai acionar o Código de Ética da Câmara, além de registrar um boletim de ocorrência.

Já Reinaldo admitiu ter chamado o colega de “incompetente”, justificando sua revolta com o que chamou de atraso na votação de pautas importantes para o município.

Assista ao vídeo da confusão:

Reprodução

Deputado de Sergipe não será candidato em 2026

O cenário político sergipano sofreu uma baixa importante para as próximas eleições. O deputado estadual Neto Batalha (PP) anunciou que não será candidato à reeleição em 2026.

Deputado Neto Batalha
Neto Batalha ⏐Divulgação

A vaga será pleiteada por seu pai, o ex-prefeito de São Cristóvão e ex-deputado estadual Armando Batalha, que retornará à disputa eleitoral.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em nota, o parlamentar justificou a decisão afirmando que deseja dedicar mais tempo à família e cuidar da própria saúde. Apesar de abrir mão da disputa legislativa, Neto Batalha reforçou que não está abandonando a vida pública e que seguirá na base de apoio do atual governo.

“Quero deixar claro: não estou saindo da política. Estou apenas reorganizando meus projetos, ajustando meu caminho e escolhendo o melhor para este momento da minha vida. Continuarei atuando, presente, participativo e, no tempo oportuno, estarei ao lado dos meus candidatos, contribuindo com suas caminhadas e fortalecendo o nosso grupo. Permaneço firme na liderança do nosso governador Fábio Mitidieri e de todo o agrupamento, com lealdade, respeito e a certeza de que Sergipe segue no rumo certo”, declarou o deputado.


NE Notícias, da redação

3 presos em Sergipe

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Malhador, elucidou o homicídio ocorrido em 8 de abril de 2025, no Assentamento Marcelo Déda, zona rural do município e concluiu nesta quarta-feira, 10, o cumprimento dos três mandados de prisão preventiva contra os envolvidos no crime .

O homicídio, investigado como qualificado, foi praticado com extrema violência. De acordo com o inquérito policial, a vítima foi atacada com golpes de faca, facão e pauladas. As investigações conduzidas pela delegada Mirna Mota identificaram que três homens, todos moradores do assentamento, participaram da ação criminosa.

Conforme apurado, a motivação do homicídio estaria ligada a um histórico de conflitos entre os envolvidos. A vítima acusava os investigados de serem responsáveis pela morte do irmão dele, homicídio ocorrido em 2021. O desentendimento resultou na decisão do grupo de matar a vítima em represália.

Durante as diligências, o primeiro autor foi localizado e preso. Em interrogatório, ele confessou a participação no homicídio, detalhou a dinâmica dos fatos e indicou o envolvimento dos comparsas. O segundo investigado teve o mandado de prisão cumprido no sistema prisional, onde já se encontrava detido por tentativa de homicídio registrada no fim de 2024.

A Polícia Civil realizou diligências contínuas para localizar o terceiro investigado, que foi preso no início da manhã desta quarta-feira, 10, concluindo a operação com o cumprimento de todos os mandados de prisão referentes ao caso.

Palmeiras anuncia renovação com Abel

O Palmeiras finalizou nesta quarta-feira (10) a renovação do contrato do técnico Abel Ferreira até o fim de 2027. Em um gesto que demonstra a relação de confiança construída por clube e treinador ao longo dos últimos cinco anos, o novo acordo não possui multa rescisória – os valores de salário e premiação são os mesmos do vínculo anterior, que se encerraria no dia 31 deste mês.

O treinador português citou a identificação que criou com o Verdão e valorizou a confiança da presidente Leila Pereira e do diretor Anderson Barros na continuidade do projeto.

“Ao longo destes cinco anos aqui, fui me identificando com os valores e com os princípios do clube. Para mim, o Palmeiras é um estilo de vida e é uma forma de viver e estar. Sou um treinador de projetos e de relações e foi uma decisão que tomei também em família. Conversamos muito ao longo do ano e a presidente Leila sempre manifestou interesse na continuidade, na estabilidade e na consistência do projeto. Após a derrota para o Corinthians pela Copa do Brasil, a líder do projeto reiterou a confiança no trabalho e isso é difícil de encontrar no futebol de hoje. Foi um dos momentos mais difíceis da temporada e isso me marcou muito. Preferi não assinar na época, mas dei a minha palavra de que seguiríamos juntos. Uma equipe como o Palmeiras só se alimenta de títulos e aqui dentro sabemos o que queremos, sabemos onde estamos, onde queremos ir e com quem queremos ir. Quem faz o Palmeiras são as pessoas, e fazemos tudo pela alma do clube, que são os torcedores. Estou onde querem que eu esteja, estou onde quero estar, estou onde me valorizam e quero ganhar sempre. Tenho certeza de que as lições de 2025 vão nos ajudar muito a ganhar em 2026”, disse.

A presidente Leila destacou a importância da permanência da comissão técnica portuguesa para que o Alviverde seja ainda mais forte nos próximos anos.

“O Abel não é somente o técnico mais vitorioso da história do Palmeiras. É também um profissional competente e dedicado, em quem tenho plena confiança. Não há ninguém mais preparado do que o Abel para desenvolver e concluir com sucesso o trabalho de reformulação do elenco que iniciamos neste ano. Tenho certeza de que a continuidade desta parceria, que já nos rendeu dez títulos, será extremamente importante para o presente e para o futuro do Maior Campeão do Brasil”, afirmou Leila.

Desde outubro de 2020 no clube, a comissão técnica portuguesa é a que mais soma partidas consecutivas na história alviverde. Ao todo, são 395 jogos, 229 vitórias, 93 empates, 74 derrotas, 672 gols marcados, 320 tentos sofridos e dez títulos – tirando os jogos em que estava suspenso, Abel soma, sozinho, 363 partidas, 211 triunfos, 84 empates e 68 derrotas. O treinador estrangeiro mais vitorioso do futebol brasileiro na história explicou as razões que o fizeram continuar no Palestra Italia.

“É um sentimento de orgulho, gratidão e responsabilidade. Gratidão porque o Palmeiras me ajudou muito a crescer como treinador. Um clube gigante como o Palmeiras, que luta por títulos, deu a oportunidade a um jovem treinador, apostou em mim, e hoje tenho um outro prestígio internacional. Não posso deixar de dizer também da paixão dos nossos torcedores, do carinho que recebo em cada região do país, oferecendo-me doces típicos, terços e um monte de coisas para agradecer o meu trabalho. Eu faço o melhor que posso para retribuir a tudo isso, para o palmeirense sempre se sentir realizado. Em cinco anos, já tivemos derrotas dolorosas e noites mágicas. A vida é isso. O importante é que compartilhamos todas essas emoções juntos. São cinco anos de relações e um já conhece todos os defeitos e as virtudes do outro. E não tem como fugir da responsabilidade. O Palmeiras se alimenta de títulos e o nosso espírito competitivo, sobretudo pela exigência da história vitoriosa do clube, está mais do que nunca apurado”, concluiu.

Abel é o treinador com mais títulos na história do Palmeiras, o maior campeão em uma passagem, o único a conquistar ao menos um título estadual, um nacional e um internacional, o único a conquistar ao menos um troféu em cinco temporadas seguidas, o único a registrar mais de uma vez a marca de três títulos em uma mesma temporada, o único a conquistar três vezes a marca de ao menos dois títulos em uma mesma temporada e um dos quatro na história do clube a ser campeão em sua temporada de estreia.

Confira os dados completos da comissão técnica de Abel Ferreira no Palmeiras:

395 jogos | 229 vitórias | 93 empates | 74 derrotas | 672 gols marcados | 320 gols sofridos

• Abel Ferreira: 363 jogos | 211 vitórias | 84 empates | 68 derrotas | 607 gols marcados | 290 gols sofridos
• João Martins: 29 jogos | 16 vitórias | 8 empates | 5 derrotas | 57 gols marcados | 25 gols sofridos
• Vitor Castanheira: 3 jogos | 1 vitória | 1 empate | 1 derrota | 6 gols marcados | 4 gols sofridos
• Carlos Martinho: 1 jogo | 1 vitória | 0 empate | 0 derrota | 2 gols marcados | 1 gol sofrido

• Campeonato Paulista: 80 jogos | 50 vitórias | 21 empates | 9 derrotas | 125 gols marcados | 48 gols sofridos
• Copa do Brasil: 27 jogos | 15 vitórias | 4 empates | 8 derrotas | 35 gols marcados | 21 gols sofridos
• Supercopa do Brasil: 3 jogos | 1 vitória | 2 empates | 6 gols marcados | 5 gols sofridos
• Campeonato Brasileiro: 208 jogos | 115 vitórias | 47 empates | 46 derrotas | 339 gols marcados | 186 gols sofridos
• Copa Libertadores: 65 jogos | 43 vitórias | 15 empates | 7 derrotas | 151 gols marcados | 48 gols sofridos
• Recopa Sul-Americana: 4 jogos | 2 vitórias | 1 empate | 1 derrota | 7 gols marcados | 5 gols sofridos
• Mundial de Clubes: 9 jogos | 3 vitórias | 3 empates | 3 derrotas | 9 gols marcados | 7 gols sofridos

Estreia: 05/11/2020 – Palmeiras 1×0 Red Bull Bragantino – Copa do Brasil
Títulos: CONMEBOL Libertadores 2020 e 2021, CONMEBOL Recopa 2022, Campeonato Brasileiro 2022 e 2023, Copa do Brasil 2020, Supercopa do Brasil 2023 e Campeonato Paulista 2022, 2023 e 2024.
Maior série invicta: 20 jogos (13 vitórias e sete empates entre novembro de 2023 e março de 2024)
Maior série de vitórias: nove, entre junho e julho de 2021
Maior série sem sofrer gols: oito jogos, entre agosto e setembro de 2023

Retrospecto em clássicos paulistas: 66 jogos, 31 vitórias, 20 empates, 15 derrotas, 85 gols marcados e 52 gols sofridos.
Histórico em disputas eliminatórias / valendo taça: 65 disputas, 43 classificações ou títulos, quatro empates e 18 eliminações ou vice-campeonatos.
Histórico em jogos eliminatórios / valendo taça no Allianz Parque: 36 jogos, 26 classificações ou títulos, dois empates e oito eliminações ou vice-campeonatos.

>Comissão técnica com mais partidas consecutivas na história do Palmeiras, à frente da comandada por Oswaldo Brandão, entre 1971 e 1975, com 283.

• Individualmente, Abel Ferreira também é o técnico com mais partidas consecutivas à frente do clube, à frente de Oswaldo Brandão, com 263 jogos entre 1971 a 1975.

>Treinador estrangeiro com mais títulos no futebol brasileiro: 10, seguido pelo uruguaio Felix Magno, com oito.

• Estrangeiro com mais títulos de Campeonato Brasileiro: dois, em 2022 e 2023, seguido pelo português Jorge Jesus (2019) e pelo argentino Carlos Volante (1959).

• Único estrangeiro campeão da Copa do Brasil, em 2020.
• Estrangeiro com mais títulos de Campeonato Paulista: três, em 2022, 2023 e 2024, ao lado do italiano Guido Giacominelli, do uruguaio Humberto Cabelli e do português Joreca. No geral, é um dos seis tricampeões consecutivos da competição, ao lado de Giacominelli (1922/23/24), Cabelli (1932/33/34), Lula (1960/61/62), Antoninho Fernandes (1967/68/69) e Fabio Carille (2017/18/19).
• Estrangeiro com mais títulos de Libertadores por clubes brasileiros e europeu com mais títulos na história da competição: dois, em 2020 e 2021, em ambos os casos seguido pelo português Jorge Jesus (campeão com o Flamengo em 2019).
• Único treinador na história a conquistar os títulos da Libertadores, do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil, do estadual, da Recopa Sul-Americana e da Supercopa do Brasil. Apenas Abel, Felipão, Cuca e Filipe Luís conseguiram ser campeões da Libertadores, do Brasileiro, da Copa do Brasil e estadual por um mesmo clube – Felipão atingiu o feito pelo Grêmio, Cuca o realizou pelo Atlético-MG e Filipe Luís o fez pelo Flamengo.

>Treinador com mais títulos na história do Palmeiras: 10, ao lado de Oswaldo Brandão e seguido por Vanderlei Luxemburgo, com oito.

• Maior campeão em apenas uma passagem pelo Palmeiras: dez títulos, seguido por Oswaldo Brandão e Vanderlei Luxemburgo, ambos com cinco.
• Maior campeão internacional pelo Palmeiras: três títulos, seguido por Felipão, com dois.
• Único a conquistar ao menos um título estadual, um nacional e um internacional na história do Palmeiras.
• Único a conquistar ao menos um título em cinco temporadas seguidas na história do Palmeiras.
• Único a registrar mais de uma vez a marca de três títulos em uma mesma temporada pelo Palmeiras, em 2022 e 2023, seguido por Ventura Cambon (1951), Oswaldo Brandão (1972) e Vanderlei Luxemburgo (1993).
• Único a conquistar três vezes a marca de ao menos dois títulos em uma mesma temporada pelo Palmeiras, em 2020, 2022 e 2023, seguido por Oswaldo Brandão (1946 e 1972), Vanderlei Luxemburgo (1993 e 1994), Humberto Cabelli (1933), Armando Del Debbio (1942), Ventura Cambon (1951) e Felipão (1998).
• Um dos quatro na história do clube a ser campeão em sua temporada de estreia, em 2020, ao lado de Carlos Viola (1935), Armando Del Debbio (1942) e Vanderlei Luxemburgo (1993).

>Primeiro estrangeiro campeão pelo Palmeiras desde 1965, quando o argentino Filpo Nuñez faturou o Torneio Rio São Paulo.

• Primeiro estrangeiro campeão da Libertadores pelo Palmeiras, primeiro estrangeiro campeão brasileiro pelo Palmeiras, primeiro estrangeiro campeão da Copa do Brasil pelo Palmeiras e primeiro estrangeiro campeão paulista pelo Palmeiras desde 1950, quando o clube faturou o estadual com o uruguaio Ventura Cambon, sendo o primeiro europeu desde 1940, quando o campeão foi o italiano Caetano De Domenico.

>Treinador com mais finais pelo Palmeiras na história: 15 contra 10 de Luiz Felipe Scolari, segundo colocado. São oito títulos (Libertadores 2020 e 2021, Recopa Sul-Americana 2022, Copa do Brasil 2020, Paulista 2022, 2023 e 2024 e Supercopa do Brasil 2023) e sete vices (Supercopa do Brasil 2021 e 2024, Recopa Sul-Americana 2021, Paulista 2021 e 2025, Mundial 2021 e Libertadores 2025).

• Desconsiderando a Supercopa do Brasil e a Recopa Sul-Americana, que já são duelos finais, são 10 decisões em 20 torneios disputados com fases eliminatórias (50,0% de aproveitamento), com seis títulos e quatro vices. Já Felipão, desconsiderando o Mundial de 1999, que já era um duelo final, alcançou nove decisões em 28 torneios com fases eliminatórias (32%).
• É também o treinador com mais decisões internacionais pelo Palmeiras na história: seis (Libertadores 2020, 2021 e 2025, Recopa 2021 e 2022 e Mundial 2021), seguido por Felipão, com cinco (Libertadores 1999 e 2000, Mercosul 1998 e 1999 e Mundial 1999).

>4º treinador com mais jogos pelo Palmeiras na história: 363 jogos, atrás de Vanderlei Luxemburgo, com 410. Entre os estrangeiros, é o 1º, seguido pelo uruguaio Ventura Cambon, com 305.

• 4º treinador com mais vitórias pelo Palmeiras na história: 211, atrás de Luiz Felipe Scolari, com 237. Entre os estrangeiros, é o 1º, seguido por Ventura Cambon, com 179.

>Segundo treinador com mais vitórias pelo Palmeiras em campeonatos mundiais: três, atrás apenas de Ventura Cambon, com quatro.

• Treinador com mais jogos pelo Palmeiras em campeonatos mundiais: nove, seguido por Ventura Cambon, com sete.

>Treinador com mais vitórias pelo Palmeiras em Libertadores: 41.

• Treinador com mais jogos pelo Palmeiras em Libertadores: 62, seguido por Luiz Felipe Scolari, com 43.

• 3º treinador com mais semifinais de Libertadores: cinco, ao lado de Carlos Bianchi e Renato Gaúcho, só atrás dos recordistas Luiz Felipe Scolari e Marcelo Gallardo, ambos com seis.
• Primeiro treinador a vencer times dos 10 países da CONMEBOL como visitante na história da Libertadores.

>Treinador com mais vitórias pelo Palmeiras em Brasileiro: 102, seguido por Luiz Felipe Scolari, com 85.

• 2º treinador com mais jogos pelo Palmeiras em Brasileiro: 185, atrás apenas de Luiz Felipe Scolari (203).

>2º treinador com mais vitórias pelo Palmeiras em Copa do Brasil: 15, atrás apenas de Felipão (30).

• 2º treinador com mais jogos pelo Palmeiras em Copa do Brasil: 24, atrás de Luiz Felipe Scolari (51).

>Treinador com mais vitórias pelo Palmeiras no Allianz Parque: 105.

• Treinador com mais vitórias seguidas pelo Palmeiras no Allianz Parque: 10, duas vezes.
• Treinador com mais jogos pelo Palmeiras no Allianz Parque: 159.
• 2º treinador com mais jogos pelo Palmeiras em casa (Parque Antarctica/Palestra Italia/Allianz Parque): 159, atrás apenas de Vanderlei Luxemburgo (160).
• 2º treinador com mais vitórias pelo Palmeiras em casa (Parque Antarctica/Palestra Italia/Allianz Parque): 105, atrás apenas de Vanderlei Luxemburgo (122).

>Abel é o primeiro português, 11º europeu e 26º estrangeiro a assumir o comando do Palmeiras na história. O último treinador europeu tinha sido o italiano Caetano De Domenico, campeão paulista em 1940, enquanto o mais recente estrangeiro havia sido o argentino Ricardo Gareca, em 2014

Emília troca PL pelo Centrão e irrita bolsonaristas radicais

Na coluna de hoje (10), Marcos Aurélio analisa a troca de partido de Emília Corrêa e questiona se a prefeita abandonou o bolsonarismo raiz. O texto também aborda os entraves da federação entre União Brasil e Progressistas em Sergipe e a vergonha nacional protagonizada pela Câmara Federal, que pode beneficiar Bolsonaro.

Emília Corrêa durante encontro do PL Mulher em Aracaju
Diane Queiroz|Divulgação

Emília abandonou o Bolsonarismo ao trocar o PL pelo Republicano do centrão?

Esse é o questionamento que os bolsonaristas radicais estão acreditando e apesar de não expressarem publicamente, internamente eles estão machucados. No entanto, a prefeita apenas está reagindo à ação do deputado Rodrigo Valadares, que tomou o PL usando o prestígio que tem com os filhos do ex-presidente Bolsonaro, das mãos do empresário Edvan Amorim. Emília seguiu o curso natural do seu agrupamento, ao lado de Eduardo Amorim, André David e do prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Além do Republicano, o grupo conta também com o PSDB e o Podemos, que devem ser o destino dos deputados federais Ícaro de Valmir e Thiago de Joaldo. Já o deputado Gustinho Ribeiro, que comandava o Republicano, já está acertado com o Progressista de Laércio Oliveira e que, por enquanto, foi anunciado numa Federação com o União Brasil.

ENTRAVES

A propósito, essa Federação, que foi anunciada como a maior movimentação da política brasileira, está dando fortes sinais que não vai se concretizar. Os entraves nos estados são fortes e de difícil entendimento. Basta olharmos a situação aqui no nosso estado, onde Laércio e André não se bicam.

VERGONHA NACIONAL

Dia sombrio na Câmara Federal foi o de ontem, simbolizado pelo ato que nunca havia sido visto, de interromper a transmissão da TV Câmara (Hugo Motta achou que ninguém iria ver o que ele mandou fazer. Só esqueceu de avisar aos deputados(as) para não gravarem vídeos com seus celulares) e a expulsão com violência da Imprensa do plenário da Casa.

Tudo ocasionado por um ato do deputado Glauber Braga, do PSol, que se recusou a sair da cadeira do presidente e foi arrancado pela polícia legislativa de forma truculenta. Os protestos foram contundentes contra a ação do presidente, que não tomou a mesma medida quando extremistas da Direita ocuparam a mesma cadeira da presidência por 48h, exigindo a votação da anistia para Bolsonaro.

G1

EFEITO COLATERAL

Por falar em anistia, ontem também foi aprovado um projeto que prevê a redução de penas para os condenados do 8 de janeiro, proposta reparada por Paulinho da Força, do Solidariedade, que foi feito para acalmar os ânimos dos extremistas bolsonaristas.

O projeto prever a redução da pena de Bolsonaro de 27 anos para apenas 2. A proposta aprovada precisa passar pelo Senado, mas já é certeza que haverá questionamentos jurídicos no STF. Como efeito colateral dessa proposta, já há quem garanta que outros condenados por crimes diversos também serão beneficiados se a proposta vingar.


Por Marcos Aurélio

Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.

PF inaugura Central de Atendimento no Shopping Riomar

A Polícia Federal em Sergipe inaugura, nesta sexta (12 de dezembro), sua nova Central de Atendimento ao Público, localizada no segundo piso do Shopping Riomar, em Aracaju.

Central de atendimento da Polícia Federal em Sergipe
Polícia Federal

A unidade reunirá, em um só espaço, os principais serviços oferecidos pela PF à população.

Entre os serviços que passam a ser prestados no novo local, estão:

  • Emissão e entrega de passaportes;
  • Atendimento a estrangeiros;
  • Controle de produtos químicos;
  • Fiscalização de segurança privada;
  • Registro, renovação e transferência de armas de fogo.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O atendimento ao público será realizado das 8h às 16h, em um ambiente moderno e climatizado, com estrutura adaptada para receber o cidadão com mais eficiência e comodidade.

Período de transição

Durante a transição para a nova unidade, entre os dias 09 e 12 de dezembro, não serão abertos novos agendamentos para emissão de passaporte, e os atendimentos relacionados a estrangeiros estarão suspensos.

No entanto, os atendimentos previamente agendados e as entregas de passaportes prontos seguirão normalmente.

Situações emergenciais envolvendo a emissão de passaportes durante o período de transição serão atendidas excepcionalmente no posto da PF localizado no Aeroporto de Aracaju.


Com informações da PF em Sergipe

Gustinho se filia ao PP e reforça time de Laércio

O deputado federal Gustinho Ribeiro oficializou sua filiação ao Partido Progressistas (PP). O anúncio foi feito nesta terça-feira (9).

Senador Laércio Oliveira, deputado Gustinho Ribeiro e o presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira
Laércio, Gustinho e Ciro Nogueira|Divulgação

A sigla é liderada em Sergipe pelo senador Laércio Oliveira, que comentou a chegada do novo integrante: “O deputado federal Gustinho Ribeiro agora será Progressistas. Seja muito bem-vindo ao nosso time! Seguimos juntos fortalecendo o partido, ampliando a representatividade e unindo forças pelo desenvolvimento de Sergipe”.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Na foto de divulgação [acima], Gustinho aparece ao lado de Laércio e do presidente nacional da legenda, o senador Ciro Nogueira.

A filiação ocorre após o deputado perder o comando do Republicanos para o grupo dos Amorins, e passará a ser liderado pela prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (ainda no PL).

Agora membro da federação União Progressistas, Gustinho Ribeiro deve enfrentar disputas internas com nomes fortes como a deputada Yandra Moura, o vereador Levi Oliveira e o ex-deputado estadual Capitão Samuel.


NE Notícias, da redação