CBF: Copa do Brasil de 2026 dará 2 vagas à Libertadores

A Copa do Brasil, já a partir de 2026, dará duas vagas a Libertadores. Esta foi uma decisão anunciada durante o Conselho Técnico da Série A, realizado nesta quinta-feira (11), na sede da CBF, no Rio.

Sorteio Copa do Brasil
Sorteio da Copa do Brasil|Divulgação

No formato atual, o Brasileirão credencia seis clubes à principal competição continental – quatro de forma direta e dois, indiretamente. Enquanto a Copa do Brasil dá apenas ao campeão o direito de ingressar na fase de grupos da Libertadores.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Ano que vem, no entanto, começará a valer a mudança. A CBF ainda estuda se a segunda vaga proveniente da Copa do Brasil será direta (fase de grupos) ou indireta (pré-Libertadores).

Também está sob análise como proceder caso campeão e vice da Copa do Brasil estejam já classificados à Libertadores via Brasileirão.

O Conselho Técnico da Série A é o primeiro da nova gestão da CBF e foi convocado excepcionalmente para dezembro por causa da antecipação do início do Brasileirão de 2026, que se dará em janeiro, em razão da Copa do Mundo no meio do ano.


CBF

PF tem prazo para fazer perícia médica em Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, doSTF, deu 15 dias de prazo para que a PF faça perícia médica no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ).

Sua defesa pediu sua liberação para que sejam feitas cirgias com urgência.

Ele pode ficar em um espaço um pouco maior do que a Superintendência da PF, em Brasília, onde está preso.

Na Defesa, foram apresentados exames médicos não atuais, sem que tenham sido feito qualquer tipo de cirurgia.

Concurso: IBGE prorroga inscrições

Seguem abertas as inscrições para 9.590 vagas temporárias de trabalho no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para atuação nas pesquisas domiciliares, econômicas e geocientíficas em todo o Brasil. Para Sergipe, foram destinadas 175 vagas.

As inscrições devem ser feitas no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e estão abertas até as 23h59 do dia 17 de dezembro de 2025. Os processos seletivos simplificados abrangem as funções de Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM) e Supervisor de Coleta e Qualidade (SCQ).

A seleção envolve prova objetiva de múltipla escolha, que será aplicada no dia 1º de março de 2026. Em Sergipe, do total de vagas, 158 são para APM e 17 para SCQ distribuídas entre municípios de Aracaju, Estância, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora das Dores e Propriá. As provas serão aplicadas presencialmente em todos os municípios onde há oferta de vagas. A aplicação, realizada pela FGV em dois turnos, possibilita a participação dos candidatos nas provas das duas funções. Pela manhã, será aplicada a prova para a função de APM e, à tarde, para a de SCQ.

Para Agente de Pesquisas e Mapeamento, a remuneração é de R$ 2.676,24, e as atribuições envolvem coleta de dados estatísticos em domicílios e estabelecimentos, o apoio a levantamentos geográficos e cartográficos, o registro e transmissão de informações em sistemas eletrônicos e a elaboração de relatórios.

Já para Supervisor de Coleta e Qualidade (SCQ), a remuneração é de R$ 3.379. Entre as atribuições, estão planejamento e a gestão das atividades de coleta, a supervisão das equipes e da qualidade dos dados, a avaliação técnica dos questionários e a elaboração de relatórios. Para serem contratados nesta função, os aprovados devem ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B dentro do prazo de validade.

Para ambos os cargos, são assegurados benefícios como Auxílio Alimentação (no valor de R$ 1.175); Auxílio Transporte; Auxílio Pré-escolar; férias proporcionais e 13º salário proporcional. Edital para Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM) Edital para Supervisor de Coleta e Qualidade (SCQ).

Edital Agente de Pesquisas e Mapeamento

Edital Supervisor de Coleta e Qualidade

TCE/SE determina suspensão de licitação de município

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) decidiu, na sessão desta quinta-feira, 11, suspender cautelarmente o Pregão Eletrônico nº 36/2025, promovido pelo Município de Lagarto, cujo objeto é o registro de preços para futura contratação de empresa especializada na modernização do parque de iluminação pública do município.

Entrada da cidade de Lagarto
Facebook / Reprodução

A decisão, motivada por denúncia que apontou supostas irregularidades no edital, seguiu integralmente o voto do conselheiro relator, Flávio Conceição, que acolheu os entendimentos da 1ª Coordenadoria de Controle e Inspeção (1ª CCI) e do Ministério Público de Contas [vídeo mais abaixo]. 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Ambos os órgãos técnicos também apontaram indícios de irregularidades no edital, entre elas: ausência de parcelamento do objeto, exigência desproporcional de qualificação técnico-operacional, uso inadequado do Sistema de Registro de Preços e contradições entre o Termo de Referência e a Minuta de Contrato.

Considerando a gravidade das falhas, o estágio avançado da fase externa do certame e o valor estimado superior a R$ 31 milhões, o Tribunal concedeu Medida Cautelar determinando a suspensão imediata do procedimento licitatório na fase em que se encontra.

O Pleno também fixou multa de R$ 100 mil, em caso de descumprimento da decisão cautelar, nos termos do Regimento Interno da Corte. ​

Além disso, foi determinada a autuação da denúncia e a citação do prefeito de Lagarto, Artur Sérgio de Almeida Reis, para apresentar defesa no prazo regimental.

Assista à sessão:

TCE/SE

TCE/SE

Megaoperação em seis Estados, incluindo Sergipe

Na manhã desta quinta-feira (11), uma megaoperação foi deflagrada em Sergipe e mais cinco estados com o objetivo de neutralizar uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas, crimes violentos letais intencionais e patrimoniais, lavagem de dinheiro e disputa de territórios.

Megaoperação em seis Estados, incluindo Sergipe
Reprodução

A Megaoperação Zimmer, conduzida pela Polícia Civil por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), conta com o apoio das polícias Militar e Federal na Bahia, Sergipe, Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Com efetivo de cerca de 400 policiais, entre civis, militares, do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e federais, são cumpridos mais de 90 mandados judiciais contra criminosos responsáveis pelos núcleos operacionais, de logística e de finanças do grupo.

Uma complexa associação criminosa foi identificada no curso das apurações. Ela é responsável pelo abastecimento, produção e preparação de entorpecentes, como também a utilização de pessoas físicas e jurídicas para dissimular a origem ilícita dos valores movimentados.

Foi solicitado ao Poder Judiciário, o bloqueio de R$ 100 milhões, além do sequestro de bens dos investigados.

Veja imagens da operação:

Polícia Civil

As ações também contam com equipes dos Departamentos de Inteligência Policial (DIP), Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Polícia Metropolitana (Depom), de Polícia do Interior (Depin), de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV) e a Coordenações de Operações e Recursos Especiais (Core) e de Operações de Polícia Judiciária (COPJ), além do apoio da Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SI/SSP-BA), do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Polícia Militar, Polícia Federal e da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap).


Com informações de Tony Silva, PCBA

13º e salário de dezembro dos servidores de Aracaju

Os servidores municipais de Aracaju já têm data certa para receber os vencimentos de fim de ano.

Pessoa contando dinheiro com as mãos
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A gestão da prefeita Emília Corrêa anunciou o calendário oficial de pagamento da segunda parcela do 13º salário e da folha referente ao mês de dezembro.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O repasse da segunda parcela do 13º será efetuado já nesta sexta-feira, dia 12. O benefício contemplará 17.294 servidores entre ativos, aposentados e pensionistas, totalizando um montante de R$ 44,7 milhões.

Já o salário do mês de dezembro será creditado na conta do funcionalismo no dia 19.

Ao todo, as duas folhas de pagamento representam uma injeção de mais de R$ 123,5 milhões na economia da capital sergipana neste período de festas, movimentando o comércio e serviços locais.


NE Notícias, com informações da PMA

Prefeita anuncia uso de R$ 435 mi da Deso para obras em Aracaju

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, anunciou nesta quarta-feira (10) que pretende destinar parte dos R$ 435 milhões da outorga da concessão da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) à construção de um hospital veterinário e de uma Casa do Neurodivergente.

Prefeita Emília Corrêa durante encontro com a imprensa
Karla Tavares|PMA

O recurso é fruto do processo de concessão dos serviços de saneamento e será aplicado ao longo da gestão em projetos considerados estruturantes para a capital.

O anúncio foi feito durante um almoço com a imprensa, em que Emília apresentou o balanço do primeiro ano de governo e detalhou as prioridades para 2026.

Além dos investimentos na área da saúde e da inclusão, a prefeita afirmou que outra parte do montante será destinada à conclusão de obras já em andamento, reforçando o foco em infraestrutura e desenvolvimento urbano.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segundo a administração municipal, o maior volume de investimentos com a verba da Deso será direcionado justamente para obras e intervenções urbanísticas.

Emília destacou ainda que todo o plano de aplicação dos recursos será acompanhado de forma transparente.

“Com imprensa e população cientes, todos poderão fiscalizar a execução. Qualquer alteração, considerando as duas parcelas [dinheiro da outorga da Deso], será comunicada com transparência”, assegurou.

Confira como Aracaju promete aplicar o dinheiro da Deso:

Saúde

  • Construção do CER IV
  • Construção da UPA Tipo III

Infraestrutura

  • Drenagem do Canal do Médici
  • Recuperação do Canal da Avenida Airton Teles
  • Prolongamento do Canal do Tamandaré – 1ª etapa
  • Ecoponto da Aruana
  • Melhorias Habitacionais no Recanto da Paz
  • Reurbanização da Praça da Juventude
  • Urbanização da Comunidade Mangabeiras
  • Infraestrutura da Comunidade Nova Olaria
  • Reurbanização da Praça Dom José Thomaz
  • Restauração Viária da Av. Maranhão e Av. Alcides Fontes
  • Restauração Viária da Av. Visconde de Maracaju e JK (concluída)
  • Reurbanização da Praça Frei Miguel Serafini (concluída)
  • Reurbanização da Praça do Francão (concluída)
  • Reconstrução do Canal da Rua L2 – Santa Maria
  • Duplicação da Ponte Godofredo Diniz e Pontilhão (em andamento)
  • Reurbanização da Praça Maria Augusta Moura
  • Revitalização e Construção de Praças em diversos bairros (em andamento)
  • Revitalização da Praça da Bandeira
  • Recuperação do Viaduto Francisco Porto
  • Infraestrutura do Loteamento Rosa do Mar
  • Usina de Asfalto
  • Projeto Centro Vivo (em andamento)
  • Cidade do Neurodivergente
  • Recapeamento Asfáltico em várias vias (em andamento)
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Educação

  • Reformas e ampliações de EMEIs e EMEFs (Alcebíades Melo, José Conrado, Maria Givalda, Nunes Mendonça, Olga Benário, Áurea Melo, João Teles)
  • Construção da EMEI Mangabeiras
  • Ampliação da EMEI José Calumby
  • Construção de escola no Porto Dantas
  • Construção de escola no Dom Luciano
  • Construção de creche no Centro
  • Ampliações: Dom Hélder, Monsenhor João Moreira, Bebé Tiúba e Rachel Cortes

Procuradoria Geral do Município (PGM)

  • Pagamentos de precatórios vinculados às contas da outorga

Meio Ambiente

  • Construção do Hospital Veterinário Público

Assistência social

  • Construção dos CREAS (Jardim Esperança, Vitória da Resistência, 18 do Forte)
  • Reformas dos CRAS (Carlos Hardman, Enedina Bonfim, João de Oliveira Sobral)
  • Reforma do Conselho Tutelar do 4º Distrito
  • Construção da Casa Lar Nalde Barbosa
  • Construção do Abrigo Caçula Barreto
  • Construção da Casa de Passagem Acolher
  • Construção da Residência Inclusiva
  • Construção do Centro Dia (CSU)
  • Construção do Centro POP

Turismo

  • Requalificação da Orla do Rio Sergipe

NE Notícias, com informações da PMA

André Moura e a soltura de deputado

O nome do ex-deputado federal e atual secretário de Governo do Rio de Janeiro, André Moura, ganhou destaque no noticiário nacional nesta semana.

Secretário de governo do Rio de Janeiro, André Moura
André Moura – Divulgação

Durante a cobertura dos bastidores da soltura do deputado estadual Rodrigo Bacellar — presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) —, o jornalista Leandro Resende, da CBN Rio, apontou uma suposta “conexão Sergipe-Rio” decisiva para o desfecho do caso.

Segundo a apuração divulgada pela coluna do jornalista, Moura, que é pré-candidato ao Senado por Sergipe em 2026, com o apoio do governador Fábio Mitidieri, teria atuado como peça-chave na articulação política para garantir a liberdade de Bacellar.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A reportagem cita que, durante o final de semana, mensagens e ligações teriam partido de Sergipe com o objetivo de “lembrar” deputados estaduais fluminenses sobre a importância de votar pela soltura do parlamentar [áudio mais abaixo].

André Moura, no entanto, negou veementemente a informação. O secretário afirmou que, ao retornar de viagem, passou o dia no Palácio Guanabara, sede do governo do Rio, e que não realizou ligações para pressionar os parlamentares. Nos bastidores, aliados do governador Cláudio Castro também tentaram blindar o Executivo, alegando que o governo não interferiu na votação da Alerj.

O deputado, já liberado pela Polícia Federal, solicitou licença de seu mandato.

Por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, ele está usando tornozeleira eletrônica, deve permanecer em casa durante a noite e está proibido de sair nos finais de semana.

Veja como solicitar a primeira CNH pelo aplicativo

O processo para obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação ficou mais simples com o aplicativo CNH do Brasil, plataforma oficial do Ministério dos Transportes. Pelo celular, o cidadão pode abrir o requerimento, acompanhar todas as etapas, realizar o curso teórico gratuito e acessar a versão digital da habilitação. Confira, ponto a ponto, como funciona.

1. Abertura do processo

O primeiro passo é baixar o aplicativo CNH do Brasil, disponível gratuitamente nas lojas Google Play e App Store. Se você já possui o aplicativo anterior da Carteira Digital de Trânsito (CDT), precisa atualizá-lo na plataforma correspondente ao seu dispositivo.

Ao acessar pela primeira vez, o usuário deve entrar com sua conta gov.br. O sistema identifica automaticamente quem ainda não possui habilitação e apresenta, dentro da área “Condutor”, a opção “Requerimento da Primeira Habilitação”. Os dados pessoais são recuperados automaticamente da conta gov.br; basta conferir e confirmar.

A seguir, o candidato deve escolher a categoria de habilitação desejada, carro e/ou moto, e a unidade federativa em que fará os exames e expedirá sua habilitação.

2. Curso teórico gratuito

Com a abertura do processo, o candidato pode realizar o curso teórico gratuito oferecido pelo Ministério dos Transportes. O material é totalmente digital, com aulas sobre legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros e noções de proteção ao meio ambiente.

O conteúdo é oferecido em múltiplos formatos: vídeos, podcasts e material complementar. O candidato poderá ainda realizar um simulado para testar seus conhecimentos, exatamente como será cobrado na prova do Detran.

Após a conclusão do curso, o certificado é emitido e registrado automaticamente no Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

A plataforma salva o progresso de forma automática e permanece disponível para revisão mesmo após o término.

3. Consulta das etapas no aplicativo

Durante todo o processo, o candidato pode acompanhar o andamento da solicitação no botão “Condutor”, que exibe as etapas concluídas e pendentes, como:

  • Curso teórico;
  • Coleta biométrica;
  • Exames de aptidão física e mental e avaliação psicológica;
  • Exame teórico;
  • Curso prático de direção veicular;
  • Exame de direção veicular.

As atualizações são apresentadas em tempo real.

4. Exame teórico

Concluída a formação, o candidato deve agendar o exame teórico no Detran. A prova contém 30 questões de múltipla escolha, e é necessário acertar ao menos 20 para ser aprovado. O aplicativo atualiza o status assim que o resultado é liberado.

5. Curso prático

Após a aprovação no exame teórico, o curso prático pode ser iniciado. O candidato deve consultar o Detran de seu estado para verificar as opções disponíveis, como autoescolas ou instrutores credenciados. Ao concluir o treinamento, o status é atualizado no aplicativo.

6. Exame prático

O exame prático é a última etapa antes da autorização para dirigir. A avaliação considera manobras, domínio do veículo e condução segura. A aprovação libera a emissão da Permissão para Dirigir (PPD).

7. Emissão da PPD e acesso à habilitação digital

Após a aprovação, o documento provisório, válido por um ano, fica disponível no aplicativo CNH do Brasil.

A versão digital da habilitação pode ser baixada em “Ver Habilitação” > “Baixar CNH-e”. A CNH-e possui a mesma validade jurídica da versão impressa.

Dicas importantes

  • Verifique se a autoescola e o instrutor escolhido são autorizados pelo Detran;
  • Consulte os valores das etapas;
  • Mantenha seus dados atualizados;
  • Priorize a direção segura e pratique com calma.

Arrascaeta brilha e Flamengo vence

O Flamengo levou a melhor no difícil Derby das Américas contra o mexicano Cruz Azul e selou a classificação à semifinal da Copa Intercontinental. Em tarde inspirada nesta quarta-feira (10), o atacante uruguaio Giorgian de Arrascaeta marcou os gols da vitória do Rubro-Negro carioca, por 2 a 1, no Estádio Ahmad bin Ali, na cidade de Al Rayan (Catar). Além da vaga na semi, o triunfo garantiu ao Flamengo o troféu Derby das Américas (campeão da Libertadores X vencedor da Champions da Concacaf).ebcebc

O time brasileiro volta a campo no próximo sábado (13), às 14h (horário de Brasília), contra o egípcio Piramyds. Quem ganhar, decidirá o  título com o francês Paris Saint-Germain (PSG) no dia 17 de dezembro (uma quarta-feira).

No primeiro tempo, o Cruz Azul levou perigo ao goleiro rubro-negro aos 12 minutos. Pela esquerda, Rotondi recebeu passe de Rodrígues e acertou uma bomba que passou rente à trave direita de Rossi. Dois minutos depois, o zagueiro Piovi errou na saída de bola, na frente do camisa 10 Arrascaeta, que aproveitou a bobeira, driblou o defensor e chutou para o fundo da rede, inaugurando o placar para o Flamengo. Apesar de desvantagem, o Cruz Azul seguiu com mais posse de bola e marcação adiantada. Aos 18 minutos, os mexicanos quase empataram com o lateral-esquerdo Rotondi, que desferiu um torpedo da meia-lua, mas passou por fora, rente à trave de Rossi. De tanto insistir, os mexicanos arrancaram o empate aos 43 minutos.Rotondi disparou pela esquerda e chegou a ser interceptado por Eric Pulgar, mas o volante rubro-negro deixou a bola escapar. Na tentativa de afastar a bola, Carrascal chutou mal e ela sobrou para Jorge Sánches marcar um golaço da entrada da área.

Na volta do intervalo, o técnico Felipe Luís substituiu Samuel Lino no ataque pelo equatoriano Plata, e orientou Bruno Henrique a atuar mais pela esquerda. A alteração surtiu efeito logo aos três minutos: Arrascaeta rolou para Bruno Henrique, que invadiu a grande área e chutou certeiro, mas o goleiro Gudiño defendeu em dois tempos. Aos 21 minutos, Cebolinha deixou o banco dos reservas e entrou em campo no lugar de Carrascal. Além de mais veloz e ofensivo, o Rubro-negro também passou a marcar forte na saída de bola do adversário mexicano. Aos 24 minutos, Arrascaeta dá um passe açucarado para Plata, que quase ampliou para o Flamengo com um lindo chute cruzado de canhota. A bola triscou o travessão do goleiro Gudiño. Dois minutos depois, o uruguaio camisa 10 recebeu passe de Cebolinha, invadiu a área e tocou para Bruno Henrique. A zaga mexicana afastou mal, e a bola foi parar nos pés do camisa 10 que acertou um gol de cobertura. Foi o segundo dele na partida. Na frente do placar, o Rubro-Negro seguiu pressionando para ampliar ainda mais o placar, mas o jogo terminou mesmo em 2 a 1, com o Flamengo classificado à semifinal contra o Piramys (Egito).