Tabela e regulamento do Brasileiro 2026

A CBF divulgou a tabela básica das 38 rodadas do Brasileirão Betano 2026, o Regulamento Específico da Competição e o seu Plano Geral de Ações.

Taça do Campeonato Brasileiro
Lívia Villas Boas|CBF

O primeiro documento possui informações sobre data e mando de campo de todos os jogos do Brasileirão [veja mais abaixo].

A 1ª rodada da Série A será disputada nos dias 28 e 29 de janeiro. Atual campeão, o Flamengo estreará contra o São Paulo fora de casa. O Palmeiras, que foi o segundo na edição de 2025, começará o campeonato também como visitante: jogará com o Atlético-MG.

Os demais jogos da rodada inicial, sempre com o time à esquerda como mandante: Fluminense x Grêmio, Botafogo x Cruzeiro, Corinthians x Bahia, Mirassol x Vasco, Internacional x Athletico-PR, Coritiba x Red Bull Bragantino, Vitória x Remo e Chapecoense x Santos.

CONFIRA A TABELA BÁSICA

Bolsonaro passará por perícia médica amanhã

O ex-presidente Jair Bolsonaro passará por uma perícia médica na amanhã (17). A data foi agendada pela Polícia Federal (PF) após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ex-presidente Jair Bolsonaro
Tânia Rêgo ⏐ Agência Brasil

A perícia será realizada por peritos da PF na sede do Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília.

O procedimento foi determinado pelo ministro, que vai decidir se autoriza Bolsonaro a deixar a prisão para realizar uma cirurgia recomendada pelos médicos particulares.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Na mesma decisão, Moraes determinou que o exame de ultrassom realizado neste domingo (14) por Bolsonaro seja enviado aos peritos. O exame confirmou diagnóstico de hérnia inguinal. O procedimento foi feito com um equipamento portátil e autorizado por Moraes.

Bolsonaro está preso em uma sala da Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília, onde cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão pela condenação na ação penal da trama golpista.

Integrante de facção criminosa da Bahia morre em Aracaju

Na madrugada desta segunda-feira, 15,  equipes da Força Tática do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) atenderam uma ocorrência de roubo que resultou na localização de um homem suspeito de integrar uma facção criminosa que atua no estado da Bahia.

Drogas e arma apreendidas com suspeito de integrar uma facção criminosa que atua no estado da Bahia
PM/SE

A ação teve início no conjunto Albano Franco, em Nossa Senhora do Socorro, após um homem roubar o aparelho celular de uma mulher mediante grave ameaça, utilizando uma arma de fogo. A Polícia Militar foi acionada e, após o rastreamento do aparelho subtraído, conseguiu localizar o suspeito no bairro Mosqueiro, Zona de Expansão de Aracaju.

Ao receber voz de parada, o suspeito sacou uma arma de fogo que estava em sua cintura e disparou contra a equipe policial. Diante da injusta agressão, os policiais reagiram para preservar a própria integridade, atingindo o homem. Ele foi socorrido, porém não resistiu aos ferimentos e evoluiu a óbito.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Seguindo os procedimentos legais, os policiais acionaram as equipes do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e Criminalística. Durante a perícia, os agentes apreenderam um revólver calibre .38, com a numeração raspada, e quatro munições do mesmo calibre, sendo uma deflagrada, duas percutidas e uma intacta.

No imóvel onde o suspeito morava há cerca de três meses, foram apreendidos 235 gramas de maconha, seis gramas de haxixe, 28 pedras de crack, além de dez munições calibre 9mm e uma balança de precisão.

Após consulta aos sistemas de segurança, foi constatado que o suspeito possuía extensa ficha criminal, respondendo a diversos processos, entre eles tráfico de drogas, homicídio, roubo e circulação de cédulas falsas. Informações repassadas pela Polícia Militar do Estado da Bahia indicam ainda que o indivíduo integrava uma facção com atuação naquele estado.


PM/SE

Funcionários da Petrobras em greve por tempo indeterminado

Trabalhadores do Sistema Petrobras iniciaram uma greve nacional a partir da zero hora desta segunda-feira (15), interrompendo por tempo indeterminado as atividades.

Petroleiros durante o trabalho
Multipetro / Reprodução

Segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP), o movimento começou forte já na madrugada, com a entrega da operação das plataformas do Espírito Santo e do Norte Fluminense às equipes de contingência da empresa, bem como do Terminal Aquaviário de Coari, no Amazonas, onde 100% da operação aderiu ao movimento.

“Pela manhã, os trabalhadores de seis refinarias das bases da FUP também aderiram à greve nacional e não realizaram o revezamento de turno, às 7 horas. Até o momento, estão sem troca nos grupos de turno as refinarias Regap (Betim/MG), Reduc (Duque de Caxias/RJ), Replan (Paulínia/SP), Recap (Mauá/SP), Revap (São José dos Campos/SP) e Repar (Araucária/PR)”, diz a nota do sindicato.

A decisão foi tomada após a rejeição da segunda contraproposta apresentada pela estatal para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), considerada insuficiente pelas entidades representativas da categoria.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A nova proposta foi entregue pela Petrobras na terça-feira (9), mas, segundo os sindicatos, não avança nos três pontos centrais das negociações: a busca por uma solução definitiva para os Planos de Equacionamento de Déficit (PEDs) da Petros, que impactam diretamente a renda de aposentados e pensionistas; melhorias no plano de cargos e salários, com garantias de recomposição sem aplicação de mecanismos de ajuste fiscal; e a chamada pauta pelo Brasil Soberano, que defende a manutenção da Petrobras como empresa pública e um modelo de negócios voltado ao fortalecimento da estatal.

A FUP afirmou que, além de não apresentar respostas conclusivas sobre os PEDs — tema discutido há quase três anos com o governo e entidades de participantes —, a empresa também não ofereceu soluções consistentes para outras pendências acumuladas ao longo do processo de negociação.

Petrobras

Em nota, a Petrobras informou que foram registradas manifestações em unidades da companhia em virtude de movimento grevista.  A companhia destacou que não há impacto na produção de petróleo e derivados e acrescentou que adotou medidas de contingência para assegurar a continuidade das operações e reforça que o abastecimento ao mercado está garantido.

“A empresa respeita o direito de manifestação dos empregados e mantém um canal permanente de diálogo com as entidades sindicais, independentemente de agendas externas ou manifestações públicas”, diz a Petrobras.

A empresa completa que segue empenhada em concluir a negociação do  acordo na mesa de negociações com as entidades sindicais.

Pai de Natanzinho Lima troca de partido em Sergipe

Fiote, pai do cantor Natanzinho Lima, decidiu deixar o Republicanos e oficializou sua filiação ao Partido Progressistas (PP). Pré-candidato a deputado federal, ele permanece na base aliada do governador Fábio Mitidieri (PSD).

Fiote das Castanhas
Reprodução|Redes sociais

Vale lembrar que o nome de Fiote para a disputa à Câmara Federal foi lançado pelo ex-deputado Augusto Bezerra, conforme repercutido anteriormente pelo colunista Marcos Aurélio aqui no NE Notícias.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O movimento acontece após a mudança na direção estadual do Republicanos, que passou a ser comandado pela prefeita de Aracaju, Emília Corrêa. Ao migrar para o PP, sigla presidida no estado pelo senador Laércio Oliveira, Fiote segue os passos do deputado federal Gustinho Ribeiro, que também deixou a legenda que comandava até então.

Veja o momento em que Fiote anuncia a filiação:


NE Notícias, da redação

Orçamento, abraços e juras de amizade em ano pré-eleitoral

O texto de hoje traz três eixos claros: a coerência (ou falta dela) de Emília no debate do orçamento, o xadrez de Valmir dentro do Republicanos e a demonstração de força de André Moura.

Emília Corrêa e o abraço do Mitidieri em Valmir de Francisquinho
Imagens: PMA|Reprodução (Redes sociais)

ORÇAMENTO

Como dizia Wellington Elias, ganhará um picolé de graviola aquele(a) que acertar qual o percentual de Remanejamento que os vereadores aprovarão esta semana, para o orçamento que a prefeita Emília Corrêa trabalhará em 2026.

Ela, enquanto vereadora, sempre sugeria que fosse dado à Edvaldo Nogueira, 20%, e justificava dizendo que era um percentual suficiente para governar. Ocorre que, mesmo tendo governado 2025, herdando o orçamento feito por Edvaldo, com 30%, eis que a gestora agora está pedindo para aumentar de 30, para 40%. Anotem: câmara deve aprovar 20%.

AMIZADE ETERNA

Semana agitada nos corredores do Republicanos e não por nenhum motivo positivo. Ao contrário, as turbulências foram e prometem seguir fortes. Tudo porque o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho ainda não digeriu presidir o Partido, mesmo com uma fonte acreditando que ele aceitou tranquilamente, os sinais estão claros.

Após reagir mandando Emília seguir o caminho dela — depois que a Prefas ignorou o nome de Adailton para o senado —, Valmir abraçou festivamente Mitidieri no TCE [foto acima] e depois levou sua comitiva para uma visita “de cortesia” até Simão Dias, prosear com Belivaldo.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Não podemos esquecer que Valmir sempre faz juras de amizade eterna à Ulices Andrade, que teve o filho, Jeferson Andrade, anunciado como o vice-governador de Mitidieri para a disputa em 2026. Daí vem a pergunta: Valmir trabalhará contra Jeferson Andrade, filho de Ulices?

FORÇA POLÍTICA

André Moura reuniu lideranças de todo o Estado, num evento que demonstrou sua força política e anunciou filiação de mais três prefeitos, Júnior de Tourinho (Capela), Daiana Santos (Siriri) e Edi Leite (Carmópolis) que é mais um a pular fora do barco do PL. Moura também oficializou o nome de Ricardo Vasconcelos (PSD), o vereador mais votado de Aracaju, com 11,3 mil votos, como seu primeiro suplente.

A força política de André, somada ao grande capital político do governador Mitidieri, são requisitos fundamentais para a eleição de um senador na próxima eleição, pois significa a tradução do empenho de cada homem e mulher que compõe essa base gigante.

A vitória de André, não será somente dele, mas representará a força política de cada integrante desse bloco e o mais importante, concreta demonstração da Gratidão a tudo que o ex-deputado fez e vem fazendo na política sergipana. E por fim, procede o convite feito à Fabiano Oliveira, do Progressista, para a segunda suplência? Se sim, consultaram Laércio Oliveira, pergunto.


Por Marcos Aurélio

Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.

Morre ex-vereadora Alinete Soares, aos 69 anos

Faleceu aos 69 anos a ex-vereadora de Estância Alinete Soares, vítima de insuficiência cardíaca. Ela estava internada em um hospital particular de Aracaju.

Morre ex-vereadora Alinete Soares, aos 69 anos
Arquivo pessoal

O sepultamento acontece na manhã desta segunda-feira (15), no cemitério Colina da Saudade.

Além de exercer o mandato de vereadora, Alinete também ocupou o cargo de procuradora especial da mulher no município, atuando em defesa dos direitos femininos na esfera legislativa local.

Ela deixa o esposo e três filhos.

Em nota, a Câmara de Vereadores de Estância manifestou profundo pesar pelo falecimento da ex-parlamentar, destacando sua trajetória política e os serviços prestados ao município.

A Casa Legislativa também se solidarizou com familiares, amigos e todos que acompanharam sua atuação, desejando conforto e força neste momento de dor.


NE Notícias, da redação

Copa do Brasil terá SEGUNDO JOGO no Maracanã

A Copa do Brasil de 2025 terá uma decisão inédita: Corinthians x Vasco. A final, em duas partidas, começa na quarta-feira (17), às 21h30, na Neo Química Arena. No domingo (21), às 18h30, o campeão será conhecido após confronto no Maracanã.

O Corinthians foi batido em casa pelo Cruzeiro por 2 a 1 neste domingo. Como tinha vencido o primeiro jogo, em Minas, por 1 a 0, a definição do classificado foi para os pênaltis. O goleiro Hugo Souza defendeu duas cobranças e garantiu a vitória do time paulista por 5 a 4.

Nos 90 minutos, Arroyo fez os dois gols do Cruzeiro, que abriu 2 a 0, resultado que lhe assegurava na decisão, mas Matheus Bidu conseguiu diminuir para o Corinthians e determinou o empate no placar agregado: 2 a 2.

Mais tarde, no Maracanã, o Fluminense derrotou o Vasco por 1 a 0, devolvendo a vitória do adversário no meio de semana, que havia lhe imposto um placar de 2 a 1, de virada. O gol do Tricolor foi de Paulo Henrique, contra.

Com placar agregado também de 2 a 2, a disputa foi para os pênaltis. Fabio defendeu a primeira cobrança, de Vegetti, mas Leo Jardim acabou como o herói vascaíno ao impedir que John Kennedy e Canobbio marcassem. Resultado: Vasco 4 a 3.

Agora, o Corinthians tentará seu quarto título da competição. O Vasco vai em busca do segundo troféu.

O desfecho da fase semifinal da Copa do Brasil tirou qualquer chance de o São Paulo se classificar para a Libertadores. O Tricolor paulista ficou em oitavo no Brasileiro e vivia a expectativa de que o campeão da Copa fosse Cruzeiro ou Fluminense para conseguir a vaga.

Cruzeiro e Fluminense ficaram na frente do São Paulo no campeonato nacional.

PGR aponta repasses para família de Bosco Costa

“Agiota, planilha e aliança da propina”. É com este título que a jornalista Daniela Lima lança luz sobre o primeiro caso de corrupção e desvio de emendas do orçamento secreto a ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Suplente Bosco Costa (PL-SE)
Najara Araujo / Câmara dos Deputados

A ação penal tem três deputados federais do PL na mira, entre eles, o suplente sergipano Bosco Costa.

Daniela teve acesso às alegações finais da Procuradoria-Geral da República (PGR) no caso. A colunista revela detalhes sobre o envolvimento de Bosco Costa:

“Josimar (Deputado do Maranhão) encaminhou para Bosco Costa, nos dias 13 de dezembro de 2019, 2 de janeiro de 2020 e 5 de fevereiro de 2020, comprovantes de depósitos e transferências bancárias para as contas de Maria Rivandete Andrade e do réu Thalles Andrade Costa (esposa e filho do último parlamentar), no valor total de R$ 75 mil”.

Os parlamentares são acusados de desviar emendas destinadas a um município do Maranhão. De acordo com a denúncia, eles teriam exigido R$ 1,6 milhão do então prefeito de São José do Ribamar (MA) para liberar uma emenda de quase R$ 7 milhões.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A investigação da Polícia Federal (PF) apontou que as práticas se repetiram por cerca de cinco anos, com prefeitos sendo ameaçados de morte caso se recusassem a repassar as propinas.

Em depoimento prestado em agosto deste ano, Bosco Costa negou envolvimento no esquema. Ele afirmou que todas as emendas de seu mandato foram destinadas a Sergipe e disse não conhecer o agiota conhecido como Pacovan, apontado como o intermediário da operação. Pacovan foi assassinado a tiros em julho de 2024.

UOL

Julgamento

O processo tem como relator o ministro Cristiano Zanin, da 1ª Turma do STF, e o julgamento está marcado para março de 2026.

O tema voltou à tona na semana passada, quando o ministro Flávio Dino autorizou busca e apreensão na Câmara dos Deputados, onde uma assessora ligada à liderança do PP foi o principal alvo.

Este espaço permanece aberto para manifestações das partes interessadas sobre o assunto.


NE Notícias, da redação

Morre intelectual e jornalista

Artista de múltiplas facetas, o jornalista Haroldo Costa morreu neste sábado (13), no Rio de Janeiro, aos 95 anos. A morte foi confirmada pela família, no perfil oficial dele, nas redes sociais.ebcebc

Costa é ex-funcionário da Rádio MEC e tem passagens pela antiga TVE, atual TV Brasil, veículos públicos administrados pela EBC, onde Costa desenvolveu diferentes projetos.

Jornalista, ator, compositor, produtor e diretor de rádio e televisão, Haroldo é mais conhecido por seu trabalho como comentarista dos desfiles das escolas de samba, no carnaval. Mais recentemente, integrava o corpo de jurados da premiação Estandarte de Ouro, do Jornal O Globo. Antes, ele fez parte do corpo de jurados da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), por ser um dos pesquisadores que valorizavam a cultura afro-brasileira no carnaval.

O Salgueiro, Escola de samba da qual era torcedor, declarou que está de luto. A Estação Primeira de Mangueira também. Em nota, a escola verde e rosa disse que ele foi uma “figura única no carnaval”.

A trajetória de Haroldo Costa começa no Teatro Experimental do Negro (TEN), fundado por outro intelectual e artista, Abdias do Nascimento. Depois, Haroldo se juntou a dançarinos e atores para formar o grupo que empreendeu a turnê Brasiliana e que, por cinco anos, divulgou a cultura popular brasileira por 25 países da Europa e da América.

Essa é uma das experiências destacadas na mostra Haroldo Costa – Samba & Outras Coisas, feita em homenagem ao artista, pelo Sesi, em 2011. Como o falecimento de Costa, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro postou nota pública em homenagem ao artista, destacando a trajetória do artista e comunicador negro como “fundamental”. “Um gênio da arte e um ser humano maravilhoso, com quem convivemos em inúmeros projetos e a quem tivemos o prazer e a honra de homenagear com uma exposição que celebrou toda a sua rica história”.

Como ator, Haroldo Costa conseguiu também o grande feito de ser o protagonista de Ofeu da Conceição, peça teatral musicada de Vinicius de Moraes, que inaugurou a parceria do poeta com o compositor Antonio Carlos Jobim. O convite de fez de Haroldo o primeiro ator negro a pisar o palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em espetáculo em que os cenários eram de Oscar Niemeyer e o cartaz de autoria de Carlos Scliar.

A partir dos anos 60, Haroldo assumiu microfones e a direção de programas de rádios na MEC, na Mayrink Veiga e na TV. Na emissora radiofônica de música clássica, produziu e apresentou, por exemplo, o programa Balcão Nobre, que trazia registros de apresentações da cena lírica, entre as décadas de 1970 e 1980.

Ele também conduziu o Estampas Brasileiras, onde entrevistas artistas, e Mosaico Panamericano, programa de música latina, junto com o instrumentista Aloysio de Alencar Pinto.

Como historiador, é autor de quinze livros, dois deles dedicados à escola de coração – Salgueiro: Academia do Samba (1984) e  Salgueiro: 50 anos de Glória (2003), que tornaram-se as obras mais importantes sobre escolas de samba, além de Fala, crioulo – O que é ser negro no Brasil, entre outros livros.

Homenagens

Intelectuais, artistas e políticos lamentaram o falecimento de Haroldo Costa. A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) disse que o carioca era referência absoluta do samba, do carnaval e da intelectualidade negra. “Sua obra, sua voz e sua luta permanecem vivas entre nós”, declarou.

Outro ícone do carnaval carioca e griot, o jornalista e radialista Rubem Confete se solidarizou com familiares e destacou Haroldo como um “grande pensador, pesquisador, ator e roteirista que deixa um legado e enorme trabalho em prol da cultura afro brasileira”.

A historiadora Lilia Schwarcz disse que o comunicador foi uma figura central na intelectualidade negra e brasileira.