Quaest: Lula vence todos os cenários contra a direita em 2026

O presidente Lula desponta como favorito para a disputa presidencial de 2026, vencendo qualquer candidato do campo da direita caso as eleições fossem hoje e sem a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro. É o que aponta a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (16).

Lula, Flávio Bolsonaro e Tarcísio
Ricardo Stuckert (PR)|Jane de Araújo (Senado) e Governo de S. Paulo

O levantamento testou cinco cenários para um eventual segundo turno. Na simulação contra o senador Flávio Bolsonaro (PL), recentemente anunciado como pré-candidato com o apoio do pai, Lula lidera com 46% das intenções de voto, contra 36% do senador.

Já em um embate contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o petista aparece com 45%, enquanto Tarcísio soma 35%.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A vantagem do atual presidente se mantém contra outros governadores de direita. No confronto com Ratinho Jr (PSD), do Paraná, Lula tem 45% contra 35%. Contra Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, o placar é de 45% a 33%. Diante de Ronaldo Caiado (União), de Goiás, Lula marca 44% contra 33%.

No primeiro turno, Flávio Bolsonaro aparece à frente dos demais nomes da direita, mas ainda assim perde para Lula em todos os cenários estimulados.

Aprovação do Governo

Além do cenário eleitoral, a Quaest mediu a temperatura da atual gestão. Segundo a pesquisa, 48% dos eleitores dizem aprovar o governo, enquanto 49% desaprovam e 3% não souberam opinar.

Os números indicam uma oscilação dentro da margem de erro em relação a novembro, quando a aprovação era de 47% e a desaprovação de 50%. Quando questionados sobre a avaliação da administração petista, 34% a classificam como “positiva”, 38% como “negativa” e 25% a consideram “regular”.

A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.004 eleitores entre os dias 11 e 14 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

➥ Veja levantamento na íntegra aqui

UOL


NE Notícias, da redação

Servidor comissionado da Prefeitura de Itabaiana preso

Um homem identificado como Gean Santos de Jesus, apoiador do prefeito Valmir de Francisquinho, foi preso pela Polícia Civil no final da manhã desta terça-feira (16), no município de Itabaiana, após descumprir decisões judiciais relacionadas a ataques direcionados a Alex Henrique.

Servidor comissionado da Prefeitura de Itabaiana preso
Reprodução

De acordo com as investigações, Gean utilizava de forma recorrente as redes sociais para promover ofensas e ataques de cunho pessoal, mesmo após determinação judicial para que cessasse imediatamente esse tipo de conduta.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Ainda segundo informações apuradas, Gean Santos de Jesus é servidor público, ocupando cargo comissionado na Prefeitura de Itabaiana, onde exerce a função de gerente de gerência.

Diante da reincidência, o juiz da 2ª Vara Criminal determinou que o investigado se abstivesse totalmente de utilizar as redes sociais para esse tipo de prática. No entanto, mesmo após ser formalmente notificado, ele continuou descumprindo as ordens judiciais, configurando desobediência à Justiça.


Itnet

Proibição ao Padre Júlio Lancellotti

No último domingo (14), o padre Júlio Lancellotti anunciou em sua missa na Paróquia São Miguel Arcanjo, no bairro da Mooca, em São Paulo, que aquela seria a última transmissão da celebração na internet.

Padre Júlio Lancellotti
Rovena Rosa|Agência Brasil

O sacerdote católico não explicou o motivo mas, segundo Denise Ribeiro, jornalista e voluntária que trabalha com o padre, o fim das transmissões é uma determinação da Arquidiocese de São Paulo. Ela conta que a ordem foi recebida na semana passada diretamente de Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo.

Diante da comoção gerada pela carta, Lancelotti publicou uma nota nesta terça-feira (16) refirmando a suspensão temporária da transmissão via internet. Entretando, ele diz que as missas continuam normalmente de forma presencial aos domingos, às 10h.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em grupos de whatsapp católicos também circulou a informação de que Dom Odilo teria informado a transferência do padre Júlio da paróquia, onde está há 40 anos. Em seu comunicado, ele nega que isso vá acontecer: “Não procede a informação sobre a transferência da Paróquia São Miguel Arcanjo”.

Em contato com a Agência Brasil, o padre Júlio disse: “recebo [a notícia do fim das transmissões] com resiliência e obediência”.

Agência Brasil buscou contato com a Arquidiocese de São Paulo por email e por telefone, mas o órgão não respondeu. O espaço segue aberto para a manifestação da Igreja.

Oprimidos

O padre Júlio Lancelotti é conhecido por seu trabalho junto à população em situação de rua, no qual promove acolhimento, assistência social e alimentação a quem necessita. O sacerdote ainda tem projetos de inclusão, acesso à leitura e à internet.

O religioso já foi bastante perseguido por políticos de direita. Em 2024, o vereador Rubinho Nunes propôs a criação de uma CPI para investigar o padre. O pedido foi negado.

Torcidas organizadas: cadastro obrigatório em Sergipe

O Ministério Público de Sergipe (MPSE), por meio da Comissão de Enfrentamento à Violência em Estádios, promoveu um encontro com representantes das forças de segurança, da Federação Sergipana de Futebol (FSF) e de torcidas organizadas, para alinhar as diretrizes de implantação do sistema de cadastramento obrigatório das torcidas organizadas no estado.

Torcidas organizadas de Sergipe em encontro com representantes das forças de segurança e Ministério Público
Sabrina Matos|MPSE

O encontro ocorreu na sede do MPSE e teve como finalidade fortalecer o planejamento integrado e garantir maior segurança nos eventos esportivos de 2026.

Durante a reunião, a Polícia Militar informou que o sistema eletrônico de cadastramento das torcidas organizadas, desenvolvido pela Agência Central de Inteligência da PMSE (ACI/PMSE), encontra-se em fase final de implantação. A iniciativa atende às diretrizes da Lei Geral do Esporte e visa aprimorar o controle de acesso e o monitoramento dos integrantes das torcidas durante os jogos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Ainda segundo a PMSE, o sistema foi estruturado a partir de boas práticas já adotadas por outros estados, como a Paraíba, que possui solução similar em funcionamento. O processo de cadastramento deverá ser iniciado em até 15 dias, conforme Portaria SSP/SE nº 476/2024, e ocorrerá com apoio da Federação Sergipana de Futebol, que deverá disponibilizar espaço físico para as equipes responsáveis.

A Polícia Civil também integrará o sistema, realizando o cruzamento de dados e a verificação de antecedentes dos cadastrados, além de colaborar nos procedimentos de reconhecimento facial. A Guarda Municipal reforçou a importância da iniciativa para ampliar a segurança nos grandes eventos esportivos realizados em Aracaju.

Um dos pontos centrais da reunião foi a necessidade de padronização das ações de segurança. Ficou deliberado que será construído um protocolo conjunto entre todas as instituições envolvidas, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Federação Sergipana de Futebol e MPSE, definindo responsabilidades, fluxos e procedimentos para atuação integrada dentro e fora dos estádios.

Participaram da reunião o Procurador de Justiça Deijaniro Jonas Filho; o Promotor de Justiça do Controle Externo da Atividade Policial, Rogério Ferreira da Silva; representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal de Aracaju, Federação Sergipana de Futebol e dirigentes das torcidas Esquadrão Colorado, Trovão Azul e Torcida Jovem.


MPSE

Réu é condenado a 50 anos pela morte de sargento em Sergipe

O Tribunal do Júri da Comarca de Itaporanga d’Ajuda condenou o réu José Ilton Rodrigues de Sousa Júnior a 50 anos, 2 meses e 20 dias de reclusão pela morte do sargento reformado da Polícia Militar, Roberto Carlos Bio.

Juiz batendo o martelo
Freepik

O Conselho de Sentença reconheceu a prática de homicídio duplamente qualificado, além de duas tentativas de homicídio, também duplamente qualificadas, praticadas contra o filho da vítima e um amigo da família.

O julgamento foi resultado da atuação do Ministério Público de Sergipe (MPSE), por meio do Promotor de Justiça Peterson Almeida Barbosa, responsável pela acusação no plenário do Júri. Para o membro do MPSE, o veredicto representa uma resposta firme do Estado diante da gravidade dos fatos. “A justiça foi feita diante da barbaridade do crime”, afirmou.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Durante o julgamento, a acusação demonstrou que o crime foi cometido mediante emboscada e dissimulação, com o réu se aproveitando do espírito humanitário da vítima, que acreditava estar prestando socorro a uma pessoa acidentada.

Segundo sustentado pelo Ministério Público, o sargento foi atingido de forma inesperada e sem qualquer chance de defesa.

Entenda o caso

O crime ocorreu na noite de 6 de março de 2022, na BR-101, nas proximidades do Povoado Taboca, em Itaporanga d’Ajuda. O sargento reformado Roberto Carlos Bio seguia viagem com o filho, um amigo da família e outros familiares, quando o grupo avistou uma motocicleta caída na pista e um homem deitado ao chão, simulando um acidente.

Com a intenção de ajudar, todos pararam o veículo. O sargento chegou a se identificar como policial militar, buscando transmitir segurança, e tentou entrar em contato com a esposa do suposto acidentado. Nesse momento, aproveitando-se de uma distração da vítima, o réu sacou uma arma de fogo e efetuou os disparos fatais, atingindo o sargento no rosto.

Após o homicídio, o condenado ainda atirou contra o amigo da família, que foi ferido na região da orelha, e efetuou diversos disparos contra o filho do militar, que conseguiu fugir para um matagal e se esconder. Em seguida, o réu fugiu a pé, abandonando no local a motocicleta e a Carteira Nacional de Habilitação.

A sentença reconheceu a extrema gravidade da conduta e o modo cruel como o crime foi executado. Da decisão ainda cabe recurso.


MPSE

Sergipe divulga lista final dos precatórios do Fundef

A Secretaria de Estado de Educação (Seed) divulgou a lista final dos contemplados nos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

Professor em sala de aula
SEED / Arquivo

Conforme o cronograma do governo estadual, o crédito referente à parcela de 2025 será realizado entre os dias 17 e 18 de dezembro. Nesta etapa inicial, recebem os titulares do benefício — ativos, inativos ou contratados à época — que já informaram seus dados bancários.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em um segundo momento, ainda com data a definir, serão pagos os herdeiros/pensionistas (mediante alvará judicial) e os beneficiários sem vínculo atual com o Estado que ainda não atualizaram seus dados.

Entenda o pagamento

O valor total do precatório supera R$ 136 milhões, fruto de uma ação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-SE) no STF contra a União por repasses insuficientes entre 1998 e 2004. O acordo prevê três parcelas anuais: 40% em 2025, 30% em 2026 e 30% em 2027.

Do montante total, 60% é destinado ao abono para professores que atuaram na rede estadual entre 1998 e 2004 (exceto 2002). Esta primeira parcela, já paga pelo MEC a Sergipe, soma R$ 67,4 milhões, dos quais R$ 40,4 milhões serão distribuídos agora para 18.389 beneficiários.

Segundo o governo, grupos de trabalho com representantes do Estado e do sindicato da categoria acompanham o processo para garantir transparência.

➥ A relação completa está disponível no site oficial da Seed, no banner específico “Precatórios do FUNDEF – LISTA DOS BENEFICIÁRIOS”.


NE Notícias, com informações da ASN

Deputado: Celulares jogados pela janela

A Polícia Federal realizou na manhã desta terça-feira (16) uma operação em Brasília que teve como alvo o deputado federal Antônio Leocádio dos Santos (MDB-PA), conhecido como Antônio Doido.

Deputado Antônio Doido é alvo da Polícia Federal
Vinicius Loures|Câmara dos Deputados

Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão em seu apartamento funcional, agentes encontraram celulares jogados pela janela, que teriam sido lançados pelo próprio parlamentar na tentativa de se desfazer das provas [vídeo mais abaixo].

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A ação faz parte de uma investigação sobre corrupção e lavagem de dinheiro, que apura fraudes em licitações e desvio de recursos por uma organização criminosa.

Ao todo, foram cumpridos 31 mandados de busca e apreensão no Pará e no Distrito Federal, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal.

Nos endereços ligados ao deputado, os agentes apreenderam dinheiro vivo, relógios de alto valor e cerca de R$ 200 mil em vinhos. O caso é relatado pelo ministro Flávio Dino.

Antônio Doido está inelegível por oito anos devido a abuso de poder político e econômico, em decisão da Justiça Eleitoral tomada no início de dezembro, ainda passível de recurso.

Polícia Federal encontra dinheiro vivo no apartamento funcional do deputado Antônio Doido
Os agentes apreenderam dinheiro vivo no apartamento – Polícia Federal|Divulgação

Os suspeitos investigados na operação de hoje podem ser indiciados por corrupção eleitoral, corrupção ativa e passiva, crimes licitatórios, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Veja o momento em que a PF encontra os celulares:

G1

Este espaço permanece aberto para manifestações das partes interessadas sobre o assunto.


NE Notícias, da redação

Viatura da PM tomba em Aracaju

Uma viatura da Rádio Patrulha da Polícia Militar tombou na noite dessa segunda-feira (15) durante uma perseguição a um motociclista suspeito no Bairro América, em Aracaju.

Viatura da polícia tomba durante perseguição em Aracaju
Redes sociais|Reprodução

Segundo informações iniciais, o homem, armado e sem capacete, acelerou ao perceber que seria abordado pelos policiais.

A equipe seguiu o suspeito até o cruzamento da Avenida Brasil com a Rua Rio Grande do Sul, onde ocorreu o acidente envolvendo a viatura.

Os agentes que estavam no veículo receberam atendimento médico e foram liberados em seguida, enquanto o motociclista conseguiu fugir.


NE Notícias, da redação

Oposição recua no debate sobre a água e PL enfrenta debandada

O artigo de hoje destaca a inconsistência do discurso da oposição sobre a concessão da água, o desmonte do PL em Sergipe e a disputa entre Samuel Carvalho e o Sintese.

Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso)
Deso|Divulgação

ARREGARAM!

Os deputados estaduais Marcos Oliveira e Georgeo Passos simplesmente silenciaram ontem, após serem confrontados numa discussão sobre a concessão da DESO, para a Iguá, feita pelo governador Mitidieri. Eles que são ferrenhos opositores da operação que rendeu R$ 4,5 bilhões aos cofres do Estado e dos municípios, e mais R$ 6 bilhões de reais em investimentos pela empresa nos próximos anos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Fugiram do debate quando mostramos a eles uma Lei, 1836/2015, enviada por Valmir de Itabaiana e aprovada pela Câmara, para privatização da água de Itabaiana. Marcos Oliveira só respondeu que “à época” não era da política.

SAMUEL X SINTESE

Um vídeo postado nas redes sociais, detalhou ponto a ponto a posição da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro. Além da defesa, sua e da sua família, que segundo o prefeito foram atacados, há questionamentos que precisam de respostas do Síntese, em especial aquela que dizem respeito a Educação propriamente dita, silenciados pelo Sindicato nos últimos anos no município. Em resposta, o Sindicato também gravou um vídeo e publicou nas redes sociais.

CONSEQUÊNCIAS

O Partido Liberal, que nos últimos anos conseguiu um crescimento que o levou ao protagonismo de eleger a prefeita da Capital e um candidato competitivo ao governo do Estado, após a ação dos Bolsonaros que tiraram o comando de Edivan Amorim, está vendo as consequências na vida real. Além de já ter perdido todos os prefeitos, a própria Emília, (Aracaju); Valmir (Itabaiana) e Talysson (Areia Branca), agora foi a vez de Edi Leite, prefeito de Carmópolis, abandonar a sigla e se filiar ao União Brasil de André Moura.

Na janela de mudança partidária vai perder o deputado federal, Ícaro de Valmir e todos os deputados estaduais. A pergunta nos bastidores é, quem vai chegar no Partido e se a legenda conseguirá montar as chapas de deputados estaduais e federais. O fato é que será um desafio gigante!

PRIORIDADES

Corroborando com o que as ruas há muito questionam, a Câmara Federal adiou para 2026, dois projetos importantes para a sociedade. A PEC da Segurança e o Projeto Anti Facção. É que os parlamentares, em sua maioria de direita, não priorizam os temas relevantes, que geram impacto na vida real dos brasileiros, e preferem as discussões ideológicas que tomam o tempo, a energia e por conseguinte, atrapalham nossas vidas.

Imaginemos se essa força fosse utilizada para cobrar melhorias na Educação, Saúde, Infraestrutura, Investimento na produção de alimentos, Construção de moradias, desenvolvimento de Ciência e geração de empregos, o quanto nossa sociedade estaria evoluindo. Precisamos realmente refletir sobre isso!


Por Marcos Aurélio

Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.

PF prende desembargador por vazamento de informações sigilosas

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (16), a segunda fase da Operação Unha e Carne, que investiga o vazamento de informações sigilosas que teriam favorecido o Comando Vermelho.

Desembargador federal Macário Ramos Júdice Neto, preso durante a 2ª fase da Operação Unha e Carne
UFES|Arquivo

Entre os alvos está o desembargador federal Macário Ramos Júdice Neto, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), que foi preso durante a operação.

Ao todo, foram cumpridos 11 mandados expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A ofensiva representa um desdobramento da primeira fase da operação, que resultou na prisão do ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O desembargador é responsável pela relatoria do caso TH Joias, citado nas investigações como tendo conexão com a facção criminosa. As apurações apontam que ele teria compartilhado informações privilegiadas do Judiciário com integrantes da organização.

A operação reforça o cerco da Justiça sobre a infiltração do crime organizado em instituições públicas, revelando uma rede que envolve desde políticos até membros do Poder Judiciário.

Bom Dia RJ

Leia nota da Polícia Federal:

Nesta terça-feira, 16/12, a Polícia Federal deflagrou a Operação Unha e Carne 2 para investigar a atuação de agentes públicos no vazamento de informações sigilosas que culminou com a obstrução da investigação realizada no âmbito da Operação Zargun, deflagrada em setembro.

Na ação de hoje, a PF cumpre um mandado de prisão preventiva e dez mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

A ação se insere no contexto da decisão do STF no âmbito do julgamento da ADPF 635/RJ (ADPF das Favelas) que, dentre outras providências, determinou que a Polícia Federal conduzisse investigações sobre a atuação dos principais grupos criminosos violentos em atividade no estado e suas conexões com agentes públicos.


NE Notícias, com informações da PF