Corinthians e Vasco iniciam final sem gols

O primeiro capítulo da decisão da Copa do Brasil entre Corinthians e Vasco terminou com um empate sem gols, na noite desta quarta-feira (17) na arena do Timão em Itaquera, São Paulo. Com este resultado, tudo fica em aberto para o confronto da volta da final, que será disputado no próximo domingo (21), a partir das 18h (horário de Brasília), no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.ebcebc

O confronto desta quarta será mais lembrado pela pouca inspiração e muita transpiração das equipes, que competiram muito durante os 90 minutos de bola rolando. Com isso, as oportunidades claras foram poucas de lado a lado.

Ainda na etapa inicial, aos 18 minutos, o Vasco conseguiu colocar a bola no fundo do gol do goleiro Cássio com o atacante Rayan, mas o lance foi anulado por causa de posição de impedimento do jogador vascaíno.

Sete minutos depois quem marcou foi o Corinthians, com Memphis Depay aproveitando uma bola que sobrou no meio da área. Porém, o lance foi cancelado após ser confirmada a posição irregular do holandês.

No segundo tempo o panorama não mudou muito e a igualdade sem gols perdurou até o apito final.

As Rapidinhas: Edvan Amorim veta apoio a Rodrigo Valadares

O cenário político de 2026 segue agitado com definições no Podemos, onde Edvan Amorim fechou questão contra o apoio a Rodrigo Valadares.

Enquanto isso, o clima entre Itabaiana e Aracaju tenta esfriar após Adailton Sousa admitir excessos nas críticas a Emília Corrêa, embora os vetos mútuos entre a prefeita e Valmir de Francisquinho indiquem que a aliança segue frágil.

No governo, as escolhas de Mitidieri para o Senado podem trazer riscos políticos.

O empresário Edvan Amorim e o deputado federal Rodrigo Valadares
Edvan Amorim e Rodrigo Valadares

Ingovernável

A Câmara dos Deputados está ingovernável.

Vergonha

Se fossem cumprir decisão judicial, os parlamentares cassariam o mandato do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ). Preferem passar vergonha.

Pode piorar

Ninguém contesta que este é o pior Parlamento de todos os tempos. Pra piorar, tem quem queira deixar de ser deputado para ser senador.

ALFABETIZAÇÃO

Constitucionalmente, o Senado é a Casa Revisora. Na verdade, é alfabetizadora.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Candidatura

O PT só terá candidatura própria ao governo de Sergipe se esta for a decisão da Direção Nacional.

Equívoco

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (Republicanos) não será candidata a governadora em 2026. Setores da imprensa especulam equivocadamente.

Houve excesso I

Adailton Sousa, ex-prefeito de Itabaiana, que disse recentemente não aceitar a liderança da prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, voltou atrás.

HOUVE EXCESSO II

Adailton admitiu que ‘houve excesso’ na crítica à prefeita sobre apoios da gestora ao Senado em 2026.

HOUVE EXCESSO III

Em entrevista ao Jornal da Fan, o pré-candidato ao Senado disse que já conversou com Emília. Veja entrevista:

Jornal da Fan

Veto I

O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, padrinho político de Adailton, vetou o nome de Emília para suposta disputa ao governo estadual.

Veto II

Emília, por sua vez, vetou os espaços de Francisquinho na Prefeitura de Aracaju.

Candidata

A viúva de Valmir Monteiro, Andressa Nascimento, será candidata em 2026. Resta saber se será para a Câmara Federal ou para a Assembleia Legislativa.

Fracos

São fracos os ministros de Lula que deviam tratar da Segurança Pública, um dos maiores problemas da gestão do petista.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Mais um

Estreou na última segunda-feira (15) o SBT News, canal de notícias 24 horas do Grupo Silvio Santos. Na SKY, a emissora pode ser assistida no canal 580. O canal também está presente no YouTube.

Suplentes

O vereador de Aracaju, Ricardo Vasconcelos, e o ex-deputado estadual Fabiano Oliveira foram escolhidos como candidatos a suplente da chapa de André Moura (UB) ao Senado.

Base governista

Fiote, pai do cantor Natanzinho Lima, pré-candidato a deputado federal, trocou o Republicanos pelo PP. Ele permanece na base governista. A troca partidária foi publicada no NE Notícias, AQUI.

Não faz acenos

Diferente do que diz um deputado federal de Sergipe, o deputado Sóstenes Cavalcante disse que o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, “não faz acenos ao PL”.

PL Antifacção

O deputado federal Guilherme Derrite (PL-SP) diz que não foi procurado pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE) para fazer mudanças no PL Antifacção.

ESCOLHAS

O governador Fábio Mitidieri (PSD) pode quebrar a cara sobre a escolha que já anunciou de nomes para o Senado.

fim de papo

O empresário Edvan Amorim, presidente estadual do Podemos, decidiu que não haverá apoio ao deputado federal Rodrigo Valadares (União), que vai para o PL. Qualquer outra informação é mera conversa de bar.


NE Notícias, da redação

NOMES: Anvisa proíbe 4 suplementos alimentares

Uma ação fiscal da Anvisa, publicada nesta terça-feira (16/12), determinou a proibição, a apreensão e o recolhimento de quatro marcas de suplementos alimentares. A medida também suspende a comercialização, a distribuição, a fabricação, a divulgação e o consumo dos produtos.

Confira abaixo os itens que foram proibidos: 

  • Todos os lotes de produtos da empresa PHARMACÊUTICA INDÚSTRIA E LABORATÓRIO NUTRACÊUTICOS LTDA.
  • Lote 071A da SUPRA ÔMEGA 3 TG 18 EPA/12 DHA + VITAMINA E – MARCA GLOBAL SUPLEMENTOS, de empresa desconhecida.
  • Todos os produtos da empresa R.T.K INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS E ALIMENTOS NATURAIS LTDA EPP.
  • Todos os lotes do suplemento CANDFEMM, de origem desconhecida.

Motivos das medidas

Os produtos da empresa Pharmacêutica Indústria e Laboratório Nutracêuticos Ltda. deverão ser recolhidos devido à falta de regularização no órgão competente, à presença de constituintes não autorizados em alimentos, à ausência de registro sanitário para suplemento alimentar de probiótico e ao uso de marcas que fazem alusão a propriedades terapêuticas e funcionais não aprovadas.

Já a medida de proibição e apreensão do Supra Ômega 3 TG 18 EPA/12 DHA + Vitamina E – Marca Global Suplementos ocorreu porque a empresa Akron Pharma Ltda., responsável por sua fabricação, não reconhece o lote 071A do produto, comercializado pela plataforma Shopee. Além disso, o suplemento apresenta divergências significativas em relação ao original, como material de rotulagem com qualidade e acabamento diferentes, entre outras irregularidades.

A R.T.K Indústria de Cosméticos e Alimentos Naturais Ltda. EPP teve seus produtos suspensos por apresentarem resultado insatisfatório quando às boas práticas de fabricação.

Outro produto atingido foi o suplemento alimentar CANDFEMM, de empresa desconhecida. A proibição se dá por conta da ausência de registro com a alegação de conter probióticos para a saúde vaginal e intestinal. Também foram identificadas alegações não aprovadas pela Anvisa na propaganda dos produtos, como “eliminar a candidíase”.

Flamengo perde nos pênaltis para o PSG

O Flamengo foi derrotado pelo PSG (França) por 2 a 1 na cobrança de pênaltis, após um empate de 1 a 1 com a bola rolando, na tarde desta quarta-feira (17) no estádio Ahmad bin Ali, na cidade de Al Rayan (Catar), e viu o sonho do Bi mundial adiado. Já a equipe francesa conquistou o título da Copa Intercontinental de Clubes da Fifa.ebcebc

O time francês abriu o placar com o atacante georgiano Kvaratskhelia aos 37 minutos do primeiro tempo. A equipe carioca chegou a igualar aos 16 da etapa final, graças a gol em cobrança de pênalti do volante Jorginho. E nas penalidades máximas o goleiro russo Safonov brilhou, defendendo os chutes de Saul, Pedro, Léo Pereira e Luiz Araújo, para garantir o triunfo de 2 a 1 da equipe francesa.

Desta forma a equipe comandada pelo técnico Filipe Luís viu adiado o sonho de conquistar outro título de uma competição de clubes de âmbito mundial, como aconteceu em 1981 (quando venceu o Liverpool, da Inglaterra, pelo placar de 3 a 0 em Tóquio, no Japão, para ficar com a Copa Intercontinental).

Apesar do revés na decisão da Copa Intercontinental, o Flamengo teve uma temporada histórica, na qual conquistou quatro troféus: o Campeonato Carioca, a Supercopa do Brasil, a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro.

Falhas de Rossi

A etapa inicial da partida entre Flamengo e PSG teve um protagonista, mas pelo lado negativo, o goleiro Agustín Rossi. O goleiro, que foi um dos destaques da vitoriosa campanha do Rubro-Negro na Copa Libertadores, falhou em duas oportunidades na final diante dos franceses.

A primeira foi logo aos oito minutos, quando Rossi tentou evitar que a bola saísse com um chutão. A bola sobrou com o espanhol Fabián Ruiz, que bateu para o fundo do gol. Mas o lance foi anulado pelo juiz, com auxílio do VAR (árbitro de vídeo), ao ser constatado que a bola saiu pela linha de fundo.

Mas aos 37 o erro do goleiro argentino culminou em um gol validado. Mayulu esticou a bola na direita para Doué, que, de primeira, cruzou rasteiro para o meio da área. Rossi espalmou e a bola sobrou para Kvaratskhelia, que teve apenas o trabalho de escorar para o fundo das redes.

Empate com Jorginho

Após o intervalo, o Rubro-Negro da Gávea conseguiu igualar um pouco as ações em um confronto que ficou ainda mais aberto, com oportunidades sendo criadas de lado a lado. E o time brasileiro conseguiu igualar o marcador. Aos 14 minutos o uruguaio Arrascaeta foi derrubado dentro da área pelo brasileiro Marquinhos. Inicialmente o juiz não marcou nada, mas o VAR assinalou a necessidade de revisão e o pênalti foi marcado. Jorginho cobrou de forma perfeita e deixou tudo igual.

O empate perdurou até o final dos noventa minutos, e o confronto foi para a prorrogação, na qual o PSG criou as melhores oportunidades de marcar, em especial com o francês Dembélé, que entrou no decorrer da partida. Mas o placar permaneceu no 1 a 1, e a decisão foi decidida nas penalidades máximas.

Brilho de Safonov

Na disputa de pênaltis o time francês contou com o brilho do goleiro russo Safonov, que defendeu os chutes de Saul, Pedro, Léo Pereira e Luiz Araújo. Apenas De La Cruz marcou pelo time da Gávea. Já pelo lado francês Vitinha e Nuno Mendes marcaram. Já o atual melhor do mundo Dembélé bateu para fora e Barcola teve a cobrança defendida por Rossi.

Desta forma o PSG conquistou pela primeira vez na história uma competição de âmbito mundial.

Retrospecto de confrontos

Este foi o quarto jogo entre o Rubro-Negro da Gávea e a equipe da capital francesa na história. O primeiro encontrou entre as duas equipes foi em 1975, quando o Fla triunfou por 2 a 0. Em 1979 quem se deu melhor foram os franceses, pelo placar de 3 a 1. Já em 1991 o resultado foi um empate de 1 a 1.

Montanha-russa da Vila do Natal trava e deixa pessoas presas em Aracaju

Um susto marcou a noite desta terça-feira (16) na Vila do Natal, evento promovido pelo Governo do Estado na Orla de Atalaia, em Aracaju.

Montanha-russa da Vila do Natal trava e deixa pessoas presas em Aracaju
Reprodução

A montanha-russa instalada no local apresentou uma falha mecânica e travou durante o funcionamento, deixando pessoas presas no alto do equipamento.

De acordo com o governo, o incidente foi causado pelo rompimento de uma correia do sistema de elevação responsável pela subida dos carrinhos. Imediatamente, o dispositivo de segurança foi acionado, ativando as travas automáticas que impedem a descida descontrolada dos veículos.

Apesar da tensão, o resgate foi realizado de forma segura. Uma equipe de Bombeiros Civis atuou no local e retirou as pessoas utilizando a rampa de emergência lateral do brinquedo. Felizmente, ninguém ficou ferido na ocorrência.

Veja as imagens:

Reprodução

PF pede mais tempo para perícia médica

A Polícia Federal (PF) pediu nesta quarta-feira (17) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mais prazo para entregar a perícia médica do general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Augusto Heleno
Marcelo Camargo / Agência Brasil

A perícia foi determinada pelo ministro para instruir o pedido da defesa para que Augusto Heleno cumpra prisão domiciliar humanitária. Segundo a defesa, o general tem 78 anos de idade e graves problemas de saúde.

Em ofício enviado a Moraes, a PF pediu que o prazo para finalização do trabalho, que termina nesta quarta-feira, seja estendido até o dia 26 de dezembro. 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segundo a corporação, a defesa do general apresentou novos documentos na véspera da perícia, que foi feita na sexta-feira (12), e é necessário mais prazo para a conclusão do laudo final.  

“O perito médico responsável indicou a necessidade de maior tempo para a análise detida de novos documentos e quesitos apresentados pela defesa na véspera da diligência”, justificou a PF no pedido.

Condenado a 21 anos de prisão na ação penal da trama golpista, Heleno está preso desde 25 de novembro, quando iniciou o cumprimento da pena. Ele está custodiado em uma sala do Comando Militar do Planalto (CMP), em Brasília.

A perícia foi determinada após a defesa negar que Heleno apresente diagnóstico de Alzheimer desde 2018, quando integrava o governo de Jair Bolsonaro. Segundo a defesa, o diagnóstico foi feito no início de 2025.

A controvérsia ocorreu porque o general teria dito que começou a apresentar o problema cognitivo em 2018. O relato ocorreu durante o exame de corpo de delito antes de iniciar o cumprimento da pena.

Caberá ao ministro autorizar ou não a prisão domiciliar. Não há prazo para decisão. 

Operação causa prejuízo de R$ 355 milhões ao crime organizado

A Polícia Civil de Sergipe participou da 3ª edição da Operação Renorcrim, ação estratégica que causou um prejuízo estimado de R$ 355 milhões ao crime organizado no Brasil.

Polícia Civil deflagra operação contra facção em Aracaju; prisões em SE e SP
Polícia Civil|Divulgação

A ofensiva, que ocorreu entre 24 de novembro e 5 de dezembro, foi liderada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e integrou as forças policiais de todo o país para enfraquecer facções criminosas.

Em todo o território nacional, a operação resultou em mais de 600 prisões e na apreensão de 202 armas de fogo, incluindo oito fuzis.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Foram retiradas de circulação cinco toneladas de drogas e confiscados 387 veículos. Além disso, 21.041 outros bens foram apreendidos, totalizando mais de R$ 79 milhões em produtos.

No aspecto financeiro, o bloqueio judicial de bens alcançou R$ 838 milhões, dos quais R$ 196 milhões já foram efetivamente congelados.

O secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, destacou a importância da colaboração entre as polícias estaduais para desarticular as finanças do crime.

“A Operação Renorcrim é um exemplo claro da força da integração entre as forças policiais. Essas ações conjuntas demonstram nossa capacidade de enfrentar o crime organizado, especialmente no que diz respeito à descapitalização das organizações criminosas”, afirmou Sarrubbo.


NE Notícias, com informações da SSP/SE

Acidente grave na BR-235 deixa dois motoristas em estado crítico

Um grave acidente registrado na noite de ontem (16) deixou vítimas na BR-235, na altura do povoado Cafuz, no município de Areia Branca.

Acidente grave na BR-235, no trecho conhecido como Cafuz, envolvendo ônibus da Coopertalse
Reprodução

A colisão envolveu um micro-ônibus da Coopertalse, uma carreta e dois veículos de passeio. O impacto foi violento: imagens do local mostram a parte frontal do transporte coletivo completamente destruída.

O sinistro ocorreu por volta das 21h e deixou quatro pessoas feridas. Duas delas, o condutor do micro-ônibus e o motorista de um dos carros, apresentaram estado considerado grave.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O paciente identificado pelas iniciais J. R. C. N. B. foi admitido na Ala Vermelha do Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE), onde passou por avaliação médica e foi submetido a procedimento cirúrgico.

Já o paciente J. R. S. segue internado na Ala Vermelha do HUSE. Ele foi avaliado pela equipe de Neurocirurgia e passará por exames complementares e reavaliação médica.

As outras duas vítimas, M.S, de 40 anos, e J.N.S, de 43 anos, foram recebidas pelo Hospital Regional de Itabaiana, medicadas e já receberam alta hospitalar.

Devido à complexidade da ocorrência, o trecho da rodovia ficou interditado nos dois sentidos, sendo liberado apenas na madrugada desta quarta-feira (17).

Além da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados para prestar socorro às vítimas e organizar o tráfego. As causas do acidente ainda estão sendo apuradas.


NE Notícias, da redação

Emília conquista cheque em branco na Câmara de Aracaju

O artigo de hoje, Marcos Aurélio destaca a vitória expressiva de Emília Corrêa no orçamento municipal, a prestação de contas de Rogério Carvalho e a polêmica censura ao Padre Júlio Lancelotti.

Prefeita de Aracaju Emília Corrêa em foto que aparece sorrindo
Karla Tavares|PMA

5 BILHÕES

Aprovado na Câmara um percentual de remanejamento do Orçamento de 40%. Uma vitória da Prefeita Emília e o fim de uma conquista do Poder Legislativo, mesmo com todo o esforço do presidente Ricardo Vasconcelos e do próprio ex-presidente Nitinho, que ao longo dos últimos anos se posicionaram firmemente em relação ao então prefeito Edvaldo Nogueira.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Na verdade, sequer foi apresentado uma emenda para modificar esse percentual. Houve uma tentativa do vereador Fábio Meirelles, com 5%, e uma anulada por ter sido apresentada fora do prazo regimental, de 25%, do Pastor Diego. Em síntese, essa votação pouco impacta na vida da sociedade, ela tinha um valor simbólico para a própria Câmara de Vereadores. Ademais, que a prefeita faça um bom trabalho com os R$ 5 bilhões que terá para gerenciar a nossa capital.

BALANÇO

Rogério Carvalho reuniu a imprensa ontem num almoço, no restaurante Sollo, e apresentou um material preparado por sua equipe de Comunicação, com uma qualidade excelente e um conteúdo que retratou sua atuação no mandato sempre em defesa da sociedade brasileira com temas relevantes, a exemplo dos investimentos nas áreas da saúde, citando a garantia de recursos da ordem de 150 milhões de reais para o setor em Lagarto; a volta da Petrobras com força máxima ao nosso Estado, e depois dessa apresentação, abriu espaço para os questionamentos de forma aberta e transparente.

Perguntei ao Senador a respeito da estratégia que o campo da esquerda está construindo objetivando combater a indústria do ódio e da mentira que a extrema-direita vem praticando no Brasil e fiz um comparativo, aproveitando todo o material que a comunicação do Senador exibiu ontem para a Imprensa, que não ganhará, assim que for publicada nas redes sociais, grande arena da sociedade nos dias atuais, sequer uma pequena parte do engajamento que as mentiras da direita e os discursos de ódio que são despejados diariamente.

Em sua resposta, Rogério disse que “esse é um desafio, não só do Brasil, mas da humanidade”, mas registrou também que está visível uma mudança desse quadro, a partir de um chamamento do Presidente Lula, onde não só as redes sociais, mas principalmente a ocupação das ruas pelos setores progressistas da sociedade.

SANÇÕES

Qual a razão para a Igreja Católica suspender as transmissões ao vivo da missa comandada pelo Padre Júlio Lancelotti que comanda uma paróquia no estado de São Paulo? A quem o Padre está incomodando? O que ele tem dito nas suas pregações que tem ofendido tanto a cúpula da Igreja? Esse é um tema que tem sido recorrente nas redes sociais. Essa é uma política adotada para todos os Padres daquele Estado?

“Enquanto o padre Júlio Lancellotti, conhecido por defender pautas progressistas e a população de rua em São Paulo, está proibido de transmitir missas ao vivo e seguir com suas atividades nas redes sociais, outros religiosos com milhões de seguidores nas plataformas digitais seguem com a atividade liberada — que incluem declarações sobre política. Um exemplo é Frei Gilson, que tem 8,65 milhões de inscritos no YouTube e 11,1 milhões de seguidores no Instagram. Gilson da Silva Pupo Azevedo, que está à frente da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Diocese de Santo Amaro, em São Paulo, publica músicas, cortes de shows, leituras e reflexões sobre a Bíblia”, esse texto é de Bruno Fonseca, Chefe de redação e editor do site apublica.org


Por Marcos Aurélio

Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.

Flamengo x PSG: Retrospecto e final do Intercontinental

Chegou o momento mais esperado do ano! Em busca do bi mundial, o Flamengo enfrenta o Paris Saint-Germain nesta quarta-feira (17), às 14h (de Brasília), no estádio Ahmad bin Ali, em Doha, pela final da Copa Intercontinental.

Final do Intercontinental 2025 entre PSG e Flamengo
Grande Final do Intercontinental|FIFA

Após o último treino antes do jogo, o técnico Filipe Luís concedeu entrevista coletiva e mostrou confiança na conquista do título. 

“Não falamos do jogo com o Bayern. Cada jogo é um jogo diferente. Não vamos jogar contra o Bayern, vamos jogar contra o Paris, por mais que a forma que eles pressionem tenha a mesma energia. Acreditei naquela vez que era um plano para vencer o Bayern e eles foram melhores do que nós. Agora, é outro plano, mas sem abrir mão dos nossos princípios, do que é o DNA do Flamengo. É um outro jogo, outra história. Em final, temos que cometer o mínimo de erros possíveis”, afirmou o treinador, que disse ter um plano para tentar neutralizar a velocidade dos jogadores do PSG.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

“Não tenho nenhuma dúvida que jogadores tão jovens e tão rápidos nos colocarão em dificuldade em determinados momentos do jogo. Assim como nos colocaram no Brasil, na Libertadores, na Copa de Clubes contra Chelsea e Bayern. Temos uma forma de defender, não defendemos o jogador, defendemos a equipe, a bola, e esperamos tirar o máximo de tempo possível de jogadores determinantes, em especial no meio. Não tenho dúvidas de que teremos armas para neutralizar o ataque do PSG”, concluiu.

Técnico Filipe Luís

Retrospecto

Flamengo e PSG se enfrentaram apenas três vezes na história, com equilíbrio total: uma vitória para cada lado e um empate. A vitória rubro-negra aconteceu em 1975, em um amistoso disputado no Parc dos Princes, que terminou com o placar de 2 a 0, com dois gols de Luisinho. 

Arbitragem

Árbitro: Ismail Elfath (EUA)

Assistentes: Corey Parker (EUA) e Kyle Atkins (EUA)

VAR: Allen Chapman (EUA).

VEJA TUDO SOBRE FLAMENGO X PSG, PELA FINAL DO MUNDIAL DE CLUBES:

Flamengo TV