Ônibus: Consórcio veta recurso e aguarda trânsito em julgado

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, presidente do Consórcio do Transporte Metropolitano (CTM), presidiu nesta sexta-feira (19), mais uma assembleia ordinária do colegiado, com o objetivo de deliberar sobre a licitação que, atualmente, está anulada por decisão da Justiça de Sergipe.

Prefeita Emília Corrêa e o Procurador-geral de Aracaju, Hunaldo Mota
Ronald Almeida|PMA

Por maioria, o consórcio decidiu aguardar o trânsito em julgado da decisão da 18ª Vara Cível, que anulou integralmente a licitação nº 001/2024, que previa a concessão do transporte público coletivo na Grande Aracaju, para a definição de novos passos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Também foi acordado que esse movimento deve seguir sem a interposição de recurso por qualquer um dos entes consorciados.

Na oportunidade, a prefeita Emília classificou a decisão como razoável e destacou que o afastamento da possibilidade de recurso pode garantir um curso processual mais célere.

“Decidimos que não haverá recurso, o consórcio não vai recorrer, vai aguardar o trânsito em julgado. Isso significa que o caminho fica mais curto. Quando se recorre, é um direito, mas quando se recorre é para não acabar nunca. Que venha o trânsito em julgado e que daqui pra frente a gente caminhe um caminho mais curto para fazer a entrega de uma nova licitação”, destacou.

A gestora prometeu continuar investindo na melhora da frota do transporte coletivo público de Aracaju:

Vou assinar financiamento com a Caixa Econômica de 36 novos ônibus Euro 6 para Aracaju“.

Emília Corrêa

Estiveram presentes na reunião o vice-presidente do CTM e prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Samuel Carvalho; o prefeito de Barra dos Coqueiros, Airton Martins; o prefeito de São Cristóvão, Júlio Nascimento; o representante do Governo do Estado, o secretário de Planejamento, Orçamento e Inovação, Júlio Filgueira, além de procuradores dos municípios e do estado.

Nulidade mantida

O procurador-geral do município de Aracaju, Hunaldo Mota, reforçou que, mesmo com decisão recente do Tribunal de Justiça, que suspendeu a possibilidade de que a sentença da 18ª Vara Cível seja executada de imediato, está mantida a nulidade da licitação em questão.

A sentença determinava que o CTM e o Município de Aracaju realizassem um novo processo licitatório no período de 1º de novembro de 2025 a 30 de abril de 2026, mas um pedido de suspensão de liminar ajuizado pelo Município de São Cristóvão sustou a obrigação imediata de proceder a uma nova licitação.

“A sentença que reconheceu, que declarou a nulidade está válida, ela apenas não pode ser cumprida, aquele prazo até abril não pode ser cumprido, mas o que a juíza decidiu, não há qualquer reforma nesse sentido. O que o São Cristóvão conseguiu foi apenas barrar, suspender a execução dessa sentença, ou seja, que a gente seja obrigado até abril a fazer essa nova licitação. O consórcio, por maioria, decidiu não recorrer desta sentença. Com essa decisão, entendemos que São Cristóvão não tem mais legitimidade para prosseguir com o pedido de efeito suspensivo que ele já interpôs”, explicou.


Com informações da PMA

PF diz que Bolsonaro precisa de cirurgia

A Polícia Federal (PF) enviou nesta sexta-feira (19) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), um laudo médico sobre a saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O ex presidente Jair Bolsonaro chegando para depoimento na 1 turma do STF, como réu do núcleo 1 na ação da trama golpista. Brasília (DF), 10/06/2025
Valter Campanato|Agência Brasil

Os peritos confirmaram que o ex-presidente é portador de hérnia inguinal bilateral e necessita de uma cirurgia, que foi solicitada por médicos particulares de Bolsonaro.

O laudo também confirmou quadro de soluços e de insônia.

“Quanto à tempestividade do procedimento, esta Junta Médica entende que deve ser realizado o mais breve possível, haja vista a refratariedade aos tratamentos instituídos, a piora do sono e da alimentação, além de acelerar o risco das complicações do quadro herniário, em decorrência do aumento da pressão intra-abdominal”, concluiu o laudo.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A perícia foi realizada nessa quarta-feira (17) na sede do Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília. O procedimento foi determinado pelo ministro.

Bolsonaro está preso na Superintendência da Polícia Federal (PF), na capital federal, onde cumpre pena definitiva pela condenação a 27 anos e três meses de prisão na ação penal da trama golpista.

CNN Brasil

Confira: Programação da Seleção Brasileira antes da Copa

A programação da Seleção Brasileira para a primeira Data FIFA de 2026 está fechada.

O Brasil vai enfrentar França e Croácia, em março, dentro da proposta de desafiar diferentes escolas de futebol. Depois de pegar duas seleções africanas (Senegal e Tunísia) e duas asiáticas (Coreia do Sul e Japão), em 2025, agora a equipe comandada por Carlo Ancelotti vai medir forças com duas potências do velho continente.

No dia 26 de março a Amarelinha jogará contra a seleção francesa, no Gillete Stadium, em Boston, no estado de Massachusetts, na região Nordeste do país. O estádio abrigará sete partidas do mundial. Além de ser uma das cidades mais antigas dos Estados Unidos, Boston conta com uma grande comunidade brasileira. Finalista da última Copa, quando foi derrotada na decisão pela Argentina, a França aparece na 3ª posição do Ranking Masculino da FIFA.

Cinco dias depois, em 31 de março, será a vez da Croácia, no Camping World Stadium, em Orlando, na Flórida, outra cidade que conta com um grande contingente de brasileiros. Os adversários ocupam a 10ª posição no ranking da FIFA. A seleção croata vem marcando presença nas últimas Copas com resultados importantes, que a levaram ao segundo lugar em 2018 e à terceira posição em 2022.

Para esses amistosos, a CBF escolheu a cidade de Orlando como base. A seleção ficará hospedada e irá treinar no Complexo da ESPN, viajando a Boston na véspera do primeiro jogo e retornando à base na sequência.

“Serão dois jogos de altíssimo nível, contra duas seleções da primeira prateleira do futebol mundial. Desde quando asseguramos a classificação nós havíamos decidido enfrentar seleções bem ranqueadas, classificadas para a Copa e que representassem escolas diferentes. Tivemos adversários da Ásia, das escolas africanas e buscamos equipes europeias que pudessem, de fato, impor dificuldades e desafiar a Seleção Brasileira como as outras fizeram”, destacou Rodrigo Caetano, coordenador geral de seleções masculinas da CBF.

Informações sobre a venda de ingressos e os horários das partidas serão divulgadas no início de janeiro.

No sorteio realizado pela FIFA no último dia 5, em Washington, o Brasil foi designado como cabeça-de-chave do Grupo C, com Marrocos, Escócia e Haiti. Confiram ordem, datas e locais dos jogos da Seleção na primeira fase da Copa:

1ª rodada – 13 de junho (sábado) – Brasil x Marrocos – Nova York/Nova Jersey (MetLife Stadium)

2ª rodada – 19 de junho (sexta-feira) – Brasil x Haiti – Filadélfia (Lincoln Financial Field)

3ª rodada – 24 de junho (quarta-feira) – Escócia x Brasil – Miami (Hard Rock Stadium)

Preso no Rio suspeito de golpe da ‘falsa central bancária’ em Aracaju

A Polícia Civil de Sergipe, por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC/Depatri), cumpriu mandado de prisão preventiva no Rio de Janeiro contra um investigado por estelionato eletrônico.

Preso no Rio suspeito de golpe da 'falsa central bancária' em Aracaju
Reprodução

A ação, realizada com apoio da DRCI do Rio, mirou um esquema conhecido como “falsa central bancária”. Ordem judicial partiu da Comarca de Aracaju.

Segundo o delegado Érico Xavier, a vítima foi induzida por mensagens de um falso funcionário de banco a realizar procedimentos no celular, permitindo o acesso dos criminosos à conta [vídeo mais abaixo].

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

“A vítima recebeu mensagens de uma pessoa que se passava por funcionário de instituição financeira, induzindo-a, por meio de engenharia social”, explicou o delegado.

Além da prisão, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão. Os agentes encontraram celulares (incluindo o usado no golpe), cartões de terceiros, dispositivos eletrônicos e cerca de R$ 50 mil em espécie. Este valor será destinado à reparação integral do prejuízo da vítima.

O diretor do Depatri, André Baronto, alertou que bancos nunca pedem senhas ou transferências por telefone. “Ao receber esse tipo de contato, a orientação é encerrar imediatamente a ligação e procurar o banco por canais oficiais”, orientou.

As investigações continuam para identificar outros envolvidos. Denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio do Disque-Denúncia 181, com garantia de sigilo absoluto.

Veja as imagens:


NE Notícias, com informações da SSP

Justiça obriga Estado a criar linha de ônibus Aracaju-Cumbe

O Ministério Público de Sergipe (MPSE), através de Ação Civil Pública, obteve tutela de urgência determinando que o Estado promova, no prazo máximo de 120 dias, a criação da linha de transporte intermunicipal de passageiros Aracaju–Cumbe (ida e volta), com partida e chegada no perímetro urbano de Cumbe, assegurando a regularidade, continuidade e segurança do serviço.

Terminal Rodoviário Governador Luiz Garcia, no centro de Aracaju
Mário Sousa | Arquivo ASN

Em caso de descumprimento injustificado, foi fixada multa diária de R$ 1.000,00.

A ação foi ajuizada após apuração realizada no âmbito de procedimento administrativo, que constatou a ausência de transporte intermunicipal direto entre Aracaju e Cumbe. A situação obrigava os moradores a se deslocarem até trechos rodoviários afastados e inseguros ou a realizarem conexões em outros municípios, gerando custos adicionais, atrasos e riscos à integridade física dos usuários.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Para o Promotor de Justiça Solano Lúcio de Oliveira Silva, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Nossa Senhora das Dores, a decisão terá um impacto positivo para a região.

“O deferimento dessa decisão representa um avanço significativo na concretização de direitos básicos da população de Cumbe. A ausência de transporte intermunicipal direto compromete, há anos, o acesso dos cidadãos a serviços essenciais na capital, como saúde, educação, trabalho e órgãos públicos. Com a implementação da linha Aracaju-Cumbe, garante-se não apenas mobilidade, mas também dignidade, inclusão social e segurança aos usuários. Trata-se de uma medida que aproxima o Estado do cidadão e reafirma o papel do Ministério Público na defesa do interesse público e dos direitos coletivos”, destacou.


MPSE

MPC-SE alerta municípios sobre nota fiscal e reforma tributária

O Ministério Público de Contas de Sergipe (MPC-SE) atuou de forma preventiva ao alertar sobre os impactos da reforma tributária nos municípios sergipanos, com destaque para a obrigatoriedade de adequação ao padrão nacional da nota fiscal eletrônica a partir de 1º de janeiro de 2026.

Sessão Plenária do Ministério Público de Contas de Sergipe
Marcelle Cristine|MPCSE

A manifestação foi feita pelo procurador-geral, Eduardo Côrtes, durante sessão plenária do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que acatou a solicitação e determinará a expedição de ofícios aos municípios ainda não adequados

Riscos da não adequação 

Em sua manifestação, o procurador-geral de Contas destacou os riscos que os municípios não adequados podem enfrentar, incluindo possíveis prejuízos em transferências voluntárias e dificuldades na transição para o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), previsto na reforma tributária. 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A preocupação do MPC-SE se volta especialmente aos municípios de menor capacidade administrativa, que podem encontrar maiores dificuldades técnicas e operacionais para implementar as mudanças exigidas pela legislação federal.

Diante desse cenário, o procurador-geral sugeriu que o TCE acompanhe o tema de forma ativa, orientando os gestores municipais para evitar prejuízos futuros às administrações públicas e à população sergipana. 

Medidas preventivas 

Com o acolhimento da solicitação pelo Pleno do TCE, os municípios que ainda não se adequaram ao padrão nacional da nota fiscal eletrônica receberão ofícios com orientações e alertas sobre os prazos e as consequências do descumprimento da obrigação legal.

A medida reforça o papel preventivo e pedagógico do controle externo estadual para que os municípios estejam preparados para as mudanças decorrentes da reforma tributária.


MPCSE

MAIS DE 3,6 MILHÕES: Governo de Sergipe autua a Iguá

O Governo de Sergipe, por meio da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) aplicou penalidade à concessionária Iguá Sergipe S/A no valor de R$ 3.633.868, em decorrência de intermitências no abastecimento de água registradas nos meses de outubro e novembro deste ano.

Empresa de saneamento Iguá
Rafael Campos|Governo do Rio de Janeiro

A medida é resultado de fiscalizações técnicas realizadas pela Câmara Técnica de Saneamento da Agrese, que constataram irregularidades na prestação do serviço em cinco municípios: Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana, Campo do Brito e Graccho Cardoso.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Ao todo, foram emitidos cinco Termos de Notificação, instrumentos administrativos utilizados pela Agrese quando é confirmada a veracidade e a gravidade da infração, conforme previsto na legislação vigente e no contrato de concessão.

As notificações decorrem do descumprimento do dever de garantir a regularidade e a continuidade do serviço de abastecimento de água, impactando diretamente a população atendida.

De acordo com o diretor-presidente da Agrese, Luiz Hamilton Santana, o valor da penalidade reflete a dimensão das infrações identificadas.

“O que leva a essa penalidade, que soma quase R$ 4 milhões, são as intermitências registradas em cinco municípios. As infrações analisadas referem-se aos meses de outubro e novembro, mas as fiscalizações seguem em andamento em outros municípios e também em outros períodos”, destacou.

O cálculo da multa considera a Unidade Fiscal Padrão de Sergipe (UFP/SE), atualmente fixada em R$ 77,98, aplicada sobre 46.600 unidades, totalizando o montante da penalidade. Paralelamente, a Agrese também emitiu ofícios solicitando dados sobre intermitências em outros 12 municípios, que estão sob análise da equipe técnica da Câmara de Saneamento.


Com informações do Governo de Sergipe

Polícia elucida homicídio cometido em Aracaju

A Polícia Civil de Sergipe, por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), elucidou um homicídio ocorrido no dia 12 de agosto de 2024, na Praça Princesa Isabel, no bairro Santo Antônio, em Aracaju.

Perícia policial
Isaac Amorim / Ministério da Justiça e da Segurança Pública

A autoria do crime foi definida após diligências investigativas, oitivas de testemunhas e exames periciais.

Conforme apurado, a vítima foi abordada por dois indivíduos que trafegavam em uma motocicleta e vestiam macacões amarelos. Durante a ação criminosa, um dos suspeitos efetuou disparos de arma de fogo com uma pistola calibre 9mm, fugindo do local em seguida.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O avanço das investigações permitiu identificar o autor dos disparos, apontado como antigo desafeto da vítima e de seus familiares. A materialidade e a autoria delitiva foram devidamente comprovadas ao longo do inquérito policial.

Diante dos elementos reunidos, a Justiça decretou a prisão preventiva do investigado, que já se encontrava custodiado no Presídio de Santa Maria em razão de prisão anterior pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.

O procedimento policial foi concluído e encaminhado ao Poder Judiciário para as providências cabíveis.

PF: Deputados do PL têm sigilos bancários quebrados e celulares apreendidos

Sóstenes Cavalcante Carlos Jordy
Sóstenes (PL) e Jordy (PL) – Foto: Kayo Magalhães|Câmara dos Deputados

A Polícia Federal (PF) apontou ao Supremo Tribunal Federal a existência de R$ 28,638 milhões em movimentações suspeitas, sem justificativa plausível, em contas de assessores dos gabinetes dos deputados Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e Carlos Jordy (PL-RJ), bem como funcionários do partido, entre outras pessoas próximas aos parlamentares.

As informações constam no relatório parcial, cujo sigilo foi levantado nesta manhã pelo ministro Flávio Dino, relator do caso no Supremo, e que embasou a Operação Galho Fraco, deflagrada pela PF nesta sexta-feira (19) tendo os parlamentares entre os alvos.

Segundo informações preliminares, R$ 400 mil em dinheiro vivo foram encontrados pelos agentes em um dos endereços de Sóstenes, que é líder do PL na Câmara.

Polícia Federal apreende dinheiro na casa do deputado Sóstenes Cavalcante, em Brasília
Dinheiro apreendido na casa do deputado Sóstenes Cavalcante|Polícia Federal

Nesta sexta, os agentes cumpriram sete mandados de busca e apreensão autorizados por Dino com o aval da Procuradoria-Geral da República (PGR). As diligências incluíram busca pessoal, veicular e em imóveis de Jordy e Sóstenes.

Segundo as investigações, os dois parlamentares são suspeitos de usar locadoras de veículo de fachada para desviar a cota parlamentar – verba a que cada congressista têm direito para pagar custear o funcionamento de seu gabinetes, incluindo despesas com o aluguel de frota de carros para deslocamento do deputado ou senador.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Nas redes sociais, Jordy disse estar sendo perseguido por Dino e negou qualquer esquema ilegal. “Hoje, no aniversário da minha filha, a PF fez busca e apreensão novamente na minha casa por determinação de Flávio Dino [ministro do STF]. Perseguição implacável!”, escreveu.

A Agência Brasil busca contato com o deputado Sóstenes Cavalcante ou sua defesa.

Smurfing

De acordo com o relatório parcial da PF, além das quantias incompatíveis com a renda declarada, o que chamou atenção dos investigadores foi a realização de saques nunca superiores a R$ 9.999,00, indicando a possível prática de lavagem de dinheiro conhecida por “smurfing”, que consiste em limitar o valor das transações para tentar burlar o monitoramento dos órgãos competentes.

Os maiores montantes suspeitos foram movimentados por Adailton Oliveira dos Santos, assessor especial do PL. Pela conta dele passaram mais de R$ 11,4 milhões entre 2023 e 2024, quantia que “mostra-se incompatível com a capacidade econômica declarada do titular, considerando-se seu vínculo funcional e contexto familiar”, escreveram os investigadores.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Já Itamar de Souza Santana, secretário parlamentar de Jordy, movimentou sozinho R$ 5,9 milhões. Ele também foi alvo de buscas nesta sexta-feira.

Os investigadores afirmaram haver indícios de utilização de cota parlamentar para pagamento de despesas inexistentes ou irregulares. Além disso, foram anexados trechos de conversas no aplicativo WhatsApp que sugerem pagamento “por fora” por parte dos deputados.

Além das buscas contra os deputados e mais três pessoas, com a respectiva quebra de sigilos telefônicos e telemáticos, Dino autorizou a quebra de sigilo bancário dos parlamentares e outras 12 pessoas físicas e uma pessoa jurídica. O ministro mandou ainda que informações de interesse sejam compartilhadas com a Receita Federal.

Mega-Sena acumula novamente e vai para R$ 62 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.953 da Mega-Sena, realizado nesta quinta-feira (18). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 62 milhões para o próximo sorteio.ebcebc

Cartelas da Mega-Sena
Marcello Casal Jr ⏐ Agência Brasil

Os números sorteados foram: 05 – 10 – 24 – 25 – 47 – 54

  • 61 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 33.795,16 cada;
  • 4.925 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 689,96 cada.

Apostas

Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília) de sábado (20), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa. 

Para o bolão, o sistema fica disponível até às 20h30 no portal Loterias Caixa e no aplicativo Loterias Caixa. 

Veja como foi o sorteio das Loterias Caixa:

Caixa