Suspeito de feminicídio na Cidade Nova já está preso

O homem suspeito de envolvimento em um crime de feminicídio ocorrido no bairro Cidade Nova, em Aracaju, na segunda-feira, 29, foi preso por uma equipe do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), com apoio da Guarda Municipal de São Cristóvão, após diligências realizadas ainda no dia do fato.

Viatura do 8º Batalhão de Polícia Militar
PMSE

A ação resultou na localização e captura do investigado, que havia fugido após o crime. A ocorrência foi registrada na tarde da segunda-feira, 29, em uma residência da região do Cidade Nova.

A Polícia Militar foi acionada via Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) e, ao chegar ao local, confirmou o crime. Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foram encaminhados ao endereço e constataram o óbito da vítima.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Conforme informações iniciais apuradas pelas equipes policiais, havia histórico recente de conflitos no relacionamento. Testemunhas relataram comportamento atípico da vítima ao longo do dia e tentativa de encaminhamento para atendimento médico.

Após o crime, o suspeito deixou o local e seguiu em fuga, sendo localizado durante buscas realizadas por equipes do 8º Batalhão da Polícia Militar, com apoio da Guarda Municipal de São Cristóvão. A detenção ocorreu ainda na segunda, 29, nas proximidades da Rodovia João Bebe Água.

O caso seguirá sendo investigado pela Polícia Civil, conforme os protocolos aplicáveis aos crimes de feminicídio.

Gripe K: Sergipe monitora variante; saiba sintomas e proteção

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem monitorado a chamada gripe K, um subtipo do vírus influenza A (H3N2) que vem sendo observado no Brasil e em outros países. A iniciativa é parte preventiva das autoridades de saúde do estado para proteger a população sergipana.

Laboratório Lacen, de Sergipe, monitora gripe no estado
Josué Damacena / Divulgação

Em Sergipe, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SE), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), permanece em alerta, analisando rotineiramente casos suspeitos de síndrome gripal e síndromes respiratórias graves, mesmo que ainda não haja registros confirmados da gripe K no estado.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A atuação do Laboratório inclui a busca por diagnóstico precoce, investigação e notificação rápida de situações fora do padrão, como destaca o superintendente do Lacen, Cliomar Alves.

“Por meio da nossa vigilância genômica, estamos monitorando a influenza todos os dias. Fazemos o sequenciamento genético de todas as amostras com carga viral alta para qualquer tipo de Influenza ou Sars-CoV-2. Por enquanto, as amostras, até novembro, não tiveram a circulação do subclado K em nosso estado”, explicou.

O Ministério da Saúde confirmou que quatro casos da gripe K foram identificados no Brasil, sendo um no estado do Pará e três no Mato Grosso do Sul, todos ainda em investigação quanto à origem das infecções.

Sintomas e prevenção

A gripe K não é um “novo vírus”, mas uma variação genética natural da influenza A, chamada oficialmente de subclado J.2.4.1. Subclado é uma subdivisão de um vírus, definida por pequenas mudanças genéticas que acontecem ao longo do tempo. Essas variações não caracterizam um vírus novo, mas podem influenciar a forma como ele circula e como o organismo reage.

Os sintomas são semelhantes aos da gripe sazonal tradicional: febre, tosse, dores no corpo, mal-estar e cansaço. Caso surjam sinais de agravamento como dificuldade para respirar ou piora rápida, as unidades de saúde devem ser procuradas imediatamente.

Para a população, a recomendação é manter a vacinação em dia, ficar atenta aos sintomas e buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) se houver sintomas. A vacinação contra a gripe, disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas UBSs, é a principal forma de prevenção contra casos graves e hospitalizações.

Fluminense contrata jogador do Mirassol

O Fluminense acertou a contratação do zagueiro Jemmes, um dos destaques do último Campeonato Brasileiro defendendo o Mirassol.

Fluminense acerta a contratação de Jemmes
Marcelo Gonçalves|FFC

O jogador se apresentou no CT Carlos Castilho, visitou o Museu Fluminense FC em Laranjeiras, realizou exames médicos e assinou em definitivo com o Tricolor até o fim de 2030.

“É um sentimento único, estou muito feliz. Quando a gente é criança sonha em jogar em um gigante do futebol brasileiro como é o Fluminense. Então, quando estava em negociações eu fiquei feliz demais e torci muito para dar certo. É um sonho para mim, eu queria muito e graças a Deus hoje estou aqui”, disse o jogador.

Jemmes se profissionalizou no Taquaritinga e passou por clubes como Capivariano, União Suzano, Rio Branco-SP e Athletic-MG antes de chegar ao Vila Nova-GO, clube onde se projetou profissionalmente.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Após se destacar na equipe goiana, o zagueiro se transferiu para o Mirassol, onde foi peça importante na campanha que classificou a equipe para a Libertadores, atuando em 37 das 38 rodadas do último Brasileirão.

 “Espero poder representar a torcida da melhor maneira possível. Não vejo a hora de estar com todo mundo no Maracanã. Estou ansioso demais para entrar em campo logo e defender o Fluminense”, declarou o defensor, em entrevista exclusiva no vídeo a seguir.

FluTV

FICHA TÉCNICA

Nome completo: Jemmes Bruno Ribeiro da Silva
Data e local de nascimento: 09/04/2000, Rosário Oeste (MT)
Posição: Zagueiro
Último clube: Mirassol

Aprovado projeto que cria a Universidade Estadual de Sergipe

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou o Projeto de Lei nº 419/2025, de autoria do Governo do Estado, que institui a Universidade Estadual de Sergipe (Unese).

Sala de aula em universidade pública
Marcello Casal jr/Agência Brasil

O objetivo, segundo o governo, é expandir o acesso ao ensino superior, além de fomentar a pesquisa, a inovação e a extensão universitária nas diversas áreas do conhecimento.

Ainda de acordo com o governo estadual, o processo de implantação avançará no primeiro semestre de 2026. Nesta etapa, será formado o quadro de pessoal do Gabinete do Reitor, passo fundamental para organizar a estrutura da instituição e iniciar a oferta de cursos.

Cenário educacional

A criação da Unese fundamenta-se na necessidade de ampliar a oferta pública de ensino superior no estado. Dados do Censo Demográfico de 2022 apontam que apenas 13,4% da população sergipana com 18 anos ou mais possui ensino superior completo. Além disso, a taxa líquida de escolarização entre jovens de 18 a 24 anos estagnou entre 17% e 19% na última década.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Atualmente, Sergipe conta com apenas duas instituições públicas de ensino superior, ambas federais. O projeto visa mitigar essa limitação de acesso. Embora o governo não tenha detalhado quais graduações serão oferecidas inicialmente, a prioridade será para “áreas com alta demanda social ou que apresentem carência de oferta na rede pública”.

Formação docente

A promessa é de que a Unese terá a inovação como eixo estratégico. O planejamento inclui a criação de um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), ligado ao Gabinete do Vice-Reitor. A finalidade do núcleo é conectar a universidade ao setor produtivo e ao poder público, incentivando o empreendedorismo acadêmico e o desenvolvimento de soluções regionais.

No âmbito acadêmico, a proposta é oferecer uma formação interdisciplinar e orientada por competências. A universidade também atuará na formação continuada de professores da rede estadual, com ênfase nas áreas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

Resta esperar e saber se tudo isso irá se concretizar e trazer avanços para o estado.

Deixe sua opinião nos comentários abaixo.


NE Notícias, com informações da ASN

Correios preveem fechar agências e 15 mil demissões voluntárias

Com o objetivo de reduzir os déficits registrados desde 2022, os Correios divulgaram um plano de reestruturação da companhia com previsão de fechar 16% das agências da estatal, o que representa cerca de mil das 6 mil unidades próprias em todo o país.

Trabalhador dos Correios de braços cruzados
Marcelo Camargo / ABr

A estatal espera economizar R$ 2,1 bilhões com o fechamento de unidades. Considerando outros pontos de atendimento realizados por parceria, são 10 mil unidades que prestam serviços para os Correios no Brasil.

Como a empresa pública tem a obrigação de cobrir todo o território nacional, o presidente da estatal, Emmanoel Rondon, destacou que o fechamento dessas agências será realizado sem violar o princípio da universalização do serviço postal.

“A gente vai fazer a ponderação entre resultado [financeiro das agências] e o cumprimento da universalização para a gente não ferir a universalização ao fecharmos pontos de venda da empresa”, explicou o presidente dos Correios em coletiva de imprensa, em Brasília (DF).

Demissão Voluntária

O plano dos Correios prevê ainda cortes de despesas da ordem de R$ 5 bilhões até 2028, com venda de imóveis e dois planos de demissão voluntária (PDVs) previstos para reduzir o número de funcionários em 15 mil até 2027.

A gente tem 90% das despesas com perfil de despesa fixa. Isso gera uma rigidez para a gente fazer alguma correção de rota quando a dinâmica de mercado assim exige”, disse.

O plano de reestruturação era esperado devido aos sucessivos resultados negativos que a estatal vem acumulando desde 2022, com um déficit estrutural de R$ 4 bilhões anuais “por causa do cumprimento da regra de universalização”, segundo justificou o presidente Rondon.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Neste 2025, a estatal registra um saldo negativo de R$ 6 bilhões nos nove primeiros meses do ano e está com um patrimônio líquido negativo de R$ 10,4 bilhões.

Empréstimo e abertura de capital

A companhia informou ainda que tomou um empréstimo de R$ 12 bilhões com bancos para reforçar o caixa da companhia, assinado na última sexta-feira (26). Porém, a direção dos Correios ainda trabalha para encontrar outros R$ 8 bilhões necessários para equilibrar as contas em 2026.

A estatal estuda ainda, a partir de 2027, uma mudança societária nos Correios. Atualmente, a companhia é 100% pública, mas avalia a possibilidade de abrir seu capital transformando-a, por exemplo, em uma companhia de economia mista, como é hoje a Petrobras e o Banco do Brasil.

Corte de pessoal e benefícios

O plano apresentado pelos Correios prevê medidas para serem implementadas entre 2026 e 2027, incluindo os PDVs, sendo um no próximo ano e outro em 2027.

Presidente dos Correios, Emmanoel Rondon
Emmanoel Rondon – Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom|Agência Brasil

Outros alvos da direção dos Correios são os planos de saúde e de previdência dos servidores, que devem ter cortes nos aportes feitos pela estatal.

“O plano [de saúde] tem que ser completamente revisto e a gente tem que mudar a lógica dele porque hoje ele onera bastante. Ele tem uma cobertura boa para o empregado, mas, ao mesmo tempo, financeiramente insustentável para a empresa”, justificou o presidente.

Com as demissões voluntárias e os cortes de benefícios, os Correios esperam reduzir as despesas com pessoal em R$ 2,1 bilhões anuais. Além disso, o plano estima vender imóveis da companhia para gerar R$ 1,5 bilhão em receita.

“Esse plano vai além da recuperação financeira. Ele reafirma os Correios como um ativo estratégico do estado brasileiro, essencial para integrar o território nacional, garantir acesso igualitário a serviços logísticos e assegurar eficiência operacional em cada região do país, especialmente onde ninguém mais chega”, concluiu o presidente dos Correios.

Crise no setor postal

Os Correios enfrentam uma crise financeira que, segundo a direção da companhia, vem desde 2016, motivada pelas mudanças no mercado postal em razão da digitalização das comunicações, que substituiu as cartas, reduzindo a principal fonte de receita.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A estatal também atribui dificuldades financeiras a entrada de novos competidores no comércio eletrônico como um dos motivos da atual crise do setor.

“É uma dinâmica de mercado que aconteceu no mundo inteiro e algumas empresas de correios conseguiram se adaptar. Várias dessas empresas ainda registram prejuízos. Um exemplo é a empresa americana de correios que está reportando prejuízo da ordem de US$ 9 bilhões”, comparou Emmanoel.

O presidente da estatal brasileira se referiu a empresa pública dos Estados Unidos (EUA) United States Postal Service (USPS), que também anunciou recentemente medidas para enfrentar os déficits financeiros.

Réveillon 2026 de Estância terá shows na Praia do Abaís e Porto do Mato

A Prefeitura de Estância divulgou a programação do Réveillon 2026, que será realizado na Praia do Abaís.

Réveillon 2026 de Estância terá shows na Praia do Abaís e Porto do Mato
Divulgação

A festa da virada contará com estrutura montada para receber moradores e turistas a partir das 20h do dia 31 de dezembro, com atrações musicais de diferentes estilos.

A abertura dos shows será com a banda Asas Morenas. Em seguida, às 22h, o grupo Lambasaia assume o palco.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Durante a virada do ano, à meia-noite, o público acompanhará o show de Valverde, responsável por comandar o momento da chegada de 2026.

A programação da noite encerra às 2h, com a apresentação de Tarcísio – Doce Sedução.

Programação segue após o réveillon

As comemorações continuam na sexta-feira, 2 de janeiro, no Complexo Turístico Porto do Mato, com shows de Prathiter, às 19h, e Willy Sales, às 21h.

No sábado, 3 de janeiro, os festejos retornam à Praia do Abaís, onde se apresentam Marko Loko (16h), Helenilson Santana (18h) e Bilinho Barreto (20h), encerrando a programação.


NE Notícias, da redação

IPTU de Aracaju mantém valor de 2025 pelo 2º ano consecutivo

A Prefeitura de Aracaju confirmou que o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2026 não terá reajuste, repetindo o congelamento já aplicado em 2025. A decisão foi formalizada pelo Decreto nº 8.429, publicado no Diário Oficial do Município em 22 de dezembro.

Congelamento do IPTU em Aracaju
Assessoria

Apesar do anúncio como medida de alívio aos contribuintes, o valor segue o mesmo, sem redução real no bolso da população.

Calendário e formas de pagamento

O decreto estabelece o calendário de pagamento com início em 1º de janeiro de 2026. Contribuintes que optarem pela cota única terão desconto de apenas 7,5%, válido para pagamentos realizados até 16 de janeiro.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O parcelamento pode ser feito em até 10 vezes, desde que cada parcela não seja inferior a R$ 300.

Confira a tabela com as datas:

ParcelaVencimento
Única16/01/2026
1ª Parcela06/02/2026
2ª Parcela06/03/2026
3ª Parcela08/04/2026
4ª Parcela08/05/2026
5ª Parcela08/06/2026
6ª Parcela07/07/2026
7ª Parcela07/08/2026
8ª Parcela08/09/2026
9ª Parcela07/10/2026
10ª Parcela09/11/2026

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, aproveitou o anúncio para cutucar opositores: “Houve quem dissesse que essa medida comprometeria as finanças do município, mas os resultados mostram o contrário: mantivemos o equilíbrio fiscal, garantimos o pagamento em dia dos servidores, realizamos obras e avançamos na valorização do funcionalismo”, afirmou.

Os contribuintes podem acessar informações sobre o IPTU 2026 no Portal do Contribuinte ou comparecer presencialmente aos canais oficiais da Secretaria Municipal da Fazenda.

Veja a tabela com os valores e parcelamentos:

LimiteQuantidade de parcelas
Até R$ 100,0001
> R$ 100,00 e <= R$ 200,0002
> R$ 200,00 e <= R$ 300,0003
> R$ 300,00 e <= R$ 500,0004
> R$ 500,00 e <= R$ 800,0005
> R$ 800,00 e <= R$ 1.200,0006
> R$ 1.200,00 e <= R$ 1.700,0007
> R$ 1.700,00 e <= R$ 2.300,0008
> R$ 2.300,00 e <= R$ 3.000,0009
> R$ 3.000,0010

NE Notícias, com informações da PMA

Casal encontrado morto em Aracaju

Um casal foi encontrado morto na noite deste domingo no Residencial Costa Nova, bairro Aruana, na Zona de Expansão de Aracaju.

Casal é achado morto em Aracaju; polícia investiga feminicídio
Arquivo pessoal

Alisson Vitor Silva, de 27 anos, e Allana Stefany Tavares de Melo, de 31 anos, foram encontrados sem vida no interior do imóvel. A descoberta ocorreu após familiares estranharem a falta de contato.

Familiares da jovem decidiram ir até a residência para verificar o motivo do desaparecimento. Segundo a perícia técnica, estima-se que as mortes tenham ocorrido por volta das 17h30.

O caso está sob responsabilidade do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil.

A principal linha de investigação aponta para um possível feminicídio seguido de suicídio. A polícia deverá ouvir testemunhas e aguarda os laudos definitivos para a conclusão do inquérito.


NE Notícias, da redação

Filipe Luís renova com o Flamengo

O Clube de Regatas do Flamengo informa que chegou a um acordo para a renovação do contrato do técnico Filipe Luís até dezembro de 2027.

“O desfecho positivo só foi possível porque havia, de ambas as partes, o desejo genuíno de continuidade do projeto, além da disposição conjunta para convergir interesses e construir um acordo equilibrado e sustentável, que atendesse aos anseios do técnico, mas também às políticas de governança do clube estabelecidas pelo BAP (Luiz Eduardo Baptista, presidente do Flamengo)”, comentou José Boto, diretor executivo de futebol do clube. 

A renovação simboliza a continuidade de uma história de longa data entre Filipe Luís e o Flamengo. Rubro-negro desde a infância, o treinador construiu uma relação afetiva profunda com o clube, que se fortaleceu dentro de campo, quando defendeu o Manto como jogador, e segue agora à beira do gramado, liderando a equipe durante um dos períodos mais vitoriosos de sua história. 

Com a renovação de Filipe Luís, o Flamengo reafirma sua convicção na continuidade do trabalho desenvolvido e trabalhará firmemente para que os próximos anos sejam marcados por ainda mais sucesso, crescimento profissional e conquistas.

Jardins e Riomar cobrarão estacionamento de funcionários

A partir de janeiro, funcionários de lojas e prestadores de serviço dos shoppings Jardins e Riomar, em Aracaju, terão que pagar pelo uso do estacionamento.

Estacionamento do RioMar Shopping em Aracaju
RioMar|Divulgação

A administração dos centros comerciais enviou comunicado aos lojistas informando a mudança nas regras de isenção.

A medida é amparada por uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), proferida em junho deste ano, que negou o pedido de gratuidade para empregados de lojas instaladas nos empreendimentos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A assessoria reforça que, segundo o entendimento judicial, os shoppings não possuem vínculo Empregatício com os colaboradores das lojas e que o estacionamento é uma atividade privada de exploração comercial.

Prepare o bolso

Cada loja terá direito a apenas um cartão gratuito. Para os demais funcionários, serão cobradas mensalidades de R$ 150,00 para carros e R$ 100,00 para motos.

O que você acha da cobrança? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.


NE Notícias, da redação