CONFIRA os resultados da Corrida de São Silvestre 2025
Com uma arrancada nos minutos finais, o etíope Muse Gisachew ultrapassou o queniano Jonathan Kipkoech Kamosong e venceu hoje (31) a centésima edição da Corrida Internacional de São Silvestre.
Fábio Jesus Correia comemora terceiro lugar – Paulo Pinto|Agência Brasil
Kamosong vinha liderando a prova com folga, mas foi ultrapassado por Gisachew já próximo da linha de chegada, na Avenida Paulista [vídeo mais abaixo]. Kamosong terminou a corrida com o tempo de 44 minutos e 32 segundos, apenas quatro segundos a mais que o vencedor da prova, que fez o tempo de 44 minutos e 28 segundos.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O brasileiro Fábio de Jesus Correia foi o terceiro colocado, fazendo o tempo de 45 minutos e 06 segundos.
Na quarta posição chegou o queniano William Kibor, com o tempo de 45 minutos e 28 segundos. Já o também queniano Reuben Logonsiwa Poguisho fechou o pódio, na quinta posição, com 45 minutos e 46 segundos.
FOI COM EMOÇÃO! 🥵
Muse Gizachew, da Etiópia, ultrapassa Jonathan Kipkoech nos 10 metros finais e é campeão da 100ª edição da São Silvestre!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
WhatsApp para de funcionar em celulares antigos em janeiro de 2026
A partir de 1º de janeiro de 2026, usuários de diversos modelos antigos de smartphones terão dificuldade para utilizar o WhatsApp.
Reuters / Reprodução
O aplicativo de mensagens, controlado pela Meta, deixará de ser compatível com aparelhos de marcas como Apple, Samsung, LG, Motorola, Sony, Huawei e HTC. A maioria dos dispositivos afetados chegou ao mercado há mais de 10 anos.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Entre os modelos que ficarão sem suporte estão o iPhone 5, iPhone 5c, iPhone 5s, iPhone 6 e iPhone 6 Plus, da Apple. Na linha Samsung, os afetados incluem Galaxy S3, Galaxy S4 Mini, Galaxy S5, Galaxy Note 2, Galaxy Core, Galaxy Trend e Galaxy J2.
Também perdem compatibilidade os seguintes aparelhos: LG Optimus L3, L5, L7, F5, L3 II Dual e L5 II; Motorola Moto G e Moto E (primeira geração); Sony Xperia Z2 e Z3; e Huawei Ascend Mate, G740 e D2. A HTC possui diversos modelos antigos na lista, sem especificação detalhada pela empresa.
Por que a mudança acontece
A atualização busca melhorar a segurança e o desempenho do aplicativo, além de permitir a incorporação de novas funcionalidades.
Não está claro quais recursos específicos do WhatsApp deixarão de funcionar nesses aparelhos, mas a Meta informou que notificará diretamente no aplicativo todos os usuários afetados.
O que fazer
Usuários com aparelhos incompatíveis devem verificar se é possível atualizar o sistema operacional para uma versão mais recente. Caso contrário, será necessário migrar dados e conversas para um dispositivo mais moderno ou adquirir um novo aparelho compatível.
O WhatsApp enfatiza a importância de realizar uma cópia de segurança de todas as conversas e arquivos multimídia antes da mudança.
As operadoras de telefonia que atuam no Brasil preveem 100 bilhões de mensagens trocadas pelo WhatsApp durante a virada de ano.
NE Notícias, com informações de O Globo
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
The Economist recomenda que Lula não dispute as Eleições de 2026
O jornal britânico The Economist publicou um editorial nesta semana sugerindo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não concorra às eleições presidenciais de 2026.
Marcelo Camargo | Agência Brasil
Segundo o periódico, os brasileiros “merecem opções melhores”, e a idade do petista, que completou 80 anos em outubro, representa um risco para o país.
“Lula tem 80 anos. Apesar de todo o seu talento político, é simplesmente arriscado demais para o Brasil ter alguém tão idoso servindo mais quatro anos no cargo máximo. Carisma não é escudo contra o declínio cognitivo“, afirmou o The Economist no editorial.
Flávio Bolsonaro
O jornal britânico também direcionou críticas ao pré-candidato da direita, classificando Flávio Bolsonaro como “impopular” e “ineficaz”. A pré-candidatura de Flávio ao Planalto foi confirmada em carta escrita à mão pelo pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, no início deste mês.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O texto sugere que a direita deve abandonar Flávio e apoiar um candidato de centro-direita em 2026, buscando renovação política e afastamento dos extremos.
Tarcísio
Para a surpresa de poucos, o editorial aponta o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como alternativa viável à polarização entre Lula e o bolsonarismo.
Por fim, o artigo do The Economist destaca a robustez das instituições democráticas brasileiras em 2025, especialmente após a condenação de Bolsonaro. O jornal avalia positivamente a capacidade do sistema brasileiro de resistir a ataques e manter a estabilidade institucional.
O que você acha da publicação? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.
SBT News NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Repasse de ICMS em Sergipe: veja quanto cada município recebeu
Joel Fotos / Pixabay
O Governo de Sergipe repassou R$ 21.399.652,89 em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos municípios em dezembro, totalizando R$ 142.637.037,74 no mês.
Aracaju, Canindé de São Francisco, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e Laranjeiras foram os maiores recebedores.
Confira como ficou a distribuição para cada município:
Reprodução
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Sancionada Lei que cria a Universidade Estadual de Sergipe
O governador Fábio Mitidieri sancionou a Lei que cria a Universidade Estadual de Sergipe (Unese). A criação da Unese é um marco histórico. Com o feito, Sergipe deixa de ser uma das três federações brasileiras sem Sistema de Educação Superior, ao lado do Acre e de Rondônia. A lacuna estrutural na oferta de educação pública fica então reparada.
A instituição nasce como uma universidade moderna, integrada ao mercado de trabalho e alinhada às vocações econômicas de Sergipe, com foco em áreas estratégicas como tecnologia, energias renováveis, petróleo e gás, educação e serviços. Ela terá natureza jurídica de Autarquia e vinculação administrativa com a Secretaria de Estado da Educação (Seed). A oferta inicial é de sete cursos nas áreas de inovação, computação, tecnologias da informação e energias, com previsão de início das aulas para o primeiro semestre de 2027.
O governador comentou sobre a importância da sanção e comprometimento da gestão. “A Assembleia Legislativa, ontem, aprovou a criação da nossa universidade estadual, a Unese, e, hoje, estamos sancionando. Vamos correr contra o tempo para que no final do ano que vem já tenhamos o primeiro vestibular”, comprometeu-se Mitidieri.
O secretário de Estado da Educação e vice-governador, Zezinho Sobral, detalhou que 80% das vagas da Unese serão destinadas para estudantes da rede pública de ensino. “Ao finalizar seu terceiro ano, o governador entrega o projeto de lei sancionado da universidade e a autorização para o Conselho Estadual de Educação. É por meio do Conselho que o Estado pode deliberar sobre o ensino superior. Dessa maneira, vamos poder regular aqui no Estado todo o trabalho da universidade. Detalhe importante é que a Unese terá reserva de vagas de 80% para alunos das escolas públicas. Ainda não é 100%, mas já é uma linha”, informou.
TST diz que Greve nos Correios não é abusiva, mas autoriza desconto
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) julgou como não abusiva a greve dos trabalhadores dos Correios, que completou duas semanas, e manteve a validade das cláusulas pré-existentes no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da categoria do ano anterior (2024/2025), incluindo a determinação de reajuste de 5,10% sobre os salários, com base na inflação do período de um ano até a data-base. Os termos foram definidos pela ministra relatora do processo, Kátia Magalhães Arruda, que foi acompanhada pela maioria dos demais ministros da Seção Especializada de Dissídios Coletivos (SDC) da Corte trabalhista.
Apesar da declaração de legalidade do movimento paredista, trabalhadores que paralisaram as atividades terão as faltas descontadas nos salários, em valores que serão divididos em três parcelas mensais, sucessivas e iguais, apurados de forma individualizada em relação à cada empregado. A greve foi deflagrada o dia 16 de dezembro.
A decisão encerrou o julgamento do dissídio coletivo da categoria, pondo fim a uma campanha salarial cuja data-base (referência para os reajustes) estava fixada no 1º de agosto. Com o fim do julgamento, os trabalhadores devem retomar o trabalho normalmente nesta quarta-feira (31). Na semana passada, a relatora já havia determinado que 80% do efetivo dos Correios fosse mantido, dado o caráter essencial do serviço postal. A greve estava concentrada em nove estados: Ceará, Paraíba, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A mobilização dos trabalhadores dos Correios ocorre em meio a um momento delicado nas finanças da estatal, que acumula déficits bilionários. Ontem, a empresa anunciou um plano para fechar até 6 mil agências e demitir cerca de 15 mil empregados. A companhia, cujo capital é 100% público, estuda ainda um aporte de R$ 12 bilhões por meio de linhas de crédito abertas nos maiores bancos do país.
“O resultado reflete aquilo que nós vínhamos trabalhando, cobrando da empresa, e retratamos tudo isso aqui dentro do TST, que é a garantia dos nossos direitos, com a garantia da reposição salarial. Claro que não tivemos, na plenitude, tudo que esperávamos, mas foi um julgamento que retrata a expectativa da categoria. Passamos os últimos 16 dias dizendo que a categoria não é responsável por essa crise”, afirmou Emerson Marinho, secretário-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), uma das lideranças à frente da negociação com a direção dos Correios.
Procurada pela Agência Brasil, a empresa não se manifestou sobre o julgamento do TST até o fechamento da reportagem.
A manutenção das cláusulas pré-existentes no acordo coletivo de trabalho anterior vai vigorar por um ano, na forma de uma sentença normativa do TST, até a data-base de 1º de agosto. Depois disso, no entanto, elas deixarão de valer e entidades sindicais e empresa deverão negociar do zero, a partir de 2026. Esse cenário pode favorecer a intenção da direção da empresa de flexibilizar contratos de trabalho, com redução de benefícios como forma de cortar ainda mais despesas.
Sergipe flagra cargas irregulares e recupera R$ 54 mil
Em mais uma ação de combate à sonegação fiscal nas rodovias sergipanas, a equipe de auditores da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) em atuação no Posto Fiscal do município de Cristinápolis, no sul do estado, identificou neste fim de semana cinco veículos transportando mercadorias de forma irregular.
SEFAZ
Com isso, foram recolhidos mais de R$ 54 mil para os cofres públicos.
Dois caminhões foram interceptados transportando cargas desacompanhadas de nota fiscal. O primeiro tinha origem no estado do Paraná e seguia para Alagoas com um carregamento de madeira. O segundo transportava fumo, tendo como origem o Rio Grande do Sul e destino o estado de Alagoas.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Um veículo foi autuado pela ausência de nota fiscal de prestação de serviço de frete de Sergipe para Goiás. O documento é obrigatório em todo território nacional para transportadoras e autônomos, sendo o CTe (Conhecimento de Transporte Eletrônico) o principal para o serviço de transporte.
Outras irregularidades
Dois condutores foram autuados por transportar mercadorias sem o Manifesto de Carga, documento obrigatório para quem realiza o transporte rodoviário e que reúne informações sobre os produtos armazenados no caminhão.
O transporte de mercadorias sem documentação fiscal ou com documentação incorreta configura crime contra a ordem tributária nos termos da Lei 8.137/90.
As fiscalizações fazem parte do trabalho realizado pela Sefaz para coibir a concorrência desleal no estado, garantir a legalidade das transações comerciais e combater a sonegação fiscal.
As operações de fiscalização contaram com o apoio do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE), da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário do Estado de Sergipe (Emdagro) e dos oficiais da Companhia Fazendária.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
CONFIRA AGORA: Funcionamento dos órgãos estaduais
O Governo do Estado informa que nesta quarta-feira, 31, em virtude da véspera de Ano Novo, e na quinta-feira, 1º, feriado da Confraternização Universal, os órgãos estaduais funcionarão em horário diferenciado. A determinação acompanha o Decreto de nº 920/2025.
PMA / Divulgação
As alterações não se aplicam às atividades consideradas essenciais ou de urgência, como os serviços de saúde, segurança pública e afins.
Confira:
Ceasa
A Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse) informou que no dia 31 de dezembro de 2025, o funcionamento da Central de Abastecimento de Sergipe (Ceasa Aracaju) será em horário normal, das 3h às 17h.
Já no feriado do dia 1º de janeiro a Ceasa estará fechada ao público.
Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) estabeleceu que os serviços e agendas para atendimento estarão suspensos nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O órgão definiu, também, que nos demais dias referentes ao mês de dezembro de 2025, exceto dia 31, as unidades ambulatoriais permanecerão funcionando, mantendo suas agendas abertas por meio do Sistema de Regulação e/ou agendamentos internos.
Os serviços essenciais, como hospitais e Samu 192 Sergipe, funcionarão normalmente.
Hemose
Na quarta-feira, 31, o serviço do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) funcionará das 7h às 11h. Já no dia 1º, feriado, o local estará fechado.
Ipes
As unidades do Ipesaúde localizadas em Aracaju e no interior do estado não funcionarão nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.
Durante esse período, apenas os serviços de urgência e emergência permanecerão em funcionamento, garantindo assistência contínua aos beneficiários que necessitarem de atendimento imediato.
As unidades de urgência funcionarão normalmente, conforme horários e endereços abaixo:
Serviços de urgência:
Serviço de Pronto Atendimento Dr. Willen Alves Correia (SPA) Atendimento: 24 horas Endereço: Avenida Desembargador Maynard, s/n, Bairro Cirurgia
Urgência Odontológica Atendimento: das 7h às 19h Endereço: Praça da Bandeira, nº 373, Bairro Cirurgia
As unidades do Ceac não funcionarão nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.
NAT
O Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), informa que, em razão das festas de fim de ano, não haverá atendimento nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O atendimento ao público será retomado de forma regular a partir do dia 2 de janeiro.
SSP
Os serviços de urgência e emergência continuarão abertos. Permanecem em funcionamento, 24 horas por dia, os serviços do 190 (Polícia Militar), 181 (Polícia Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros), assim como as delegacias plantonistas espalhadas pela capital e pelo interior.
As demais unidades integrantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) não funcionarão no ponto facultativo.
Detran
Em virtude do ponto facultativo e feriado, nos dias 31 e 1º, respectivamente, não haverá expediente em todas as unidades de atendimento do Detran/SE.
As atividades serão retomadas normalmente no próximo dia útil, ou seja, na sexta-feira, dia 2.
Banese
O Banco do Estado de Sergipe (Banese) segue recomendação do cronograma de feriados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e os horários de atendimento ao público a serem praticados nas agências/postos no final do ano será suspenso nesta quarta-feira, 31, e na quinta-feira, dia 1º, voltando à normalidade na sexta-feira, dia 2.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Preso pai que atingiu o próprio filho de 11 anos
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Regional de Estância, realizou a prisão em flagrante de um homem suspeito de alvejar o próprio filho, uma criança de 11 anos de idade, após um desentendimento com moradores do Povoado Farnaval, zona rural do município.
SSP/SE
As equipes policiais foram acionadas ainda durante a madrugada, com a informação de que uma criança teria sido atingida por disparos de arma de fogo na região de manguezal da localidade.
De imediato, foram iniciadas as diligências para localizar o autor e entender a motivação do crime.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Segundo o levantamento policial, o suspeito estaria circulando pela comunidade ostentando uma arma de fogo, o que teria provocado atrito com os moradores. Durante o desentendimento, o homem efetuou disparos que acabaram atingindo o próprio filho.
Com o aprofundamento das buscas ao longo do dia, os agentes localizaram o suspeito e efetuaram a prisão. Com ele, foi apreendido um revólver calibre .38 utilizado no crime. Em continuidade à revista na residência do investigado, os policiais encontraram uma segunda arma de fogo e diversas munições.
O homem foi conduzido à delegacia, onde foi autuado em flagrante. Ele será apresentado em audiência de custódia, ficando à disposição do Poder Judiciário.
A Polícia Civil mantém as investigações para esclarecer a dinâmica do ocorrido.
Com informações da SSP/SE
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Feriados e pontos facultativos de 2026: veja o calendário completo
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou, nesta terça-feira (30/12) uma portaria que estabelece os feriados nacionais e os dias de ponto facultativo no ano de 2026.
Ijeab / Freepik
As datas devem ser observadas pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, sem comprometimento das atividades públicas consideradas como serviços essenciais à população.
O calendário de 2026 inclui dez feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, abrangendo datas tradicionais do calendário cívico e religioso brasileiro, além de períodos de organização do funcionamento administrativo, como o Carnaval e as vésperas de Natal e Ano Novo.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A portaria estabelece também que feriados em comemoração à Data Magna do Estado, fixada em lei estadual, e os dias do início e do término do ano do centenário de fundação do Município, declarados em lei municipal, serão observados pelas repartições da administração pública federal direta, autárquica e fundacional nas respectivas localidades.
Não será permitido aos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal antecipar ponto facultativo em discordância com o que dispõe a Portaria.
Também está vedado adotar ponto facultativo estabelecido pela legislação estadual, municipal ou distrital, ressalvados os feriados em comemoração à data magna do Estado.
Outro ponto de destaque da portaria é a regulamentação da compensação de dias de guarda religiosa não previstos no calendário oficial. Nesses casos, a compensação poderá ser realizada até o mês subsequente, mediante autorização prévia da chefia imediata.
Confira o calendário de feriados nacionais e pontos facultativos em 2026
1º de janeiro (quinta-feira), Confraternização Universal (feriado nacional);
16 de fevereiro (segunda-feira), Carnaval (ponto facultativo);
17 de fevereiro (terça-feira), Carnaval (ponto facultativo);
18 de fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14 horas);
3 de abril (sexta-feira), Paixão de Cristo (feriado nacional);
20 de abril (segunda-feira) (ponto facultativo);
21 de abril (terça-feira), Tiradentes (feriado nacional);
1º de maio (sexta-feira), Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
4 de junho (quinta-feira), Corpus Christi (ponto facultativo);
5 de junho (sexta-feira) (ponto facultativo);
7 de setembro (segunda-feira), Independência do Brasil (feriado nacional);
12 de outubro (segunda-feira), Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
28 de outubro (quarta-feira), Dia do Servidor Público federal (ponto facultativo);
2 de novembro (segunda-feira), Finados (feriado nacional);
15 de novembro (domingo), Proclamação da República (feriado nacional);
20 de novembro (sexta-feira), Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional);
24 de dezembro (quinta-feira), Véspera do Natal (ponto facultativo após as 13 horas);
25 de dezembro (sexta-feira), Natal (feriado nacional); e
31 de dezembro (quinta-feira), Véspera do Ano Novo (ponto facultativo após as 13 horas).