Morre Defensor Público, em Aracaju

A Defensoria Pública do Estado de Sergipe comunica o falecimento do defensor público, Almo Batalha Britto, 65 anos, ocorrido na tarde de sexta-feira, 9, no Hospital Primavera, onde se encontrava internado desde a última terça-feira (6).

Defensor Público de Aracaju, Almo Batalha
Divulgação

Almo Batalha, primo do defensor público e vereador por Aracaju, Élber batalha, ocupava, atualmente, o cargo de Defensor Público Auxiliar da Defensoria Geral. Ingressou na Defensoria Pública do Estado de Sergipe em 1986, exercendo, ao longo de sua trajetória, relevantes funções nas áreas Cível e Criminal.

Atuou nas comarcas de Nossa Senhora da Glória e São Cristóvão. Em Itabaiana, desempenhou atribuições na área Criminal e, posteriormente, foi titular da 5ª Vara Criminal de Aracaju – 1º Tribunal do Júri.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Ao longo de sua carreira, ocupou ainda o cargo de Subdefensor Público-Geral por dois mandatos. Exerceu a função de Defensor Público-Geral por seis meses durante o período de transição das eleições e da consolidação da independência funcional da instituição.

Também atuou como Secretário-Geral nas gestões dos defensores públicos-gerais, Raimundo Veiga, Jesus Jairo Lacerda, Leó Neto e Vinícius Menezes Barreto.

Almo Batalha Britto foi um dos responsáveis pela elaboração da Lei nº 183/2010 que estabeleceu e regulamentou a autonomia funcional, administrativa e financeira da Defensoria Pública do Estado de Sergipe.

O defensor público-geral, Leó Neto, manifestou profundo pesar pela perda e destacou a dimensão humana e profissional do amigo.

“Almo Batalha foi um defensor público exemplar, um amigo leal e um ser humano generoso. Sua dedicação incansável à Defensoria Pública e à promoção da justiça deixou marcas profundas na instituição e em todos que tiveram o privilégio de conviver com ele. Seu legado permanecerá vivo em nossa memória e em nossa atuação diária”, disse emocionado.

O subdefensor público-geral, Jesus Jairo Lacerda, lamentou a perda e destacou a trajetória do colega. “Almo Batalha foi um grande profissional comprometido com a missão institucional da Defensoria Pública. Sua dedicação e legado permanecerão como exemplo para todos nós”, descreveu.

O corpo foi sepultado neste sábado (10), no Cemitério Santa Izabel, no Bairro Santo Antônio, em Aracaju.


Defensoria Pública de Sergipe

Mulher presa em Aracaju

A Polícia Civil de Sergipe segue intensificando as ações de combate aos crimes de estelionato no estado e, como resultado desse trabalho contínuo, deflagrou a Operação Cavalo de Tróia, que culminou na condução de uma suspeita por golpe do Pix falso, em Aracaju.

A ação foi realizada pela 2ª Delegacia Metropolitana da capital, após a vítima procurar a unidade policial e relatar ter sido alvo do golpe. Diante das informações repassadas, equipes policiais se deslocaram até o local indicado, onde conseguiram identificar e conduzir a suspeita à delegacia.

Durante o procedimento policial, houve a reparação do dano causado à vítima, reforçando a resposta rápida das forças de segurança diante desse tipo de crime. A ação contou com atuação integrada das forças de segurança pública. 

A Secretaria da Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) reforça seu compromisso com a segurança da população sergipana e orienta que, em casos de tentativa ou ocorrência de golpes, a população procure imediatamente uma delegacia ou acione os canais oficiais.

Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos números 181 e 190.

Jogos deste final de semana do Sergipão 2026

Na tarde da última quinta-feira (08/01) a Comissão Estadual de Arbitragem em parceria com a Federação Sergipana de Futebol (FSF), divulgou em audiência pública a escala de arbitragem para 1ª rodada do Campeonato Sergipano da Série A1.

Bandeirinha
Federação Sergipana de Futebol (FSF)

A rodada terá início neste sábado (10/01) com os duelos entre Desportiva Aracaju x Confiança e Lagarto x Falcon. E será finalizada na domingo (11/01) com as partidas entre América de Propriá x Sergipe, Guarany x Dorense e Itabaiana x Atlético Gloriense.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Ao todo, 20 profissionais do apito estão trabalhando por rodada. São árbitros do quadro da FSF com credenciais da FIFA e CBF.

Confira a escala de arbitragem para 1ª rodada do Sergipão SuperBet:

Sábado (10/01)

16h – Desportiva Aracaju x Confiança, arena Batistão, em Aracaju

Árbitro Central: Fábio Augusto Santos Sá – CBF
Arbitro Assistente 1: Daniel Vidal Pimentel – CBF
Árbitro Assistente 2: Amanda Santos Oliveira – CBF
Quarto Árbitro: Jade Moreno Almeida – ASP CBF
Delegado: Benjamin Freire – FSF
Analista de Arbitragem: Ailton Farias da Silva – CBF

18h – Lagarto x Falcon, estádio Paulo Barreto, em Lagarto

Árbitro Central: Thayslane de Melo Costa – FIFA
Árbitro Assistente 1: Thiago Emanuel Reis Albuquerque – CBF
Árbitro Assistente 2: Fernanda Francielen de Lima – CBF
Quarto Árbitro: Michel Lima Tavares – ASP CBF
Delegado: Ricardo Nascimento – FSF
Assessor de Campo: Wilton Lisboa – FSF
Analista de Arbitragem: Emerson Fontes Santos

Domingo (11/01)

15h15 – América de Propriá x Sergipe, estádio Durval Feitosa, em Propriá

Árbitro Central: Marcel Phillipe Santos Martins – CBF
Árbitro Assistente 1: Rodrigo Guimarães Pereira – CBF
Árbitro Assistente 2: Rubens dos Santos Filho – MASTER CBF
Quarto Árbitro: Rafael Santos de Andrade – CBF
Delegado: Jorgival Melo – FSF
Assessor de Campo: João Paulo Santos – FSF
Analista de Campo: Mário Sérgio da Silva Bancilon – CBF

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

15h15 – Guarany x Dorense, estádio Caio Feitosa, em Porto da Folha

Árbitro Central: Jackson Ribeiro Souza Sobrinho – CBF
Árbitro Assistente 1: Renner Lisboa Santos – CBF
Árbitro Assistente 2: Vanessa Santos Azevedo – CBF
Quarto Árbitro: Eder Marinheiro Souza – FSF
Delegado: Antônio Cardoso Santos – FSF

17h – Itabaiana x Atlético Gloriense, estádio Etelvino Mendonça, em Itabaiana

Árbitro Central: Michael Vinícius Santos Freitas – CBF
Árbitro Assistente 1: Wendel Augusto Lino de Jesus – CBF
Árbitro Assistente 2: José Crispim Neto – MASTER FSF
Quarto Árbitro: Pedro Afonso de Oliveira – CBF
Delegado: Antônio Modesto Júnior – FSF
Assessor de Campo: Maurício Tavares de Moura – FSF
Analista de Campo: Emerson Fontes Santos – CBF

Ricardo vai a federal, mas insinua candidatura ao Governo

O vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques (Cidadania), confirmou que disputará uma vaga na Câmara Federal nas eleições deste ano. No entanto, o político sinaliza estar preparado para voos maiores, colocando-se à disposição para concorrer ao Governo do Estado.

Ricardo Marques
Ricardo Marques – Divulgação

O grupo oposicionista segue sem definição de um nome de consenso para enfrentar o governador Fábio Mitidieri, que disputará a reeleição.

O cenário revela uma divisão interna clara: enquanto Marques conta com o apoio do prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, prefere o nome de André David.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em entrevista ao radialista Marcos Aurélio — repercutida em sua coluna aqui no NE —, Ricardo disse que Emília Corrêa “é liderança na capital”, enquanto Valmir de Francisquinho (Republicanos) exerce liderança “no estado”.

A declaração reforça o distanciamento entre o vice e a prefeita, que preside o Republicanos em Sergipe. Os desentendimentos recentes entre ambos indicam que uma conciliação no bloco de oposição é cada vez mais improvável.

Deixe sua opinião nos comentários abaixo.


NE Notícias, da redação

Resultado do ENEM será divulgado dia 16

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados no dia 16 de janeiro, conforme anunciou o ministro da Educação, Camilo Santana, nesta sexta-feira (9).ebcebc

As notas individuais podem ser consultadas na Página do Participante. Os candidatos poderão conferir a nota da redação e a pontuação em cada área de conhecimento avaliada (linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e ciências da natureza). 

O boletim individual dos treineiros será publicado posteriormente, informou o Ministério da Educação. 

Os estudantes podem usar as notas para ingressar no ensino superior por meio de uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), inscrições poderão ser feitas entre os dias 19 e 23 de janeiro; uma bolsa de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), com inscrições de 26 a 29 de janeiro; ou acessar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

CNH gratuita para bons motoristas

O Ministério dos Transportes anunciou, nesta sexta-feira (9), o primeiro lote de carteiras nacionais de habilitação (CNH) renovadas automaticamente para condutores que não cometeram infração nos últimos 12 meses

Documento de CNH em mãos
Itailuan dos Anjos / Detran-BA

A medida, adotada com o objetivo de beneficiar bons condutores, está prevista em medida provisória publicada no dia 10 de dezembro de 2025.

A data de hoje foi escolhida para o anúncio pelo fato de os condutores terem prazo de 30 dias, contatos a partir do vencimento da CNH, para fazer a renovação do documento.

“A decisão prevê que condutores responsáveis no trânsito não precisam realizar exames presenciais, se deslocar aos Detrans ou pagar qualquer taxa adicional para renovar o documento. O processo será totalmente automático e digital, pelo sistema da Secretaria Nacional de Trânsito, a Senatran, com a atualização disponível no aplicativo da CNH do Brasil”, informa o ministério.

Durante o anúncio do primeiro lote de CNHs renovadas automaticamente, Renan Filho disse que uma mensagem será enviada, por celular, aos bons condutores parabenizando-os pelo feito e concedendo, a eles, um selo.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Ele explicou que a gratuidade será para a carteira digital. Se o condutor desejar a carteira física, basta solicitar ao Detran, mas aí terá de pagar pelo serviço.

Renan Filho lembrou que, há alguns anos, o Brasil permitiu o aumento do número de pontos para condutores que cometeram infrações de trânsito, o que, segundo ele, acabava por beneficiar os infratores.

“Hoje, o Estado brasileiro está dizendo ao cidadão: seja um bom condutor para não pagar taxa nem novos exames. Para não perder o dia de trabalho, nem largar o que está fazendo para, de tempos em tempos, voltar a um guichê, pegar um papel, pagar por um carimbo, esperar muito e ser mais uma vítima da burocracia”.

O cadastro no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) pode ser feito por meio do aplicativo da CNH ou por meio do Portal de Serviços da Senatran.

Condutores com 70 anos ou mais não estão aptos a receber o benefício. Motoristas com idade a partir de 50 anos receberão o benefício uma única vez.

“A renovação automática não vale para motoristas que têm a validade da CNH reduzida por recomendação médica, em casos de doenças progressivas ou condições que exigem acompanhamento de saúde”, informa o ministério.

Pontos do acordo com Nossa Senhora do Socorro

O Ministério Público Federal (MPF), em atuação articulada com órgãos federais, estaduais e municipais, celebrou acordos voltados à recuperação ambiental e à Regularização Fundiária Urbana (Reurb) no município de Nossa Senhora do Socorro, em Sergipe. As medidas têm como objetivo proteger Áreas de Preservação Permanente (APPs), corrigir passivos ambientais históricos e assegurar moradia digna à população de baixa renda, com observância da legalidade e da segurança jurídica.

As providências concentram-se, neste momento, nas áreas do Conjunto Fernando Collor de Melo e em outras zonas ambientalmente sensíveis já abrangidas por ajustes firmados, não havendo, até o momento, acordo concluído referente à área da Mangabeira. Em relação a essa localidade (Areal da Mangabeira), as discussões permanecem em fase técnica e institucional, condicionadas à definição da titularidade das terras e à conclusão do processo de demarcação conduzido pela União.

As áreas tratadas nos acordos firmados apresentam ocupações irregulares em APPs, com impactos relevantes ao meio ambiente e à qualidade de vida dos moradores, como ausência de esgotamento sanitário adequado, risco de alagamentos e degradação de ecossistemas sensíveis. A atuação do MPF busca conciliar a proteção ambiental com soluções urbanísticas e sociais estruturantes, evitando remoções arbitrárias e prevenindo novas ocupações ilegais.

Atuação institucional integrada – Participam das iniciativas a União, por meio da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e da Advocacia-Geral da União (AGU); o estado de Sergipe, representado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semac) e pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema); e a prefeitura de Nossa Senhora do Socorro. O Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE) atua de forma conjunta com o MPF na definição das medidas voltadas às áreas de ocupação irregular e degradação ambiental.

No caso específico da Mangabeira, ficou consignado em ata que qualquer avanço em regularização depende previamente da conclusão – ainda que parcial – do processo de demarcação das áreas pela SPU, justamente para evitar insegurança jurídica e atos administrativos incompatíveis com a titularidade dos imóveis  .

Regularização fundiária – A Regularização Fundiária Urbana (Reurb) prevista nos acordos decorre diretamente de pactuação conduzida pelo Ministério Público, como instrumento de solução estruturante para conflitos urbanos e ambientais. A implementação observará a Lei nº 13.465/2017, distinguindo-se as hipóteses de Reurb de Interesse Social (Reurb-S) e Reurb de Interesse Específico (Reurb-E), sempre condicionadas a estudos técnicos.

Os imóveis serão classificados como regularizáveis, parcialmente regularizáveis ou insuscetíveis de regularização, a partir de critérios como data da ocupação, riscos ambientais e geotécnicos, disponibilidade de infraestrutura, compatibilidade ambiental e função social da área. Apenas os casos tecnicamente viáveis poderão receber titulação e acesso a serviços públicos essenciais.

Principais medidas previstas – Entre as ações pactuadas, destacam-se:

  • suspensão de novas ocupações irregulares em áreas protegidas;
  • proibição de emissão de autorizações e alvarás em APPs, inclusive pelo município;
  • demolição de edificações em áreas ambientalmente inviáveis à regularização;
  • priorização de famílias de baixa renda em programas habitacionais, especialmente aquelas residentes em áreas de risco;
  • elaboração de diagnósticos técnico-ambientais das áreas ocupadas;
  • recuperação de áreas degradadas;
  • criação de Unidade de Conservação municipal ou estadual como forma de compensação ambiental, quando cabível.

Obrigações do município e compensação ambiental – A prefeitura de Nossa Senhora do Socorro será responsável pela execução do plano de regularização fundiária, pelas ações de recuperação ambiental, pelas demolições necessárias e pela inclusão das famílias vulneráveis em políticas habitacionais. Também deverá garantir infraestrutura urbana mínima e equipamentos comunitários nas áreas regularizadas.

No âmbito dos acordos firmados, o município assumiu ainda a obrigação de pagar R$ 300 mil a título de compensação ambiental, relacionados às áreas do Conjunto Fernando Collor de Melo. Desse total, R$ 200 mil serão destinados ao projeto “Parque Siri”, voltado à criação e conservação de Unidade de Conservação Ambiental na foz do Rio do Sal, e R$ 100 mil à Floresta Nacional do Ibura, para apoio à infraestrutura e às atividades da unidade.

Monitoramento e cumprimento – Para garantir transparência e efetividade, o município deverá encaminhar relatórios semestrais ao MPF, detalhando o cumprimento das obrigações assumidas, inclusive quanto à emissão de licenças e autorizações. O descumprimento dos compromissos poderá ensejar multas diárias e adoção de medidas judiciais, tendo em vista o caráter vinculante dos acordos.

Planejamento urbano e proteção ambiental – A iniciativa representa um passo relevante para corrigir passivos históricos de ocupação desordenada, assegurando que a regularização fundiária ocorra sob a condução e fiscalização do Ministério Público, com base técnica, respeito ao meio ambiente e promoção de um modelo urbano mais justo, seguro e sustentável para Nossa Senhora do Socorro.

Brasil é Bronze

A 28 dias da abertura da Olímpiada de Inverno, na Itália, a brasileira Nicole Silveira conquistou a medalha de bronze na penúltima etapa da Copa do Mundo de skeleton, em St. Moritz (Suíça). Nesta sexta-feira (9), a gaúcha de 31 anos concluiu a prova em de 2mim22s18, pouco mais de um segundo atrás da vencedora, a belga Kim Kim Meylemans (2min21s01), esposa da brasileira. A prata ficou com a norte-americana Kelly Curtis (2min22s12).ebcebc

O terceiro lugar no pódio garantiu à Nicole 200 pontos no ranking e a deixou mais perto de garantir presença nos Jogos de Inverno de Milão e Cortina, cuja abertura será em 6 de fevereiro. A brasileira subiu para 10ª posição na lista, ao totalizar 808. Antes do encerramento da  janela de classificação – dia 18 de janeiro – a brasileira ainda terá chances de pontuar na última etapa da Copa do Mundo, em Altenberg (Alemanha), com início na próxima sexta (16). https://www.instagram.com/p/DTSc6FxjWTh/embed/captioned/?cr=1&v=14&wp=540&rd=https%3A%2F%2Fagenciabrasil.ebc.com.br&rp=%2Fesportes%2Fnoticia%2F2026-01%2Fskeleton-nicole-silveira-e-bronze-em-etapa-da-copa-do-mundo-na-suica#%7B%22ci%22%3A0%2C%22os%22%3A1148.2000000476837%2C%22ls%22%3A141.10000014305115%2C%22le%22%3A1088.3000001907349%7D

“Essa medalha é muito importante para mim, porque mostra tudo o estou sacrificando e todo o esforço que estou fazendo. É o caminho certo e tudo está valendo a pena”, pontuou Nicole após a conquista,  em vídeo publicado nas redes sociais

Durante a disputa nesta sexta (9) a gaúcha também garantiu o terceiro melhor tempo do dia (1min10s80), obtido na segunda e última descida na tradicional pista Olympia Bobrun, que deu origem à modalidade. O percurso tem aproximadamente 1.200 metros.

Este é a segunda vez que Nicole sobe ao pódio em St. Moritz e o terceira em etapas da Copa do Mundo: ano passado ela já fora bronze tanto na etapa da Suíça quanto em Pyeongchang (Coreia do Sul).

Mulher é identificada após golpes em hotéis de Estância

A Polícia Civil de Sergipe, por meio da Delegacia Regional de Estância, identificou uma mulher, natural de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, investigada por aplicar golpes contra estabelecimentos comerciais e hoteleiros no município de Estância.

Golpista do Rio de Janeiro é presa após aplicar golpes em Sergipe
Reprodução

A suspeita foi reconhecida por vítimas após diligências realizadas pela equipe policial, nessa quinta-feira, 8.

De acordo com as apurações, a mulher utilizava identidade falsa para se hospedar em hotéis e realizar transações fraudulentas.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Um dos golpes ocorreu no dia 26 de dezembro de 2025, quando ela se hospedou em um hotel da cidade e, no momento do pagamento, simulou a quitação da despesa ao manipular indevidamente a máquina de cartão do estabelecimento.

A fraude só foi percebida dias depois, quando a administração constatou que o pagamento não havia sido efetivado. A partir disso, as vítimas tomaram conhecimento de que outros comércios da região também teriam sido alvo de ações semelhantes.

A identificação da investigada foi confirmada após nova tentativa de golpe em outro hotel da cidade, o que resultou em sua condução à delegacia e no reconhecimento formal por parte das vítimas. As diligências foram conduzidas pela equipe da Delegacia Regional de Estância.

A Polícia Civil reforça a importância de que comerciantes e prestadores de serviços redobrem a atenção durante transações financeiras e orienta que qualquer situação suspeita seja imediatamente comunicada às autoridades policiais.

Veja o momento da prisão:

PRE-SE obtém condenação de ex-prefeito

Após ação proposta pelo Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal condenou o ex-prefeito do município sergipano de Telha, Domingos dos Santos Neto, por ato de improbidade administrativa relacionado ao desvio de recursos federais destinados à construção de uma quadra coberta com vestiário.

As verbas eram provenientes do Convênio nº 10605/2014, firmado entre o município de Telha e o Ministério da Educação, por intermédio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com a finalidade específica de executar a obra em unidade da rede pública de ensino.

Desvio de recursos – De acordo com a ação, o então gestor municipal transferiu valores da conta bancária vinculada ao convênio para contas de recursos próprios da Prefeitura de Telha, em desacordo com as normas que regem a aplicação dos recursos do FNDE. Do total de R$ 101.989,34 recebidos, apenas cerca de R$ 32 mil foram efetivamente utilizados na construção da quadra, enquanto R$ 68.600,84 tiveram destinação não comprovada.

Dolo e dano ao erário – Na sentença, foi reconhecida a existência de dolo direto, ao entender que o réu agiu de forma livre e consciente ao desviar os recursos públicos. Em depoimento, o próprio ex-prefeito admitiu que utilizou parte das verbas do convênio para finalidades alheias ao objeto pactuado, como a compra de terrenos e a realização de desapropriações.

Também ficou caracterizado o dano ao erário, uma vez que a obra não foi concluída durante a gestão do réu, o que exigiu a realização de novos aportes de recursos federais para que a quadra fosse finalizada pela nova gestão do município. 

Penalidades – Em razão da condenação, a Justiça determinou o ressarcimento integral ao erário de R$ 68.600,84, acrescido de juros e correção monetária, além da aplicação de multa em valor equivalente ao dano causado. O ex-prefeito também teve os direitos políticos suspensos pelo prazo de quatro anos e ficou proibido de contratar com o Poder Público ou de receber benefícios fiscais ou creditícios pelo mesmo período. A pena de perda da função pública não foi aplicada, uma vez que o réu não ocupa atualmente cargo público.

 Ação de Improbidade – 0800076-47.2019.4.05.8504