Assessoria de Comunicação

A ASSOCIAÇÃO DOCENTE DAS REDES PÚBLICAS DO ESTADO DE SERGIPE vem a público repudiar a posição do governo Belivaldo Chagas e do sindicato (SINTESE ), que colocam em risco a saúde e a vida dos docentes , discentes e familiares . Mormente, sabemos que os protocolos apresentados não permitem segurança plena para a Comunidade Escolar e os familiares dos docentes/ discentes. Ademais, temos observado uma segunda onda da Covid 19 na Europa e que, fatalmente, chegará ao Brasil.

Assim sendo, vemos como risco expor docentes e discentes ao COVID 19 com o intuito de alcançar um melhor desempenho no ENEM; nesse hiato, estamos vivenciando uma realidade totalmente atípica para os docentes e os discentes.

Seduc / Assessoria

No momento em que foi definido o Ensino Remoto, o governo do Estado deveria ter possibilitado acesso para todos os envolvidos no processo educacional – discentes e docentes. Com a realização da prova do ENEM e fim do ano próximos, faltando um mês e meio para o fim do ano e para a realização das provas do ENEM , é notável que o Governo Belivaldo Chagas e a SEDUC não têm a educação como prioridade mediante à exposição de docentes, discentes e familiares ao COVID 19. Nesse sentido, a decisão tomada revela a real prioridade: política, eleitoreira, em detrimento do científico.

Caros colegas, portanto, na iminente eleição, devemos rejeitar aqueles candidatos que dizem defender nossa categoria. Todavia, na prática, estão só pensando em seus interesses político-partidários em detrimento dos anseios e do bem-estar dessa categoria tão valorosa, o professor. Infelizmente, recebemos, no dia do professor, um presente de grego do Governo Belivaldo Chagas com o aval do SINTESE, que fez parte da Comissão para retorno das aulas presenciais.

NA CONTRAMÃO DA HISTÓRIA, enquanto os sindicatos de outros Estados e a Associação Docente tomaram a posição pública pelo não retorno de aulas presenciais, em Sergipe, o peleguismo veio à galope no campo sindical, defendendo, à revelia da categoria, o Retorno de Aulas Presenciais; o SINTESE auxiliou o governo no âmbito do retorno das aulas, apresentando um protocolo ao Governo Belivaldo Chagas. Em desacordo com a opinião dos docentes, em enquete, de não quer a volta às aulas presenciais durante o período da pandemia. Lamentável!!!

Hoje a saúde e a vida dessa categoria está sendo colocada em risco; não obstante, em nenhum momento, os educadores foram ouvidos nem pelo governo Belivaldo Chagas, nem tampouco por quem diz “representar “ essa classe.

Docentes, pois, iremos continuar com o nosso posicionamento em defesa da saúde e vida dos nossos associados. Em virtude disso, analisaremos com o nosso jurídico o que podemos fazer para preservar os nossos associados.
É com tristeza profunda que recebemos o pronunciamento do Governo Belivaldo Chagas no dia do professor. Esse é o nosso repúdio à política do descaso apresentada pelo Governo Belivaldo Chagas e legitimado pelo sindicato. Eu luto , você luta , nós lutamos por uma escola sem luto !!!
A Direção da Associação Docente das Redes Públicas do Estado de Sergipe.