Assessoria de Comunicação

Está tudo pronto para o SGE – Sergipe Game Estácio2020. Com início previsto para esta quarta-feira (15), o primeiro campeonato promovido pelo Centro Universitário Estácio de Sergipe e a Federação do Estado de Sergipe de Esporte Eletrônico (Fesee), deve contar com a participação de 250 jogadores.

O evento, que acontecerá até o próximo sábado, objetiva fomentar o esporte eletrônico, movimentando os atletas da base que ainda não chegaram às grandes equipes nacionais.

Segundo Raimundo Araújo, professor dos cursos de tecnologia, a realização do Sergipe Game Estácio 2020 nas instalações do Centro Universitário tem a ver com os cursos de Rede de Computadores, Jogos Digitais e Sistemas de Informação ali ministrados. Ele afirma que o evento será uma grande oportunidade para troca de informação entre os alunos, professores e os atletas sobre o desenvolvimento de jogos. Para melhor comodidade dos participantes, o Sergipe Game Estácio 2020 acontecerá em três amplos espaços da unidade de ensino superior.

Por sua vez, o presidente da Fesee, Danilo Tavares Salmeron, garante ter tomado a decisão correta ao levar a competição para as instalações do Centro UniversitárioEstácio de Sergipe, pois os atletas e a torcida poderão conhecer detalhes dos três cursos, ministrados em laboratórios de última geração para desenvolvimento de jogos e gamificação, além da fábrica de software. “Nossos professores possuem larga experiência docente e, principalmente, imersão no mercado de trabalho, aliado à titulação”, afirma professor doutor Márcio Carvalho, coordenador dos Cursos de Rede de Computadores, Jogos Digitais e Sistemas de Informação.

Mercado promissor

Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia, da PwC,divulgada pela Revista Exame, revela que o mercado de games no Brasil deve crescer em torno de 5,3% até 2022. Apenas com jogos de celulares, o faturamento subirá de 324 milhões de dólares, em 2017, para 878 milhões de dólares em 2022. O faturamento estimado do mercado nacional de jogos digitais chegará a 1,756 bilhão de dólares no mesmo período.

De acordo com o relatório de pesquisa do 2º Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais, foram identificadas no Brasil, no início de 2018, 375 desenvolvedoras de jogos digitais, uma expansão de 182% em relação ao primeiro censo, elaborado em 2014. Desse total, 276 eram empresas formalizadas, o que mostra um crescimento de 107% no mesmo período, além de 99 informalizadas. 

E mais: o crescimento do número de empresas brasileiras desenvolvedoras de jogos digitais nos últimos quatro anos foi cerca de 4,5 vezes a média de crescimento das desenvolvedoras de software, por exemplo. Outro indicador desse crescimento é o número de jogos desenvolvidos. Considerando apenas os jogos de entretenimento (excluindo jogos educativos), o crescimento é de 50% de um ano para o outro.