NE Notícias

Não será com o ISS – Imposto Sobre Serviços – que Aracaju mais perderá por causa do avanço do novo coronavírus, mas com os royalties de petróleo.

A projeção foi feita pelo secretário da Fazenda, Jeferson Passos, ao jornal Valor Econômico:

Jeferson Passos, secretário da Fazenda de Aracaju, diz que este mês o impacto da pandemia sobre a arrecadação ainda será pequeno frente ao que ainda virá nos próximos períodos.

Para abril, ele estima perda de 2,5% na receita de ISS, na comparação com igual período de 2019. Mas para maio, com base na emissão de notas eletrônicas, ele já espera redução de 12%.

Já os royalties de petróleo, diz ele, devem cair 60% sob impacto não somente de perda de demanda como também de redução de preços.

Por enquanto, a estimativa do município é de perda de 5% a 6% na receita corrente anual, considerando que o efeito principal da covid-19 nas finanças da prefeitura se restrinja a três meses. “Sabemos, porém, que a recuperação será lenta, já que o aumento de desemprego trará perda de renda.”

A retomada mais efetiva da economia, diz Passos, é esperada somente para 2021. Ele informa ainda que não há percepção de grande redução nas transferências de ICMS, mas, pelos dados divulgados pelo governo sergipano, o repasse sofrerá queda significativa.