Com gritos de “sem anistia para golpistas”, uma multidão se reuniu na praia da Cinelândia, na Orla da Atalaia, em Aracaju, neste domingo (21), em ato contra a PEC da Blindagem e o PL da Anistia. A manifestação na capital sergipana fez parte de uma mobilização nacional que levou milhares de pessoas às ruas em todas as capitais do país.

O protesto, que começou por volta das 16h, reuniu diversos movimentos sociais, sindicatos e artistas locais. As pautas principais foram a rejeição à PEC da Blindagem — que dificulta investigações contra parlamentares e que teve o voto favorável da maioria da bancada sergipana —, a crítica ao projeto que pode anistiar condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, e a defesa da democracia.
Sob o mote “Congresso Inimigo do Povo”, os nomes dos deputados sergipanos que votaram a favor da PEC foram citados em um carro de som e vaiados repetidamente pelo público presente.
A forte adesão popular em todo o Brasil surpreendeu o campo bolsonarista. Segundo a colunista Bela Megale, do jornal O Globo, aliados de Jair Bolsonaro admitem, reservadamente, que se assustaram com o tamanho dos atos.
ARACAJU VAI ÀS RUAS contra PEC da Blindagem e anistia ❯ Ato na Cinelândia ecoou protestos nacionais que, nos bastidores, assustaram bolsonaristas https://t.co/JfNOPDVKLC ↗️ pic.twitter.com/7fE3KVzTW0
— NE Notícias (@nenoticias) September 22, 2025
A análise interna é que, ao aprovar a PEC da Blindagem em peso, os parlamentares do PL “empurraram para o colo” da esquerda a pauta anticorrupção, que o grupo acreditava monopolizar. Publicamente, no entanto, a ordem é minimizar o impacto das manifestações.
NE Notícias, da redação
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.