NE Notícias

Com gritos de “sem anistia para golpistas”, uma multidão se reuniu na praia da Cinelândia, na Orla da Atalaia, em Aracaju, neste domingo (21), em ato contra a PEC da Blindagem e o PL da Anistia. A manifestação na capital sergipana fez parte de uma mobilização nacional que levou milhares de pessoas às ruas em todas as capitais do país.

ARACAJU VAI ÀS RUAS contra PEC da Blindagem e anistia a golpistas
Janaína Santos|@senadorrogerio (Reprodução)

O protesto, que começou por volta das 16h, reuniu diversos movimentos sociais, sindicatos e artistas locais. As pautas principais foram a rejeição à PEC da Blindagem — que dificulta investigações contra parlamentares e que teve o voto favorável da maioria da bancada sergipana —, a crítica ao projeto que pode anistiar condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, e a defesa da democracia.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Sob o mote “Congresso Inimigo do Povo”, os nomes dos deputados sergipanos que votaram a favor da PEC foram citados em um carro de som e vaiados repetidamente pelo público presente.

A forte adesão popular em todo o Brasil surpreendeu o campo bolsonarista. Segundo a colunista Bela Megale, do jornal O Globo, aliados de Jair Bolsonaro admitem, reservadamente, que se assustaram com o tamanho dos atos.

A análise interna é que, ao aprovar a PEC da Blindagem em peso, os parlamentares do PL “empurraram para o colo” da esquerda a pauta anticorrupção, que o grupo acreditava monopolizar. Publicamente, no entanto, a ordem é minimizar o impacto das manifestações.


NE Notícias, da redação