NE Notícias

Um grupo de trabalho coordenado pelo ministro Luis Roberto Barroso, no Tribunal Superior Eleitoral, proposta{oe mudar radicalmente a eleição de vereadores em 2020.

O documento foi entregue ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

De acordo com a proposta, já nas próximas eleições, em cidades com mais de 200 mil habitantes, seria implantado sistema distrital misto, com cada distrito elegendo seus representantes isoladamente.

Ou seja, o município de Aracaju seria dividido em distritos já para a eleição do ano que vem.

Veja qual é a proposta do TSE para as eleições

  • Modelo

Como é: A eleição de deputado federal, estadual, distrital e de vereador depende da votação do partido ou coligação – é o sistema eleitoral proporcional.

Como ficaria: As cidades com mais de 200 mil habitantes adotariam o sistema distrital misto. O modelo, inspirado na Alemanha, prevê a divisão dos Estados e municípios em distritos eleitorais. 

  • Candidatos

Como é: Os candidatos são os mesmos para os eleitores de regiões distantes, como Jardim Ângela, na zona sul de São Paulo, e Santana, na zona norte, por exemplo.

Como ficaria: Por esse modelo, os candidatos do Jardim Ângela, por exemplo, seriam diferentes daqueles dos eleitores de Santana. A divisão em distritos seria feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

  • Votação

Como é: O eleitor pode escolher votar tanto no candidato de sua preferência, como no número de sua legenda preferida.

Como ficaria: Modelo combina voto proporcional e voto majoritário. O eleitor tem dois votos: um para candidatos no distrito e outro para as legendas (partidos).

  • Com informações do jornal O Estado de São Paulo