Agência Aracaju de Notícias

Por meio de decreto municipal, a Prefeitura de Aracaju ampliou o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Farolândia (Augusto Franco), Jardim Centenário (Dr. Onésimo Pinto) e Suíssa (Ministro Costa Cavalcante), a partir desta terça-feira, 23, para garantir atendimento exclusivo para pessoas que apresentam sintomas de síndromes gripais. 

A medida objetiva agilizar o tratamento, assim como monitorar com maior eficácia os possíveis casos de coronavírus (covid-19). Até a próxima semana, também terão o horário alterado, com  essa mesma finalidade, as UBS Geraldo Magela, no conjunto Orlando Dantas; Fernando Sampaio, no Castelo Branco; Cândida Alves, no Santo Antônio; Eunice Barbosa, no Coqueiral; e José Machado de Souza, no Santos Dumont. 

Sérgio Silva / PMA

Desta forma, serão oito pontos de atendimento exclusivo aos aracajuanos que apresentam sintomas de síndromes gripais, distribuídos em todas as regiões da capital, abertas de domingo a domingo, entre 7h até 20h, com quatro profissionais por categoria por turno. 

“Antecipando o plano de contingência que foi preparado pela Secretaria da Saúde [de Aracaju], desde ontem [23] as unidades  Augusto Franco, Onésimo Pinto e Costa Cavalcante estão realizando atendimento exclusivo para esses casos. Assim, qualquer usuário que apresente os sintomas de gripe ou resfriado precisa procurar esses locais específicos”, explica a assessora técnica da Rede de Atenção Primária (Reap), Michelle Dias. 

As pessoas que procurarem uma das oito unidades destacadas e não apresentarem os sintomas serão destinadas a uma outra circunvizinha. Para além das que atenderão prioritariamente os casos de gripe, os demais postos funcionarão normalmente, oferecendo atendimento para outras enfermidades. 

No que se refere à campanha de vacinação contra Influenza, os usuários também serão remanejados para locais próximos. Além disso, estratégias estão sendo montadas para evitar o deslocamento desnecessário na busca pela imunização. 

Ao garantir locais específicos para atendimento aos aracajuanos que apresentam sintomas de síndromes gripais, a Prefeitura de Aracaju mantém um controle maior, por meio da triagem dessas pessoas pelos profissionais de saúde, sobre os casos, seja um simples resfriado ou uma contaminação pela covid-19. Assim, torna-se mais fácil orientar a todos de maneira eficaz, tanto sobre a necessidade de isolamento quanto de higiene, e impedir uma maior transmissão.